Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

www.abrade.com.br         http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/29-09-2014.htm 

 

Ou no Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK:

 

26-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/26-09-2014.htm

25-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/25-09-2014.htm

24-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/24-09-2014.htm

23-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/23-09-2014.htm

22-09-2014     http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/SETEMBRO/22-09-2014.htm

 

 

 

 

Trios importantes

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Nosso Livro. Lição nº 13. Página 37.

 

Três Verbos existem que, bem conjugados, serão lâmpadas luminosas em nosso caminho:

- Aprender.

- Servir.

- Cooperar.

Três Atitudes exigem muita atenção:

- Analisar.

- Reprovar.

- Reclamar.

De três Normas de conduta jamais nos arrependeremos:

- Auxiliar com a intenção do bem.

- Silenciar.

- Pronunciar frases de bondade e estímulo.

Três Diretrizes manter-nos-ão, invariavelmente, em rumo certo:

- Ajudar sem distinção.

- Esquecer todo mal.

- Trabalhar sempre.

Três Posições devemos evitar em todas as circunstâncias:

- Maldizer.

- Condenar.

- Destruir.

Possuímos três Valores que, depois de perdidos, jamais serão recuperados:

- A hora que passa.

- A oportunidade de elevação.

- A palavra falada.

Três Programas sublimes se desdobram à nossa frente revelando-nos a Glória da Vida Superior:

- Amor.

- Humildade.

- Bom ânimo.

Que o Senhor nos ajude, pois, em nossas necessidades, a seguir sempre três Abençoadas Regras de Salvação:

- Corrigir em nós o que nos desagrada em outras pessoas.

- Amparar-nos mutuamente.

- Amar-nos uns aos outros.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

Praça da Concórdia. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Artigo

A liderança na China de cultura milenar

 

 

Wellington Balbo (Salvador, BA)

 

A questão que envolve a liderança faz parte da pauta de humanos e animais desde Eras longínquas. No mundo animal há líderes na condução de seus pares para objetivos que, vão desde a busca da alimentação até a proteção contra ataques de grupos rivais. Com os humanos não é diferente, desde os primórdios que o homem elegeu líderes, pessoas dotadas de iniciativa que com grande capacidade de persuasão vão á testa conduzindo multidões. A presença do líder é, e sempre será necessária, partindo do princípio das variedades de aptidões, habilidades e dificuldades que todos temos, é imprescindível que haja alguém para ditar um norte a ser seguido. Isso ocorre, inclusive, em nossos primeiros contatos com a sociedade, no seio familiar. Na família as crianças têm nos pais as figuras dos líderes, porquanto incapazes de tomar decisões sozinhas, necessitam de alguém que as conduzam, os pais, portanto, são os líderes. Partindo dessa premissa, percebe-se que, quanto mais imaturas as criaturas, mais firmes no que concerne à imposição de regras devem ser os líderes. Há pessoas que, de tão imaturas necessitam de regras firmes, imposições fortes que as façam seguir dentro dos padrões traçados. A história do mundo traz esse registro, mostrando a necessidade de líderes austeros na condução de civilizações com o senso crítico e discernimento ainda incipientes. Em tempos remotos seria um tanto complicado liderar povos rudimentares em inteligência de forma democrática. Era necessário um tanto mais de evolução para que a liderança se fizesse mais branda no tocante às imposições. Entretanto, houve e há povos mais amadurecidos, conscientes de seu papel no meio em que estão inseridos, para eles os líderes são instrutores, facilitadores, amigos e conselheiros que em vez de impor indicam, informam, ensinam.

A história do mundo narra a presença de grandes líderes na condução de povos, culturas, civilizações.

Na China milenar, o notável Confúcio (551 a.C – 479 a.C) discursava sobre as habilidades dos grandes líderes. O sábio costumava dizer que os verdadeiros líderes o são por excelência moral, e não por imperativos e imposições do berço. Para Confúcio o grande líder é feito de atitudes condizentes com o interesse coletivo, se necessário for, ele renega suas vontades para que prevaleçam as necessidades do grupo. Detalhe significativo: as idéias de Confúcio sobre  liderança foram grafadas na história do mundo há mais de 2.500 anos. Mêncio (a.C 371-289 a.C), conterrâneo de Confúcio e seu seguidor, notabilizou-se como o segundo sábio, suas idéias no tocante à liderança também eram avançadas para a época. Tanto é que não gozava de grande popularidade junto aos soberanos. Pudera, Mêncio situava o povo como o elemento mais importante da nação, depois o espírito da terra e a agricultura, os soberanos ficavam em último. Avançando alguns séculos na história nos deparamos com a figura de Maquiavel, que ficou conhecido com sua obra: O príncipe. São intrigantes as referências históricas em relação à obra do escritor italiano, há um exemplar do século XVIII com anotações de Napoleão Bonaparte. A posteridade transformou Maquiavel em figura nada simpática, o adjetivo maquiavélico é oriundo de seu nome. Mas, interessante que algumas idéias do italiano não são maquiavélicas, mas, sim, coerentes no que concerne à liderança, principalmente na atualidade, diz ele:

“A primeira qualidade do príncipe é a qualidade dos homens que o cercam”.

A recíproca é verdadeira. Os líderes são reflexos de nossas virtudes e limitações. Fácil entender que Maquiavel se refere à lei de afinidade. Trocando em miúdos: o líder conduzirá aqueles que possuem ideais semelhantes ao seu. Indo um pouco mais além se afirma que: cada grupo tem o líder que merece.

Atualizando essa prosa compreendemos que: uma empresa na qual seu líder atua de forma ética e responsável social e ambientalmente, será repleta de pessoas responsáveis e éticas. Por isso o papel do líder é de significativa importância dentro do contexto de uma organização e do mundo. O líder terá seguidores, será o exemplo, o observado, suas atitudes tendem a ser copiadas, suas palavras passadas a diante com um forte peso. Se responsável, coerente, honesto, competente, será cercado de pessoas competentes, honestas, responsáveis. O líder deve ter a capacidade de transmitir seus conhecimentos de maneira simples e inteligível, ele é o apoio, o alicerce, a base das construções de sua equipe. Uma equipe insegura reflete um líder inseguro, uma equipe que busca culpados para seus equívocos reflete um líder que se livra das responsabilidades. O líder atual busca soluções e não culpados, como bem define Confúcio, o líder verdadeiro é uma excelência moral e ética. O líder eficaz sabe a hora correta de repreender e elogiar. Todos, de uma forma ou outra representamos o papel de líder, daí a importância de nos conectarmos com as diretrizes de uma liderança saudável. Há empresas que não respeitam o consumidor, enganadoras, intentam levar vantagem em tudo, ferem direitos alheios e jamais cogitam de seus deveres. Estas tenhamos a certeza, refletem lideranças desastradas, desencontradas, muitas vezes conseguidas através de negociatas escusas. Deveriam se atentar para o que diz  Mêncio: o povo, ou seja, os liderados, os consumidores, enfim, a sociedade em primeiro lugar. O líder real pensa sempre no benefício do conjunto, na agregação de valores, na condução de uma política coerente.

Quanto mais evoluída uma organização, mais democráticos seus lideres. Quanto mais conscientes as pessoas, menos impositivos seus líderes. Quanto mais evoluído um país, mais honesto e justos seus líderes. Como diz Maquiavel: “A primeira qualidade do príncipe é a qualidade dos homens que o cercam”.

Acrescentamos, a recíproca é verdadeira, podem acreditar.

 

Confúcio (551 – 479 a.C)

Imagem, fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Confucius#mediaviewer/File:Confucius_Tang_Dynasty.jpg

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em Encontro Fraternal

Santo André, SP

 

28-09-2014.

 

Neste domingo,  28 de setembro de 2014,  Divaldo Pereira Franco desenvolveu durante todo dia extensa programação nas dependências da Creche Amélia Rodrigues, em Santo André, SP., na XXVIII edição do Encontro Fraternal  com Divaldo Franco. Pela manha ocorreu o Minisseminário, onde Divaldo de forma emocionante tratou de  temas como amor e perdão. Começou contando a história de Jesus, enaltecida por  Joseph Ernest Renan  em sua obra célebre, “Vida de Jesus”, datada de 1863. Divaldo fez um histórico da vida singular do Mestre de Nazaré, nascido numa época de relativa paz,  em Belém da Palestina,  á época sob dominação romana no império de Otávio Augusto.  Divaldo ressaltou exaustivamente sobre o amor vivenciado por Jesus, virtude que Albert Einstein destaca em sua carta endereçada à filha Lieserl registrando que “O Amor é Deus e Deus é Amor.”.  Enumerou vários casos onde o amor foi exercitado por vítimas que perdoaram os seus algozes, frisando que o perdão não consiste em endossar condutas reprováveis mas ter a compreensão de que o agressor não deixa de ser um doente necessitado de reabilitação. Divaldo mais uma vez tocou profundamente os corações dos participantes em clima muito agradável alternando momentos de circunspecção com outros de  salutar bom humor na forma como ele tão bem sabe conduzir. No período da tarde aconteceu parte artística e sessão de autógrafos por Divaldo que posteriormente proferiu a palestra de encerramento. Foi um evento grandioso, muito bem organizado,  que contou, segundo os organizadores, com a participação de cerca de  3.500 pessoas procedentes de dezenas de cidades de vários estados, distribuídas em salão principal e mais dois ambientes com telões. O escritor Adeilson Salles lançou na ocasião o livro “O flautista de Jesus”. Parabéns à Instituição Amélia Rodrigues e sua grande legião de trabalhadores voluntários que abrilhantaram o Encontro Fraternal Divaldo Franco 2014. (Ismael Gobbo)

 

Miguel de Jesus Sardano, dirigente da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues

faz  abertura do XXVIII Encontro Fraternal com Divaldo P. Franco. Santo André, SP. Foto Ismael Gobbo  

Adeilson Salles e Miguel de Jesus Sardano. Lançamento do livro “O flautista de Jesus”. Foto Ismael Gobbo

Divaldo Pereira Franco. Encontro Fraternal 2014. Santo André, SP. Foto Ismael Gobbo

Encontro Fraternal 2014 com Divaldo P. Franco. Vista parcial do público no salão principal. Foto Ismael Gobbo

 

Encontro Fraternal 2014 com Divaldo P. Franco. Vista parcial do público no salão principal. Foto Ismael Gobbo

Encontro Fraternal 2014 com Divaldo P. Franco. Vista parcial do público em  ambiente com telão. Foto Ismael Gobbo

Encontro Fraternal 2014 com Divaldo P. Franco. Vista parcial do público em  ambiente com telão. Foto Ismael Gobbo

Encontro Fraternal 2014. Parte artística. Imagem Sandra Patrocínio, facebook

Encontro Fraternal 2014. Parte artística. Imagem Sandra Patrocínio, facebook

 

 

Allan Kardec será homenageado na Câmara Municipal de

Santo André, SP

(Informação em emails de IVONE FONSECA [mailto:[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Encontro de dirigentes e de trabalhadores espíritas da região de Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

8º. Encontro de Divulçao Espírita do 34º. CEU

Cabo Frio, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Palestra com Merhy Seba no 40º. Mês de Kardec

França, SP



--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca


(Informação recebida em email da USE Franca)

 

 

Palestra com Emanuel Cristiano

Paulínia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

XV  jornada de saúde e espiritualidade do GEME

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Mental e Espiritualidade e VII Jornada Médico-Espírita de Sergipe. Aracajú, SE

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Eventos programados para

Taubaté, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra pública no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

CONVITE de PALESTRA

Centro Espirita Francisco de Assis - Avanhandava

Rua Tibiriçá nº 522

convida a todos para assistirem a palestra que o

 

LUÍS  CLÁUDIO  AKIRA  SUEHARA.

 

DA CIDADE DE

LINS

 

Fará  nesta quarta-feira dia 01-10-2014

Às  20,00  horas

Tema:

" LAÇOS  DE  FAMÍLIA  "

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Programação semanal da Rádio Ceac

Bauru, SP

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 29-09 a 05-10-page-001

PROGRAMAÇÃO SEMANAL - 29-09 a 05-10-page-002

Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails entre em contato através do [email protected].

icone_facebookimages 12-icone-youtube


HOME | NOTÍCIAS | PROGRAMAÇÃO | LOCUTORES | VÍDEOS | ÁLBUNS | CLUBE RÁDIO CEAC | CONTATO

Rádio CEAC 2014

(Informação recebida em emails de Rádio Ceac e de João Marchesi Neto)

 

 

Informações do Centro Espírita Luz e Paz

Adelaide, Austrália

 

Acesse:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

GEFA-  Grupo Espírita “Francisco de Assis”.

1º.  Encontro de Música Espírita. São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Renê Adolfo de Magalhâes Gomes [[email protected]])

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Para ler a revista acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

O segredo da vida

 

 

Toda vez que Mariana encontrava seu avô, era oportunidade para boas conversas.

A cada encontro, ela aprofundava ainda mais sua admiração pelo seu idoso avô, cheio de sabedoria.

Muitos desses diálogos se tornaram inesquecíveis, servindo de referência para seu caminhar.

Quando ela completou seus vinte anos, vendo desdobrar-se à frente todas as possibilidades de uma existência plena, rica de conquistas, perguntou:

Vovô, sob seu ponto de vista, qual o segredo para se viver bem?

O ancião refletiu um pouco e respondeu, calmamente:

Minha querida, o segredo para se ter uma boa existência está pautado em três coisas.

A primeira, para que a vida valha a pena, realmente, é ter bons sonhos. Sonhar é ter ideais, é ter o que conquistar, um objetivo a alcançar.

Quanto mais nobre for o ideal, quanto mais significativo, mais longe ele nos leva a caminhar, a crescer.

Assim, todo idealista é no fundo um grande sonhador! Um sonhador que tem o coração nas estrelas mas os pés no chão.

Isso quer dizer que sonhar só não basta, é necessário buscar realizar nossos sonhos.

E, nesse momento, se faz necessária a perseverança.

Muitas pessoas cansam, desistem, abandonam seus sonhos nas primeiras lutas.

Desistem por não estarem dispostas a pagar o preço que exige a concretização do seu ideal. Sem perseverança, não há permanência nos objetivos, e os imprevistos e dificuldades naturais de toda empreitada acabam por apagar o sonho, levando-nos a abandonar o idealizado.

Ilusão é acreditarmos que um ideal, um sonho será alcançado sem esforço, sem luta, como se tudo fosse um mar de rosas e que o planejado se concretizará, sem demora.

Por isso é muito importante a perseverança. É ela que nos mantém no rumo nos dias difíceis, quando pensamos que nada mais dará certo. É ela que nos acena, adiante, dizendo que devemos insistir e insistir.

Por fim, a terceira condição é ter coragem para nos mantermos perseguindo o ideal. Muitas vezes parecerá mais cômodo, mais conveniente buscarmos outros caminhos.

Por vezes, a vida nos oferecerá convites contrários aos nossos valores, àquilo em que nos empenhamos.

São convites sedutores, coloridos e, aparentemente, portadores de felicidade mas, que nos afastarão do caminho que perseguimos.

Nesses momentos é necessária a coragem para dizer não, para não se deixar levar por aquilo que, aparentemente, seja mais conveniente no momento, sem maiores exigências de esforço.

É necessário coragem para nos mantermos nas nossas propostas, para optar por aquilo que seja mais adequado, correto, condizente com nossos propósitos.

E também coragem para, ao nos percebermos em erro, ao nos vermos abandonando nosso sonho, voltar, retomar o caminho, recuperar o sonhado e o idealizado, não importando os anos decorridos, os dias passados, eventual tempo desprezado.

Assim minha filha, eu diria que ter bons ideais, ter perseverança e ter coragem são os grandes segredos para uma boa e proveitosa vida.

*   *   *

A lição calou fundo no coração da jovem que, ao longo de sua vida, mais de uma vez lembraria daquele conselho sábio.

De nossa parte, pensemos em como estão os nossos sonhos. Será que os abandonamos em alguma curva da estrada da vida ou permanecem vívidos em nós, como meta a alcançar logo mais?

 

Redação do Momento Espírita.
Em 27.9.2014.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

Padova, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo (São Paulo, SP) e Wilson Carvalho Júnior (Araçatuba, SP)

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]