Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 30 de abril de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/30-04-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

29-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/29-04-2015.htm

28-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/28-04-2015.htm

27-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/27-04-2015.htm

25-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/25-04-2015.htm

24-04-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/ABRIL/24-04-2015.htm

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  2-3

Coletânea de preces espíritas

 

 

I – Preces gerais

Oração dominical

 

 

     3. Prece. – I. Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o teu nome!

     Cremos em ti, Senhor, porque tudo revela o teu poder e a tua bondade. A harmonia do Universo dá testemunho de uma sabedoria, de uma prudência e de uma previdência que ultrapassam todas as faculdades humanas. Em todas as obras da Criação, desde o raminho de erva minúscula e o pequenino inseto, até os astros que se movem no Espaço, o nome se acha inscrito de um ser soberanamente grande e sábio. Por toda parte se nos depara a prova de paternal solicitude. Cego, portanto, é aquele que te não reconhece nas tuas obras, orgulhoso aquele que te não glorifica e ingrato aquele que te não rende graças.

     II. Venha o teu reino!

Senhor, deste aos homens leis plenas de sabedoria e que lhes dariam a felicidade, se eles as cumprissem. Com essas leis, fariam reinar entre si a paz e a justiça e mutuamente se auxiliariam, em vez de se maltratarem, como o fazem. O forte sustentaria o fraco, em vez de o esmagar. Evitados seriam os males, que se geram dos excessos e dos abusos. Todas as misérias deste mundo provêm da violação de tuas leis, porquanto nenhuma infração delas deixa de ocasionar fatais consequências.

     Deste ao bruto o instinto, que lhe traça o limite do necessário, e ele maquinalmente se conforma; ao homem, no entanto, além desse instinto, deste a inteligência e a razão; também lhe deste a liberdade de cumprir ou infringir aquelas das tuas leis que pessoalmente lhe concernem, isto é, a liberdade de escolher entre o bem e o mal, a fim de que tenha o mérito e a responsabilidade das suas ações.

     Ninguém pode pretextar ignorância das tuas leis, pois, com paternal previdência, quiseste que elas se gravassem na consciência de cada um, sem distinção de cultos, nem de nações. Se as violam, é porque as desprezam.

     Dia virá em que, segundo a tua promessa, todos as praticarão. Desaparecido terá, então, a incredulidade. Todos te reconhecerão por soberano Senhor de todas as coisas, e o reinado das tuas leis será o teu reino na Terra.

     Digna-te, Senhor, de apressar-lhe o advento, outorgando aos homens a luz necessária, que os conduza ao caminho da verdade.

     III. Faça-se a tua vontade, assim na Terra como no Céu.

     Se a submissão é um dever do filho para com o pai, do inferior para com o seu superior, quão maior não deve ser a da criatura para com o seu Criador! Fazer a tua vontade, Senhor, é observar as tuas leis e submeter-se, sem queixumes, aos teus decretos. O homem a ela se submeterá, quando compreender que és a fonte de toda a sabedoria e que sem ti ele nada pode. Fará, então, a tua vontade na Terra, como os eleitos a fazem no Céu.

     IV. Dá-nos o pão de cada dia.

Dá-nos o alimento indispensável à sustentação das forças do corpo; mas dá-nos também o alimento espiritual para o desenvolvimento do nosso Espírito.

     O bruto encontra a sua pastagem; o homem, porém, deve o sustento à sua própria atividade e aos recursos da sua inteligência, porque o criaste livre.

     Tu lhe hás dito: “Tirarás da terra o alimento com o suor da tua fronte.” Desse modo, fizeste do trabalho, para ele, uma obrigação, a fim de que exercitasse a inteligência na procura dos meios de prover às suas necessidades e ao seu bem-estar, uns mediante o labor manual, outros pelo labor intelectual. Sem o trabalho, ele se conservaria estacionário e não poderia aspirar à felicidade dos Espíritos superiores.

     Ajudas o homem de boa vontade que em ti confia, pelo que concerne ao necessário; não, porém, àquele que se compraz na ociosidade e desejara tudo obter sem esforço, nem àquele que busca o supérfluo. (Cap. XXV.)

     Quantos e quantos sucumbem por culpa própria, pela sua incúria, pela sua imprevidência, ou pela sua ambição e por não terem querido contentar-se com o que lhes havias concedido! Esses são os artífices do seu infortúnio e carecem do direito de queixar-se, pois que são punidos naquilo em que pecaram. No entanto, nem a esses mesmos abandonas, porque és infinitamente misericordioso. As mãos lhes estendes para socorrê-los, desde que, como o filho pródigo, se voltem sinceramente para ti. (Cap. V, item 4.)

     Antes de nos queixarmos da sorte, inquiramos de nós mesmos se ela não é obra nossa. A cada desgraça que nos chegue, cuidemos de saber se não teria estado em nossas mãos evitá-la. Consideremos também que Deus nos outorgou a inteligência para nos tirar do lameiro, e que de nós depende o modo de a utilizarmos.

     Pois que à lei do trabalho se acha submetido o homem na Terra, dá-nos coragem e forças para obedecer a essa lei. Dá-nos também a prudência, a previdência e a moderação, a fim de não perdermos o respectivo fruto.

     Dá-nos, pois, Senhor, o pão de cada dia, isto é, os meios de adquirirmos, pelo trabalho, as coisas necessárias à vida, porquanto ninguém tem o direito de reclamar o supérfluo.

     Se trabalhar nos é impossível, à tua divina Providência nos confiamos.

     Se está nos teus desígnios experimentar-nos pelas mais duras provações, malgrado os nossos esforços, aceitamo-las como justa expiação das faltas que tenhamos cometido nesta existência, ou noutra anterior, porquanto és justo. Sabemos que não há penas imerecidas e que jamais castigas sem causa.

     Preserva-nos, ó meu Deus, de invejar os que possuem o que não temos, nem mesmo os que dispõem do supérfluo, ao passo que a nós nos falta o necessário. Perdoa-lhes, se esquecem a lei de caridade e de amor do próximo, que lhes ensinaste. (Cap. XVI, item 8.)

     Afasta, igualmente, do nosso espírito a ideia de negar a tua justiça, ao notarmos a prosperidade do mau e a desgraça que cai por vezes sobre o homem de bem. Já sabemos, graças às novas luzes que te aprouve conceder-nos, que a tua justiça se cumpre sempre e a ninguém excetua; que a prosperidade material do mau é efêmera, como a sua existência corpórea, e que experimentará terríveis reveses, ao passo que eterno será o júbilo daquele

que sofre resignado. (Cap. V, itens 7, 9, 12 e 18.)

     V. Perdoa as nossas dívidas, como perdoamos aos que nos devem. Perdoa as nossas ofensas, como perdoamos aos que nos ofenderam.

     Cada uma das nossas infrações às tuas leis, Senhor, é uma ofensa que te fazemos e uma dívida que contraímos e que cedo ou tarde teremos de saldar. Rogamos-te que no-las perdoes pela tua infinita misericórdia, sob a promessa, que te fazemos, de empregarmos os maiores esforços para não contrair outras.

     Tu nos impuseste por lei expressa a caridade; mas a caridade não consiste apenas em assistirmos aos nossos semelhantes em suas necessidades; também consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. Com que direito reclamaríamos a tua indulgência, se dela não usássemos para com aqueles que nos hão dado motivo de queixa?

     Concede-nos, ó meu Deus, forças para apagar de nossa alma todo ressentimento, todo ódio e todo rancor. Faze que a morte não nos surpreenda guardando nós no coração desejos de vingança. Se te aprouver tirar-nos hoje mesmo deste mundo, faze que nos possamos apresentar, diante de ti, puros de toda animosidade, a exemplo do Cristo, cujos últimos pensamentos foram em prol dos seus algozes. (Cap. X.)

     Constituem parte das nossas provas terrenas as perseguições que os maus nos infligem. Devemos, então, recebê-las sem nos queixarmos, como todas as outras provas, e não maldizer dos que, por suas maldades, nos rasgam o caminho da felicidade eterna, visto que nos disseste, por intermédio de Jesus: “Bem-aventurados os que sofrem pela justiça!” Bendigamos,

portanto, a mão que nos fere e humilha, uma vez que as mortificações do corpo nos fortificam a alma e que seremos exalçados por efeito da nossa humildade. (Cap. XII, item 4.) Bendito seja teu nome, Senhor, por nos teres ensinado que nossa sorte não está irrevogavelmente fixada depois da morte; que encontraremos, em outras existências, os meios de resgatar e de reparar nossas culpas passadas, de cumprir em nova vida o que não podemos fazer nesta, para nosso progresso. (Cap. IV, e cap. V, item 5.)

     Assim se explicam, afinal, todas as anomalias aparentes da vida. É a luz que se projeta sobre o nosso passado e o nosso futuro, sinal evidente da tua justiça soberana e da tua infinita bondade.

     VI. Não nos deixes entregues à tentação, mas livra-nos do mal.24

     Dá-nos, Senhor, a força de resistir às sugestões dos Espíritos maus, que tentem desviar-nos da senda do bem, inspirando-nos maus pensamentos.

     Somos Espíritos imperfeitos, encarnados na Terra para expiar nossas faltas e melhorar-nos. Em nós mesmos está a causa primária do mal e os maus Espíritos mais não fazem do que aproveitar os nossos pendores viciosos, em que nos entretêm para nos tentarem.

     Cada imperfeição é uma porta aberta à influência deles, ao passo que são impotentes e renunciam a toda tentativa contra os seres perfeitos. É inútil tudo o que possamos fazer para afastá-los, se não lhes opusermos decidida e inabalável vontade de permanecer no bem e absoluta renunciação ao mal. Contra nós mesmos, pois, é que precisamos dirigir os nossos esforços e, se o fizermos, os maus Espíritos naturalmente se afastarão, porquanto o mal é que os atrai, ao passo que o bem os repele. (Veja-se adiante: “Preces pelos obsidiados”.)

     Senhor, ampara-nos em nossa fraqueza; inspira-nos, pelos nossos anjos guardiães e pelos bons Espíritos, a vontade de nos corrigirmos de todas as imperfeições a fim de obstarmos aos Espíritos maus o acesso à nossa alma. (Veja-se adiante o item 11.)

     O mal não é obra tua, Senhor, porquanto o manancial de todo o bem nada de mau pode gerar. Somos nós mesmos que criamos o mal, infringindo as tuas leis e fazendo mau uso da liberdade que nos outorgaste. Quando os homens as cumprirmos, o mal desaparecerá da Terra, como já desapareceu de mundos mais adiantados que o nosso.

     O mal não constitui para ninguém uma necessidade fatal e só parece irresistível aos que nele se comprazem. Desde que temos vontade para o fazer, também podemos ter a de praticar o bem, pelo que, ó meu Deus, pedimos a tua assistência e a dos Espíritos bons, a fim de resistirmos à tentação.

     VII. Assim seja.

     Praza-te, Senhor, que os nossos desejos se efetivem, mas curvamo-nos perante a tua sabedoria infinita. Que em todas as coisas que nos escapam à compreensão se faça a tua santa vontade e não a nossa, pois somente queres o nosso bem e melhor do que nós sabes o que nos convém.

     Dirigimos-te esta prece, ó Deus, por nós mesmos e também por todas as almas sofredoras, encarnadas e desencarnadas, pelos nossos amigos e inimigos, por todos os que solicitem a nossa assistência e, em particular, por N...

     Para todos suplicamos a tua misericórdia e a tua bênção.

    

Nota – Aqui, podem formular-se os agradecimentos que se queiram dirigir a Deus e o que se deseje pedir para si mesmo ou para outrem. (Vejam-se, adiante, as preces dos itens 26 e 27.)

 

24 Nota de Allan Kardec: Algumas traduções dizem: Nao nos induzas a tentacao (et ne nos inducas in tentationem). Essa expressão daria a entender que a tentação promana de Deus; que Ele, voluntariamente, impele os homens ao mal, ideia blasfematória que igualaria Deus a satanás e que, portanto, não poderia estar na mente de Jesus. É, aliás, conforme à doutrina vulgar sobre o papel dos demônios. (Veja-se: O céu e o inferno, 1a Parte, cap. IX, Os demônios.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

 

Jesus se retira para a montanha à noite. Aquarela de James Tissot

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:The_Life_of_Jesus_Christ_by_James_Tissot#/media/File:Brooklyn_Museum_-_Christ_Retreats_to_the_Mountain_at_Night_(J%C3%A9sus_se_retira_la_nuit_sur_la_montagne)_-_James_Tissot.jpg

 

 

Decálogo do bom ânimo

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Coragem. Lição nº 08. Página 31.

 

1. Dificuldades? Não perca tempo, lamuriando. Trabalhe.

2. Críticas? Nunca aborrecer-se com elas. Aproveite-as no que mostrem de útil.

3. Incompreensões? Não busque torná-las maiores, através de exigências e queixas. Facilite o caminho.

4. Intrigas? Não lhes estenda a sombra. Faça alguma luz com o óleo da caridade.

5. Perseguições? Jamais revidá-las. Perdoe esquecendo.

6. Calúnias? Nunca enfurecer-se contra as arremetidas do mal. Sirva sempre.

7. Tristezas? Afaste-se de qualquer disposição ao desânimo. Ore abraçando os próprios deveres.

8. Desilusões? Por que debitar aos outros a conta de nossos erros? Caminhe para frente, dando ao mundo e à vida o melhor ao seu alcance.

9. Doenças? Evite a irritação e a inconformidade. Raciocine nos benefícios que os sofrimentos do corpo passageiro trazem à alma eterna.

10. Fracassos? Não acredite em derrotas. Lembre-se de que, pela Bênção de Deus, você está agora em seu melhor tempo, - o Tempo de Hoje, - no qual você pode sorrir e recomeçar, renovar e servir, em meio de recursos imensos.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Os bandeirantes. Óleo sobre tela de Pierre Chalita. Fundação Pierre Chalita. Maceió, AL. Foto Ismael Gobbo

 

 

Comunicado:

Divaldo Pereira Franco

 

Tendo antecipado o retorno da viagem à Espanha/Portugal, por recomendação médica, Divaldo Franco cancelou a temporada que faria à Europa a partir de 06 de maio próximo.
O Workshop de 03 de maio, Em Busca da Plenitude, no Centro de Convenções da Bahia, está confirmado.

   Abraço-Jorge

 

(Informação recebida em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Livro com renda destinada ao CVV – André Trigueiro em evento de lançamento. Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Gerson Simões Monteiro)

 

 

4º. Encontro Espírita da Academia da Força Aérea e

Grupo Espírita Irmão Gabriel. Pirassununga, SP

 

 

Prezados Amigos;
Bom dia!!
 
A quarta edição do nosso encontro está se aproximando!
 
4° Encontro Espírita da Academia da Força Aérea e
Grupo Espírita Irmão Gabriel
Com o tema: “O homem do século XXI: caminhos para a fraternidade plena”
Este ano acontecerá em dois dias, 23 e 24 de maio (Sábado e domingo)
 
Acesse o site: www.encontroespiritaafa.com.br/
e faça já a sua inscrição!!
 
Acessem também nossa página no facebook e confirme sua presença:
https://www.facebook.com/events/659571444149560/
 
Repassem aos seus companheiros da doutrina e nos auxiliem na
divulgação da doutrina em cada coração!
 
Meu sincero e afetuoso abraço!
Participe conosco, estamos te esperando!
Fraternalmente;
 
Renato Batista
Sempre em frente...

 

4° Encontro Espírita da Academia da Força Aérea 

e Grupo Espírita Irmão Gabriel 

TEMA GERAL: “O HOMEM DO SÉCULO XXI: CAMINHOS PARA A FRATERNIDADE PLENA” 

 

26 DE ABRIL 2014 - SÁBADO 

Horário 

Evento 

13h20min às 14h30min 

Recepção / Cadastramento 

14h40min às 15h10min 

Abertura / Harmonização Musical – MARGARETE ÁQUILA 

15h15min às 16h25min 

1ª Palestra: GERALDO CAMPETTI 

16h25 às 17h 

Lanche fraterno /Visita Estandes/Apresentação Musical – SÉRGIO SANTOS 

17h05min 

Acomodação no recinto 

17h10min às 18h20min 

2ª Palestra: ORSON PETER CARRARA 

18h20min às 19h50min 

Jantar fraterno /Visita Estandes/Apresentação Musical – SÉRGIO SANTOS 

19h50min 

Acomodação no recinto 

20h às 21h10min 

Concerto Musical: BANDA SINFÔNICA DA AFA E MARGARETE ÁQUILA 

 

27 DE ABRIL 2014 - DOMINGO 

Horário 

Evento 

07h20min às 08h30min 

Recepção / Cadastramento / Café da Manhã Fraterno 

08h30min às 09h10min 

Abertura / Apresentação artística de harmonização – SÉRGIO SANTOS 

09h15min às 10h15min 

3ª Palestra: DR ALBERTO ALMEIDA 

10h20min às 10h25min 

Foto oficial do evento 

10h25min às 11h 

Lanche fraterno /Visita Estandes/Apresentação Musical – SÉRGIO SANTOS 

11h05min 

Acomodação no recinto 

11h10min às 12h10min 

4ª Palestra:DR ALBERTO ALMEIDA 

12h20min às 13h40min 

Almoço / Visita a Estandes Diversos 

13h40min 

Acomodação no recinto 

13h50min às 15h 

5ª Palestra: MARGARETE ÁQUILA 

15h às 15h20min 

Lanche fraterno /Visita Estandes/Apresentação Musical – SÉRGIO SANTOS 

15h25min 

Acomodação no recinto 

15h30min às 16h40min 

6ª Palestra: EMANUEL CRISTIANO 

16h45 

Encerramento 

 

 

(Informação recebida em emails de Regina Bachega; de Ademir Mendes; de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Boletim no.1  do Congresso Espírita Colombiano- 2016

Medellin, Colômbia

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Berrio B. [[email protected]])

 

 

Cursos no C.E. Casa do Caminho

São Paulo, SP

 

A CASA DO CAMINHO CONVIDA PARA O CURSO ABAIXO:

 

PAULO E ESTEVÃO À LUZ DO ESPIRITISMO

 

Dia: 09 de maio (sábado)

Duração: das 09h00 às 10h30

Professor: Dr. Benedito Figueiredo

Local: Centro Espírita Casa do Caminho, Rua Itapeva 131, Bela Vista - São Paulo

 

Público Alvo: Curso livre, dirigido à todos os interessados em conhecer a história, os feitos e a caminhada de PAULO e ESTEVÃO.

*****************************

 

 

A CASA DO CAMINHO CONVIDA PARA O CURSO ABAIXO:

 

EDUCAÇÃO À LUZ DO EVANGELHO

 

Dia: 09 de maio (sábado)

Duração: 2 horas, das 11h00 às 13h00

Professora: Eduarda Toscano

Local: Centro Espírita Casa do Caminho, Rua Itapeva 131, Bela Vista - São Paulo

 

Público Alvo: Trabalhadores da Casa do Caminho, professores e alunos que se interessam em estudar os acontecimentos atuais à luz de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

(Informações recebidas em email de Eliana Thomé)

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

Cobem - Lançamento novo livro infantil "Galinha Espiritinha" –

 Luis Rivas – Salvador, BA

 

Amorosos Amigos

Esperamos vocês com muito amor 

nesse maravilhoso convite

A sua presença é muito importante

CONVITE

O Departamento Doutrinário da COBEM convida a todos para a doutrinária do dia 02 de maio de 2015, às 19h30min, com o convidado Luis Hu Rivas, autor do livro “Meu Pequeno Evangelho”, que também fará o lançamento do seu novo livro infantil “Galinha Espiritinha”.

 


​​

COBEM - Casa de Oração Bezerra de Menezes

 Rua Bezerra de Menezes, nº 90, Brotas, Salvador-BA

 Informações: (71) 33560256

 Curtam a FanPage da Cobem com muito amor

 https://www.facebook.com/CasaDeOracaoBezerraDeMenezesCobem

 Visitem o site da Cobem com muito amor

 www.cobem.org.br

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Passes para crianças. G.E. Jesus de Nazaré

Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Eliana Thomé)

 

 

XIV FEMEU – Festival de Música Espírita de

Uberaba

 

 

(Informações recebidas em emails de Luiz Carlos de Souza; Regina Bachega; Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]]; João Marchesi Neto)

 

 

Programação de palestras no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Seara do Mestre - Palestras da Semana

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

 

 

 

 

 

 

01/05/15

Sex

20h

 

Maria Nanci

 

A raiva: Um pecado capital passivel de controle e superação

 

 

 

 

 

 

 

02/05/15

Sab

9h

 

Alexandre Aguiar

 

A Caridade Material e a Caridade Moral

 

 

 

 

 

 

 

02/05/15

Sab

15h

 

Não haverá palestra

 

Não haverá palestra - inscrição cesta básica

 

 

 

 

 

 

 

05/05/15

ter

20h

 

Andre Gonçalves

 

A Piedade

 

 

 

 

 

 

 

08/05/15

Sex

20h

 

Manuel Resende

 

Os Órfãos

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

Mês Espírita no Centro Eurípedes Barsanulfo

Caldas Novas,  GO

 

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Palestra alusiva ao “Dia das Mães” no C.E. de Caridade “Pai Jacob”

Taubaté, SP

 

 

(Informação recebida em email de USE Taubate [[email protected]])

 

 

Palestra na Associação Espírita “Fraternal”

Nova Friburgo, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Teatro: 50 anos depois

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Gérson Simões Monteiro)

 

 

Bazar beneficente da Instituição “Nosso Lar”

Araçatuba, SP

 

 

(Informação recebida em email de Guaraci Epifanio [[email protected]])

 

 

Café Colonial beneficente do CEFAC

Florianópolis, SC

 

O CEFAC - CENTRO ESPÍRITA FÉ, AMOR E CARIDADE - promove o tradicional café Colonial no mês de maio/2015.

 

O objetivo do Café Colonial é o congraçamento da grande família espírita, assim como a manutenção dos trabalhos de

assistência e promoção social do CEFAC, a partir da venda dos ingressos.

Venha saborear este momento de encontro e degustar de um gostoso café!

Núcleo Velha - Rua Gustavo Budag, 91, Velha, Blumenau - SC, (47)3035-5389

 

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Boletim eletrônico do C.E. “Ismênia de Jesus”

Santos, SP. Acesse no link

topo_maior

topo

Informativo 004/2015                                                                             abril/2015

Você está recebendo a

Edição de maio/junho de 2015 - nº 262

do Boletim Informativo do C.E.I.J.

 

 

Boletim_CEIJ_262

 

    base_email_78

Política de Privacidade

O Centro Espírita "Ismênia de Jesus" - CASA DOS POBRES preserva muito a sua privacidade,

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Leia o jornal “Momento Espírita” do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse aqui:

http://issuu.com/ceac/docs/jme_maio_2015

 

 

(Com informações de Leopoldo Zanardi)

 

 

40ª. Edição do Jornal de Estudos Psicológicos da

 “The Spiritist Psychological Society”. Clique nos links

 

 

Boa Noite a Todos,

 

 

O The Spiritist Psychological Society compartilha com alegria a 40ª edição do Jornal de Estudos Psicológicos, nos idiomas abaixo. Os mesmos também podem ser acessados pelo nosso site:

 

Em Português: http://www.spiritistps.org/br/jornal-de-estudos-psicologicos/

Em Inglês: http://www.spiritistps.org/en/the-journal-of-psychological-studies/

 

 

 

·         Português

·         Inglês

·         Alemão

·         Espanhol

·         Italiano

·         Francês

 

Votos de Muita Paz,

 

The Spiritist Psychological Society

Registered Charity 1137238

www.spiritistps.org

Evanise M Zwirtes

 

 

 

Informações da Associação Espírita “Bezerra de Menezes”

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse no link:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=d163be98-e93a-4bcd-b7cc-3da28d7e6636&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

O Senhor das respostas

 

 

Sentou-se na antiga poltrona, ao lado da janela. Lá fora, um entardecer saudoso de outono. O jardim, que sempre lhe fora tão estimado, era por ela contemplado, vivo em cada um de seus detalhes.

Em sua face, a nostalgia, um tímido sorriso, um olhar sereno envolto pelas marcas de seus bem vividos noventa e três anos.

Ao seu lado, o antigo toca-discos. Com um movimento delicado, o colocou para funcionar. Recostou-se na confortável poltrona e se demorou em seus devaneios, ouvindo a famosa intérprete da música popular brasileira:

Mas o tempo é como um rio que caminha para o mar. Passa como passa o passarinho, passa o vento e o desespero. Passa como passa a agonia, passa a noite, passa o dia, mesmo o dia derradeiro.

Eis o tempo, pensou a senhora. Sempre a fluir, inexorável, incansável, preciso, relativo, eficaz, suave, imperceptível, duro, impiedoso, impávido. Por vezes, como melhor amigo. De outras, como pior inimigo.

O tempo e suas contradições, disse para si mesma.

Trouxe a mão à altura dos olhos. Demoradamente, os fixou sobre ela, como se a estivesse vendo pela primeira vez.

O mesmo tempo que me trouxe essas tantas rugas, me trouxe também a sabedoria para que estas mãos guiassem os filhos, os netos, os bisnetos.

Foi ele quem trouxe a destreza para amassar o pão e deixá-lo macio, a desenvoltura para os afazeres da casa, a agilidade para curar feridos durante a guerra.

O tempo e suas contradições, falou a si mais uma vez.

Então, avistou, através da vidraça, uma de suas bisnetas, correndo pelo jardim.

Silenciosa, a senhora riu consigo mesma ao contemplar a bisnetinha de seu coração.

Três anos, apenas três anos, refletiu. Tão jovem, tão cheia de possibilidades. O que lhe reserva o tempo? O que lhe ensinará o tempo? No que a transformará o tempo?

Nesse momento, suave mão pousou sobre o frágil ombro da senhora: No que pensa, minha mãe?Disse-lhe a filha, com sorriso no rosto.

Depois de passar pela guerra, de passar fome, de criar oito filhos, com tamanha dificuldade, de ver tantas pessoas que lhe eram queridas retornarem para junto de Deus... No auge de seus noventa e três anos, quais são os seus pensamentos, minha mãe?

Penso no tempo, filha, respondeu a sábia senhora.

E o que é o tempo, mamãe?

O tempo, minha filha, – e mais uma vez contemplou a bisneta pela vidraça, pensando nas possibilidades que a sequência dos anos lhe reservava, – o tempo é o senhor das respostas!

*  *   *

Quem pode dizer para onde irá nosso caminho? Quando os nossos sonhos se realizarão? Quando o dia de uma vida terminará para, no nascente, recomeçar?

Apenas o tempo.

Quem pode nos amadurecer os ideais, curar a dor de um afeto não correspondido, nos ensinar a lidar com as perdas e ganhos?

Apenas o tempo.

Quem é que retira todo o valor do dinheiro acumulado a tantos sacrifícios e duramente nos ensina que nosso tesouro se encontra onde está o nosso coração?

Apenas o tempo.

*   *   *

O tempo é grande dádiva concedida por Deus. Lembremos: O tempo é como um rio. Um rio que deságua no grande mar de nós mesmos e nos inunda de sabedoria, experiência e serenidade...

Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita,
com citação de trecho da música 
O tempo e o rio,
de Edu Lobo, interpretada por Maria Bethânia.
Em 29.4.2015
.

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

 

Ouça: O Tempo e o Rio com Maria Betânia.

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Rzad9jDss7Q

 

O Rio Nilo atravessando a cidade do Cairo, Egito.

Foto Ismael Gobbo

 

 

Comunicações

 

Do livro “Cartas e Crônicas”

Espírito Irmão X pela psicografia de

Francisco Cândido Xavier

 

 

A história parece brejeira, mas o fato é autêntico. Rafael Provenzano escutava os grandes comentaristas do Evangelho, entre despeitado e infeliz. Atormentado de inveja. Queria também falar às massas, comover a multidão. Nada lhe fulgia tanto aos olhos como a tribuna. E aguardava, ansioso, o dia em que pudesse alcançar aquele ponto saliente no espaço, de onde a sua voz conseguisse impressionar centenas de ouvidos. Embora fixado à semelhante ambição, era empregado de singela sapataria. E a sua especialidade era bater pinos em sola. Bastas vezes, surpreendia-se no trabalho, mentalizando público enorme e ele a falar, a falar sob aplausos. Talvez por isso fôsse ranzinza. Conflito permanente entre a vocação e a profissão. A família e os companheiros pagavam a diferença. A esposa e as quatro filhinhas, em casa, sofriamlhe a teimosia e o desespero. Irritadiço por dá aquela palha, classificava-se à conta de tirano doméstico. Apurava com esmero o hábito de chacoalhar e ferir. A tensão não se limitava ao círculo mais íntimo. A parentela toda aguentava espancamentos morais. Entre amigos era temido na condição de crítico impertinente. Apesar de tudo isso, a paixão de Rafael era pregar solenemente a verdade cristã nos templos espíritas. Certa noite, quando falava Martinho, o orientador espiritual da reunião mediúnica de que era participante, Rafael consultou o comunicante a respeito de seus velhos propósitos. Sim, meu filho – comentou o benfeitor, através do médium -, você poderá ensinar, mais tarde, das tribunas. Agora, porém, é cedo. Convém estudar, preparar-se, aprender a servir... E prosseguiu explicando que a banca de solador era também lugar santo. Podia demonstrar fé e abnegação pelo exemplo, edificar, inspirar, auxiliar... Provenzano ouviu paciente, mas saiu desapontado. * Decorridas algumas semanas, o grupo se aprestava à reunião, em sala adequada. Conversa amena. Uma hora faltando para o início das orações. Rafael chega, alegre. Participa que deseja expor ao estimado Martinho o estudo de um belo sonho e contou aos circunstantes que, na noite anterior, se vira espiritualmente, fora do corpo físico. Sentira-se volitando, leve qual pluma ao vento. E contemplara aos céus um 33 cartaz com seis letras “A.D.P.S.B.P.”, em projeção radiante. Tomara nota de tudo ao despertar. Dona Emília, que supunha nos sonhos um constante veículo para grandes ensinamentos, inquiriu dele, quanto à conclusão a que chegara. Pois a senhora não compreende? Rafael explanou para o auditório interessado: Segundo a minha intuição, as letras querem dizer: “agora deves pregar sem bater pinos”. E acentuou que, apesar de algum sacrifício para a família, se dispunha a tentar outro emprego. Precisava de tempo livre. Se isso redundasse em privações e provações, afirmavase pronto para o que desse e viesse. Por fim, declarou-se cansado de bater couro de boi para calçados. Aspirava a posição diferente. No horário justo, a pequena assembléia se entregou às tarefas que, naquela noite, se vinculavam à desobsessão. Atividades preparatórias. Preces. E começou movimentado socorro às entidades enfermas. Martinho ocupava o médium esclarecedor, que, de quando em quando, orientava os serviços, dava idéias. Rafael pediu vez para conversar. O instrutor, contudo, recomendou-lhe esperasse. Necessário desincumbir-se de obrigações mais urgentes. Entender-se-iam no fim. Com efeito, ao término das atividades, Martinho convidou-o à palavra. Algo tímido. Provenzano narrou o sonho, referiu-se às letras luminosas que descobrira no firmamento, como que brilhando especialmente para ele, e reasseverou os antigos desejos. Queria ser grande conferencista e prometia consagrar-se, de corpo e alma, aos ensinamentos públicos do Evangelho. O amigo espiritual, sereno, perguntou sobre a interpretação que ele, o interessado, dera às letras. Rafael repetiu, impávido: “agora deves pregar sem bater pinos”. O benfeitor espiritual, todavia, pintou expressão de complacência no rosto do médium e observou: Efetivamente, Rafael, você esteve fora do corpo de carne e viu, de fato, a mensagem do plano espiritual... Mas, engana-se, quanto ao que julga ter lido. As letras querem dizer, simplesmente: “antes de pregar seja bom primeiro”.

 

 

(Texto copiado do site http://bvespirita.com/Cartas%20e%20Cr%C3%B4nicas%20%28psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20esp%C3%ADrito%20Humberto%20de%20Campos%29.pdf)

José interpreta o sonho do Faraó. Afresco de Peter Von Cornelius.

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peter_von_Cornelius_002.jpg

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]