Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 12 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/12-03--2012.htm

 

 

 

 

 

110 anos

 

Biografia de Jésus Gonçalves

Jésus Gonçalves

12/07/1902- 16/02/1947

Jesus Gonçalves, nascido em 12/07/1902 em Borebi-SP (próximo à Agudos), ficou órfão de mãe aos 3 anos e seu pai era uma humilde lavrador.

Aos 14 anos empregou-se como trabalhador braçal na Fazenda Boa Vista, de Ângelo Pinheiro Machado. Nesta época começou a aprender música e junto com outros companheiros animavam as quermesses e bailes com a "Bandinha de Borebi ".

Aos 17 anos foi para Bauru, onde freqüentou o Colégio São José, mas não chegou ao menos a tirar o diploma do Ginásio.

Casou-se aos 20 anos com Theodomira de Oliveira, que era viúva e já tinha 2 filhas. Mesmo assim ainda tiveram mais 4 filhos. Nesta época empregava-se como Tesoureiro da Prefeitura.

Em 1930 sua esposa desencarna por causa de uma tuberculose. Apesar das enormes dificuldades em criar suas 6 crianças continuava a tocar e fazia parte da Banda da Prefeitura de Bauru como clarinetista.

Atuava também como Diretor e ator de teatro na cidade. Apesar de seu pouco estudo apreciava a poesia e prosa, colaborando ativamente nos jornais "Correio da Noroeste " e "Correio de Bauru ".

Casou-se novamente, com Anita Vilela, vizinha que lhe ajudava a cuidar das crianças, mas, aos 27 anos foi acometido pela Hanseníase ( Lepra ). Anita era estudiosa da doutrina espírita e tentava, em vão, esclarecer a mente materialista do ateu Jésus.

Nestes tempos os doentes eram obrigados a abandonar seus empregos e viverem isolados da sociedade, trancados em suas casas ou então em leprosários. Como faria então para cuidar de sua esposa e das crianças ? Aposentado prematuramente passa a viver em uma moradia cedida temporariamente pela Câmara Municipal. Apesar disso continua a escrever para o "Correio da Noroeste".

Seu compadre, João Martins Coube, cedeu-lhe o usufruto de um sítio, onde Jésus passou a cultivar melancias e outras frutas. Mas, em Agosto de 1933, o Serviço Sanitário recolhe-o, afastando-o do convívio de sua família, e internou-o no Asilo-Colônia Aymorés.

Por ter sido um homem resignado foi sempre líder, tolerante e calmo. Fundou o jornal interno "O Momento ", a "Jazz Band de Aymorés " e a equipe de futebol. Por não receberem grupos artísticos no asilo, fundou também o grupo teatral interno.

Jésus sofria muito com problemas no fígado, buscava a transferência para o Hospital Padre Bento em Guarulhos. Mas suas cartas paravam nas mãos do Diretor do Sanatório Aymorés, que não queria perder seu mais ativo e dinâmico interno. Em 1937 conseguiu a transferência mas não conseguiu chegar até lá, as dores no fígado o obrigaram a parar em Itú, e alí ficou no Hospital de Pirapitinguí.

Fundou alí além da "Jazz Band ", a Rádio Clube de Pirapitinguí ( existente até hoje ) e um jornal interno, o "Nosso Jornal ".

Em 1943 Anita desencarnou, e no velório da mesma aconteceram diversos acontecimentos mediúnicos de clarividência de alguns colegas seus e finalmente Anita passou uma mensagem para ele de uma forma bastante íntima onde Jésus não teve dúvidas da veracidade das informações, um pequeno trecho: "Velho, não duvides mais, Deus existe ! ".

Por ser extremamente materialista buscou nos livros Espíritas as explicações para o contato.

A conversão de Jésus ocorreu de forma bastante convincente. Um dia, às voltas com suas dores no fígado, resolveu chamar aquele "Deus ", e desafiou, tirando um pouco de água e colocando em um copo.

"- Se Deus existe mesmo, dou 5 minutos para que coloque nesta água um remédio que me alivie as dores que sinto ". E contou no relógio.

Quando bebeu a água sentiu que estava totalmente amarga. Chamou um companheiro que confirmou a alteração da água. E após 2 minutos nada mais sentia em dores.

Fundou em 1945, após muito estudo, o Centro espírita Pirapitinguí, com dificuldades conseguiu recursos junto às comunidades espíritas para a construção do Centro. Diversas caravanas Espíritas passaram a visitar o sanatório, levando alegria e conforto aos internos.

Passou então a atender as incorporações de familiares e desobsessões severas daqueles considerados "loucos ", permitindo a estes que voltasses à vida normal.

Vinte dias antes de desencarnar, com a doença já tendo lhe consumido todo o corpo, e também as cordas vocais, foi à sessão espírita e para a surpresa das 300 pessoas presentes, os mentores da casa devolveram-lhe a voz e aí fez uma preleção de quase 2 horas de elevados ensinamentos evangélicos. Ao término da preleção Jésus simplesmente perdeu novamente a voz.

E sofreu muito nos últimos dias, o seu corpo estava completamente deformado pela doença, seu rosto transfigurado e seus órgãos começaram a parar, e lentamente desligou-se do corpo físico. Mas teve tempo de saber que o sofrimento é o caminho que nos leva à Cristo, e que pôde mudar a mentalidade daqueles que consideravam os doentes internos de asilos, sanatórios e leprosários apenas como animais fedorentos

(Texto copiado do site http://www.espiritismogi.com.br/biografias/jesus_goncalves.htm)

 

 

 

 

Estudo religioso, inclusive Espiritismo, na Universidade de

Oslo, Noruega

 

Queridos amigos,

Para este email com o título de “correio”, a idéia nos surgiu hoje, após o estudo em grupo.

É uma forma de compartilhar com vocês as boas notícias no ambiente universitário da Universidade de Oslo.

No Fredrikkebygget (UiO – Universitetet i Oslo, Blindern – Oslo) na sala que fica ao lado da "Fredrikke Kapell", como já mencionado no email anterior, local onde realizamos as nossas reuniões, este é um espaço que os estudantes pastores da igreja norueguesa reservaram para que diversas organizações estudantis estudem ou divulguem sua crença.

De segunda à sexta essa sala é ocupada por diversos grupos, entres eles: Espírita, Bahai, Nova Geração (jovens da igreja norueguesa) e budista.

Cada grupo realiza diferentes atividades: estudo da Bíblia, meditação, estudos à luz da Doutrina Espirita, missa e outras.

A realização de estudos nesse local nos proporciona a oportunidade de conviver com os estudantes que frequentam  esses grupos.

Tem sido muito gratificante e enriquecedor para nós conversar com as pessoas que frequentam esse ambiente universitário. O que nos chamou atenção e nos trouxe alegria é o fato de podermos conversar sobre temas da Bíblia, Espiritismo, Deus e Jesus, de forma fraternal e respeitosa, o que nos permite  vivenciar o que seja a Tolerância.

Outro fato que nos trouxe alegria é o encontro de jovens todas as terças-feiras, às 8 horas da manhã,  para iniciarem o dia com oração antes das suas atividades estudantis.

Para aqueles que tiverem interesse, no dia 15 de março/12 haverá um debate entre Bjørn Are Davidsen (Cristã – da igreja norueguesa) e o professor Geir Lund, o tema é “Ateísmo e a crença em Deus”.

Estamos passando estas informações de maneira que se algum de vocês conhecem alguém que estude na Universidade e tenha algum interesse em algum dos grupos mencionados, talvez seja uma oportunidade para que a pessoa possa se integrar.

Nós já participamos de outras atividades dos outros grupos (os mencionados acima) e vivenciamos momentos de fraternidade.

Fraternalmente,

Edna

Representante do Grupo de Estudos Espíritas Bernt Torstenson-Oslo-Noruega

Gruppen for Spiritistiske Studier Bernt Torstenson-Oslo-Norway

[email protected]

 

(Informação em email de Gruppen for Spiritistiske Studier Bernt Torstenson repassado por Elsa Rossi)

 

Fil:UiO 001.jpg

Oslo University at Blindern

Imagem: http://no.wikipedia.org/wiki/Fil:UiO_001.jpg

 

 

 

 

 

Noticias da ADE-Japão

Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão

ADE-JAPÃO-DIVULGAÇÃO ESPÍRITA NO JAPÃO

Domingo, 11 de Março de 2012

 

Um ano após os desastres de 11 de março

Portal Web News

http://portalwebnews.com

 

Domingo, 11, será lembrado o primeiro ano dos desastres naturais que devastaram o nordeste do Japão, deixando cerca de 19.000 mortos e desaparecidos e desencadeando o pior acidente nuclear desde Chernobyl, em 1986.

Vários eventos em homenagem às vítimas estão previstos para ocorrerem em Iwate, Miyagi e Fukushima, as províncias mais afetadas pelos desastres naturais e nuclear e em várias outras localidades. Um minuto de silêncio deve ser feito em todo o país às 14h46, a hora exata em que o terremoto de 9 graus de magnitude ocorreu.

O imperador Akihito, que se recupera de uma cirurgia cardíaca, deve participar das celebrações no Teatro Nacional, em Tokyo, ao lado do primeiro-ministro Yoshihiko Noda e representantes dos que perderam familiares nos desastres. A cerimônia também deve ter a participação de Tsunehisa Katsumata, presidente do Conselho da Companhia Elétrica de Tóquio (Tepco), que opera a usina de Fukushima Dai-ichi.
Treinamentos de evacuação também estão sendo feitos em vários locais para preparar os moradores para futuros tremores e tsunamis.

 

Um ano depois, os escombros foram removidos, as ruas pavimentadas e vidas estã sendo reconstruídas, mas o medo deixado pela devastação e as dificuldades ainda permanecem.

O governo declarou que a crise na usina nuclear Fukushima Dai-ichi está sob controle, mas muitos moradores das áreas vizinhas ainda não podem voltar para casa.

Foram mais de 15. 800 mortos deixados pelos desatres, a maioria em Iwate, Miyagi e Fukushima.

Cerca de 500 corpos ainda não foram identificados e mais de 3. 100 pessoas em seis províncias continuam desaparecidas. As buscas continuam. A polícia e a guarda costeira do Japão estão desde a sexta-feira, 9, percorrendo a costa da província de Iwate. No mês passado, um corpo foi encontrado.

Os tsunamis destruíram e provocaram estragos em cerca de 330. 000 casas e prédios nas três províncias mais afetadas e aproximadamente 160.000 moradores das regiões próximas à usina de Fukushima Dai-ichi ainda não têm previsão de quando poderão voltar para casa.

O lixo acumulado chega a 22, 5 milhões de toneladas.

Embora os trabalhos de limpeza tenham sido rápidos, apenas 6, 3% foi descartado até agora.

O acidente nuclear em Fukushima provocou dúvidas quanto à segurança da energia nuclear e as usinas a manterem os reatores desligados, uma vez que as operações fossem suspensas para manutenção.

Atualmente, apenas dois estão em funcionamento e devem ser desativados até maio.

O problema, no entanto, continua, porque o país ainda não sabe como vai lidar quando aumentar a demanda de energia elétrica durante o verão.

Casos de suicídio aumentaram após desastre natural e crise nuclear

 

 

O Japão registrou 30. 651 suicídios em 2011, segundo relatório apresentado pelo gabinete e pela Agência de Polícia Nacional.

Esse foi o 14º ano consecutivo que o número de casos ultrapassa a marca dos 30.000.

Somente em maio foram registrados 3. 375 suicídios, um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 O repentino crescimento foi atribuído pelas autoridades à grande ansiedade a qual foi submetida a sociedade japonesa após os desastres de 11 de março, principalmente entre os homens na faixa dos 30 anos de idade.

