Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 06 de julho de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/06-07-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/04-07-2015.htm

03-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/03-07-2015.htm

02-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/02-07-2015.htm

01-07-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JULHO/01-07-2015.htm

30-06-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/JUNHO/30-06-2015.htm

 

 

 

PUBLICAREMOS EM SEQUENCIA

O Livro dos Espíritos

 

 

 

 

 

(Copiado do site Febnet)

Jardim do Eden. Pintura de Thomas Cole.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cole_Thomas_The_Garden_of_Eden_1828.jpg

 

 

Dúvida e fé

 

 

 

Até onde pode nos levar a fé?

Se esta pergunta fosse feita a Viktor Frankl, psiquiatra judeu, ele responderia que a fé seria a ferramenta para a sobrevivência e superação da sordidez de um campo de concentração, a fim de, posteriormente, sair divulgando ao mundo essa fé no futuro e a confiança em si.

Se fosse perguntado a Divaldo Pereira Franco, sua resposta seria: mais de trinta mil crianças amparadas, quinhentos filhos adotados, centenas de livros psicografados, dando voz à espiritualidade para esclarecer e consolar milhões de criaturas.

Se fosse dirigida a Albert Schweitzer, ele responderia: um hospital construído e mantido no coração da África, levando saúde e informação a milhares de cidadãos.

E se a pergunta nos fosse feita?

Nenhum de nós caminha pelas estradas da vida sem carregar suas dúvidas e seus temores.

Todos trafegamos pelo mundo enfrentando dias difíceis e tormentosos.

Mesmo os mais experimentados, enfrentamos as noites escuras da alma, como escreveu São João da Cruz.

Cartas póstumas de Tereza de Calcutá mostram seus anseios, dúvidas e questionamentos.

Porém, nada disso refreou seu ímpeto, aplacou seus ideais, ou foram empecilhos para a realização de sua missão.

Dúvidas, sempre as teremos.

Não raro questionaremos os desígnios de Deus. Com frequência, nossos olhos se voltarão aos céus como a indagar ao pai celestial: por quê comigo?

Nos embates da vida, muitas vezes, teremos profundas dúvidas se daremos conta de tantas dores e desafios.

Porém, a fé sempre nos conduzirá adiante.

Quando a razão não puder mais explicar, quando a lógica parecer não fazer sentido, a fé será a melhor condutora pelos caminhos desconhecidos que a vida nos oferecer.

Entretanto, a fé é instrumento a se construir nos dias de bonança, para ser utilizado quando as tormentas chegarem.

Somente a fé raciocinada e lúcida nos oferecerá o melhor amparo para dissipar nossas dúvidas.

Essa fé que parte das premissas de que Deus é infinitamente bom e justo, amoroso e compassivo. Essa fé nos dará a certeza de que, não importa quando e como, ele sempre agirá com justiça e misericórdia.

Ela nos permitirá entender que as dores hoje vivenciadas são somente consequências de causas pregressas, ora adormecidas em nossas lembranças.

Essa fé nos fará ter a certeza de que Deus sempre nos coloca nos lugares onde colheremos os aprendizados de que necessitamos. E que essa colheita é apenas o resultado de um plantio anteriormente realizado.

Por isso, Francisco de Assis, o pobrezinho da Úmbria, entendia que ser instrumento da paz é também levar a fé onde haja dúvidas.

A dúvida considerada como esse desentendimento ou ignorância a respeito da bondade divina, que gera perturbações na alma.

Assim, antes mesmo que dias desafiadores nos cheguem, construamos nossa fortaleza de fé.

Ela nos dará guarida quando as brumas da dúvida insistirem em nos assaltar o coração.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 4.7.2015

 

 

(Copiado do site Feparana)

 

A incredulidade de São Tomé. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Tom%C3%A9#/media/File:Caravaggio_-_The_Incredulity_of_Saint_Thomas.jpg

 

 

Júbilos êxitos

 

 

Digno é o trabalhador do seu salário (Lucas, 10:7) – asseverou Jesus com veemência, ao analisar a situação daquele que se encontra na seara luminosa.

O júbilo decorrente do dever nobremente cumprido, após as fadigas sob o Sol inclemente ou a fúria das tempestades, representa o verdadeiro salário a que se faz jus.

É natural que se experimentem na jornada e durante o cultivo da seara do Mestre os desafios e as dores correspondentes às realizações em curso. Tendo-se em vista as condições do campo moral pra joeirar, não são poucos os momentos de testemunhos em forma de dor, de solidão, de constrangimento.

Solo abandonado por largo período transforma-se em matagal perigoso ou em deserto onde a vida pereceu, impondo verdadeiros sacrifícios a todo aquele que o deva transformar em jardim ou pomar.

Uma observação rápida sempre afirma que a dedicação à caridade, que a abnegação e o sacrifício pelo bem são invariavelmente coroados pelo sofrimento, pela ingratidão das pessoas beneficiadas, por ser essa a lógica do mundo, afirma-se.

Em realidade, a obra de edificação de qualquer natureza é sempre caracterizada por grande esforço e padece, numa sociedade ainda atrasada moralmente, de lutas contínuas com incessantes aflições. É compreensível que assim ocorra, tendo-se em vista a predominância do egoísmo e dos seus maléficos efeitos. O poder da natureza animal, com os seus instintos agressivos, induz o indivíduo à descrença nos valores éticos, nas bênçãos da ternura e nos efeitos sagrados do amor.

Porque parece prevalecer o vulgar e os disparates de todo teor, pensam alguns inadvertidos que esse é o estado normal da sociedade, equivocando-se completamente, em razão da chispa divina que se encontra no ser humano, mesmo quando adormecido.

Os sofrimentos são sempre decorrentes de causas anteriores, senão da atual existência, certamente de outras quando, ainda inconsciente das altas responsabilidades que lhe dizem respeito, o obreiro, por não se entregar ao dever, permitiu-se condutas inomináveis, que são os verdadeiros geradores dos futuros padecimentos.

Reencarnando para reparar, abençoado pelo serviço de solidariedade e de amor, mais fáceis são-lhes as provações, porque favorecidas pelos sentimentos de renovação íntima e de futuro bem-estar, mediante os quais se reabilita.

Nesse mister de reconstrução do mundo moral não faltam testemunhos de fidelidade ao trabalho, em face da multidão de desvairados de ambos os planos da Vida que se comprazem na manutenção da desordem, do atraso e da perversidade social.

Pretendem, esses rebeldes, manter a situação nefasta, na qual se beneficiam, fruindo as energias saudáveis daqueles que lhes tombam nos engodos e se exaurem em obsessões que se prolongam além do corpo físico...

Investem, furiosos, contra todos quantos se voltam para a edificação moral, para a beleza e a harmonia.

Atiram, invigilantes, outros perturbados que se lhes submetem, para que atuem contra os seus propósitos, e preparam armadilhas para surpreender os bons lidadores, dificultando-lhes o labor dignificante.

Nada obstante, o amor de Deus vigia, e os seus mensageiros compassivos estão atentos no amparo aos fiéis servidores, inspirando-os e, ao mesmo tempo, socorrendo-os.

*   *   *

Desse modo, não receies as dores que fazem parte da agenda evolutiva, certo de que tudo quanto te acontece, bem administrado, será sempre para a tua plenitude.

Rejubila-te com o êxito dos empreendimentos que abraças em nome de Jesus.

A alegria no serviço transforma-se em estímulo para o seu prosseguimento.

Cuida, porém, de evitar as ilusões que acompanham as glórias terrestres.

Onde estão os triunfadores de um dia do passado, os conquistadores de impérios que pareciam invencíveis, os intrépidos e violentos governantes, temidos e aplaudidos entre sorrisos de bajulação e articulações de ódios?

Revive mentalmente o poder das nações que dominaram o mundo do seu tempo, dos filósofos cínicos e dos cientistas mergulhados no materialismo, que decantavam o prazer dos vingadores perversos, e constatarás que a morte a todos e a tudo devorou.

Restam as narrativas a respeito da sua grandeza temporária, das suas misérias e glórias, odiados uns, esquecidos outros, no entanto, vivos no Mais Além, em processos dolorosos de recuperação...

Tem cuidado com os ouropéis e as vaidades enganosas!

Permanece simples e gentil, em serviço de bondade, porque o êxito do servidor de Jesus é sobre as más inclinações, transformando-as em tesouros de auxílio a si mês e ao seu próximo.

Agradece a Deus, que merece todo o resultado nobre das ações, e conscientiza-te da tua pequenez e fragilidade, mantendo-te em vigilância e em oração.

Uma existência física é sempre muito breve para a sublimação.

Alegra-te quando compreendido e cercado de carinho, mas não olvides que a seara é do Cristo, transferindo para Ele os resultados da tua ação e permanecendo em paz, sem significativa alteração no teu modo de ser e de viver.

Busca o silêncio interior, a fim de que o vozerio festivo do momento não te perturbe ou te faça perder o rumo.

Jesus sempre buscava a solidão após os momentos de júbilo e de êxito junto às criaturas sofridas e turbulentas.

Interioriza-te e mantém-te sereno.         

*   *   *

 A tarde ardente e alucinada em que Ele foi crucificado esteve precedida, poucos dias antes, pela sua entrada triunfal em Jerusalém, quando procedente de Betânia.

Rejubila-te, porque amas, e trabalha com afinco para o êxito do Evangelho nas mentes e nos corações das demais criaturas.

 

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica de
25 de fevereiro de 2015, no Centro Espírita Caminho da Redenção,
em Salvador, Bahia.
Em 11.6.2015

 

 

(Colaboração recebida em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]])

 

 

Pessegueiro com frutos. Efésus, Turquia. Foto Ismael Gobbo

 

 

Feirão de Livros da Mansão do Caminho com

Divaldo Franco e Ana Landi

 

 

         Em anexo PowerPoint,

Feirão de Livros da Mansão do Caminho

4 de Julho de 2015, as 14 horas, deu-se o inicio do Grande Feirão de Livros da Mansão do Caminho, no espaço do prédio do Lygia Banhos.

O auspicioso evento teve em seus momentos iniciais a presença de uma equipe da TV Bahia, liderada pela jornalista Georgina Maynart, que de maneira simpática e jovial realizou o seu trabalho registrando as peças disponíveis no espaço, a movimentação do público que marcou presença, e uma entrevista com o médium Divaldo Pereira Franco.

A organização foi estruturada em dois espaços do referido prédio, onde em um deles foram colocadas as obras mais atuais bem como recentes lançamentos, e no outro espaço as obras de capas mais antigas, em suas primeiras edições.

Divaldo permaneceu no espaço, autografando e atendendo a todos, como sempre de maneira alegre e cativante, desde as 14 horas, só parando no momento em que se dirigiu ao cenáculo do Centro Espirita Caminho da Redenção para a realização da palestra.

Fazendo uma retrospectiva, trouxe-nos à baila respingos históricos de ocorrências que marcaram e influenciaram o comportamento humano e sua relação com a Divindade. Os destaques da sua exposição foram: quando apresentou as sete razões pelas quais o Dr. Abraham Cressy Morrison dizia acreditar em Deus e a história do garoto Leland Stanford Júnior, filho da Sra. Jane Stanford e Sr. Leland Stanford, que após a morte do seu filho, aos 15 anos, fundou a Universidade de Stanford como um memorial para o seu filho.

Convocou-nos, a todos, sem tardança, ao exercício, à vivencia do amor, pois conforme dizia João Evangelista: “Deus é Amor”.

O encerramento não poderia ser outro, senão o hino de exaltação máxima expressando a gratidão ao Criador, o Poema da Gratidão da aquarelista Amélia Rodrigues.

Mas não parou por ai, voltando ao espaço do Feirão continuou a autografar, sem expressar qualquer manifestação de cansaço, até as 22:30 horas.

E o semeador continua a semear!

 

                  VEJA TAMBÉM!

       Entrevista com Divaldo Franco a BATV repetidora da Globo na Bahia: http://globotv.globo.com/rede-bahia/batv-salvador/v/biografia-de-divaldo-franco-e-lancada-em-feira-de-livro-na-mansao-do-caminho/4299549/

 

 

 

Novo artigo publicado no Jornal de Estudos Espíritas

 

 

Olá Todos,

É com satisfação que anunciamos a publicação de mais um artigo no Jornal de Estudos Espíritas (JEE). Intitulado "Herculano Pires e o papel do intelectual espírita na organização da cultura", o artigo de autoria de Chrystiann Lavarini apresenta informações interessantes a respeito do papel de Herculano Pires não só na divulgação da Doutrina Espírita e organização do movimento espírita, mas em assuntos de interesse maior da sociedade brasileira. Para quem não conhece a história do movimento espírita, o artigo descreve atuações significatvas de Herculano como, por exemplo, na fundação da USE (União das Sociedades Espíritas do estado de São Paulo). Fora do movimento espírita, o Herculano apresentou iniciativa importantíssima em defesa da escola pública e laica, bem como prestou serviços simples, mas inestimáveis, como ajuda na elaboração de diálogos dos personagens da novela 'A Viagem'. Por essas razões, e por detalhes descritos no artigo, recomendamos a sua leitura, principalmente para quem conhece pouco da história do movimento espírita. Ao final dessa mensagem, copiamos o resumo do artigo.

O acesso ao artigo é gratuito, assim como todos os artigos do JEE. Ele pode ser acessado, lido e/ou baixado para o seu computador clicando-se no link "PDF" contido na seguinte página:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3/resumo---art-n-010206

 

Na medida que acharem interessante, divulguem para amigos e conhecidos. Se conhecerem pessoas que podem ter interesse em receber notícias sobre novas publicações do JEE, por favor, peçam que escrevam para [email protected] solicitando cadastro.

Se não desejar receber mais essas mensagens, por favor, responda a esta solicitando isso.

Se tiver interesse em contribuir com artigos para o JEE, por favor, conheça o projeto, os critérios e escopo do mesmo, através do endereço: https://sites.google.com/site/jeespiritas/

Em caso de dúvidas, escreva para nós.

 

Agradecemos a atenção.

Um abraço fraterno,

Alexandre


--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

 

 

https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3/resumo---art-n-010206

 

 

 

Palestra e apresentaçao artística no C.E. “Maria Benta”

São Paulo, SP

 

Data: 06/07/2015 - SEGUNDA-FEIRA
Horário: 20 às 21:15h
EXPOSITOR: Dr. Tarcizio Freitas Bazilio.
Currículo: Médico homeopata e espírita.
TEMA: A crise da ansiedade nos dias atuais
Sinopse: Falaremos sobre as dificuldades que as pessoas apresentam ao lidar com as frustações, expectativas e medos nos dias de hoje, e como a Doutrina Espírita pode nos ajudar a entender melhor a vida.

Apresentação artística: Itamar Santiago

Local: Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara. (altura do n.º 900 da Av. Eng.º George Corbisier) e próxima à est. Jabaquara do Metrô.

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala [[email protected]])

 

 

Palestra litero-musical no Grupo Espírita Cacilda Becker

Diadema, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ery Lopes [[email protected]])

 

 

Encontro Anual Chico Xavier

Guaxupé, MG

 

Hotel Class

Endereço: Rua:  Da Aparecida, 733 centro

Telefone: (35) 3559-7200

Site: www.hotelclass.com.br

 

Hotel Marambaia

Endereço: Rua Major Anacleto nº 79 Centro

Telefone: (35) 3551-5500

Site: www.marambaiaguaxupe.com.br

 

Hotel Senzala

Endereço: Av. Dr. João Carlos nº 142 Centro

Telefone: (35) 3551-1389

 

Hotel Fazenda Nova Floresta

Endereço: Faz. Nova Floresta km 4 Zona Rural

Telefone: (35) 3551-2855

Site: www.fazendanovafloresta.com.br

 

Big Hotel

Endereço: Av. Conde Ribeiro do Valle nº 90  Centro

Telefone: (35) 3551-1668

 

Novo Hotel

Endereço: Av. Conde Ribeiro do Valle nº 50

Telefone: (35) 3551-1811

 

Novo Central

Endereço: Rua Coronel Joaquim Costa nº 48 Centro

Telefone: (35) 3551-2022

 

Hotel Brasil

Endereço: Rua Major Joaquim Pedro nº 88 Centro

Telefone: (35) 3551-7589

 

HOTEL PRIMAVERA

AV. PAULO RIBEIRO DO VALE

FONE 35 5526083 - 88521175 - FALAR COM O FLAVIO E DIZER SER DO ENCONTRO

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Ciclo de palestras com Lizst Rangel

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze [[email protected]])

 

 

Programação do C.E. Missionários da Luz

João Pessoa, PB

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze [[email protected]])

 

 

Seminário Litero-musical

Porto Alegre, RS

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze [[email protected]])

 

 

XXXVI Jornada Espírita de

Jacarezinho, PR

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze [[email protected]])

 

 

Programação do Centro Espírita Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Programação de palestras com Manolo Quesada

Julho/2015

 

Clique em mim!

 

 

     

Manolo Quesada

www.manoloquesada.blogspot.com

(11)   5611-4554

(11) 98284-3337

 

 

 

(Recebido em emails de Manolo Quesada e de Regina Bachega)

 

 

Palestras programadas para o C.E. Joanna de Angelis

Guarulhos, SP

 

PROGRAMAÇÃO DE JULHO/15 – C.E.Joanna de Angelis

Dia

Palestrante

Tema

Dirigente

Plantonista

01 (quarta) 15hs

Vera Nuzzi

Estudo do Evangelho

Erika Lopes

x

01 – 20h

Antonio Dallacqua

O estudo do evangelho e a obsessão

x

x

02 (quinta) 20hs

Regina Hennies

A grande família humana regida pela Lei do amor –

mudanças definitivas para a Nova Era"

César Messias

Luciete

05 (domingo) 19h

Sérgio T. Diniz

Valorização da Vida

Eliana Ivano

Vera

07 (terça)20h

Laércio Verderamo

Em aberto Livre

Mauricio Carvalho

Yolanda

08 (quarta)15h

Erika Lopes

Estudo do Evangelho

Vera Nuzzi

x

09 (quinta)20h

Milton Felipelli e Antonio Coelho

Mediunidade

Gislene Xavier

José Roberto

12 (domingo)19h

MOCIDADE USE

SEMEGA – PALESTRA MUSICAL

A transição e a corrupção

Teresa Cristina

Vera

14 (terça)20h

Betinha Chagas

Brilhe a vossa luz!

Angélica Palermo

x

15 (quarta)15h

Vera Nuzzi

Estudo do Evangelho

Mauricio Carvalho

Yolanda

16 (quinta)20h

Luiz Marcio Arnaut

A fascinação nas nossas vidas

Jair Almendros

Luciete

19 (domingo)19h

Isadino Santos

Emancipação da alma

Antoniza Matos

Vera

21 (terça)20h

Elis Marina

Transição Planetária

Jair Almendros

Yolanda

22 (quarta)15h

Mauricio Carvalho

Estudo do Evangelho

Erika Lopes

-x-

23 (quinta)20h

Marcos Aleixo

Em aberto

Claudio Palermo

José Roberto

25 (sábado)20h

CINE PIPOCA – DEBATE

MARCAS DO PRECONCEITO

x

x

26 (domingo)19h

Ronaldo Oliveiros

Em aberto

Yolanda Acosta

Vera

28 (terça)20h

USE GUARULHOS

Em aberto

Roberto Santos

Yolanda

29 (quarta)15h

Erika Lopes

Estudo do Evangelho

Vera Nuzzi

-x-

30 (quinta)20h

André Marouço e Grupo Vocal Reencontro

Nos passos do Mestre

Jucimar Almendros

Luciete

 

Rua São Manoel, 567 – Vila Rosália – Guarulhos/SP  - (11)2451.3208 – Facebook: Joanna de Angelis Vila Rosalia Guarulhos

 

 

(Informação em emails de Claudio Palermo e de Regina Bachega)

 

 

I Encontro da Cultura e Pesquisa Espírita França Brasil 31-07 a 02-08-2015 –UERJ. Rio de Janeiro, RJ

 

Cartazes em espanhol, francês e inglês

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Malena [[email protected]])

 

 

Prosseguem palestras especiais no C.E. Humildade e Caridade

Nova Iguaçu, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Gutemberg Paschoal)

 

 

Programação no ICEB – Instituto de Cultura Espírita do Brasil.

Rio de Janeiro, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

Estádio do Maracanã visto da Estação São Cristovão. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

CEACE- Visita Fraterna

Rio de Janeiro, RJ

 

 

Rua São Manuel 12 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ


Dia:
      19 de julho de 2015 (3º domingo)

Local:    “Legião do Bem”

Endereço: Rua Oldegard Sapucaia 13, Meier.

Horário de Saí­da do CEACE13:00 horas

 

INFORMAÇÕES:

Companheiros,

É uma Instituição que abriga 18 vovós, portadoras de diabetes.

 

O que mais necessitam no momento:

-SUCO DE SOJA. 

Pedimos aos que possuam carros que dêem “carona” aos demais.

LANCHE:
             
Salgadinhos de forno, doces DIET, bolos sem açúcar, guaraná Zero (gelados).

 Podemos levar para nós visitantes, outros refrigerantes (tomando o cuidado de não serem oferecidos para as vovós).

                                “É imprescindível usar nossas mãos nas obras do bem."

Emmanuel

 

(Informação  em email de Visita Fraterna do CEACE <[email protected]> repassada por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Pesquisa inédita para Espíritas

 

Às Federativas

Solicito a gentileza de distribuírem a presente pesquisa. Já tenho 600 respostas de 22 estados e preciso chegar a perto de mil para um resultado estatisticamente mais consistente. Depois de tabulado todo material será disponibilizado para às federativas e especializadas.

Segue o texto que estou enviando aos espíritas.

Atenciosamente,

Ivan Franzolim

 

Colega espírita,

 

Este e-mail é um convite para você participar de uma pesquisa que busca  identificar as diversas maneiras de entender a doutrina espírita. Seu objetivo é obter dados para direcionar futuras ações de comunicação das instituições espíritas.

É muito importante a sua participação e dos espíritas de sua relação, se puder fazer a gentileza de convidá-los. Precisamos ter uma quantidade de respostas que valide os resultados.

A pesquisa é anônima e para preenche-la você deve clicar no link abaixo que irá abrir um formulário eletrônico cedido pelo Google.

 

Link: http://goo.gl/forms/uhMFpOaMny

 

O prazo para preenchimento é até 31 de julho de 2015.

A pesquisa é independente e seus resultados serão oferecidos ao movimento espírita e publicados no endereço da internet: http://franzolim.blogspot.com.br/

 

Agradeço muito sua ajuda nesse projeto para melhorar a divulgação da doutrina no público espírita.

 

Permaneço à disposição para outros esclarecimentos.

 

Atenciosamente,

 

Ivan Franzolim (SP)

Escritor, pesquisador e orador espírita

Pós graduado em Marketing e Comunicação Social

http://franzolim.blogspot.com.br/

 

(Informação recebida em email de Ivan Franzolim [[email protected]])

 

 

Agenda Espírita

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicite via email para:

[email protected]

 

 

 

 

Revista eletrônica “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

Kardec rádio em inglês

Baltimore, EUA

 

Clicar aqui:

www.kardecradio.com

 

 

 

 

Teatro: “Há dois mil anos”

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Artigo: Chico Xavier e eventos marcantes de julho

 

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho

Na trajetória da vida de Chico Xavier, alguns eventos importantes transcorreram no mês de julho, e, principalmente no dia 8, todos na cidade de Pedro Leopoldo (MG).

Com dezessete anos de idade, recém conhecedor do Espiritismo, no dia 8 de julho de 1927, Chico Xavier fez sua primeira psicografia numa reunião pública do novel Centro Espírita Luiz Gonzaga. Atendendo a conselho da médium Carmem Pena Perácio dispôs-se a escrever e psicografou dezessete páginas assinadas por “um espírito amigo”.1

Cinco anos depois, depois do interesse e apoio de Inácio Bittencourt e de Manoel Quintão, a FEB lançou o primeiro livro mediúnico de Chico, no dia 8 de julho de 1932.1,2 Em entrevista, o médium destacou: “Não exagero afirmando que, dentre os amigos encarnados, devemos a Manoel Quintão o lançamento do Parnaso de além túmulo, em 1932”.1

No dia 8 de julho de 1941, o espírito Emmanuel conclui a elaboração de Paulo e Estêvão, assinando a apresentação do romance histórico.3 A obra foi psicografada ao longo de poucos meses, no ambiente simples e bucólico da Fazenda Modelo, em Pedro Leopoldo (MG). No ano seguinte, foi editada pela Federação Espírita Brasileira. Chico declarou que este romance e uma obra de Maria João de Deus foram as que mais o sensibilizaram durante a psicografia.1

Nos 10 anos iniciais de suas tarefas, Chico Xavier já se diferenciava e demonstrava características ímpares.

Em entrevista a Elias Barbosa, face à pergunta sobre “o método que Emmanuel tem seguido em seu desenvolvimento mediúnico”, Chico responde: “- Estudo e trabalho, com disciplina e dever cumprido”.1

As citadas efemérides nos ensejam reflexões sobre o importante período de consolidação dos labores mediúnicos de Chico Xavier nos ambientes simples da pequena cidade interiorana de Minas Gerais.

Repetimos que: “Em que pesem a importância e a significação do labor do médium ao longo de mais de sete décadas, as centenas de obras psicografadas, o reconhecimento e as homenagens de que foi e continua sendo alvo em nosso país, destacamos a concretude de seus exemplos de dedicação, simplicidade, humildade e amor ao próximo.”4

 

Fontes:

1)     Barbosa, Elias. No mundo de Chico Xavier. 2. ed. Araras: IDE. 1975. 166p.

2)     Xavier, Francisco Cândido. Parnaso de além túmulo. Palavras minhas. 19. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2010. P. 31-36.

3)     Xavier, Francisco C. Paulo e Estêvão. Pelo Espírito Emmanuel. ed. esp. Rio de Janeiro: FEB, 2002, Cap. Breve notícia, p.8-9.

4)     Carvalho, Antonio Cesar Perri. Chico Xavier – 13 anos depois. http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-13-anos-depois/

 

De: http://grupochicoxavier.com.br/chico-xavier-e-eventos-marcantes-de-julho/

 

 

 

 

Chico e Manoel Quintão-1938.jpg Chico e Manoel Quintão (1938)

 

 

 

 

 

O “Tête à tête” das sombras

 

Do livro “Crônicas de Além-Túmulo”

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Médium Francisco Cândido Xvier

FEB

 

 

28 de agosto de 1935 Quando ainda no mundo, não me era dado avaliar o "tête-à-tête" amigável dos Espíritos, à maneira dos homens, apenas com a diferença de que as suas palestras não se desdobram à porta dos cafés ou das livrarias. E é com surpresa que me reúno àqueles que estimo, quando se me apresentam oportunidade: para uns dedos de prosa. Estávamos nós, quatro almas desencarnadas como se fôssemos no mundo quatro figuras apocalípticas, discutindo ainda as coisas mesquinhas da Terra, e a palestra versava justamente sobre a evolução das idéias espíritas no Brasil. - "Infelizmente - exclama um do grupo, provecta figura dessas doutrinas, desencarnado há bons anos no Rio de Janeiro - o que infesta o Espiritismo em nossa terra é o mau gosto pelas discussões estéreis. O nosso trabalho é contínuo para que muitos confrades não se engalfinhem pela imprensa, demonstrando-lhes, com lições indiretas, a inutilidade das suas polêmicas. Mesmo assim, a doutrina tem realizado muito. Suas obras de caridade cristã estão multiplicadas por toda parte, atestando o labor do Evangelho." Foi lembrada, então, a figura respeitável de Bittencourt Sampaio, no princípio da organização espírita no país, recordando-se igualmente a covardia de alguns companheiros que, guindados a prestigiosas posições na sociedade e na política, depressa esqueceram o seu entusiasmo de crentes, bandeando-se para o oportunismo das ideologias novas Ia a conversação nessa altura, quando o Doutor... C..., um dos mais caridosos facultativos do Rio, recentemente desencarnado e cujo nome não deve mencionar, respeitando os preconceitos que se estendem às vezes até aqui, explicou: - “É pena que venhamos a compreender tão tarde o Espiritismo, reconhecendo a sua lógica e grandeza moral só depois do nosso regresso de mundo”. "Nós, os médicos, temos sempre o cérebro trabalhado de canseiras, na impossibilidade de resolver o problema da sobrevivência.. É certo que nunca se encontrará o ser na autópsia de um cadáver mas, tudo na vida é uma vibração profunda de espiritualidade. Como, porém, a Ciência vigia as sua: conquistas do Passado, ciosa dos seus domínios ainda que sejamos inclinados às verdades novas, somos obrigados, muitas vezes, a nos retrair, temendo os Zaratustras da sua infalibilidade.” "Eu mesmo, nos meus tempos de clínica no Rio de Janeiro, fui testemunha de casos extraordinários, desenrolados sob as minhas vistas. Todavia, fui também presa do comodismo e do preconceito." E o Dr. C. . ., como se mergulhasse os olhos no abismo das coisas que passaram, continuou pausadamente: - "Eu já me encontrava com residência na praia de Botafogo, quando lavrou na cidade um surto epidêmico de gripe, aliás com mínima repercussão, comparado à epidemia de após a guerra. E como sempre contava, entre aqueles que recorriam à minha atividade profissional, diversos amigos pobres dos morros e particularmente da Prainha, foi sem surpresa que, numa noite-fria e. nevoenta, abri a porta para receber a visita de uma garota de seus dez anos, humilde e descalça, que vinha, trêmula e' acanhada, solicitar os meus serviços. - "Doutor - dizia ela -, a mamãe está muito mal e só o senhor pode salvá-la. . . Quer fazer a caridade de vir comigo?" "Impressionaram-me a sua graça infantil e o estranho fulgor dos olhos, bem como o sorriso melancólico que lhe brincava na boca miúda. "Considerei tudo quanto esperava a minha atenção urgente e procurei convencê-la da impossibilidade de a seguir, prometendo atendê-la no dia imediato. Todavia, a minha pequena interlocutora exclamou com os olhos rasos d’água: - "Oh! doutor, não nos abandone. Ninguém, a não ser a proteção de Deus, vela por nós neste mundo. Se o senhor não nos quiser auxiliar, a mamãe estará perdida e ela não pode morrer agora. Venha!... o senhor não teve também uma mãe que foi o anjo de sua vida?" A última frase dessa menina tocou fundo o meu coração e lembrei-me dos tempos longínquos, em que minha mãe embalava os sonhos da minha existência, comprando-me com o suor da sua pobreza honesta os alfarrábios e o pão. Eu devia auxiliar aquela pequena, fosse onde fosse. A Medicina era o meu sacerdócio e dentro da noite chuvosa que amortalhava todas as coisas, como se o Céu invisível chorasse sobre as trevas do mundo, o táxi rolava conosco, como fantasma barulhento, atravessando as ruas alagadas e desertas. Aquela menina, triste e silenciosa, tinha os olhos brilhantes, perdidos no vácuo. Seu corpo magrinho recostava-se inteiramente nas almofadas, enquanto os pés minúsculos se escondiam nas franjas do tapete. Lembrando as suas frases significativas, quis reatar o fio do nosso diálogo: "Há muito tempo que sua mãe se acha doente?" - "Não, senhor. Primeiro, fui eu; enquanto estive mal, tanto a mamãe cuidou de mim que até caiu cansada e enferma, também." - "Que sente a sua mãe?" - "Muita febre. As noites são passadas sem dormir. Às vezes, grito para os vizinhos, mas parece que não me ouvem, pois estamos sempre as duas isoladas... Costumamos chorar muito com esse abandono; mas, diz à mamãe que a gente precisa sofrer, entregando a Deus o coração." - "E como soube você onde moro?" - "Foi a visita de um homem que eu não conhecia. Chegou devagarzinho à nossa porta, chamando-me à rua, dizendo-se amigo que o senhor muito estima; e, ensinando-me a sua casa. Prometeu que o senhor me atenderia, porque também havia tido uma mãe boa e carinhosa." "Nosso diálogo foi interrompido. A pequena enigmática mandou parar o carro. Apontou o local de sua residência, estendendo a mão descarnada e miúda e, com poucos passos, batíamos à porta modesta de uma choupana miserável. - "Espere, doutor - disse ela -, eu lhe abrirei a porta passando pelos fundos." "E, já inquieta, desembaraçada, desapareceu das minhas vistas. Uma taramela deslizou com cuidado, no meio da noite, e entrei no casebre. Uma lamparina bruxuleante e humilde, que iluminava a saleta com o seu clarão pálido, deixava ver, no catre limpo, um corpo de mulher, desfigurado e disforme. Seu rosto, sulcado de lágrimas, era o atestado vivo das mais cruéis privações e dificuldades. Níobe estava ali petrificada na sua dor. Todos os martírios se concentravam naquele pardieiro abandonado. Às minhas primeiras perguntas, respondeu numa voz suave e débil: - "Não, doutor, não tente arrancar minha alma desesperada das garras da Morte! Nunca precisei tanto, como agora, deixar para sempre o calabouço da Vida." "E prosseguia, delirando: - "Nada me resta. . .Deixem-me morrer!. . ." "Sobrepus, porém, minha voz às suas lamentações e exclamei com energia: - "Minha senhora, vou tomar todas as providências que o seu caso está exigindo. Hoje mesmo cessará esse desamparo. Urge reanimar-se! Resta-lhe muita coisa no mundo, resta-lhe essa filha afetuosa, que espera o seu carinho de mãe extremosa!. . ." - "Minha filha? :- retrucou aquela criatura, meio-mulher e meio-cadáver, enquanto duas grossas-lágrimas feriram fundo as suas faces empalidecidas - minha filha está morta desde anteontem!. . . Olhe, doutor, aí no quarto e não procure devolver a saúde a quem tanto necessita morrer!. . . "Então, espantado, passei ao apartamento contíguo. O corpo de cera daquela criança misteriosa, que me chamara nas sombras da noite, ali estava envolvido em panos pobres e claros. Seu rosto imóvel, de boneca magrinha, era um retrato da privação e da fome. Os grandes olhos fulgurantes estavam agora fechados, e na boca miúda pairava o mesmo sorriso suave das almas resignadas e tristes. "Eu deslizara nas avenidas com uma sombra dos mortos." E, cobrindo melancolicamente o painel das suas lembranças, o nosso amigo terminou: - "Decorridos tantos anos, ainda ouço a voz do fantasma pequenino e gracioso; e, na luta da Vida, muita vez me ocorreu o seu conselho suave, que me ensinou a sofrer, entregando a Deus o coração. "

 

 

(Texto copiado do site http://luzdoespiritismo.com/wp-content/uploads/2013/04/04-cronicas-de-alem-tumulo.pdf)

 

Túmulo de Bittencourt Sampaio no Cemitério de São Joaõ Batista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Praia de Botafogo com o Cristo Redentor ao fundo. Rio de Janeiro, RJ. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]