Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quarta-feira, 09 de julho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. Este trabalho é  voluntário e totalmente gratuito. Editado e postado em São Paulo, SP, por  Ismael Gobbo [email protected].

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

2002

Copa do Mundo FIFA de 2002 (português brasileiro) ou Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA de 2002 (português europeu) foi a décima sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol que reuniu 32 equipes entre os dias 31 de Maio e 30 de Junho. O Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a Alemanha na final.

Foi a primeira vez que dois países sediaram unidos o evento, a primeira vez que três seleções - França, Japão e Coreia do Sul - estavam classificadas automaticamente e a primeira vez que uma edição da Copa não aconteceu na Europa ou nas Américas. Foi um avanço do continente Asiático.

Foi a última edição do torneio, onde o campeão anterior do torneio garantia vaga direta na fase final da competição. A França, campeã da edição de 1998, foi a última privilegiada por este sistema. A partir do final deste Mundial, a seleção campeã teria que garantir vaga na próxima competição, jogando as Eliminatórias. A partir daí, somente o país-sede do próximo Mundial é que teria vaga direta na fase final, sem a necessidade de disputar as Eliminatórias.

Foi a Copa das grandes surpresas e decepções. Do lado das surpresas contaram-se o Senegal (1 X 0 contra a França, 1 X 1 com a Dinamarca, 3 X 3 com o Uruguai, sendo eliminado só nas quartas-de-final pela Turquia, outra surpresa). Os turcos venderam caro a derrota para o Brasil, ficaram em 2º no grupo e perderam de novo para o Brasil, nas semifinais, por um 1 X 0. A Turquia pode queixar-se de um calendário de jogos mal feito, em parte devido ao fato do campeonato se disputar em dois países, dado que as equipes que se enfrentam na fase de grupos não devem voltar a jogar uma contra a outra, exceto na final. Na disputa do 3º lugar, a Turquia ganhou por 3 X 2 da Coreia do Sul, outra grande surpresa, apesar de claramente ter sido beneficiada de um modo escandaloso pela arbitragem, principalmente no jogo contra os italianos. A Coreia ganhou da Polônia, Portugal, Itália, eliminou a Espanha e ficou em 4º lugar no Mundial.

Do lado das decepções estão a França, Argentina, Itália e Portugal. A França, favorita ao título, foi eliminada logo na 1ª fase, com 1 empate, 2 derrotas e nenhum gol marcado.

A Argentina caiu no chamado "Grupo da Morte". Após ter vencido a Nigéria por 1 X 0, perdeu para a Inglaterra por 1 X 0 e sucumbiu diante da Suécia num empate em 1 X 1. A Itália se classificou no seu grupo no saldo de gols, mas foi eliminada nas oitavas-de-final pela Coreia do Sul. Curiosamente em 1966, a Itália foi eliminada pela Coreia do Norte. Portugal perdeu surpreendentemente para os Estados Unidos por 3 X 2, pareceu recompor-se com uma vitória sobre a Polônia, mas perdeu por 1 X 0 para a Coreia do Sul.

Brasil e Alemanha, os dois gigantes das Copas, chegaram a 2002 desacreditados por todos. No entanto, jogaram a final entre si. A Alemanha ganhou da Arábia Saudita por 8 X 0, Camarões 2 X 0, empatou 1 X 1 com a Irlanda, e depois venceu seus outros jogos todos por 1 X 0 até à final. O destaque alemão foi o goleiro Oliver Kahn, que só levou 3 gols durante o torneio.

O Brasil fez a seguinte campanha: 2 X 1 com a Turquia, 4 X 0 com a China, 5 X 2 com a Costa Rica, 2 X 0 frente à Bélgica, 2 X 1 sobre a Inglaterra, e 1 X 0 frente à Turquia. Na final, o Brasil ganhou por 2 X 0 da Alemanha. O Brasil chegou ao pentacampeonato, inédito, e igualou a Alemanha em número de finais consecutivas, três.

Na final o Brasil entrou em campo com a seguinte equipe: Marcos; Lúcio, Roque Júnior e Edmílson; Roberto Carlos, Gilberto Silva, Kléberson, Cafu (Capitão) e Ronaldinho Gaúcho; Rivaldo e Ronaldo.

Ronaldo foi o grande nome da Copa, pois todos duvidavam de sua capacidade física de disputar o mundial, devido a 2 anos de inatividade por causa de suas cirurgias no joelho. Os 4 R's brilharam: Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos. O técnico do Brasil foi Luiz Felipe Scolari.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2002  

Logo oficial da Copa do Mundo da FIFA 2002. Japão e Coréia do Sul

Estádio Internacional de Yokohama. Palco da final entre Brasil e Alemanha na Copa do Mundo de 2002.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Internacional_de_Yokohama#mediaviewer/Ficheiro:NISSANSTADIUM20080608.JPG

 

 

VÍDEO DA FINAL

BRASIL 2 X ALEMANHA 0

http://www.youtube.com/watch?v=n2lsoni_3gw

 

Titulares e reservas da Seleção Brasileira de 2002.

Foto exposta no Museu do Futebol, São Paulo, Brasil.

 

 

 

Cheiro de lamparina

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

Conta o historiador grego Plutarco (46-119), que Demóstenes (384-322 a.C.), um dos grandes mestres da eloquência no mundo antigo, experimentava, quando jovem, sérias limitações com a palavra.

Não parecia destinado a brilhar na tribuna. Teve que empregar grande força de vontade para superar limitações que no início de sua carreira o submeteram ao vexame de ser vaiado pelos auditórios onde discursava como advogado.

Buscando corrigir graves defeitos de dicção, declamava, solitário, intermináveis discursos, retendo seixos na boca. Não raro o fazia à beira-mar, esforçando-se por elevar a potência da voz acima do marulhar das ondas, habilitando-se a dominar os clamores da multidão.

Costumava encostar o peito à ponta de uma espada, obrigando-se a corrigir certos movimentos desordenados do seu corpo, quando falava. Trancava-se em casa por meses, estudando, trabalhando, aprimorando-se incessantemente. Chegou a copiar a vasta obra do historiador Tucídedes (465-404 a.C.), oito vezes!

Com sua persistência adquiriu as virtudes que fizeram dele o mais brilhante orador da antiguidade.

            Piteas, um de seus opositores, zombava dele, dizendo que seus dons “cheiravam a lamparina”. Não eram naturais. Exigiam esforço.

            Antes do advento da lâmpada elétrica, usava-se a lamparina, rústica luminária, em que um pavio aceso fornece luz, alimentado por óleo inflamável. Iluminação precária. Era necessário tê-la bem perto do texto quando se pretendia a leitura noturna. Daí a expressão “queimar as pestanas” para definir alguém que se dedica intensamente ao estudo.

            Respondendo à observação mordaz, Demóstenes informou que, se bem usada, a lamparina era um poderoso instrumento de aprimoramento intelectual, algo que pessoas como Píteas, não habituadas ao estudo, desconheciam. Por isso, em relação aos resultados, havia uma grande diferença no trabalho de ambos.

A posteridade demonstraria o acerto de suas afirmações. Demóstenes será sempre lembrado por sua cultura, pelos dons de oratória que conquistou. Quanto a Piteas, quem ouviu falar dele?

            O relato de Plutarco nos remete a uma questão importante:

            A genialidade é inata ou fruto de esforço?

            À luz da reencarnação, ficamos com a segunda opção.

Trata-se de uma conquista.

O gênio de hoje foi o aprendiz de ontem, desde o passado remoto. Cultivou experiências, aprimorou técnicas, acumulou conhecimentos… São realizações inalienáveis do Espírito imortal, que se exprimem, no suceder das existências, em tendências e vocações inatas.

            Gênios artísticos como Rafael, Miguel Ângelo, Bach, Mozart, Beethoven, exprimiam em sua arte o aprendizado de múltiplas romagens terrestres.

            Diz Buffon: O Gênio não passa de uma longa paciência.

Emmanuel, em psicografia de Chico Xavier, passa a mesma ideia: O gênio é a paciência que não acaba.

            Ninguém está condenado à mediocridade perene.

Todos, sem exceção, podemos crescer em qualquer atividade, tornando-nos produtivos, talentosos, competentes… Com esse empenho, amanhã ou dentro de séculos, conquistaremos a genialidade.

            Importante não esmorecer, não deixar para amanhã, não transferir para um futuro incerto o que podemos e devemos fazer hoje. Mister aprender sempre, produzir cada vez melhor, ampliar horizontes culturais, mentais, morais, espirituais… Melhor hoje que ontem! Melhor amanhã que hoje! Melhorar sempre!

            Alguns dos piores males humanos estão relacionados com a indolência e o desinteresse que marcam as almas imaturas, ainda não conscientes do fundamental:

 Não há vida em plenitude sem plena utilização de nossas potencialidades criadoras, a partir do empenho em queimar as pestanas.

 

Lucernas ou antigas lamparinas de cerâmica,  expostas no Museu Nacional de Arte Romano, em Mérida, Espanha.

Era abastecida com algum tipo de óleo ou azeite. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Programação de palestras com Dra. Marlene Nobre

Araçatuba, SP

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

Palestra com Suely Caldas Schubert

Taubaté, SP

 

 

(Informações recebidas em emails da Use Taubaté e de Regina Bachega)

 

 

 

2ª. Noite de cantores espíritas

Araçatuba, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Palestra com Pedro Camilo na S.E. Joanna de Angelis

Paulo Afonso, BA

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

 

XXXV Jornada Espírita de Jacarezinho 2014

Jacarezinho, PR

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Palestra no Seara Espírita Joanna de Angelis

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Palestra musicada com Vansan no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Centro Espírita "Allan Kardec"
AV. LUIZ OSORIO 1262 PENAPOLIS

nova frente CEAK.JPG

CONVITE PARA PALESTRA.

DIA 12/07/14 – SÁBADO AS 20:00 HORAS.

 

VANSAN.

Vansan.jpg

 

OBS.:- Haverá venda de CDs.

 

(Informação recebida em emails de  Adhemar Modena e de João Marchesi Neto)

 

 

Registro. Palestra no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

07/07/2014
Centro Espírita Allan Kardec
Palestra c/ Renato Alexandre Zanoli e André Luiz Zanoli

Nossos agradecimentos ao amigo Joao Marchesi pelo convite que nos foi feito para retornamos ao Centro Espírita Allan Kardec e pela recepção sempre feita com muita atenção e carinho.
Obrigado a todos que puderam estar presentes nos prestigiando na noite de ontem.
É sempre motivo de alegria e satisfação poder refletir a respeito dos ensinamentos de Jesus e da grandeza de seu trabalho em prol de toda humanidade.
Que cada reflexão em torno das ações de amor de Jesus possam se tornar em atos concretos a serem vivenciados na nossa vida diária no convívio com os nossos semelhantes.
Abraços a todos!

  

 

(Texto e fotos recebidos em email de André Luiz Zanoli)

 

 

Palestra no Centro Espírita Capitão Vendramini

Três Corações, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Capitão Vendramini [[email protected]])

 

 

 

Encontro Anual Chico Xavier- 2014

Guaxupé, MG

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Reuniões Públicas
PARTICIPE DA SEGUNDA FASE DA CAMPANHA DE FRATERNIDADE AUTA DE SOUZA  - 12/07 - 12:30

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

08/07/14

ter

20h

 

André

 

Dar de graça o que de graça receber

 

 

 

 

 

 

 

11/07/14

sex

20h

 

Valter Afonso

 

Tema livre

 

12/07/14

sab

9h

 

Arthur

 

Trabalhadores da última hora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12/07/14

sab

15h 

 

Antonio Valim

 

O filho de Deus e o filho do homem

 

14/07/14

ter

20h

 

Sônia Nascimento

 

Não vim destruir a lei


--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Festa Julina do C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Não nos esqueçamos

 

Lembra-te de que tudo na vida é propriedade de Deus, a fim de que o egoísmo não te faça ver a ingratidão onde apenas se expressa a lei natural na marcha evolutiva. 
Recorda que o lar é um empréstimo precioso que nos cabe prestigiar com serviço e renúncia para que se transforme em templo de paz e luz; que o esposo e a esposa, o filho e o irmão, os pais e os companheiros, constituem depósitos do Senhor que nos compete valorizar sem prender e amar sem escravidão, de modo a restituí-los, um dia, à Infinita Bondade, enriquecidos por nosso amor; que as posses humanas são meros compromissos com o Céu que devemos mobilizar na extensão do bem, a fim de que o remorso não nos fira quando chamados a exame de Contabilidade Divina e que os dons da inteligência ou do equilíbrio físico, do verbo fácil ou do raciocínio brilhante são concessões do todo Misericordioso que nos cabe empregar na aquisição das riquezas incorrutíveis do espírito, através do exemplo edificante e do serviço invariável ao próximo. 
A rigor, se alguém existe com direito de queixar-se, de ingratidão, esse alguém seria o Criador, à cuja Misericórdia e Justiça tudo se nos tributa, entretanto, o Pai Celeste jamais racionou o Sol que nos ilumina ou o ar que nos sustenta, porque tenhamos abraçado atitudes infelizes à frente de Suas Leis. 
Aceita a luta que a Sabedoria da Vida te confere, sem exasperação e sem inveja, sem ciúme e sem mágoa, porque tudo o que te encanta os olhos e alimenta o coração, tudo o que te angaria o apreço dos outros e te consolida a própria dignidade vem de Deus que, através do tempo e da experiência, nos pedirá contas em momento oportuno. 
 
(Obra: Tocando o Barco - Chico Xavier/Emmanuel)

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Paisagem ao entardecer no Rio Tietê. Região de Buritama, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Deus te abençoe

 

Pelo Espírito Hilário Silva. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: O Espírito da Verdade. Lição nº 06. Página 25.

 

Logo após fundar o Lar “Anália Franco”, na cidade de São Manuel, no Estado de São Paulo, viu-se D. Clélia Rocha em sérias dificuldades para mantê-lo.

Tentando angariar fundos de socorro, a abnegada senhora conduzia crianças, aqui e ali, em singelas atividades artísticas. Acordava almas. Comovia corações. E sustentava o laborioso período inicial da obra.

Desembarcando, certa noite, em pequena cidade, foi alvo de injusta manifestação anti-espírita. Apupos. Gritaria. Condenações.

D. Clélia, com o auxílio de pessoas bondosas, protege as crianças. Em meio à confusão, vê que um moço robusto se aproxima e, marcando-lhe a cabeça, atira-lhe uma pedra.

O golpe é violento. O sangue escorre. Mas a operosa servidora do bem procede como quem desconhece o agressor. Medica-se depois.

Há espíritas devotados que surgem. D. Clélia demora-se por mais de uma semana, orando e servindo.

Acabava de atender a um doente em casa particular, quando entra senhora aflitíssima. É mãe. Tem o filho acamado com meningite e pede-lhe auxílio espiritual.

D. Clélia não vacila. Corre ao encontro do enfermo, e surpreendida, encontra nele o jovem que a ferira.

Febre alta. Inconsciência. A missionária desdobra-se em desvelo. Passes. Vigílias. Orações. Enfermagem carinhosa. Ao fim de seis dias, o doente está salvo.

Reconhece-a envergonhado e, quando a sós, beija-lhe respeitosamente as mãos e pergunta: - A senhora me perdoa?

Ela, contudo, disse apenas, com brandura:

- Deus te Abençoe, meu filho.

Mas o exemplo não ficou sem fruto, porque o moço recuperado fez-se valoroso militante da Doutrina Espírita e, ainda hoje, onde se encontra é denodado batalhador do Evangelho.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Clélia Rocha

Imagem Internet

 

Leia sobre o Lar Anália Franco de São Manuel, SP,  acessando:

http://www.odebateregional.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=6&Itemid=3&not=10593

 

 

 

 

Folha Espírita- São Paulo

Centenário da prece “Deus” de Eurípedes Barsanulfo

 

 

Assine a Folha Espírita

www.folhaespirita.com.br

 

 

 

 

Pedido de Colaboração

 

Se te for possível repasse diariamente este email para os contatos de

suas listas de email. Ampliemos a divulgação. Grato. Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]