Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira 06 de dezembro de 2013

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/06-12-2013.htm

 

 

Abaixo os links dos 5 últimos emails de Noticias enviados

 

Se você não recebeu algum deles é só clicar na data correspondente:

 

05-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/05-12-2013.htm

04-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/04-12-2013.htm

03-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/03-12-2013.htm

02-12-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/DEZEMBRO/02-12-2013.htm     

30-11-2013   http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/NOVEMBRO/30-11-2013.htm          

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com . O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

O Maior

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Taça de Luz. Lição nº 28. Página 85.  

 

Psicografia em Reunião Pública, em 07.02.1955, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

 

Ainda e sempre, a vaidade humana prossegue na caça incessante aos títulos máximos na Terra.

Cartazes da imprensa e programas tele-radiofônicos na atualidade cogitam de campeões variados que brilham, passageiros na ribalta do mundo.

O maior pensador...

O maior cientista...

O maior industrial...

O artista maior...

E o campo de realizações terrestres, copiando-lhes o impulso, apresenta com garbo os seus expoentes mais altos...

O maior arranha-céu...

O maior transatlântico...

O maior espetáculo...

A fortuna maior...

Todavia, semelhantes pruridos de evidência terrestre não são novos.

Há vinte séculos, surgiam eles igualmente no colégio dos seguidores humildes do Senhor.

Nem mesmo os aprendizes do Evangelho, despretensiosos e simples conseguiram fugir à tentação do destaque pessoal.

Eles próprios, na antevisão do paraíso, indagaram do Mestre, com desassombro inconsciente: - Quem seria o maior no Reino dos Céus?

E a resposta do Cristo, ainda hoje, é um desafio à nossa fé.

O maior no Reino do Amor será sempre aquele que se fizer o servo infatigável de todos, aquele que, em se esquecendo, oferece aos outros a própria alegria que não possui, e que, em se ajustando à máquina do bem, possa apagar-se, contente e anônimo, atendendo, no lugar que lhe é próprio, a tarefa que o Senhor lhe determina...

Se procuras a comunhão com Jesus, onde  estiverdes, olvida a ti mesmo pela glória de ser útil.

Ajuda, aprende, ampara, compreende, crê e espera cada dia...

E, servindo sempre, encontrarás com o Mestre Divino a felicidade perfeita, penetrando com Ele o segredo sublime da cruz, pelo qual, em se rendendo à suprema renúncia, fez-se a luz das nações e a esperança da Humanidade inteira.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Francisco Cândido Xavier., o mais  destacado médium psicógrafo do Brasil em foto de março de 1952.

Foto do arquivo de Geraldo Leão, Pedro Leopoldo, MG

 

 

 

Morre Nelson Mandela, aos 95 anos

 

Veja a noticia aqui:

http://oglobo.globo.com/mundo/morre-nelson-mandela-aos-95-anos-10984444

 

Estátua de Nelson Mandela. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo

 

 

No Céu nasce uma ESTRELA!


A Nelson Mandella - Por Marcelo Henrique.

Ainda que me dissesses que o sonho seria impossível
De sonhar eu acreditaria
De amar eu viveria
De lutar eu cantaria
Uma sinfonia de paz!

Aos meus irmãos eu diria: venham!
Aos meus descendentes, bradaria: me acompanhem!
Aos meus ancestrais, invocaria: me inspirem! 
Aos meus desafetos, repetiria: durmam!

E do sonho que todos sonhássemos
Não haveria lugar para revanches...
Brancos, negros, pardos: irmãos?

Era disso que falávamos
Desde o princípio e até o fim!
Como agora, todos às mãos!

Durmo, pois, o sono dos justos,
Ainda que eu me pergunte:
- Se fiz, eu, tudo o que podia
Para tornar essa pátria a mãe de todos...

Se não fiz tudo, abri caminhos
Permiti às crianças, o sorriso
E aos velhos, o descanso!
Vou-me em paz, e em paz PROSSIGO!

 

 

(Recebido em email de Marcelo H. Pereira, Florianópolis, SC)

 

 

Registro. Divaldo Franco-Marrakech 02 dezembro 2013

 

Um dia especial aconteceu dentro das lides espiritistas. No dia 2 de dezembro foi feita a apresentação do livro Transformação Renovadora, ditada pelo espírito Joanna de Ângelis através da médium Dolores Martínez Jódar.

A apresentação teve um aroma especial, com o perfume que a proteção de uma pessoa honesta, trabalhadora e leal vem oferecendo ao mundo como trabalhador incansável: Divaldo Pereira Franco.

Divaldo rubricou e selou, mediante seu prefácio no livro, a veracidade de que a palavra de Joanna se manifestou pelo lápis da médium, devotada trabalhadora e incansável lutadora que se decidiu com firmeza pela nobre mas dura tarefa que significa a mediunidade de provas.

A atmosfera predispunha-se ao recolhimento. Um pequeno grupo de trabalhadores estava expectante, conscientes todos de que um momento importante estava acontecendo na habitação formosa e acolhedora de um hotel em Marrakech.

Como em todo o acontecimento espírita, iniciamos o emotivo momento com uma oração. Um sentimento enternecedor rociava nossos almas, com a suave brisa do amor espiritual. A atmosfera brilhava com a luz da alegria; a família espiritual estava reunida.

Divaldo tomou a palavra. Todos contivemos a respiração. Sua palavra, cheia de vida, dulcificava cada uma das dores que levávamos conosco. Deixou de existir o tempo e o espaço, para converter-se em um eterno presente, livre de pequenas e mesquinhas disputas.

Somos os antigos cristãos que se ocultaram nas catacumbas, novamente unidos pelo amor do Cristo, cuja essência é a representação do amor universal... “Hoje apresentamos este livro, sendo real que se trata de Joanna de Ângelis.”

Ela ofereceu sua sabedoria na obra continuadora de Divaldo, para demonstrar que não existe nada imprescindível, que a vida é um contínuo intercâmbio para que as forças do progresso jamais se paralisem ante nada nem ninguém. No entanto, ser prescindível não significa que o labor possa colocar-se nas mãos de qualquer pessoa. Ser imprescindível significa que a tarefa do trabalhador escolhido trouxe consigo uma luta de superação e sacrifício moral necessários.

Quando Divaldo finalizou sua apresentação com a palavra dinâmica e viva que tanto o caracteriza, abriu-se-nos caminho para a continuação dos trabalhos, na noite suave e brilhante que nos acompanhava.

A luz do dia em Marrakech já se havia apagado, mas a luz do acompanhamento espiritual brilhou com a mesma intensidade como a que uma vez brilhou naquela distante terra hebraica, quando a voz do Mestre exclamou: "Segue-me!"

A luz do dia em Marrakech já se havia apagado, mas a luz do acompanhamento espiritual brilhou com a mesma intensidade como a que uma vez brilhou naquela distante terra hebraica, quando a voz do Mestre exclamou: "Segue-me!"

No dia seguinte, Dolores Martinez autografou pela primeira vez os livros de cada um dos seus companheiros de viagem. Uma assinatura especial para cada um, mas com um amor que encheu nossos olhos de lágrimas e nossas almas de forças, para os novos desafios do futuro.

Seu trabalho como tradutora do Mundo Espiritual foi trazido para o mundo, para que o mundo possa ser testemunha e recebedor da misericórdia do Pai.

As páginas de "Transformação Renovadora" é um tratado de psicologia profunda com que Joanna tenta dar-nos orientações sobre como comportar-se o ser humano para alcançar a maturidade psicológica, emocional e espiritual para liberar o self do ego que o aprisiona.

Texto: Longina Mª Martínez Jódar

Fotografía: Manuel Sonyer

 

 Veja nesse clipe como foi o 1º Você e a Paz na cidade de Amparo/São Paulo dia 23 novembro 2013

https://www.youtube.com/watch?v=6J1mzPtrra8

 

(Informações recebidas em email de Jorge Moehlecke)


 

 

FEB e Reino Unido

 

A Federação Espírita Brasileira, nos dias 4 a 6 de dezembro, recebeu a visita de Elsa Rossi, residente em Londres, presidente do British Union of Spiritist Society e membro da Comissão Executiva do CEI. A visitante encontrou-se com o presidente da FEB, com vice-presidentes e diretores. Visitou demoradamente o novo Espaço Cultural da FEB. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

Elsa Rossi com vice-presidente da FEB Marta Antunes

Elsa diante da fachada da Feb

Elsa e o presidente da FEB  visitando o Espaço Cultural da FEB  

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

Chère Madame, Cher Monsieur,

A chaque mois, à chaque moment de vous envoyer le programme mensuelle, c'est avec beaucoup de joie que je vous écrit. Aujourd'hui, où vous se trouvez, loin ou près de l'APES, soyez sûr que nous partageons avec vous l'aspiration de voir le Spiritisme reprendre sa place dans notre société. Dans ce moment de fêtes, je remercie l'intérêt que vous avez porté, tout au long de cette année 2013, à l'évolution de notre centre spirite - APES et je fais le souhait qui soit de même pour la nouvelle année 2014.

Le programme de ce mois de décembre, présente des exposés diverses et variés dont le contenu est une invitation à explorer nos sentiments de vie et d'être vivant dans ce monde matériel. Néanmoins, comme par la magie de fêtes de fin d'année, ces exposés nous amènent au questionnement de notre transcendance d'Esprit immortel : la prière, l'idée de Dieu et le sentiment du vivant, la communication avec l'au-delà, les lois morales de société et de fraternité ... et pour couronner l'année 2013 les 2 exposés sur l'AMOUR : l'enseignement apporté par l'Esprit Emmanuel et l'enseignement gravé dans l'histoire de notre humanité par Jésus.

Au plaisir de vous accueillir lors de nos réunions publiques.

En vous souhaitant une bonne lecture, recevez Chère Madame, Cher Monsieur, l'expression de ma respectueuse sympathie.

Anita BECQUEREL
Présidente de l'APES

Notez bien : l'adresse de notre site et de nos mails changent, mettez à jour vos signets et contacts
Adresse site web : http://www.apes-asso.fr
Adresse mail : [email protected]

A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites - Association loi 1901
Spiritisme : Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes

chaque vendredi soir de 19h30 à 22H30
chaque deuxième samedi du mois de 10H30 et 13H
chaque deuxième et dernier samedi du mois de 14h30 à 17H30
sauf jours fériés.

Ouverture au public de la bibliothèque de l'APES
Chaque deuxième dimanche de chaque mois de 15H à 19H

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes-asso.fr

(Informação recebida em emails da APES; de Rose Moliterno e de Almir Del Prette)

 

 

Palestra com Moacir Costa de Araújo Lima

Pelotas, RS

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Soc Est Espiritas Vida [[email protected]])

 

 

Palestra pública na Associação Espírita Leon Denis

Avaré, SP

 

CONVITE – PALESTRA

 

DATA: 15 / 12 / 2013 ÀS 19H30MIN.

(DOMINGO)

 

 

PALESTRANTE

EDSON RAMOS DE SIQUEIRA

(PROFESSOR NA UNESP - VETERINÁRIA)

 

TEMA: “APRENDENDO A AMAR”

 

LOCAL: ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA “LEON DENIS”

END.: RUA PREF. ARTHUR DE CARVALHO, 2.204.

V. MARTINS 1 - AVARÉ – SP.

 

COMPAREÇAM!

A FAMÍLIA LEON DENIS SE SENTIRÁ

MUITO HONRADA

COM A SUA PRESENÇA.

 

(Informação recebida em email de Eduardo Ramos [[email protected]])

 

PROGRAMA ESPÍRITA TERCEIRO MILÊNIO

Produzido e apresentado por Eduardo Ramos.

Aos domingos das 14 às 15 hs.

Sintonizem: Rádio Avaré AM 1570 khz

Acessem: www.radioavare.com.br

 

 

 

XXIV Feira do Livro Espírita de

Belém, PA

 

 

(Informação recebida em email de dispara pa [[email protected]])

 

 

Informe Portal Luz Espírita

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.luzespirita.org.br/informe.html

 

 

 

Cântico de fé

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

As ruas da imensa cidade estavam movimentadas naquele entardecer.

Carros, ônibus, motocicletas e pedestres lotavam as vias e a sinfonia de buzinas era quase ensurdecedora.

Nesse torvelinho, um senhor bastante idoso esperava, longa e demoradamente, uma chance para fazer, com segurança, a travessia de um perigoso cruzamento.

De dentro de um estabelecimento comercial próximo, um jovem percebeu que há muito o idoso aguardava sua vez, sem obter sucesso.

Tomado de compaixão, o rapaz decidiu ajudá-lo a chegar do outro lado da rua.

Aproximando-se do ancião, percebeu o motivo da dificuldade para a realização da travessia: além de ser idoso, ele trazia em mãos uma bengala típica de portadores de deficiência visual.

De forma cuidadosa, a fim de não assustar ou constranger, o jovem aproximou-se dele e ofereceu ajuda.

O senhor, sorrindo aliviado, assentiu com a cabeça e ambos atravessaram a rua, conversando alegremente sobre coisas mais diversas do dia a dia.

Tomado pela curiosidade, o rapaz indagou se ele não tinha um pouco de receio ao confiar em estranhos a fim de auxiliá-lo em travessias arriscadas como aquela.

Meu filho, respondeu o senhor, no início eu tinha muito medo. Mas com os anos e, por conta da necessidade, fui aprendendo a confiar. Aprendendo, digo, pois confiar é um ato, antes de tudo, de caridade.

Surpreso com a lição que acabara de receber, o jovem despediu-se do gentil senhor, que prosseguiu, sereno, sua jornada.

*   *   *

Confiar não é tarefa fácil.

Tantas são as notícias de tragédias, violência gratuita, desamor, que nossa capacidade de estabelecer vínculos de confiança com o nosso próximo torna-se cada vez mais restrita.

E a confiança em Deus? A busca pela fé?

Por conta das dores do mundo, muitos chegam a afirmar que Deus não existe ou, se existe, nos abandonou.

A fé em Deus, no outro e em nós mesmos é virtude a ser conquistada pelo espírito caminheiro do progresso. E, por assim ser, necessita de muito trabalho e esforço íntimo.

Não nos permitamos esquecer de que Deus, o zeloso Criador, jamais nos abandona. Antes, permite que passemos pelo sofrimento, a fim de que a dor, esse remédio amargo, mas eficaz, possa nos curar as almas enfermas pelo orgulho e egoísmo.

Não percamos a confiança no outro, mesmo sabendo que, muitas vezes, ele fará escolhas equivocadas que poderão nos ferir o coração. Que nossa fé nos faça recordar que ele é ainda imperfeito, assim como também somos.

E não percamos a confiança em nós mesmos, mesmo que possamos cair, várias vezes, ao longo da jornada. Que nossa fé nos lembre de que é somente caindo que aprendemos a caminhar.

*   *   *

Nos momentos em que as escuras nuvens da falta de fé nublarem nosso caminho, nos lembremos da poesia de Davi, o salmista:

O Senhor é meu pastor e nada me faltará.

Certamente que a bondade e misericórdia de Deus me seguirão por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.

 

Redação do Momento Espírita, com transcrição
de versos do Salmo 23, do livro bíblico
Salmos.
Em 5.12.2013.

 

Avenida Presidente Vargas, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio: Ismael Gobbo, Araçatuba, SP. Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP