Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 17 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/17-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

16-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/16-03-2015.htm

14-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/14-03-2015.htm

13-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/13-03-2015.htm

12-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/12-03-2015.htm

11-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/11-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XX,   2-3

Os trabalhadores da última hora

 

 

 

Instruções dos Espíritos

Os últimos serão os primeiros

 

     2. O obreiro da última hora tem direito ao salário, mas é preciso que a sua boa vontade o haja conservado à disposição daquele que o tinha de empregar e que o seu retardamento não seja fruto da preguiça ou da má vontade. Tem ele direito ao salário, porque desde a alvorada esperava com impaciência aquele que por fim o chamaria para o trabalho. Laborioso, apenas lhe faltava o labor.

     Se, porém, se houvesse negado ao trabalho a qualquer hora do dia; se houvesse dito: “Tenhamos paciência, o repouso me é agradável; quando soar a última hora é que será tempo de pensar no salário do dia; que necessidade tenho de me incomodar por um patrão a quem não conheço e não estimo! quanto mais tarde, melhor”; esse tal, meus amigos, não teria tido o

salário do obreiro, mas o da preguiça.

     Que dizer, então, daquele que, em vez de apenas se conservar inativo, haja empregado as horas destinadas ao labor do dia em praticar atos culposos; que haja blasfemado de Deus, derramado o sangue de seus irmãos, lançado a perturbação nas famílias, arruinado os que nele confiaram, abusado da inocência, que, enfim, se haja cevado em todas as ignomínias da Humanidade? Que será desse? Bastar-lhe-á dizer à última hora: “Senhor, empreguei mal o meu tempo; toma-me até o fim do dia, para que eu execute um pouco, embora bem pouco, da minha tarefa, e dá-me o salário do trabalhador de boa vontade?” Não, não; o Senhor lhe dirá: “Não tenho presentemente trabalho para te dar; malbarataste o teu tempo; esqueceste o que havias aprendido; já não sabes trabalhar na minha vinha. Recomeça, portanto, a aprender e, quando te achares mais bem-disposto, vem ter comigo e eu te franquearei o meu vasto campo, onde poderás trabalhar a qualquer hora do dia.”

     Bons espíritas, meus bem-amados, sois todos obreiros da última hora. Bem orgulhoso seria aquele que dissesse: Comecei o trabalho ao alvorecer do dia e só o terminarei ao anoitecer. Todos viestes quando fostes chamados, um pouco mais cedo, um pouco mais tarde, para a encarnação cujos grilhões arrastais; mas há quantos séculos e séculos o Senhor vos chamava para a sua vinha, sem que quisésseis penetrar nela! Eis-vos no momento de embolsar o salário; empregai bem a hora que vos resta e não esqueçais nunca que a vossa existência, por longa que vos pareça, mais não é do que um instante fugitivo na imensidade dos tempos que formam para vós a eternidade. – Constantino, Espírito protetor. (Bordeaux, 1863.)

     3. Jesus gostava da simplicidade dos símbolos e, na sua linguagem máscula, os obreiros que chegaram na primeira hora são os profetas, Moisés e todos os iniciadores que marcaram as etapas do progresso, as quais continuaram a ser assinaladas através dos séculos pelos apóstolos, pelos mártires, pelos Pais da Igreja, pelos sábios, pelos filósofos e, finalmente, pelos espíritas. Estes, que por último vieram, foram anunciados e preditos desde a aurora do advento do Messias e receberão a mesma recompensa. Que digo? recompensa maior. Últimos chegados, eles aproveitam dos labores intelectuais dos seus predecessores, porque o homem tem de herdar do homem e porque coletivos são os trabalhos humanos: Deus abençoa a solidariedade. Aliás, muitos dentre aqueles revivem hoje, ou reviverão amanhã, para terminarem a obra que começaram outrora. Mais de um patriarca, mais de um profeta, mais de um discípulo do Cristo, mais de um propagador da fé cristã, se encontram no meio deles, porém, mais esclarecidos, mais adiantados, trabalhando, não já na base, e sim na cumeeira do edifício. Receberão, pois, salário proporcionado ao valor da obra.

     O belo dogma da reencarnação eterniza e precisa a filiação espiritual. Chamado a prestar contas do seu mandato terreno, o Espírito se apercebe da continuidade da tarefa interrompida, mas sempre retomada. Ele vê, sente que apanhou, de passagem, o pensamento dos que o precederam. Entra de novo na liça, amadurecido pela experiência, para avançar mais. E todos, trabalhadores da primeira e da última hora, com os olhos bem abertos sobre a profunda Justiça de Deus, não mais murmuram: adoram.

     Tal um dos verdadeiros sentidos desta parábola, que encerra, como todas as de que Jesus se utilizou falando ao povo, o gérmen do futuro e também, sob todas as formas, sob todas as imagens, a revelação da magnífica unidade que harmoniza todas as coisas no Universo, da solidariedade que liga todos os seres presentes ao passado e ao futuro. – Henri Heine. (Paris, 1863.)

 

 (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

  

O protomártir Santo Estevão apedrejado nos últimos dias do ano 33.

Bronze de Rodolfo Bernardelli, exposto na Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Aprendendo

 

 

A experiência é excelente mestra. Disso todos sabemos. Mas, por vezes, bem que poderíamos deixar de passar por algumas delas, muito desagradáveis. Isso, se usássemos um pouco de calma e bom senso.

Narra um médico que ele tinha uma cirurgia de pequeno porte marcada. Coisa nada complicada. De toda forma, preparou-se no dia anterior, revisando todos os exames.

Seis e meia da manhã, em seu automóvel, dirigiu-se à clínica. Cedo, ninguém na rua. Ele seguia tranquilo, cantarolando, quando um carro cortou a sua frente, quase provocando um acidente.

Ele freou bruscamente. Assustou-se. A adrenalina subiu. Ficou irritado, furioso! Pensou no quase grave acidente provocado por um mau motorista. Provavelmente, um bêbado saindo de uma noitada.

Indignado, acelerou e alcançou o carro, quadras adiante, num sinal fechado.

Abriu o vidro e verificou se tratar de uma mulher. Descarregou nela, que estava com jeito de quem nem tinha percebido o que fizera, toda sua lista especial, de nomes ruins.

Começou por irresponsável, incompetente, terminando com o tradicional só podia ser mulher!

Nem ele mesmo sabia porque dissera aquilo, ao final. Intimamente tinha certeza de que sua noiva dirigia com muito mais atenção do que ele próprio.

Lembrou de alguns palavrões e os despejou também. Ela devolveu, mais ou menos na mesma moeda. Para não ouvir, ele foi fechando o vidro.

O sinal abriu. Ele acelerou e cortou a frente dela, para devolver o gesto, exatamente na mesma medida.

Finalmente, chegou à garagem da clínica. Agora, sentia-se um pouco mais calmo. Afinal, tinha descarregado toda sua raiva e se sentia vingado.

Trocou de roupa. Conferiu a mesa cirúrgica. Abriu a porta da sala e chamou a paciente.

Era ela! A mulher que cortara a sua frente. Aquela que ele chamara de tudo e mais um pouco. Aquela que, por vingança, ele tinha fechado, ao arrancar com seu carro, no último sinaleiro.

Dr. Diego gelou. Rapidamente, colocou a máscara cirúrgica e o gorro, ficando somente com os olhos de fora, espiando e esperando.

Será que ela o reconhecera? Ela entrou. Ele falou com voz calma e pacífica, tentando disfarçar.

Ao menos naquele dia, deu certo. Quer dizer, ele acredita que foi assim. Se ela o reconheceu, disfarçou muito bem. Nunca comentou nada. Talvez, por educação.

Depois da cirurgia, ele ainda a atendeu no pós-operatório, por três vezes. Nunca tocaram no assunto.

Mas Dr. Diego afirma: Aprendi a não brigar no trânsito, nunca mais.

*   *   *

Pense nisso!

 Nossa educação e o trato gentil são medidos nas situações adversas. Naquelas em que somos desafiados a manter a calma.

É fácil ser educado em momentos de tranquilidade, em que os demais também se mostram educados.

O grande desafio é aprendermos, sem experiências amargas, preferencialmente, a sermos corteses, ponderados, educados nos momentos de crise, sustos e reveses.

E um bom momento é começar hoje a realizar a grande aprendizagem, o sadio exercício.

Redação do Momento Espírita, com base em blog de autoria de 
Diego Bassani, inserido na revista 
Seleções Reader’s Digest, 
 de agosto de 2003.
Em 16.3.2015
.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Vale do Anhangabaú com Praça da Bandeira ao fundo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

Palestra no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Na sexta-feira, dia 20 de março de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema A PERDA DE ENTES QUERIDOS.

A perda de um ente querido é sempre dolorosa, que mensagem de consolo pode trazer a doutrina espírita nesse contexto?

Será abordado o tema à luz do espiritismo.


Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org  e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Oficina Ler. Contar. Brincar., dia 29/3, na zona sul de

São Paulo, SP

 

A USE DISTRITAL JABAQUARA CONVIDA PARA OFICINA:

LER. CONTAR. BRINCAR

Público Alvo: Educadores da Infância, Evangelizadores, Pais e Jovens.

Data: Dia 29/3/2015 - das 8h30 às 12h45 - na Fraternidade Espírita Auta de Souza

Endereço: Rua Loefgreen, 1428 - duas quadras atrás do Shopping Santa Cruz

Inscrições: Maurício Ribeiro - [email protected]

Contribuição R$10,00 na entrada - inscrição até 27/3 ou término das vagas

Realização: Depto. de Infância e Mocidade da USE Distrital Jabaquara


 

 

(Informação recebida em email de Julia Nezu)

 

 

Ciclo de palestras sobre Saúde e Espiritualidade – Unifesp/Nuse

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de sandra claro [[email protected]])

 

 

 

 

IX Semana Espírita de

Poços de Caldas, MG

 

(Informação recebida em email de Alianca Municipal Espirita [[email protected]])

 

 

12ª. Jornada Espírita de

Silvânia, GO

 

Caros companheiros,

 

Estamos promovendo a 12ª Jornada Espírita de Silvânia, que acontece de 26 a 29 de março, na Fraternidade Espírita Allan Kardec, rua José Delfino, 51, Centro, Silvânia(GO).

Serão quatro noites de palestras tendo como tema central "A família à luz do evangelho".

Além das palestras voltadas ao público em geral, o evento tem uma programação especial, dois seminários, direcionados a trabalhadores do movimento espírita e a jovens.

Convidamos os companheiros a participarem conosco e pedimos o apoio na divulgação do evento em suas casas, entre amigos, redes sociais. 

Segue anexo, material promocional.

--

Fraternalmente,

Edmar Cotrim

Coordenação da 12ª Jornada Espírita

 

http://youtu.be/GIIBOGyTLxs

 

 

(Informação recebida em emails de espiritismo silvania [mailto:[email protected]] e de Prof Almir [[email protected]])

 

 

Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para

Infância e Juventude. Amsterdam, Holanda

 

Convite - Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para Infância e Juventude, dias 21 e 22 de março

 

Curso de Capacitação de Educadores Espíritas para Infância e Juventude

21 & 22 de Março 2015 Amsterdam

 

 Queridos companheiros de ideal espírita,

 

Finalmente é chegado o momento e a oportunidade de melhor nos prepararmos para receber e educar as crianças e adolescentes tanto nos nossos grupos espíritas como nos nossos lares.

 

A necessidade se faz cada fez mais urgente e necessária de capacitar nossos "pequenos" para fazer escolhas responsáveis e conscientes baseadas no exemplo de nosso maior Educador - Jesus. Portanto, o objetivo da educação infantojuvenil não é de ensinar religião, e sim sobre valores, liberdade de pensar, amor.

 

Para melhor entender a nossa responsabilidade e a importância da educação infantojuvenil, convido-os a assistir a palestra do Haroldo Dutra no link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=B_n_7Su8d4E

 

Convencidos? Querem obter ferramentas para serem melhores educadores ou se reciclarem? Então venham participar conosco.

 

No dia 21 de março na parte da manhã, a palestra inicial sobre Cérebro e inteligência: Como Aprendemos? será aberta ao público e com tradução para o holandês. 

Portanto podem trazer os familiares e amigos. 

 

Para maiores informações e inscrições ver folder em anexo e/ou visite o site do NRSP.

 

www.nrsp.nl

 

Contamos com vocês no curso e na divulgação.

 

Abraços fraternos e até o nosso evento,

 

NRSP

  

(Informação recebida em email de Nederlandse Raad v Spiritisme [[email protected]])

 

 

1º. Congresso da Juventude Espírita da Bahia

Salvador, BA

 

 

(Informação recebida em emails Edward Cobem 7 [[email protected]] de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

3º. Congresso Espírita do Distrito Federal

Brasília, DF

 

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

                            Newsletter | Março 2015

 

3º CONGRESSO ESPÍRITA DO DF

 

Caros amigos,

       A Federação Espírita do Distrito Federal costuma sempre realizar eventos gratuitos no DF, mas, a cada 3 anos, faz também um congresso em locais públicos, voltado inclusive para quem NÃO é espírita.

          Neste ano, nos dias 17, 18 e 19 de abril, junto a várias casas e coordenações espíritas, realizará o 3º Congresso Espírita do DF no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a participação de renomados expositores e diversas atividades!

          O tema escolhido foi “EVANGELHO, FRATERNIDADE E PAZ”, ressaltando a Paz interior, a Paz em Família, a Paz e a Fraternidade em toda a sociedade!
 
          Quantos casos de crimes, violência, sofrimentos, obsessão, alcoolismo e uso de outras drogas, conflitos conjugais, depressão, abortos, suicídios etc. não poderiam ser evitados com o conhecimento da Doutrina

Espírita! Isso demonstra a importância de realizar eventos também para o público leigo, em espaços fora das casas espíritas.

 

Expositores confirmados

Já estão confirmados os seguintes expositores:

1. Alberto Almeida: escritor, médico e psicoterapeuta, com formação em Psicologia Transpessoal, Terapia Regressiva a Vivências Passadas, Dinâmica dos Grupos, Terapia Familiar e Dinâmica Energética do Psiquismo;

2. Haroldo Dutra Dias: estudioso do grego, da cultura e línguas do povo judeu à época de Jesus e também das obras de Emmanuel. Haroldo traduziu o Novo Testamento para o português e é coordenador do NEPE – Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho na Federação Espírita Brasileira.

3. Wagner Paixão: expositor, escritor e médium, profundo conhecedor da vida e da obra de Francisco Cândido Xavier e do Evangelho, que também integra o NEPE;

4. Simão Pedro de Lima: dedicado estudioso da obra de Kardec, de Chico Xavier e do Evangelho, mestre em educação e especialista em história moderna, colabora eventualmente com o NEPE-FEB;

5. Saulo César: expositor dedicado ao estudo das obras espíritas e do Evangelho, membro da equipe do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Evangelho da FEB e da FEDF e coordenador do projeto "O Evangelho por Emmanuel";

6. Neuza Zaponni: escritora, facilitadora de cursos e palestrante com larga experiência em psicologia, educação e atendimento espiritual. Professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB) e ex-professora da University of Texas (UTEP). Possui múltiplas formações em terapêutica transpessoal.

- Presença do escritor e médium José Raul Teixeira.

 

O evento terá ainda:

  • Variadas apresentações artísticas;
  • Coral com mais de 100 vozes;
  • Lançamentos de livros e autógrafos;
  • Grande oferta de livros, DVDs e CDs etc.

 

Vantagens de antecipar sua inscrição:

  • Você garante sua vaga;
  • Evita filas;
  • Tem excelente desconto (o valor promocional deve terminar em breve);
  • Dispõe de várias opções para pagamento (há previsão de restrições);
  • Ajuda a FEDF a distribuir mais cortesias para quem não pode pagar (a FEDF sempre distribui um percentual das inscrições para as pessoas carentes);
  • Não sabe se vai estar em Brasília? Caso não possa participar, você pode repassar o seu crachá para outra pessoa. Ou pode doar sua vaga para pessoas carentes e terá auxiliado a realização e divulgação do evento!
  • Garante a inscrição de suas crianças e jovens no sábado e domingo com programação e preços especiais: R$ 20,00 para crianças de 7 a 12 anos e R$ 40,00 para jovens de 13 a 21 anos de idade, já incluído um almoço e lanches para eles! (Mas atenção: como as vagas são limitadas, elas foram reservadas somente para os primeiros pais ou responsáveis a se inscreverem, observadas as vagas disponíveis);
  • Pode retirar seu crachá e pasta uma semana antes do evento;
  • Recebe, na hora, um CD de MP3 contendo 12 palestras e algumas músicas como brinde!
    OBS: Quanto antes, mais opções entre os 11 diferentes títulos de MP3 disponíveis (oferta válida somente para os primeiros inscritos nos pontos de venda e enquanto durar o estoque);
  • E mais: auxilia a FEDF a obter recursos para ampliar de imediato a divulgação nos grandes meios de comunicação! Ela precisa atingir, sobretudo, o público leigo, para que também conheça e se beneficie do consolo e esclarecimentos que a Doutrina Espírita nos oferece!

 

Faça agora mesmo a sua inscrição!

         O Congresso de 2012 foi um sucesso! Auditório lotado, excelentes apresentações, muitas emoções, grande confraternização e uma ampla divulgação nas redes de TV e mídia, graças a você, que comprou antecipadamente seu ingresso!
          Lembrando: o 3º Congresso Espírita do DF será nos dias 17 de abril (sexta à noite), 18 (sábado pela manhã e tarde) e 19 (domingo pela manhã), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.


Conheça também o blog e a página no Facebook do Congresso.

           Procure os pontos de venda nas casas conveniadas e escolha entre as diversas opções de pagamento ou faça sua inscrição agora, no site da Federação Espírita do DF: www.fedf.org.br.

http://www.fedf.org.br

Se não desejar receber outras mensagens cancele sua inscrição neste link.

(Informação recebida em email de Diretoria de Com. Social Espírita-DCS/ FEDF [[email protected]])

 

 

Palestra pública no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

 

Meus amigos,

Convidamos para a palestra de 

 

LÚCIO MARTINEZ,

 

no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, nesta quarta-feira, 18 de Março, 20:00 h, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066


Conheça o Esperanto (www.esperanto.org.br)

 

 

(Informação recebida em email de Antonio Carlos Navarro)

 

 

Palestra na União Espírita “João de Camargo”

Marília, SP

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra no Lela com Manolo Quesada

Diadema, SP

 

DIA 28! MANOLO QUESADA! "AMIZADE E COMPREENSÃO"!
Prioridade: Alta

 

PALESTRA MENSAL

28/03/2015 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "AMIZADE E COMPREENSÃO"

PALESTRANTE: "MANOLO QUESADA"

MUSICAL: GRUPO VOCAL "CLAREAR"

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E/OU PRODUTOS

DE HIGIENE PESSOAL EM PROL DA TRASITÓRIA CASA DO CAMINHO

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.luzeamor.org

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

https://www.facebook.com/emfoco

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Convite: Noite dos Espíritas no Museu

Forte Lauderdale, Flórida, EUA

 

 

BM SSS: You're invited to Spiritist's Night at the Museum - All Youth over 13 is invited!!!!!!

 

Hi, just a reminder that you're receiving this email because you have expressed an interest in Bezerra de Menezes Spiritist Association. Don't forget to add [email protected] to your address book so we'll be sure to land in your inbox!

 

 

Hello,
You are invited to the following event:

Spiritist's Night at the Museum - The World inside your head

divider

Event to be held at the following time, date, and location:

Saturday, March 28, 2015 at 6:00 PM
- to -
Sunday, March 29, 2015 at 8:00 AM (EDT)

The Museum of Discovery and Science
401 SW 2nd Street,
Fort Lauderdale, FL 33122

View Map

 

Attend Event

Share this event:

Facebook

Twitter

LinkedIn

divider

Spiritist's Night at the Museum The World inside your head Date:  March 28th, 2015 Check In Time:  6:00pm Check Out Time:  8:00am Sunday Location:  401 SW Second Street • Fort Lauderdale Museum of Discovery and Science Pricing: Participant:        $40.00   What to Bring:   •Sleeping bag/Air mattress   •Pillow   •Warm night clothes/Winter type PJ   •Toothbrush   •Toothpaste   •Slippers (footwear...


Share this event on
Facebook and Twitter

We hope you can make it!

Cheers,
Bezerra de Menezes Spiritist Center

 

eventbrite

 

Eventbrite

 

Bezerra de Menezes Spiritist Association is a non-profit organization 501(c)(3). We function strictly through volunteers and donations. Our mission is to study Spiritism and promote the practice of spiritual and material charity.

6450 NW 77th CT Miami Florida 33166.  www.spiritist.com

 

 

 

Leia o excelente informativo Elo Fraterno.

 Editado por Décio Bressanin

 

Acesse no link abaixo:

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei” (Allan Kardec)

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 277

16 a 19/MARÇO 2015

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: 

http://www.infopanespirita.wordpress.com

 

 

 

Informativo Agenda Espírita do C.E.A.P.

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicite via email para Andre Gadelha [email protected]

 

(Com colaboração de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Algo mais

 

Pelo Espírito Meimei. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Idéias e Ilustrações. Lição nº 18. Página 74.

 

Um crente sincero na Bondade do Céu, desejando aprender como colaborar na Construção do Reino de Deus, pediu, certo dia, ao Senhor a graça de compreender os Propósitos Divinos e saiu para o campo.

De início, encontrou-se com o Vento que cantava e o Vento lhe disse: - Deus mandou que eu ajudasse as sementeiras e varresse os caminhos, mas eu gosto também de cantar, embalando os doentes e as criancinhas.

Em seguida, o devoto surpreendeu uma Flor lhe contou: - Minha missão é preparar o fruto; entretanto, produzo também o aroma que perfuma até mesmo os lugares mais impuros.

Logo após, o homem estacou ao pé de grande Árvore, que protegia um poço d’água, cheio de rãs, e a Árvore lhe falou: - Confiou-me o Senhor a tarefa de auxiliar o homem; contudo, creio que devo amparar igualmente as fontes, os pássaros e os animais.

O visitante fixou os feios batráquios e fez um gesto de repulsa, mas Árvore continuou: - Estas rãs são boas amigas, hoje posso ajudá-las, mas depois serei ajudada por elas, na defesa de minhas próprias raízes, contra os vermes da destruição e da morte.

O devoto compreendeu o ensinamento e seguiu adiante, atingindo uma grande cerâmica.

Acariciou o Barro que estava sobre a mesa e o Barro lhe disse: - Meu trabalho é o de garantir o solo firme, mas obedeço ao oleiro e procuro ajudar na residência do homem, dando forma a tijolos, telhas e vasos.

Então, o devoto regressou ao lar e compreendeu que para Servir na Edificação do Reino de Deus é Preciso Ajudar aos Outros, Sempre Mais, e realizar, cada dia, Algo Mais do que seja Justo Fazer.

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

“Dolium”. Recipiente romano confeccionado em barro e utilizado para armazenar  e/ou transportar produtos agrícolas.

Séc. IV d.C. Museu Nacional de Arte Romano. Mérida, Espanha. Foto Ismael Gobbo 

 

 

Homenagem

Luís Olimpio Teles de Menezes

(26-07-1825 – 16-03-1893)

 

Autor: Carlos Bernardo Loureiro

 

Teles de Menezes



Luís Olímpio Teles de Menezes nasceu na cidade do Salvador, aos 26 de julho de 1825 e desencarnou, no Rio de Janeiro, pobre e esquecido, em 1893. Era filho do Capitão graduado Fernando Luís Teles de Menezes e D. Francisca Umbelina de Figueiredo Menezes, integrante da ilustre família dos Menezes, de velhos capitães, magistrados e clérigos portugueses, a qual desde os primórdios do século XVIII, deu entrada no Brasil. Estabilizou-se na Bahia, dando origem a extensa descendência.

 

Teles de Menezes casou-se, em primeira núpcias, aos 23 anos, com D. Ana Amélia Xavier de Menezes, da mesma idade. Nela, Teles de Menezes encontrou a esposa compreensiva e carinhosa de todos os instantes até a sua desencarnação em 28 de agosto de 1865. Foi pródiga a descendência desse primeiro matrimônio – entre filhos, netos, bisnetos e tetranetos, contando-se, ainda hoje, com alguns vivos.

 

Segundo o historiador Dr. Alexandre Passos, embora não seja possível determinar, de fato, a que ramo pertenceu Teles de Menezes, “não resta dúvida, a menor dúvida aliás, que os Menezes, salvo raras exceções, bons serviços prestaram ao Brasil Colônia e ao Brasil Reino”.


Ainda jovem, Teles de Menezes decidiu seguir a carreira do pai. Entrou para o curso de Artilharia em sua cidade natal, porém logo a abandonou por faltar-lhe a vocação. Dedicou-se, então, ao magistério. Participou, ardorosamente, da campanha contra o analfabetismo e ao incentivo da literatura entre os jovens baianos. O ensino das primeiras letras no Brasil decretado desde 1827, ainda não era bem aceito pelo povo, como não o era o próprio, deste sendo exigida muita renúncia e abnegação. Por vários anos, Teles de Menezes foi professor de instrução primária e de Latim. Apreciador do purismo gramatical, publicou um compêndio a que deu o título de “Ortoépia da Língua Portuguesa”.

 

Convivendo nos meio cultos, Teles de Menezes estabeleceu relações com ilustres educadores baianos, tendo diversos deles, mais tarde, colaborado na propaganda do Espiritismo. Entre estes últimos, podem ser citados os nomes de Zacarias Nunes da Silva Freire, José Francisco Lopes, Aureliano Henrique Tosta, Marciano Antônio da Silva Oliveira, Francisco Álvares dos Santos, Gervásio Juvêncio da Conceição e Antônio Gentil Ibirapitanga.


Na Biblioteca Pública da Bahia, fundada em 04 de maio de 1811, a primeira América do Sul, Teles de Menezes desempenhou as funções de “Oficial de Biblioteca”, cargo em que se aposentou, passando a receber magros proventos.


Teles de Menezes, patriota e monarquista, ingressou na Guarda Nacional, criada em 1831, “famosa naqueles tempos e que tão relevantes serviços prestou ao Segundo Império”, onde recebeu e desempenhou, condignamente, o posto de Capitão do Estado Maior do Comando Superior. Homens ilustres como o Visconde de Passé (Francisco Antônio da Rocha Pita e Argollo), Comendador da Ordem da Rosa, e Joaquim Batista Imburama, veterano da Independência, agraciado com a medalha da Campanha da Bahia, e, também, com a veneranda Ordem da Rosa, pertenceram aos seus quadros e apoiaram o movimento espírita na Bahia ao lado de Teles de Menezes que mais tarde foi reformado no posto de Tenente-Coronel.

O JORNALISTA

Teles de Menezes dedicou-se ao jornalismo. Escreveu em vários jornais e revistas da imprensa leiga da Cidade do Salvador. Dentre estes, em 1872, no “Diário da Bahia” (1856-1956) e no “Jornal da Bahia” (1853-1878) liberal o primeiro, conservador o segundo, e ainda, no “Interesse Público” (1860-1870), períodos considerados àquela época, os mais importantes da Bahia.

 

Ainda como jornalista, Teles de Menezes fez parte da redação da “A Época Literária”, sendo o seu principal redator. Nesta revista, publicou, ainda sem muita experiência e quando ainda não era espírita, nas páginas 24 e seguintes, em folhetins até o capítulo VIII, a novela “Os Dois Rivais”, em estilo ultra-romântico, considerada por David Salles uma das primeiras manifestações da ficção na Bahia, embora peque pela não citação do autor.

 

Publicada sobre os auspícios do poeta e estadista Domingos Borges de Barros, o célebre Visconde de Pedra Branca, pertencente ao Conselho de Sua Majestade, o Imperador, e um dos grandes protetores das letras pátrias, “A Época Literária” saía mensalmente, com 32 páginas, impressa a princípio, pela Tipografia de Carlos Poggetti e, pouco depois, pela Tipografia de Epifânio José Pedrosa. Era, então, uma das poucas folhas literárias existentes na Bahia. O analfabetismo reinante em nossa terra não permitia desenvolver, no espírito baiano, o gosto pelas letras pátrias.

Segundo o historiador Pedro Calmón, nos três tomos de “A Época Literária”, encontram-se colaboração dos “melhores espíritos da época”, como: Domingos Borges de Barros (seu diretor), José Martins Pereira de Alencastre, Pedro Antônio de Oliveira Botelho, Antonio Augusto de Mendonça, Laurindo Rabelo, Constantino do Amaral Tavares, Rodrigo Xavier de Figueiredo Ardignac, além do nosso confrade Luís Olímpio Teles de Menezes.

 


Teles de Menezes contava, nessa época, 24 anos de idade e ainda sem projeção nos meios literários e artísticos. Por isso seu nome não constou no frontispício da revista, uma vez que só nomes conhecidos facilitariam a divulgação da mesma. Todavia, o artigo de fundo do primeiro número de “A Época Literária” foi escrito por Teles de Menezes, sob as iniciais L.O.T.M., e se intitulava, simplesmente, “LEDE”.


Nesse artigo, Teles de Menezes inicia lembrando a evolução das nações como Grécia e Roma que galgaram o cume da magnificência para, depois, descambarem na decadência e na ruína. Partindo daí num arrebatamento patriótico próprio dos jovens, passa a analisar a evolução social brasileira, prosseguindo pelos séculos XVI a XIX, até “o brado heróico da liberdade” de 07 de setembro de 1822. Prosseguira Teles de Menezes enaltecendo o Brasil: “O colosso americano começou a caminhar a passos de gigante para o progresso e a civilização, e, consequentemente, muito avulta a sua literatura, por que é esta – o órgão do progresso e da civilização de um povo”.

 

Teles de Menezes vaticinava para o Brasil, num futuro não muito remoto, “o primeiro lugar na Escala das Nações”. Ele, realmente, confiava nos destinos e na grandiosa missão do Brasil.

TELES DE MENEZES CONTINUA A SUA EMPRESA

 

Ao iniciar-se o segundo período (2º semestre) de “A Época Literária”,, volta a inserir outro artigo editorial, datado de 25 de março de 1850, assinando, como no primeiro, com suas iniciais L.O.T.M., e tendo o mesmo título do anterior – “LEDE”, o qual é, aqui, transcrito “in-totum”:
“Se os nossos esforços, empregados no primeiro período, satisfizeram ao público sensato e justo avaliador, preenchendo os deveres da árdua tarefa que nos impusermos, é o que não podemos afirmar.
“Que não nos poupamos a dificuldade alguma, para com pontualidade desempenharmos o que prometemos, - embora não pudéssemos inteiramente tornar o nosso periódico tão interessante como desejávamos, é o que podemos assegurar aos nossos leitores.
“Se o público consciencioso continuar a acolhê-lo com aquela benignidade, com que o há feito, desculpando generosamente a nós, que inda agora estreamos a carreira das letras, então o nosso periódico, escudado – como se acha – por uma das notabilidades literárias da Bahia, irá, assim mesmo despido de todas as galas, modestamente sentar-se no meio das publicações deste gênero, que atualmente se fazem nos diversos pontos do Império Brasileiro.
“ Infelizmente na Bahia – e com profunda mágoa o dizemos! -, ainda um pouco atrasada em civilização (bem entendida), não podem tais empresas encontrar um pleno apoio, tão necessário para a sua animação, desenvolvimento e bom êxito.
“E ordinariamente eis o que sucede:
“Aqui, levantam-se cabeças orgulhosas de sua posição social, que com requintado desdém olham para a nova publicação.
“E por que assim o fazem?
“Porque ocupadas no cultivo da política, deslumbradas pelo futuro que elas lhes promete, anteolha-se-lhes árido e estéril o campo das letras, tanto mais quanto se julgam homens da primeira plana, e este autor não freqüenta a roda a que tanto se ufanam eles de pertencer.
“Ali, surgem outras, que, sem ao menos lerem a obra ou o jornal, previamente o condenam, porque – dizem – não gostam de ler escritos de autor desconhecido, que não tem fama, por isso que estão acostumados a aplaudir as obras, quaisquer que sejam, não pelo seu mérito, mas sim pela nomeada do indivíduo.
“Além, aparecem antagonistas que, ciosos (talvez) de não serem os pais da idéia novamente emitida, buscam com terrível egoísmo cavar a ruína da nascente empresa.
“ – Que devemos pensar de tudo isso?
“ – É questão a que nos forramos de responder, porque nela existe o cunho da ignorância e do amor – próprio mais degenerado.
“É portanto com todos estes obstáculos que o nosso periódico – que nos aprouve chamá-lo “A Época Literária” – tem lutado, e há-de relutar no ir por diante de sua existência; mas desprezando nós tudo quanto com seus envesgados olhos puder tramar a desprezível inveja, e confiando na benevolência do público sensato e justo, - diremos ainda uma vez, cheios de entusiasmo, com o Poeta brasileiro:
...Senhor, propício atende:
Nada por nós, por nossa Pátria tudo;
Fados brilhantes ao Brasil concede.
Bahia, 25 de março de 1850
(L.O.T.M.)”.

 

Em 29 de maio do mesmo ano, D. Romualdo Antônio de Seixas, Metropolitano e Primaz do Brasil, enviou longa missiva à redação de “A Época Literária”, elogiando o trabalho de seus dirigentes:

 

Em julho de 1850, três importantes personalidades da sociedade baiana passaram a integrar a equipe de redação de “A Época Literária”, Dr. Manoel Maria do Amaral Sobrinho, José Álvares do Amaral e Dr. Inácio José da Cunha. O primeiro pertencia a ilustre família de políticos baianos; os outros dois, como veremos posteriormente, tornaram-se, juntamente com Teles de Menezes, pioneiros do movimento espírita no Brasil.

 

Em 15 de janeiro de 1851, Teles de Menezes, em outro artigo de fundo, agradece o interesse dos leitores pela revista; mas apresenta, ao mesmo tempo a dura realidade que " A Época Literária” enfrentava: - dificuldades financeiras prementes. Solicita, então, ajuda dos assinantes amigos, entre os quais se incluíam pessoas de grande projeção na Sociedade baiana. Entretanto, seu apelo foi inútil; não obteve a resposta desejada. E a alma sensível do jovem Teles de Menezes, sofreu o rude golpe de ver “A Época Literária”, depois de pouco tempo, sair de circulação.

O CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO DA BAHIA

A 15 de agosto de 1857, foi instalado o Conservatório Dramático da Bahia, pelo literato e dramaturgo Dr. Agrário de Souza Menezes. Seu corpo de sócios era limitado a cinqüenta, só sendo admitido os que “tivessem dado provas de inteligência cultivada e de gosto pela arte dramática”. Desse conservatório que, segundo Affonso Ruy em “História do Teatro na Bahia” (1959), “arregimentou o escol espiritual da Província, com os bons propósitos de incentivar e elevar as letras dramáticas e o nível moral da cena”, participaram além de Teles de Menezes, destacadas personalidades baianas como: Frei Carneiro da Cunha, Júlio Cesar Leal, Filgueiras Sobrinho, Amaral Tavares, Pinto Paca, Álvares da Silva, Castro Alves, Rui Barbosa, Belarmino Barreto, Guedes Cabral, Cunha Vale, Rodrigues da Costa e Paulino Gil.

 

A sua instalação, o Conservatório da Bahia, que funcionou num dos salões do extinto Teatro São João, compunha-se de 24 sócios.

 

Foi devido a sua sede de cultura e de conhecimento que Teles de Menezes veio a se interessar pelos fenômenos “inexplicáveis” que ocorriam em todos os continentes e que chamaram a atenção da humanidade. Durante toda a fase de implantação da Doutrina Espírita na França, por Allan Kardec, Teles de Menezes manteve relações de amizade com os espíritas franceses.

 

O intercâmbio de idéias e a correspondência epistolar mantidas entre os dois países facilitaram a chegada a terras baianas das tendências filosóficas e culturais que emergiam além-mar.

 

A febre do magnetismo e os fenômenos espíritas explodiam em toda parte e Teles de Menezes interessou-se, vivamente, por esses assuntos, da mesma forma quanto a Allan Kardec e aos trabalhos que este desenvolveu juntamente com os espíritos Codificadores e que culminaram com o lançamento do livro dos Espíritos em 1857.

 

 

Daí Teles de Menezes vir a tornar-se sócio honorário correspondente da Sociedade Magnética da Itália, filiando-se, “igualmente a várias entidades espíritas” e espiritualistas européias.

 

Dentre os distintos confrades com quem Teles de Menezes manteve correspondência, distinguem-se o professor Denizard Hippolyte Leon Rivail e seu secretário A. Deslien.

Em 1860, surgiram no Brasil as primeiras obras espíritas. Cinco anos depois, precisamente às 22,30 horas do dia 17 de setembro de 1865, realizou-se em Salvador, na Bahia, a primeira sessão espírita no Brasil, sob a direção do pioneiro Luís Olímpio Teles de Menezes. Ainda em 1865, o mesmo Teles de Menezes fundou, também na Bahia, o primeiro Centro Espírita brasileiro, o Grupo Familiar do Espiritismo.

 

Essa iniciativa provocou imediata reação da Igreja que encontrou, em Teles de Menezes, um adversário corajoso e honesto. No ao de 1866 foi feito o lançamento, na capital baiana, do opúsculo “O Espiritismo – Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita”, contendo páginas traduzida por Teles de Menezes da 13ª edição de “O Livro dos Espíritos”, além dum “Apêndice” de outro autor francês e do prefácio “Lede”, em que Teles de Menezes diz do seu júbilo “de ter sido o primeiro na Bahia que, fervorosamente, esposou a doutrina espírita”, afirmando, adiante, ser a sua província natal, “metrópole de todas quantas grandes idéias surgem no Brasil”, a escolhida por Deus para ser o centro donde as idéias espíritas se irradiariam por toda Nação.

O ECHO D’ALÉM-TÚMULO

 

Em 1869 (8 de março), Teles de Menezes reunia seus companheiros no “Grêmio de estudos Espiríticos da Bahia” e anunciou o aparecimento, para breve, do primeiro jornal espírita do Brasil: “O ECHO D’ALÉM-TÚMULO”, o que realmente ocorreu naquele mesmo ano, no mês de julho. Participaram da histórica assembléia de fundação do “Monitor do Espiritismo no Brasil” os seguintes idealistas: Prof. Aureliano Henrique Tosta, Dr. Joaquim Carneiro de Campos, Dr. Manuel Correia Garcia, Dr. Inácio José da Cunha; José Martins Pena e o Prof. José Francisco Lopes.

 

 

Com 56 páginas, in 8º, bimestral, circulava mão só na Bahia, mas em outras partes do território nacional, bem como em Londres, Lyon, Paris, Madrid, Barcelona, Sevilha, Nova Iorque, Bolonha e Catânia. Imprimia-o a Tipografia do “Diário da Bahia”. Este importante jornal, considerado por Aloísio Carvalho Filho (Lulu Parola) “semeador de princípios liberais, viveiro e pouso de brilhantes jornalistas, onde, por sua maior glória, se emplumaram Rui e Vitorino”, foi o primeiro órgão da imprensa brasileira a acolher em suas colunas artigos de caráter espírita escritos por Teles de Menezes.

 

 

E o “ECHO D’ALÉM-TÚMULO” nasce abolicionista, difundindo, em meio a efervescência política da época, os princípios imortais do Espiritismo, sustentados na máxima: igualdade, liberdade e fraternidade. Teles de Menezes deixava transparecer claramente, pelas páginas do jornal espírita que dirigia, sua filiação à obra emancipadora, dos grandes liberais baianos daquele tempo, tais como Souza Dantas, João Barbosa, Saraiva, Rui, César Zama, Castro Alves e Zacarias Nunes da Silva Freire.

 

 

O Professor Antônio Loureiro (de saudosíssima memória) incluiu no seu trabalho “APONTAMENTOS PARA A HISTÓRIA DA IMPRENSA NA BAHIA”, substancial registro sobre o “ECHO D’ALÉM-TÚMULO”, inscrevendo-o, sem nenhum favor, no contexto da história da nossa Imprensa tão rica de realização em prol dos fundamentais princípios que norteiam os notáveis pioneiros.

CONCLUSÃO 

 

Por volta de 1876, Teles de Menezes partiu para o Rio de Janeiro onde fixou residência na Rua Barão de são Félix, 165 – Sobrado, onde viveu com a sua Segunda esposa, D. Elisa Pereira de Figueiredo Menezes e alguns filhos do primeiro matrimônio.

 

Aos 16 de março de 1893, após sofrer os embates de dolorosa e pertinaz enfermidade (nefrite), desencarnou o pioneiro da Imprensa Espírita no Brasil, aos 68 anos de idade. O féretro saiu de sua casa, para o cemitério de S. Francisco Xavier.

 

Teles de Menezes inscreve-se no contexto da Imprensa Espírita, e, historicamente, no da Imprensa Brasileira como um de seus mais lídimos exemplos de idealismo e honradez.

 

 

(Texto copiado do site http://secbahia.blogspot.com.br/2009/05/luis-olimpio-teles-de-menezes.html )

Luis Olimpio Teles de Menezes

Imagem: http://www.autoresespiritasclassicos.com/allan%20kardec/Periodicos%20Espiritas/O%20Echo%20D%20Alem-Tumulo/O%20Echo%20D%E2%80%99Al%C3%A9m-T%C3%BAmulo.htm

Selo comemorativo do Centenário da Imprensa Espírita no Brasil

homenageou Luis Olimpio Teles de Menezes. Imagens Internet

O Écho d’Além-túmulo. Imagem da internet

Prédio histórico da Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro

Imagem: Jornal Unificação, USE/SP, setembro/1960, pag. 5

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]