Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 02 de julho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. Este trabalho é  voluntário e totalmente gratuito. Editado e postado em São Paulo, SP, por  Ismael Gobbo [email protected].

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

1978

 

 

A Argentina foi a sede da Copa do Mundo FIFA de 1978. As eliminatórias foram muito difíceis, pois tinham somente 14 vagas para as 97 seleções que as disputavam. A Copa estava evoluindo cada vez mais. Alemanha Ocidental, atual campeã e a seleção argentina, anfitriã, já tinham lugar assegurado. Seleções fortes como Uruguai, Inglaterra, União Soviética e Iugoslávia ficaram de fora do torneio. Por outro lado, Irã e Tunísia faziam sua estreia na competição.54 O Mundial em 1978 teve o mesmo formato da anterior, disputada na Alemanha Ocidental. Os Países Baixos encantaram o mundo novamente e se classificaram para a final ao serem os primeiros colocados do seu grupo na segunda fase. No outro grupo, a Argentina venceu o Peru num jogo suspeito, onde os argentinos precisavam vencer por quatro gols de diferença para se classificar à final, mas fizeram 6 a 0,55 deixando o Brasil de fora da final no saldo de gols.56 Na final, Mario Kempes abriu o placar pouco antes do intervalo. Os Países Baixos dominaram na segunda etapa e Dick Nanninga empatou faltando 8 minutos para acabar o jogo.57 Por pouco a seleção neerlandesa não vira, acertando uma bola na trave no fim do jogo. A partida acabou 1 a 1 e o campeão teve que ser definido na prorrogação. No tempo extra, Kempes, mais uma vez e Daniel Bertoni, sagraram a conquista do time argentino,58 que conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez.59 60 Os Países Baixos perderam sua segunda final de Copa seguida e em ambas as ocasiões para as seleções anfitriãs.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA

            Acesso dia 01/07/2014, às 10 hs.

Cartaz promocional da Copa do Mundo Fifa de 1978 disputada na Argentina

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1978

Seleção brasileira na Copa do Mundo de 1978 foi a 3ª. Colocada. A Argentina foi a campeã.

Foto exposta no Museu do Futebol, em São Paulo, Brasil.

 

Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Núñez.

Palco da final da Copa do Mundo de 1978, em Buenos Aires, Argentina..

.Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Monumental_de_N%C3%BA%C3%B1ez#mediaviewer/Ficheiro:002.Buenos_Aires_desde_el_cielo_(Estadio_de_River).JPG

 

 

 

Palavras aos enfermos

 

Pelo Espírito Neio Lúcio. Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Livro: Através do Tempo. Lição nº 18. Página 57.

Psicografia em reunião pública em 01/03/1950 no Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo - Minas Gerais.

 

Toda enfermidade do corpo é processo educativo para a alma.

Receber, porém, a visitação benéfica entre manifestações de revolta é o mesmo que recusar as vantagens da lição, rasgando o livro que no-la transmite.

A dor física, pacientemente suportada, é golpe de buril divino realizando o aperfeiçoamento espiritual.

Tenho encontrado companheiros a irradiarem sublime luz do peito, como se guardassem lâmpadas acesas dentro do tórax.

Em maior parte, são irmãos que aceitaram, com serenidade, as dores longas que a Providência lhes destinou, a benefício deles mesmos.

Em compensação, tenho sido defrontado por grande numero de ex-tuberculosos e ex-leprosos, em lamentável posição de desequilíbrio, afundados muitos deles em charcos de treva, porque a moléstia lhes constituiu tão somente motivo à insubmissão.

O doente desesperado é sempre digno de piedade, porque não existe sofrimento sem finalidade de purificação e elevação.

A enfermidade ligeira é aviso.

A queda violenta das forças é advertência.

A doença prolongada é sempre renovação de caminho para o bem.

A moléstia incurável no corpo é reajustamento da alma eterna.

Todos os padecimentos da carne se convertem, com o tempo, em claridades interiores, quando o enfermo sabe manter a paciência, aceitando o trabalho regenerativo por bênção da Infinita Bondade.

Quem sustenta a calma e a fé nos dias de aflição, encontrará a paz com brevidade e segurança, porque a dor, em todas as ocasiões, é a serva bendita de Deus que nos procura, em nome d´Ele, a fim de levar a efeito, dentro de nós, o serviço da perfeição que ainda não sabemos realizar.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Festa para os internos do Asilo-colônia de Aymorés, destinado ao tratamento de  portadores de hanseníase,

no final do ano de 1935. Jésus Gonçalves estava ali. Foto do acervo do historiador Jaime Prado, Bauru, SP .

 

 

Para desativar explosivos

 

                                              

Richard Simonetti

[email protected]

 

            Ouvistes o que foi recomendado aos antigos: “Não matarás” e “quem matar, estará sujeito a jul­gamento”. Eu, porém, vos digo que quem quer que se encha de cólera contra seu irmão, estará sujeito a julgamento; que aquele que disser a seu irmão: ‘Raca’, estará condenado pelo tribunal; e que aquele que lhe disser: ‘És louco’, merecerá conde­nação ao fogo do inferno. (Mateus, 5:21 e 22.)

            Sentenciando: Ouvistes o que foi recomendado aos anti­gos, Jesus refere-se às escrituras sagradas do Judaísmo, para citar determinado trecho que irá abordar. Em seguida, usando outra expressão: Eu, porém, vos digo, enunciava ensinos que alterariam substancialmente conceitos temporais superados pela sua moral ou dar-lhes-ia um alcance maior, oferecendo ao homem uma vi­são mais clara de si mesmo e uma responsabilidade mais bem definida em relação ao semelhante.

Aqui Jesus ensina que cometemos falta, não apenas quando matamos alguém, mas também quando nos encoleriza­mos contra o próximo, quando colocamos em dúvida sua sanidade mental ou quando o desprezamos, o que os judeus faziam pro­nunciando a palavra raca – que significava homem sem ne­nhum valor –, e enunciavam-na cuspindo de lado para deixar bem claro que a pessoa não merecia nenhuma consideração.

Embora fora do alcance da justiça humana, esse tipo de comportamento é de uma violência arrasadora,  capaz de matar, na vítima, o bom humor, a coragem, a alegria, a estabilidade íntima. Há indivíduos tão agressivos que conseguem aniquilar nas pessoas a própria vontade de viver.

Por isso, sempre que a nossa palavra se transformar em estilete agudo, contundente, a ferir o semelhante, estaremos en­quadrados como matadores do sossego alheio, a nos impor estágios depuradores de inquietação e angústia em penitenciárias interiores, situadas em nossa própria consciência.

Há quem diga: – Quando me exaspero com alguém é porque já me aborreceu ou prejudicou tanto, que feriu mortalmente mi­nha paciência.

Semelhante raciocínio revela total desconhecimento dos princípios evangélicos. Segundo Jesus, a base fundamental de nossa estabilidade íntima não é o que os outros nos fazem, mas o que fazemos aos outros. O mal atirado em nossa direção somente nos atingirá na proporção em que lhe oferecermos guarida e nos propusermos a usá-lo em revide.

Se alguém nos remete uma bomba pelo correio e souber­mos qual o conteúdo do pacote, seremos tolos se nos dispuser­mos a abri-lo. O mesmo acontece com as injúrias que nos fazem. São bombas perigosas, capazes de colocar em risco nossa própria saúde. Por que recebê-las, reagindo negativamente? A atitude mais acertada é a compreensão. Se procurarmos ver no remeten­te alguém certamente perturbado por problemas e desajustes que lhe inspiram tal agressividade, teremos condições para desativar a bomba, preservando o próprio equilíbrio.

Num conges­tionamento de tráfego, provocado por desarranjo em veículo à frente, será inútil ficarmos buzinando impacientes. Melhor será ajudar o motorista a resolver seu problema para que possamos prosseguir a viagem. O mesmo acontece no relacionamento hu­mano. Não raro as pessoas atravessam nosso caminho, estaciona­das na perturbação, trazendo-nos constrangimento e mágoa. Não adianta fazer soar buzinas de irritação. É fundamental usemos de compreensão e nos disponhamos a deixar o carro do melindre e do ressentimento, tratando de ajudar o companheiro, a fim de que nos libertemos.

Toda moral evangélica se funda num ponto essencial: nos­sa felicidade está subordinada não ao que recebemos, mas ao que damos. Aqueles que justificam sua agressividade, sua impaciên­cia, seus desajustes, atribuindo-os ao comportamento alheio, ain­da não aprenderam nem apreenderam nada do Evangelho.

 

Cristo Redentor. São José do Rio Preto, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

FEB na Guatemala

 

A Guatemala sediou eventos em sua capital e na cidade de San Marcos. Na noite do 27 houve recepção e saudações na sede da Escuela  Luz e Caridade e da Obra Assistencial Bezerra de Menezes. É também sede da Cadena Heliosophica Guatemalteca, membro do Conselho Espírita Internacional. Os eventos foram dirigidos por Edwin Bravo (também coordenador do CEI para América Central e Caribe) e contou com dirigentes, representando: El Salvador, Honduras, Cuba, México e o Brasil. Este, com Antonio Cesar Perri de Carvalho e Célia Maria Rey de Carvalho, respectivamente, presidente da FEB e 1º secretário do CEI, e, diretora da FEB. No dia 28 houve o IV Congresso Espírita Guatemalteco, em auditório da municipalidade de San Marcos. Esta cidade se localiza nos chamados altiplanos, onde há muitos descendentes dos mais que habitam as montanhas da região. Os representantes dos países citados e mais a Guatemala desenvolveram temas sobre a educação moral. Houve apresentações de crianças e jovens da região, relacionados com o tema. No dia 30 os representantes do Brasil e de Honduras retornaram à sede da Escuela da Cidade da Guatemala, onde fizeram palestras e atenderam a muitas perguntas. Todos os eventos foram transmitidos por um canal da TVCEI, e o Congresso também foi transmitido ao vivo por rádio do país. Veja também o Editorial (http://www.febnet.org.br/blog/geral/espaco-para-a-simplicidade ).

 

Congresso Guatemala-Mesa Países visitantes

Congresso Guatemala-Nativos  do Altiplano

Congresso Guatemala-Parte público

Escuela em Cidade da Guatemala-Dirigentes com visitantes

Escuela em Cidade da Guatemala-Saudações Países visitantes

Esculea em Cidade da Guatemala

 

 

Filme “Causa e Efeito”

Belém, PA

 

 

(Informação recebida em email de Eventos UEP . [[email protected]])

 

 

Registro. Jorge Berrio Bustillo na Semana de Divulgação da Doutrina Espírita. Lima, Peru

 

SEMANA DE DIVULGACION DE LA DOCTRINA ESPIRITA

Con Jorge Berrío Bustillo

 En el marco de la celebración del primer aniversario institucional de la Unión Espírita Kardecista, se inició la Semana de Divulgación de la Doctrina Espírita, que comprende desde el 30 de Junio al 5 de Julio. El Hno. Jorge Berrío Bustillo, médium y conferencista colombiano, Presidente de la CONFECOL, ha sido invitado especialmente para desarrollar el programa de actividades que comprende tres conferencias, una charla pública sobre el Evangelio Según el Espiritismo, un taller para trabajadores y dirigentes espíritas y una entrevista radial. Participa también en este aniversario, la Sra. Diana Burgos, representante del Centro de Estudios Espíritas Juana de Angelis de Cartagena de Indias, Colombia.

La primera conferencia “Tormentos Voluntarios” se desarrolló el lunes 30 de Junio, ante una numerosa asistencia que colmó las instalaciones del local del C.E. Joanna de Angelis. El Hno. Berrío se refirió al texto contenido en El Evangelio según el Espiritismo – publicación celebra este año el 150 aniversario de su lanzamiento – capítulo 5, ítem 23, por el Espíritu Fénelon. Esclareció que los tormentos, esas situaciones y experiencias que nos desequilibran, afligen y entristecen, vienen  a nuestra vida como lecciones que debemos aprender, y son resultado de las propias acciones, del propio orgullo y egoísmo que se traducen en tendencias, actitudes, temperamentos, vanas expectativas, apegos. Entonces, corresponde al ser humano reeducarse, despertar la conciencia y reflexionar para detectar las causas de las aflicciones y retomar el camino hacia la felicidad perfecta, que no se encuentra en la Tierra. La primera conquista será lograr el estado de paz interior: “la serenidad en medio de las tormentas de la vida ¿no es acaso la felicidad?” (Fénelon)  

El martes 1º de Julio se desarrollará el “Taller de obsesión”, a las 5:30 p.m., en el local del C.E. Joanna de Angelis, Manuel A. Fuentes 903, San Isidro.

Imagen integrada 1

 

 Imagen integrada 2

 Miembros de la Unión Espírita Kardecista: C.E. Padre Germán y C.E. Joanna de Angelis, rodeando al conferencista Jorge Berrío Bustillo.

 

Abajo: En primera fila, de izq. a der. Javier Mazzini-Secretario del CEJA, Jorge Berrrío-Presidente de la CONFECOL, Diana Burgos-Representante del CEE Juana de Angelis de Cartagena-Colombia, y David Ochoa-Presidente de CEPAG  

Imagen integrada 3

 

(Informação recebida em email de Union Espírita Kardecista [[email protected]])

 

 

Palestra com Cássio Branco de Araujo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Branco de Araujo)

 

 

Programação de palestras com Deusa Samú

Julho/2014

 

 

(Informação recebida em email de Beto [[email protected]])

 

Curso "O que é o Espiritismo" no Grupo Espírita Geam

São Paulo, SP

Curso "O que é o Espiritismo" (início 1/8/2014)

 

Curso "O que é o Espiritismo" no Grupo Espírita Geam (ao lado da estação do Metrô Carandiru, SP)

Dia primeiro de agosto, sexta-feira, às 19h30, estaremos no Grupo Espírita Geam, para abrir o curso intensivo (e gratuito) "O que é o Espiritismo". Das 19h30 às 21 horas, às sextas-feiras (1/8 a 28/11/2014), ao lado de outros expositores, aulas na rua Força Pública, 24 - ao lado da estação do Metrô Carandiru, zona norte da cidade de São Paulo. Mais informações e inscrições, tel.: (11) 2221-4028, após 14 horas. Facebook GRUPO ESPÍRITA GEAM.

 

(Informação recebida Consciência Espirita [[email protected]])

 

 

Palestras musicadas com Vansan

Promissão, Avanhandava e Penápolis, SP

 

D:\Meus documentos\fotos de palestrantes\Vansan.jpg

                                                                                                   

 

DIA 09/07 – QUARTA-FEIRA:- NÚCLEO “CHICO XAVIER” EM PROMISSÃO.

DIA 10/07 – QUINTA-FEIRA:- NÚCLEO “CHICO XAVIER” EM AVANHANDAVA.

DIA 11/07 – SEXTA-FEIRA:- ANFITEATRO MUNICIPAL “DR. MAURO FERREIRA GRAMA” EM PROMISSÃO.

DIA 12/07 – SÁBADO:- CENTRO ESPÍRITA “ALLAN KARDEC” EM PENÁPOLIS.

 

Haverá venda de CDs.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Programação de palestras espíritas com Manolo Quesada

Julho/2014

 

     

Manolo Quesada

www.manoloquesada.blogspot.com

(11)   5611-4554

(11) 98284-3337

 

(Informações recebidas em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

Palestras no Grupo Espírita Maria Vaz

Rio de Janeiro, RJ

 

PALESTRA:

 

DIA: 01/07/2014 ÁS 19:30 HS.

 

LOCAL:

 

GRUPO ESPÍRITA MARIA VAZ

(RUA IRAPUÁ, 306 - Penha Circular/RJ).

 

TEMA:

 

"A HORA DO ADEUS"

 

EXPOSITOR:

 

WANDERLEY A. ALVES

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Nova turma do ESDE no C.E. Luz, Fé e Caridade

Marilia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

Noticia do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse:

http://boletimsei.blogspot.com/2014/07/memoria-palestra-com-jeronimo-mendonca.html

 

 

 

Conhecendo o inimigo

 

 

 

Um filme de ficção científica apresenta uma guerra estelar num tempo futuro.

A tela de abertura da película traz um pensamento fascinante:

No momento em que eu verdadeiramente conheço meu inimigo, bem o bastante para derrotá-lo, nesse exato momento, eu passo a amá-lo.

Ora, como será que isso poderia se dar?

Como um sentimento de ódio se transformaria em amor?

Será apenas uma divagação tola do autor da ideia?

Não. Ela faz muito sentido e precisa ser analisada por nós, racionalmente e também pelos nossos sentimentos.

Primeiro, interpretemos tendo em foco os inimigos externos, adversários cruéis que, por vezes, surgem em nossas vidas.

Na medida em que nos debruçamos em conhecê-los em profundidade, para identificar seus pontos fracos, quem sabe, vamos descobrindo igualmente suas razões, seu lado humano, seu lado frágil.

Descobrimos que ninguém é completamente sórdido, que ninguém é completamente mau. Descobrimos que ali, do outro lado, por trás de uma carranca, aparentemente segura e implacável, existe uma alma em desespero.

Sim, o mal é uma doença, é a sombra que ainda não se fez luz e, à medida que vamos conhecendo melhor o outro vamos compreendendo seu lado, seus motivos, não para aceitar o mal; não, de forma alguma, mas para compreendê-lo.

Nesse momento em que conhecemos profundamente o adversário, a ponto de poder derrotá-lo, podemos principiar a amá-lo, pois conseguimos ver o mundo por seu olhar, conseguimos sentir o que ele sente e, num exercício de empatia intensa, saber como é estar ali, do lado de lá.

Nesse instante, o inimigo passa a ser o mal, propriamente dito, e não mais o nosso semelhante.

*   *   *

Mas, ainda podemos vislumbrar essa ideia de uma outra forma, mais brilhante ainda, trazendo para a análise nossos inimigos íntimos - as sombras que nos impedem de nos autoamarmos.

Lutamos contra nós mesmos e, quando saímos derrotados, a baixa autoestima, a depressão, a insatisfação, tomam nossas vidas a ponto de anular todas as nossas forças.

Porém, se entendermos a ideia de conhecer o inimigo, profundamente, a ponto de amá-lo, podemos colocá-la em prática igualmente na vida íntima.

Passamos a nos autoamar, porque nos conhecemos, sabemos dos nossos esforços, das nossas razões, da nossa luta, do quanto já somos melhores hoje do que fomos ontem.

Não nos vemos como inimigo de nós mesmos. Autoacolhemo-nos com carinho, com paciência e tolerância.

Não descuidamos de nós, pois descaso é autodesamor. Contudo, não nos sobrecarregamos de cobranças descabidas, de exigências exageradas, a ponto de nunca dar conta de nossas expectativas.

Quando conhecemos nosso lado sombra, profundamente, através do autoconhecimento, temos instrumentos para nos autoamar e não para nos derrotarmos.

Derrotamos o desânimo, a inércia, derrotamos a falta de confiança.

Vencemos a ociosidade, a tristeza, vencemos o pessimismo.

*   *   *

Pensemos, por fim:

Quem são nossos verdadeiros inimigos?

Será que estamos travando uma luta genuína quando pelejamos uns contra os outros?

Será que, em verdade, não estamos apenas projetando, lá fora, o que nos assusta tanto, aqui dentro?

Pensemos nisso...


Redação do Momento Espírita, com citação do
filme 
Ender´s Game, dirigido por Gavin Hood, baseado
na obra literária de Orson Scott Card.
Em 1.7.2014
.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Crepúsculo em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

Pedido de Colaboração

 

Se te for possível repasse diariamente este email para os contatos de

suas listas de email. Ampliemos a divulgação. Grato. Ismael Gobbo

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]