Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 20 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/20-04-2012.htm

 

 

 

 

Querido Divaldo, Jesus em teu coração!

 

Dia 5 de Maio, você estará aniversariando e completando seus 85 anos de vida.

Eu peço ao Nosso Criador que te conceda muitos e muitos anos, para que possamos usufruir mais  um pouco do que você nos tem propiciado: o amor incondicional, a amizade sincera, o carinho e os ensinamentos que nos permitem melhor compreender a Doutrina Espirita
Você,  Divaldo , tem sido o meu professor, o  meu “Kardec número 2”.

Agradeço-te, por tudo que com você tenho aprendido, pelo socorro nas  minhas dúvidas, nas dificuldades e nas horas sofridas,  valendo-me por um anjo tutelar que me repõe as energias, me coloca novamente de pé, me incentiva a prosseguir na caminhada. 

Você,  meu irmão , já secou muitas vezes as minhas lagrimas, oferecendo-me suas palavras na condição de lenço. Obrigada,  meu querido, para mim você e o amor, o imbatível amor.
Gostaria de poder escrever lindo, dizer exatamente o que o meu coração diz neste momento, mas, como não sei escrever bonito, vou expressar o meu sentimento de outra forma.
Dia 5 de Maio, estarei preparando um lindo bolo,  e bem gostoso, feito com alegria, para comemorar teu aniversário. Já convidei todos os Franciscanos e Clarissas,  além de todos que participam de  nossa casa espirita, quando todos irão cantar o “Parabéns a você”, enviando-te amor, vibrações de paz, de saúde, de alegrias e de felicidades, porque você merece.
Di, tenho certeza que  deste  pedacinho de terra incrustado no Planeta Terra, chamado Austrália, muitos corações que te amam farão  subir aos Céus, um facho de luz em tua direção, ai na Mansão do Caminho. Te segura bem tá?
Di, em pensamento estarei ai com você e com todos que te rodearão, participando da alegria que estará emanando de todos os corações.
Feliz Aniversario
Recebe o meu carinhoso abraço
Gloria Collaroy

Sydney, 21 de abril de 2012.

Gloria Collaroy e Divaldo Pereira Franco. Sydney, Austrália

Divaldo com grupo de trabalhadores do Franciscanos e Joana de Cusa, em Sydney Australia

Trabalhadores espíritas do Franciscanos e Joana de Cusa de Sydney, Austrália

 

 

 

ANENCÉFALOS, ARGUMENTOS DE MINISTROS

E “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

 

Luiz Carlos D. Formiga

 

A concepção pode dar origem a fetos teratológicos, aqueles sem aparência humana e ausência de órgãos que funcionem. Na realidade são apenas corpos, para os quais nenhum espírito foi destinado. A inexistência de um modelo organizador biológico humano aponta na direção da inexistência de um espírito. Sem espírito não há vida e, portanto, nenhum atentado é possível contra ela. O ministro Celso Melo enfatiza: “o crime de aborto pressupõe gravidez em curso e que o feto esteja vivo”. Diante de um feto teratológico há “dor na alma”. O sofrimento psíquico é inerente à vida humana, mas não é coisa que lhe degrade a dignidade. Por isso o ministro Cezar Peluso disse que “a natureza não tortura”. (...)

 

Leia o artigo na integra acessando:

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosLCF/ANENC_ARGUM_DE_MINISTROS_LCF.html  (inédito)

 

(Colaboração recebida em email de cavalcanteaurelie [[email protected]])

 

 

 

 

Allan Kardec e a capa de O Livro dos Espíritos

 

 

 

 

Registro. Seminário sobre “Paulo e Estêvão” em

Maceió, AL

 

Na tarde do dia 15 de abril, após conclusão da Reunião da Comissão Regional Nordeste do Conselho Federativo Nacional da FEB, que ocorreu em Maceió (Alagoas), nas dependências do Lar São Domingos, foi promovido pela Federação Espírita do Estado de Alagoas, o Seminário "Os trabalhadores espíritas e os primeiros cristãos, à luz da obra Paulo e Estêvão". Este foi desenvolvido pelo vice-presidente da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho e os diretores Célia Maria Rey de Carvalho e Roberto Fuina Versiani. O auditório estava lotado pelos espíritas da cidade e visitantes de outros Estados. O evento se insere nas comemorações dos 70 anos da publicação do citado livro, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Este seminário  será desenvolvido nas Reuniões das Comissões Regionais do CFN, Centro e Norte. Informações: www.febnet.org.br; [email protected]

Maceió, Seminário Paulo e Estevão. Expositores e dirigentes FEEAL

Maceió, Seminário Paulo e Estevão. Público

 

 

 

Registro. 155 anos de O Livro dos Espíritos. Ismael Batista da Silva entrevistado na TV Sul. Guaxupé, MG

 

Acesse o vídeo aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=wyB7uaKl85g&feature=youtu.be

 

 

 

 

 

Registro. Homenagem aos 155 anos de O Livro dos Espíritos na Praça “Allan Kardec”. Bauru, SP

 

Irmãos de ideal!

 

No dia 18 de abril foi realizada em Praça Allan Kardec, aqui mesmo em Bauru, uma homenagem por ocasião dos 155 anos do lançamento da primeira edição de O Livro dos Espíritos. Havia um número considerável de pessoas no evento que durou aproximadamente 30 minutos. Fizeram o uso da palavra José Roberto Segalla, Moisés Rossi, César Moron, Eduardo Pereira e eu.

Gostei muito do clima, do ambiente. Falar de Espiritismo numa praça pública, ao som dos veículos que transitavam em velocidade frenética pelas ruas foi uma experiência nova e, diria, muito interessante. Os transeuntes passavam e ficavam curiosos, certamente muitos escutaram Moisés Rossi falar sobre o nascimento de O livro dos Espíritos, da coragem, ousadia e inteligência de Allan Kardec. Muita gente deve ter ficado com a pulga atrás da orelha, questionando-se: Allan Kardec? Quem é este homem? As palavras dos oradores em praça pública podem locomover algumas pessoas a pesquisar mais sobre a vida de Kardec e o legado deixado pelos sábios imortais. Não duvidemos disso. A palavra é uma força poderosa e não conseguimos medir com exatidão o seu alcance. Quem pode saber ao certo aonde vão parar as palavras ditas na praça Allan Kardec? Talvez, quem sabe, esclareça alguma mente, ou, ainda, conforte um coração.

Importante registrar que no dia foi cogitado de a praça Allan Kardec servir para mais manifestações dos espíritas bauruenses, de modo a atrair um público diferente daqueles que vão ao centro espírita. Pensou-se, também, em promover no espaço uma feira do livro espírita. São idéias ótimas, sem dúvida. Todavia toda ideia precisa ser alimentada e regada transformando-se em ideal. Tudo que não se transforma em ideal morre ali mesmo, no nascedouro. Ideal, conforme consta no Aurélio, é o projeto de nossa mais alta aspiração.

E será que aspiramos espalhar os benefícios da imortalidade da alma para além das paredes do centro espírita?

A maioria responderá afirmativamente a esta indagação. Entretanto, para que isto ocorra, repito, precisa transformar-se num ideal; ideal da família espírita bauruense que vê além, mas muito além do “seu centro”.

E fiquei muito feliz porquanto encontrei representantes de diversas Casas Espíritas no evento, pessoas que estão olhando para além de “suas Casas”, pensando muito mais na Causa. Isso mostra iniciativa e vontade. Ótimo! Mas não pode parar por ai. Se quisermos, de fato, fazermos com que a mensagem espírita extrapole as divisas das Casas Espíritas é imperioso nos unirmos, pensarmos de forma sistêmica, arregaçarmos as mangas e participarmos de eventos que são promovidos por outros centros espíritas que não os que freqüentamos. Ou seja, sairmos de nosso reduto para nos encontrarmos com outros irmãos de ideal. Não irmãos de idéias, mas irmãos de ideal!

Pode ser em praça Allan Kardec ou qualquer outro espaço público, o importante é nos unirmos e fazermos com que o Espiritismo viaje pelo mundo, esclarecendo mentes e confortando corações.

Pensemos nisso!

Wellington Balbo – Bauru SP

veja mais fotos acessando:

https://picasaweb.google.com/111780889426885123166/18DeAbrilDe2012DiaDoLivroEspirita?authuser=0&feat=directlink

 

 

(Informações e fotos recebidas em email de Fátima Antunes [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com Hugo Martins no Centro Espírita Meimei

Pedro Leopoldo, MG

 

Hugo Martins                            

(Neuropsiquiatra – Grupo Espírita Herculano Pires - Pernambuco)

 

  Tema: Transtornos Psiquiátricos e obsessão

Data: 23/04/2012 (Segunda-Feira)
Horário: 19:00 hs

 Local: Centro Espírita Meimei
            Reunião Pública do Grupo Espírita Chiquinho Carvalho
            Rua Benedito Valadares, 61
            Pedro Leopoldo/MG.

--
Eugênio Eustáquio dos Santos
(31)3660-2180 (31)8798-1023

(Informação recebida em email de Jhon Harley Marques [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro com Divaldo Pereira Franco

Bonn, Alemanha

 

Prezados Amigos,

Uma vez mais estamos relembrando a todos o encontro espiritual com Divaldo Franco em Bonn, nos dias 2 e 3 de junho de 2012. Em anexo o convite com o programa, cujo tema será

Psicologia da Gratidão

Abaixo enviamos a lista de hotéis próximos ao evento que ainda tem quartos e solicitamos enviar sua inscrição e reserva de refeições para o endereço abaixo:
[email protected]
Contamos com sua presença para desfrutarmos juntos deste evento de Luz.
Com votos de paz, agradecemos com gratidão
Abraços fraternos,

Tereza Matos e Garcita Mueller
Freundeskreis Allan Kardec - Düsseldorf

Liebe Freunde,
---------------
hiermit erinnern wir Sie nochmals an unser spirituelles Treffen (Tagung) mit Divaldo Franco, welches am 2. und 3. Juni 2012 in der Andreas Hermes Akademie in Bonn-Röttgen stattfindet.

Das Thema dieses Jahres ist: „Psychologische Aspekte der Dankbarkeit“.

Beigefügt erhalten Sie eine aktuelle Liste von Hotels, in denen noch freie Zimmer zu buchen sind .
Die Mahlzeiten werden gemeinsamen in der Andreas Hermes Akademie eingenommen.
Deshalb bitten wir Sie, sich dort zur Reservierung in die Teilnehmerliste (Mahlzeiten) einzutragen.
Anmeldungen per E-Mail bitten an
[email protected]
Wir wünschen Ihnen eine gute Anreise und freuen uns,
Sie dort zahlreich begrüßen zu dürfen.
Lasst uns gemeinsam diese Tage des Lichts genießen.

Mit herzlichen Grüßen und einer friedlichen Umarmung.

Tereza Matos e Garcita Mueller
Freundeskreis Allan Kardec - Düsseldorf


HOTELS
Hotel Kottenforst
Reichstr. 67
53125 Bonn-Röttgen
Tel: 0228-91922-0 (400 mt entfernt von der Akademie)

Gästhaus Iris
Fichtenweg 8
53125 Bonn-Röttgen
Tel.: 0228-252332 (500 mt entfernt von der Akademie)

City Hotel
Bonnerstr. 25
53340 Meckenheim
Tel: 02225-6095 (7 km entfernt von der Akademie)

 

(Informações em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 

 

Seminário com Andrei Moreira

Londres, Reino Unido

 

 

(Informações recebidas em email de Gilson Guimaraes [[email protected]])

 

 

 

 

 

V Seminário dos Cursos CESP/CEECAL no C.E. Seara dos Pobres

Florianópolis, SC

 

 

(Informações em email de [email protected] repassadas por Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Palestra com Sidney Lourenço vai abordar “Eutanásia sob o Aspecto Legal e Espiritual”. Florianópolis, SC

 

(Informações em email de [email protected] repassadas por Regina Bachega)

 

 

 

 

 

Programa Ação 2000 – A Visão Espírita da Notícia

ADE SP- Rede Boa Nova de Rádio

 

 

 

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 19 DE ABRIL DE 2012

Release

MOTIVAÇÃO: VEM COMIGO! – A combinação da força, vontade e persistência, gera o impulso de fazer cada dia valer à pena. A motivação não nega desafios e transforma a vida em uma experiência plena de sentidos. Matéria da revista Sorria, da Editora Mol de Abril de 2012 e de autoria de Jaqueline Li e Rita Loiola.

O tema acima será analisado e discutido por uma das equipes do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA Roseli Garcia, Tarcízio Bazílio, João Tomas do Amaral, Marcos Sibinelli e Éder Fávaro.

O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado, dia 21 de Abril de 2012 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

                                            Direção: Éder Fávaro.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil: Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Assessoria de Imprensa

www.adesaopaulo.org.br  

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 

 

Registro. Palestra espírita com Roosevelt Andolphato Tiago

Jaboticabal, SP

 

Realizou-se no dia 18 de Abril de 2012, no recinto do Clube da Velha Guarda na cidade de Jaboticabal, palestra proferida pelo nosso irmão da cidade de Barra Bonita, Roosevelt Andolphato Tiago com o tema Terapia Anti-Queixa. O evento organizado pela USE de Jaboticabal, teve como pano de fundo a comemoração dos 155 anos de lançamento de O Livro dos Espíritos.

O evento teve abertura musical de Fernando Arrobas que encantou a todos com sua voz marcante, fazendo como preçe de abertura a oração do PAI NOSSO.

Roosevelt como sempre envolveu a todos com sua oratória e com seu bom-humor. O evento teve a participação de frequentadores de todas as casas espíritas da cidade, totalizando 400 pessoas presentes

Após a palestra, Roosevelt autografou vários livros, inclusive o livro TERAPIA ANTI-QUEIXA o qual serviu de base para sua palestra.

A USE de Jaboticabal agradece a presença de todos e informa que novos eventos virão em breve.

 

----------------

Rodrigo Garcia da Silva Girio

Centro Espírita Universal - Jaboticabal(SP)

16 - 9224.0021

 

(Informações e fotos recebidas em email de Rodrigo Girio [[email protected]])

 

Abertura musical Fernando Arrobas

Roosevelt em sua fala

Rossevelt, em primeiro plano, e o excelente público

Roosevelt e público em Jaboticabal

 

 

 

XI FEMEU- Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

Informações completas:

Acesse

http://www.femeu.blogspot.com.br/

 

 

(Informações recebidas em email de LUIZ CARLOS DE SOUZA [[email protected]])

 

 

 

 

 

Ciclo de palestras espíritas com Dalva Souza

Araruama, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de Nelio Luzze)

 

 

 

 

Informações da SSB- “Spiritist Society of Baltimore”

Baltimore, EUA

 

Reminder - April 21- Spiritist Talk at SSB

 

Spiritist Talk

 

 

 

Saturday, April 21 at 6:00pm
 Spiritist Talk

 

God keeps everything

in balance

by Leonardo Vieira

 

SPIRITIST SOCIETY OF BALTIMORE
22 W Padonia Rd.- Padonia

Plaza Suite  B-321

Lutherville-Timonium, MD 21093 

Driving Directions

-------------------------------------------------------------------------------

Free Admission  Talk followed by Passes* 

*Passes therapy s is a Spiritist technique used

to fosters piritual balance and healing.

----------------------------------------------------------------

* For more information:

e-mail: [email protected]

www.ssbaltimore.org
Sponsored by the
Spiritist Society of Baltimore, Inc.
------------------------------------------------------------------

This event will be LIVE webcast at 6pm Eastern Time US.  A live stream will be available +/-10 min before the event starts.  To watch it, just click on the following link: 
SSB - 
www.ssbaltimore.org/webcast or TVCEI channel 2

 

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------

SSB - Weekly activities 

 Mondays
 
Fraternal Counseling, 6:15pm - 6:50pm
Spiritual Treatment, 7:00pm - 7:50pm
Mediumship Meetings (private), 8:00pm - 10:00 pm

 Thursdays
 Study Group - 7:00pm - 8:30pm

 Saturdays
 Spiritist Talks and Workshops - 6pm - 7:30pm
 

Talk followed by Passes.
 
Passes therapy s is a Spiritist technique used to fosters

piritual balance and healing.

 

 

---------------------------------------------------------------------------------

Kardec Radio

LISTEN TO OUR NEXT  LIVE TALK SHOW

Saturday, April 21 @ 11 am (EST)

 

Spiritistm in France:

Past and Present

with Charles Kempf 

 

 

tsm 15     

Kardec Radio interviews Charles Kempf, a notable French Spiritist who has dedicated his life to dissemianting the teachings of Spiritism in France.In this interview, he will share how he found Spiritism, the past foudnational steps of Spiritism at Kardec's time and curent developments of the Spiritist dissemination in France and also in Europe. Don't miss this interview!

 

April 21 - Saturdays at 11am (EST)

http://www.kardecradio.com  

 

 LISTEN TO  OUR PREVIOUS TALK SHOW!
 

 


 

Campaign

 

I Honor My Parents
 
 

Send your message on how you have

honored your parents and receive

a wristband. Click here

 

SpiritistNews

 

April 2012 

 

Children & Youth

 

 

Check Schedule

 

Contact Information

 

Spiritist Society of Baltimore

(SSB center)

22 W Padonia Road
Bdg B, Suite 321
Lutherville-Timonium, MD 21093


Website

www.ssbaltimore.org

 

 

 

 Spiritism Online (Media)

 

Find us on Facebook

 

Follow us on Twitter

 

View our videos on YouTube

 

Kardec Radio

 

Spiritist Network

 

e-Spiritism

 

 

 

 

 

The Spiritist Society of Baltimore Inc.

is an educational non-profit organization.

 

 

 

 

 

 

 

A obra é do mundo

É agora que as árvores devem dar os seus frutos no mundo inteiro

 

Matéria do jornal Correio Fraterno

São  Bernardo  do  Campo,  SP,

março/abril- 2012, páginas 4 e 5

 

Por Eliana Haddad e Izabel Vitusso

 

michel buffet pq

Michel Buffet

 

 

Ele nasceu em 1944, na cidade de Rennes, Bretagne, França, numa família simples. Michael Buffet, presidente do Conselho Espírita Francês, frequentou, como se fazia na época, a igreja católica, embora muitas práticas contrariassem a ideia que tinha sobre suas relações com Deus.

Foi na UEFF – União Espírita Francesa e Francófona (onde se fala o francês), em Tours, que Michael descobriu O livro dos espíritos, que causou uma reviravolta em sua vida no final dos anos 80. “Durante anos, todos os sábados, fazia 250 quilômetros para assistir às reuniões em Tours, desenvolver minha mediunidade e ler muitos livros relacionados ao espiritismo”, conta. Acabou fundando com a esposa, Sylviane, um centro espírita em Rennes para a prática do estudo e desenvolvimento mediúnico. E, ao se aposentar, morando ao sul da França, perto da Espanha, fundou o Centro Espírita Maria Munoz, filiado ao Conselho Espírita Francês.

Neste ano, quando se completam 150 anos da viagem espírita de Allan Kardec pela França, convidado a falar sobre o movimento espírita francês, Michael Buffet concede esta entrevista exclusiva ao Correio Fraterno:

O espiritismo foi tão importante na França, berço da cultura da época. E, hoje, como está? Você concorda com a expressão em que se diz que a árvore do espiritismo foi transferida para o Brasil?

Muitos consideram que a França foi o berço do espiritismo porque Allan Kardec teve a missão de codificar a doutrina dos espíritos neste país. Ainda que a língua francesa tenha sido tomada em consideração pelos espíritos superiores para dar à letra o espírito de perenidade no tempo, não esqueçamos que antes disso os fenômenos de Hydesville contribuíram para sensibilizar esse período de manifestações inteligentes no mundo material. Não esqueçamos também a passagem de Rivail pela Suíça, no seu encontro com Pestalozzi. Tudo isto para dizer que prefiro considerar o trabalho de Kardec como uma abertura à universalidade do planeta, em vez de ver nisso qualquer referência franco-francesa. O papel do Brasil foi o de preparar as condições de preservação e desenvolvimento do espiritismo em um terreno fértil de espiritualidade, a fim de dar nascimento à estrutura e à organização que daria sentido ao porquê da vida. É agora que as árvores devem dar os seus frutos no mundo inteiro através do CEI – Conselho Espírita Internacional – para que se instale esse período de regeneração tão esperado.

Você tem contato mais direto com o movimento espírita brasileiro? Em sua opinião, quais seriam as diferenças básicas entre o movimento espírita nos dois países?

Temos contato direto com o CEI através de Charles Kempf, vice-presidente do Conselho Espírita Francês, também membro da comissão executiva do CEI, e que morou no Brasil por vários anos. É muito difícil comparar o movimento espírita brasileiro e o movimento espírita francês. O coração dos brasileiros se achava muito receptivo à espiritualidade, permitindo à doutrina consoladora encontrar um terreno fértil para se desenvolver. O mundo espiritual contou com grandes almas, que tiveram a tarefa de se comportar como espíritas exemplares juntando ao exemplo a fé espírita raciocinada e consoladora, como Bezerra de Menezes e Chico Xavier. O desenvolvimento foi contínuo para chegar a um reconhecimento nacional no senado, por ocasião do centenário do nascimento de Chico Xavier. Na França, depois da desencarnação de Kardec, alguns pioneiros fortaleceram as bases do espiritismo, Léon Denis na parte filosófica, e Gabriel Delanne na parte científica. Jean Meyer financiou uma organização que visava o futuro do espiritismo na França, adquirindo a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e, com ajuda de Léon Denis, retomou a publicação da Revue Spirite. Em 1919, Meyer transforma a União Espírita Francesa em associação, tendo como presidente de honra Léon Denis e, como presidente, Gabriel Delanne. Em 1923, adquiriu La Maison des Spirites (A Casa dos Espíritas), que abrigava as Edições Jean Meyer, a USF, a Revue Spirite, a Federação Espírita Internacional. Alguns anos depois, entre 1925 e 1931, as grandes figuras que fizeram o espiritismo na França desaparecem: Camille Flammarion, Gabriel Delanne, Léon Denis e Jean Meyer. Vem a Guerra Mundial de 1939-1945 com a ocupação da França e a desorganização das associações. Em seguida, depois das guerras mundiais, a França e outros vários países onde o espiritismo tinha se implantado estavam muitos preocupados com os problemas materiais. Hoje, Kardec é pouco conhecido, a imagem do espiritismo é a das mesas-girantes e o discurso das autoridades católicas continuam sempre a gerar medo. Atualmente, os valores materiais estão desmoronando e muitas pessoas procuram consolação para a incerteza do amanhã. Crianças encarnam trazendo uma sabedoria e uma espiritualidade inata. Os tempos estão mudando e que a filosofia espírita toma o seu lugar de direito para o tempo anunciado.

Você percebe alguma mudança no comportamento dos franceses, e do europeu de maneira geral, quanto à busca da espiritualidade?

Certamente há uma mudança de comportamento na Europa. Isso se traduz pela criação de vários centros espíritas em vários países e isso em poucos anos. Os comentários do catolicismo já não são suficientes para as consciências de hoje, pois que a razão amadureceu. Mas para a França, temos que enfrentar as marcas deixadas pelas mesas-girantes que acabou se passando por brincadeira, fazendo os espíritas passarem-se por saltimbancos. Se o espiritismo foi codificado aqui na França, foi também aqui que mais o combateram pelos representantes da igreja católica. A espiritualidade é uma porta que se abre hoje e a razão deve ser satisfeita para crer no país de Descartes, pois nesse tocante, o espiritismo é forte.

Quais os atuais projetos do Conselho Espírita Francês?

De 2007 até hoje, temos trinta centros membros do CSF, e colocamos ênfase especial no ensino da doutrina propondo simpósios, seminários, estudos, formação e conferências sobre questões de grande importância como unificação, obsessão. Utilizamos conferências, o boletim de notícias Voie Spirite, websites do CSF e da Enciclopédia espírita, documentos do CEI para formação de trabalhadores e estudo, simpósios, e estamos presentes nas realizações do Movimento Espírita Francofóno e do CEI. Para este ano, estamos programando uma grande reunião em Denicé para os espíritas franceses, a fim de criar um evento fraterno, em comemoração aos 150 anos da Viagem Espírita em 1862. Ainda temos que desenvolver ações para a juventude, mas a lei francesa não facilita, e as condições para que isso se realize são rigorosas. O Evangelho no Lar não faz parte ainda da mentalidade francesa, e só se estenderá através de famílias espíritas que o praticam hoje. Todos os anos nos mobilizamos também com temas de proteção à vida: 2011, campanha contra o suicídio; 2012, campanha contra o aborto, que é legalizado na França.

 

Vocês editam a Revista Espírita, criada e dirigida por Kardec no século 19. O que mudou da época em que foi lançada até hoje? Quem é o leitor da Revista?

Depois que Roger Pérez, Louis Serré e a USFF recuperaram o título da Revue Spirite, cuja edição tinha sido abandonada e retomada nos anos 80, a propriedade do título da Revue Spirite foi transferida para o CEI. Hoje a edição em língua francesa é assumida pelos países fancófonos através do LMSF. O objetivo dessa equipe é de relançar a Revue Spirite, de torná-la mais atraente e interessante tanto para os espíritas como para as pessoas que se interessam pelo espiritismo, de acordo com a orientação dada pelos espíritos ao seu fundador Allan Kardec: A Revue […] deve reunir o sério ao agradável […]. Em suma, é preciso evitar a monotonia por meio da variedade, congregar a instrução sólida ao interesse […]. Obras póstumas.

Quem é Kardec para os franceses hoje?

Kardec suscita geralmente respeito, até mesmo pelos leigos, ele só é criticado, como já foi na época, pelos religiosos tradicionais e materialistas que se opõem à doutrina espírita.

Dos três aspectos do espiritismo – ciência, filosofia e religião – com qual deles você acredita que o francês mais se identifica?

Precisamos reformar essa imagem do espiritismo e explicar que ele é uma filosofia, uma moral confirmada pelos fatos em seu aspecto científico. É uma doutrina reencarnacionista. Difundir é uma coisa, mas corrigir as ideias falsas é mais difícil, é um trabalho duplo. Atualmente, há duas abordagens na propagação do espiritismo, que são sensíveis aos franceses, O livro dos espíritos, porque faz apelo à razão e também O evangelho, que faz apelo ao coração e ao sentimento; ou seja, o primeiro pela crença e o segundo pela consolação.

Quem é o espírita francês?

A maioria dos espíritas são franceses nativos que conheceram o espiritismo, seja na França ou no Brasil. Temos também pessoas de origem portuguesa e brasileira que colaboram ativamente no movimento espírita francês.

Qual a melhor contribuição que nós podemos dar para a divulgação do espiritismo fora do território brasileiro?

O CEI continua a contribuir na divulgação do espiritismo pelo mundo, permitindo a tradução de documentos da FEB para estudo e formação de colaboradores, fazendo-nos beneficiar de muitos anos de experiência. Através das traduções das psicografias de Chico Xavier, por exemplo, e também através de conferências e seminários onde participam representantes brasileiros. Os brasileiros e os franceses possuem grandes afinidades que facilitam nosso intercâmbio permanente, não se diz que muitos franceses se reencarnaram no Brasil?

 

Colaborou com a entrevista Charles Kempf, vice-presidente do Conselho Espírita Francês.

 

 

 

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

Torre Eiffel, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP