Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/16-08-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita: http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes diversas via e-mail e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec. Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/16-08-2017.htm

 

 

No Blog onde é postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

DATA ACESSE CLICANDO NO LINK

 

 

15-08-2017 http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/15-08-2017.htm

14-08-2017 http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/14-08-2017.htm

12-08-2017 http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/12-08-2017.htm

11-08-2017 http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/11-08-2017.htm

10-08-2017 http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/10-08-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

O que é o Espiritismo

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

O médium Francisco Cândido Xavier ao final de reunião no Grupo Espírita da Prece. Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo.

O médium de cura João de Deus (D) e o amigo e admirador Rodrigo Rollemberg em outubro de 2006. Abadiania, GO.

Foto Ismael Gobbo

A médium de pintura mediúnica Valdelice Salum.

Imagem/fonte: http://quersabertudo.blogspot.com.br/2010/10/pintura-mediunica-ao-vivo-com-valdelice.html

 

Nota baixa

O diretor de uma escola islâmica do Paquistão enviou uma carta aos pais dos alunos quando os exames estavam para começar.

A imagem da carta circulou o mundo, após um dos pais dividi-la em uma rede social, elogiando a postura e as palavras da escola.

Queridos pais, a semana de provas está para começar. Eu sei que vocês estão esperando que seus filhos se saiam bem.

No entanto, por favor: lembrem-se de que, dentre os estudantes que estão sentados ali para fazer a prova, há um artista que não precisa entender de matemática; há um empreendedor que não se importa com História ou literatura; há um músico cujas notas em química não importam; há um esportista cujo preparo físico é mais importante do que a física...

Se seu filho obtiver as melhores notas, ótimo! Mas se não, por favor, não tire dele sua autoconfiança e sua dignidade.

Digam-lhe que tudo bem! É só uma prova. Ele foi talhado para coisas muito mais importantes na vida.

Digam-lhe que, independentemente de sua nota, vocês o amam e não o julgam. Façam isso, por favor.

E quando fizerem: vejam-no conquistar o mundo. Uma prova ou uma nota baixa não vai lhe tirar os próprios sonhos ou seu talento.

E, por favor, não pensem que médicos ou engenheiros são as únicas pessoas felizes no mundo.

Com carinho, a diretoria.

*   *   *

Vivemos num mundo onde ainda valorizamos mais a formação intelectual das crianças do que sua construção moral.

Para ser alguém na vida você precisa estudar! - Quantas vezes já ouvimos ou dissemos essas palavras...

É natural que pais que vieram de uma geração que não teve acesso ao estudo, à escola, desejem isso mais do que tudo para seus filhos.

Compreensível esse desejo de formação do intelecto, pois isso lhes abre muitas portas no mundo. O Espírito precisa se desenvolver nessa área, precisa conhecer, precisa trabalhar para seu sustento e ainda, ser peça útil na sociedade.

No entanto, o Espírito não é apenas seu intelecto. Somos nossos valores, nossas virtudes, nossas crenças.

Assim, o sucesso de alguém na vida não pode ser medido apenas por suas conquistas na área do conhecimento ou na esfera material.

Ter sucesso, ou melhor, ser bem sucedido na existência, significa principalmente, ser um homem de bem.

Se as conquistas intelectuais não foram as melhores; se os conseguimentos materiais, de padrão de vida e patrimônio não foram os desejados ou apontados pelo mundo como excelentes, não nos preocupemos em demasia.

Os padrões do mundo são doentios, por vezes, e muito disso está no campo das ilusões materialistas.

Os valores de uma alma não estão nos bolsos, mas no quanto de bem pode fazer ao seu redor. Estão nas relações que edifica; estão no exemplo de dignidade que propaga para os seus.

Esse é sucesso verdadeiro após toda uma vida. É isso que nos trará paz após o término de cada fase de nossa evolução.

Aos pais dizemos: Tenham calma. A mais importante instituição de ensino é o lar e suas relações. É o amor compartilhado e exemplificado diariamente.

São as notas das provas morais que nos farão aptos, ou não, a seguir adiante na escola das vidas sucessivas.

Redação do Momento Espírita, com base em
matéria publicada pelo jornal 
Independent,
em 4 de outubro de 2016.
Em 15.8.2017.

 

(Texto copiado do site Feparana)

O Professor da escola. Óleo em painel por Adriaen van Ostade

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adriaen_van_Ostade_007.jpg

 

Deus nos criou como que ‘com Alzheimer’ sobre nosso passado

 

Publicado originalmente em coluna

De O Tempo, BH, MG, 14/08/17

José Reis Chaves

Existem duas doutrinas religiosas filosóficas sobre o momento em que as almas ou espíritos humanos são criados. Uma diz que eles são criados no momento da concepção do novo ser humano, e outra defendida por mais de dois terços da população do mundo, a qual afirma que o espírito já existe antes da concepção de seu corpo. É a doutrina da preexistência bíblica.

Eis alguns textos bíblicos já conhecidos dos leitores dessa coluna: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constituí profeta às nações” (Jeremias 1: 5); “Pois, eu te peço, pergunta às gerações passadas, atenta para a experiência dos antigos.” “Nós somos de ontem, de nada sabemos, pois nossos dias não passam de sombra na terra.” (Jó 8: 8 e 9). A consulta às gerações passadas só podia ser feita por contatos com os espíritos delas. (E não valem as alterações desses e outros textos nem as suas interpretações abusivas e mesmo absurdas, por parte de irmãos nossos líderes evangélicos fanáticos contra a reencarnação!).

As lembranças de nossas vidas passadas são sutis. Aparecem como os chamados arquétipos de Platão e que se tornaram mais aprofundados por Jung. É que essas lembranças estão no nosso inconsciente. Assim, somente nos estados alterados de consciência quando se manifesta o inconsciente (hipnose, meditação, relaxamento, terapia de vivências passadas – TVP – sono etc), é que essas nossas lembranças de vidas passadas vêm à tona. São muito conhecidos os sonhos mediúnicos precognitivos, que ocorrem durante o sono, e classificados como de mediunidade onírica. São José recebeu o aviso onírico de um espírito angélico, para que fugisse para o Egito com o Menino Jesus e Maria, pois Herodes tramava a morte do Infante.

No mais, as lembranças de nossas vidas passadas acontecem em forma de tendências, inclinações e aptidões para certas coisas. Mas há médiuns ou paranormais que se lembram delas, normalmente, e até mesmo em estado de vigília.

Muitas pessoas, que têm dificuldades em aceitar a teoria da reencarnação, usam o desconhecimento de nossos pecados de outras vidas para, no fundo, desacreditarem a verdade da reencarnação, aceita pela Ciência não materialista. Mas lembrando-nos ou não de nossos pecados, vamos pagá-los todos até o último centavo (Mateus 5: 26), pois à inexorável lei divina de causa e efeito eles não escapam jamais!

E a grande verdade da reencarnação é que Deus, com seu amor e misericórdia infinitos para com todos os seus filhos, criou-a como um meio de nós podermos continuar a nossa caminhada evolutiva em direção à nossa perfeição semelhante à de Deus. E quanto a pagarmos as nossas faltas ou pecados, estejamos reencarnados aqui no nosso Planeta Terra ou desencarnados no mundo espiritual, nós vamos pagando-os até o último centavo, pois vamos colhendo “ipso facto” o que vamos semeando. O único meio de anularmos, ou pelo menos amenizarmos a nossa colheita de sofrimento causado pelo que plantamos de mal é a vivência do evangelho do excelso Mestre, o que foi lembrado também por são Pedro quando disse que uma boa ação encobre uma multidão de pecados (1 Pedro 4: 8). E terminamos dizendo que se Deus quis nos criar assim como que com ‘Alzheimer’ a respeito de nossas vidas passadas, é porque assim é mesmo melhor para nós, já que Ele nos amou sempre com amor infinito até mesmo antes de nos criar!

 

Fuga para o Egito. Quadro pintado por Cândido Portinari exposto

na Igreja do Bom Jesus da Cana Verde, em Batatais, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Registro. XXVII Feirão pró-Mansão do Caminho no

Rio de Janeiro, RJ

 

O XXVII FEIRÃO PRÓ-MANSÃO DO CAMINHO, realizado no Museu Militar Conde de Linhares (Avenida Pedro II, 383, São Cristóvão, Rio de Janeiro), neste domingo dia 13 de agosto, no horário de 9 às 18 horas foi, a exemplo dos anos anteriores, um encontro de solidariedade, confraternização, encontros, reencontros e, acima de tudo, uma sincera manifestação de amor pelos nossos semelhantes.

 

O evento promovido e organizado pelo Grupo Espirita Caminho da Esperança (GECE) - Rua Aristides Lobo, 51 - Rio Comprido, Rio de Janeiro, que há 27 anos realiza o encontro cuja finalidade é agradecer a Divaldo Pereira Franco que encerrava suas atividades, este ano, em sua tradicional temporada em nosso estado e principalmente contribuir com a Mansão do Caminho na arrecadação de recursos para a manutenção das despesas de dia-a-dia.

 

Começou com Ana Guimarães e outros dirigentes do CECE, agradecendo mais uma vez a colaboração dos espíritas, vindos de diversas cidades do país e algumas do exterior, naturalmente sendo a maioria de nosso estado. Em seguida, Anete Guimarães fez a prece de abertura, aguardando Divaldo Franco, que logo em seguida chegou.

 

Os representantes de cada barraca foram chamados à presença de Divaldo Franco, instalado em um estande especialmente montado para recepção, autógrafos e entrevistas, ocasião em que agradeceu carinhosamente a cada um, entregando-lhes uma pequena lembrança.

 

Em seguida, o orador baiano, proferiu um minisseminário para um público em torno de 650 pessoas.

 

À tarde, Divaldo Franco, concedeu entrevista à repórter Fernanda Graell, da Rede Globo de Televisão que já havia circulado pela feira e entrevistado à Ana Guimarâes coordenadora e responsável pela organização do evento. Em seguida Divaldo Franco iniciou a sessão de autógrafos.

 

A Mansão do Caminho (http://www.mansaodocaminho.com.br/) , obra assistencial do Centro Espírita Caminho da Redenção, voltada inteiramente para a assistência social, à saúde e à educação, fundada no dia 15 de agosto de 1952, é um admirável complexo, localizado na Rua Jayme Vieira Lima, nº 104 - Pau da Lima, Salvador - Bahia, contando com 50 edificações, fora as construções em andamento, distribuídas em ruas, bosques e lago, numa área de 78.000 metros, onde são atendidas três mil crianças e jovens de famílias de baixa renda, inclusive suas famílias, num total de quase cinco mil pessoas.

 

Com uma palestra final proferida da sacada do museu com o público acomodado no pátio da feira, Divaldo Franco, O Semeador de Estrelas, encerrou sua temporada de palestras - 2017, no Rio de Janeiro.


Texto e fotos: Luismar Ornelas de Lima

 

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

IV Jornada de Saúde e Espiritualidade

Piracicaba, SP

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Eventos Espíritas programados pela AMEEES

Vitória, ES

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

Avisos

 

        Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: Desde 01/06, toda quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, nesta casa, acontecem as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

        Juventude Espírita Zilda Gama: Traga seu filho maior de 13 anos pra participar deste grupo, fazer novas amizades, aprender um pouco sobre a doutrina espírita e discutir assuntos da atualidade

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

15/08/2017 – Hoje - Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Orador: Fernando Reis                                         CE Zilda Gama

Tema: Deixai Vir a Mim os Pequeninos

 

16/08/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Valter Afonso e Marcela                           CE Zilda Gama           

Tema: Grupos terapêuticos de Reconhecido Valor e AA

 

19/08/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Bill Gonçalves                                          CE Zilda Gama

Tema: Lei de Amor

 

22/08/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: José Júlio Gonçalves                                CE Irmãos da Nova Era

Tema: Livre

 

22/08/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Sérgio dos Santos                                    FEESP

Tema: Livre

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

contato@zildagama.org.br

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [contato@zildagama.org.br])

 

Palestra programada para a S.E.E. Grupo da Paz

São Paulo, SP

Você não pode perder a Palestra Polêmica e Emocionante de Jose Damião de Souza no Grupo da Paz Quarta Feira dia 16 de Agosto às 19 hs com o atual tema Escândalos! Se vossa mão é motivo de escândalo, cortai-a. Na Sociedade de Estudos Espíritas Grupo da Paz

O Grupo da Paz localiza se na R Pereira Caldas, 120 Jardim da Glória SP Encontro você lá!

 

 

(Informação recebida em email de José Damião)

 

Palestras programadas com Deusa Samú

Promissão, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

FEES -XVIII Ciclo de Palestras

Aracaju, SE

 

 

 

(Informação recebida em email de Emmanuel Correia da Silva [emmanuelcorreia34@gmail.com])

 

40ª. Jornada de Confraternização Espírita de

Assis, SP

 

Setembro/2017  

 

Palestras aos sábados, às 20 horas, na Associação Filantrópica "A Caminho da Luz", sede da USE Regional de Assis e da USE Intermunicipal de Assis - Rua Santos Dumont, 1477 - Vila Tênis Clube - Assis - SP

 

Tema central:  EM DEFESA DA VIDA

 

 

PROGRAMAÇÃO:-

 

Dia 2 

Orador: ROMÁRIO DE ARAÚJO MELLO, de Campinas (SP)

Tema:  Aborto

 

 

 

 

Dia 9

Orador: ALEXANDRE PEREZ, de Marília (SP)

Tema:  Eutanásia

 

 

 

 

Dia 16

Orador: ALESSANDRO VIANA VIEIRA DE PAULA, de Itapetininga (SP)

Tema:  Suicídio

 

 

 

 

Dia 23 

Oradora: CÉLIA XAVIER DE CAMARGO, de Rolândia (PR)

Tema:  Violência e pena de morte

 

 

 

 

Dia 30 

5º ENCONTRO DE CORAIS

Local: Teatro Municipal de Assis

- Rua Floriano Peixoto, 757

 

           

 

 

 

 

Local das palestras

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [atilio.arcoleze@gmail.com])

 

Newsletter Dirigente Espírita

USE/São Paulo

 

Acesse:

http://mailchi.mp/c7edaad3265c/dirigente-esprita-newsletter?e=bce6fbd28f

 

 

 

 

IV Encontro Nacional dos Amigos de Yvonne A. Pereira

Taubaté, SP

 

 

(Com informações de Pedro Camilo)

 

64ª. Semana Espírita de

Vitória da Conquista, BA

 

FALTAM 20 DIAS PARA A 64ª SEMANA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA



 


(Informação recebida em email de Uevc União Espírita de Vitória da Conquista [uevc@uevc.com.br])

 

IX JAMEC-Jornada Médico-Espírita Campinense

Campina Grande, PB

DE 15 A 17/09/2017

AUDITÓRIO DA FIEP

PROGRAMAÇÃO

15/09- SEXTA-FEIRA

20h- ABERTURA

20h30 – PALESTRA: UMA NOVA MEDICINA PARA O NOVO MILÊNIO

  Décio Iandoli Jr. – AME-MS.

 

16/09 SÁBADO

08h - AMBIENTAÇÃO E PRECE DE ABERTURA

08h30– PAINEL: SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

1-A Evolução, o Amor e a Plasticidade Cerebral – Ricardo Santos – AME-AL (40’)

2-As emoções e o câncer, uma abordagem médico-espírita –Geison Freire – AME-Mossoró (40’)

10hINTERVALO

10h30 – PAINEL:EVOLUÇÃO SAUDÁVEL

1-Estresse oxidativo e suaInfluência na evolução da Insuficiência Cardíaca – Antonia Marilene – AME-DF (40’)

2-O envelhecimento saudável com espiritualidade - Ricardo Santos – AME-AL (40’)

12hINTERVALO (Almoço)

14h - AMBIENTAÇÃO

14h30 – PAINEL: BIOÉTICA

1-Depressão, Tristeza e Sintonia Mental – Islan Nascimento – AME-PB (40’)

2-Suicídio – Aspectos Médicos e Espirituais – Carlos Roberto – AME-CG (40’)

16hINTERVALO

16h30– MESA REDONDA:EMBRIOGÊNESE E ESPIRITUALIDADE

1-O início da vida humana – aspectos médicos e espirituais - Décio IandoliJr –AME-MS (40’)

2-Gestação de alto risco e espiritualidade -Antonia Marilene– AME-DF (40’)

18h ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO DIA

 

17/09DOMINGO

08h - AMBIENTAÇÃO E PRECE DE ABERTURA

08h30MESA REDONDA: REENCARNAÇÃO E PROGRESSO

  1-Doenças Congênitas: um projeto de amor e esperança – Antonia Marilene– AME-DF (40’)

2-A Reencarnação como meio de educação e progresso do Espírito– Décio Iandoli Jr –AME-MS (40’)

10h INTERVALO

10h30 - CONFERÊNCIA

Novos saberes da relação emoções, espiritualidade e saúde – RossandroKlinjey – AME-CG (60’)

 

12hENCERRAMENTO DO EVENTO

 

(Informações recebidas em email de Marcos Paterra)

 

2ª. Semana Nacional de Arte Espírita

João Pessoa, PB

Cidade(s) Participante(s): JOÃO PESSOA

A Comissão Local está em contato com Campina Grande para participar também

 

Comissão Local:
Márcia Domingos da Silva – João Pessoa – 
marcinnha@gmail.com
Dalila Cartaxo – João Pessoa – 
dalilaacartaxo@gmail.com
Merlânio Maia – João Pessoa

 

A Semana de Arte Espírita na Paraíba tem o apoio da Federativa:
FEPB – Federação Espírita Paraibana

 

Participantes confirmados:
Músico Antônio e dois alunos (FEPB)
GED Rayos de Luz (DIJ do Humberto de Campos)
GED Sublimação (C. E. Consolador)
Consolarte (C. E. Consolador)
Grupo musical Viana de Carvalho (C. E. Viana de Carvalho)
Músico Wagner (C. E. Lar de Jesus)
Coral infantil EDUKAR (Insituição Espírita EDUKAR)
Grupo Vocal Harmonia e Luz (FEPB)
Grupo Musical Canto e Luz (UEDAC)
Grupo de Teatro da FEPB
Grupo Encena

 

Locais confirmados:
Federação Espírita Paraibana
Centro Espírita Humberto de Campos
Centro Espírita Vianna de Carvalho
Centro Espírita O Consolador
Centro Espírita Lar de Jesus
União Espírita Irmãos da Caridade
Centro Espírita 12 Apóstolos
UEDAC – União Espírita Deus Amor e Caridade

 

Programação agendada até o momento:

30/09 Federação Espírita PB – Palestra lítero-musical com Merlânio Maia e apresentação do Músico Antônio e dois alunos dele

01/10 C.E. Humberto de Campos – Apresentação de dança Rayos de Luz e apresentação do espetáculo Joanas: Trilhas de Luz

02/10 local a definir – Palestra Lítero-musical Wallace e Neifa

03/10 C.E. Vianna de Carvalho – Apresentação GED Sublimação

04/10 C.E. O Consolador – Apresentação Grupo Viana de Carvalho

05/10 C.E. Lar de Jesus – Apresentação Wagner + Palestra Júlio Farias

06/10 U. E. Irmãos da Caridade – programação a definir

07/10 C. E. 12 Apóstolos – Apresentação Harmonia e Luz

08/10 UEDAC – Apresentação Grupo Encena + Espetáculo “Vozes de uma Sombra”

 

 

Já está disponível no Youtube o vídeo de divulgação da II Semana Nacional de Arte Espírita. Este é o link: https://www.youtube.com/watch?v=QYMxFVaA-e8 

 

(Informação recebida em email de Marcos Paterra)

 

 Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

 

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 467

TRÊS LAGOAS/MS – 14 A 21/AGOSTO/2017

INFO PAN 467 NA ÍNTEGRA:

https://infopanespirita.wordpress.com/

MUITOS EVENTOS EM UM SÓ SITE...POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: decio.bressanin@gmail.com

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

ÁGUA RASA / BELA VISTA / CAMPO BELO / CASA VERDE / CHÁCARA MAFALDA / IPIRANGA / JAÇANÃ / MOEMA / MORUMBI / PARADA INGLESA / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE VITÓRIA / PERDIZES / POMPÉIA / SANTANA / SANTO AMARO / TUCURUVI / VILA ARICANDUVA / VILA AURORA / VILA BARUEL / VILA CLEMENTINO / VILA EMA / VILA GRANADA / VILA GUSTAVO

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

SÃO PAULO INTERIOR

ADAMANTINA /  AMERICANA / ARAÇOIABA DA SERRA / ARUJÁ / ASSIS / AVANHANDAVA / BARUERI / BATATAIS / BAURU / CAÇAPAVA / CAMPINAS / ESPÍRITO SANTO DO PINHAL

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FRANCA / GARÇA / GETULINA / GUARULHOS / ITATIBA / JACUPIRANGA / JALES / LORENA / MARÍLIA / MAUÁ / NIPOÃ / NOVA ODESSA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PARAGUAÇU PAULISTA / PENÁPOLIS / POLONI / PRAIA GRANDE / PRESIDENTE PRUDENTE / PROMISSÃO / RIO CLARO / RIO GRANDE DA SERRA / SABINO / SANTA FÉ DO SUL / SANTO ANASTÁCIO / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO CARLOS / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SERRA NEGRA / SOROCABA / SUMARÉ / SUZANO / TAPIRATIBA / TAUBATÉ / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > ANDARAÍ / BENTO RIBEIRO / BOTAFOGO /  COLÉGIO / GÁVEA / ILHA DE PAQUETÁ / IRAJÁ / JACAREPAGUÁ / LARANJEIRAS / LEBLON / MARACANÃ / PECHINCHA / REALENGO / RECREIO DOS BANDEIRANTES / RIO DE JANEIRO / SÃO FRANCISCO XAVIER / TIJUCA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARARUAMA / CABO FRIO / MACAE / NOVA FRIBURGO / NOVA IGUAÇU / RIO COMPRIDO / TRÊS RIOS / VALENÇA / VOLTA REDONDA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > COLATINA / GUARAPARI / VITÓRIA

MINAS GERAIS > ALÉM PARAÍBA / BELO HORIZONTE / FRONTEIRA / SANTA LUZIA / SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO / UBERLÂNDIA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-espirito-santo-e-minas-gerais/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > APUCARANA / CAMBÉ / CAMPO MOURÃO / CIANORTE / CORNELIO PROCOPIO / CURITIBA / FAXINAL / FÊNIX / FOZ DE IGUAÇU / GOIOERÊ / JACAREZINHO / LONDRINA / MARINGÁ / PARANAGUÁ / PEABIRU / ROLÂNDIA / TERRA BOA / UBIRATÃ

RIO GRANDE DO SUL > BENTO GONÇALVES / OSÓRIO / PORTO ALEGRE / SANTO ÂNGELO

SANTA CATARINA > ITAPEMA / JOINVILLE / PENHA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-parana-rio-grande-do-sul-santa-catarina/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

DISTRITO FEDERAL > BRASÍLIA / GUARÁ I (DF)

GOIÁS > CRISTALINA

MATO GROSSO > CUIABÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-distrito-federal-goias-mato-grosso-mato-grosso-do-sul/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

ALAGOAS > MACEIÓ

BAHIA > ITABUNA / SALVADOR

PERNAMBUCO > ABREU E LIMA / CARPINA / JABOATÃO DOS GUARARAPES / PAULISTA / RECIFE

SERGIPE > AQUIDABÃ / ARACAJU / CAPELA / FREI PAULO / GRACHO CARDOSO / NOSSA SENHORA DA GLÓRIA / NOSSA SENHORA DAS DORES / NOSSA SENHORA DE LOURDES / PORTO DA FOLHA / PROPRIÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-alagoas-bahia-pernambuco-sergipe/

 

MARANHÃO > SÃO LUIS

PARAÍBA > CAMPINA GRANDE / JOÃO PESSOA

PIAUI > CAMPO MAIOR

RIO GRANDE DO NORTE > MOSSORÓ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ceara-maranhao-paraiba-piaui-rio-grande-do-norte/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

PARÁ > BELÉM

TOCANTINS > GURUPI / PORTO NACIONAL

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-acre-amapa-amazonas-para-rondonia-roraima-tocantins/

 

=INTERNACIONAL=

ARGENTINA > BUENOS AIRES

AUSTRIA > VIENA

ESTADOS UNIDOS > ASTORIA (NY)  / ESTADOS UNIDOS / NEWARK / NOVA IORQUE / POMPANO BEACH (FL)

FRANÇA > PARIS

PORTUGAL > AVINTES / CALDAS DA RAINHA / PORTO

SUIÇA > ST. GALLEN / ZURIQUE

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA – http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/ - igobi@uol.com.br

REVISTA O CONSOLADOR - http://www.oconsolador.com.br/ano9/420/principal.html - mariangela@fatecriopreto.edu.br / eunicecazetta@gmail.com

 

(Com informações de Decio Bressanin)

 

 Boletim “O Mensageiro” da CEB

Brasília, DF

Edição 249 - 12 de agosto de 2017 - Brasília/DF

Caro(a) amigo(a), sinta-se à vontade para compartilhar nossas mensagens, reenviando-as. O bem compartilhado representa o bem multiplicado.

 

Recebeu nosso boletim por reenvio? gostou? então...


Programação da MACES traz Alberto Almeida, Saulo Gouveia, Jacob Melo e Mayse Braga


Novo calendário de palestras no projeto O Caminho Terapêutico com Jesus



FEB realiza seminário sobre pensamento e mediunidade

 


Teatro e música abrem o segundo semestre letivo da Comunhão


"A Menina Índigo" estreia dia 12 de outubro em circuito nacional


Comédia espírita no Teatro da Unip neste domingo (13)

 

Deseja descadastrar-se? clique aqui.

 

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

Programação do GEPAR

Niterói, RJ

 

Acesse:

http://www.geparpromocaointegral.org.br/so/3LtC3Zfk?cid=3d2110bb-3c29-4437-85d9-877d112e9827#/main

 

 

                                                                  

Página de fé

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Companheiro. Lição nº 01. Página 21.

 

Ouve, amigo!...

- quem quer que sejas;

- onde estiveres e com quem estiveres;

- tenhas sofrido graves equívocos ou cometido muitos erros;

- estejas sob fadiga após haver carregado pesadas tribulações;

- suportes essa ou aquela enfermidade;

- permaneças no cerco de rudes aflições;

- vivas em abandono por parte daqueles a quem mais ames;

- hajas experimentado desilusões ou agravos que jamais aguardastes;

- caminhes no cipoal de tremendas dificuldades;

- anseies por afeições que nunca tiveste;

- suspires por ideais cuja realização te pareça remota;

- lastimes prejuízos com os quais não contavas;

- trabalhes sob injúrias e perseguições que te envenenam as horas;

- sirvas sob incompreensões ou pedradas;

ou chores a perda de entes queridos, ante a visitação da morte.

Sejam quais forem os impedimentos ou provações que te assinalem a vida, asserena o espírito na fé viva e permanece na tarefa que te foi reservada, porquanto, sempre que estejamos guardando paciência e confiança, em nossos obstáculos, trabalhando e servindo na prestação de auxílio para liquidar fraternalmente os problemas dos outros, Deus em regime de urgência liquidará também os nossos.

 (Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

A morte de Sócrates. Óleo sobre tela por Giambettino Cignaroli.

Imagem/fonte:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Giambettino_Cignaroli#/media/File:Giambettino_Cignaroli_-_The_Death_of_Socrates_-_WGA04876.jpg

 

Espiritismo para crianças

Espiritismo para niños

 


Autora: Célia Xavier Camargo
Edição 317 – 23 de junho de 2013

Edición 317 – 23 de junio de 2013

 

 

 

 

Esforço e colheita

Esfuerzo y cosecha

 


Cansado de viver na cidade, onde o movimento o incomodava, Jonas resolveu comprar um pequeno sítio em lugar distante para viver mais junto à natureza.

Cansado de vivir en la ciudad, donde el movimiento lo incomodaba, Jonas decidió comprar una pequeña casa de campo en un lugar distante para vivir más junto a la naturaleza.

Logo apareceu um homem que lhe ofereceu um sítio por valor razoável, e com seu jeito de vendedor habituado a convencer as pessoas, dizia:

Inmediatamente apareció un hombre que le ofreció una casa de campo por un valor razonable, y con su forma de vendedor habituado a convencer a las personas, decía:

— Meu amigo Jonas! O sítio é uma beleza, as terras são férteis e cultivadas! Vocês não precisarão levar nada, pois a casa está mobiliada! É chegar lá, vender a colheita de milho e começar a ganhar dinheiro. Além disso, vocês poderão pagar o sítio com esta casa onde moram e mais uma pequena parcela.

