Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 26 de junho de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. Este trabalho é  voluntário e totalmente gratuito. Editado e postado em São Paulo, SP, por  Ismael Gobbo [email protected].

 

 

 

Copa do Mundo FIFA

 

1958

 

A Copa do Mundo FIFA de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de

10 de junho até29 de junho de 1958. O evento foi sediado na Suécia, tendo partidas realizadas nas cidades de Borås, Eskilstuna,Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmö, Norrköping, Örebro, Sandviken, Solna,

Uddevalla e Västerås. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 12 delas europeias

(Suécia,Alemanha Ocidental, Áustria, França, Tchecoslováquia, Hungria, União Soviética, Iugoslávia, Inglaterra, Irlanda do Norte,Escócia, País de Gales)

e 4 americanas (Argentina, Brasil, México e Paraguai).

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1958

 

 

Final

 

A final seria disputada no Estádio Råsunda entre Brasil e Suécia em frente a um público de 50.000. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, pois ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho. Nem o gol sueco que inaugurou o placar abalou a equipe. Didi, o príncipe etíope, certamente uma das peças mais importantes do time brasileiro, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços, lembrando a todos que o Botafogo, base daquela seleção, tinha dado uma goleada na Suécia, de forma que não ia ser a seleção brasileira que ia perder deles. Resultado: uma partida excepcional que, mesmo com a derrota por 5 a 2 em casa, foi aplaudida de pé pela torcida sueca, ao saudar como campeões do mundo Garrincha, Pelé, Vavá, Zito, Mazzola, Nilton Santos, Didi, Gilmar, Zagallo, entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1958

 

 

Leia mais aqui:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1958

 

Cartaz da Copa do Mundo de Futebol de 1958

Imagem: http://www.logovia.com.br/blog/design/design-em-evolucao/cartazes-das-copas-do-mundo-veja-as-evolucoes/

Brasil campeão da Copa do Mundo de Futebol- Fifa 1958.

Foto exposta no Museu do Futebol. São Paulo, Brasil.

Torcedores comemoram no Rio de Janeiro a conquista da Copa de 1958.

Foto exposta no Museu do Futebol, São Paulo, Brasil.

Selo brasileiro comemorativo da conquista da Copa de 1958

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_1958#mediaviewer/Ficheiro:Selo_da_Copa_de_1958_330.jpg

 

 

 

Futebol e inteligência

 

Almir Del Prette (São Carlos/SEOB)

 

            Fala-se muito que o futebol é invenção dos ingleses. Não pretendemos tirar o mérito dos bretões, mas apenas discutir alguns aspectos importantes sobre esse assunto. Praticamente os ingleses forjaram as regras, bastante semelhantes às que hoje são adotadas em todo o mundo futebolístico filiado à FIFA. Contudo, bem antes dos ingleses outros povos, em várias partes do mundo, já praticavam o tal “pé na bola”, tradução literal para football. Algumas tribos indígenas no Brasil praticavam o futebol, evidentemente sem as regras da FIFA. Conversei com pessoas de povos indígenas que me explicaram como confeccionam a bola, usando uma casca fina, maleável e grudenta de uma árvore, sobrepondo-as até elas adquirirem o formato ideal. Contaram-me e mostraram em fotos, que demarcam um espaço, colocam as “traves”, mas não fazem competição, simplesmente chutam à vontade para qualquer dos gols e todo mundo faz festa quando a bola entra. Essa prática é antiga e não teria sido copiada dos “brancos”.

            Há algum tempo atrás se pensava que, nos esportes, a primazia para o sucesso localizava-se na destreza e na força e pouco ou nada na inteligência. Essa idéia tinha sua razão porque o conceito predominante de inteligência, a localizava como uma faculdade cognitiva baseada no uso da memória, do raciocínio e da aprendizagem. Nos tempos atuais, o conceito de inteligência foi alterado com novos conceitos, como: inteligências múltiplas (Howard Gardner) e inteligência emocional (Salovey & Mayer)[i][ii]. Não há dúvida de que, para a prática esportiva, principalmente os chamados esportes coletivos, entre eles o futebol, a inteligência joga com papel preponderante, principalmente a inteligência espacial. Ela está presente em principalmente na percepção do espaço, na discriminação da movimentação dos adversários e companheiros que facilitam o deslocamento e a colocação no espaço para a intervenção adequada com a melhor economia de movimentos. Também a inteligência emocional pode ser inferida no fairplay, (evitar o aproveitamento de vantagem indevida) e no respeito e lealdade ao adversário.

            E para torcer, também há necessidade da inteligência? E qual seria a inteligência predominante para um “bom torcedor”? Há três anos, eu e minha esposa escrevemos um livrinho para crianças, pais e educadores em geral. O título, por si mesmo, indica uma inteligência importante: “Já pensou se todo mundo torcesse pelo mesmo time?”. Um dos personagens do livro tinha sua preferência futebolística. Até aí tudo bem. O problema é que ele não aceitava ser amigo de alguém torcedor de outro time. Infelizmente esse não é um problema raro, algumas pessoas formam grupos de “caçadores de adversários”, visando destruí-los. Qual a dificuldade para quem pensa assim? Convido o leitor a refletir sobre a importância do adversário para: (a) o sucesso de seu time; (b) a realização do campeonato; (c) o aprimoramento em todos os setores da prática esportiva.

            A reflexão sobre essas questões nos leva a pensar que o bom torcedor também precisa, e muito, usar as inteligências múltiplas, principalmente a intrapessoal (conhecer e lidar consigo mesmo) e a interpessoal (compreender e  relacionar adequadamente com o outro). A Copa do Mundo é uma boa oportunidade para esse exercício.         

             

 

Painel mostrando alguns tipos de objetos utilizados como  bola expostos no

Museu do Futebol em São Paulo, Brasil. Fotos Ismael Gobbo

Meia, Cabeça de boneca, Cabaça e Pedra.

Caixa de fósforo, Jornal e barbante, Bola de borracha e Lata de refrigerante.

PLÁSTICO BOLHA E DUREX, LIMÃO, TAMPINHA E PAPEL E DUREX.

PAINEL EXPOSTO NO MUSEU DO FUTEBOL. SÃO PAULO, BRASIL. FOTO ISMAEL GOBBO

Estádio Wembley, Londres, INGLATERRA. Foto Matheus Gobbo

 

 

 

Programação de Conferências da Spiritist Society of the Carolinas

EUA

 

 

(Informações recebidas em email de Janete Lima [[email protected]])

 

 

 

2º. Movimento “Você e a Paz”

Colombia

 

 

 

2* Movimiento Tú y La Paz/ FEC-Colombia 24 de Junio de 2014

 

                             2º MOVIMENTO VOCÊ E A PAZ - COLÔMBIA

A segunda edição do Movimento Você e a Paz/FEC-COLÔMBIA foi realizada, com grande êxito, em 24 de junho de 2014 em Bogotá/Colômbia, no Centro de Convenções Gonzalo Jiménez de Quesada. Cerca de mil pessoas tiveram a oportunidade de confraternizar e conhecer em profundidade o verdadeiro sentido a que se propõe esse movimento que se destaca tanto local quanto internacionalmente.

Esse movimento foi idealizado no ano de 1998 por Divaldo Pereira Franco, médium e conferencista brasileiro renomado, e se propõe a divulgação da não violência, promovendo a construção da paz a partir da intimidade de cada ser humano. Viva em Paz! Você é a Paz!

Na oportunidade foi lida a mensagem enviada pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, endereçada ao Movimiento Tú y La Paz. Na missiva o Presidente saúda o movimento destacando a importância de a paz ser alcançada, em primeiro lugar, no coração de cada pessoa, desarmando os espíritos, tornando os lares, bairros, os locais de trabalho em ambientes pacíficos. O mais importante nesta hora, destacou, é que cada colombiano se pergunte: o que eu posso fazer em favor da paz? Agradeceu por convocar os colombianos a não-violência, por convidar a amarmo-nos em lugar de armarmo-nos, por recordar que a paz, a verdadeira paz, começa no coração.

As seguintes personalidades, que formaram a mesa de honra, dentre as quais as homenageadas, atribuindo-lhes prêmios pessoais ou à instituições, e que trabalharam na construção da paz:

1 - Professor Divaldo Pereira Franco, Espírita, Orador Internacional e fundador do Movimento Você e a Paz. Divaldo, o Embaixador da Paz, recebeu as chaves do coração e do Movimento Espírita Colombiano.

2 - Senhor Milton Fabián Delgado, Presidente da Federación Espirita de Cundinamarca.

3 - Doutor Fabio Villarraga, Coordenador para a América do Sul do Conselho Espirita Internacional e Presidente da Asociación Médico Espírita de Colombia - AME-Colombia.

4 -Senhor Jorge Berrio Bustillo, Presidente da Confederación Espirita Colombiana – Confecol.

5 - Senhora Lídice Márquez, Representante da Coordinadora Espírita de Ecuador.

6 -Engenheiro Jaime Jaramillo, Presidente da Fundación Niños de los Andes y Liderazgo Papá Jaime, recebeu o prêmio de reconhecimento na categoria de personalidade física que se doa.

7 -Senhora Elena Mogollón, Presidente da Fundación Granitos de Paz, foi homenageada com o reconhecimento na categoria instituição social que promove.

8 - Senhor Ubaldo Rodriguez de Avila, Presidente da Fundación Oasis de Amor, foi agraciado com o prêmio na categoria instituição social que promove.

9 -Senhora María de Tellez, fundadora e tesoureira da Fundación Hogar Infantil Rutas de Luz.

10 - Senhor Germán Tellez Espinoza, fundador e representante legal da Fundación Hogar Infantil Rutas de Luz, foi agraciado, juntamente com María de Tellez, na categoria família que semeia a paz.

Os pronunciamentos foram alicerçados na construção da paz íntima, enaltecendo as ações de não-violência, de respeito, amor e fraternidade. Memorável evento!

  

   Texto: Katherine Del Toro Naizzir

   Tradução ao português: Paulo Salerno

   Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Seminário com Lúcia Moysés - CEEAK

Winterthur, Suiça

 

 

(Informações recebidas em email de Claudia Werdine)

 

 

 

Nota da Casa Lar Luz do Caminho

Florianópolis, SC

 

Imagem inline 1

Silvanne Martins

Diretora Comunicação Social

Casalar Luz do Caminho

(48) 3206-9519

 

 

 

(Informação recebida em email de Maurício Aurélio dos Santos [[email protected]])

 

 

 

Programação do Centro Espírita Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

Reuniões Públicas

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

 

24/06/14

ter

20h

 

Rose Crispim

 

Bem aventurados os misericordiosos

 

 

 

 

 

 

 

27/06/14

sex

20h

 

Maria Nanci

 

tema  livre

 

28/06/14

sab

9h

 

Arthur

 

Trabalhadores da última hora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28/06/14

sab

15h 

 

Mariza Luz

 

Falsos Cristos e Falsos profetas

 

01/07/14

ter

20h

 

Luiz Celso

 

Não separar o que Deus juntou

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Programação de palestras no C.C.E. Reflorescer

Arujá, SP

 

 

(Informações recebidas em emails de Rosangela Pires; de Rose Moliterno e de Regina Bachega))

 

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Rádio Emmanuel

 

Acessar:

https://soundcloud.com/r-dio-emmanuel

 

 

 

Leia Resenha Espírita on line

 

 

http://issuu.com/resenh/docs/resenha_espirita_on_line_110

http://pt.slideshare.net/MRS/resenha-espirita-on-line-110-36254295

http://pt.scribd.com/doc/231162720/Resenha-Espirita-on-Line-110

 

 

Entendimento

 

          O cultivador do campo não prescinde do arado com que sulcará o corpo da gleba.

         O estatuário recorrerá ao buril para afeiçoar o mármore à ideia criadora que lhe inflama a cabeça.

          A criatura interessada na produção de reflexos mentais protetores de sua senda não dispensará o entendimento por alicerce do trabalho renovador. Entendimento que simbolize fraternidade operante.

          Até o ingresso na Consciência Cósmica, todos os seres se distinguem pela face de luz com que se alteiam para os cimos da evolução e pela face de sombra pela qual ainda sofrem a influência da retaguarda.

          Todos recolhemos do Pai Celeste os estímulos ao futuro e todos padecemos os reflexos do passado a se nos projetarem sobre a existência.

          Só o culto do entendimento pode garantir-nos o equilíbrio indispensável no serviço edificante de autoburilamento.


Emmanuel / Médium Chico Xavier
Livro: Pensamento e Vida (extrato) - Ed. FEB

 

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

Plantação de Caju. São Mateus, ES. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Pedido de Colaboração

 

Se te for possível repasse diariamente este email para os contatos de

suas listas de email. Ampliemos a divulgação. Grato. Ismael Gobbo

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]