Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/16-01-2015.htm 

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO EMAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LI

 

15-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/15-01-2015.htm

14-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/14-01-2015.htm

13-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/13-01-2015.htm

12-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/12-01-2015.htm

10-01-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JANEIRO/10-01-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XIII,  12

Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita

 

 

     12. Sede bons e caridosos: essa a chave dos céus, chave que tendes em vossas mãos. Toda a eterna felicidade se contém neste preceito: “Amai-vos uns aos outros.” Não pode a alma elevar-se às altas regiões espirituais, senão pelo devotamento ao próximo; somente nos arroubos da caridade encontra ela ventura e consolação. Sede bons, amparai os vossos irmãos, deixai de lado a horrenda chaga do egoísmo. Cumprido esse dever,  caminho da felicidade eterna. Ademais, qual dentre vós ainda não sentiu o coração pulsar de júbilo, de íntima alegria, à narrativa de um ato de bela dedicação, de uma obra verdadeiramente caridosa? Se unicamente buscásseis a volúpia que uma ação boa proporciona, conservar-vos-íeis sempre na senda do progresso espiritual. Não vos faltam os exemplos; rara é apenas a boa vontade. Notai que a vossa história guarda piedosa lembrança de uma multidão de homens de bem.

     Não vos disse Jesus tudo o que concerne às virtudes da caridade e do amor? Por que desprezar os seus ensinamentos divinos? Por que fechar o ouvido às suas divinas palavras, o coração a todos os seus bondosos preceitos? Quisera eu que dispensassem mais interesse, mais fé às leituras evangélicas. Desprezam, porém, esse livro, consideram-no repositório de palavras ocas, uma carta fechada; deixam no esquecimento esse código admirável. Vossos males provêm todos do abandono voluntário a que votais esse resumo das Leis divinas. Lede-lhe as páginas cintilantes do devotamento de Jesus, e meditai-as.

     Homens fortes, armai-vos; homens fracos, fazei da vossa brandura, da vossa fé, as vossas armas. Sede mais persuasivos, mais constantes na pro- pagação da vossa nova doutrina. Apenas encorajamento é o que vos vimos dar; apenas para vos estimularmos o zelo e as virtudes é que Deus permite nos manifestemos a vós outros. Mas, se cada um o quisesse, bastaria a sua própria vontade e a ajuda de Deus; as manifestações espíritas unicamente se produzem para os de olhos fechados e corações indóceis.

     A caridade é a virtude fundamental sobre que há de repousar todo o edifício das virtudes terrenas. Sem ela não existem as outras. Sem a caridade não há esperar melhor sorte, não há interesse moral que nos guie; sem a caridade não há fé, pois a fé não é mais do que pura luminosidade que torna brilhante uma alma caridosa.

     A caridade é, em todos os mundos, a eterna âncora de salvação; é a mais pura emanação do próprio Criador; é a sua própria virtude, dada por Ele à criatura. Como desprezar essa bondade suprema? Qual o coração, disso ciente, bastante perverso para recalcar em si e expulsar esse sentimento todo divino? Qual o filho bastante mau para se rebelar contra essa doce carícia: a caridade?

     Não ouso falar do que fiz, porque também os Espíritos têm o pudor de suas obras; considero, porém, a que iniciei como uma das que mais hão de contribuir para o alívio dos vossos semelhantes. Vejo com frequência os Espíritos a pedirem lhes seja dado, por missão, continuar a minha tarefa. Vejo-os, minhas bondosas e queridas irmãs, no piedoso e divino ministério; vejo-os praticando a virtude que vos recomendo, com todo o júbilo que deriva de uma existência de dedicação e sacrifícios. Imensa dita é a minha, por ver quanto lhes honra o caráter, quão estimada e protegida é a missão que desempenham. Homens de bem, de boa e firme vontade, uni-vos para continuar amplamente a obra de propagação da caridade; no exercício mesmo dessa virtude, encontrareis a vossa recompensa; não há alegria espiritual que ela não proporcione já na vida presente. Sede unidos, amai-vos uns aos outros, segundo os preceitos do Cristo. Assim seja. – São Vicente de Paulo. (Paris, 1858.)

...............

........

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

Pedinte. Bronze de autor não identificado (1904) exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

A crise acontece

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paciência. Lição nº 05. Página 31.

 

É um momento infalível na existência de cada um.

A pessoa, bastas vezes, se acredita realizada, por haver concretizado aspirações que lhe pareciam demasiado altas, entretanto, o teste espiritual de confiança aparece de improviso.

É o parente que fraquejou em obrigações assumidas, comprometendo a tranquilidade de todo o grupo familiar; a moléstia com gravidade imprevista; o afastamento de afeições das mais queridas ou a desencarnação de um ente amado...

Nessas ocorrências, surge o momento de exame em que as nossas aquisições da vida íntima se fazem avaliadas.

Diante desses testemunhos, alguns companheiros se desmandam na revolta ou se acomodam com a rebeldia, fugindo habitualmente para aventuras infelizes, adquirindo débitos de resgate difícil.

Outros, porém, usam a coragem e a serenidade e aceitam as tribulações que os procuram, nelas reconhecendo valiosos fatores que os impelem à própria renovação.

Quando te encontrares assim, numa hora grave e áspera, em que todas as vantagens que adquiriste no tempo te parecerem arrastar para o sofrimento, não desesperes, nem desanimes.

Confia em Deus e segue para diante.

Se reconheces a força do amparo mútuo, auxilia aos companheiros em provação, tanto quanto puderes, a fim de que o apoio alheio não te esqueça no dia de tuas próprias dificuldades.

Ainda que os amigos de outro tempo não te reconheçam em teus dias de inquietação, Deus te vê, provendo-te de recursos, segundo as tuas necessidades.

Na atualidade terrestre, o homem se previne contra a carência de valores alimentícios, estocando gêneros de primeira utilidade; defende as estradas, afastando o risco de acidentes ou promove a vacinação, frustrando o surto de epidemias.

Pensando nisso, entendamos o imperativo de exercitarmos fortaleza e compreensão, paciência e solidariedade, porque, de modo geral, em todas as existências do mundo, surge o dia em que a crise acontece.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador  Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

O portador de más notícias. Quadro de  Pieter de Hooch

Museu Nacional de Artes da Catalunha. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

Vídeo inédito. Dra. Marlene Nobre fala sobre tema “desencarnação” duas semanas antes de desencarnar

 

Oceano Vieira de Melo, da DVD Versatil, divulga vídeo gravado com Dra. Marlene para o programa “Portal de Luz”

 

Acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=HpL712XwqsE&feature=youtu.be

 

(Informação repassada por Giovana Campos)

 

 

FEB: Eventos sobre 140 anos de nascimento de Guillon Ribeiro:

Brasília, DF

 

 A Federação Espírita Brasileira programou os seguintes eventos em homenagem ao ex-presidente da FEB e tradutor Luís Olímpio Guillon Ribeiro e tradutor Joaquim Carlos Travassos:

Dia 17 de janeiro - 20 horas - Palestra do presidente da FEB na Federação Espírita do Estado do Maranhão, em São Luís, terra natal do homenageado;

Dia 18 de janeiro - 16 horas - Palestra de Evandro Noleto Bezerra, na sede da FEB, em Brasília;

Dia 7 de fevereiro – 9h – na Sede Seccional da FEB, no Rio de Janeiro, será realizado o Seminário, com os temas: “Vida e obra de Guillon Ribeiro”, por Hélio Loureiro Ribeiro (Ceerj); “Vida e obra de Joaquim Carlos Travassos – 140 anos da tradução de O livro dos espíritos”, por Danilo Villela (Cruzada dos Militares Espíritas). 

Dia 7 de março - 8 horas - Homenagem no Núcleo Espírita Guillon Ribeiro da FEB, em Santo Antônio do Descoberto (GO).

 PROGRAMAÇÃO DE INÍCIO DAS ATIVIDADES NO CAMPO EXPERIMENTAL da FEB:

31/1 - 15 horas - Seminário com Sheila da Costa Oliveira sintetizando os Seminários "Educação & Atividades Espíritas", realizados na FEB em 2014; destinado a dirigentes da FEB, coordenadores de cursos, monitores/facilitadores;

7 e 8/2 -  Inscrições para todos os Cursos  - presencial e por internet (exceção Infância e Juventude e Mediunidade);

21 e 22/2 - Capacitação das equipes com almoço de confraternização no dia 21;

7/3 - Seminário de abertura dos Cursos com o tema "Os 150 anos de O céu e o inferno”, exposição de Jorge Elarrat (Ro).

Outros eventos:

27 e 28/1 - 8o. Encontro Brasileiro de Esperantistas Espíritas, na Sede Seccional, no Rio de Janeiro;

7 e 8/2 - 1º Fórum de Reflexões - AJE-BRASIL, na Sede da FEB;

7/2 - Visita à FEB de grupo do ESDE do Rio de Janeiro;

9/2 - Ciclo de palestras da AME-DF - às 20h, na Sede da FEB;

28/2 - Seminário da AJE-BRASIL, na Sede da FEB. 

 

/ 

Federação Espírita Brasileira
Antonio Cesar Perri de Carvalho - Presidente da FEB
[email protected]
Tel. (61) 2101-6195

 

 

33ª. Conrespi – Confraternização Regional da Família Espírita

São Carlos, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Richard Simonetti no Vale do Paraíba – fevereiro/2015

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Palestra e Seminários com Haroldo Dutra dias no Lar da Criança

Barretos e São José do Rio Preto, SP

 

 

 

(Informação recebida em emailsde Valdir e Iara Monteiro [[email protected]] ; de Nazareno Feitosa; Giovana Campos)

 

 

7ª. Jornada Espírita. 50 anos do CEJN.

Barra Velha, SC

 

 

(Informação em https://www.facebook.com/CejnCentroEspiritaJesusDeNazare/photos/a.678673038846159.1073741853.440231896023609/836604656386329/?type=1&theater)

 

 

Seminário no CEIFA por ocasião do carnaval

Santos Dumont, MG

 

(Informação recebida em email de Adriano Barroso [[email protected]])

 

 

Palestras com Agnaldo Paviani- 01/2015

São Paulo, capital e região 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Palestra no Centro Espírita Trabalhadores de Jesus

Cabo Frio, RJ

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Palestra com Haroldo Dutra Dias

Pirassununga, SP

 

Haroldo Dutra Dias

Imagem Internet

 

Prezado(a) Amigo(a);

No dia 28 de janeiro 2015, quarta-feira, às 19h15min

será realizada uma Palestra com o Dr Haroldo Dutra

no Centro de Convenções de Pirassununga

Endereço: Avenida Painguas, n° 2014 - Pirassununga-SP
A entrada será gratuita e não há a necessidade de

realizar qualquer inscrição.

Pedimos a gentileza que aqueles que puderem nos auxilie

com um dos itens abaixo:

 

- 5 kg de arroz

- 500 g de café

- 2 kg de açucar

- 2 kg de feijão

 

Agradecemos seu apoio!

Uma semana de paz e luz pra ti!

 

Fraternalmente;

 

Família Irmão Gabriel

Fraternidade, União e Confiança 

 

(Informação recebida em email de Renato Pereira Batista [[email protected]])

 

 

Palestra na A.E. O Bom Samaritano vai abordar o tema “Aborto”

Avaré, SP

 

 

(Informação recebida em email de Eduardo Ramos [[email protected]])

 

 

Palestra programada para a União Espírita Cristã

Lorena, SP

 

 

(Informação recebida em email de Use Taubaté)

 

 

Rádio Colômbia Espírita está no facebook

Acesse no link abaixo

 

Clicar aqui:

https://www.facebook.com/radiocolespirita

 

 

 

Publicação do jornal Correio Fraterno. Centenário de Aureliano Alves Netto (Condeúba, BA 13-09-1914 / Caruaru, PE07-10-2004)

 

PUBLICAÇÃO DO JORNAL CORREIO FRATERNO

NOVEMBRO/DEZEMBRO-2014

 

 

Correio Fraterno

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

Ante os que partiram

 

 

 

 

 

É possível que nenhum sofrimento na Terra seja comparável ao daquele coração que se debruça sobre outro coração enregelado e querido, que o ataúde transporta para o grande silêncio.

Ver a névoa da morte estampar-se, inevitável, na fisionomia daqueles que mais amamos, e cerrar-lhes os olhos no adeus indescritível, é como despedaçar a própria alma e prosseguir vivendo.

Digam aqueles que já apertaram contra o peito o corpo inerte de um ser amado, consumidos pela dor e pela angústia da separação.

Falem aqueles que, varados de saudade, inclinaram-se, esmagados de solidão, à frente de um túmulo, perguntando em vão pela presença dos que partiram.

Todavia, quando semelhante provação te bater à porta, reprime o desespero e dilui a corrente de mágoa na fonte viva da oração, porque os chamados mortos são apenas ausentes e as gotas de teu pranto amargo e revoltado lhes fustigam a alma.

Também eles pensam e lutam, sentem e choram.

Atravessaram a faixa do sepulcro como quem se desvencilha da noite, mas, na madrugada do novo dia, inquietam-se pelos que ficaram...

Ouvem-lhes as lamúrias e as súplicas e sofrem cada vez que os afetos deste plano da vida se rendem à inconformação ou ao desânimo.

Lamentam-se pelos erros praticados e trabalham, com afinco, na regeneração que lhes diz respeito.

Estimulam-te à prática do bem, compartilhando contigo as dores e as alegrias.

Rejubilam-se com tuas vitórias e consolam-te nas horas amargas para que não te percas no frio do desencanto.

Tranquiliza, desse modo, aqueles que te antecederam no regresso à pátria espiritual, suportando corajosamente a despedida temporária, e honra-lhes a memória, abraçando com nobreza os deveres que te legaram.

Recorda que, em futuro mais próximo que imaginas, respirarás entre eles, dividindo outra vez necessidades e problemas, porque terminarás tu também a própria viagem no mar das provas redentoras.

Para e pensa, pois, nessas questões.

Não obstante a morte imponha amargura e dor, frustração e lágrimas naqueles que ficam, vale a pena permaneças vigilante, a fim de evitar excessos que te impeçam de pensar com clareza.

A morte não é o fim absoluto da querida convivência dos que se prezam, dos que se amam.

Cultiva, então, o bom senso.

Sofre e chora, sem que o teu sofrimento perturbe os outros, sem que tuas lágrimas tragam desequilíbrio para tua intimidade.

Retira o bom aproveitamento do padecer, amadurecendo, superando-te, para que as tuas provações ou expiações humanas, de fato, façam-te avançar para Deus.

*   *   *

Choras teus mortos?

Então faze desse pranto um aceno de ternura e um bilhete de paz, onde tu digas aos amores desencarnados:

Permitiu Deus que te libertasses antes de mim, e eu disso queixo-me por egoísmo, porque preferiria ver-te ainda sujeito às penas e sofrimentos da vida.

Espero, pois, resignado, o momento de nos reunirmos de novo no mundo mais venturoso no qual me precedeste.

Até breve e que Deus te abençoe, ser querido!

 

Redação do Momento Espírita, com base no capítulo 29, do livro Revelações da luz,
pelo Espírito Camilo, psicografia de J. Raul Teixeira, ed. Fráter e no cap. 
Ante os que partiram, do livro Religião dos Espíritos, pelo Espírito 
Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. FEB.
Em 15.1.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Obra de Arte em túmulo no Cemitério da Recoleta, Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-