Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sábado, 05 de julho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. Este trabalho é  voluntário e totalmente gratuito. Editado e postado em São Paulo, SP, por  Ismael Gobbo [email protected].

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

1990

 

A Copa do Mundo FIFA de 1990 foi a décima quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 8 de junho até 8 de julho de 1990. O evento foi sediado na Itália, tendo partidas realizadas nas cidades de Milão, Roma, Nápoles, Turim, Bari, Verona, Florença, Cagliari, Bolonha, Údine, Palermo e Genoa. (Itália, Alemanha Ocidental, Bélgica, Inglaterra, Escócia, Áustria, Suécia, Iugoslávia, Espanha,Países Baixo africanas (Camarões e Egito) e 2 asiáticas (Emirados Árabes e Coreia do Sul).

As seleções da Costa Rica, dos Emirados Árabes e da Irlanda fazia Lineker, Paul Gascoigne, David Platt eIan Wright da Inglaterra, Ronald Koeman, Frank Rijkaard, Marco Van Basten e Ruud Gullit da Holanda eBodo Illgner, Andreas Brehme, Lothar Matthäus, Rudi Völler e Jürgen Klinsmann da Alemanha.

A Copa de 1990 entrou para a história como uma Copa de equipes defensivas, que jogavam apenas para alcançar o resultado. Apesar disso, também foi uma Copa de grandes goleadas, como EUA 1 a 5 Tchecoslováquia, e de grandes surpresas, como a vitória de Camarões sobre a Argentina logo na 1a rodada do Mundial.

A final da Copa do Mundo FIFA de 1990 foi disputada pela Argentina, que havia eliminado a Itália, a Iugoslávia e o Brasil; e a Alemanha Ocidental, que havia eliminado a Inglaterra, a Tchecoslováquia e os Países Baixos; a trajetória de 6 jogos dessas equipes teve 3 partidas resolvidas em disputas de pênalti e 3 em placares com um gol de diferença.

A partida foi realizada em 8 de julho às 20h, no Estádio Olímpico de Roma, com um público de 73 603 pessoas. Sob o apito do árbitro mexicano Edgardo Codesal, Andreas Brehme converteu uma penalidade - até hoje muito contestada - aos 40 minutos do segundo tempo, trazendo o terceiro título da Alemanha Ocidental em Copas do Mundo.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1990

 

 

Cartaz promocional da Copa do Mundo Fifa 1990

Exposição no Museu do Futebol, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Estádio Olímpico, Roma, Itália.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1990#mediaviewer/Ficheiro:2012-03-17_ITA_-_SCO_prematch.jpg . Acesso em 04/07/2014, às 7 hs.

 

Etrusco Único. Tipo de bola utilizada no mundial de 1990.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1990#mediaviewer/Ficheiro:World_Cup_1990_Football.jpg

 

 

 

Memória do Espiritismo: Parnaso de Além-Túmulo

 

 

(Matéria recebida em email de Leopoldo Zanardi)

Capa do livro Parnaso de Além Túmulo

Chico Xavier (D)  no ano de 1941,  na Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo, MG,

 recebendo visita de dama da sociedade paulista. Foto do arquivo de Geraldo Leão.

 

 

 

Ismael Gobbo (São Paulo, SP)

O Peregrino de Jesus

Chico Xavier psicogrando em Pedro Leopoldo, MG

Neste julho,  o seareiro,

em festa que o mundo requer,

brilha, impoluto, altaneiro,

Francisco Cândido Xavier.


Setenta e cinco janeiros,

De mediunato, obras mil,

exaltam os brasileiros,

o maior médium do Brasil.


De Pedro Leopoldo a Uberaba,

sua mão só grafou luz,

em renúncia que não se acaba,

sempre louvando a  Jesus.

 
Que o sol da paz ilumine,

a glória dos dias teus,

neste trabalho sublime,

herdado das mãos de Deus. 

(Esta poesia foi escrita na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, SP, no dia 11/05/2002,  como homenagem aos 75 anos do mandato mediúnico de Chico Xavier, comemorado em  08/07/2002. Enviei para a Folha Espírita para publicação. Chico desencarnou no dia 30 de junho de 2002 e a  poesia publicada pela  FE, na  edição de julho)

 

FOTOS DE ISMAEL GOBBO:  REPRODUÇÃO DE LIVRO DO TREM NA ESTAÇÃO DE PEDRO LEOPOLDO EM 1910; TREM HOJE; CENTRO ESPIRITA LUIZ GONZAGA; AÇUDE DO CAPÃO ONDE CHICO VIU EMMANUEL PELA PRIMEIRA VEZ; PLACA NO C.E. LUIZ GONZAGA; TOCA FITAS, XICARA, ÓCULOS, LAPIS E CADEIRA UTILIZADOS POR CHICO XAVIER NOS TRABALHOS, EXPOSTOS NO MEMORIAL CHICO XAVIER, NA UNIMED DE PEDRO LEOPOLDO; MATRIZ DE PEDRO LEOPOLDO; BUSTO DO PADRE SINFRÔNIO DEFRONTE DA MATRIZ. ALGUNS DIZEM QUE PADRE SINFRONIO TERIA PERSEGUIDO CHICO.  PRAÇA CHICO XAVIER E BUSTO NA PRAÇA EM PEDRO LEOPOLDO; COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ FUNDADA POR CHICO XAVIER E WALDO VIEIRA EM UBERABA, CIDADE PARA ONDE CHICO SE MUDOU NO ANO DE 1959 E  FACHADA DA  CASA DE CHICO EM UBERABA.  (FOTOS ISMAEL GOBBO).

 

 

 

Vitória Real

Artigo de Divaldo Franco publicado no jornal A Tarde em 03-07-2014

Quase 200 milhões de brasileiros estamos expectantes, vibrando pela conquista da láurea na Copa, que nos tornará hexacampeões de futebol. Todo o país experimenta as emoções nacionalistas de amor e de ternura pelo Brasil, projetando no mundo moderno com as suas belezas naturais, a gentileza e a jovialidade do seu povo, as conquistas tecnológicas, suas paisagens ricas pela variedade e exuberância e também pelo seu futebol – que poderia estar melhor!

Assevera-se, no entanto, que o importante é ganhar, qual aconteceu com os pênaltis contra o Chile, transformando o nosso goleiro de “azarão” em herói nacional.

Tudo, porém, pode acontecer nas próximas etapas. Se ganharmos, conforme todos anelamos, viveremos o triunfo e a alegria esfuziante que nos fará esquecer, por instantes, os sofrimentos acumulados pelos fatores de grande perturbação, ensejando-nos a catarse das angústias e os júbilos da vitória. Se, todavia, não conseguirmos a plenitude – que Deus se compadeça de nós! –, que tenhamos o valor moral de reconhecer a necessidade de prosseguir com a esperança em outras oportunidades que virão.

Seja qual for, porém, o resultado, deveremos aproveitar os júbilos que estamos experimentando para o jogo contínuo contra as más tendências, essas que predominam em nossa natureza animal, trabalhando os valores que dignificam, a fim de que nos sobreponhamos à violência, ao desrespeito aos direitos humanos, ao cumprimento dos deveres que nos convidam ao crescimento intelecto-moral, à legítima fraternidade e ao desenvolvimento político tanto quanto socioeconômico de toda a nação...

As conquistas de fora são efêmeras e necessitam que outros objetivos psicológicos nos permeiem as emoções, a fim de prosseguirmos irretocáveis. No entanto, as aquisições internas, as de natureza ético-moral permanecerão auxiliando-nos no crescimento interior para a vitória sobre as paixões e os sofrimentos que nos exaurem. O ser humano feliz é aquele que se conquista!

Divaldo Franco 


Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião em 03-07-2014

 

(Copiado do site da Mansão do Caminho)

Torcedores na Vila Madalena, em São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra com Suely Caldas Schubert

Araraquara, SP

 

 

(Informação recebida em email de Sandra Fiore)

 

 

 

Palestra  na FEESP com Edna Luiza Nobre

São Paulo, SP

 

CARTAZ - PALESTRA PARA OS PAIS - 05 DE JULHO 2014 -EDNA NOBRE - MEDIUNIDADE EM CRIANÇAS VERSÃO APROVADO PELA EXPOSITORA.jpg

 

(Informação recebida em email de Infancia Mocidade - FEESP [[email protected]])

 

 

 

Palestra no C.E. Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Registro. Palestra por Luiz Correa sobre os

104 anos de Chico Xavier. Murutinga do Sul, SP

 

Nesta quinta-feira, dia 3 de julho, o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho  esteve em Murutinga do Sul (SP), no Centro Espírita Aurélio Agostinho, localizado  no centro da cidade  casa espirita super lotada Luizinho se emocionou  e  na segunda-feira, 21 de julho, vai a Alfredo de Castilho (SP), no Centro Espírita Chico Xavier.  onde abordará, nos dois Centros Espíritas,  o tema:  “A vida e a missão de Chico Xavier.”

O jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, responsável pelo Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus e diretor dos Jornais Correio de Três Lagoas e Jornal Espírita de Três Lagoas, sempre viaja pelo Brasil, divulgando a vida de Chico Xavier.

Historia de Luizinho e Chico Xavier

            Nas palestras,  Luiz Corrêa conta que depois de sessenta dias da perda material da filha, foi aconselhado por amigos  a ir, com a família, a Uberaba, conhecer o médium mineiro. Chegaram numa quarta-feira e o Chico só trabalhava no sábado. Lembra que ficou de quarta-feira até sábado  muito desanimado, em frente à casa de Chico Xavier. Os vizinhos, com pena da família, orientaram para ficarem ao lado do portão, pois por ali o Chico parava e atendia a todos. Foi aí que eles ficaram num empurra-empurra, pois todos também queriam ver e falar com o médium. 

Luiz Corrêa ficou ali na esperança de falar com Chico, quando no sábado, às 18h30, seu filho adotivo, Eurípedes Higino dos Reis, saiu dirigindo o carro, quando Chico sorriu para ele, mandou o filho parar e lhe perguntou porque chorava. Ele respondeu que havia perdido a filha. Chico perguntou:  “Como ela se chama?” 
“Elaine”, respondeu Luizinho. 
“Sua filha se chama Heleyne – com H e com Y”, enfatizou Chico.  Luiz chorou muito, pois a sua filha tinha um charme com o nome dela. Se alguém dissesse que ela se chamava Elaine, ela ficava brava e dizia: Meu pai me registrou assim: Heleyne – com H e com y”. 
Luiz Corrêa percebeu que sua querida filha estava ali, viva; era ela mesmo. Chico chamou Luiz para ir ao Centro Espírita. Naquela madrugada, ele recebeu uma linda e esclarecedora carta de sua filha, que assinava: Heleyne Cristina, assinatura autentica, a mesma dos documentos. 

Nas palestras, Luiz Corrêa narra toda a sua gratidão e amor ao Chico Xavier. Esclarece também sobre a cura de seu filho Adriano, e outros relatos da grande amizade com o Chico, surgida pela dor da perda da filha querida, fato  que desde 1987 até a sua desencarnação, em 30 de junho de 2002, fez nascer essa grande amizade entre ele e o médium. 

No final das palestras,  Luiznho tem o hábito de distribuir varias fotos, jornais espíritas e DVDs sobre a vida e a missão de Chico Xavier; e também   pretende distribuir, em Murutiga do Sul como e em Castilho,

Altamirando Carneiro - Jornalista

 

 

LISTA DE SALAS DE CINEMA ONDE SERÃO EXIBIDOS O FILME "CAUSA E EFEITO".

 

 

 

CINEPOLIS BRASIL

1

BARUERI

SP

CINEPOLIS PARQUE BARUERI

CINEFLIX CINEMAS

1

CAMPINAS

SP

CINEFLIX GALLERIA

CINEMARK BRASIL

1

CAMPINAS

SP

CMK CAMPINAS

CINEPOLIS BRASIL

1

CAMPINAS

SP

BOX CAMPINAS

LUMIERE CINEMAS

1

CATANDUVA

SP

LUMIERE GARDEN

CINEMARK BRASIL

1

COTIA

SP

CMK GRANJA VIANA

CINEMARK BRASIL

1

GUARULHOS

SP

CMK HOYTS GUARULHOS

CINEMARK BRASIL

1

JACAREI

SP

CMK JACAREI

EXIBIDOR INDEPENDENTE

1

MATAO

SP

CINE TEATRO MATAO

CINEMARK BRASIL

1

OSASCO

SP

CMK UNIAO OSASCO

CINEMARK BRASIL

1

RIBEIRAO PRETO

SP

CMK RIBEIRAO PRETO

CINEPOLIS BRASIL

1

RIBEIRAO PRETO

SP

CINEPOLIS SANTA URSULA

UCI BRASIL

1

RIBEIRAO PRETO

SP

UCI RIBEIRAO SHOPPING

CINEMARK BRASIL

1

SANTO ANDRÉ

SP

CMK ABC PLAZA

CINEMARK BRASIL

1

SANTO ANDRÉ

SP

CINEMARK ATRIUM

CINEMARK BRASIL

1

SANTOS

SP

CMK PRAIA MAR

CINEMARK BRASIL

1

SAO BERNARDO DO CAMPO

SP

CMK EXTRA ANCHIETA

CINEMARK BRASIL

1

SAO JOSE DOS CAMPOS

SP

CMK CENTER VALE

CINEMARK BRASIL

1

SAO JOSE DOS CAMPOS

SP

CMK CENTER COLINAS

ARTEPLEX

1

SAO PAULO

SP

ESPACO ITAU POMPEIA

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK SANTA CRUZ

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK SHOPPING D

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK MARKET PLACE

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK CENTRAL PLAZA

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK TATUAPE

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK INTERLAGOS

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK ELDORADO

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK ARICANDUVA

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK PAULISTA

CINEMARK BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CMK TUCURUVI

CINEPOLIS BRASIL

1

SAO PAULO

SP

BOX ITAQUERA

CINEPOLIS BRASIL

1

SAO PAULO

SP

CINEPOLIS LARGO XIII

UCI BRASIL

1

SAO PAULO

SP

UCI ANALIA FRANCO

UCI BRASIL

1

SAO PAULO

SP

UCI JARDIM SUL

UCI BRASIL

1

SAO PAULO

SP

UCI SANTANA PARQUE

ARTEPLEX

1

SOROCABA

SP

CINESPACO VILLAGGIO

JOAO VIRGILIO

1

SOROCABA

SP

CINEPLAY SOROCABA

CENTERPLEX CINEMAS

1

SUZANO

SP

CENTERPLEX SUZANO

 

Trailer para Download: http://www.sendspace.com/file/lu21p6

(Informações recebidas em email de Julia Nezu)

 

 

 

Palestra no G.E. Legionários do Bem

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra no C.E. Zilda Gama com Cássio Branco de Araújo

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Branco de Araujo)

 

 

 

Palestra com Adhemar Módena no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra com Marília Candeloro Cunha na U.E. João de Camargo

Marilia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Maria de Nazaaré

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Teatro: Há dois mil anos. Teatro Coliseu

Santos, SP

 

                                                                                                                     

 

HÁ DOIS MIL ANOS, DE CHICO XAVIER.

DIA 19 DE JULHO ÀS 21HORAS NO TEATRO COLISEU......

INGRESSOS JÁ ESTÃO À VENDA NA BILHETERIA DO TEATRO

DE 3A. FEIRA A DOMINGO DAS 14 ÁS 19 HORAS

INTEIRA R$ 80,00 e MEIA R$ 40,00 para grupos acima de 10 pessoas,

pessoas acima de 60 anos, professores, estudantes, e....

INSCRITOS DA OAB

ASSINANTE DO JORNAL A TRIBUNA.....

OU ACESSE O SITE www.compreingressos.com

http://blogmuitasvidas.blogspot.com.br/

 

 (Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Onde vive nosso eu verdadeiro

 

 

Tua vida, meu irmão, é uma casa afastada de todas as outras casas, onde vive teu eu verdadeiro, bem diferente das aparências que os homens chamam com teu nome.

Se essa casa for escura ou vazia, não poderás iluminá-la com as lâmpadas de teu vizinho nem enchê-la com os seus bens.

E se estiver no deserto, não a poderás transferir para um jardim plantado por outros, e se estiver no pico de uma montanha, não poderás baixá-la para um vale onde os caminhos foram abertos por outros pés.

Nossas vidas interiores, meu irmão, são rodeadas pelo isolamento e a solidão. Sem eles, tu não serias tu e eu não seria eu.

Sem eles, confundirias tua voz com a minha voz, e quando olhasses no espelho, não saberias se estavas vendo-te a ti mesmo ou a mim.

*   *   *

As palavras de Khalil Gibran calam fundo na alma...

Não somos a imagem que vemos no espelho. Não somos as aparências. Nessa casa, afastada de todas as outras, vive nosso eu real, eu Espírito.

E cada um deve iluminar a sua casa com suas próprias conquistas. As lâmpadas dos vizinhos nos seduzem, até nos inspiram, mas nossa iluminação precisa vir de dentro.

Não adianta casar com alguém bom para viver a bondade. Não adianta receber um amor infinito para termos amor para sempre. Não adianta estarmos próximos a pessoas felizes para vivermos a felicidade.

Os bens do outro são do outro. Podemos até usufruir deles, pela bondade divina, mas apenas como forma de motivação, para que tenhamos forças e exemplo para lograr os nossos próprios, ao nosso tempo.

Se essa nossa casa estiver ainda no deserto, caberá a nós, apenas a nós, transformar a aridez em jardim florido.

E todos os caminhos precisam ser abertos por nossos próprios pés...

Somos individualidades. Não há um ser igual ao outro neste Universo. E dentro de cada individualidade há uma espécie de solidão, um lugar onde todos estamos sós.

Solidão que machuca enquanto ainda somos mais sombra do que luz, mas que depois se harmoniza e se transforma em solitude – uma unidade saudável da criatura com o Criador.

Nosso Pai reservou plano especial no Universo para cada um de nós. Não há insignificância alguma no Cosmo, por menor que possamos nos imaginar.

Acreditar-se pequeno, ou insignificante é, ainda, típico de quem não se encontrou em profundidade, de quem não conhece sua própria casa no Universo.

Somos grandes, somos capazes, somos parte de um todo perfeito, por isso somos fadados à perfeição individual.

*  *   *

Quando a sombra de um desânimo qualquer desejar bater à porta de nossa casa, lembremos da grandiosidade do Universo e de que fazemos parte disso tudo. Lembremos de que somos importantes.

Não permitamos que as distrações ou as vicissitudes da vida enfraqueçam nossas forças. Elas são parte do ensino apenas, do ensino desta grande escola chamada Terra.

*   *   *

Tua vida, meu irmão, é uma casa afastada de todas as outras casas, onde vive teu eu verdadeiro, bem diferente das aparências que os homens chamam com teu nome.


Redação do Momento Espírita,com base em trecho
do texto Isolamento e solidão, do livro Curiosidades 
belezas, de Khalil Gibran, ed. ACIGI.
Em 4.7.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Jardins Bahai, no Monte Carmelo, em Haifa, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Pedido de Colaboração

 

Se te for possível repasse diariamente este email para os contatos de

suas listas de email. Ampliemos a divulgação. Grato. Ismael Gobbo

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]