Os desastres naturais e a crise nuclear causaram grandes prejuízos à economia japonesa, levando várias empresas à falência.

Sismólogos dizem que tremores devem continuar

Portal Web News

 

Sismólogos da Comissão governamental de Pesquisa sobre Terremotos disseram que ainda é preciso ter precaução com possíveis tremores e tsunamis nas áreas próximas ao epicentro do Grande Terremoto de Tohoku, que ocorreu em 11 de março do ano passado.

O grupo se reuniu na semana passada para tratar dos recentes tremores de forte intensidade que vêm ocorrendo desde o mês passado, incluindo os abalos registrados na província de Ibaraki nos dias 19 de fevereiro e 1º de março.

Os especialistas também afirmaram que as pessoas que moram em outras partes do Japão também devem estar preparadas para os terremotos, mesmo que elas vivam em áreas com baixa probabilidade de ocorrerem abalos, de acordo com a emissora NHK.

Na madrugada de sábado, 10, por volta das 2h25, outro terremoto de 5, 5 graus de magnitude foi registrado na província de Ibaraki e região, segundo a Agência Meteorológica do Japão. Na escala japonesa, o tremor foi de intensidade 5 fraco. Não houve emissão de alerta de tsunami.

 

* Com informações da NHK, Kyodo

   Imagens Arquivos ADE-JAPÃO 

          

    Abração do Tio Ada.

 

 

 

 

 

 

VI Encontro Espírita

Belo Horizonte, MG

 

PROJETO MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA

TEMA: Atualidades de “O Livro dos Médiuns”

Palestrantes:
Nilo Calazans
José Ferraz
João Neves

Assuntos:

1. Noções preliminares, métodos, sistema
2. Identificação dos Espíritos
     - As Relações com os Espíritos
     - Análise da Produção Mediúnica

3. A Trajetória dos Médiuns
    - Fatores que  Influenciam nas Comunicações
    - A Obsessão na Mediunidade

Local e Data

Belo Horizonte-MG - 9 e 10 de junho de 2012 das 7h às 17h.
Teatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus;
Rua Professor Moraes 363; Bairro Funcionário

Contato e inscrições:

            (31) 3416–6443      
            (31) 3425–6489      
            (31) 8811-1988      

[email protected]

Valor R$ 50,00
Descontos para Grupos

Lucas Milagre
(37)8410-1025

 

(Informações em email de Lucas Milagre, Divinópolis, MG)

 

 

 

 

Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos

 

Acesse aqui:

http://www.rac.com.br/projetos-rac/correio-escola/107097/2011/11/25/pesquisa-revela-poder-da-energia-liberada-pelas-maos.html

 

(Colaboração recebida de Adhemar Módena, Penápolis, SP)

 

 

 

 

Palestra com Paulo H. Sant’ana da Costa

Penápolis, SP

 

Amigos,

O Centro Espírita Discipulos de Jesus  convida para a palestra de:

PAULO H. SANT’ANA DA COSTA

nosso companheiro de ideal espírita, de Penápolis

DATA : 26/03/2012

HORÁRIO: 20 HORAS TEMA DA PALESTRA:

SISTEMA NERVOSO E AS DOENÇAS QUE O ATACAM

 

NOS AUXILIEM NA DIVULGAÇÃO E ATÉ LÁ

 

(Informações em email de Maria José de Almeida repassado por João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 

Pintura Mediúnica no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Ombretta Sacco [[email protected]])

 

 

 

 

Cinema. Assista ao trailler de “Area Q”

 

Convidamos a Acessar o link abaixo e ver o trailler do filme que estréia em abril -  "AREA Q"

http://www.usepirituba.blogspot.com/

Abraços,

Sandra Godoi

 

 

(Informações recebidas em email de Jornal Do Livro Espírita [[email protected]])

 

 

 

 

 

Fraternidade tem programação pás os 23 anos

São Paulo, SP

 

Caro amigo de jornada,

 

A Fraternidade Terceiro Milênio, convida para participar do evento em comemoração

ao 23º aniversário;

 

Dia: 19/Março(segunda-feira) horário: 20:00h Palestra  com  Antonio Demarchi - " Reencarnação".

Dia: 22/Março (quinta-feira) 14:30h - Palestra Musical com o musicista  Valter Pini

Dia: 23/Março (sexta-feira) 20:00 h - Palestra Musical com a cantora Paula Zamp

 

Convide amigos e familiares, venha participar deste momento especial!

 

 

Fraternidade Terceiro Milênio

Rua dos Jornalistas, 101 - Cidade Vargas -Jabaquara - SP - (pertinho da estação do metrô terminal Jabaqura)
Tel.: 5012-5837

 

(Informação recebida em email de Josy Almeida [[email protected]])

 

 

 

 

 

Palestra com André Luiz Rosa no G.A.S.F. Eurípedes Barsanulfo

São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Programação de Estudos no C.E. Amor e Humildade

Pouso Alegre, MG

 

C U R S O  :  2012

Tema Central :

A  DOUTRINA  ESPÍRITA    E  O  SECULO  XXI

Programa:

18/03: A Missão do Espiritismo

20/05: A Missão dos Espíritas

05/08: Mediunidade

07/10: O Século e o Homem

 

das 9 às 12:30 horas

Inscrições Abertas: R$ 5,00

 

Visite nosso Blog :     centroespiritaamorehumildade.blogspot.com

e-mail :  [email protected]

Realização: Centro Espírita Amor e Humildade – Pouso Alegre / MG

 

 

(Informação em email de [email protected] repassado por Regina Bachega)

Pouso Alegre, MG

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/84/P.A._City.jpg

 

 

 

 

12ª. Semana Espírita de

Ibicaraí, BA

 

(Informação recebida em email de waldyr montenegro [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra musical com Ana Ariel e Coral AMIC

Arujá, SP

 

Ana Ariel no Show 101 anos de Chico Xavier

 

Dia 18 de março - domingo - 10h da manhã

Centro Espírita Fraternidade da Luz

Avenida Planalto do Brasil, 500 - Centro - Arujá

 

Ana Ariel é cantora, palestrante e apresentadora do programa jovem Quem SOU EU na Rede Boa de Nova de Rádio.

 

(Informações recebidas em email de Amanda Silveira Carbone [[email protected]])

 

 

 

 

Teatro: O Semeador de Estrelas

 

 

(Informações em email de Semiramis Alencar)

 

 

 

 

Leia o Boletim Eletrônico da AME-Brasil

 

Acesse aqui:

http://amebrasil.org.br/2011/news/marco_2012.html

 

 

 

 

 

 

Visite o site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Olá, muita paz, o site www.avozdoespiritismo.com.br está atualizado com psicofonia, entrevista e palestra sobre "A DAMA DA CARIDADE"Benedita Fernandes, peço desculpas pela qualidade do áudio porque aconteceu um problema na gravação principal da palestra mas da para entender, confira e repasse para seus contatos por favor, abraço fraterno.   Nelson Custódio da Silva

 

 

 

 

 

Site da Rede Amigo Espírita

 

 

 

Confira o vídeo 'Espiritismo com Jesus - Palestra de Wagner Gomes da Paixão no 4º Congresso Espírita Mineiro'

Palestra emocionante esta de nosso amigo Wagner Paixão, confira

Espiritismo com Jesus - Palestra de Wagner Gomes da Paixão no 4º Congresso Espírita Mineiro

Espiritismo com Jesus - Palestra de Wagner Gomes da Paixão no 4º Congresso Espírita Mineiro

Link do vídeo:

http://amigoespirita.ning.com/video/video/show?id=2920723%3AVideo%3A609463&xgs=1&xg_source=msg_share_video

Sobre REDE AMIGO ESPÍRITA

Rede Social de Relacionamento para Estudos da Doutrina Espírita.

REDE AMIGO ESPÍRITA

13707 membros
2075 fotos
2331 videos

4793 tópicos
869 eventos
4056 postagens no blog

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

(Colaboração de Nuno Emanuel)

 

 

 

 

O jogador de basquete

El jugador de baloncesto

 

Espiritismo para crianças

Espiritismo para niños
Autora: Célia Xavier Camargo
Edição 250 – 4 de março de 2012

Edición 250 – 4 de marzo del 2012

 

De volta para casa após o treino, Mauro mergulhara em profunda revolta.

De vuelta para casa después del entrenamiento, Mauro se había sumergido en una profunda revuelta.

Ele gostava muito de jogar basquete, mas os colegas não o valorizavam. Sonhava ser um excelente jogador, ser aclamado nas quadras, conhecido e admirado por todos. No entanto, os colegas do time não confiavam nele por ter apenas treze anos.

A él le gustaba mucho jugar baloncesto, pero los compañeros no lo valoraban. Soñaba ser un excelente jugador, ser aclamado en los barrios, conocido y admirado por todos. Sin embargo, los compañeros del equipo no confiaban en él por tener sólo trece años.

Chegando a sua casa, atirou a mochila sobre uma poltrona e dirigiu-se à cozinha, onde a mãe estava com a refeição pronta.

Llegando a su casa, tiró la mochila sobre un sillón y se dirigió a la cocina, donde la madre andaba con la comida lista.

A família já estava reunida. Sentou-se, mal-humorado, sem dizer nada. As irmãs, gêmeas, de dezesseis anos, olharam para Mauro, depois para o pai, estranhando o comportamento do irmão. Júlio, porém, de cinco anos, com sua voz infantil perguntou:

La familia ya estaba reunida. Se sentó, de mal humor, sin decir nada. Las hermanas, gemelas, de dieciséis años, miraron a Mauro, después para el padre, extrañando el comportamiento del hermano. Julio, sin embargo, de cinco años, con su voz infantil preguntó:

— Que bicho o picou hoje, Maurinho? — repetindo uma frase que a mãe usava quando algum dos filhos estava irritado.

— ¿Que bicho te picó hoy, Maurinho? — repitiendo una frase que la madre usaba cuando alguno de los hijos estaba irritado.

Os demais acharam graça, mas Mauro avermelhou de raiva:

Los demás hallaron gracia, pero Mauro enrojeció de rabia:

— Não enche, pirralho! Senão eu...

— ¡No me canses, enano! Sino yo...

— Relaxa, Maurinho. Vamos comer em paz — interferiu o pai, acalmando-o.

— Relájate, Maurinho. Vamos a comer en paz — interfirió el padre, calmándolo.

A mãe terminou de colocar os pratos na mesa e sentou-se também. Uma das irmãs fez pequena oração de agradecimento a Deus pelo dia e pelo alimento.

La madre terminó de colocar los platos en la mesa y se sentó también. Una de las hermanas hizo una pequeña oración de agradecimiento a Dios por el día y por el alimento.

Mauro baixou a cabeça e comeu em silêncio. Ao terminar, pediu licença e levantou-se. A mãe olhou para ele, pois era hábito esperar que os demais acabassem de comer. Mas o pai fez um sinal para a esposa, como se dissesse: “Deixe-o ir. Ele não está bem.”

Mauro bajó la cabeza y comió en silencio. Al terminar, pidió permiso y se levantó. La madre miró para él, pues era hábito esperar que los demás acabaran de comer. Pero el padre hizo una señal para la esposa, como si dijera: “Déjalo ir. Él no está bien.”  

O rapazinho foi para o seu quarto e lá ficou emburrado. Terminada a refeição, o pai foi até o quarto do filho. Encontrou-o no leito, com a cabeça coberta.

El muchachito fue para su cuarto y allá quedó obstinado. Terminada la comida, el padre fue hasta el cuarto del hijo. Lo encontró en el lecho, con la cabeza cubierta.

Calmo, sentando-se na beirada da cama, ele disse:

Tranquilo, sentándose a la vera de la cama, él dijo:

— Meu filho, aconteceu algo hoje que o aborreceu. Se eu puder ajudá-lo, ficarei muito contente.

— Hijo mío, ocurrió algo hoy que te enfada. Si yo puedo ayudarte, estaré muy contento.

Diante das palavras ternas do pai, o rapazinho descobriu o rosto, molhado de lágrimas e desabafou:

Delante de las palabras tiernas del padre, el chico descubrió el rostro, lleno de lágrimas y se desahogó:

— Sabe o que acontece, pai? Meus colegas do time não confiam em mim! Não acreditam que posso realizar lances importantes no jogo e quase não me passam a bola!... E eu quero ser um grande jogador! Não aguento mais!...

— ¿Sabes lo que ocurre, padre? ¡Mis compañeros del equipo no confían en mí! ¡No creen que puedo realizar lances importantes en el juego y casi no me pasan el balón!... ¡Y yo quiero ser un gran jugador! ¡No aguanto más!...

O pai pensou um pouco, e em seguida considerou:

El padre pensó un poco, y enseguida consideró:

— Maurinho, há um ensinamento de Jesus que diz: “Quem quiser ser o maior no Reino dos Céus que seja o servidor de todos.”

— Maurinho, hay una enseñanza de Jesús que dice: “Quién quiera ser el mayor en el Reino de los Cielos que sea el servidor de todos.”

— Ah, pai!... O senhor vem com essa conversa agora?...

— ¡Ah, padre!... ¿Tú vienes con esa conversación ahora?...

O pai sorriu, compreensivo:

El padre sonrió, comprensivo:

— É sério, meu filho! Essa lição de Jesus serve não apenas para quem quer alcançar o Reino de Deus, mas também para nossa vida aqui na Terra. Veja! Para alcançar o que desejamos, temos que mostrar nossa capacidade. Ninguém nasce um grande jogador. Torna-se bom com o treino e com as experiências vividas. Assim, as pessoas reconhecem que você é bom naquilo que faz, entende?

— ¡Es serio, hijo mío! Esa lección de Jesús sirve no sólo para quienquiera alcanzar el Reino de Dios, sino también para nuestra vida aquí en la Tierra. ¡Mira! Para alcanzar lo que deseamos, tenemos que mostrar nuestra capacidad. Nadie nace un gran jugador. Se vuelve bueno con el entrenamiento y con las experiencias vividas. Así, las personas reconocen que tú eres bueno en aquello que haces, ¿entendiste?

— O senhor quer dizer que, antes, devo mostrar isso através do meu trabalho.

— Tú quieres decir que, antes, debo mostrar eso a través de mi trabajo.

 Exatamente! O reconhecimento é apenas uma consequência. Cada jogador precisa fazer a sua parte. Só assim o time será realmente uma equipe.

— ¡Exactamente! El reconocimiento es sólo una consecuencia. Cada jugador necesita hacer su parte. Sólo así el equipo será realmente un equipo.

— E como vou fazer isso, pai?

— ¿Y como voy a hacer eso, padre?

— Pense e descobrirá — disse o pai, levantando-se e deixando o quarto.

— Piensa y descubrirás — dijo el padre, levantándose y dejando el cuarto.

Maurinho pensou... pensou... e entendeu. Foi dormir cheio de esperança. No dia seguinte haveria treino de novo.

Maurinho pensó... pensó... y entendió. Fue a dormir lleno de esperanza. Al día siguiente habría entrenamiento de nuevo. 

À hora marcada ele foi para a quadra. Como ele havia dito que não queria mais jogar, os demais estranharam sua presença.

A la hora marcada él fue para el barrio. Como él había dicho que no quería jugar más, los demás extrañaron su presencia.

— O que você está fazendo aqui, Maurinho? — perguntou um deles.

— ¿Qué estás haciendo aquí, Maurinho? — preguntó uno de ellos.

Humildemente Maurinho aproximou-se dos colegas com um sorriso e pediu:

Humildemente Maurinho se aproximó a los compañeros con una sonrisa y pidió:

— Vocês poderiam me dar uma nova chance?

— ¿Vosotros podríais darme una nueva oportunidad?

Os demais concordaram contentes, pois sem ele ficariam com um jogador a menos.

Los demás estuvieron de acuerdo contentos, pues sin él quedarían con un jugador menos.

Começado o jogo, Maurinho mostrou-se bem diferente. Não ficava exigindo que lhe passassem a bola e, quando isso acontecia, ele dava o passe para o colega que estivesse em posição de fazer cesta, cedendo a favor do outro e melhorando o rendimento do time. Assim, ganharam o jogo.

Comenzado el juego, Maurinho se mostró bien diferente. No estaba exigiendo que le pasaran el balón y, cuando eso ocurría, él daba el pase para el compañero que estuviera en posición de hacer cesta, cediendo a favor del otro y mejorando el rendimiento del equipo. Así, ganaron el juego.

Todos estavam alegres e comemoraram com um lanche na cantina da escola. Maurinho percebeu que agora os colegas o olhavam de maneira mais amigável.

Maurinho notó que ahora los compañeros lo miraban de manera más amigable.

À noite, quando o pai chegou do trabalho, encontrou o filho todo feliz.

Por la noche, cuando el padre llegó del trabajo, encontró al hijo todo feliz.

— E daí, meu filho, como foi seu dia?

— Y qué, hijo mío, ¿cómo fue tu día?

— Foi ótimo, papai! Entendi a lição e acho que Jesus tem toda razão. Deu certo! Sendo o servidor de todos, a gente cresce e o time melhora. A parte de cada jogador é pequena, mas fundamental. Agora somos uma equipe! Obrigado!

— ¡Fue bueno, papá! Entendí la lección y creo que Jesús tiene toda la razón. ¡Salió bien! Siendo el servidor de todos, la gente crece y el equipo mejora. La parte de cada jugador es pequeña, pero fundamental. ¡Ahora somos un equipo! Gracias!

Trocaram um abraço carinhoso e, quando a mãe chamou, avisando que a mesa estava posta, foram jantar em ambiente de paz e alegria. Maurinho quis fazer a oração:

Intercambiaron un abrazo cariñoso y, cuando la madre llamó, avisando que la mesa estaba puesta, fueron a cena en un ambiente de paz y alegría. Maurinho quiso hacer la oración:

— Jesus querido! Suas lições são dicas para nossa vida em qualquer tempo e a qualquer hora. Obrigado pelo dia e pela família que temos!

— ¡Jesús querido! Tus lecciones son orientaciones para nuestra vida en cualquier tiempo y a cualquier hora. ¡Gracias por el día y por la familia que tenemos! 

Mauro cresceu, tornou-se um homem conhecido e admirado por quantos se relacionavam com ele. A paixão pelo basquete passou, porém através dos anos manteve sempre uma postura digna e respeitável, que bem atestava seu amor por Jesus. Seguidor do Evangelho, ele mostrava-se humilde, simpático, prestativo e gentil para com todos. E nunca deixou de valorizar, em qualquer atividade, a importância da equipe.

Mauro creció, se hizo un hombre conocido y admirado por cuantos se relacionaban con él. La pasión por el baloncesto pasó, sin embargo a través de los años mantuvo siempre una postura digna y respetable, que bien demostraba su amor por Jesús. Seguidor del Evangelio, él se mostraba humilde, simpático, servicial y gentil con todos. Y nunca dejo de valorar, en cualquier actividad, la importancia del equipo.  

 

MEIMEI

 

(Recebida por Célia Xavier de Camargo, em Rolândia-PR, 13/02/2012.)

 

 

(Texto recebido de Izabel P. Gonzáles, Espanha)

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP