Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 24 de julho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. Este trabalho é  voluntário e totalmente gratuito. Editado e postado em São Paulo, SP, por  Ismael Gobbo [email protected].

 

 

NOTA

Informamos que o Blog http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ encontra-se desativado. De momento nosso trabalho de divulgação estará restrito a este email de Noticias do Movimento Espírita. Ismael Gobbo.

 

 

O fator humano

 

                                       

Richard Simonetti

[email protected]

 

Sinval impressionara-se com a morte de Antonio, um trombadinha de treze anos, nas proximidades de sua casa. Fora baleado pela polícia após um assalto.

Na reunião mediúnica do Centro que frequentava indagou ao mentor quanto à possibilidade de conversar com o protetor espiritual do morto. Solicitação atendida, em breves momentos manifestava-se Bento que, após as saudações iniciais, dispôs-se a responder às indagações de Sinval.

– Antonio veio para existência breve?

– A intenção era situá-lo por aproximadamente seis decênios na carne.

– Poderia nos dizer sobre o planejamento feito em seu benefício?

– Não houve possibilidade de ampla planificação para as experiências terrestres de Antonio, por faltar-lhe a disciplina e o discernimento necessários para assumir compromissos. Enfrentamos muitas dificuldades, a começar com Rita, sua mãe. Trabalhamos durante meses com ela, pelos condutos da inspiração, buscando demovê-la da ideia de abortar. Se não queria o filho, que o entregasse a um casal que pudesse adotá-lo.

– Já havia uma escolha quanto aos pais adotivos?

– Seriam Gaudêncio e Nádia, companheiros de Antonio em existências anteriores. A condição de filho adotivo ser-lhe-ia preciosa experiência.

– E como foi o encontro?

– Logo após o nascimento do menino guiamos os passos de Rita até o lar escolhido, em cuja porta o dei­xou. Suavemente envolvidos por nossa influência, Gaudêncio e Nádia emocionaram-se com o recém-nas­cido e cogitaram imediatamente da adoção, contando com entusiasmado apoio dos dois filhos. Contudo...

– Houve problemas?

– Simplesmente desistiram, empolgados por varia­das dúvidas, a considerarem que um novo filho repre­sentaria mais trabalho, maiores responsabilidades... Du­rante anos tentamos localizá-lo em outro lar. Sabíamos que sem uma família disposta a ampará-lo ele teria difi­culdades para superar suas fraquezas. Imaturo, seria ten­tado a resolver seus problemas partindo para a delinquência. Foi exatamente o que aconteceu, desde os nove anos quando fugiu do orfanato onde fora internado.

Sinval ouvia comovido a narrativa. Várias inda­gações fervilhavam em sua mente.

– Poderíamos dizer que a equipe que trabalhou em favor de Antonio, da qual o irmão participa, agiu como instrumento de Deus?

– Sempre que nos propomos ao exercício do Bem e o fazemos de maneira consciente e disciplinada, o Senhor nos tem por preciosos auxiliares.

– Assim sendo, era da vontade de Deus a adoção por parte de Gaudêncio e Nádia?

– Sem dúvida.

– Por que, então, não deu certo?

– Deus nos outorgou o livre-arbítrio, afim de que se­jamos responsáveis por nossos atos e donos de nossa vi­da. Por isso, o cumprimento dos desígnios divinos, na la­voura do Bem, depende da boa vontade dos homens.

– Isso significa que em todo planejamento da Espiritualidade Maior nesse sentido, há que se considerar o fa­tor humano?

– Sim, e reside o grande problema, porquanto os homens sensibilizam-se ante os apelos da Divindade, mas se deixam seduzir por suas próprias vacilações. Pro­clama velho aforismo que o homem propõe e Deus dis­põe; no entanto, em relação às iniciativas mais nobres, não raro ocorre o inverso: Deus propõe e o homem dis­põe, recusando-se a cumprir as diretrizes do Alto.

– É frequente o descumprimento da Vontade Divi­na em relação às crianças que nascem na Terra?

– Para saber exatamente basta calcular a quantidade de menores com problemas semelhantes aos de Anto­nio. Toda criança abandonada exprime o fator huma­no, à distância dos programas de Deus.

– E quanto a Antonio?

– No momento experimenta grande turvação men­tal, em instituição socorrista da Espiritualidade. Oportu­namente tentaremos nova experiência para ele na carne, buscando sensibilizar almas generosas que se dispo­nham a ajudá-lo...

O mentor despediu-se, enquanto Sinval ficava a meditar como é difícil cogitar das iniciativas divinas em favor dos homens, enquanto cada homem estiver interessado em seu próprio bem-estar.

 

* * *

 

Ao abrigo da jornada terrestre, atendendo a cuidadosas diretrizes de mentores espirituais, cruzamos com companhei­ros de experiências passadas que hoje nos são confiados para trabalhos redentores.

Um filho inesperadamente concebido, uma criança para adoção, o familiar ao desamparo, o amigo em dificuldade...

Se não estivermos atentos, cérebro iluminado pela reflexão, coração aquecido pela fraternidade, deixaremos passar o ensejo de ajudar, com perda preciosa de tempo.

E acrescentaremos débitos a nossa conta existencial na medida em que, por falta de nosso apoio, desviem-se dos roteiros do Bem aqueles aos quais nos competia amparar.

 

 

 

(Texto recebido em email de Richard Simonetti)

 

Monumento ao Afogado também conhecido como  “A Mão”, autoria do chileno  Mario Irrarazabal.

A  famosa obra de arte  emerge das areias da Praia Brava em Punta Del Este, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2014

Praia do Forte, BA

 

Em comemoração aos 25 anos das obras da Série Psicológica de Joanna de Ângelis, o Encontro Fraterno com Divaldo Franco deste 2014 terá como base uma abordagem sobre essa extraordinária coleção literária. Em ambiente acolhedor e de irradiante fraternidade, é renovada e grandiosa oportunidade de conviver momentos agradáveis com o inigualável conferencista e médium baiano, sempre rico de sabedoria e conteúdos formativos. Dada a importância de um evento de tal envergadura para o Movimento Espírita brasileiro, estamos estendendo-lhe fraternal convite de participação, por tratar-se de imperdível momento de recolhimento, estudos e reflexões, tão necessários para a conturbada época em que estamos vivendo.

 

       ENCONTRO FRATERNO COM DIVALDO FRANCO  

      14 A 17 AGOSTO  -  HOTEL IBEROSTAR – PRAIA DO FORTE/BA

                         Inscrições e informações: Tel.: (71) 3409-8320 
                         Cel.: (71) 9966-3316 | 9976-7983 | 9191-2884 

                       http://www.mansaodocaminho.com.br/eventos/encontro-fraterno/inscricao-encontro-fraterno-2014/


                          [email protected] 

 

 Abraços, Jorge Moehlecke

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Campanha de alimentos para o Remanso Fraterno

Niterói, RJ

 

Acesse todas as informações aqui:

http://www.remansofraterno.org.br/como-participar/

 

 

 

 

Artigo acadêmico sobre a acuidade mediúnica de Chico Xavier

 

 

 

 

A revista Explore (1) está prestes a publicar um artigo de autoria de Alexandre Caroli Rocha, Denise Paraná, Elizabeth Schmitt Freire, Francisco Lotufo Neto e Alexander Moreira-Almeida contendo um interessante estudo sobre as cartas psicografadas de Chico Xavier.

 

Intitulado "Investigating the Fit and Accuracy of Alleged Mediumistic Writing: A Case Study of Chico Xavier’s Letters"  ("Investigando a adequação e acuidade da alegada escrita mediúnica: um estudo de caso das cartas de Chico Xavier"), o trabalho realizou uma análise, por meio de 13 cartas, do grau de acuidade da informação nelas contida frente à probabilidade do médium ter sido informado por meios considerados "normais". Como resultado, os autores declaram:

Identificamos 99 itens de informação verificável nessas 13 cartas; 98% deles foram classificados como "Adequação clara e precisa" e nenhum item como "Não adequado". Concluímos que explicações normais para tal acuidade de informação (i. e., fraude, sorte, vazamento de informação e leitura fria) são apenas remotamente plausíveis. Esses resultados parecem fornecer apoio empírico para teorias não reducionistas da consciência. (2)

O texto completo do artigo deverá sair até setembro de 2014. O trabalho teve o apoio da FAPESP (3, processo 2010/11047-0).

 

Referências

(1) 
http://www.explorejournal.com/article/S1550-8307(14)00108-6/abstract

(2) Texto original em inglês: "We identified 99 items of verifiable information conveyed in these 13 letters; 98% of these items were rated as “Clear and Precise Fit” and no item was rated as “no Fit.” We concluded that normal explanations for accuracy of the information (i.e., fraud, chance, information leakage, and cold reading) were only remotely plausible. These results seem to provide empirical support for non-reductionist theories of consciousness."

 

(3) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo: http://www.fapesp.br/

 

DO BLOG http://eradoespirito.blogspot.com.br/2014/07/artigo-sobre-acuidade-mediunica-de.html

 

(Com colaboração de Nuno Emanuel)

 

 

Seminário “Coerência Doutrinária” com Marco Milani no

 C.E. Os Mensageiros. São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

 

Semana Espírita de Campos 2014

Campos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

Palestra na CECC com José Luiz Cechelero

Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Palestra no CENSN com Suzana Montouriol

Itupeva, SP

 

 

(Informações recebidas em email de "censnterra.com.br" [[email protected]])

 

 

FEEB. Curso -  Família e Espiritismo

Salvador, BA

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

Curso “Atendimento Fraterno na Casa Espírita

São Paulo, SP

 

Convidamos a todos a participarem conosco do curso que realizaremos em nossa Casa Nova Era, com o expositor Mauro Santos, cujo tema será : Atendimento Fraterno na Casa Espírita - Acolher, consolar e esclarecer, com Jesus e com Kardec, em quatro aulas, as sextas-feiras à noite.

Este curso será de muita importância, pois nos esclarecerá sobre vários assuntos com relação ao trabalho desenvolvido na Casa Espírita e seus colaboradores. Assim, estas aulas são direcionadas sómente para os interessados que já são colaboradores em casas espíritas e, que já tenham realizado cursos da Doutrina Espírita.

Seguem abaixo informações:

- Local : SEDE NOVA ERA - Rua Domingos de Meira, 135 - Jd. Nadir - Campo Limpo - Próximo ao Piscinão Sharp
- Expositor : MAURO SANTOS
- Tema : Atendimento Fraterno na Casa Espirita - Acolher, consolar e esclarecer, com Jesus e com Kardec
- Datas : DIAS 01, 08, 15 e 22 de agosto de 2014 (SEXTAS FEIRAS A NOITE)
- Horário : DAS 20:00 AS 22:00HS

(Informação recebida em email de "Mauro Santos" [[email protected]])

 

 

Seminário com Anete Guimarães na S.E. Redenção

Buritama, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marlene Rosa)

 

 

Palestra com André Marouço no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

FRATERNIDADE ESPIRITA GINA

RUA MAURO, 76 - SAÚDE  - São Paulo - SP



PALESTRA DIA 26 de Julho   - SÁBADO
horário   19H30 

 PALESTRANTE – ANDRÉ MAROUÇO

Nascido em São Paulo, em 1970, é diretor e roteirista formado em marketing pela Universidade Paulista. Possui experiência em televisão, tendo passado pela TV Cultura de São Paulo e pela Rede Globo, onde atuou como assistente de câmera, operador de câmera e diretor de fotografia. Esteve à frente do projeto Mundo Maior de Cinema, que ofereceu condições a jovens cineastas de filmarem oito curtas-metragens. Estreou em longas com O filme dos espíritos (2011), ao lado de Michel Dubret.

TEMA – CAUSA E EFEITO

Inova a temática do cinema espírita e apresenta uma trama envolvente e cheia de ação. Trata-se do primeiro filme espírita autoral, que fala sobre a lei de causa e efeito, servindo de base para a construção do roteiro do filme - um dos princípios fundamentais da doutrina espírita, pois explica as contingências da vida humana.

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei” – Allan Kardec.

 

HARMONIZAÇÃO MUSICAL – ISA PACE

Graduada em comunicação social Jornalismo FMU/FIAM, Canto popular Universidade de Música Tom Jobim, curso técnico  em canto Etec de Artes, Coralista Coral USP, voluntária da FEG e da FEESP.

 

"A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS"

 

 "O ESPIRITISMO NOS SOLICITA UMA ESPÉCIE PERMANENTE DE CARIDADE.A CARIDADE DA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO." 
Emmanuel - do cap 40 , livro Estude e Viva



[email protected]

  

Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=3MaE9v7KVqM&feature=youtu.be

Números expressivos de bilheteria e público marcam o gênero no Brasil

Nos cinemas brasileiros o filme Causa & Efeito, dirigido por André Marouço, responsável por um dos sucessos do gênero – O Filme dos Espíritos (2011), que foi um dos responsáveis pelo ótimo desempenho que os filmes espíritas vêm tendo no mercado brasileiro, desde o lançamento de Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito em 2008:

 Filme

Ano

Público

Bilheteria

Nosso Lar

2010

4.060.304

36.126.083,00

Chico Xavier

2010

3.413.231

30.279.855,27

Bezerra de Menezes

2008

430.000

3.456.015,00

E a Vida Continua

2012

377.500

3.904.423,00

As Mães de Chico Xavier

2011

517.330

4.598.470,13

O Filme dos Espíritos

2011

320.489

3.092.649,38

Total

 

9.118.854

81.457.495,78

 Trailer para Download: http://www.sendspace.com/file/lu21p6

 

 Pôster para Download: http://www.sendspace.com/file/pqpa5k

 Sinopse

 Inspirada na Lei de Causa e Efeito, codificada por Allan Kardec, a trama conta a história de Paulo, um policial que vive uma vida tranquila e estável com sua família. Num momento de lazer, Paulo perde a esposa e o filho em um acidente de carro causado por um motorista alcoolizado. Revoltado pelo homem não ter sido preso, ele resolve tornar-se um justiceiro e acertar contas a mando de seu chefe.

            Quando recebe a proposta para matar uma garota de programa, ele encontra em seu caminho um trio de velhinhos religiosos - um padre, um pastor e um espírita - o que causa importantes mudanças em sua vida. Ao longo da trama, os personagens tomam ciência de que o drama que os envolve é o efeito cuja causa remonta a uma encarnação passada. 



(Informações recebidas em email de Regina Ribeiro)

 

 

Chá Beneficente do Centro Espírita Casa do Caminho

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de thiago pineis [[email protected]])

 

 

XVII Chá de Rosas do CONESBC

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Almoço do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Zilda Gama convidou você para Almoço de Domingo

dom, 14 de setembro, 12:00 BRT

Restaurante Pasta Grill - Rua Joaquim Floriano, São Paulo, Brasil

Você vai?

SimTalvezEstou fora

Ver convite

Silvana Maiéski, Adriana Barreto, Leonor Auricchio e mais 145 pessoas receberam convites

Almoço Beneficente em prol do Centro Espírita Zilda Gama. Comida deliciosa, ambiente agradável e principalmente a companhia dos amigos! Convites R$ 45,00 - bebidas e sobremesas não inclusos. Crianças até 7 anos não pagam. Maiores informações [email protected]

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama (Google+) [[email protected]])

 

 

Paciência

 

          A paciência é importante para os empreendimentos expressivos a que te propões.

       Exercícios regulares de reflexão e contenção dos impulsos da personalidade formam os condicionamentos que imprimem calma e equilíbrio, gerando a paciência.

       Claro, tal realização exige perseverança. A recompensa é o enobrecimento da alma.

       Nascida do cansaço, marasmo e rotina, a irritabilidade é um sinal vermelho em teu caminho.

       A paciência resiste às más circunstâncias, ao cansaço e ao tédio. É confiante, gentil, otimista, sem deixar de ser responsável, séria , recatada.

       Suporta com ânimo as vicissitudes e não esmorece quando tardam os resultados. É, também, irmã da fé, porquanto aquele que crê espera e confia tranquilamente.

       Policia, pois, tuas reações íntimas. Se te assalta constante mau-humor, necessitas do auxílio da paciência, a fim de refazeres o ânimo, renovares conceitos e atividades.


Joanna de Ângelis / Médium Divaldo Franco
Livro: Celeiro de Bênçãos

 Imagem representando a “Prudência”. Catedral  Metropolitana de Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Pedido de Colaboração

 

Se te for possível repasse diariamente este email para os contatos de

suas listas de email. Ampliemos a divulgação. Grato. Ismael Gobbo

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]