Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/25-09-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

SE DEIXAR DE RECEBER O EMAIL DÊ UMA OLHADA NA CAIXA DE LIXO ELETRÔNICO. INFELIZMENTE, MESMO SENDO ASSUNTO SÉRIO,  OS PROVEDORES INTERPRETAM EMAILS EM MASSA COMO SPAM. ESSE TEM SIDO O MAIOR PROBLEMA PARA NOSSO TRABALHO DE DIVULGAÇAO.

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

24-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/24-09-2014.htm

23-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/23-09-2014.htm

22-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/22-09-2014.htm

20-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/20-09-2014.htm 

19-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/19-09-2014.htm 

 

 

 

De papo para o ar

 

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

            O turista visita uma colônia de pescadores.

            Encontra vários deles a tomar sol, tranqüilos, nas areias escaldantes.

        O que vocês fazem durante o dia?

        Nois descansemo.

        E vocês não cansam de descansar?

        Cansemo

        E o que fazem quando cansam de descansar?

        Descansemo, ué!

 

A história exprime a velha tendência para a indolência, que costuma “infectar” pessoas não habituadas ao batente.

Esse “de papo para o ar” está arraigado no espírito humano.

O estudante vibra com as férias escolares.

O operário aguarda o fim de semana, o feriado, o descanso anual…

Realização suprema: a aposentadoria! A inatividade remunerada é considerada por muitos a ante-sala do paraíso. Garantido o sustento diário, sentem-se plenamente isentos de compromissos com horários e serviços.

Por paradoxal pareça, há pessoas que se empenham em múltiplas atividades, buscando alcançar, no menor prazo possível, uma situação financeira que lhes permita a felicidade de não fazer nada.

A própria teologia ortodoxa nos apresenta o Céu como região de contemplação. Nessas etéreas plagas, almas eleitas se desvanecem no mais absoluto repouso.

Num Universo dinâmico, onde tudo vibra em movimento de trabalho e progresso, desde o verme, que nas profundezas do solo o fertiliza, aos mundos que se equilibram no espaço, eis o Homem, o ser mais evoluído do planeta, a confundir a felicidade com o não fazer nada, a paz com a ausência de responsabilidade.

Daí a sua dificuldade em ser feliz.

Está fora dos ritmos do Universo.

Na questão 683, de O Livro dos Espíritos, indaga Allan Kardec:

Qual o limite do trabalho?

A resposta é surpreendente:

O das forças.

Antes que o leitor se disponha a denunciar os Espíritos ao Ministério do Trabalho, por induzirem à exploração do trabalhador, é bom lembrar que a resposta não significa que labutemos na atividade profissional até a exaustão.

 Sugerem os mentores espirituais que devemos estar sempre ativos, evitando ceder espaço em nossa mente a influências deletérias e idéias infelizes, que se instalam quando nos entregamos à inércia, campo propício aos miasmas da perturbação.

Diz o velho ditado:

Mente vazia é forja do demônio.

Devemos trabalhar até o limite das forças, não no sentido material, envolvendo o ganha-pão diário. Essa atividade tende a reduzir-se na medida em que avançam os recursos tecnológicos.

 No início da revolução industrial, no século XIX era comum a jornada de trabalho de doze a quatorze horas, sete dias por semana. Hoje, em países desenvolvidos, pode ser de seis horas, com descanso semanal de dois dias.

Além das horas despendidas com a atividade profissional, das necessárias ao repouso noturno, aos cuidados de higiene, à alimentação, ao atendimento da família, não podemos perder de vista, se desejamos um legítimo aproveitamento das oportunidades de edificação da jornada humana, aquelas que devemos usar, diariamente, em dois tipos de trabalho que devem completar a labuta diária:

Eternidade. Somos imortais. Vivíamos, antes do berço.  Viveremos, depois do túmulo. Imperioso que privilegiemos a atividades que nos permitam adquirir aqueles valores perenes que as traças não roem nem os ladrões roubam, como ensina Jesus, representados pela virtude, o conhecimento, a cultura, com o desenvolvimento de nossas potencialidades criadoras.

Universalidade. Oportuno identificar e combater o mal maior, no estágio de evolução em que nos encontramos – o egoísmo. É por estamos muito preocupados com nosso próprio bem estar que nos complicamos nos caminhos da vida. O trabalho em favor do próximo nos ajuda a vencer o egoísmo, dando-nos a estabilidade necessária para que possamos viver em paz.

            Dizia Jesus (João, 5:17):

Meu Pai trabalha até agora, e eu  trabalho também.

            Portanto, leitor amigo, considere:

            O descansemo pode ser muito atraente, mas não é compatível com os padrões divinos.

            Melhor mesmo é o trabalhemo.

 

Pescadores. Próximo de  Maceió, AL. Foto Ismael Gobbo

 

 

 Rita *, a abnegada servidora do Grupo Sentieri dello Spirito”,  

retorna à Pátria Espiritual. Milão, Itália

 

 

Rita Giuseppa D'Asta e  sua filha Ylenia

 

Era 2005, quando ela chegou ao nosso grupo.

As nossas atividades na época se desenvolviam somente no período da noite e á pouco havíamos decidido de criar um grupo para o período da tarde. Cinco ou seis senhoras italianas se apresentaram e durante dois anos nos encontramos todas as quartas-feiras, para o estudo basico.

Uma delas, a principio tinha um olhar triste, por vezes ausente. Tentava sorrir, mas não conseguia.

Aos poucos porém, começou a contestar.

   - Reencarnação?  Não existe, não é possível!

A cada reunião de estudos era um desafio. Perguntas e mais perguntas, contestações, argumentações… Ela queria entender…

Entender porque sua única filha de 26 anos havia morrido em um acidente automobilístico, tão jovem! Entender este Deus que permitia que uma mãe sofresse tanto assim! Não, ela não podia suportar.

Haviam transcorrido três anos; soubemos que nos dois meses sucessivos à morte da filha, trancada dentro de casa, e na sua dor, a única coisa que queria era morrer.  Morrer, porque a vida para ela não havia mais sentido. E ela ainda pensava assim.

Um dia uma amiga lhe havia levado, quase à força, a um encontro de pais que perderam filhos. Na Italia existem muitos. Não são grupos espíritas. Alguns são espiritualistas, outros, católicos  Lá havia uma médium, Genny, que psicografava mensagens.

Ali chegando, se acomodou e aguardou, incrédula, que começasse o tal encontro.

A sala estava cheia, mais de 300 pessoas.

Uma moça se aproximou e lhe perguntou: 

- Posso sentar?

Ela: - Sim, não tem ninguém nesta cadeira.

A moça: - Mas e a jovem que estava sentada aqui, não vai voltar?

Ela: - Qual moça? Ninguém se sentou nesta cadeira desde que cheguei!

A moça: - Mas tinha uma jovem loira aqui do teu lado, te tocava os teus cabelos, tinha alguns livros nos braços, pensei que estivesse com a sra.

Ela, assustada, desconfiada, perguntou: - Como era essa jovem?

A moça a descreveu…

Surpresa, Rita -  esse é seu nome -, pegou a foto de Ylenia, sua filha, e mostrou para a moça, de nome Maria Grazia.

-  É esta a moça que você viu?

- Sim, esta mesmo! É a moça que estava sentada aqui ao teu lado.

Foi Maria Grazia, que na época dava os primeiros passos na mediunidade, e que já havia ouvido falar do Grupo Sentieri dello Spirito, a acompanhar Rita, para os estudos da quarta-feira.

Após dois anos de estudos, Rita não somente acreditava na reencarnação, como já havia estudado O Livro dos Espíritos, estava estudando O Livro dos Médiuns e tinha por livro de cabeceira O Evangelho Segundo o Espiritismo, do qual nunca se separava.  Se tornou trabalhadora assidua da Casa, inclusive no periodo da noite, começou a dar testemunho da sua experiência em encontros para pais, falando do Espiritismo.

Aos poucos foi se sensibilizando, educou a própria mediunidade, e se tornou uma das médiuns mais dedicadas, disciplinadas e estudiosas. 

Com a sede de aprender e ajudar, aprendeu, sozinha, o português. Não mantinha conversações, mas orava e lia perfeitamente em português.

Passou a traduzir mensagens e, mais tarde, livros.

O mais recente foi apresentado em maio passado: Mediunidade, desafios e bênçãos, de Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Pereira Franco.

Domingo dia 21 de setembro, primeiro dia de outono na Europa, Rita retornou à Pátria Espiritual, um tumor no pulmão a consumiu em poucos dias, concluindo seus 68 anos de existência.

As quarta-feiras haviam se tornado o seu dia especial, de trabalho espiritual, mas nesta quarta-feira, dia 24, Rita não estará mais conosco fisicamente. Esperamos possa ter realizado o seu sonho de reabraçar a filha querida. 

Uma grande trabalhadora, uma servidora de Jesus, uma italiana quase brasileira, que deixará muitas saudades e a certeza que, a Doutrina do Consolador é para todos e vale sempre a pena apresenta-la ao nosso próximo, onde quer nos encontremos.  

 

* Rita Giuseppa D'Asta

 

 

(Texto recebido em email de Regina Zanella - [email protected])

 

Fotos de arquivos de Ismael Gobbo e de Regina Zanella)

Rita sentada à esquerda no Sentieri dello Spirito. Regina Zanella de pé. Foto Ismael Gobbo. 16/12/2012.

Daniele Gulla com a sua “Câmera Futura “que registra em tempo real  as freqüências vibratórias do paciente e

do ambiente. A paciente Rita D’ Asta (E) que se submeteu à experiência   ao lado de Krisztina Nemeth.

Grupo Sentieri dello Spirito. Foto Ismael Gobbo. 16/12/2012.

Divaldo Pereira Franco autografa livro para Rita D’Asta

Rita, na extrema direita, no 6º. Congresso Espírita Mundial,  em Valência, Espanha, em 2010.

Divaldo Pereira Franco entre Regina Zanella e Rita D’Asta no Sentieri dello Spirito, Milão, Itália

 

 

Próximas palestras com Divaldo Pereira Franco

Setembro/2014

 

· 26/09/2014
São Luís - MA

· 28/09/2014
Creche Amélia Rodrigues - Santo André - SP

· 29/09/2014
Belo Horizonte - MG (SEJA - Sociedade Espírita Joanna de Ângelis)

 

(Informações do site Mansão do Caminho)

 

 

5º. Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade

Rijswijk, Holanda

 

5Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade

Sábado, 1 de novembro de 2014 

das 9h às 18h em  Rijswijk

 

Estimado(a)s amigo(a)s,

 

É com imensa alegria que convidamos a todos para o 5º Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade. Os oradores apresentarão a visão espiritual no tratamento não só do corpo, mas das doenças da alma.

 

Temas e oradores:

 

  • Evidências científicas da Vida após a morte, Dr. Jorge Cecilio Daher Jr 
  • Médium comprova vida após a morte física, Dra Marlene Nobre 
  • A imigração: o impacto sobre o povo hospedeiro (ou anfitrião) e o impacto sobre o imigrante.A medicina espiritual como forma de superar esse impacto, Dra Miriam Sommer 
  • A vida da alma após esta vida, Dra  Marcia Colasante 
  • Como lidar com Mediunidade e Obsessão em crianças, Dr. Fernando de Souza 
  • Compulsões, Dependência e Atuação Espiritual – Bases da Recuperação da Dependência Química, Dra.Maria Heloisa Bernardo 
  • Sofrimento - seu significado e importância para a Alma, Dr. Carlos Roberto de Souza

As palestras serão em Português com tradução simultânea para o Holandês (com fone de ouvido).

 

Para mais informações visite o site do congresso: www.geneeskundeenspiritualiteit.nl ou envie um e-mail para [email protected]

 

Contamos com sua presença e apoio na divulgação desse evento passando adiante esse convite!

 

Em nome da equipe organizadora,

 

Fraternalmente,

Maria Moraes

 

Anexo: folder em Português e Holandês

 

 

./././././././././././././././././././././././././././././././././././././././././././././

 

 

Vijfde Nederlandse Congres over Geneeskunde en Spiritualiteit

Zaterdag 1 november 2014 van 9:00 tot 18:00 uur

In Rijswijk

 

Beste mensen,

Met groot genoegen nodigen wij u uit voor dit inspirerend congres, waarbij u de kans krijgt om naar diverse interessante sprekers te luisteren en met ze te spreken. Onze sprekers zijn ervaren deskundigen op hun specifieke gebieden - Endocrinologie, Gynaecologie, Homeopathie, Arbeidsgeneeskunde, Kindergeneeskunde, Psychologie en Anesthesiologie - en in de praktijk combineren ze hun deskundigheid met spiritualiteit.

 

Thema's

 

      Wetenschappelijke evidentie van leven na de dood

      Een medium toont aan dat er leven bestaat na de fysieke dood.

      De uitdaging van immigratie en zijn impact op het leven van de inwoners van het ontvangende land en dat van de immigranten. Geestelijke opvoeding als middel om hiermee om te gaan.

      Het voortleven van de ziel na dit bestaan

      Hoe om te gaan met mediumschap en obsessie bij kinderen

      Dwanghandelingen, verslaving en geestelijke invloed - Grondslagen voor de behandeling van drugsverslaving.

      Het lijden - de betekenis en het belang voor de Ziel

 

In het afgelopen decennium is sprake geweest van een groeiende interesse op het gebied van de spiritualiteit. Binnen de geneeskunde heeft deze belangstelling thans geleid tot nieuwe onderzoeken op grond waarvan de plaats van spiritualiteit in de behandeling en resultaten van patiënten wordt bepaald.

Dit congres is geaccrediteerd door sommige beroepsverenigingen voor therapeuten. 

Voor meer informatie en inschrijving zie onze site: www.geneeskundeenspiritualiteit.nl 

 

Met vriendelijk groeten,
De organisatie

Wilt u geen e-mail meer van ons ontvangen? stuur dan een email naar: 
[email protected]

 

(Informações recebidas em email de Nederlandse Raad v Spiritisme [[email protected]])

 

 

Programação de palestras com Anete Guimarães

São Paulo, capital e região

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestras programadas para o NEOVE

Carapicuíba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

Casas André Luiz. Jantar com Daniel no C.A. Juventus

São Paulo, SP

 

Descontos Especiais!

Ligue agora: 11 2457-4312

 

 

 

 

 

Serviço:

11o Jantar Iluminado das Casas André Luiz
Dia: 25 de setembro, às 20h
Endereço: Rua Comendador Roberto Ugolini, 152, Parque da Mooca – São Paulo

O evento:

Cantor Daniel fará show exclusivo de sua nova turnê 30 Anos, o Musical, na 11a Edição do Jantar Iluminado, das Casas André Luiz.

Toda a renda do show será destinada à manutenção da Nova Unidade Ambulatorial, que acaba de ser inaugurada no bairro de Santana, em São Paulo, e que tem expectativa de atender mais dois mil novos pacientes.

 

 

 

 

 

COMPARTILHE!

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]] e site)

 

 

2ª. Jornada Espírita – 2014, do G.E. Paz

Conselheiro Lafaiete, MG

 

 

(Informação recebida em email de Enio Teixeira [[email protected]])

 

 

“Há 2000 anos”, de Emmanuel – Chico Xavier  no teatro

Rio de Janeiro, RJ

 

“HÁ DOIS MIL ANOS” NA LONA CULTURAL DE VISTA ALEGRE

 

Agora com cenários projetados com a moderna tecnologia do Lightworks, a Cia Teatral Mensageiros vai encenar a peça “Há dois mil anos”, extraído do livro  psicografado por Chico Xavier, ditado pelo espírito Emmanuel, reencarnado naquela época como o  senador romano Públio Lentulus. Ele narra que fora designado pa­ra exercer alto cargo na Palestina, quando  procurou Jesus para curar sua filha leprosa, porém ele rejeitou o convite do Mestre para a regeneração de sua alma, em função de seu orgulho falar mais alto, dada a sua elevada posição social no Império Roma­no. Jesus disse-lhe então, que sua filha seria curada, não por ele que o procurara, mas pela fé de sua esposa Lívia.

Ao chegar em casa, o senador Públio Lentulus encontrou sua filha Flávia totalmente curada. Lívia, sua esposa, contou que a menina havia melhorado rapidamen­te ao experimentar na fronte o contato de mãos carinhosas, momentos antes da sua chegada. O se­nador, porem, rejeitou a intervenção do Cristo na cura de sua filha Flávia, alegando que o restabele­cimento dela devia-se a mudança do clima, o qual teria proporcionado, por sua vez, uma reação salu­tar do seu organismo. A partir daí, devido ao seu orgulho, toda a sua vida foi de muito sofrimento.

Você poderá assistir a todos esses fatos encenados com figurino de época, Na Lona Cultural de Vista Alegre, Av. São Felix, 601, Vista Alegre, Rio de Janeiro, telefone (21) 2482 4316, dia 12 de outubro, domingo ás 19 horas. "Há Dois Mil Anos" tem a direção de Caíque Assunção, que interpreta o Senador Públio Lentulus.No elenco, Márcia Santos(Lívia), Gerson Monteiro(Senador Flamínio Severus, Lia Evangelista (Ana), Macximo Bóssimo (Pilatos), Vanessa Fontana (Calpurnia),  Thiago Gaudêncio (Sulpicio Tarquinus), Mathias Gomes (André de Gioras), Larissa Rondon (Fúlvia), e Giovana Giglio (Flávia Lentulus). Mais informações: 3137-4261 ou 99263-5806.                

 

Gerson Simões Monteiro

Vice-Presidente da RÁDIO RIO DE JANEIRO

e-mail: [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Palestra com Eulália Bueno

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

 

 

Jornada Espírita com Alexandre Moraes

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

7º. Encontro Espírita no C.E. “Bênção de Paz”

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 Eventos programados  pelo

NESJ- Núcleo Espírita “Segue a Jesus”. São Paulo, SP

 

RUA VALDEMAR MARTINS, 1138, PARQUE PERUCHE, SÃO PAULO, SP

 

Dia 25/set. 20h00 - Palestra c/ Dr. Paulo Daruiche

Dia 27/set 16h00 - Palestra c/ José Carlos De Lucca

Dia 27/set - Tarde da Sobremesa e Salgados, após a palestra.

De 27/set. a 04/out. - Feira do Livro

 

 

 

(Informações recebidas em email de NE Segue a Jesus [[email protected]])

 

 

Palestra musicada com Wanyr Caccia

Itupeva, SP

 

Caros amigos e irmãos!

É com imenso prazer que convidamos a todos para essa grande palestra musicada que acontecerá no sábado 27/09 às 20:00hs no CENSN.

Esperamos todos vocês!

 
​​

(Informação em email da USE Jundiaí repassado por Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Simpósio sobre Mediunidade

Jundiaí, SP

 

(Informação em email da USE Jundiaí repassado por Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Seminário na União Espírita Jundiaiense

Jundiaí, SP

 

 

(Informação em email da USE Jundiaí repassado por Ronaldo P. Rodrigues [[email protected]])

 

 

Encontro Allan Kardec : A Família à Luz do Espiritismo.

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de erika_silveira [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Versão eletrônica do jornal “Ação Espírita”

Marília, SP

 

Para acessar clique aqui:

http://www.mariliaespirita.jor.br/acaoespirita/acao109.pdf

 

 

 

Correio Eletrônico da FEDF

Brasília, DF

 

Correio Eletrônico FEDF - semana 22 a 26 de setembro, para conhecimento e distribuição entre os seus pares.

 

 

 

Fraternalmente,

Diretoria de Com. Social Espírita-DCS/ FEDF

[email protected]

Federação Espírita do Distrito Federal
Sede Sudoeste: SWQM 5 / Rua transversal da 301 do Sudoeste - Brasília/DF 
(61) 3344-8237
Sede 408 Sul: SQS 408 Asa Sul - Brasília/DF
Endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das nossas atividades, calendário de eventos e o e-mail e fones das diversas diretorias em: 
www.fedf.org.br

 

(Recebido via email)

 

 

Avós

 

(Copiado do site Feparana)

 

Uma avó, dizem, é uma mãe com açúcar. Um avô é um pai com doce de leite.

Quase sempre os filhos se perguntam por que é que os seus pais, na qualidade de avós, deixam seus netos fazerem coisas que não permitiram a eles, filhos.

Por que é que os netos, enfim, gostam, tanto da casa dos avós?

Um garoto de seus nove para dez anos, escreveu certa vez: Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta dos filhos dos outros. Um avô é um homem-avó. Ele leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos.

As avós não fazem nada e por isso podem ficar mais tempo com a gente.

Como elas são velhinhas, não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal. Elas nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrinas até cansar.

Na casa delas têm sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros.

Elas contam histórias de nosso pai ou nossa mãe quando eram pequenos, histórias da Bíblia, histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas.

Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir o perfume.

Avós nunca dizem “Depressa!”, “Já pra cama!”, “Se não fizer logo, vai ficar de castigo.”

Normalmente, as avós são gordinhas, mas, mesmo assim elas nos ajudam a amarrar os sapatos. Quase todas usam óculos e eu já vi uma tirando os dentes e as gengivas.

Quando a gente faz uma pergunta, a avó não diz: “Menino, não vê que estou ocupada!” Ela para, pensa e responde de um jeito que a gente entende. As avós sabem um bocado de coisas.

As avós não falam com a gente como se fôssemos umas criancinhas idiotas, nem apertam nosso queixo dizendo “Que gracinha!”, como fazem algumas visitas.

Quando elas leem para nós, não pulam pedaços das histórias, nem se importam de ler a mesma história várias vezes.

O colo das avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste.

Todo mundo devia tentar ter uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós.

*   *   *

Esta pode ser simplesmente a visão de um menino, mas convenhamos que contém muitas verdades.

Os netos gostam dos avós porque eles são doces.

Ao longo dos anos, amadureceram os sentimentos, e amam de uma forma mais serena, com doçura.

Por isso fazem aos netos muitas coisas que não fizeram aos seus filhos.

Também porque, quando se tornaram pais, eram jovens, inexperientes, estavam preocupados em sustentar a família, em educar bem os filhos, em tantas coisas que não lhes sobrava tempo para o que hoje fazem com seus netinhos.

*   *   *

Na educação dos nossos filhos, não desprezemos as experiências de nossos próprios pais que nos conduziram a vida, até os dias presentes, ensejando-nos ser homens e mulheres dignos.

Bebamos da sua sabedoria e os tornemos nossos aliados, nesse extraordinário e maravilhoso processo que se chama educação. Processo que mais primoroso será quanto mais amor houver para ser dividido e multiplicado.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. O que
é uma avó, de autor desconhecido, do livro Histórias para
aquecer o coração das mães, de Jack Canfield, Mark Victor
Hansen, Jennifer Read Hawthorne e Marci Schimoff, ed.
Sextante.
Em 24.9.2014.

 

Criação da vovó. Óleo sobre tela (1895)  de Oscar Pereira da Silva (1867 – 1939)

Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

 

 

Coração puro

 

 “Não se turbe o vosso coração...”- Jesus (JOÃO, 14:1.)

Guarda contigo o coração nobre e puro.

Não afirmou o Senhor: -“não se vos obscureça o ambiente”, ou “não se vos ensombre o roteiro”, porque

criatura alguma na experiência terrestre poderá marchar constantemente a céu sem nuvens.

Cada berço é início de viagem laboriosa para a alma necessitada de experiência.

Ninguém se forrará aos obstáculos.

O pretérito ominoso para a grande maioria de nós outros, os viandantes da Terra, levantará no território de

nosso próprio íntimo os fantasmas que deixamos para trás, vagueantes e insepultos, a se exprimirem naqueles

que ferimos e injuriamos nas existências passadas e que hoje se voltam pra nós, a feição de credores

inflexíveis,  solicitando reconsideração e resgate, serviço e pagamento.

Não passarás, assim, no mundo, sem tempestades e nevoeiros, sem o fel das provas ásperas ou sem o assédio

das tentações.

Buscando o bem, jornadearás, como é justo, entre pedras e abismos, pantanais e espinheiros.

Todavia, recomendou-nos o Mestre: - “não se turbe o vosso coração”, porque o coração puro e intimorato é

garantia de consciência limpa e reta e quem dispõe da consciência limpa e reta vence toda perturbação e toda

treva, por trazer em si mesmo a luz irradiante para o caminho.

 

Emmanuel / Chico Xavier Livro: Palavras de Vida Eterna

 

(Texto recebido em email da divulgadora Ana Maria Spranger Luiz, RJ)

File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão da Montanha. Óleo sobre tela de Carl Bloch.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]