— ¡Mi amigo Jonas! ¡La casa de campo es una belleza, las tierras son fértiles y cultivadas! ¡Vosotros no necesitareis llevar nada, pues la casa está amueblada! Es llegar allá, vender la cosecha de maíz y comenzar a ganar dinero. Además de eso, vosotros podréis pagar la casa de campo con esta casa donde viven y una pequeña cuota más.

Jonas, que tinha uma reserva de dinheiro, encantado com as palavras do vendedor, consultou a esposa, que ouvia a conversa:

Jonas, que tenía una reserva de dinero, encantado con las palabras del vendedor, consultó a la esposa, que oía la conversación:

— O que acha, Maria?

— Qué piensas, Maria?

— Eu concordo, Jonas. Também quero mudar desta cidade onde não se tem mais paz — ela respondeu.

— Yo concuerdo, Jonas. También quiero cambiar de esta ciudad donde no se hay más paz — ella respondió.

Assim, realizado o negócio, colocaram suas coisas sobre uma carroça, deixando o resto na casa, uma vez que não teriam necessidade, e partiram para o sítio que seria sua nova moradia. Iam contentes e animados. Tudo era novidade.

Así, realizado el negocio, colocaron sus cosas sobre un carro, dejando el resto en la casa, una vez que no tendrían necesidad, y partieron para la casa de campo que sería su nueva vivienda. Iban contentos y animados. Todo era novedad.

Após alguma dificuldade para encontrar o caminho, chegaram à nova propriedade. Abriram a porteira e entraram, percorrendo algumas centenas de metros até chegarem defronte da casa. Descarregaram a carroça, deixando o cavalo livre para pastar.

Después de alguna dificultad para encontrar el camino, llegaron a la nueva propiedad. Abrieron el portón y entraron, recorriendo algunos centenares de metros hasta llegar enfrente de la casa. Descargaron el coche, dejando el caballo libre para pastar.

No dia seguinte, animados, Jonas e Maria foram conhecer suas novas terras. Porém, com grande espanto, viram que grande parte do terreno estava invadido por espinheiros. Não havia plantação de milho e muito menos colheita. Nem pasto para o cavalo.

Al día siguiente, animados, Jonas y Maria fueron a conocer sus nuevas tierras. Sin embargo, con grande espanto, vieron que gran parte del terreno estaba invadido por espinos. No había plantación de maíz y mucho menos cosecha. Ni pasto para el caballo.

Jonas e Maria puseram-se a chorar. Como fariam para sobreviver? O dinheiro que tinham era pouco! Apenas o suficiente para eles se manterem nos primeiros dias e até vender a produção do sítio. Mas, e agora?

Jonas y Maria se pusieron a llorar. ¿Como harían para sobrevivir? ¡El dinero que tenían era poco! Sólo lo suficiente para que ellos se mantuviesen los primeros días y hasta vender la producción de la casa de campo. ¿Pero, y ahora?

Como Jonas era um homem de fé, convidou Maria para orar.

Como Jonas era um hombre de fé, invito a Maria para orar.

— Senhor Jesus! Sabemos que cada um colhe o que planta, e reconheço que nós não fomos precavidos, fazendo um negócio sem maiores informações. No entanto, Tu nos disseste também que no campo do Senhor encontraríamos dificuldades, tropeços, espinheiros e ervas daninhas. Por isso, rogamos tua ajuda nesta hora, Senhor! Mostra-nos o caminho, pois não sabemos o que fazer!

— ¡Señor Jesús! Sabemos que cada uno coge lo que planta, y reconozco que nosotros no fuimos precavidos, haciendo un negocio sin mayores informaciones. Sin embargo, Tú nos dijiste también que en el campo del Señor encontraríamos dificultades, tropiezos, espinos e hierbas dañinas. ¡Por eso, rogamos tu ayuda en esta hora, Señor! ¡Muéstranos el camino, pues no sabemos qué hacer!

Após a oração, foram descansar.

Después de la oración, fueron a descansar.

No dia seguinte, Jonas acordou e foi para o campo. Estava certo que o Senhor o ajudaria. Caminhou um pouco e um pensamento surgiu em sua mente: Jesus enfrentou todos os problemas e sacrificou-se pela humanidade inteira, deixando suas lições de amor, trabalho e redenção.

Al día siguiente, Jonas despertó y fue para el campo. Estaba cierto que el Señor lo ayudaría. Caminó un poco y un pensamiento surgió en su mente: Jesús enfrentó todos los problemas y se sacrificó por la humanidad entera, dejando sus lecciones de amor, trabajo y redención.

Jonas voltou correndo para a casa e disse à mulher:

Jonas volvió corriendo para la casa y le dijo a la mujer:

— Maria, diante dos obstáculos que surgem, nós não podemos cruzar os braços e desanimar. Jesus nunca desanimou! É preciso que nos disponhamos a agir. Assim, vamos trabalhar com coragem e determinação.

— Maria, delante de los obstáculos que surgen, nosotros no podemos cruzar los brazos y desanimarnos. ¡Jesús nunca se desanimó! Es preciso que nos dispongamos a actuar. Así, vamos a trabajar con coraje y determinación.

— Mas Jonas, e os espinheiros?!... — indagou a esposa, surpresa.

— ¡Pero Jonas, ¿y los espinos?!... — indagó la esposa, sorprendida.

— Maria, teria o Mestre desanimado diante de espinheiros, se não o fez diante dos sofrimentos que enfrentou? Então, se nossos problemas são esses, vamos enfrentá-los. Se nosso terreno está tomado por espinheiros, vamos arrancá-los! Lavrar este solo duro e adubá-lo com nosso suor e lágrimas. Além disso, sempre poderemos contar com a chuva benéfica que cai do céu, pela bênção divina. E, procurando, podemos encontrar fontes no meio do mato que nos ajudem na tarefa de melhorar a terra para o plantio.

— Maria, ¿habría el Maestro desanimado delante de espinos, si no lo hizo delante de los sufrimientos que enfrentó? Entonces, si nuestros problemas son esos, vamos a enfrentarlos. ¡Si nuestro terreno está lleno de espinos, vamos a arrancarlos! Labrar este suelo duro y abonarlo con nuestro sudor y lágrimas. Además de eso, siempre podremos contar con la lluvia benéfica que cae del cielo, por la bendición divina. Y, buscando, podemos encontrar fuentes en medio del bosque que nos ayuden en la tarea de mejorar la tierra para la plantación.

O marido falara com os olhos brilhantes, e as palavras ditas com entusiasmo encheram Maria de novo ânimo. Na mesma hora, pegaram as enxadas e começaram a tarefa de limpar o terreno.

El marido hubo hablado con los ojos brillantes, y las palabras dichas con entusiasmo llenaron a Maria de nuevo ánimo. En la misma hora, cogieron las azadas y comenzaron la tarea de limpiar el terreno.

Jonas ainda tinha um pouco de dinheiro que lhe restara, que usou para comprar alguns alimentos essenciais na vila mais próxima e bastante milho, que, moído, serviria para a alimentação deles, e em grãos, para os cavalos e para o plantio.

Jonas aún tenía un poco de dinero que le había restado, que usó para comprar algunos alimentos esenciales en la villa más próxima y bastante maíz, que, molido, serviría para la alimentación de ellos, y en granos, para los caballos y para la plantación.

Andando pelo sítio, descobriram um manancial que corria cristalino entre as pedras. Com cuidado, eles abriram um pequeno canal que levasse água para o terreno já limpo.

Assim, jogaram os grãos na terra, cobrindo-os, e esperaram a germinação, limpando outro trecho do terreno ainda cheio de espinheiros.

Andando por la casa de campo, descubrieron un manantial que corría cristalino entre las piedras. Con cuidado, ellos abrieron un pequeño canal que llevara agua para el terreno ya limpio. Así, tiraron los granos en la tierra, cubriéndolos, y esperaron la germinación, limpiando otro trozo de terreno aún lleno de espinos.

Naquela semana, como bênção do Alto, uma chuva fina começou a cair. Logo, todo o terreno estava coberto pelo verde das plantinhas delicadas que se transformariam em lindos pés de milho.

Aquella semana, como bendición de lo Alto, una lluvia fina comenzó a caer. Luego, todo el terreno estaba cubierto por el verde de las plantitas delicadas que se transformarían en lindos granos de maíz.

Algum tempo depois, todas as pessoas que passavam pela estrada podiam ver o belo milharal que se estendia a perder de vista.

Algún tiempo después, todas las personas que pasaban por la carretera podían ver el bello maizal que se extendía permitiendo perder de vista.

Satisfeitos, Jonas e Maria agradeciam a Jesus pelas bênçãos recebidas.

Satisfechos, Jonas y Maria agradecían a Jesús por las bendiciones recibidas.

Mas, no fundo se seus corações, eles sabiam também que se não tivessem trabalhado duro, de sol a sol, nada teriam conseguido, pois fora o próprio Mestre que dissera:

“Ajuda-te a ti mesmo que o céu te ajudará.”

Pero, en el fondo de sus corazones, ellos sabían también que si no hubieran trabajado duro, de sol a sol, nada habrían conseguido, pues fue el propio Maestro que había dicho:

“Ayúdate a ti mismo que el cielo te ayudará.”

 

                                                                               MEIMEI

 

 

(Recebida por Célia X. de Camargo, em 13/5/2013.)

 

(Os textos foram recebidos da tradutora Isabel Porras [isabelporras1@gmail.com], Cádiz, Espanha)

Plantação de milho. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: igobi@uol.com.br