Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 11 de julho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. Este trabalho é  voluntário e totalmente gratuito. Editado e postado em São Paulo, SP, por  Ismael Gobbo [email protected].

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

2010

 Copa do Mundo FIFA de 2010 (português brasileiro) ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2010 (português europeu) foi a décima nona edição da Copa, que ocorreu de 11 de junho até 11 de julho. O evento foi sediado na África do Sul, tendo partidas realizadas em 9 cidades: trinta e duas seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 13 delas europeias, 8 americanas, 6 africanas, 3 asiáticas e 2 oceânicas.

As seleções da Sérvia e da Eslováquia faziam sua primeira participação na competição como países independentes. A edição teve apenas uma grande goleada: Portugal 7 a 0 Coreia do Norte. Porém, também contou com goleadas da Seleção Alemã sobre grandes seleções: 4 a 1 na Inglaterra e 4 a 0 na Argentina. Osmelhores jogadores do mundo do ano anterior não tiveram um bom retrospecto na copa, dando lugar para outros bons jogadores aparecerem: David Villa, Xabi Alonso e Andrés Iniesta da Espanha,Bastian Schweinsteiger, Mesut Özil e Thomas Müller da Alemanha,Diego Forlán do Uruguai, Wesley Sneijder e Arjen Robben da Holanda.

A grande campeã da Copa foi a Seleção Espanhola, que havia conquistado a Eurocopa de 2008 em cima da Alemanha, ostentado o 3º lugar na Copa das Confederações de 2009 e era a 2ª colocada dentre todas as seleções no Ranking Mundial da FIFA. No elenco, havia Iker Casillas, eleito melhor goleiro do mundo em 2009 e 2008,Xavi Hernández e Andrés Iniesta, respectivamente 3º e 5º melhores jogadores do mundo em 2009, Fernando Torres, David Villa e Cesc Fàbregas, respectivamente os 3º, 10º e 15º melhores jogadores do mundo em 2008. No caminho até a final, a Espanha eliminou Portugal, Paraguai e Alemanha nas fases finais.

A equipe que se sagrou vicecampeã foi a dos Países Baixos, que havia eliminado o Uruguai, o Brasil e a Eslováquia. A partida foi realizada em 11 de julho às 20h30min, no Soccer City, emJoanesburgo, com um público estimado em 84 490 pessoas. Sob o apito do árbitro inglês Howard Webb, a partida terminou o primeiro e o segundo tempos sem gols. No segundo tempo da prorrogação, aos 116 minutos de jogo, faltando 4 minutos para levar a decisão para a disputa de pênaltis, Andrés Iniesta marcou o gol da vitória e do título espanhol; o capitão Iker Casillas levantou a taça do primeiro título da Espanha em Copas do Mundo, finalizando a sequência de títulos conquistados pela seleção.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010

Logotipo oficial da Copa do Mundo da FIFA 2010. África do Sul

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010#mediaviewer/Ficheiro:2010_FIFA_World_Cup_logo.jpg

Estádio Soccer City. Joanesburgo. Local da final da Copa do Mundo de 2010.

Exposição em praça pública conta a história dos Mundiais de Futebol.. Montevidéu, Uruguai Fotos Ismael Gobbo..

 

 

 

Liderança

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paciência. Lição nº 01. Página 13.

 

Não raro, ouvimos respeitáveis representantes das comunidades terrestres, reclamando Líderes capazes de conduzi-las à concórdia e ao progresso, sem ódio e destruição.

Justo, no entanto, não esquecer que a Terra conhece o Líder de todos os Líderes humanos, habilitados a guiar a coletividade para o Reino do Bem.

Importante refletir que Ele transportava consigo a própria grandeza sem mostrar consciência disso.

Não colheu da vida mais que o necessário à própria sustentação.

Associou-se a companheiros tão pobres e tão anônimos quanto ele o era no início da revelação de que se fazia mensageiro, a fim de realizar o apostolado que trazia.

Aconselhou o respeito aos condutores do poder humano mas nunca indicou a desordem e a crueldade para a solução dos problemas do mundo.

Conviveu com a multidão, compadecendo-se de suas aflições e necessidades.

Chamava a si os pequeninos, de modo a ouvi-los atentamente.

Amou aos enfermos, aliviando-lhes as enfermidades, com a força do amor, nascida na oração.

Amparou aos irmãos obsessos e dialogou com os desencarnados sofredores, endereçando-lhes expressões de esclarecimento e reconforto.

Alimentou os famintos, antes de ministrar-lhes a verdade.

Ensinou o perdão e a tolerância.

Não possuía ouro nem prata que lhe garantisse a influência.

Acusado sem culpa, aceitou agravos e injúrias, sem defender-se.

Executado por alguns de seus contemporâneos que se lhe faziam adversários gratuitos, portou-se com humildade e grandeza de espírito, rogando a benevolência dos Céus para os seus próprios inimigos.

Entretanto, desde que desapareceu do cenário dos homens, passou a viver mais intensamente na Terra, conquistando corações para a sua causa.

Em quase vinte séculos, famosos condutores de povos foram esquecidos.

No entanto a influência do Líder dos Líderes do mundo, sem ameaças e sem armas, cresce com os dias.

Quem estiver procurando Liderança na Terra, saiba que ele, Jesus Cristo, até hoje tem o nome de Senhor Jesus e, no limiar do terceiro milênio dos tempos novos, temo-Lo sempre por Esperança das criaturas e Luz das nações.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Sermão do Monte. Imagem desenvolvida em computador por Marisa Cajado, Guarujá, SP

 

 

 

Palestra com Dra. Irvenia Prada

Blumenau, SC

 

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

 

Palestra com Dr.  José Henrique Rubim de Carvalho

Nova Friburgo, RJ

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Cássio Branco de Araújo

São Caetano do Sul, SP

 

 

(Informação recebida em email de Cássio Branco de Araujo)

 

 

 

21º. Encontro Espírita sobre “Mediunidade”

Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

 

XVIII Semana Espírita

São Bernardo do Campo, SP

semana espirita 2014.jpg

 (Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Renato e André Luiz Zanoli

Birigui, SP

 

(Informação recebida em email de André Luiz Zanoli)

 

 

 

Convite para Almoço no GEAM

São Paulo, SP

Convite para almoçar no Grupo Espírita Geam (SP)

Neste domingo, 13 de julho, o Grupo Espírita de Arte Mediúnica (Geam), sediado na zona norte da cidade de São Paulo, promove o seu tradicional almoço beneficente. A casa transforma-se em verdadeira cantina italiana: massas servidas ao molho Bolonhesa, ao sugo e quatro queijos. Self-service, o almoço inclui saladas, refrigerantes e sobremesa (bolo de chocolate e sorvete), por apenas 35,00. Crianças com até seis anos não pagam. A partir das 11h30 o almoço está servido! Colabore com a manutenção do Geam - delicie-se, na companhia de amigos e familiares, nesta festiva reunião. Se possível, compartilhe esta mensagem. 
No mesmo dia, às 10 horas, palestra com Afonso Moreira Jr., fundador do Geam e autor do romance "Alma de Mulher em corpo de homem" (São Paulo; Butterfly Editora).
Grupo Espírita de Arte Mediúnica (Geam) - Rua Força Pública, 24 - Santana - (ao lado da estação do Metrô Carandiru) - São Paulo. Fácil estacionamento no local. Mais informações, tel. (11) 2221-4028, após 14 horas.

 

(Informação recebida em email de Grupo Espirita GEAM [[email protected]])

 

 

 

Notícia do  SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com/2014/07/reporter-saulo-gomes-visita-feb-em.html

 

 

 

 

Revista Espírita

 

 

 

 

READ HERE FOR FREE

 or BUY YOUR HARDCOPY TODAY!   

 

       ALSO IN THIS ISSUE OF THE MAGAZINE:

 

- Dramas and Solutions by Joanna de Angelis

- Leading by Example by Allan Kardec

- The "Why Me" Syndrome by S. J. Haddad

- The Fight Against Evil by Humberto de Campos

- Success by Valerium

- Emotional Self-Discovery by Vanessa Anseloni

- The Spirit World and Its Influence by Brian Foster


- Parisian Society of Spiritist Studies by Washington Fernandes

- Doctrinal Observation about the Spirit Napoleon by Enrique Baldovino

- Our Father, a Therapeutic Proposal by Drs. Sinotti

And much more...  

  

 

 

 

 

 

Homenagem ao Sr. Antônio Martins

Campinas, SP

 

No dia 01 de maio de 2014, aos 90 anos, Sr. Antônio Martins, conhecido carinhosamente como “Vovô Antônio”,  retornou para pátria espiritual, depois de passar alguns anos enfrentando com resignação e humildade a enfermidade que consumia seu corpo, pois o espírito estava sempre renovado pela prece amiga.

Valinhense, nascido em 21 de abril de 1924, filho de Tomaz Martins e Maria Baroni Martins, casado, pai de três filhos, conheceu o espiritismo desde pequeno com o pai que o levava para assistir reuniões mediúnicas. Desde pequeno já sentia a presença do mundo espiritual em sua vida através da mediunidade precoce.

Apesar de ter trabalhado em várias Casas Espíritas, não se sentia a vontade para realizar o trabalho que tanto almeja e assim, começou os trabalhos espíritas em um pequeno cômodo dentro de sua residência, e mais tarde, devido a necessidade de um espaço maior para atender as pessoas que ali chegavam, comprou um terreno próximo a sua residência e inspirado pelos espíritos de Bezerra de Menezes e Eurípedes Barsanulfo, aceitou de pronto a missão de construir o Centro Espírita Casa dos Espíritos, em Campinas/SP, cuja fundação aconteceu no dia 09 de julho de 1962, onde trabalhava diuturnamente, sempre de coração aberto para aqueles que buscavam seus conselhos, uma palavra amiga, um passe ou uma oportunidade de trabalho.  E sobre a tutela desses espíritos, que lhes aconselharam: “Pega tua cruz e caminha! Muitas pedras, mas não perca a fé!”, iniciou em meados do mês de março de 1986 uma obra portentosa, uma casa de repouso para idosos no bairro Jardim Santa Genebra, na cidade de Campinas/SP, o "Recanto Vovô Antônio", erguido com doações e promoções festivas, não contando com recursos do poder público.

Vovô Antônio era uma daquelas pessoas que todos nós gostaríamos de ter conhecido um dia. Um mestre, um amigo, um pai, um avô, enfim um irmão que sempre esteve e estava ao lado daqueles que buscavam seus ensinamentos, conselhos e exemplo de vida dedicada ao bem, à caridade e do amor ao próximo.

Uma pessoa simples, que apesar de seu pouco grau de instrução, possuía uma imensa sabedoria, fruto do seu trabalho, vivência espírita, dedicação integral aos trabalhos realizados na casa espírita e a prática da caridade, buscando atender a todos a que bateram a sua porta, não importando de que religião, credo, crença, doença ou problema tinham, todos achavam em suas palavras o amparo, o lenitivo e o remédio para tomar forças e prosseguir em frente, e quando perguntavam – quanto custa, ele sempre dizia que o preço era uma -  “uma prece, se puder fazer duas é melhor”.

Apesar de ter feito tanto, sempre dizia que queria ter feito mais. E com a certeza que o trabalho nunca acaba, continua sempre onde quer que o vento sopre, rogamos a Deus que ilumine sua nova caminhada e que seu grandioso exemplo de amor e dedicação ao próximo nos sirva de valioso exemplo e inspiração.

 

Antonio e família.

 

(Texto de Ronaldo P. Rodrigues)

 

 

Amar a vida

 

 

O pintor Van Gogh disse: O melhor meio de amar a vida é amar muitas coisas.

Se você quiser saber se sabe amar, preste atenção e veja quantas vezes por dia você diz: Detesto isso. Detesto esse tipo de gente. Detesto esse tipo de coisas. Tudo isso em vez de dizer gosto.

Você diz que ama as coisas? Quantas vezes você diz gosto disso? Gosto de crianças. Gosto de flores. Gosto de música.

Para amar a vida, devemos estar dispostos a amar.

Você pode imaginar alguma coisa mais importante?

Por que se trabalha? Por que se luta? Por que se sofre? Por que se espera? É o amor. É a vida.

Trabalha-se porque se ama o trabalho. Escolhemos a profissão porque gostamos de fazer aquilo. Certo dia, observamos um cirurgião que estudava para uma delicada intervenção, que teria que realizar no dia seguinte. Ele lia, fazia apontamentos, preparava gráficos.

Era uma cirurgia para reconstituição da face de uma adolescente que sofrera um sério traumatismo. De vez em quando, entre uma e outra anotação, ele exclamava: Fascinante! Maravilha! Que coisa surpreendente.

Era o profissional apaixonado pela sua arte, pela sua profissão, pelo que ele iria realizar no dia seguinte.

Conta um professor universitário que, certa feita, foi para a Nova Inglaterra, no outono, visitar um de seus alunos. Passeando, ele pediu que parasse o carro. Ele estava maravilhado com a visão daquelas árvores com folhas vermelhas, douradas, azuis, roxas, castanhas, magenta e pretas.

Sim, pretas, tudo na mesma árvore. Ele nunca havia visto algo assim. Em Los Angeles, onde residia, estava habituado, na chegada do outono, a que as folhas secassem e caíssem. E pronto.

Mas ali, ele estava impressionado e perguntou: Como é que essa folha resolve ser preta e esta resolve ser amarela? Na mesma árvore!?

Ora, disse o aluno, sei lá. É assim mesmo./

Não, falou o professor. Não é assim mesmo. Deve haver um bom motivo para isso e eu quero saber qual é. Leve-me para a biblioteca!

Foram à biblioteca e pesquisaram o assunto. Depois de esclarecido acerca das razões científicas para a mudança das cores, o professor afirmou: Conhecer tudo isso não torna a questão nem mais nem menos espiritual. Continua a ser pura magia. A ser maravilhoso.

E se manteve encantado e apaixonado pelas cores das folhas. Isso é amar as coisas.

Isso é dizer sim à vida. É ser um amante da vida. E se a vida, por acaso, lhe oferecer muitos dias de céu cinzento, siga à risca a recomendação do escritor Nikos Kazantzakis: Você tem o seu pincel, tem as suas tintas, pinte o paraíso e depois entre nele.

*   *   *

Contemplemos a terra submissa e boa, sulcada pelo arado para a dádiva do pão.

Aprendamos com ela a lição da humildade e deixemos que o agricultor compassivo transforme nossa vida numa semeadura de amor para o bem de todos.

Amemos a manhã que desperta ensolarada. Amemos a chuva que chega, sem avisar.

Agradeçamos ao vento que enche de folhas a nossa calçada. Quando ele sossegar, aproveitemos e fotografemos o tapete natural. Acreditemos: ninguém, além do vento, consegue colocar as folhas dessa forma tão livre, tão espontânea.

Aproveitemos a hora que passa depressa e aquela que parece nunca terminar. Amemos nosso dia, nosso tempo. Amemos a vida.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap.
Escolha a vida, do livro Vivendo, amando e aprendendo,
de Léo Buscaglia, ed. Nova Era e no cap. 2, do livro

Glossário espírita cristão, pelo Espírito Marco Prisco,
psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. LEAL.
Em 10.7.2014.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Árvores. Praça da Matriz. Montevidéu, Uuruguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Pedido de Colaboração

 

Se te for possível repasse diariamente este email para os contatos de

suas listas de email. Ampliemos a divulgação. Grato. Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]