Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 14 de maio de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/14-05-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

13-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/13-05-2015.htm

12-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/12-05-2015.htm

11-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/11-05-2015.htm

09-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/09-05-2015.htm

08-05-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MAIO/08-05-2015.htm

 

 

 

    

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXVIII,  28-29

Coletânea de preces espíritas

 

 

Ato de submissão e de resignação

 

     30. Prefácio. Quando um motivo de aflição nos advém, se lhe procurarmos a causa, amiúde reconheceremos estar numa imprudência ou imprevidência nossa, ou, quando não, em um ato anterior. Em qualquer desses casos, só de nós mesmos nos devemos queixar. Se a causa de um infortúnio independe completamente de qualquer ação nossa, é ou uma prova para a existência atual, ou expiação de falta de uma existência anterior, caso, este último, em que, pela natureza da expiação, poderemos conhecer a natureza da falta, visto que somos sempre punidos por aquilo em que pecamos. (Cap. V, itens 4, 6 e seguintes.)

     No que nos aflige, só vemos, em geral, o presente, e não as ulteriores consequências favoráveis que possa ter a nossa aflição. Muitas vezes, o bem é a consequência de um mal passageiro, como a cura de uma enfermidade é o resultado dos meios dolorosos que se empregaram para combatê-la. Em todos os casos devemos submeter-nos à vontade de Deus, suportar com coragem as tribulações da vida, se queremos que elas nos sejam levadas em conta e que se nos possam aplicar estas palavras do Cristo: “Bem-aventurados os que sofrem.” (Cap. V, item 18.)

     31. Prece. – Meu Deus, és soberanamente justo; todo sofrimento, neste mundo, há, pois, de ter a sua causa e a sua utilidade. Aceito a aflição que acabo de experimentar, como expiação de minhas faltas passadas e como prova para o futuro.

     Bons Espíritos que me protegeis, dai-me forças para suportá-la sem lamentos. Fazei que ela me seja um aviso salutar; que me acresça a experiência; que abata em mim o orgulho, a ambição, a tola vaidade e o egoísmo, e que contribua assim para o meu adiantamento.

     32. (Outra) – Sinto, ó meu Deus, necessidade de te pedir me dês forças para suportar as provações que te aprouve destinar-me. Permite que a luz se faça bastante viva em meu espírito, para que eu aprecie toda a extensão de um amor que me aflige porque me quer salvar. Submeto-me resignado, ó meu Deus; mas a criatura é tão fraca, que temo sucumbir, se me não amparares. Não me abandones, Senhor, que sem ti nada posso.

     33. (Outra) A ti dirigi o meu olhar, ó Eterno, e me senti fortalecido. És a minha força, não me abandones. Ó meu Deus, sinto-me esmagado sob o peso das minhas iniquidades. Ajuda-me. Conheces a fraqueza da minha carne, não desvies de mim o teu olhar!

     Ardente sede me devora; faze brotar a fonte da água viva onde eu me dessedente. Que a minha boca só se abra para te entoar louvores, e não para soltar queixas nas aflições da minha vida. Sou fraco, Senhor, mas o teu amor me sustentará.

     Ó Eterno, só Tu és grande, só Tu és o fim e o objetivo da minha vida! Bendito seja o teu nome, se me fazes sofrer, porquanto és o Senhor e eu o servo infiel. Curvarei a fronte sem me queixar, porquanto só Tu és grande, só Tu és a meta.

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

O Sonho de Jacó. Óleo sobre tela de José de Ribera

Imagem/fonte:

http://en.wikipedia.org/wiki/Vayetze#/media/File:El_sue%C3%B1o_de_Jacob,_by_Jos%C3%A9_de_Ribera,_from_Prado_in_Google_Earth.jpg

 

 

A palavra de Deus

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

      Não penseis que Eu vim destruir a Lei ou os pro­fetas; não os vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade Eu vos digo que, enquanto o Céu e a Terra não passarem, nem um só jota, nem um só til da Lei passarão, sem que tudo se cumpra. (Mateus, 5:17 e 18.)

      Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, os cinco pri­meiros livros sagrados do Judaísmo, atribuídos a Moisés, com­põem a Lei. O termo “profetas” designa os demais. Juntos, dão origem ao Velho Testamento, atual primeira parte da Bíblia.

Quando Jesus afirma que não veio destruí-los, está sendo coerente, pois seria um contrassenso Ele, que viera ao mundo com uma revelação divina, parcela da Verdade desdobrada aos homens, revogar o que fora anteriormente revelado. A Verdade é imutável — partes dela mostradas aos homens completam-se, sem jamais se contraporem.

Todavia, poder-se-ia dizer que há uma contradição em suas afirmativas, porquanto, no próprio Sermão da Montanha, Ele alteraria substancialmente muitos conceitos antigos.

É que estes, somente em essência, exprimem orientação di­vina. Tudo o mais é apenas o relato das experiências e tradições do povo judeu, altamente belicoso e materialista, contido por se­veras disciplinas que atendiam aos interesses da época, mas esta­vam longe de exprimir a vontade do Criador.

Há passagens incríveis em suas páginas, a começar pela fantasiosa criação do mundo, no livro Gênesis, que nos fala de um homem feito de barro, uma mulher tirada de sua costela, uma serpente que fala e um pecado original, que é muito mais um ori­ginal pecado — servir-se do fruto da árvore da ciência do Bem e do Mal, o que fora proibido por Jeová — porquanto, como pode alguém incorrer em desobediência sem ter noção do que é certo ou errado?

Nós, que não temos nada a ver com as peraltices de Adão e Eva, sofremos ainda hoje as consequências de seu ato. Segundo o relato bíblico, vivenciamos doenças, sofrimentos, limitações e a própria morte, apenas porque eles não se mantiveram ignorantes.

A legislação mosaica tem orientações não menos aberran­tes, como a determinação de que o cunhado se case com a viúva de seu irmão; a pena de morte para quem desrespeita os pais ou não observa o descanso do sábado, e a amputação do braço como castigo para o crime do furto.

Quanto aos profetas, situados como indivíduos divina­mente inspirados, comportavam-se, não raro, de forma nada exemplar...

Eliseu, a caminho de Betel, encontra um bando de crianças que, em infantil folia, o chamam de careca. Tomado de irritação ele evoca sobre elas a cólera divina. Logo após, duas ursas saem de um bosque próximo e dilaceram 42 crianças...

Salomão, proclamado sábio dos sábios, iniciou seu reinado mandando eliminar seu irmão Adonias. Consta que castigava im­piedosamente seus adversários e que tinha setecentas mulheres e trezentas concubinas.

Ezequiel, supostamente inspirado por Deus, fez-se amar­rar, comeu um pergaminho e deitou-se 390 dias sobre o lado direito, mais quarenta sobre o esquerdo; depois se banqueteou comendo bolos assados sobre excrementos humanos...

Aterradoras são as determinações de Jeová em relação a outros povos. Josué conquistou várias cidades e, seguindo literalmente a recomendação divina, não deixou com vida nada que tivesse fôlego, fossem homens, mulheres, crianças, pássaros, aves ou animais. Sob “inspiração divina” os judeus passaram pela História de espada na mão...

E há quem afirme ser a Bíblia a palavra de Deus!

Por isso, quando Jesus proclama que não veio destruir a Lei e os profetas, refere-se ao que, no Velho Testamento, pode ser considerado de inspiração divina, e que se reduz a algumas orientações obtidas por seus homens santos nos momentos de comunhão autêntica com a Espiritualidade maior.

Em essência, temos na tábua dos Dez Mandamentos, re­cebida por Moisés no monte Sinai, a revelação autenticamente divina, definindo o que o homem não deve fazer. Nela estão os fundamentos da justiça humana, estabelecendo que nossos direi­tos terminam quando começam os direitos alheios, e que só nos é lícito fazer o que não implique prejuízo para nosso semelhante.

 

Museu do Livro,  em Jerusalém, Israel. Dentre seu acervo precioso pode-se contemplar os

originais dos Manuscritos do Mar Morto. Ao fundo o edifício do parlamento de Israel, o “Knesset”.

Foto Margarida Lopes de Araújo

 

 

Registro. 16º. Congresso Estadual de Espiritismo na

Tvmundomaior

 

Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=ZmfNvs9yFO0&feature=youtu.be

 

 

 

Programação da oradora Juselma Coelho em

Portugal

Foto de ADEP.

 

A PALESTRANTE JUSELMA COELHO VISITA PORTUGAL

DE 26.05.15 A 31.05.15, ALGARVE - FARO, OLHÃO, PECHÃO, LUZ DE TAVIRA, LAGOS, PORTIMÃO E LAGOS (SEMINÁRIO)

DE 01.06. 15 A 14.06. 15
NA ZONA CENTRO E LISBOA

ZONA CENTRO

-Dia o1Junho15 – 2ª. feira - 21h00
– Associação Espírita da Figueira da Foz 
Tema: A RETOMADA EVOLUTIVA DO SUICIDA
-Dia 02Junho15 – 3ª. feira - 21H00
-Associação Espírita Cristã Isabel de Portugal
Vila Nova de Poiares
Tema: LIVRE
-Dia 03Junho - 4ª. feira – 20h30
-Associação Espírita Maria de Nazaré
Águeda
Tema: EDUCANDO A MENTE
-Dia 04Junho15 – 5ª.feira – 21H00
-Assoc.Cult.de Auxílio e Esclarecimento “Nosso Lar”
Tema: EDUCANDO A MENTE
-Dia 05Junho15 – 6ª.feira - 21H00
-Associação Espírita de Leiria
Leiria
Tema: EVOLUÇÃO E APRIMORAMENTO

-Dia 06Junho15 – sábado - 15H30/18H00
-SEMINÁRIO À TARDE (com intervalo e perguntas e respostas)
-Associação Espírita Consolação e Vida
Águeda
Tema: DECÁLOGO DA DESOBSESSÃO

LISBOA

-Dia 08Junho15 – 2ª.feira – 20H00
-Ass. de Beneficência e Solidariedade Eduardo Matos
Lisboa
Tema: EDUCANDO A MENTE
-Dia 09Junho – 3ª.feira - 20h30 
-Ass. de Cultura Espírita Fernando de Lacerda
Loures 
Tema: AS PROVAS COMO OPORTUNIDADE PARA O PROGRESSO

-Dia 10Junho15 – 4ª.feira – 21H00 – GEEAK COIMBRA
GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC
TEMA: EDUCANDO A MENTE

– Dia 11Junho15 5ª.-feira 19H30/20h30
-ASSOCIAÇÃO LUZ, PAZ E AMOR – TORRES VEDRAS
TEMA: AS PROVAS COMO OPORTUNIDADE PARA O PROGRESSO

– Dia 12 Junho 15 6ª.-feira 21H000
- CENTRO DE CULTURA ESPÍRITA – C. RAINHA
TEMA: A RETOMADA EVOLUTIVA DO SUICIDA

-Dia 13Junho15 – sábado – 11H00
-Associação Eurípedes Barsanulfo – Oeiras
Tema: CONHECER-SE PARA EVOLUIR

-Dia 13Junho15 – sábado- 17h00
-Grupo Espírita Batuíra – 17h00 (de tarde) Lisboa
Tema: INSTRUÇÃO, EDUCAÇÃO E EVOLUÇÃO

-Dia 14Junho15 – Domingo

SEMINÁRIO –10H00/12H30 – ALMOÇO – 15H00/17H00 
-Centro Espírita A Casa do Caminho - Lisboa
Tema: CURAR E CURAR-SE

 

(Informação recebida em email de Nuno Emanuel)

 

 

André Trigueiro faz lançamento em

São Paulo, SP

 

Convite-VIVER-CulturaCNacional.jpg

 

(Informação recebida em emails de de Izabel Vitusso, Correio Fraterno e de Regina Bachega)

 

 

Seminário com Dr. Décio Iandoli

Dourados, MS

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

Monumento “O Aprendiz” no trevo de acesso a Dourados, MS. Foto Ismael Gobbo

 

 

Palestra programada para o Centro Espírita Fé e Amor

Fazenda Santa Maria- Sacramento - Conquista, MG

 

 


 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

Encontro Médico-Espírita em Minas Gerais

Belo Horizonte

 

 

Informamos a todos que estão abertas as inscrições para o Encontro Médico-Espírita em Minas Gerais de 2015, promovido pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg). 

O Encontro ocorrerá nos dias 14 e 15 de agosto (sexta à noite e sábado o dia inteiro) no Auditório do Hospital Espírita André Luiz, em Belo Horizonte, tendo como tema central: "Evangelho e vida em abundância". 

 

Teremos mais uma vez conosco, pelo terceiro ano consecutivo, a participação de Haroldo Dutra, Irmã Aíla Pinheiro e  Pr. Enéas Alexandrino, na já famosa mesa redonda ecumênica, que este ano tem como tema: "Qual o propósito de Deus para o homem?"  Teremos também os expositores da Amemg: Roberto Lúcio Vieira de Souza, Jaider Rodrigues de Paula, Andrei Moreira, Rosemeire Simões, Joana Parreiras e Grazielle Serpa em ricos debates e vivências.

 

Neste ano não teremos o sistema de retiro e oficinas dos últimos dois anos (devido a limitações financeiras para executá-lo) mas o evento continua firme em sua proposta teórico-vivencial. Teremos: apresentações artísticas, mesas-redondas sobre experiências práticas com os temas propostos, debates, visualização criativa, acolhimento afetivo, grande livraria e, ainda, o lançamento do esperado livro da psicóloga Rosemeire Simões: "Livre para amar saudavelmente" (Ame Editora), sobre a profilaxia e o tratamento da dependência emotivo-afetivo-sexual, baseado em anos de experiência da autora à frente do grupo terapêutico das dependências, da Amemg.

 

Conheça a programação e faça já sua inscrição pelo site: http://www.amemg.com.br/inscricoes/

Desconto para idosos e estudantes. Vagas limitadas!!!

 

Nos vemos lá! 

 

Abraço fraterno a todos,

 Andrei Moreira -   Presidente da Amemg

 

 

(Informações recebidas em email de Dantanhy | Comercial Ame Editora [[email protected]])

 

 

Curso para tratamento de dependência química

São Paulo, SP

 

CURSO PARA TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

No próximo sábado (dia 16), acontecerá o 6º modulo de um curso que a Equipe do Reviver está fazendo desde 2014.

Como cada módulo não depende do outro, e este último é de grande importância para qualquer pessoa que tenha interesse no assunto ou tenha em casa um dependente químico.

Estaremos saindo do LELA às 12h40m.

Para aqueles que se interessarem em ir, até mesmo para darmos carona, se necessário.

Divulgação LELA

 

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [mailto:[email protected]])

 

 

Envie sua proposta de Oficina ou Minicurso para o 15º FECEF

Franca, SP


Envie sua proposta de Oficina ou Minicurso para o 15º FECEF

Para esta edição a comissão de Workshops alterou a estrutura de funcionamento das oficinas, de forma que os interessados em aplicar alguma atividade deverão fazer as suas propostas de acordo com o formulário em nosso site.

http://www.institutoarteevida.org.br/index.php/2015/05/envie-sua-proposta-de-oficina-ou-minicurso-para-o-15o-fecef/

 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

 

Informações da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

 

Acesse aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=7a6d7a2d-e542-4292-b67d-125eaf32901b&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

 

Notícias do site da USE Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

Acesse aqui:

http://use-sjc.org/site/

 

 

(Com colaboração da Use Taubaté)

 

 

Podcast com Divaldo Pereira Franco, quer ouvir?

 

Você tem curiosidade em saber alguma coisa sobre o Divaldo Pereira Franco, o médium e orador baiano de 87 anos de idade? Se sua resposta é sim, então vá ao link abaixo e baixe o áudio. É um Podcast gravado com o pupilo da Joanna de Ângelis. Mas atenção: a duração do áudio é de duas horas. Isso quer dizer que você vai ter que dispor de bastante tempo para apreciar a entrevista. Uma boa ideia é ouví-la, aos poucos, no som do rádio do seu carro. É o que presentemente estou fazendo.

 

 

Clique abaixo

PodSER #029 — Divaldo Pereira Franco

 

Para o áudio direto, em MP3, clique em Download

 

(Colaboração recebida de Clóvis Lima)

 

 

Programa “Encontro com Divaldo”

Rádio ABC – Santo André, SP

 

cartaz_radio.jpg

 (Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Jantar italiano no Maria Dolores

Jales, SP

 

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

Não julgueis

 

Aylton Paiva  

[email protected]

 

            É muito citada a frase: “ Não julgueis para que não sejais julgados” atribuída a Jesus, conforme o capítulo 7,  versículo  1, quando se quer alertar alguém sobre a sua impossibilidade de fazer julgamentos sobre os outros.

            A tradução acima da frase é João Ferreira de Almeida “in”  A Bíblia Sagrada, ed. Sociedade Bíblica do Brasil. Não traz a informação de qual idioma foi traduzida.

            Outras traduções trazem pequenas variações quanto ao uso de vocábulos e estrutura de redação, todavia, de maneira geral, mantém o mesmo sentido: “ não fazer julgamento”.

            Segundo os historiadores, Jesus, pela época e local em que viveu, teria falado em aramaico.

            Não existem manuscritos dos evangelhos e dos livros bíblicos no idioma aramaico.

            Os exemplares mais antigos que chegaram até os nossos tempos estão escritos em grego antigo, que depois foram traduzidos para o idioma latim, língua dos romanos, e desta para os demais idiomas.

            Então é importante que procuremos entender com a devida lógica os ensinamentos do Mestre Jesus, que, muitas vezes, apresentam profundidade de idéias muito além da aparência.

            Nesse ensinamento poderemos considerar que Jesus não pretendia condenar o julgamento como processo racional de análise e compreensão sobre determinado fato ou pessoa, mas o que deve vir na fase seguinte, após o julgamento, que é a condenação, se houver erro.

            Na verdade, a tendência das pessoas é condenar antes de julgar, se algo não lhe agrada, muitas vezes não considerando se está certa ou errada.

            Então muitos equívocos surgem e muitos males têm a sua dramática origem.

            Conta-se que um casal, recém  casado, mudou para um bairro muito tranqüilo.

            Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

            - Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela quer que a ensine a lavar as roupas!

            O marido observou calado.

            Três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal, e novamente, a mulher comentou com o marido:

            - Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria  se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

            E assim, a cada  três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.

            Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muitos brancos sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:

            - Veja, ela aprendeu a lavar as roupas, será que a outra vizinha lhe deu sabão? Porque eu não fiz nada.

            O marido calmamente respondeu:

            - Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da janela.

            E assim é. Tudo depende da janela através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir; verifique seus próprios defeitos e limitações. ( A luz dissipa as trevas, vol. 2, Editora Paulo de Tarso, Goiânia, GO, 2002,  pg. 86).

            Para condenar é preciso saber julgar; caso contrário o julgador será condenado.

            O julgamento e a condenação devem sempre visar o Bem.

 

 

Estudo para “O beijo de Judas”. Gustave Doré

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Kiss_of_Judas#/media/File:Gustave_Dor%C3%A9_-_Study_for_%22The_Judas_Kiss%22_-_Walters_371387.jpg

 

 

Você é insubstituível

 

 

Quantas vezes você já ouviu a frase: Ninguém é insubstituível?

Pensando bem, ninguém é insubstituível, no sentido de que todos os seres humanos somos transitórios.

Hoje estamos aqui e amanhã poderemos não mais estar. E, a qualquer momento, poderemos ser substituídos no cargo que ocupamos, na realização da tarefa que nos devotamos.

E essa é uma realidade de muitas instituições, onde as pessoas são descartadas, por qualquer motivo ou motivo algum.

Contudo, ao se repensar bem a frase, percebemos que ela é inverídica sob variados aspectos.

Basta se faça um passeio pela História da Humanidade e logo descobriremos pessoas que fizeram a grande diferença no mundo.

No campo da arte, recordemos de Beethoven. Ele morreu em 1827. Quem o substituiu?

Embora tantos músicos depois dele, ninguém compôs sinfonias como ele o fez.

Nunca mais houve outra Sonata ao luar. Ele foi único. E ouvindo as suas sonatas, seus concertos quem recorda que ele era surdo?

Único e insubstituível também foi Gandhi, o líder pacifista e principal personalidade da Independência da Índia.

Quem ensinou a não violência como ele o fez? Quem, depois dele liderou uma marcha para o mar, por mais de trezentos e vinte quilômetros para protestar contra um imposto?

Quem conseguiu a independência de um país da forma que ele o fez?

E que se falar de Martin Luther King Junior? Depois dele, alguém teve um sonho que custasse a própria vida?

Um sonho em que os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos se sentassem à mesa da fraternidade.

Um sonho de que os homens não fossem julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter.

Ele morreu em 1968. Quem o substituiu?

Quem substituiu Madre Teresa de Calcutá, com seu amor, seu bom senso, sua capacidade de entender a necessitada alma humana?

Quem substituirá o colo de mãe ao filho pequeno?

Quem poderá substituir o abraço da amada que partiu, do filho, do esposo que realizou a grande viagem?

Tudo isso nos leva a pensar que cada pessoa tem um talento especial, uma forma de ser particular e, com isso, marca sua passagem por onde passa.

Outros virão e tomarão seu lugar, realizarão suas tarefas, dispensarão amor, farão discursos importantes, mas ninguém como ela mesma.

Um órfão encontrará amparo e ternura em amorosos braços, o esposo poderá tornar a se casar mas nunca será uma substituição.

A outra pessoa tem outros valores, outros talentos, outra forma de ser.

Pensemos, pois, que, de verdade, cada um de nós onde está, com quem está, é insubstituível.

O que cada um de nós realiza, a ternura que oferece, a amizade que dispensa, o carinho que exprime é único.

Isso porque somos Criação Divina inigualável.

Criados à imagem e semelhança do Criador, com nuances especiais, conquistadas ao longo das eras e que se expressam no sentir, no agir, no falar.

Pensemos nisso e, em nossa vida, valorizemos mais as qualidades dos amigos, familiares, colegas, conhecidos, tendo em mente que cada um deles é insubstituível.

E valorizemo-nos porque também somos insubstituíveis no coração das pessoas e no mundo.

Redação do Momento Espírita.
Disponível no CD Momento Espírita, v. 22,
ed. FEP.
Em 13.5.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Busto de Ghandi na Plaza Sicilia, em Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]