Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira 05 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/05-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

04-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/04-12-2013.htm

03-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/03-12-2013.htm

02-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/02-12-2013.htm     

30-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/30-11-2013.htm     

28-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/28-11-2013.htm     

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

Homenagem a Nilson de Souza Pereira

26/10/1924 - 21/11/2013

 

Matéria publicada na Folha Espírita

Edição dezembro/2013

 

Assine a Folha Espírita

www.folhaespirita.com.br

 

 

 

Genealogia Espiritual

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

            Abraão gerou Isaque.

            Isaque gerou Jacó.

            Jacó gerou Judá.

            Judá gerou Farés.

            Farés gerou Esrom.

            Esrom gerou Arão.

            Arão gerou Aminadabe.

           Aminadabe gerou Nasom.

           Nasom gerou Salmom.

            Salmom gerou  Booz.

            Booz gerou Obed.

            Obed gerou Jessé.

            Jessé gerou Davi.

            Davi gerou Salomão.

            Salomão gerou Roboão.

            Roboão gerou Abias.

            Abias gerou Asafe.

            Asafe gerou Josafá.

            Josafá gerou Jorão.

            Jorão gerou Ozias…

 

            Fique tranquilo, caro leitor.

            Não estou ensaiando nenhum rap.

            Apenas transcrevo o início da Genealogia de Jesus, no capítulo I, do Evangelho de Mateus, em que desfilam quarenta e duas gerações, desde o patriarca Abraão, culminando com o nascimento do filho de José.

         A maneira como é apresentada a sequência de nomes lembra esse ritmo que faz sucesso atualmente.

 

                                                           ***

            Parece-me pouco provável que o evangelista, ao redigir suas anotações, guardasse a preocupação e muito menos a possibilidade de uma pesquisa sobre o assunto.

         Não posso imaginar Mateus buscando supostos alfarrábios no Templo, em Jerusalém ou alhures, para compor uma árvore genealógica de Jesus. Estamos diante de uma interpolação, algo que foi enfiado no Evangelho com o objetivo de consagrá-lo como um legítimo representante da raça, o esperado Messias.

         Natural essa preocupação.

         A primitiva comunidade cristã era composta por expressiva maioria de judeus. Estes estavam longe de compreender que a doutrina de Jesus transcendia as estreitas concepções do judaísmo dominante.

         Caberia a Paulo, o extraordinário bandeirante do Evangelho, defender a ideia vitoriosa de que o Evangelho tinha um caráter universalista. Destinava-se a todos os povos.

 

                                                           ***

            O religioso ortodoxo sempre considerará uma heresia qualquer dúvida quanto à legitimidade dos textos evangélicos.  Não obstante, os exegetas, estudiosos que se debruçam sobre eles, em exaustivas e minuciosas análises, demonstram, com apoio da lógica e do bom senso, que isso ocorreu frequentemente.

         Nem sempre os copistas, encarregados de reproduzi-los, agiam com eficiência, em virtude de suas próprias limitações; nem sempre exercitavam fidelidade ao texto, atendendo aos interesses da época.

            Destaque-se que os exemplares mais antigos dos Evangelhos datam do século V. Ocorreram tantas adulterações, antes da redação definitiva, que exegetas mais drásticos como Renan põem a mão no fogo, quanto à autenticidade, apenas por O Sermão da Montanha.

            Neste aspecto é importante lembrar Kardec, na introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo:

 

            Podem dividir-se em cinco partes as matérias contidas nos Evangelhos:

         Os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que foram tomadas pela Igreja para fundamento de seus dogmas e o ensino moral.

            As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, se conservou constantemente inatacável.

        Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva. É terreno onde todos os cultos podem reunir-se, estandarte sob o qual podem todos colocar-se, quaisquer que sejam suas crenças, porquanto jamais ele constituiu matéria das disputas religiosas, que sempre e por toda a parte se originaram das questões dogmáticas.

 

            Mais adiante, observa o codificador:

           

            Para obviar a esses inconvenientes, reunimos, nesta obra, os artigos que podem compor, a bem dizer, um código de moral universal, sem distinção de culto.

        Nas citações, conservamos o que é útil ao desenvolvimento da ideia, pondo de lado unicamente o que não se prende ao assunto.

 

            Assim, Kardec sabiamente privilegia a moral evangélica, comentando-a à luz dos princípios espíritas e se inspirando nas dissertações dos Espíritos que o assistiam, várias delas incluídas na obra.

            A moral evangélica –  um bom tema para nossas reflexões neste mês de dezembro, em que os Sinos de Belém lembram a chegada do Celeste Mensageiro.

 

 

Trajeto de Jerusalém em direção a Belém. Foto Ismael Gobbo

 

 

80 anos do Sanatório Espírita de

Uberaba, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Oceano Melo [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Roteiro de Divaldo Pereira Franco

Espanha e Marrocos

 

01-12-2013 - Igualada

 

                          Às onze horas do domingo, 01 de dezembro de 2013, tudo estava preparado na Associação de Estudos Espíritas de Igualada, localidade próxima a Barcelona, a fim de que Divaldo Franco pudesse iniciar o minisseminário dedicado ao tema Mediunidade e Obsessão.

                  Divaldo iniciou seu eloquente discurso realizando uma abordagem sobre o surgimento do Quociente Intelectual (QI), o Quociente Emocional (QE) e a chamada Inteligência Espiritual, cuja base científica confirmada pode encontrar-se, entre outras pesquisas, no denominado Ponto de Deus, comprovado pelos cientistas Michael Persinger, Ramachandran e Danah Zohar.  

                O Apóstolo do Espiritismo fez uma menção especial à obra Missionários da Luz, do médium Francisco C. Xavier, na qual em seu capítulo segundo o espírito André Luiz nos apresenta pela primeira vez a glândula pineal como manifestação orgânica da mediunidade.  

               Citando dois tipos gerais pelos quais o Codificador classifica as faculdades mediúnicas – as do tipo intelectual e a mediunidade de efeitos físicos –, repassou os livros básicos das diversas religiões contendo manifestações mediúnicas consagradas em registro, enfatizando o exemplo da Bíblia com suas diversas passagens mediúnicas ali transcritas, como no caso da magnífica transfiguração de Jesus ocorrida no monte Tabor.  

               Transmitindo firmeza e serenidade, Divaldo Franco centralizou seu discurso na mediunidade gratuita como magna expressão do prazer de servir, de servir a Jesus.  

               Após um pequeno intervalo, e como ocorreu no dia anterior em Barcelona, Manuel Sonyer, do CEMYD (Centro Espírita de Barcelona), apresentou a tradução ao idioma catalão a obra psicografada por Divaldo intitulada Messe de Amor, que tomou o título Messes d´Amor.  

              Retomando a palavra, Divaldo expôs a obsessão, estudada no capítulo 23 do Livro dos Médiuns, como o maior desafio da mediunidade, e efetuando uma exaustiva análise desta epidemia do Século XXI, informou-nos que o estudo e a prática do Espiritismo nos oferece maior segurança para não depender nem cair nas armadilhas obsessivas. Como um farol que aponta para um bom porto, o Espiritismo abre-nos as portas para podermos estender as mãos e o coração a favor de antigos adversários, podendo-se chegar a “viver” duas reencarnações em uma só, como indica o notável Espírito Joanna de Ângelis, até podermos alcançar o mediunato.

             Finalizada a exposição, que foi seguida muito atentamente por uma plateia em torno de 140 pessoas, Divaldo informou a presença de convidados especiais do Plano Espiritual: Amalia Domingo Soler, Miguel Vives e José María Fernández Colavida, entre outros Guías do Movimento Espírita da região.

 

 

               Na segunda-feira 2 de dezembro de 2013, Divaldo P. Franco tomou um avião que partiu do aeroporto de Barcelona ao aeroporto de Marrakech (Marrocos). Depois da Turquia, Dubai, Croácia e Montenegro, esta é a quinta oportunidade que este Paulo de Tarso dos nossos dias visita as terras banhadas pelo Islam, para abrir caminhos e estender pontes em ambos os lados da vida sob o atento olhar do Consolador Prometido. Divaldo Franco está acompanhado nesta viagem por um grupo integrante de fiéis seguidores do Espiritismo do CEMYD (Centro Espírita de Barcelona), aos quais se uniram ali, em Marrakech, Edith, Sandra e Mônica, procedentes da Suíça. A viagem tornou-se prazerosa, havendo sido iniciada por uma prece (culto do Evangelho), a fim de que Jesus ilumine o caminho que será percorrido durante três dias por esse país.

                 Texto: Xavier Llobet

                 Fotos: Manuel Sonyer.

 

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Conferência Divaldo em Barcelona. Público

Divaldo no aeroporto de Barcelona

Marrocos

Marrocos

Marrocos

 

 

Mensaje Fraternal na FEB

Brasília, DF

 

O diretor da Editora Mensaje Fraternal, de Caracas (Venezuela), Alípio González, visitou a sede da FEB onde foi recebido por dirigentes e pelo presidente da FEB. A Editora de Caracas, que edita e distribui livros em espanhol, mantém convênio com a FEB, com o apoio do IDE. Na oportunidade, Alípio apresentou o recém lançado "Pablo y Esteban", de Emmanuel (FCX), editado em espanhol. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

 

 

 

Palestra com Leondenis de Oliveira Borges

Poços de Caldas, MG

 

Queridos amigos de ideal espírita, 

 

No dia 07 de dezembro estará em nossa cidade o confrade Leondenis de Oliveira Borges, da cidade de Franca-SP, proferindo palestra no Centro Espírita Caminho, Verdade e Vida, à Rua Carlos Maran , 70 - Jardim Country Club . 

 

Convidamos então, todos os companheiros para mais este evento, que certamente nos trará muitas luzes.

 

Anexo o cartaz de divulgação.

 

Participe! Prestigie! Divulgue!

O Movimento Espírita agradece!

 

Muita paz!

 

[email protected]

 

 

P A L E S T R A S

Leondenis de Oliveira Borges

 

 

 

CENTRO ESPIRITA CAMINHO VERDADE E VIDA

Rua Carlo Maran 70 – Jardim Country Clube.

Tema:  “Caminhos da Mudança”

Sábado 07 de dezembro de 2013, às 20 horas.

 

(Informações recebidas em email de amepcaldas [[email protected]])

 

 

 

Natal do Lar São Francisco de Assis

São Paulo, SP

 

Dia 8 de dezembro, domingo, será nossa última visita, de 2013, ao Lar São Francisco de Assis.

Neste dia iremos fazer uma confraternização com eles, os funcionários e nós, voluntários.

Pedimos para que cada pessoa que for, leve um prato de salgado e/ou doce e um suco ou refrigerante para que façamos um lanche comunitário depois do trabalho;

Quem quiser ou puder, poderá levar um presente para que seja colocado junto aos outros que vamos receber, para que sejam distribuídos entre os abrigados e funcionários; O cálculo que fazemos é de 20 homens e 20 mulheres.

Aproveitamos para convidar a todos para a nossa visita do mês de janeiro de 2014 que será dia no dia 12. Contamos com a presença e colocaboração de vocês!

 

Local e Horário de Saída e RetornoSede do Amigos da Paz, Rua Daniel Defoe, 448, São Paulo, saindo às 8horas e retornando às 13horas.

 

Custo: R$ 13,00, referente ao aluguel do transporte (uma van)

Inscrição: na secretaria da I.E.Amigos da Paz. 

 

(Informação recebida em email de Amigos da Paz [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital e região

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Jamiro dos Santos Filho

Itatiba, SP

Jamiro dos Santos Filho, nasceu a 15 de maio de 1955 em Anáplois - GO, e logo depois sua família mudou-se para a cidade mineira de Araguarí, onde reside até hoje. O casal Jamiro e Luci Peixoto dos Santos tem duas filhas: Marcela e Patrícia.Tornou-se espírita em 1982, e é um dos fundadores do Centro Espírita "Nosso Lar", cujas atividades se iniciaram em 1986. Juntamente com dois companheiros de ideal, Jamiro abriu em 1990, a Livraria Chico Xavier, em Araguari. Participa ativamente do Movimento Espírita do Triângulo Mineiro, bem como em vários estados, atuando em palestras, congressos e outros encontros.

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CASA DE EMMANUEL

RUA LUIZ MOMENTEL 366 - CORINTINHA

ITATIBA – SP

 

(Informações recebidas em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

Boletim do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=c7e15134-98e9-4ad7-a343-a911d1109d05&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

 

Boletim FEEGO- Federação Espírita do Estado de Goiás

Goiânia, GO

 

Acesse:

http://feego.org.br/newsletter/news/2013/12-dezembro/Informe-FEEGO-04-12-2013/index.html?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Informe+FEEGO+04%2F12%2F2013

 

 

 

Leia o Mensageiro Estrela

Espírito Santo do Pinhal, SP


Se houver interesse, as edições do “Mensageiro Estrela” em circulação desde 2003 estão disponíveis para visualização ou download de duas maneiras:

1) A partir do nosso site -> http://www.ophicinadigital.com/alls/

2) A partir do Skydrive (Nuvem de Hospedagem)

 

 

 

Site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse aqui:

www.avozdoespiritmso.com.br

 

 

 

 

 

Vídeos do  Canal Vinha de Luz no Youtube

Geraldo Lemos Neto no Grupo Espírita Francisco Xavier - Porto Al…

Geraldo Lemos Neto no Grupo Espírita Francisco Xavier - Porto Al…

Geraldo Lemos Neto no Grupo Espírita Francisco Xavier - Porto Al…s

Geraldo Lemos Neto no Grupo Espírita Francisco Xavier - Porto Al…

Geraldo Lemos Neto no Grupo Espírita Francisco Xavier - Porto Al…

Geraldo Lemos Neto no Grupo Espírita Francisco Xavier - Porto Al…

(Informações em emails de Geraldo Lemos Neto e de Nuno Emanuel)

 

 

 

Macarronada do C.E.  Chico Xavier

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Rosana [[email protected]])

 

 

Plantas e Almas

 

       As almas, no fundo, são semelhantes às plantas no campo imenso da vida.

       Repara, desse modo, o que produzes.

       Corações isolados na sensibilidade egoística, receando dissabores no relacionamento com o próximo, parecem cardos amargosos na terra seca.

       Verbos maledicentes que encontram motivo para a crítica destruidora, nos menores acontecimentos de cada dia, simbolizam a urtiga brava, sempre disposta a ferir.

       Inteligências ruidosas na reiterada exposição de nobres ideais que nunca realizam, lembram arbustos ricos de folhagem, que jamais se confiam à frutescência.

       Companheiros ociosos e entediados da luta humana, em fuga das elevadas obrigações que o mundo lhes assinala oferecem pontos de contato com o cipó absorvente que, enlaçado a outras plantas, lhes suga a vitalidade e lhes furta a existência.

       Almas em sofrimento constante que sabem cultivar a fé e a esperança, ofertando a quem passa os melhores testemunhos de amor e coragem são roseiras abençoadas, produzindo flores de paz e alegria, sobre os espinheiros terrestres.

       Espíritos generosos e amigos, que buscam a intimidade com a luz da compreensão e do serviço, apresentam similaridade com as copas opulentas, sempre habilitadas a socorrer quem lhe procura o regaço acolhedor, com a sombra refrigerante ou com o fruto nutriente.

       Irmãos prestimosos parecem valiosas plantas medicinais, cuja essência consegue curar inquietações e feridas.

       Espíritos benevolentes e sábios, no apoio incessante à Humanidade, surgem por troncos veneráveis, de que o homem retira a madeira de lei, para o lar que lhe serve de berço e templo, escola e moradia.

       Observa o que fazes.

       Por tuas demonstrações e exemplos no recanto em que o Senhor te situou, o mundo conhecer-te-á, de perto, e abençoará ou corrigirá tua vida.

(De “Indulgência”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

 

Tiberíades com o Mar da Galileía ao fundo. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP