Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 14 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/14-03--2012.htm

 

 

 

 

Beleza

 

Richard Simonetti – Bauru, SP

[email protected]

 

1 –       A cirurgia plástica está bastante desenvolvida na atualidade. Técnicas modernas tornaram os procedimentos mais simples e acessíveis. É lícito, sob o ponto de vista espiritual, buscar a beleza física dessa forma?

Costuma-se dizer que para sermos felizes devemos gostar de nós mesmos. Isso envolve, também, a aparência. É razoável, portanto, que a pessoa não satisfeita com seu visual trate de melhorá-lo.

 

2 –       Isso não seria incensar a velha vaidade humana?

Considerando assim deveríamos renunciar aos cuidados com o vestuário, os cabelos, a higiene, retomando a postura do homem das cavernas. Todos apreciam uma pessoa elegantemente trajada, cabelos bem penteados, suave perfume… Igualmente apreciável uma boa postura, ar saudável, expressão jovial, harmonia nos traços, ausência de rugas…

 

3 -        Há gente que se preocupa demasiadamente com isso. Não é errado?

Obviamente, todo excesso é condenável. Não obstante, há pessoas que, em face de sua profissão, devem observar cuidadosamente esses aspectos; modelos e artistas, por exemplo, cujo trabalho exige cuidados especiais com o visual.

 

4 –       Ainda que haja essa justificativa, não estão contrariando a natureza? Rugas e a calvície fazem parte do  envelhecimento…

Se pensarmos assim deveremos eliminar todos os recursos de preservação da saúde ou de combate à doença. Contrariamos a Natureza quando lutamos contra a morte.

 

5 –       Quando pretendemos corrigir, mediante cirurgia plástica, determinados problemas estéticos, como nariz adunco ou orelhas de abano, não estamos interferindo em nossa programação cármica?

Herdamos de nossos pais as características físicas e não me parece que toda uma ancestralidade tenha enfiado o nariz onde não devia ou não ouviu os avisos da vida, justificando o nariz adunco ou as orelhas de abano, como pretendem aqueles que veem em tudo um carma.

 

6 –       E se a pessoa tem um legítimo problema cármico, uma deformação física, uma perna mais curta, lábios leporinos?…

Se renasço com problema dessa natureza, em virtude de comprometimentos do passado, não significa que não possa corrigi-lo, amenizando a jornada.  Se assim não fosse, Deus não permitiria que Sabin, com sua maravilhosa vacina, erradicasse a poliomielite, que fazia milhões de deficientes físicos, supostamente comprometidos com ações pretéritas que justificariam a doença.

 

7 –       Mas se experimento as dores de uma limitação física para pagar meus débitos e os corrijo com os recursos da Medicina, não estarei rejeitando o carma?

A dor é apenas um estágio primário no processo de reajuste. A Medicina é manifestação da misericórdia divina, amenizando esse estágio. A conta maior está representada pela compensação que devo à minha vítima. Pretendendo causar prejuízos a alguém, chuto a vitrine de sua loja. No ato corto a perna e vou parar no hospital. Dependendo dos recursos que venha a mobilizar, inclusive cirurgia plástica, posso demorar mais ou menos na recuperação, ficar ou não com antiestética cicatriz. Mas o resgate de meu débito com o comerciante será o meu compromisso maior. Somente estarei liberado quando ressarcir os prejuízos que lhe causei.

 

8 –       E se aquele a quem prejudiquei não necessitar de uma reparação?

Ainda assim estarei comprometido. Sentir-me-ei em débito com minha própria consciência, obrigando-me a ações compensatórias em favor do bem comum.

 

 

 

 

FEB sedia reunião da Executiva do Brasil sem Aborto

 

