Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 15 de março de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/MARCO/15-03--2012.htm

 

 

 

 

Eu (não) conheci Benedita Fernandes

 

Artigo publicado no jornal Folha da Região,

Araçatuba,  SP,     quarta-feira,   14-03-2012

Página A2

Wilson Garcia

Recife, PE

 

 

O diálogo seguia interessante na sala quase escura daquele apartamento em Copacabana. Todos nós vivíamos a mesma surpresa de “Os Outros”, mas, então, o filme “Os Outros” não existia ainda.

Chegamos ao apartamento da médium e amiga Dolores Bacelar pelas 16 horas, e a reunião em torno da mesa de jantar só foi ter início pelas 18 horas, pouco mais. Sem intenção de parodiar, éramos seis. Eu, Jorge Rizzini, Primavera (a filha), Dolores, Sônia e Luiz, o marido da médium.

A surpresa já se deu por conta do convite. Não cogitamos disso quando nos dirigimos ao local, nem mesmo quando Dolores, pelo telefone, me pedira para ir ao seu encontro no Rio de Janeiro.

Mas, analisando bem, é pura ingenuidade não perceber que o convite de um médium para um encontro reservado é quase cem por cento a convocação para o diálogo com o invisível.

Quando percebemos já era tarde, ou melhor, cedo, bastante cedo, agradavelmente cedo para este encontro inusitado. Cresceu a expectativa, pois, quando se descobre que um ágape nos espera e não se sabe quais iguarias estarão na mesa, a imaginação cuida de preencher o espaço interior. E de expectativas e surpresas caminhamos o tempo todo. Ali, naquela sala que mais parecia um jardim de inverno, florido, cálido, perfumado.

Alfredo, o querido espírito de longa data mentor de Dolores logo se fez anunciar, sério e fraterno, a garantir-nos uma noite de deliciosos manjares espirituais.

Durou pouco sua fala; apenas o tempo necessário para informações gerais. Foi então que ouvi pela primeira vez a voz de Leopoldo Machado, o admirável trabalhador da causa espírita, entusiasta dos movimentos juvenis.

Dar-me-ia por plenamente feliz se nada mais houvesse. Leopoldo estava ali, em espírito e fluidos, já que não posso falar de corpo e alma. Foi um diálogo solto, descontraído e vibrante, tão bom que não vimos o tempo passar. Lá se foram cerca de 40 minutos, ocupados com histórias dos idos de sua vida na Terra, a conduzir a mensagem espírita abraçada com grande convicção.

– Eu vou – disse antes de partir – mas vem aí alguém que me superou em vida, com sua simpatia, sua garra, sua obra.

Ela chegou sorrindo, quase cantando, dir-se-ia. Chegou achando graça das palavras de Leopoldo, caçoando dele e pedindo para darmos desconto aos elogios que ele fizera à pessoa dela. Era Benedita Fernandes.

Pouco, então, eu sabia dela. Jamais imaginei encontrá-la. Sua história me soava distante, como estória de pessoas que venceram grandes dificuldades, mas só. Eu admirava Cairbar Schutel, João Leão Pita, tive o prazer de ouvir Herculano Pires depois de ter lido livros dele, tinha orgulho de privar da amizade de Deolindo Amorim, mas Benedita Fernandes não me tocara, sequer fazia parte do meu rol de representações imaginárias.

Ouvi-la, no entanto, ali, em espírito, depois dos rasgados elogios de Leopoldo, das revelações que ele fizera sobre sua vida, suas desditas, seu encontro, sua amizade e – fez questão de registrar – sua luta de superação exemplar, pois que negra e pobre nascera, e obsidiada se tornara, aquilo dito por Leopoldo com tanto vigor me abalou profundamente.

Quando Benedita assume as cordas vocais de Dolores e fala com tanta ternura, na cândida simplicidade de quem tem uma história de vida invejável, não pude deixar de perceber o quanto aquela noite se tornaria inesquecível para mim.

Não sei dizer o que era mais importante naquela hora: se o exemplo de Benedita ou se suas palavras de incentivo para que todos nós prosseguíssemos convictos do bem pelo bem.

Quando a reunião, mais tarde, bem mais tarde, chegou ao fim, eu estava certo de uma coisa: se não conheci Benedita enquanto no corpo físico, conheci dela o melhor que ela tinha a oferecer, como espírito.

Isto é Espiritismo. Impagável.

 

Wilson Garcia é escritor e ex-diretor da USE (União das Sociedades Espíritas) do Estado de São Paulo. Descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha da Região.

 

D. Benedita Fernandes conversando com dois amigos

 

 

 

Registro. Simpósio de Comunicação em Goiás

Goiânia, GO

 

A Federação Espírita do Estado de Goiás promoveu o 1º. Simpósio de Comunicação Social Espírita de Goiás, no dia 10 de março, em Goiânia, com atuação de Merhy Seba (Coordenador da Área de Comunicação Social das Comissões Regionais do CFN), Yasmin Madeira (Rio), Fábio Peluzo (Rio) e do diretor da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho. Compuseram a mesa: o presidente e o vice-presidente da FEEGO, respectivamente, Cauci Roriz e Aston Brian Leão, e o diretor de comunicações Lucas  de Pádua Mendes Gonçalves. In­formações: www.feego.org.br, [email protected]; www.febnet.org.br

 

Palestra por César Perri e Mesa do Simpósio de Comunicação Social Espírita em Goiânia, GO

Palestra por Merhy Seba no Simpósio de Comunicação Social Espírita. Goiânia, GO

 

 

 

Registro. Palestra com Divaldo Pereira Franco- 13 de março de 2012

Maringá, PR

 

Maringá/PR - 13 de março de 2012.

Divaldo Pereira Franco, após realizar trabalhos doutrinários em alguns países da América do Sul e nos Estados Unidos da América, e tendo chegado em 12 de março em Salvador/BA, onde reside, já se encontra em franca atividade no Estado do Paraná. Por cancelamento de diversos vôos por parte das operadoras aéreas, Divaldo não pode estar em tempo hábil para sua atividade em Maringá. Incansável e dando testemunho de amor à causa que abraçou e à Doutrina Espírita, Divaldo chegou em Maringá às 23h40min, após cumprir

escalas aéreas. Com o Teatro Marista lotado, um público de mais de 1.600 pessoas, e no impedimento absoluto da presença de Divaldo Franco, o Dr. Francisco Ferraz Batista, Secretário da Comissão Sul da Federação Espírita Brasileira e 1º Vice-Presidente da Federação Espírita do Paraná, proferiu a

conferência programada, abordando o tema As cinco alternativas para a Humanidade. O público, dando mostras de muita atenção, interagiu com o conferencista Francisco Ferraz, muito aplaudido em sua lúcida e brilhante exposição.

 

TEXTO:Paulo Salerno

Abraços,

Jorge Moehlecke

 

(Texto e fotos recebidos de Jorge Moehlecke)

 

Acima, dr Francisco Ferraz Batista em sua fala e público

O orador dr. Francisco, de terno mais à esquerda  e a equipe do livro em Maringá, PR

 

 

 

Café da Manhã com conferência sobre “Prevenção do Suicídio

Cidade da Guatemala, Guatemala

 

DESAYUNO-CONFERENCIA

“PREVENCIÓN DEL SUICIDIO”

Domingo 1 de abril 2012

8:30 a.m.

Invitación Cordial a compartir un delicioso desayuno junto a tu familia y/o para celebrar un cumpleaños de nuestros seres queridos escuchando una conferencia que nos ayudara a ser mejores cada día.

Los Esperamos en el Restaurante La Estancia Calzada Roosevelth   22-50 zona 7  Ciudad, Guatemala.

    Valor del desayuno : Q60.00

 

ESTE 1 DE ABRIL INICIA EL SEMINARIO SOBRE EL TEMA "EL SUICIDIO" LOS DIVERSOS TEMAS DEL SUICIDIO SE EXTENDERÁN EN EL DESAYUNO- CONFERENCIA DE MAYO Y JUNIO.

 

Eres siempre bienvenido porque tu eres importante para nosotros.

Si puedes te agradeceríamos divulgar la información y/o invitar a tus amigos, compañeros de trabajo y familiares, Gracias!

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad

http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

 

(Informação recebida em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

Seminário Médico-Jurídico-Espírita

Santana do Livramento, RS

 

(Informação recebida em email de Nery de Lima Pereira [[email protected]])

 

 

 

Tarde Espírita com Tadeu, de Araxá

Guarujá, SP

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Seminários com Drs. Marlene Nobre e Régis de Morais no CEAK

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Roteiro de palestras com Carlos Alberto Braga Costa

Aparecida D’Oeste e Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jane Maiolo)

 

 

 

Palestra “Filhos da Dor” com Dr. Vilson Disposti abordará Prevenção e Tratamento de Dependentes de Drogas. Ilha Solteira, SP

 

 

(Informação recebida em email de Neiva Paggioli de Carvalho)

 

 

 

Palestra com Reinaldo Di Lucia no C.E.E. Herculano Pires

São Paulo

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Arthur Chioro [[email protected]])

 

 

 

 

Lançamento de livro com palestra e autógrafos no

 G.S. Maria de Bethânia. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de assessoria mundomaior [[email protected]])

 

 

 

34ª. Comelesp- Confraternização de Mocidades Espíritas do Leste do Estado de São Paulo. Cubatão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Seminário: “O Despertar da Consciência”

Suzano, SP

 

Seminário 24/06/12 -  c/ Eq.O Despertar da Consciência na cidade de Suzano/SP:

 

- Horário: 15hs as 20hs - Domingo

- Sem necessidade de inscrição e taxa - gratuito

- Pede se 1 kg de Alimento não perecível

 

 

15hs - Abertura - Prece Inicial

15h20 - Parte Musical (cantora Monica Albuquerque de Sorocaba/SP)

15h45 - Palestra com o Psicologo Espírita Mário Mas - Tema: Amadurecimento Psicologico

 

16h45 – Intervalo

 

17h10 - Parte Musical - cantora Monica Albuquerque de Sorocaba/SP

17h45 - Palestra com o Expositor Sebastiao Camargo – Tema: Amor Incondicional – O Caminho para a autoiluminação

 

18h45 - Perguntas e Respostas para os dois expositores

19h30 - Parte Musical / - cantora Monica Albuquerque de Sorocaba/SP

19h45 - Prece Final

19h55 - Encerramento

 

Local: ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ESPÍRITA VINHA DE LUZ
RUA CIDADE DE DIADEMA, 284 - PARQUE MARIA HELENA - SUZANO – SP

Informações: com Adriana (11)4747-2428 ou (11)7287.7502

 

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

Livro “O Vôo da Garça”  vai para sua 3ª. Edição

Pedro Leopoldo, MG

 

Ismael, paz e alegria no seu coração.

O livro O Voo da Garça lançado no dia 08 de julho de 2010 está entrando em sua terceira edição.

E a sua leitura, transitando entre o acadêmico e o poético, nos faz imaginar o nascimento de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, o missionário do  bem e da caridade "trazendo amor e compaixão e transformando as noites de muitos aflitos e angustiados em dias ensolarados de esperanças e alegrias"

Falar sobre a humanidade de Chico Xavier é falar em ética, solidariedade e respeito pelas diferenças.

Jhon Harley 

 

Revoada de Garças. Divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais rumo a Uberaba. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra “O Jovem e os Conflitos Existenciais”

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Jaime Khoury [[email protected]])

 

 

 

1ª. Noite da Pizza no C.E. Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em emails de Rosana [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Leia a Newsletter da Folha Espírita

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://folhaespirita.com.br/news/03_2012.html

 

 

 

 

Leia o Jornal Espírita de Uberaba

 

Acesse aqui:

http://www.jornalespiritadeuberaba.com/EDI%C3%87%C3%95ES%20ANTERIORES/JORNAL%20ESP%C3%8DRITA%20DE%20UBERABA%20N%C2%BA%2066.pdf

(Informação do site e emails de Regina Bachega;  Aguinaldo Almeida [[email protected]]; Otavio Cunha)

 

 

 

Leia o boletim do SEI – Serviço Espírita de Informações

 

Acesse aqui:

http://www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=364

 

 

(Informações da lista Abrade e site)

 

 

 

67º. Fórum do Comitê da Cultura de Paz- Alta Noroeste Paulista

Araçatuba, SP

 


 

 

  

 

  

67º Fórum do Comitê da Cultura de Paz -  Alta Noroeste Paulista

 

 

CRISE DE VALORES – Uma Reflexão da Atualidade

 

Ao olharmos atentamente para a qualidade dos nossos relacionamentos enquanto membros de um mesmo espaço, cidade ou grupo ao qual pertencemos, chegamos a uma triste constatação: vivemos uma crise valores,  que implica em inversão, perversão e desgaste dos mesmos.

O individual e o particular como interesses que se sobrepõem ao coletivo e ao comunitário; a indiferença e a falta de comprometimento com as causas maiores; o outro como o distante e até estranho. Medo, fechamento, preconceito, enfim, caminhos de isolamento e apatia cada vez maiores.

Ao abordar  o tema da crise de valores, não tenho a pretensão de seguir um viés religioso, no sentido de doutrinar ninguém. Todavia, não poderei deixar de considerar a idéia de compaixão, tão preciosa ao pensamento cristão e certamente tão presente e importante em todas as grandes tradições religiosas, bem como na consciência de qualquer pessoa que se preocupe com o presente e o futuro da humanidade.

Creio que um passo muito importante, imprescindível para a construção de cultura de paz é o exercício da compaixão, não como expressão de uma filantropia formal, mas como comunhão , empatia e compartilhamento de causa comum.

 

José Carlos Guabiraba de Oliveira – sacerdote católico, pertence à Diocese de Araçatuba e desde 2000 é pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida – Araçatuba – SP.

 

           

        IMPORTANTE: APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) NA PORTARIA

 

 

ENTRADA FRANCA 

 

 

20 de março de 2012

 3ª feira – 19h

 

 

Local: Sede da Folha da Região

Rua Joaquim Fernandes – 445

Araçatuba - SP

Informações: Interação - 3622.7053

e.mail: [email protected]   

Realização: Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Década da Cultura de Paz

www.comitepaz.org.br

                

(Informação recebida em email de Elisa Malacrida [[email protected]])

 

 

 

O Clarim no facebook

 

Acesse:

http://www.facebook.com/pages/Casa-Editora-O-Clarim/315203198534802

 

 

 

 

Quando todos colaboram...

Num tranquilo e feliz bairro de subúrbio, onde as casas têm cercas com arranjos de flores, há uma única casa sombria e cujo jardim está morto.

Os vizinhos não têm conhecimento disso, mas ali se encontra o esconderijo secreto de um vilão assustador chamado Gru, que planeja o maior golpe do mundo: ele vai roubar a lua.

Gru acredita que pode vencer qualquer um que cruzar o seu caminho. Isso até o dia em que conhece as garotinhas órfãs Margô, Edith e Agnes.

Elas são as únicas que conseguem ver naquele homem o que ninguém jamais viu: um pai em potencial. E o amor delas mostrará o ser bom que ele é.

Este é o enredo de um desenho animado, traduzido ao idioma português como meu malvado favorito. Parece mais ser uma obra para adultos, tal a profundidade dos ensinamentos.

Ali colhemos, entre tantos, um detalhe deveras interessante. Ocorre que, em determinado ponto da sua estratégia para roubar a lua, Gru se vê sem recursos.

Triste, ele vai até os seus subordinados e confessa estar falido. O banco não lhe dera mais crédito e ele não dispõe de dinheiro para continuar o projeto.

Há tristeza e desencanto na sua voz. Ele é um homem derrotado, fracassado, cujo mais arrojado projeto jamais poderá ser executado.

Exatamente neste momento, adentram o local as três meninas. Gru fala, com leve tom de irritação, que aquela é uma reunião de negócios.

Então Agnes, a menorzinha, de olhos grandes e expressivos, demonstrando que entendera toda a problemática, sorri e ergue seu cofrinho.

É o suficiente. Logo, um dos ajudantes de Gru entende a mensagem e ergue uma nota. O contágio da doação é geral. Cada qual mostra o que tem e está disposto a contribuir.

Por fim, reúne-se o necessário para dar andamento ao projeto.

As imagens são rápidas e engraçadas. Mas o importante a se registrar é o gesto da pequena Agnes.

Ela não tem ideia de quantos mil ou milhões são necessários para concluir o projeto de Gru. Nem cogita ser uma loucura querer roubar o satélite da terra.

Ela se dispõe a contribuir com as moedinhas do seu cofre. E, em total desprendimento, as oferece.

*   *   *

Pensemos em quantas vezes observamos situações difíceis, criaturas em dificuldades e paramos no muro do não tenho condições de ajudar.

Mas, o importante é ofertar o que se pode. O gesto inicial de alguém desencadeia o contágio do bem e, logo, outros tantos se dispõem ao auxílio.

Por isso, da próxima vez que você tiver à frente uma dificuldade de alguém e desejar auxiliar, não detenha o gesto. Ofereça o que tiver.

Mesmo que isso seja somente a solidariedade de um abraço a dizer: estou contigo!

Ou o ombro amigo para que o outro possa encharcá-lo com lágrimas.

Ou você pode iniciar uma campanha, depositando o primeiro real.

Pensemos nisso.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 13.03.2012.

 

 

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP