Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/22-12-2014.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

21-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/21-12-2014.htm

19-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/19-12-2014.htm

18-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/18-12-2014.htm

17-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/17-12-2014.htm

16-12-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/DEZEMBRO/16-12-2014.htm

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XI,  1-7

Amar o próximo como a si mesmo

 

 

Dai a César o que é de César

 

     5. Os fariseus, tendo-se retirado, entenderam-se entre si para enredá-lo com as suas próprias palavras. Mandaram então seus discípulos, em companhia dos herodianos, dizer-lhe: “Mestre, sabemos que és veraz e que ensinas o caminho de Deus pela verdade, sem levares em conta a quem quer que seja, porque, nos homens, não consideras as pessoas.” — Dize-nos, pois, qual a tua opinião sobre isto: É-nos permitido pagar ou deixar de pagar a César o tributo? Jesus, porém, que lhes conhecia a malícia, respondeu: “Hipócritas, por que me tentais? Apresentai-me uma das moedas que se dão em pagamento do tributo.”  — E, tendo-lhe eles apresentado um denário, perguntou Jesus: “De quem são esta imagem e esta inscrição?” “De César” — responderam eles. Então, observou-lhes Jesus: “Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” Ouvindo-o falar dessa maneira, admiraram-se eles da sua resposta e, deixando-o, se retiraram. (Mateus, 22:15 a 22; Marcos, 12:13 a 17.)

     6. A questão proposta a Jesus era motivada pela circunstância de que os judeus, abominando o tributo que os romanos lhes impunham, haviam feito do pagamento desse tributo uma questão religiosa. Numeroso partido se fundara contra o imposto. O pagamento deste constituía, pois, entre eles, uma irritante questão de atualidade, sem o que nenhum senso teria a pergunta feita a Jesus: “É-nos lícito pagar ou deixar de pagar a César o tributo?” Havia nessa pergunta uma armadilha. Contavam os que a formularam poder, conforme a resposta, excitar contra Ele a autoridade romana, ou os judeus dissidentes; mas “Jesus, que lhes conhecia a malícia”, contornou a dificuldade, dando-lhes uma lição de justiça, com o dizer que a cada um seja dado o que lhe é devido. (Veja-se, na Introdução, o artigo: Publicanos.)

     7. Esta sentença: “Dai a César o que é de César”, não deve, entretanto, ser entendida de modo restritivo e absoluto. Como em todos os ensinos de Jesus, há nela um princípio geral, resumido sob forma prática e usual e deduzido de uma circunstância particular. Esse princípio é conseqüente daquele, segundo o qual devemos proceder para com os outros como queiramos que os outros procedam para conosco. Ele condena todo prejuízo material e moral que se possa causar a outrem, toda postergação de seus interesses. Prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja que se respeitem os seus. Estende-se mesmo aos deveres contraídos

para com a família, a sociedade, a autoridade, tanto quanto para com os indivíduos em geral.

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

O dinheiro do tributo.  Obra de George Hayter (1817)

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/George_Hayter#mediaviewer/File:The_Tribute_Money.jpg

 

 

Presente Natal

 

 

(Publicado no jornal Momento Espírita, CEAC, Bauru, SP, Dez.2014)

Ornamentação de Natal na Praça Dr. Gama, em Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro. Natal da Caravana Auta de Souza-Mansão do Caminho - Divaldo Franco. Salvador, BA

 

 

20 de dezembro de 2014- manhã

O Centro Espírita Caminho da Redenção, através de sua obra social, a Mansão do Caminho, realizou em 20 de dezembro, pela manhã, o encontro comemorativo do Natal da Caravana Auta de Souza. Foram dois grupos que estiveram reunidos. Os dos idosos com mais de 70 anos de idade e as famílias em vulnerabilidade social. Os outros grupos, abaixo especificados, tiveram encontros comemorativos em outras datas da semana que se encerra.

As atividades da Caravana Auta de Souza abrangem a assistência de 58 pessoas com mais de 70 anos de idade; 22 famílias vulneráveis socialmente; o grupo dos aidéticos com 74; 11 gestantes; os idosos em situação de vulnerabilidade são 40; e o grupo dos doentes graves, composto de 48 pessoas. A Caravana Auta de Souza realiza esse trabalho há sessenta e dois anos, initerruptamente.

Comemorando o Natal foi encenado pelos próprios assistidos e familiares o nascimento de Jesus, que a todos emocionou pela beleza plástica das cenas. O evento teve, também, o objetivo de homenagear Nilson de Souza Pereira, o Tio Nilson, desencarnado no final de 2013. Ele deixou pegadas luminosas pela Mansão do Caminho, ensinando através do exemplo o amor, a fraternidade, a meiguice, acolhendo em seu coração generoso os aflitos do caminho.

Edilton Costa Silva, médico clínico da Mansão do Caminho, destacou que o homenageado é Jesus, e que as atividades que são planejadas e realizadas na Mansão do Caminho possuem a marca, a presença de Jesus, amoroso, acolhedor, amigo de todas as horas, em todos os lugares, em qualquer situação. A mensagem de Jesus é de estímulo ao crescimento, ao aperfeiçoamento moral, de sentimentos bons, livrando as criaturas que O buscam das misérias humanas.

Divaldo Franco, dirigindo-se ao grupo de assistidos, disse que a vida, por mais longeva que seja, é sempre muito curta. Sua mensagem foi de estímulo à resistência aos vícios, ao desenvolvimento do amor, da amizade, do perdão. Jesus veio para que as criaturas humanas sejam felizes, apesar dos problemas experimentados. A vida, ressaltou, possui muitos valores nobres, a educação familiar, a solidariedade entre os seus membros, devem ser preservados e ampliados. A vida possui um significado, um sentido. Esse significado é viver com dignidade as injunções da existência, orando à Jesus rogando forças para resistir ao mal.

O fundador da mansão do Caminho salientou a necessidade de não se aceitar as provocações, honrando e homenageando Jesus, evocando a sua presença pela oração fervorosa. Desejando um feliz natal e um ano vindouro de alegrias, de paz e de harmonia, Divaldo encerrou essa comovedora atividade. Seguindo a programação, que incluía a distribuição de cestas de alimentos e outros itens visando oferecer condições melhores para as comemorações natalinas, foi servido substancioso almoço aos presentes assistidos.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Registro. Centro Espírita Caminho da Redenção – Divaldo P. Franco

Salvador, BA

 

 

20 de dezembro de 2014- noite.

 

Na noite do dia 20 de dezembro, às 20h00min, teve início a mais uma atividade pública do Centro Espírita Caminho da Redenção. O palestrante foi Divaldo Franco que agradeceu a visita que os amigos fizeram, bem como a presença de diversas caravanas do Brasil e do Exterior. Demonstrou a sua gratidão aos participantes do Movimento Você e a Paz, aos que acompanharam as atividades com as crianças, famílias e idosos. Formulou votos de felicidades nas comemorações de natal e final de ano.

Tecendo comentários a respeito do sucesso do Movimento Você e a Paz realizado no dia 19 Dez, na Praça do Campo Grande, Divaldo agradeceu aos que organizaram e executaram as diversas tarefas realizadas em várias etapas. O Movimento Você e a Paz, no Estado da Bahia, deverá ser reiniciado, na sua 18ª edição, a partir do mês de fevereiro de 2015.

Destacando o amor ao próximo, a dedicação e o sacrifício em prol da criatura humana, Divaldo narrou um fato que se passou no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha. A protagonista foi a prisioneira Luba Cekak, holandesa, que percebendo a morte iminente de cinquenta e oito crianças prisioneiras deixadas no pátio, sob frio intenso e neve, arriscando a própria vida e de mais duas companheiras de infortúnio, as recolheu para o barracão/alojamento já superlotado.

Obtida a permissão para cuidar dessas crianças Luba Cekak, se desdobrava para alimentá-las minimamente. Quando as tropas inglesas libertaram os prisioneiros, em 15 de abril de 1945, dentre eles encontravam-se cinquenta e quatro daquelas crianças acolhidas pela heroína, somente quatro haviam morrido. É o amor suplantando o ódio, construindo pontes afetivas. Luba foi despertada pela mensagem do meigo Rabi da Galileia, converteu-se ao cristianismo, que seguia com muito fervor.

Homenageada em sua terra natal pela Rainha Beatriz, com uma comenda, por sua coragem e sacrifício, disse que não tinha méritos. O mérito era de Jesus, que salvou milhares, ela somente fez o dever de auxiliar os seus irmãos. Expressou-se na esperança de que a humanidade nunca mais repetisse aquela calamidade terrível, destroçando vidas e nações. Jesus, disse Divaldo, fez uma sementeira grandiosa ao longo de vinte séculos, porém, a colheita é pífia, muito pobre. A mensagem de Jesus é de amor, de vidas sucessivas, de misericórdia.

Exemplificando a semeadura e a colheita, Divaldo narrou outro fato, comprovando que todo aquele que infelicita o seu semelhante, colhe os frutos amargos da invigilância e das iniquidades. Se cada indivíduo pensasse na sementeira que realiza e sua consequente produção, deveria atentar para a colheita que deseja. É necessário, advertiu, perquirir qual é o relacionamento com Jesus. Esse é um momento propício para essas reflexões. Vamos homenageá-Lo adotando como regra de bem proceder a Sua mensagem de amor.

Nesta oportunidade foi lançado mais um livro da Livraria Espírita Alvorada – LEAL. É um livro de bolso, ricamente encadernado que contém uma coletânea de... Pensamentos de Joanna de Ângelis, esse é o título de uma rica fonte de inspiração, conforto moral e encorajamento. “O amor é antídoto para todas as causas do sofrimento, por proceder do Divino Psiquismo, que gera e sustenta a vida em todas as suas expressões.” Esse é um dos Pensamentos de Joanna de Ângelis.

Texto: Paulo Salerno

Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

 

Agenda do conferencista Divaldo Pereira Franco

Janeiro-2015

 

· 04 e 05/01/2015
João Pessoa, PB

· 11 e 12/01/2015
Natal, RN

· 16/01/2015
Centro Espírita Joanna de Angelis (Barra da Tijuca - Rio de Janeiro)

· 17 a 31/01/2015
Viagem especial aos Emirados Árabes.

 

 

Divaldo Pereira Franco. Mansão do Caminho, Salvador, BA. 20-12-2014. Foto Jorge Moehlecke

 

 

Inscrições Abertas para o Encontro de Evangelizadores

Salvador-BA

 

 

INSCRIÇÕES ONLINE:

http://bit.ly/1G3yljY

(Vagas Limitadas)

 

 

Dia 17 de Janeiro, das 8h as 18h, a Federação Espírita do Estado da Bahia promove o 1º Encontro de Evangelizadores Espíritas de 2015 - Módulo Básico Infância e Juventude - o evento é proposto para pessoas interessadas na evangelização espírita infanto juvenil, evangelizadores e coordenadores de DIJ.

Informações: (71) 9141-6621 / 3011-8953 
[email protected]

 

(Informação recebida em email de Encontro de Evangelizadores (FEEB) [[email protected]])

 

 

Cantata de Natal no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A CANTATÁ DE

NATAL

COM  O

 

CORAL CRISTO É VITÓRIA

DA

IGREJA CRISTO É VITÓRIA

DE AVANHANDAVA

 

NESTA QUARTA-FEIRA VÉSPERA DE NATAL DIA 24-12-2014

ÀS 20,00 HORAS

 

TEMA:  "  E  VIVO  ESTÁ  "

 

VENHA PARTICIPAR CONOSCO DESTA CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL.

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Kardec rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acessar aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acessar aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Fora da boa vontade não há salvação

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Visão Nova. Lição nº 09. Página 47.

 

Realmente, a Caridade é a Chave do Céu, entretanto, não nos esqueçamos de que a Boa Vontade é o começo da sublime virtude, tanto quanto o alicerce é o início da construção.

Se encontrarmos a cólera no espírito do companheiro e não temos a boa vontade da paciência, indiscutivelmente, atingiremos lamentáveis conflitos.

Se o desânimo nos visita e não dispomos de boa vontade na resistência, dormiremos delituosamente na inutilidade.

Se a maldade nos persegue e não exercitamos a boa vontade da desculpa compreensiva, desceremos a deploráveis movimentos de reação com resultados imprevisíveis.

Se o trabalho nos pede sacrifício e não usamos a boa vontade da renúncia, o atraso e a sombra dominarão a vida que devemos iluminar e sublimar.

Se o insulto nos surpreende e não praticamos a boa vontade do silêncio, cairemos na desesperação.

Se a prova nos procura, em favor de nossa regeneração e fugimos à boa vontade da conformação e da diligência, demorar-nos-emos indefinidamente na brutalidade, adiando sempre a nossa elevação para a Vida Superior.

De todos os males que escravizam as nossas almas, na Terra, os maiores, são a ignorância e a penúria.

Para combatê-los e extingui-los, tenhamos a precisa coragem de trabalhar e servir, auxiliando-nos reciprocamente, aprendendo sempre e semeando o Bem, cada vez mais, porque se a Caridade é o nosso Anjo Renovador devemos reconhecer que, nos variados problemas da jornada na Terra, sem a Boa Vontade não há Solução.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Peça em cobre com representação da Caridade. Exposta na

      Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

O Bom Pastor

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

Desde muito Ele era esperado. Cantado pelas bocas proféticas de Israel, todo aquele povo aguardava Sua vinda.

Na imaginação daquele povo sofrido, Ele seria o herói do mundo, o guerreiro da grande nação.

Retomaria o que se havia perdido, e reposicionaria Israel nas glórias do mundo.

No entanto, Ele preferiu vir ao mundo no anonimato de uma estrebaria.

Por trinta anos, Seu cotidiano foi a simplicidade da casa paterna, no burgo quase esquecido de Nazaré.

O Rei Solar fez-se carpinteiro, homem comum, entretido com as coisas comezinhas daquela gente simples e humilde, esperando Sua hora chegar.

E quando saiu ao mundo para pregar as coisas de Deus, nunca mais a Humanidade foi a mesma.

Conhecedor da alma humana, foi capaz de revelar os segredos profundos da Lei de Deus na linguagem simples daqueles que O ouviam.

Se as meretrizes, leprosos, cegos e coxos eram Sua companhia, e os amava em intensidade, também sabia conviver com as autoridades, os sábios e os amoedados.

Ele veio para os doentes pois, conforme Ele mesmo afirmou, os sãos não precisam de médico. E os doentes da alma estão em todo lugar.

Fez-se o médico de todos, a oferecer do Seu remédio para curar os males da alma.

Para tanto, exemplificou e vivenciou à exaustão o amor ao próximo e o amor a Deus sobre todas as coisas, como Ele bem lembrara, ser o maior mandamento da Lei do Pai.

Entendendo as dores da alma, posicionou-se como o Bom Pastor, prometendo cuidar de cada um de nós, as ovelhas de Seu rebanho.

Vinde a mim todos vós que vos encontrais cansados e aflitos e eu vos aliviarei.

Eis a promessa que todo coração sedento de paz desejava ouvir.

Tomai sobre vós o meu fardo que é leve e meu jugo que é suave.

Falava Ele da Sua proposta de convencer-nos a nos deixar arrastar pelo amor.

Nunca antes, e nem depois dEle, alguém vivenciou o amor ao próximo em tão elevada pureza.

E amava com tal intensidade que curava leprosos com Seu toque, estancava hemorragias com Suas virtudes, e processos obsessivos intensos se desfaziam sob o Seu comando.

Na Sua pureza incomparável legou-nos as lições mais belas que a Humanidade jamais houvera tido, muito embora ainda incompreendidas, quando não esquecidas, por nós.

Mas, eis que nestes dias de aflição e angústia, de transição e tumulto pelos quais passa a Terra, novamente a voz dEle ecoa em nossos corações.

Vinde a mim todos vós que vos encontrais cansados e aflitos...

Somos todos nós, os cansados e aflitos, necessitados do Seu regaço amoroso a amparar nossas dificuldades, a nos sustentar o caminhar, a nos encorajar a seguir em frente.

Não nos esqueçamos, então, de que Ele será sempre o Bom Pastor, a cuidar de cada um de nós, as Suas ovelhas.

Permitamo-nos adentrar no Seu redil, seguir a Sua voz, o Seu comando.

Nenhuma das ovelhas que o Pai me confiou se perderá. Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas conhecem a minha voz.

Sigamos com Ele. Sintamos e vivamos a Sua paz.

Redação do Momento Espírita.
Em 20.12.14

 

Presépio na Praça Dr. Fernando Costa, em Batatais, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-