No dia 12 de março a Federação Espírita Brasileira sediou a reunião ampliada da Executiva Nacional do Movimento Nacional Brasil sem Aborto. A reunião contou com coordenação geral de  Jaime Ferreira Lopes - Vice-Presidente Nacional Executivo e Coordenador da Executiva e da presidente Lenise Garcia. O presidente da FEB Nestor João Masotti participou da abertura da reunião. Temas tratados: Reforma do Código Penal/Projeto de Lei do Senado (Aborto de anencéfalo) e ADPF 54 (Supremo Tribunal Federal) também sobre aborto de anencéfalo e Estatuto do Nascituro, da Campanha Nacional  “A vida depende do seu voto!”, balanço do trabalho dos Comitês Estaduais, e informações gerais. Participaram da reunião, além dos citados: Pastora Damares Alves: Secretária Geral; Luis Eduardo Girão: Secretário Nacional de Imprensa; Allan Arnaldo de Araujo: Secretário Nacional de Finanças; Fernanda Costa: Secretaria Nacional de Comunicação; Antonio Cesar Perri de Carvalho: conselheiro representante da FEB; Marília de Castro: Conselheira representante da REBRATES e Coordenadora do Comitê em Defesa da Vida – Brasil Sem Aborto de São Paulo; Pe. Rafael Fornasier: representante da Comissão Episcopal Pastoral da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) para  a Vida e a Família; Jane Chantre: Coordenadora Interina do Comitê da Cidadania pela Vida - Brasil Sem Aborto do Rio de Janeiro; Maria do Carmo Seffair: Coordenadora do Comitê em Defesa da Vida – Brasil Sem Aborto do Amazonas; Marli Virgínia:Coordenadora do Comitê da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto do Distrito Federal;  Cássio Drumond Magalhães: Coordenador do Comitê Espírito Santense da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto e José Ricardo do Canto Lírio, vice-presidente da Federação Espírita do Espírito Santo; Eliane Miranda: Coordenadora do Comitê Minas Sem Aborto. Informações: [email protected]; www.brasilsemaborto.com.br; www.febnet.org.br

 

Brasil Sem Aborto. Membros da Comissão na reunião realizada na FEB/Brasília. 12-03-2012

 

 

 

Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita

São Paulo, SP

 

(ficha de inscrição no final do e-mail)

 

A UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - USE EM PARCERIA COM O CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO CONVIDAM OS DIRIGENTES E TRABALHADORES DAS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS PARA O CURSO DE GESTÃO DE CENTRO ESPÍRITA.

DATA DE INÍCIO: Dia 12 de maio de 2012, às 8:30 horas

LOCAL: Sede do CCDPE-ECM - Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista (travessa da Av. Indianópolis, altura do 1435 - estação do metrô Praça da Árvore) Fone: 11 - 5072.2211 - veja o mapa no site: www.ccdpe.org.br  

Síntese, metodologia e conteúdo programático

OBJETIVO PRINCIPAL - oferecer aos dirigentes e trabalhadores das casas espíritas capacitação para melhorar o seu desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores dos centros espíritas. OBJETIVO ESPECÍFICO: questões básicas que envolvem a administração dos recursos materiais e dos colaboradores que compõem a Casa Espírita;  compreender os processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados com a organização espírita; e obter uma visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados, sejam estes avaliados a curto, médio e longo prazos.

Este curso foi preparado e é coordenado pela Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB e é composto de cinco (5) unidades cujos temas são: 

(I) O Centro Espírita (Estrutura do C.E., aspectos Jurídicos, C.E. e sua sustentabilidade);

(II) O Dirigente de um Centro Espírita ( Papel doutrinário-administrativo do dirigente, trabalho do dirigente, valores direcionais da atuação do dirigente, avaliar e ser avaliado, dirigente como condutor de mudanças e prestar contas hoje e amanhã );

(III) Estrutura e funcionamento do Movimento Espírita ( Movimento espírita - definições e histórico brasileiro, unificação do movimento espírita, trabalho federativo e de estrutura do movimento espírita, órgãos de unificação, missão espiritual do Brasil e Movimento espírita Internacional);

(IV) O Dirigente Espírita e os Colaboradores (a união na casa espírita, conhecimento dos integrantes da equipe, melhoria de relacionamento na equipe, o caráter do servidor do Dirigente, aprendizagem e crescimento da equipe);

(V) O Dirigente Espírita e seu Processo de Trabalho (planejamento de atividades e responsabilidades, administração de tempo, reuniões produtivas, gestão de qualidade e de resultados).

METODOLOGIA

•       Aprendizagem por meio de atividades a distância e momentos presenciais;

•       Realização de trabalhos (individual ou em grupo) durante os módulos a  distância;

•       Realização de auto-avaliação individual ao final de cada módulo a distância.

•       Nos módulos presenciais: aulas expositivas, atividades vivenciais,  individuais ou em grupos de discussão, sempre buscando sistematizar o conhecimento construído pelo participante nos módulos a distância;

A existência de atividades de autodesenvolvimento a distância (fora da sala de aula) permite que o aluno adquira novos conhecimentos de forma ativa, sendo acompanhado em suas dificuldades por uma pessoa (monitor) que irá apoiar e esclarecer as suas dúvidas;

Estes momentos a distância farão com que o participante compareça nos momentos presenciais com mais conhecimentos e habilidades, sendo estes encontros destinados a um burilamento do que o cursista já aprendeu. 

Público-alvo: Presidentes, diretores e coordenadores de atividades de  Casas Espíritas e potenciais lideranças institucionais.

Quando: A partir de 12 de maionos 2ºs e 4ºs sábados por mês, exceto junho e setembro que as aulas serão no 3ºs sábados, em virtude do feriado prolongado.  Os encontros serão aos sábados (duas vezes por mês), com 4 horas e 15 minutos de duração cada aula. Recepção: 8 horas.

Facilitadores: Geraldo Ribeiro (CCDPE e Batuira), Pedro Nakano (CCDPE e AME-SP), Julia Nezu (USE e CCDPE), Rosana Gaspar (USE) e José Antonio Luiz Balieiro (USE). Coordenação do curso: Julia Nezu.

DATAS:  VEJA O CRONOGRAMA ABAIXO 

12/05 (2ª sábado) - Apresentação do curso, interação e Módulo 1, capítulos1, 2 e 3
26/05 (4º sábado) - Módulo 1 - capítulo 5
16/06 (3º sábado) - Módulo 1 - capítulo 4
23/06 (4º sábado) - Módulo 2 - capítulos 1 e 2 
28/07 (4º sábado) - Módulo 2 - capítulos 3, 4,5 e 6
11/08 (2º sábado) - Módulo 3 - capítulos 1 e 2
25/08 (4º sábado) - Módulo 3 - capítulos 3 e 4
15/09 (3º sábado) - Módulo 4 - capítulos 1, 2, 3 e 4
22/09 (4º sábado) - Módulo 4 - capítulos 5, 6 e 7
13/10 (2º sábado) - Módulo 5 - capítulos 1, 2 e 3
27/10 (4º sábado) - Módulo 5 - capítulos 4 e 5
27/10 (4º sábado) - almoço de confraternização e entrega de certificado de presença para quem comparecer 75% 

Inscrições (vagas limitadas): SOMENTE por E-mail: [email protected] e [email protected]  

Informações pelo telefone:11-5072-2211 (ccdpe-ecm) e 2950.6554 (USE-SP)

Taxa de colaboração no valor de R$20,00 por mês (6 meses), para manutenção do local e lanche nos intervalos. O curso é apostilado e acompanha diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso.

 Visite os sites:

www.ccdpe.org.br 

www.usesp.org.br

Ficha de Inscrição - copiar e colar se necessitar de mais fichas. Se após a inscrição desistir do curso solicitamos informar-nos para que possamos abrir a vaga para outra pessoa.

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

 

(Informação em email  Regina Bachega)

 

 

 

Our Next Meeting/Nossa Proxima Reuniao da

“Spiritist Society of Ireland”. Dublin, Irlanda

 

 

Dear beloved friends,
 
Our next meetingin portuguese will be this Sunday, 11th of March 2012, at 11:00 a.m. It is going to be held in our new place at following address:
 
21 Fairview, Dublin 3
 
It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the following buses: 20B, 31, 29, 42, 130 and 15 and get off one stop before Marino College.  It's the door between Tesco Express and Abacus Finance. 

 

During the meeting we will have a special team looking after your childrens, so bring them along and let's have a big Family event!!!
 
We will have our delicious coffee with pastry, teas and much more to sell. Also we will have a Car Boot Sale at the end of every metting! Don't miss out!
 
All these events are to raise money to pay our rent and upcoming events!
 
I hope to see everyone soon!
 
Regards,
 
Spiritist Society of Ireland
0879484096 - Stevan
__________________________________________________________________

Meus queridos amigos,


É com grande alegria que anunciamos que nossa próxima reunião em português será neste domingo 11/03/12 as 11:00 hrs na nossa sede localizada na 21 Fairview, Dublin 3.


Os ônibus que servem o local são: 20B, 31, 29, 42, 130 e 15 e descer um ponto antes do Marino College em frente ao Parque Fairview!  A entrada fica entre o Tesco Express e a Abacus Finance.

 

Temos uma equipe pronta para cuidar dos seus filhos, então, não vamos perder a oportunidade de ter um evento em falia e tragam a crianças!!!


Nosso Café estará vendendo bolos, doces, café, chá e muito mais! Sem contar que ao final das reuniões iremos ter um Bazar!

Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!
 
Esperamos  todos lá!!!
 
Abraços Fraternos,

--
Spiritist Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

 

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland [[email protected]])

 

 

 

XXI Congresso Espírita Pan-Americano

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em emails da  lista da ABRADE, Regina Bachega)

 

 

 

Comemoração dos 106 anos do “Grupo Espírita Paz”

Conselheiro Lafaiete, MG

 

(Informação recebida em email de Enio Teixeira Rouach [[email protected]])

 

 

 

Seminário e palestra com Dra, Marlene Nobre

Piracicaba, SP

 

S E M I N À R I O -DRA. M A R L E NE N O B R E-Presidente A.M.E - Brasil  -  T E M A: Paradigma Médico Espirita : NOVO MODELO PARA A SAÚDE

 

NO SECÚLO X X I.

DIA: 17/03/2012

HORAS:  14,30 h.

LOCAL: Grupo Espirita APRENDIZES DO  EVANGELHO

 

RUA Coronel Barbosa, N. 36 -  Bairro Alemães

 

P I R A C I C A B A - S.P.

 

OBS: INAUGURAÇÂO DA   A. M. - E. -  PIRACICABA-S.P.

  

 

  

 P A L E S T R A

 

DRA.MARLENE  NOBRE - Presid. A M E - Brasil

 

PIRACICABA ( S P )

 

DIA:  18/03/2012

 

LOCAL: União Espirita  de Piracicaba ( Comemoração dos 70  ANOS               DE FUNDAÇÂO )

 

RUA   R E G E N T E  F E I J Ó n. 9 3 3 - C E N T R O

 

H O R A S : 10,00 h. ( manhã )

 

T E M A : Obsessão, Causas, Consequências e Profilaxia.

  

OBS: Necessário chegar cedo

 

(Informações recebidas em email de Luiz Carlos Pereira Gomes [[email protected]])

 

 

 

Palestra musicada com Allan Vilches

Boituva, SP

 

PALESTRA MUSICAL

 

ALLAN VILCHES

(TENOR)

 

TEMA – CANTANDO POR UM MUNDO MELHOR

 

DIA 14/03/2012 – 4ª FEIRA ÀS 20:00 HORAS

 

LOCAL – GRUPO SOCORRISTA MARIA DE NAZARÉ

 

RUA JULIO PRIMO LABRONICI Nº 10 – JD OREANA – BOITUVA / SP

 

AO LADO DA GRÁFICA BOITUVA / PRÓXIMO A SABESP

 

ENTRADA FRANCA

OBS- HAVERÁ VENDA DE CDS NO LOCAL

 

www.allanvilches.com.br

 

 (Informações em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Palestra na comemoração dos 15 anos do

Fraternidade Espírita “João Evangelista”. São Paulo, SP

 

(Informação em email de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário “Noções de Psicologia no Atendimento Fraterno”- FEM

São Luis, MA

Ercilia Zilli

“O Ser real é constituído de corpo, mente e espírito. Dessa forma, uma abordagem psicológica para ser verdadeiramente eficaz deve ter uma visão holística do ser, tratando de seu corpo (físico e perispirítico), de sua mente (consciente, inconsciente e subconsciente) e de seu espírito imortal, que traz consigo uma bagagem de experiências anteriores à presente existência e está caminhando para a perfeição Divina.”

Joanna de Ângelis

Estão abertas as inscrições para o Seminário sobre Noções de Psicologia no Atendimento Fraterno . O curso será ministrado pela Mestra em Psicologia, Ercília Pereira Zilli Tolesano, nos dias 24 e 25/03/2012. O curso é dirigido a espíritas, psicólogos, terapeutas, psicanalistas, psiquiatras e estudantes. 

Sábado, dia 24/03  das  08:30 às 12:00

ATENDIMENTO FRATERNO E PSICOLOGIA

·        O que é Atendimento Fraterno,

·        como a Psicologia pode colaborar,

·        Atendimento Fraterno e Psicoterapia são atendimentos diferentes,

·        O sigilo

 

INTEGRANDO PARA MELHOR SERVIR

·        Os tratamentos espirituais,

·        A psicoterapia como facilitador para a reforma íntima,

·        A importância do tratamento multidisciplinar e

·        Quando a Ciência e a Religião se encontram.

 

Sábado, dia 24/03 das 13:30 às 17:30

 

 TRANSTORNOS MENTAIS

·        Depressão,

·        Transtorno Bipolar,

·        Transtorno Obsessivo Compulsivo,

·        Síndrome do Pânico,

·        Esquizofrenia e

·         medicação.

Domingo, dia 25 das 08:30 às 11:30.

A ORIENTAÇÃO ESPÍRITA PARA A FAMÍLIA

·        Organização de origem divina,

·        Sexualidade,

·        Adultério,

·        Falta de diálogo,  

·        Drogas e

·        Os laços de gratidão em família.

 

O Seminário será realizado no Pouso Obras Sociais, que fica na Avenida Henrique Leal nº100, Bairro COHAB .

Palestrante:

Ercília Pereira Zilli Tolesano: Psicóloga Clínica, Mestra pelo Programa de Ciências da Religião – PUC, Pósgraduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor pela Fundação Getúlio Vargas, Presidente da ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas, Membro da Associação Americana de Aconselhamento (ACA), Membro da Associação dos Valores Espirituais, Éticos e Religiosos em Aconselhamento (ASERVIC), Membro da Associação Internacional dos Profissionais de Gerenciamento de Carreira (IACMP) nos EUA. Apresentadora do programa “Novos Rumos” da ABRAPE, Rede Boa Nova – AM 1450 e escritora.

Inscrições :

As inscrições custam R$ 30,00 (almoço de sábado incluso) e podem ser feitas na Federação Espírita do Maranhão, que fica na Rua das Paparaúbas, Quadra 20, Casa 25, Bairro São Francisco ou na II Feira do Livro Espírita, que funciona no segundo piso do Shopping Rio Anil.

Outras informações na FEMAR, ou pelo telefone: 3232-9907.

Departamento de Comunicação

Sônia Diniz e Marilia Sffeir

 

(Informações recebidas em emails de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos  [email protected]])

E lista da Abrade)

 

 

 

Seminários e Palestras sobre Drogas no Estado do Rio de Janeiro

Araruama, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Macaé

 

SEMINÁRIOS E PALESTRAS.

DROGADIÇÃO NA VISÃO ESPÍRITA.

CONSEQUENCIAS DAS DROGAS NO CORPO FISICO.

ORIGENS E TERAPEUTICAS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRTA.

 

SEMINÁRIOS MINISTRADOS POR :

ROBERTO FONSECA-VALENÇA-RJ.

&

ALBUCACYS MAURÍCIO.

VOLTA REDONDA-RJ.

 

18/05/2012-SEXTA FEIRA-20;00H-GRUPO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE ARARUAMA.

END: R. ANTONIO GONÇALVES JARDIM, 313-B. BOA PERNA-ARARUAMA-RJ.

TEMA: INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS NA DEPENDENCIA QUIMICA.

PALESTRANTE: ROBERTO FONSECA.

 

19/05/2012-SÁBADO-09:00H-CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE.

END: R. MEIRA JR,90-UNIÃO-CENTRO-CABO FRIO-RJ.

 SEMINÁRIO: DROGADIÇÃO NA VISÃO ESPÍRITA.

 

19/05/2012-SÁBADO-20:00H-20:00H-CASA DE LUZ E ESPERANÇA.

END: R. SILVA JARDIM, 180-CAMPO REDONDO-S. P. ALDEIA-RJ.

TEMA:  ORIGENS E TERAPEUTICAS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA.

PALESTRANTE: ALBUCACYS MAURÍCIO.

 

20/05/2012-DOMINGO-09:00-SOCIEDADE ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES.

END: AV: RUI BARBOSA,1563-CAJUEIROS-MACAÉ-RJ.(LAR DE MARIA).

SEMINÁRIO: DROGADIÇÃO NA VISÃO ESPÍRITA.

 

WWW.nelioluzze.blogspot.com

 

Informações: 022 [email protected]

 

Participe do clube da fraternidade - ajude à Radio Rio de Janeiro-Uma emissora espírita.

WWW.radioriodejaneiro,am.br

 

SOCIEDADE ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES.

TODAS ÁS QUINTAS FEIRARAS ÀS 19:00H.

AV: RUI BARBOSA, 1563-CAJUEIROS-MACAÉ.         

 

(Informações em email de Nelio Luzze)

 

 

 

22º. Concurso de Poesia da Arte Poética Castro Alves

São Paulo, SP

 

            A Arte Poética Castro Alves promove o 22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita.

O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua própria autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, dentro de um envelope pequeno, lacrado, com os dados  (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2012.

Endereço:  Arte Poética Castro Alves  (22º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970.

A partir de outubro de 2012, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia e a informação do local da festa e entrega do Prêmio Castro Alves aos dez  classificados (mais um  classificado na categoria Menção Honrosa), que será realizada no dia 10 de novembro/12, às 19 horas, no Grupo Espírita Manoel Bento, Rua Alfredo  Pujol,  77, Santana, São Paulo (SP), próximo à estação Santana do Metrô.

(Informações recebidas em email de alta_carneiro [[email protected]])

 

Leia mais sobre o Concurso acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html

Altamirando Carneiro

 

 

 

 

Sinopse do livro “Dois Gigantes do Espiritismo”

Cairbar Schutel e Yvonne do Amaral Pereira

 

Autor: Orson Peter Carrara

Cairbar Schutel e Yvonne Pereira, dentre outros, são dois importantes vultos do movimento espírita nacional e internacional. Pelo alto comprometimento com as estruturas basilares do Espiritismo, constituem autênticos pilares doutrinários a serem constantemente estudados e divulgados. 

Considerando as vacilações tão próprias de nossa condição humana, dentro e fora do movimento espírita – que reflete o estágio humano de lutas e dificuldades – é muito oportuno trazer e resgatar o pensamento de tão importantes personalidades, especialmente pensando nas novas gerações de espíritas que iniciam ou continuam seu trabalho na seara.

A fidelidade ao genuíno pensamento espírita e a força de trabalho consciente desses dois “gigantes” do Espiritismo constituem exemplos vivos e seguros para agir com consciência, por isso a proposta de aproximar  novamente ou apresentar ao espírita veterano ou iniciante parte do conteúdo da rica produção literária desses expressivos nomes. Sem sem preocupar com dados biográficos, o conhecido autor comenta e apresenta frases e pensamentos que nos deixaram, visando motivar o leitor ao conhecimento de suas obras. O livro está enriquecido pela participação especial da médium e consagrada escritora espírita Lucy Dias Ramos, de Juiz de Fora-MG. Veja divulgação do livro no endereço:  http://www.solidumeditora.com.br/doisgigantes/

 

 

 

 

Palestras com Ismael Batista da Silva

São Paulo, capital e São Bernardo do Campo

 

 

 

DIA:  14  QUARTA-FEIRA

CENTRO ESP. CAMINHO DE DAMASCO

Rua Moxei N. 113

Lapa Baixo

Horário: 20.00

TEMA:  AGUARDAR O TEMA

 

DIA:  15  QUINTA-FEIRA

CENTRO ESPÍRITA LÍRIO BRANCO

Rua Joaquim Nabuco N. 525

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

TEMA: RELACIONAMENTO FAMILIAR A LUZ DO ESPIRITISMO

 

DIA:  16  SEXTA-FEIRA

ASSISTENCIA FRATERNAL FRANCISCO DE ASSIS

Rua Carolina Soares N. 50

Casa Verde

Horário: 20.00

TEMA:  POR QUE E COMO BEM APROVEITAR A EXISTÊNCIA?

 

 

DIA:  17  SÁBADO

GRUPO ESPÍRITA REVIVER

Rua Eng. Leonidas Ferreira N. 326

Vila Ema

Horário: 20.00

TEMA:SOFRER OU NÃO SOFRER É UMA OPÇÃO DE CADA UM

 

DIA:  18  DOMINGO

CENTRO ESP. A CAMINHO DA LUZ

Av. Sapopemba N. 648

Água Rasa

Horário: 9.00

TEMA: NOS BASTIDORES DE UMA REUNIÃO ESPÍRITA

 

(Informações de Ismael Batista da Silva)

 

 

 

I Seminário CEECAL “Transformação pelo Conhecimento”

São José, SC

 

(Informação recebida em email da lista Abrade)

 

Ficheiro:SaoJose058.JPG

São José, SC. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:SaoJose058.JPG

 

 

 

Palestra com Sebastião Camargo no C.E. Bezerra de Menezes

Guararapes, SP

 

(Informação recebida em email de Luiz Augusto  Macedo)

 

 

 

Grupo de Estudos de “O Livro dos Espíritos” no CEAFEC

Osvaldo Cruz, SP

 

(Informação em email de Edson Luis Silva)

 

 

 

Peça Teatral “Questão de Escolha” na SEETO

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de Alvaro [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Surgem através do espiritismo as doutrinas do velho cristianismo

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

       Entre as primeiras gerações cristãs, era comum a prática das reuniões mediúnicas de 1 Coríntios capítulos 12, 13 e 14 e de parte de Atos.

          Que fale o próprio Paulo: “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, ouro doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação.” (1 Coríntios 14:26); “Se alguém se considera profeta ou espiritual (médium), reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo.” (1 Coríntios 14:37); “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais (mediúnicos), mas principalmente que profetizeis.” (1 Coríntios 14:1);  “Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro.” (1 Coríntios 14:30); e “No caso de alguém falar em outra língua, que não  sejam mais do que dois, ou quando muito, três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete.” (1 Coríntios 14:27).

        As revelações não terminaram, pois, com a Bíblia, e, agora, não são apenas do papa e bispos em concílios ecumênicos, como é dito pelos teólogos. Mas a prática paulina de reuniões espirituais ou mediúnicas sumiu das igrejas e dos templos evangélicos. As exceções mal compreendidas são as reuniões dos  carismáticos, muitos dos quais mais esclarecidos acabam se tornando espíritas, pois nos centros espíritas essas reuniões paulinas ocorrem normalmente. Você, que é médium especial (que ouve vozes, vê vultos e pessoas já mortas ou vivas, mas que estão longe de você, ou sente sua presença etc.), só vai encontrar apoio para a sua mediunidade em uma casa espírita. O monsenhor Jonas Abib, da TV Canção Nova, disse, certa vez, que quando a coisa fica séria para o católico, ele corre para a casa espírita. Se sua mediunidade especial não for administrada, ela poderá trazer-lhe transtornos psicológicos e mentais. Por isso é que uma boa parte dos psiquiatras e psicólogos conhecedores do fenômeno mediúnico, e que são honestos, orientam seus pacientes médiuns especiais para buscarem ajuda em casas espíritas. Há trinta anos, os médicos mandavam internar esses médiuns.

      Os padres e bispos resolveram acabar com as práticas mediúnicas ou espirituais nas igrejas, porque nem sempre eles são médiuns especiais, e eles se sentiam inferiores a esses médiuns na sua comunidade. E os pastores protestantes seguiram o clero católico. O Espírito Santo que, pela Bíblia, é o conjunto de todos os espíritos humanos, e que são santos, nem que sejam, por enquanto, apenas em estado potencial ou em germe, passou a ser aquele do dogma da teologia da Santíssima Trindade, que devemos respeitar, mas que não é bíblico.

        Paulo ensina que um só e mesmo Espírito realiza todas essas coisas. (1 Coríntios 12:11). Realmente, Jesus, em Espírito, comanda todos esses fenômenos. São João Evangelista nos manda examinar os espíritos manifestantes para sabermos se são bons ou maus (1 João 4:1). E como examiná-los sem praticar o espiritismo? Também Paulo (1 Coríntios 12:10) fala nas pessoas que têm o dom de discernir espíritos, o que não é fácil. O indivíduo tem que lidar e muito com os espíritos, se quiser mesmo conhecê-los.

         Como vimos, o espiritismo restaura de fato o primitivo e verdadeiro cristianismo, aquele anterior à instituição dos dogmas pelos teólogos!

         PS:

       Com alegria, cumprimento e parabenizo o Vittorio Medioli, pela recuperação de sua saúde e o retorno ao O TEMPO de sua tradicional e monumental coluna.

 

        Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.

      

Rio Orontes. Antióquia da Síria, atual Antakya, Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP