Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 23 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

 

 

 

A Copa do Mundo de 1938 foi a terceira Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 15 países, 36 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na França.

Foi um mundial tenso, marcado pela gravíssima situação internacional, que levaria a Europa e o mundo à Segunda Guerra Mundial, pouco mais de um ano depois do certame. A Áustria que fora anexada pela Alemanha de Hitler não participou do mundial, pois foi obrigada à ceder seus jogadores à seleção alemã. As grandes forças do mundial eram a Itália, campeã mundial, a Hungria, a Tchecoslováquia e o Brasil.

Foi a primeira copa em que o Brasil realmente se organizou, evitando as eternas e infrutíferas brigas entre cariocas e paulistas. O Brasil tinha um grande jogador, o 1º grande gênio da seleção em copas, Leônidas da Silva. Na estreia um épico, Brasil 6 a 5 Polônia. Um jogo cheio de alternativas decidido só na prorrogação. Uma guerra, com vários jogadores contundidos em ambas as equipes.

Durante as Oitavas aconteceu a primeira grande zebra em copas, empate de 3 a 3 entre Cuba e Romênia. No jogo desempate deu Cuba por 2 a 1. A Suíça empata com a Alemanha em 1 a 1 e vence o jogo desempate por 4 a 2, despachando a seleção teuto austríaca da copa. Os italianos venceram a Noruega por 2 a 1 e os húngaros golearam asÍndias Orientais Neerlandesas (hoje Indonésia) por 6 a 0.

Nas quartas o Brasil jogou duas vezes contra a Tchecoslováquia, 1 a 1 e 2 a 1 (jogo desempate). A Itália eliminou a França , dona da casa, por 3 a 1. Os húngaros avançaram com seu futebol técnico eliminando a surpreendente Suíça por 2 a 0. O destaque coube à Suécia que não jogou as Oitavas (seu adversário seria a Áustria) que espantou a zebra cubana por 8 a 0. Na semifinal o Brasil, sem Leônidas (poupado), perdeu para a Itália, campeã mundial, por 2 a 1. Os húngaros confirmam sua força e goleiam a Suécia por 5 a 1. A seleção brasileira ganhou da Suécia a decisão do 3º lugar por 4 a 2, na primeira grande participação canarinho em copas.

Na final, a Itália de Vittorio Pozzo, o técnico, e do grande Giuseppe Meazza, contra a forte Hungria. Itália 4 a 2 Hungria, e a Azzurra era o primeiro time a ser bicampeão mundial de futebol. Leônidas, o Diamante Negro, foi o artilheiro do mundial de 1938. Pozzo, até hoje, é o único técnico campeão mundial em duas oportunidades como treinador.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1938

 

 

 

 Seleção brasileira de futebol no mundial de 1938 com seu  Técnico Ademar Pimenta.

Foto exposta no Museu do Futebol, em São Paulo, Brasil.

Equipamentos do árbitro de futebol.

Museu do Futebol. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

No tesouro das horas

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Bênçãos de Amor. Lição nº 13. Página 55.

 

Meus amigos, em nossas reuniões do Espiritismo Evangélico, não nos esqueçamos da boa vontade e da cooperação.

Quinze minutos de amparo fraternal, através da conversação educativa, representam valioso tempo na construção do bem.

Os orientadores da Vida Maior não se expressam junto de nós exclusivamente através da máquina mediúnica, especializada em suas funções técnicas.

Mais que isso, aproximam-se de nossa expressão verbalística e tomam-nos a palavra por fio de transmissão de ensinamentos preciosos ou por veículo de medicação eficiente aos que nos acompanham detendo problemas mais asfixiantes que os nossos.

Uma frase amiga...

Um trecho de leitura edificante...

Um apontamento consolador...

O relato de uma experiência construtiva...

Tudo isso é recurso no levantamento do Reino de Deus que lutamos por alcançar.

Abstenhamo-no de converter as nossas reuniões em congressos de fadiga e expectação inoperante.

É possível materializar em nossos agrupamentos de oração o mais seguro aprendizado com o Divino Mestre, através da palavra bem conduzida.

Um quarto de hora é inestimável para Deus.

É preciso não perdê-lo em divagações inúteis, em suspiros de cansaço, em aflição injusta ou em ociosidade incompatível com a nossa fé.

Todos podemos dar.

Esta é a primordial revelação do amor que nos rege os destinos.

Comecemos a concretização da caridade, dando ao próximo algo de nossa esperança, de nosso trabalho ou de nossa cultura, em forma de notícias de nosso mundo interior, ainda em processo de adaptação ao Evangelho.

Cada assembléia Espírita-Cristã é acompanhada de corações sequiosos de reconforto e de luz.

Desencarnados e encarnados, em obstáculos escuros na própria vida, esperam de nós o socorro providencial que uma simples frase, muitas vezes, pode realmente estabelecer.

Recordemos, desta forma, o tesouro dos minutos e aproveitemo-lo.

Nós sempre somos tão pródigos nos comentários puramente humanos, em torno da ignorância e da penúria que nos rodeiam, podemos modificar o impulso de nossa fertilidade mental no rumo do bem, mobilizando a palavra para a edificação de todos.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Big Ben, Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Programa do IV Congresso Espírita Guatemalteco 2014

Guatemala

 

Promovido por la Coordinadora del Consejo Espírita Internacional para  Centroamérica, El Caribe, México y Panamá.

http://cei.spirite.org/es

https://sites.google.com/site/infospiriti/consejo-espirita-internacional---cei

 

Realizado por Cadena Heliosóphica Guatemalteca

www.guatespirita.org

https://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo?fref=ts

 

Día: Sábado 28 de Junio de 2014.

Lugar: Complejo Social de San Marcos, Frente al Estadio La Marquesa de la Ensenada, San Marcos, San Marcos, Guatemala, Centroamérica.

14:00 a 14:15 

Maestro de Ceremonias y Bienvenida, Presentación de Autoridades. Prof. Marco Tulio Rodas, San Marcos. Delegado de Cadena Heliosóphica Guatemalteca.

Himno Nacional de Guatemala.

Oración de Apertura, Hna. Ana Cecilia Méndez Reynoso, Escuela Paz, Amor y Caridad y Secretaria de Cadena Heliosóphica Guatemalteca.

Inauguración por Presidente del Congreso Roberto de León, Vicepresidente de Cadena Heliosóphica Guatemalteca.

14:15  a 14:20 Director de Programa Dr. Gilberto Recinos, Segundo Director de la Escuela Heliosóphica Luz y Caridad de Guatemala, Presentación de México. http://www.espiritismoenmexico.org/

14:20 a 15:00 Educación Moral Espírita, Lcda. Gloria Oliva, Consejo Espírita de México

15:00 a 15:10 Presentación de Dialogo por Escuela del Altiplano.

15:10 a 15:15 Presentación de El Salvador

15:15 a 15:45 Educación Moral Espirita Participativa (Teatro) Prof. José Angel Velásquez,  Federación Espírita de El Salvador. http://www.elsalvadorespirita.org/

 

15:45 a 15:55 Presentación de Dialogo por Escuela del Altiplano.

15:55 a 16:00 Presentación de Honduras.

16.00 a 16:40 Educación Moral Espírita en la Enseñanza Formal, Asociación Civil de Proyección Moral (ACIPROMO) Licda. Mercy Barahona, Honduras. https://plus.google.com/110402531538737319809/posts

https://www.facebook.com/hondurasespirita

 

16.40 a 16:50 Presentación de Dialogo por Escuela del Altiplano.

16:50 a 17:00 RECESO

17.00 a 17.05 Presentación de Cuba.

17:05 a 17:45 Educación Moral Espirita en la Juventud, Lic. Manuel de la Cruz, Sociedad Amor y Caridad Universal de la Habana, Cuba. http://www.josedeluz.com/

http://www.cubaespirita.org/movimiento-espirita-internacional/

 

17:45 a 17:55 Presentación de Dialogo por Escuela del Altiplano.

17:55 a 18:00 Presentación de Brasil

18:00 a 18:45 Educación Moral Espirita a Nivel Mundial, Lic. Cesar Perri, Presidente de la Federación Esírita del Brasil y Miembro de la Comisión Ejecutiva de Consejo Espírita Internacional. http://www.febnet.org.br/

 

18:45 a 18:55 Presentación de Dialogo por Escuela del Altiplano.

18.55 a 19:00 Oración y Clausura, Dr. Edwin Bravo, Presidente de Cadena Heliosóphica Guatemalteca y de la Coodinadora del Consejo Espírita Internacional para México, Panamá, Centroámerica y El Caribe.

 

(Informação recebida em emails de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo <[email protected]> e  de Regina Bachega)

 

 

 

Kardec Rádio em Inglês

Baltimore, EUA

 

A primeira rádio espírita dos EUA

Acesse: www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Centro Espírita “Light and Peace”

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal  “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

 

De sombras e de sol

 

Copiado do site Feparana

 

Todo ser humano traz dentro de si uma luz maior que a das estrelas. Um universo inteiro de amor vive latente dentro de cada um de nós.

Quando esteve entre nós, aqui na Terra, Jesus nos fez um doce convite: Brilhe a vossa luz!

E disse ainda mais: declarou que todos os seres humanos são deuses, são o sal da Terra e a luz do mundo.

Quanta poesia nestas palavras do Cristo! Elas são um lembrete permanente para os dias em que a sombra toma conta de nossas vidas.

E como são muitos esses dias sem sol! Parece que uma grande nuvem cinza encobre a luz.

É quando estamos infelizes. Quando a dor encontra morada no coração, quando perdemos a alegria, quando os sorrisos parecem distantes.

Mas há outras ocasiões em que uma luz radiosa parece nos iluminar.

Esses dias claros traduzem nossa alegria, a harmonia interna. É a felicidade que se revela em nós.

E nos perguntamos: Por que não somos sempre assim? Por que não há apenas dias solares, cheios de cor e claridade?

É que ainda nos permitimos viver na sombra. Para a maior parte da Humanidade ainda é mais natural se identificar com estados de angústia, tristeza, aborrecimento.

Mas um dia aprenderemos a viver de forma diferente. Privilegiaremos a bondade, esqueceremos a maledicência, cultivaremos a alegria.

Daremos menos atenção a notícias e programas sensacionalistas ou que exploram o sofrimento dos outros.

Não permitiremos que a morbidez encontre espaço em nossa vida.

Buscaremos a felicidade nas coisas simples. Não seremos escravos do dinheiro ou do trabalho. E nos contentaremos com o necessário. Luxo e excessos não nos seduzirão mais.

Nesse dia saberemos que o segredo da felicidade não está nos bens que acumulamos, mas no bem que fazemos aos outros.

A maior parte das pessoas busca a felicidade em coisas externas. É que somos treinados para acreditar que seremos felizes apenas se tivermos carros, roupas e sapatos caros.

Colocamos nossa alegria em uma bela casa ou em viagens espetaculares.

Mas essa alegria é como uma bolha de sabão. Vai estourar à primeira dificuldade. Pense: diante do sofrimento moral, da perda de um ser amado, de um filho que se atormenta nos caminhos do mundo, de que valem as riquezas?

O mundo está cheio de ricos infelizes, que vivem em um mundo de sombras. E quando o coração está cinzento, de nada adianta o sol brilhar em um dia dourado.

Assim, observe o que o faz realmente feliz.

Analise seu mundo íntimo e dê prioridade para pessoas e situações que lhe dão alegria: uma visita aos pais idosos, um passeio com a família, uma tarde em companhia de amigos queridos.

É assim que sua vida se encherá de luz.

*   *   *

A sombra é geratriz de equívocos como o erro é matriz de tormentos íntimos naquele que o pratica.

Afugenta as sombras que tingem de escuridade as tuas esperanças.

Acende no teu caminho a tua lâmpada clarificadora, iluminando a rota dos teus pés.

 

Redação do Momento Espírita, com pensamento do
verbete 
Sombra, do livro Repositório de sabedoria, v. 2,
pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco,
ed. LEAL.
Em 21.6.2014.

 

Crepúsculo no Rio Tietê na região de Araçatuba, SP . Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]