Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 24 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Copa do Mundo FIFA

Interrupções

 

1942 - 1946

 

 

Interrupção e retorno da competição (1942–1950)[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: Copa do Mundo FIFA de 1942 e Copa do Mundo FIFA de 1950

Em 1939, as federações da Alemanha, Brasil e Argentina se ofereceram para sediar a Copa do Mundo de 1942. O Presidente da FIFA, o francês Jules Rimet, viajou para aAmérica do Sul para avaliar os projetos de Brasil e Argentina. Enquanto ele estava no Rio de Janeiro, as tropas alemãs atacaram a Polônia em 1º de setembro de 1939 e aSegunda Guerra Mundial começou. Os preparativos para a Copa do Mundo foram interrompidos antes da escolha do país anfitrião. Devido à Segunda Guerra, não houve Mundial em 1942 e 1946.18

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA

 

 

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

Brasil - 1950

 

 

 

A Copa do Mundo FIFA de 1950 foi a quarta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Ocorreu de 24 de junho a 16 de julho. Foi sediado no Brasil, tendo partidas realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os estádios já estavam prontos na época, devido à paixão dos brasileiros por futebol. O Brasil foi escolhido por unanimidade como anfitrião na época, sendo um sucesso no sentido de infraestrutura a instalações e exemplo para o mundo.

Muitos atribuem essa situação a Getúlio Vargas e sua administração, que incentivava o esporte como extensão da educação, e a sua capacidade de gerir a coisa pública. Contudo, deve-se destacar que o Brasil viu, em 1947, a Fifa adiar a competição em um ano para que as seleções da Europa pudessem se reestruturar – a Segunda Guerra Mundial arrasou o continente e deixou o mundo sem Copas desde 1938. Foi, inclusive, por causa dos efeitos do conflito que a entidade decidiu levar o Mundial para a América do Sul e o Brasil, como candidato único, foi o eleito.

A CBF, antiga CBD, não colocou empecilhos na decisão da Fifa de adiar em um ano a competição. E, mesmo com 12 meses a mais para entregar os estádios, o Brasil conseguiu se complicar. Não havia exigências com transporte, aeroportos, hospitais ou outros itens de infraestrutura. O único pedido era estádios “padrão Fifa”. O caderno de encargos da entidade não tinha 420 páginas como hoje. A Fifa só pedia arquibancadas para no mínimo 20 mil torcedores, alambrados, cabines para a imprensa e autoridades e túneis interligando os vestiários ao gramado.

A Presidência da República chegou a formar a “Comissão de Estádios”, mas, mesmo assim, nenhum ficou pronto com antecedência – nem o Pacaembu, inaugurado em 1940, considerado moderno à época e que havia passado por uma ampla reforma.

Em março de 1950, por exemplo, foi feito o calçamento no entorno do estádio para acabar com a lama que se formava nos dias de chuva, reformado o sistema de drenagem do gramado, foram abertos dois novos portões para facilitar a entrada e a saída do público e construído um ambulatório médico. Em 1.º de junho de 1950, 23 dias antes da abertura da Copa, no entanto, vistoria feita pelo presidente da Federação Italiana de Futebol e delegado da Fifa, Ottorino Barassi, constatou que o tamanho do gramado não era adequado, assim como a área da imprensa. 1

Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 7 delas europeias (Itália, Suécia, Suíça, Espanha, Iugoslávia, Inglaterra e Escócia), 7 americanas (Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia,Estados Unidos e México) e 2 asiáticas (Turquia e Índia).

A seleção da Inglaterra fazia a sua primeira participação na competição. A edição teve três grandes goleadas: Uruguai 8 a 0 Bolívia, Brasil 7 a 1 Suécia e Brasil 6 a 1 Espanha. Os destaques dessa Copa foram: Roque Máspoli, Obdulio Varela, Alcides Ghiggia e Juan Schiaffino do Uruguai e Ademir de Menezes, Zizinho, Jair da Rosa Pinto e José Carlos Bauer do Brasil.

Durante a década de 1940, não houvera a realização das copas previstas, pois a tragédia da Segunda Guerra Mundial mobilizara o mundo para o esforço de guerra e impedira a realização dos certames. A Federação Internacional de Futebol, entretanto, permanecera mobilizada e, tão logo quanto foi possível, tratou de marcar a disputa da IV Copa em um país fora do continente europeu, que ainda encontrava-se em reconstrução. O Brasil foi, então, o país escolhido.

Para a ocasião, foram construídos estádios, dentre eles o Maracanã, que, na época, era o maior do mundo. Ao longo da competição, as equipes da Índia, Turquia e Escócia desistiram; o grupo 4 ficou com apenas duas seleções: Uruguai e Bolívia. A partida direta entre eles teve, por resultado, 8 a 0 para os uruguaios.

A Copa do Mundo FIFA de 1950 não teve uma final oficialmente. As quatro equipes que se classificaram em primeiro em seus grupos formaram um novo grupo e disputaram partidas entre si. A Espanha e a Suécia foram goleadas pelo Brasil e eliminadas por placares apertados pelo Uruguai. A última partida era coincidentemente entre o primeiro e o segundo colocados, que até então não haviam perdido na competição. A última partida da copa ficou conhecida como Maracanaço e contou com o maior público de todas as partidas de todas as copas: 199.854 pessoas.

Ela ocorreu em 16 de julho no Estádio do Maracanã. O Brasil, embalado pela excelente campanha, pelo apoio da torcida, pela liderança e pelo elenco vitorioso, abriu o placar aos 47 minutos com gol de Friaça. O Uruguai, dezenove minutos depois, empatou a partida com Schiaffino. O empate daria o título do campeonato aos brasileiros. Entretanto, aos 79 minutos, Ghiggia virou o placar para os uruguaios, dando o segundo título ao Uruguai. Esta partida é considerada uma das maiores decepções da história do futebol brasileiro.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1950

Cartaz promocional da Copa do Mundo de 1950

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1950#mediaviewer/Ficheiro:World-cup-poster-brazil-1950.jpg

Adhemar de Barros, Getúlio Vargas e Prestes Maia participam da  vistoria ao  Estádio do Pacaembu

3 meses antes da sua inauguração. Foto exposta no Museu do Futebol, São Paulo, Brasil.

O Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo,  recebeu jogos da Copa do Mundo de 1950. Sob suas

Arquibancadas funciona o importante e muito visitado Museu do Futebol. Foto Ismael Gobbo.

 

Seleção uruguaia campeã mundial de futebol em 1950.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA#mediaviewer/Ficheiro:Urug1950.jpg

Taça Jules Rimet. Réplica exposta no Museu do Futebol, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

A  Reencarnação foi ensinada por Papas, e está no Decálogo

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

   A reencarnação pertencia ao cristianismo primitivo. Só no Concílio Ecumênico de Constantinopla (553) é que foi  condenada. Aliás, foi condenada a preexistência bíblica do espírito, que ensina que o espírito já existe quando acontece a concepção do feto. “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta às nações.” (Jeremias 1: 5). Não existe reencarnação sem a preexistência. E se entendeu que ela foi também condenada.

   Os papas Eugênio IV (papa de 1431 a 1447) e Nicolau V (papa de 1447 a 1455) apoiaram o seu ensino pelo sábio cardeal italiano de Cusa (1401 a 1464). (Meu livro “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, 8ª Edição, página 172, Ed. EBM, SP). Também o Papa são Gregório Magno (papa de 590 a 604) a defendeu. (Idem e “Patologia Latina V. 76, Col. 1.100, Homilia 7, “In Evangelio”, citação de Carlos Torres Pastorino, “Sabedoria do Evangelho”, volume 4, página 120). Para ele, João Batista é reencarnação de Elias (Malaquias 3: 1; e 4: 5; Mateus 11: 14; e Mateus 17: 13). E ele diz que o Batista nega ser Elias (João 1: 21), mas Jesus afirma que seu Precursor é Elias e que já tinha vindo e o haviam degolado. (Mateus 17: 12). Para esse papa, foi como pessoa (personalidade particular de cada reencarnação do espírito) que o Batista negou ser Elias. De fato, geralmente, não nos lembramos das vidas passadas (Jó  8: 9). E continua o Papa Gregório: É como espírito ou individualidade (a personalidade geral da Psicologia Transpessoal de hoje), que animava sua pessoa, que João era o Elias que viveu no tempo do Rei Acab, no século IX antes de Cristo. (Papa são Gregório Magno, Homilia 7, Patologia Latina, Volume 76, Col. 1100, citação de Pastorino, em “Sabedoria do Evangelho, Volume 3, página 21).

    E o Decálogo (Os Dez Mandamentos) trazem: “...sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, “na” terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem...” (Êxodo 20: 5; e 34:7), ou seja, nos netos e bisnetos, quando o avô e o bisavô, geralmente, já se desencarnaram, e então o espírito do avó ou do bisavó já pode voltar reencarnando num neto ou bisneto, pagando ele próprio os seus pecados cometidos no passado. Realmente, os espíritos reencarnam muito nos seus familiares e descendentes. Mas os tradutores dogmáticos falsificaram a Bíblia. E, no lugar da preposição “em” mais o artigo feminino a (na), puseram a “até”, ridicularizando, assim, a justiça divina, pois fazem os espíritos pagarem pecados de outros. Tenho a tradução correta de João de Almeida de 1937, com “na”. Mas, posteriormente, como o espiritismo cresceu muito e pôs em destaque essa preposição (no hebraico “al”), a qual lembra a reencarnação, os tradutores  falsificaram a tradução.

    A “American Bible Society”, a tradução para o Esperanto do Dr. Zemenhof (“en la tria kaj kvara generacio”) e a Vulgata Latina de são Jerônimo  (“in tertiam et in quartam generationem”) são fiéis à preposição hebraica “al” (sobre), que significa também em.

    Devemos respeitar o cristianismo dogmático dos teólogos, mas o verdadeiro é o bíblico reencarnacionista!

 

Moisés com as Tábuas da Lei, por Rembrandt.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dez_Mandamentos#mediaviewer/Ficheiro:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_079.jpg

 

 

 

III Seminário da AME- Colômbia

Bogotá, Colômbia

 

 

III SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DA COLÔMBIA (AME COLÔMBIA)

Nos dias 21 e 22 de junho de 2014 aconteceu o III seminário de SALUD Y ESPIRITUALIDAD no Salón Medina do Hotel Boutique City Center, em Bogotá, Colômbia.

A programação contou com a presença de palestrantes da Colômbia e Brasileiros, que se fizeram representar pela Dra. Marlene Nobre e Dr. Sérgio Lopes da AME-BRASIL. Na oportunidade foram tratados temas relacionados à medicina, psicologia e Espiritismo.

Com a presença de grande público, em um ambiente fraterno e acolhedor, foram desenvolvidos temas como,  A vida passada das crianças e sua repercussão na saúde, o impacto da espiritualidade na saúde, o perdão: um enfoque médico-espírita e a psicologia da gratidão.

Médicos e psicólogos Colombianos apresentaram assuntos. Entre eles os Drs. Fabio Villarraga (presidente da AME-COLOMBIA), D. Carlos Almira, Dr. Fábio Navas e os psicólogos Ubaldo Rodrígues, Zaida Villarraga e Ana Escobar.

A palestra de abertura esteve a cargo da Dra Marlene Nobre (presidente da AME-BRASIL e INTERNACIONAL), que abordou o tema “A vida embrio-fetal: uma visão Espírita”.

O encerramento do evento esteve a cargo do Dr Sérgio Lopes ( presidente da AME-PELOTAS) que abordou o assunto “ Contribuição da espiritualidade no manejo das patologias psiquiátricas”.

   Texto: Jeanini Almeida Lopes

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)

 

 

 

Programação de palestras com Marisa Cajado

Araçatuba, Birigui e Penápolis, SP

AMIGOS

AGENDA DAS  PALESTRAS

NA REGIÃO DE ARAÇATUBA – SP EM JULHO

 

18/07-Birigui- 20 horas

Nucleo Espírita Liberdade

Av. Manoel Alves Barbosa, 2296, Bairro Jandaia III

Tema: Trajetória de Amor

 

20/07- Araçatuba - domingo - 10hs

Centro Espirita Casa do Caminho

Av da Saudade 1801

Tema: Trajetória do Amor

 

 

20/07- Birigui - 20 horas

Sociedade Allan Kardec de Estudos Espíritas

Av. Euclides Miragaia, 178- Parque Residencial Pinheiros

Tema: A música

 

21/07- Penápolis-20 horas

 CE Discípulos de Jesus

Av.Luiz Osório,108 - Centro

Tema: Trajetória de Amor

 

23/07-Araçatuba – 20h

CE Irmã Angélica

Rua Tancredo de Paiva Morel, 511, Jd. Sumaré

Tema; Trajetória de Amor

 

(Informação recebida em email de Marisa Cajado)

 

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

Imagem internet

O PODER DO PENSAMENTO

Na sexta-feira, dia 27 de junho de 2014, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema O PODER DO PENSAMENTO.

Como pode o pensamento afetar a nossa vida? O pensamento positivo tem influência no nosso dia a dia? Estas e outras questões serão abordadas de acordo com a visão espírita.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected] 


Fonte: CCE (C. Rainha)

 

(Informações recebidas em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

 

Palestra pública no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de

 

CELSO ALMEIDA DE CARVALHO, 

 

de S. José do Rio Preto - SP, do / no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 25 de junho, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

 

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


(Informação recebida em email de antônio carlos navarro [[email protected]])

 

 

 

Palestra com Yara Amorim no N.E. Chico Xavier

Niterói, RJ

 

Imagem inline 1

Prezados,

O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX) convida para a palestra "A parábola do tesouro perdido e da pérola", com Yara Amorim.

A expositora é Diretora-Presidente da Casa Maria de Magdala, em Niterói (RJ), que funciona como abrigo 

para os HIV soropositivos, adultos em fase crônica, avançada, terminal ou considerada fora de possibilidade terapêutica, e crianças em qualquer estágio.

A palestra será realizada no dia 29 de junho, domingo, às 17h.

Nesta ocasião será realizado o bazar mensal do NECX.

Prestigie e divulgue.

Fraternalmente.

 

Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

R. Antônio Augusto da Paz (antiga Rua 17), 60

Praia de Piratininga - Niterói (RJ)

nucleo-chicoxavier.blogspot.com

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 

21º. EMERJ- Encontro de Mocidades Espíritas da Região de

Jales, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

Programa Espiritualidade em Debate com Giovana Campos

Santos, SP

clip_image002

 Espiritualidade em Debate

 

Não perca o programa Espiritualidade em Debate, produzido pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos). Programa inédito aos domingos, às 20h e reprise quinta-feira, às 17h, pela TV COM - Canal 11 da NET (Santos, São Vicente e Praia Grande - SP) Para demais localidades: www.tvcomsantos.com .

Idealização: AME-Santos. Apresentação: Giovana Campos

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Informativo do C.E.E. Nosso Lar. Revista Fidelidade Espírita

Campinas, SP

 

Informativo do Centro de Estudos Espíritas "Nosso Lar" - Campinas/SP

View this email in your browser

Centro de Estudos Espíritas

Nosso Lar
                                                 Campinas/SP

Edição deste mês! Assine: (19) 3233-5596

 

 

Conheça a Mediunidade de Santa Rita de Cássia

 

Você conhecerá a vida de uma das maiores médiuns que a história produziu. Uma vida emocionante de amor e dedicação ao próximo.

 

Lembranças de Vidas Passadas? Conheça o caso de Shanti Devi

 

Com esse título, a famosa revista italiana L'Europeo, em seus números 640, 641 e 642, de 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 1958, publicou, ilustrada com inúmeras fotografias coloridas, uma longa reportagem de seu colaborador sueco Sture Lönnerstrand. A revista Reformador, em junho de 1958, publicou um resumo da reportagem, ofertando ao público Espírita um caso raro de comprovação da reencarnação: boa leitura! 

 

Quem foi Therezinha Oliveira? Assista aqui!

 

Você conhecerá a mais notável oradora e escritora Espírita que floresceu em Campinas. Suas  obras iluminam e edificam. Prepare-se, você vai se emocionar!

 

 


Centro de Estudos Espíritas "Nosso Lar" - Campinas/SP · Luís Silvério, 120 · Vl Marieta · Campinas, Sp 13000-000 · Brazil

 

 

 

Informativo do Instituto beneficente Chico Xavier

Junho/2014

 

 

"Fique por dentro das Notícias do Movimento Espí­rita por todo Brasil."
 http://ismaelgobbo.blogspot.com 

Se não deseja mais receber nossos informativos solicite seu descadastramento através do e-mail
[email protected] 

 

 

 

Doutrinas prescritivas e reflexivas

 

Almir Del Prette (SEOB/São Carlos)

 

 

Uma das mais importantes passagens da Bíblia é referida, resumidamente, por “Os Dez Mandamentos” ou o “Decálogo” recebido por Moisés no Monte Sinai, pela ação da espiritualidade superior. Moisés havia conduzido o povo judeu através do deserto e, já livre de qualquer perseguição dos egípcios, isolando-se dos demais, recebeu as “Tábuas da Lei”. Essas leis, chamadas de mandamentos de Deus, serviram de base para consolidar o projeto da futura nação israelita. Os dez mandamentos têm um caráter majoritariamente proibitivo em que é explicitado o que não se deve fazer: não terás outros deuses diante de mim, não farás para ti imagens esculpidas, não prostrarás diante desses deuses e não os servirás, não pronunciarás em vão o nome de Deus, não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não apresentarás falso testemunho contra teu próximo, não cobiçarás a casa de teu próximo, não cobiçarás sua mulher... Apenas dois itens fazem referência aos comportamentos desejáveis de ocorrer: lembra-te do dia de sábado, honra teu pai e tua mãe.

  Enquanto o Judaísmo tinha como base doutrinas prescritivas, Jesus propôs, na maior parte de sua pregação, doutrinas reflexivas. O Catolicismo e as demais religiões derivadas da Reforma são acentuadamente prescritivos. O Espiritismo, como o Cristianismo redivivo, tem um caráter reflexivo, em especial nas obras de Alan Kardec e Leon Denis.

  O que difere a doutrina prescritiva da reflexiva? No primeiro caso, tem um caráter normativo, que indica quais os comportamentos devem ou não ocorrer. Não há, nessa forma de apresentação doutrinária, margem para a dúvida, para o raciocínio, para a autogestão. Trata-se de obediência ou desobediência. O Decálogo é um exemplo notável de prescrição, com o agravante de que a maioria dos itens apenas indica o que não deve ser feito, ao invés de indicar quais comportamentos seriam desejáveis. Já a reflexão exige a participação consciente da pessoa quando, em um sentido sociológico, ela deixa de ser sujeito e passa ser ator. A construção do reino, segundo Jesus, e a transformação do planeta, segundo Kardec, não se realizam com o seguimento de instruções, mas com a decisão reflexiva do homem/espírito construtor de si mesmo. A passagem em que Jesus narra a parábola do bom samaritano é emblemática da doutrina reflexiva. Jesus passa da prescrição do Judaísmo (“O que dizem as escrituras”?) para a reflexão (“Quem foi o próximo daquele homem”?). Aparentemente são apenas perguntas, mas a primeira é evocativa enquanto a segunda exige ponderação.

  As doutrinas prescritivas se destinam a homens cativos enquanto que as reflexivas se dirigem a homens livres. Contudo, vamos encontrar, em religiões prescritivas, pessoas livres, que se esforçam na construção do homem novo, forjado nos ideais de fraternidade e liberdade. E em religiões reflexivas, também encontramos pessoas cativas, que buscam na obediência o sentido de sua religiosidade. Cabe ao leitor ponderar com qual doutrina se sente mais à vontade e mais feliz.

 

O bom samaritano por Jan Wijnants  

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Parable_of_the_Good_Samaritan

 

 

 

Pedido de Colaboração

 

Se te for possível repasse diariamente este email para os contatos de

suas listas de email. Ampliemos a divulgação. Grato. Ismael Gobbo

 

 

FIFA Fan Fest. Vale do Anhangabaú, São Paulo. 23-06-2014.

Jogo Chile x Holanda. Fotos  Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]