Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  terça-feira, 01 de julho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. Este trabalho é  voluntário e totalmente gratuito. Editado e postado em São Paulo, SP, por  Ismael Gobbo [email protected].

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

1974

 

 

 

A Copa do Mundo FIFA de 1974 foi a décima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 13 de junho até7 de julho de 1974.

O evento foi sediado na Alemanha Ocidental, tendo partidas realizadas nas cidades de Hamburg, Hanover, Gelsenkirchen,Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Berlim Ocidental, Munique e Stuttgart.

quinze seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 9 delas europeias (Alemanha, Iugoslava, Escócia, Holanda, Suécia, Bulgária, Polônia e Itália), 5 americanas (Chile, Brasil, Uruguai, Argentina eHaiti), 1 africana (Zaire) e 1 oceânica (Austrália). As seleções da Alemanha Oriental, da Austrália, do Haiti e do Zaire faziam sua primeira participação na competição.

A edição teve duas grandes goleadas: Haiti 0 a 7 Polônia e Iugoslávia 9 a 0 Zaire, sendo esta última, junto a Hungria 9 a 0 Coreia do Sul (em 1954) e Hungria 10 a 1 El Salvador (em 1982), a maior goleada em Copas do Mundo.

A Copa de 1974 contou com grandes jogadores, como Grzegorz Lato e Kazimierz Deyna da Polônia, Jairzinho e Rivellino do Brasil, Arie Haan, Willem van Hanegem, Ruud Krol, Rob Rensenbrink, Johnny Rep, Johan Neeskens e Johan Cruijff da Holanda e Sepp Maier, Berti Vogts, Paul Breitner, Hans-Georg Schwarzenbeck, Gerd Müller, Wolfgang Overath e Franz Beckenbauer da Alemanha, sendo Cruijff e Beckenbauer considerados dois dos melhores futebolistas da história do futebol mundial.

A grande revelação desta copa foi a Seleção Holandesa de Futebol, que, sob a batuta de Rinus Michels, voltou à copa após 36 anos de ausência, desde a sua segunda participação, em 1938, na França, utilizando como bases o AFC Ajax, campeão mundial interclubes em 1972, e o Feyenoord, campeão mundial interclubes em 1970.

A seleção era conhecida como "Laranja Mecânica" e "Carrossel Holandês", devido à tática de Michels de alternar os jogadores em suas posições. O destaque dessa equipe era Johan Cruijff, que atuava bem tanto na defesa, quanto no meio-campo ou no ataque. De longe, era a seleção favorita ao título, tanto por seu modo atordoante de jogar futebol quanto por ser responsável pela eliminação da seleção brasileira, que defendia o título, e contava com jogadores que atuaram na Copa de 1970, como Jairzinho e Rivellino.

A final da Copa do Mundo FIFA de 1974 foi disputada pela Holanda, que havia eliminado a Argentina, a Alemanha Oriental e o Brasil; e a, que havia eliminado a Iugoslávia, a Suécia e a Polônia. A partida foi realizada em 7 de julho às 16h, no Estádio Olímpico de Munique, com um público estimado em 75 200 pessoas. Sob o apito do árbitro inglês Jack Taylor, Johan Neeskens abriu o placar de pênalti, mas a Alemanha Ocidental virou placar, terminando a partida em 2 a 1. O capitão e melhor jogador alemão Franz Beckenbauer levantou a taça do segundo título da Alemanha Ocidental.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1974

             Acesso em 30/06/2014, às 8 hs.

 

Johan Cruiff (centro) disputando a bola com Uli Hoeneb (direita), na final.

Fonte da imagem:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1974

Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo de 1974.

Foto exposta no Museu do Futebol, em São Paulo, Brasil.

Estádio do Pacaembu onde funciona o Museu do Futebol. São Paulo, Brasi. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Ação ponderada

 

 

 

Pequena análise do comportamento humano nos permite perceber o quanto somos capazes de muito reagir e de pouco agir.

Basta uma pequena rusga no trânsito, alguém que altere a voz em uma discussão, e a reação acontece.

Ou ainda, que alguém nos trate rispidamente, ou que falte com a polidez para conosco para que desencadeie uma imediata reação em nós.

Reagimos de maneira impulsiva, algumas vezes, até violenta, e, consequentemente, impensada.

Reagimos, de súbito, para logo mais percebermos que poderíamos ter agido diferente.

Qual animal ferido ou acuado, reagimos para nos defender, sem analisar, refletir ou pensar.

Assim se dá porque vinculados a comportamentos ancestrais, trazemos o ímpeto de reagir, por impulso, por instinto, sem raciocinar.

E, somente depois, a razão nos convida a avaliarmos as consequências do que foi dito, ou a maneira como nos comportamos.

Por outro lado, somos sempre vítimas de nossas reações, enquanto a ação nos permite tomar a atitude que escolhemos, o procedimento que achamos mais adequado.

Se a reação é instintiva, a ação é racional e reflexiva.

Se ao reagir não nos damos conta ou não nos apercebemos do estrago que podemos causar, o agir é analisado e pensado.

Dessa forma, se já percebemos que nossa reação gera muito mais dificuldades e problemas do que soluções e tranquilidade, faz-se hora de trocarmos a reação pela ação.

Por exemplo, se fazemos silêncio quando alguém nos dirige impropérios, é a ação da paz que foi nossa opção.

Fácil seria revidar na mesma moeda, reagir da mesma forma.

Desafiador é evitar a armadilha da reação e, lucidamente, optar pela clareza da ação.

Se alguém nos aborda de maneira grosseira, e respondemos com gentileza, paciência e calma, é a ação da nossa compreensão para com o outro.

Talvez fosse mais fácil, pela força do hábito, nos comportarmos com reciprocidade, devolvendo a grosseria que recebemos.

Porém, o grande desafio é deixar de reagir, escolhendo o agir, que gerará sempre melhores resultados, posto que é fruto do equilíbrio e da reflexão.

E a transformação do nosso comportamento acontecerá paulatinamente e será o resultado da disciplina no pensar, que gera o hábito da reflexão, culminando pelo desarmar de nossas atitudes.

Portanto, já não mais vítima das palavras rudes, do comportamento infeliz ou da atitude impensada.

Que a análise e reflexão de nossas atitudes possam fazer com que, aos poucos, a reação ceda lugar a ações, pautadas em um comportamento de paz, lucidez e fraternidade.

*   *   *

Quando reagimos, revidando ofensas, agressões, descuidos alheios, passamos a sintonizar com quem as produziu.

A partir daí, mantemos uma interdependência psíquica, que nos aprisiona em nuvens mentais de sentimentos malsãos, que somente nos prejudicam, física e espiritualmente.

Optemos sempre pela ação ponderada e gozemos de saúde, de tranquilidade, vivendo sem sintonia com aqueles que ainda transitam pelas faixas da inconsequência ou da maldade.

Façamos isso e nos sentiremos leves, felizes, plenificando-nos com as celestes bênçãos.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 30.6.2014.

 

 

Pássaros ao sol no leito do Rio Ádige, Verona, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Não é Deus que nos salva e menos ainda o sangue de Jesus

 

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

    Podemos dizer que Deus nos salva no sentido de que Ele é a causa primeira de todas as coisas ou o fundamento de tudo e até das trevas. “Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal, eu o Senhor faço todas estas coisas” (Isaias 45: 7).

   E não poderia haver outras causas das coisas, se não houvesse a primeira causa. Ela é como a lei da inércia da física, segundo a qual os corpos permanecem em repouso, se não houver uma ação inicial que os movimente.

  As religiões recebem influências umas das outras. E o judaísmo e o cristianismo, inclusive a Bíblia, receberam-nas das religiões chamadas pagãs e mitológicas, principalmente das do Oriente Médio.

   Os espíritos humanos são deuses na mitologia e na Bíblia. (Salmo 82: 6; 1 Samuel 28: 13; e João 10: 34). Assim, todos nós e também Jesus, o Dirigente da Terra, somos deuses, sim, mas relativos. O Deus verdadeiro e único, que Jesus disse ser nosso Pai e Dele, é Deus absoluto e é aquele que os orientais dizem que Ele é tão grandioso, que não podemos dizer nada sobre Ele.

   E os orientais são mesmo politeístas? Eles creem em muitos deuses relativos, para nós os espíritos de Jesus e dos demais seres humanos, mas num Deus único e absoluto: Brâman. Sua crença é semelhante à nossa: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (1 Timóteo 2: 5); e “Todavia para nós há só um Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por ele.” (1 Coríntios 8: 6).

    Como os sacrifícios feitos pelos seguidores das religiões do Oriente Médio eram agradáveis aos deuses relativos (espíritos humanos, mas atrasados), esses sacrifícios se tornaram uma prática comum daquelas religiões, pois seus adeptos pensavam que tais deuses fossem do bem ou evoluídos. E essa crença influenciou o judaísmo, o cristianismo e a própria Bíblia.

     E lembremo-nos de que o Deus único e verdadeiro, o Pai de Jesus e de todos nós, é também o Pai dos espíritos (Hebreus 12: 9). Ele não aprecia sacrifícios, menos ainda de sangue!  Aliás, para o que seria útil a Deus o sangue derramado, antes de animais e depois de Jesus? O que Deus iria fazer com esse sangue todo lá no mundo espiritual? E o de Jesus, então? Será que Deus, gostando tanto desse sangue, iria colocá-lo numa câmara frigorífica para conservá-lo?

    Deuses ou espíritos atrasados vampiros gostam de sangue. E uma das piores ideias que poderíamos fazer de Deus é a de que Ele seja também um espírito vampiro!

    A passagem pela porta estreita simboliza a nossa salvação ou libertação. E se é pelo esforço nosso que passaremos por ela, não é Deus, pois, e menos ainda o sangue de Jesus que nos salvam, mas a vivência do evangelho. Ademais, Temos livre-arbítrio para passarmos por ela quando quisermos. E Deus respeita religiosamente o nosso livre-arbítrio, pois Deus é perfeito!

     Ensinou Jesus que Deus quer verdadeiros adoradores, ou seja, aqueles que o adoram em Espírito e verdade. (João 4: 24).

      Oseias profetizou: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício...”. (Oseias 6: 6). E, realmente, o Mestre dos mestres o confirmou (Mateus 9: 13): “Misericórdia quero, e não holocaustos...”.

 

 

(Texto recebido em email de José Reis Chaves)

Estátua do profeta Isaias na área externa do  Museu de Arte Sacra em São Paulo.

Réplica do original de Aleijadinho. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro.  Encerramento do 8º. Encontro Espírita Boliviano

Sanata Cruz de la Sierra

 

O dia 29 de junho é o dia de fechamento do 8 Encontro Espírita Boliviano.

Os expositores deste dia apresentaram os temas propostos pela diretoria do evento. Alberto Almeida falou de Jesus, o psicoterapeuta integral. Jorge Berrio sobre as bem-aventuranças e Simoni Privato contou sobre a vida de José Maria Colavida, cognominado o Kardec espanhol.

Na parte da tarde, às 14 horas, os oradores atenderam às perguntas dos presentes e na sequência, Divaldo Pereira Franco iniciou o seu seminário Jesus – O guia e modelo da humanidade.

*

Em suas palavras iniciais Divaldo falou que todo o ensinamento de Jesus leva ao auto-amor, porque o amor é a expressão da divindade em nós. Que a melhor maneira de amar é não se comprometer com o mal. Respeitar-nos é amar-nos. Deste ponto adiante, o indivíduo ama a seu próximo respeitando-lhes seus níveis de consciência. Lembrando as bem aventuranças e o sermão do monte, fez a ponte para os ensinamentos morais aí contidos, sempre recordando a grandeza de Jesus por reunir em suas prédicas os ensinos essenciais à construção da própria felicidade. Recorda as parábolas do Evangelho e narra com emoção a do Bom Samaritano. Em dado momento diz que o infeliz não é a vítima de qualquer atitude má, mas o que a pratica. A morte não é transformadora de maus em boas pessoas, segue-se como viveu. A sabedoria de Jesus seria alterada pela espada dos que tinham seus interesses no mundo.

Acontece aqui o intervalo...

Não há como não amar a Divaldo, ele recebe a todos os presentes com a ternura das palavras que acaba de pronunciar, dá atenção e distende a mão amiga, o sorriso e isso faz-nos amar a Jesus, por que Divaldo é a própria expressão do Cristo, ao nosso alcance, diante de nós.

No ar o clima de alegria fraternal e a irradiação dos bons espíritos que o acompanham e ao movimento espírita da América do Sul.

Aguardamos inundados de amor... o início da etapa final. – e eu vos escrevo a custo, mal contendo a emotividade.

Retorna o trovador da esperança. Divaldo narra a belíssima história da vendedora de perfumes de Irmão X, parábola que associa à realidade do Cristianismo na atualidade. Narra que após Constantino em 313, o Cristianismo de perseguido passa a perseguidor. Em 553, Justiniano realizou o segundo concílio ecumênico de Constantinopla, tirando dos códigos da Igreja, a reencarnação, condenando as obras de Orígenes. Pode-se matar o idealista, mas não as ideias.

Entretanto, as outras doutrinas reencarnacionistas do oriente, viajam na direção do ocidente e mesmo a Doutrina de Pitágoras têm espaço de divulgação aí.

O Espiritismo chega a seu tempo realizando a promessa de Jesus anotadas em João 14:16, o Consolador Prometido. Volta a reencarnação restaurada como a justiça de Deus e Jesus é proposto pelos Espíritos da Codificação Espírita como o Guia e Modelo da humanidade.

A terra é uma escola onde realizamos nosso crescimento moral.

Neste cenário, Jesus vem como a esperança para os traumas do egoísmo e do materialismo reinantes. Jesus foi descrucificado, está por todos os recantos como o grande pastor das almas. No lar, na rua, onde esteja qualquer um de seus irmãos.

Que todos façamos o que esteja ao nosso alcance para que a Paz, que não nos arrependamos de não haver feito o bem.

Que agradeçamos a Deus por tudo na vida e vivamos o amor em sua plenitude.

Divaldo termina sua maravilhosa apresentação com o poema da Gratidão.

*

Após homenagens aos expositores sob forte emoção neste congraçamento espiritual em Bolivia, o 8 Congresso Espirita Boliviano foi encerrado, com as palavras do seu presidente Marco Antonio Cardoso.

Dios nos bendiga.

 

  Texto: Públio Carísio de Paula

  Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

5º. Mês Espírita no C.E. Allan Kardec

Bento Gonçalves, RS

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Programações no IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

 

 

Copyright © 2014 Instituto Espírita de Estudos Filosóficos, All rights reserved.
Você recebeu este email por ter assinado nossa lista de novidades (
www.ieef.org.br)

Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

R. Mesquita, 789

São Paulo, SP 01544-010

Brazil



 

(Informações recebidas em email de Rose Moliterno)

 

 

 

Programação no C.E. Maria de Nazaré

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Informações do Mednesp 2015 a ser realizado em

Goiânia, GO

 

 

Associação Médico-Espírita de Minas Gerais

 

 

 

 

(Informação recebida em emails de Associação Médico-Espírita de Minas Gerais [[email protected]] e  de Rose Moliterno)

 

 

 

3º. Encontro da Educação e Cultura Espírita de

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Claudio Palermo)

 

 

 

Palestra musicada com Vansan no “Bezerrinha”

Guarulhos, SP

 

 

 

O Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes(Bezerrinha)
Situado à Rua Ilha Bela, 253 - Parque das Nações - Guarulhos - SP

Convida com muita alegria à receber conosco o querido Palestrante Vansan Costa, que irá apresentar lindamente o Evangelho Musical.

Incansável divulgador da Doutrina Espírita no Mundo através de seu Dom, vem nos encantar com muita harmonia.

BEM VINDO !!!

Dia 05/07(sábado) às 19h30.
Haverá vendas de CD´s.
SERÁ INESQUECÍVEL !!!
COMPAREÇA !!!

Colabore com a divulgação !!!

— com Vansan Costa.

Foto: O Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes(Bezerrinha)
Situado à Rua Ilha Bela, 253 - Parque das Nações - Guarulhos - SP

Convida com muita alegria à receber conosco o querido Palestrante Vansan Costa, que irá apresentar lindamente o Evangelho Musical.
Incansável divulgador da Doutrina Espírita no Mundo através de seu Dom, vem nos encantar com muita harmonia.
BEM VINDO !!! 

Dia 05/07(sábado) às 19h30. 
Haverá vendas de CD´s.
SERÁ INESQUECÍVEL !!!
COMPAREÇA !!!

Irene Soares – Comunicação/Divulgação

(Informação recebida em emails de Centro de Fraternidade Espírita Dr. Bezerra de Menezes (Bezerrinha) [[email protected]] e  de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

ANTÔNIO SIDNEI BALISTA, 

 

de S. José do Rio Preto - SP, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 02 de julho, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

 

 

Programações do Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

CAMPANHA PELA VIDA - CENTRO DE CULTURA ESPÍRITA

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, levou a cabo no Sábado, 28 de Junho de 2014, uma distribuição de desdobráveis e autocolantes humorísticos, alertando para a necessidade de preservar a Vida, não praticando o aborto, suicídio, pena de morte, homicídio, etc).

Os jovens, as crianças e monitores envergaram uma T-shirt alusiva à temática e, no parque D. Carlos I foram distribuindo os desdobráveis.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 

Fonte: CCE (C. Rainha)

--//--


DOIS CASOS DE REENCARNAÇÃO

Na sexta-feira, dia 4 de julho de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema DOIS CASOS DE REENCARNAÇÃO.

Com base numa investigação realizada pelo Eng. Hernani Guimarães de Andrade, serão apresentados dois casos de reencarnação, mostrando as fortes evidências que apontam para que essa possibilidade seja de facto uma realidade que pode ser inclusivamente investigada e demonstrada cientificamente.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Encontros com Herculano Pires.

Palestra com Alessandro Cezar Bigheto. São Paulo, SP

 

(Informações recebidas em email de Antonio Carlos Molina [[email protected]])

 

 

 

Palestra no GASF Eurípedes Barsanulfo

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

24º. Aniversário do LEAN

Natal, RN

 

ESTRADA DE CAIJPIRANGA N 1489  PARNAMIRIM    NATAL

 (Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

2º. Fórum Espírita de

Blumenau, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Pauline - Minha Evolução [[email protected]])

 

 

 

Registro. Palestra c/ Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli

Ilha Solteira, SP

 

29/06/2014
Centro Espírita Cairbar Schutel

Nossos agradecimentos a todos que deixaram seus lares na noite fria de ontem e foram nos alegrar e nos prestigiar.
Nosso muito obrigado ao amigo Aparecido Carvalho e a todos os trabalhadores e dirigentes desta Instituição pelo convite que nos foi reiterado.
Foram momentos de muita descontração onde podemos rever vários amigos: Sérgio, Cido, Marlene, Salatier e tantos outros que sempre nos recepcionam com muita carinho e atenção.
Grande abraço a todos!!

 

 

 (Informação recebida em email de André Luiz Zanoli)

 

 

Seminário com Valdir Monteiro e Iara Monteiro no

 G.F.E. José Xavier. Três Lagoas, MS

 

 

Valdir e Iara Monteiro

 

Convite Seminário

 

No Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier

Rua: Zuleide Perez Tabox nº 751 - Centro

 

Com Valdir Monteiro e Iara Monteiro

 

Dia 05 de Julho (Sábado) das 13:30 ás 17:30

 

Em vídeo com Onofre de Abreu, ex-presidente da União Espirita Mineira, comentário intercalado com a projeção de vídeo.

Tema: ‘’A caminho da Luz’’

 

Dia 06 de Julho (Domingo) das 8:30 ás 11:30

Tema: ‘’Espiritismo e sexualidade’’

Após será servido o almoço – Colaboração R$ 10,00

 

(Informação recebida em email de Flávio Soares)

 

 

 

Grupo Vocal União & Harmonia

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Vídeo de Seminário com Angélica Costa Maia em Onte Carmelo, MG:  “Os tempos são Chegados”

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=X0jwVyhcEjQ&feature=youtu.be

 

 

(Colaboração de Valdir e Iara Monteiro [[email protected]])

 

 

 

Rádio Fraternidade

 

http://www.RadioFraternidade..com.br

 

______________________________
MENSAGEM DA SEMANA:

Aprendendo as Lições do Amor (leia no final)
______________________________


Áudio  da semana:

Programa nº 01 - Estudando as Obras de Léon Denis - Produção: Willian Jacob - Introdução
https://www.youtube.com/watch?v=ljd9vOPGEME

Programa nº 01 - Grandes Vultos do Espiritismo - Frederico Figner
https://www.youtube.com/watch?v=feTvOr6k9LA

Canal Web Rádio Fraternidade no YouTube


(Colaboração de Regina Bachega)

 

 

 

19º. Arraia Nosso Lar

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Causas das aflições

 

 

 

 

Aylton Paiva (Lins, SP)

[email protected]

 

     “ Vendo as turbas, subiu ao monte. Após assentar-se, aproximaram-se dele os seus discípulos. ... Bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados.” – Jesus ( Mateus, cap. 5, vers. 1, 2 e 4) (1).

     Ao constatar tanto sofrimento, tanta dor e profundas aflições que acompanham o ser humano, em sua vida terrena, o Mestre Jesus afirmou que os aflitos seriam consolados.          

     Por sua vez, poeticamente assinala  Hernani T. Santana: “ Desde as eras mais remotas/ Foi tema sem solução/ O escopo da vida humana/ A dor ignota equação.” (2)

     Para haver consolo é necessário o  entendimento sobre a dor e as suas causas.

     Conhecendo essas causas é possível eliminar ou diminuir a dor, física ou moral, ou entendê-la, até mesmo, como um instrumento educativo em nossas vidas.

     Assim, temos causas de dor que nós mesmos geramos com a nossa falta de prudência, de controle emocional, de fé racional, de melhor conhecimento da própria vida.

     Consequentemente há causas de aflições que são atuais, isto é, demos origem a elas nesta existência física.

     Para outras causas de dor e sofrimento não podemos encontrar as suas raízes no tempo desta existência material.

     Primeiramente busquemos compreender as causas atuais, isto é , aquelas que nós as geramos e podemos reconhecer isso.

     Falta de previdência – não prever ou não considerar o que poderá acontecer quando tomamos determinadas atitudes. Por exemplo: desejamos comprar uma televisão, porém o valor dela vai além das possibilidades financeiras do nosso orçamento. Mesmo assim fazemos a compra em prestações. Quitamos as primeiras parcelas e não é possível pagar as outras. Passsado algum tempo, a empresa financiadora vem e leva o aparelho, pois legalmente, nesse tipo de venda e compra, o comprador têm o direito à posse e ao uso do bem, mas não tem a propriedade até que pague totalmente o valor do bem e o seu direito de propriedade seja-lhe outorgado.

     Lá vem a decepção, o sofrimento, provocando aflições.

     Esse exemplo serve para muitas outras ações em nossas vidas.

     . Falta de controle emocional – agimos de modo intempestivo, falamos o que não deveríamos falar;, usamos o tom alto e áspero de voz e outras reações mais graves.

 

 

     É óbvio que ninguém gosta de ser maltrado, espezinhado, agredido física ou moralmente.

     Um diálogo nesse clima nunca será produtivo, nem conduzirá ao bem.

      Busca do prazer em excesso e sem qualidade. Não há dúvida que todas as pessoas normais desejam o prazer. Todavia, o excesso do prazer pode se tornar causa de aflição, pelo sofrimento conseqüente que impõe.

     É inquestionável que a boa comida é fonte de prazer, mas, em excesso produzirá desconforto estomacal, intestinal e situações orgânicas mais graves.

     Também a qualidade do prazer que se pretenda deve ser ponderada. Usando o mesmo exemplo da comida, diríamos que a considerada boa comida, se estragada produzirá a aflição  mais ou menos, com graves desarranjos intestinais ou até mesmo o envenenamento.

     Muitos outros atos, gestos palavras impensadas podem gerar causas de aflições nesta vida.

     Viver com bom-senso, cautela, ponderação, respeito a si mesmo e ao próximo, eis o bom trilho para seguirmos na caminhada para a real felicidade.

Bibliografia:

     1. O novo testamento, tradução de Haroldo Dutra Dias – Ed. CEI

     2. Canções do Alvorecer – Hernani Santana – Ed. FEB

 

 

(Texto recebido em email de Aylton Coimbra Paiva)

Chegada ao sitio arqueológico da antiga Cafarnaum, em Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Pedido de Colaboração

 

Se te for possível repasse diariamente este email para os contatos de

suas listas de email. Ampliemos a divulgação. Grato. Ismael Gobbo

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]