Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 26 de março de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo)

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/26-03-2015.htm

 

No Blog onde  é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

NOTA SOBRE O ENVIO DESTE BOLETIM

 

ESTAMOS PRESTES A RESTABELECER O ENVIO DE EMAILS COM TODO CONTEÚDO DO BOLETIM DE NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA ESTAMPADO NO PRÓPRIO CORPO DO E  MAIL NA FORMA COMO SEMPRE FIZEMOS. ULTIMAMENTE PASSAMOS POR PROBLEMAS TÉCNICOS DE VÁRIAS ORDENS QUE DE CERTA FORMA PREJUDICARAM O BOM ANDAMENTO DOS  NOSSOS TRABALHOS.  ISMAEL  GOBBO 

 

 

     OS ULTIMOS 5 EMAILS ENVIADOS:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

25-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/25-03-2015.htm

24-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/24-03-2015.htm

23-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/23-03-2015.htm

21-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/21-03-2015.htm

20-03-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/MARCO/20-03-2015.htm

 

 

 

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo- Cap. XXI,  8

Haverá falsos cristos e falsos profetas

 

 

Caracteres do verdadeiro profeta

 

     9. Desconfiai dos falsos profetas. É útil em todos os tempos essa recomendação, mas, sobretudo, nos momentos de transição em que, como no atual, se elabora uma transformação da Humanidade, porque, então, uma multidão de ambiciosos e intrigantes se arvoram em reformadores e messias. É contra esses impostores que se deve estar em guarda, correndo a todo homem honesto o dever de os desmascarar. Perguntareis, sem dúvida, como reconhecê-los. Aqui tendes o que os assinala:

     Somente a um hábil general, capaz de o dirigir, se confia o comando de um exército. Julgais que Deus seja menos prudente do que os homens? Ficai certos de que só confia missões importantes aos que Ele sabe capazes de as cumprir, porquanto as grandes missões são fardos pesados que esmagariam o homem carente de forças para carregá-los. Em todas as coisas, o mestre há de sempre saber mais do que o discípulo; para fazer que a Humanidade avance moralmente e intelectualmente, são precisos homens superiores em inteligência e em moralidade. Por isso, para essas missões são sempre escolhidos Espíritos já adiantados, que fizeram suas provas noutras existências, visto que, se não fossem superiores ao meio em que têm de atuar, nula lhes resultaria a ação.

     Isto posto, haveis de concluir que o verdadeiro missionário de Deus tem de justificar, pela sua superioridade, pelas suas virtudes, pela grandeza, pelo resultado e pela influência moralizadora de suas obras, a missão de que se diz portador. Tirai também esta outra consequência: se, pelo seu caráter, pelas suas virtudes, pela sua inteligência, ele se mostra abaixo do papel com que se apresente, ou da personagem sob cujo nome se coloca, mais não é do que um histrião de baixo estofo, que nem sequer sabe imitar o modelo que escolheu.

     Outra consideração: os verdadeiros missionários de Deus ignoram-se a si mesmos, em sua maior parte; desempenham a missão a que foram chamados pela força do gênio que possuem, secundado pelo poder oculto que os inspira e dirige a seu mau grado, mas sem desígnio premeditado. Numa palavra: os verdadeiros profetas se revelam por seus atos, são adivinhados, ao passo que os falsos profetas se dão, eles próprios, como enviados de Deus. O primeiro é humilde e modesto; o segundo, orgulhoso e cheio de si, fala com altivez e, como todos os mendazes, parece sempre temeroso de que não lhe deem crédito.

     Alguns desses impostores têm havido, pretendendo passar por apóstolos do Cristo, outros pelo próprio Cristo, e, para vergonha da Humanidade, hão encontrado pessoas assaz crédulas que lhes creem nas torpezas. Entretanto, uma ponderação bem simples seria bastante a abrir os olhos do mais cego, a de que se o Cristo reencarnasse na Terra, viria com todo o seu poder e todas as suas virtudes, a menos se admitisse, o que fora absurdo, que houvesse degenerado. Ora, do mesmo modo que, se tirardes a Deus um só de seus atributos, já não tereis Deus, se tirardes uma só de suas virtudes ao Cristo, já não mais o tereis. Possuem todas as suas virtudes os que se dão como o Cristo? Essa a questão. Observai-os, perscrutai-lhes as ideias e os atos e reconhecereis que, acima de tudo, lhes faltam as qualidades distintivas do Cristo: a humildade e a caridade, sobejando-lhes as que o Cristo não tinha: a cupidez e o orgulho. Notai, ademais, que neste momento há, em vários países, muitos pretensos Cristos, como há muitos pretensos Elias, muitos João ou Pedro e que não é absolutamente possível sejam verdadeiros todos. Tende como certo que são apenas criaturas que exploram a credulidade dos outros e acham cômodo viver à custa dos que lhes prestam ouvidos.

     Desconfiai, pois, dos falsos profetas, máxime numa época de renovação, qual a presente, porque muitos impostores se dirão enviados de Deus. Eles procuram satisfazer na Terra à sua vaidade; mas uma terrível justiça os espera, podeis estar certos. – Erasto. (Paris, 1862.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, FEB.  Texto copiado do site Febnet e da obra citada)

 

 

São Pedro e São Paulo

Pintura de El Greco. Exposta no Museu Nacional de Arte da Catalunha. Barcelona, Espanha

Foto Ismael Gobbo

 

 

SOS

 

Pelo Espírito André Luiz. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Senda para Deus. Lição nº 03. Página 19.

 

A existência é comparável ao firmamento que nem sempre surge anilado.

Dias sobrevêm nos quais as nuvens da prova se entrechocam de improviso, estabelecendo o aguaceiro das lágrimas.

Raios de angústia varrem o céu da esperança, granizos de sofrimento apedrejam os sonhos, rajadas de calúnia açoitam a alma, enxurrada carreando maledicência invade o caminho anunciando subversão.

Multiplicam-se os problemas, traçando os testes do destino em que nos verificará o aproveitamento dos valores que o mundo nos oferece.

Entretanto, a facilitação de cada problema solicita Três Atitudes essencialmente distintas, tendendo ao mesmo fim.

Silêncio diante do caos.

Oração à frente do desafio.

Serviço perante o mal.

Se a Discórdia ameaça, façamos silêncio.

Se a Tentação aparece, entenebrecendo a estrada, recorramos à oração.

Se a Ofensa nos injuria, refugiemo-nos no serviço.

Toda Perturbação pode ser limitada pelo silêncio até que se lhe extinga o núcleo de sombra.

Toda Impropriedade mental desaparece se lhe antepomos a luz da oração.

Todo Desequilíbrio engenhado pelas forças das trevas é suscetível de se regenerar pela energia benéfica do serviço.

O trânsito da vida possui também sinalização peculiar.

Silêncio - previne contra o perigo.

Oração - prepara a passagem livre.

Serviço - garante a marcha correta.

Em qualquer Obstáculo, valer-se desse trio de Paz, Discernimento e Realização, é assegurar a própria felicidade.

S O S é hoje o sinal de todas as nações para configurar as súplicas de socorro e, na esfera de todas as criaturas, existe outro S O S, irmanando Silêncio, Oração e Serviço, como sendo a síntese de todas as respostas.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio de Belo Horizonte, MG)

 

Sinal de trânsito: Pare. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Eleito novo Presidente da FEB – Federação Espírita Brasileira

Brasília, DF

 

No último dia 21 de março a Federação Espírita Brasileira (FEB) elegeu um novo presidente: Jorge Godinho Barreto Nery. Nascido em Alagoinhas (Bahia) construiu uma firme e honrada história de vida. Com larga experiência administrativa no Brasil e Exterior, possui 48 anos de experiência na Força Aérea Brasileira tendo sido conselheiro militar da representação do Brasil junto à Conferência do Desarmamento Mundial da ONU e tenente Brigadeiro do Ar com 4 mil horas de voo.

Ao longo da carreira ocupou ainda com destaque intelectual e moral os cargos de Chefe da Secretaria de Conselho e Comissões do Gabinete do Ministro, Comandante da Base Aérea do Galeão e Oficial de Estado-Maior da Junta Interamericana de Defesa, Delegado do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Presidente do Conselho de Administração da INFRAERO, Secretário-Executivo do Conselho de Aviação Civil (CONAC) e Assessor Especial Militar do Ministro de Estado da Defesa. Um currículo profissional que somente é superado pela hombridade deste ser humano em ações constantes de paz, honestidade e humildade.

De família espírita, sempre teve em mente o objetivo da caminhada com passos firmes e braços abertos a auxiliar o próximo. Há 32 anos contribui com a FEB, seja como membro do Conselho Superior da instituição, com serviços no Brasil e no exterior, como palestrante ou como implantador de cursos, como o do Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita na Suíça. Todas as ações realizadas sempre tiveram como base as palavras firmes do programa traçado pela espiritualidade no livro Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho e nas mensagens dos Benfeitores.

Jorge Godinho segue o Evangelho de Jesus como princípio, finalidade e, sobretudo, como meio pelo qual suas ações devem se consolidar, visando à promoção do estudo, da prática e da difusão da Doutrina Espírita, à Unificação do Movimento Espírita e à união dos espíritas. Na FEB, esta Casa de Ismael que representa polo difusor e dinamizador da Doutrina Espírita em nosso país, começa uma grande missão de paz e fraternidade.

Assessoria de Imprensa da FEB
                [email protected]
         (61) 2101-6175

(Informação recebida em email de Comunicação Feb [[email protected]])

 

 

Conferência programada com Divaldo Pereira Franco

Luxemburgo

 

Bonjour à tous,

 

Rectification, la date de la conférence de Divaldo Franco au Luxembourg est bien le jeudi 14 mai, voir, en annexe,  l'affiche correcte.

 

Merci pour la compréhension,

Zelina 

 

 

Bom dia à todos,

 

Retificando, a data da conferencia de Divaldo Franco em Luxembourg é quinta-feira 14 de maio, veja em anexo, o cartaz correto.

 

Obrigada pela compreensao,

Zelina

 

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Palestras com Divaldo Pereir Franco

Campo Grande e Três Lagoas, MS

 

Imagem inline 1

 

 

www.fems.org.br - Federação Espírita de Mato Grosso do Sul

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Palestra especial no “Light and Peace” com Sérgio Thiesen

Adelaide, Austrália

 

 

 

Palestra Especial com Dr Sergio Thiesen

Dia 13 de abril, das 19:00 as 20:30h

Tema: Eutanásia, Suicídio, Pena de Morte e Aborto.

Interação com perguntas do público participante.

DR SERGIO THIESEN, nascido em Porto Alegre, formou-se em Medicina em 1977 e Física em 1993 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundador e Presidente da Sociedade Espírita Reencontro em Copacabana e Grupo Espirita Francisco de Assis, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Mais informações aqui: http://www.lightandpeace.org/events/palestra-dr-sergio-thiesen-13-04-2015

 

Participe!

 

Equipe da Light and Peace

 

 

(Informação recebida em email de Light And Peace Spiritist Center [[email protected]])

 

 

Palestra com Heloisa Pires no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

FRATERNIDADE ESPIRITA GINA

PALESTRA DIA 28 DE MARÇO  - SÁBADO
horário   19H30 

TEMA – “MARIA DE NAZARETH”

PALESTRANTE – HELOISA PIRES  

 

Heloísa Pires é licenciada em Matemática, Física e Pedagogia com especializações em deficientes físicos e visuais.

Heloísa é mundialmente conhecida como oradora e conferencista tendo realizado palestras em diversos Países da Europa e Estados Unidos.

Filha de J. Herculano Pires, Filósofo, Escritor e Tradutor de livros Espiritas, Heloísa Pires é um considerada elemento chave no Movimento Espírita.

Heloísa Pires é apresentadora do programa "O Espírito e o Tempo", na Rádio Boa Nova e autora dos livros:

  • "Herculano Pires – Homem de Bem";
  • "Educação Espírita";
  • "Educar para ser Feliz";
  • "Preparados Para a Vitória";
  • "Renovação Pelo Amor";
  • "Maria Antonieta, A Volta de uma Rainha"

 

HARMONIZAÇÃO MUSICAL – PAULO VICENTE (violão)

 

"A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS"

 

 "O ESPIRITISMO NOS SOLICITA UMA ESPÉCIE PERMANENTE DE CARIDADE.A CARIDADE DA SUA PRÓPRIA DIVULGAÇÃO." 
Emmanuel - do cap 40 , livro Estude e Viva


[email protected]

Rua: Mauro, 76 - Saúde -  São Paulo - SP 

(Informação recebida em emails de FRATERNIDADE ESPIRITA GINA [mailto:[email protected]] e de Regina Ribeiro)

 

 

FEB Editora lança a segunda obra inédita de Chico Xavier

Brasília, DF

 

 

Olá! 

 

Tenho a alegria de lhe trazer a seguinte informação:

 

No mês em que Chico Xavier completaria 105 anos de nascimento, uma parceria entre a FEB Editora e a CEU traz a público o livro “Verdade e amor”.  Psicografada por Chico Xavier, a obra apresenta 35 mensagens — entre poemas e prosas —, que trazem reflexões sobre perdão, humildade, paciência, além de valiosas palavras de otimismo.

 

Ditadas pelos Espíritos Emmanuel, Maria Dolores, Cornélio Pires, Júlio Monteiro, Luiz Mendes, Plínio Pereira, Epiphanio Leite, Irmão X, entre outros, o conteúdo desta obra faz com que o leitor reflita sobre o genuíno significado da VERDADE e do AMOR. 

 

“A Verdade é Luz. Entretanto, o Amor é a própria vida.”

 

Sobre o médium 

 

Francisco de Paula Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, nasceu em 2 de abril de 1910 em Minas Gerais. Foi médium de psicografia e um dos mais importantes divulgadores do Espiritismo. Psicografou cerca de dez mil cartas e 468 livros, mas nunca cobrou nada dos destinatários. O valor das vendas de livros foi destinado a diversas instituições de caridade. Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1981 e 1982. Considerado um mensageiro do amor, foi eleito por votação popular como “O maior brasileiro de todos os tempos” no ano de 2012.

 

Ficha técnica

Título: Verdade e amor

Autor: Francisco Cândido Xavier

Autor espiritual: Espíritos diversos

Assunto: Mensagem/Crônica/Poema

Edição: 1ª

Impressão: 1ª

Ano de tiragem: 2015

Número de páginas: 115

ISBN: 9788573288339

Código de Barras: 9788573288339

Formato: 14x21cm

Editora: Federação Espírita Brasileira (FEB)/ Centro Espírita União (CEU)

Preço de capa: R$ 25,00

Livro disponível no site: http://bit.ly/18XK4H4

--

 

/ 

Federação Espírita Brasileira
Patricia Carbri - Jornalista Editorial
[email protected]
Tel. (61) 2101-6175

 

(Informação recebida em email de Patricia Carbri [[email protected]])

 

 

ESTREIA o Novo Programa da TVNOVALUZ –

O Espírita no Mundo

 

(Informação em email de Clube de Arte <[email protected]> repassado por Elsa Rossi)

 

 

FEESP -Dia do Espírita

São Paulo, SP

 

Prezados Confrades

Conto com a sua divulgação

Dra. Eliana Miranda Ivano

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ

[email protected]

​(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

Atividades programadas pelo Centro Espírita Luz e Verdade

Marília, SP

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Seminário: Evangelho no Lar e no Coração”

Rio de Janeiro, RJ

 

SEMINÁRIO EVANGELHO NO LAR

 

Caro Irmão:

                   O CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, estará realizando no dia 29/03/15 (Domingo) às 10:00 horas, no GRUPO BOA NOVA DE ESTUDOS ESPÍRITAS, Rua Gal. Dionísio, 43 - Botafogo, um Seminário EVANGELHO NO LAR E NO CORAÇÃO.  Convidamos a todos que estejam interessados em participar.

                   O Objetivo deste Seminário é levar aos lares a importância de se fazer o Evangelho no Lar....

                    Para maiores informações, abaixo estão nossos telefones e e-mail para maiores informações.

Abraços Fraternos

 

                                                   Edison Godinho

                   CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro

                     Campanha - EVANGELHO NO LAR E NO CORAÇÃO

                   Telefones: 21-98877-0899 (OI)  -  21-99933-0899 (VIVO)

                                      e-mail: [email protected]

 

 

(Informação recebida em emails de Edison Godinho [mailto:[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Associação Chico Xavier. Feira do Livro Espírita

Bauru, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fátima Antunes)

 

 

Programação do Grupo Espírita Deus, Cristo e Caridade

Salvador, BA

 



Endereço: Ladeira dos Tupys, nº 84, 

 

Matatu - Brotas, Salvador - Bahia - Brasil. CEP: 40.255-110 

 

Telefone: (71) 3381-7273

 

site: www.gedcc.com

 

Facebook: GEDCCOFICIAL


​​

 

 

(Informação recebida em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

1º Congresso da Juventude Espírita da Bahia –

Castro Alves Fala a Terra - Francisco C. Xavier. Salvador, BA

 

 

 




Companheiros amigos

 

Como parte das comemorações do Centenário da Federação Espírita do Estado da Bahia, idealizamos a realização do 1º Congresso  da Juventude Espírita da Bahia, que ficou a cargo da coordenadoria  pertinente -  (CIJ).

 

Dessa forma, estamos  solicitando dos caros companheiros que  estimulem os jovens que frequentam os centros  correspondentes para participarem desse evento, o primeiro em nosso Estado.

 

É um momento único de congraçamento para que a nova geração possa se inteirar cada vez mais  dos postulados espíritas e sua prática, tanto em nível de  crescimento espiritual, como  de sua contribuição no contexto da sociedade. 

 

Investir no jovem é contribuir para vitalidade e continuidade das atividades espíritas  nas casas que atuamos, além  da proposta  de desenvolver uma visão de mundo baseada no paradigma espiritualista, minimizando um dos males da nossa sociedade dominada pelo materialismo. 

Além de 30 trabalhos já inscritos, teremos vária participação de experientes espíritas no trabalho com juventudes, como Éden Lemos, presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte.

Todo o esforço da organização do evento, empreendido pela coordenadoria pertinente, tem sido voltado para oportunizar o encontro dos jovens espíritas da Bahia, no sentido de  compartilharem  experiências, e com o propósito de contribuírem com seus saberes e vivências, na formação de um mundo melhor. 

 

Inscrições:  http://congressojuventudesba.feeb.org.br

Paz

Edinolia Peixinho



O vídeo de apresentação está no anexo

Deus abençoe

 

Diretoria de Integração Federativa - Federação Espírita do Estado da Bahia

Endereço: Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110, Bela Vista de Brotas Salvador - BA

Email: [email protected] / [email protected] / [email protected] 

Telefones: (71) 3359-3323 / 3351-3220 Ramal: 210

 

(Informações recebidas em email de Edward Cobem 7 [[email protected]])

 

 

Em Março: Participe do Concurso de Slogan e Cartaz - Inscreva-se no 3º Encontro Estadual da Comunicação Social Espírita do Pará

 

 

Coloque as suas ideias para fora e participe!

 


 

3º Encontro da Comunicação do Movimento Espírita Paraense!

 

Clique AQUI e faça a sua inscrição para o Encontro da Comunicação!

 


--

União Espírita Paraense - UEP

 

 

(Informação recebida em email de União Espírita Paraense [[email protected]])

 

 

Encontro Marcado – Campanha de popularização da Arte Espírita

Belo Horizonte, MG

 

 

 

(Informação recebida em email de Priscila Trevizani [[email protected]])

 

 

Teatro: 50 anos depois

São Pedro da Aldeia, RJ

 

 

(Informação recebida em email do divulgador Nelio Luzze)

 

 

Jornal “O Arauto” da USE de

Piracicaba, SP

 

Acesse aqui: http://www.usepiracicaba.com.br/jornal-o-arauto

 

 

 

 

Informações da Associação Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acessar aqui:

http://campaign.r20.constantcontact.com/render?ca=f6561368-0fef-4daf-9fcb-46b026ae222e&c=400f3980-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8&ch=40135830-57ba-11e3-a749-d4ae5275dbc8

 

 

 

 

 

Você sabe o que é  a Avogelização?

Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette (São Carlos/SEOB)

Imagem: http://www.necpar.com.br/?conteudo=noticias_detalhes&id=44

 

      

A longevidade da população brasileira vem crescendo significativamente nas últimas décadas. Há cerca de meio século, os discursos dos políticos enalteciam equivocadamente o fato de, diziam eles, “sermos um país jovem”.  O que significava termos muitos jovens e um número pequeno de velhos? Simplesmente que nossa expectativa de vida era baixa. Agora sim, podemos nos orgulhar, pois nossa expectativa de viver vem aumentando razoavelmente a cada cinco anos.

         Sabemos lidar bem com esse contingente envelhecido? De maneira geral, atendemos algumas das prioridades dessa população. Temos o Estatuto do Idoso. Temos melhorado algumas políticas públicas e, comparativamente com alguns países do primeiro mundo, podemos até nos orgulhar de algumas coisas. Por exemplo, não vimos reservas de assentos para idosos nos metrôs de algumas capitais européias.  Mas, nada de ufanismo, pois temos muito a melhorar.

         Um problema cultural em relação ao idoso é a sua invisibilidade na sociedade. O que significa essa invisibilidade? Significa que o contato social com o velho é menos frequente e menos extensivo do que aquele que ocorre entre as demais faixas etárias. Na maioria das vezes o velho é ignorado na sociedade, sendo notado prioritariamente pelos agentes econômicos, que os vêem como consumidores potenciais de serviços ou produtos.

         A invisibilidade do velho pode ocorrer no Centro Espírita? A tendência da organização e da vida social da Casa Espírita é, salvo exceção, a de reproduzir vários aspectos da cultura dominante. Então corremos esse risco de também não dar muita atenção aos freqüentadores mais velho.

         Na SEOB (Sociedade Espírita Obreiros do Bem), a Diretora do Departamento da Família, Lúcia Ortiz, criou uma classe para inserir o velho na Evangelização, dando a esse agrupamento, a designação de Avogelização. Portanto, Avogelização é uma classe que agrupa os velhos interessados em conversar, aprender e cooperar em atividades no Centro, na família e na comunidade.  Ah sim, o termo velho não nos incomoda nem um pouco. Idoso é sinônimo e “melhor idade” soa, para nós, como uma nova embromação.   

 

 

 

A explosão da raiva

 

 

Ela havia acordado irritada, por conta de uma noite mal dormida, fruto de uma discussão na noite anterior.

Levantou-se lentamente, como se carregasse uma carga muito grande, pesada demais para seu corpo.

Sentia-se cansada e desanimada. Mal olhou pela janela.

Não viu o sol se mostrando num raio multicolorido. Não ouviu os pássaros cantando.

Não deu atenção para a suave brisa que embalava os galhos das árvores.

Foi checar as mensagens no celular e constatou que estava sem sinal. Tentou ler os e-mails no computador e notou que estava sem conexão.

Sua indignação se misturou ao cansaço e à irritação da noite anterior. Um turbilhão de raiva se formou em seu interior.

Assim que o sinal retornou, apanhou o telefone e discou. Mal ouviu a voz da funcionária do atendimento, descarregou sobre ela sua insatisfação por conta dos sucessivos problemas ocorridos.

A moça ouviu palavras ríspidas, num tom de voz que lhe feria os ouvidos.

Terminada a enxurrada de reclamações, a atendente fez uma pergunta que pareceu irônica aos já irritados ouvidos da consumidora. Foi a gota que faltava.

Despejou na jovem toda a fúria que sentia, acrescida da frustração que carregava. Sua ira não distinguia o que era de âmbito pessoal do profissional. Tudo se misturava e jorrava de sua boca como lava destrutiva.

Não falava, gritava. Sentia-se desrespeitada em seus direitos de consumidora e desrespeitava o ser humano que estava do outro lado da linha.

Totalmente desequilibrada, não conseguia se conter. Atacava ferozmente quem julgava ser a causa de seu aborrecimento.

A operadora tentou falar, mas foi interrompida, de forma brusca. Pensou em cortar a ligação, mas sabia que o sistema retornaria a chamada e concluiu que pioraria a situação.

A mulher estava muito nervosa. Teve um mal estar e acabou desligando.

Do outro lado da linha, a funcionária suspirava pesadamente. Depois de outros telefonemas como aquele, teve um ataque de pânico e acabou sendo afastada do trabalho.

O problema que motivara o telefonema não foi resolvido e as duas terminaram o dia com grande sobrecarga emocional, desequilibrando o corpo e a mente.

*   *   *

Quantas vezes, abalados por questões pessoais, acabamos despejando sobre os outros, ao menor sinal de contratempo, nossas angústias e irritações, sem avaliar que eles, nem sempre, são responsáveis pelos nossos problemas.

Cegos pela raiva, não ouvimos, pois a ira não permite o diálogo. Ela afasta a razão e a consciência de que estamos lidando com alguém que, como nós, também tem sentimentos.

Ao nos depararmos com questões graves e importantes, é preciso ter em mente que a pessoa que nos atende poderá não ter a solução de que necessitamos no momento, mas poderá ajudar a conduzir o problema de maneira menos desgastante. Tudo dependerá da forma como nos posicionarmos.

Se nos irritarmos e agredirmos, difícil se tornará o entendimento. Se buscarmos o diálogo e a conciliação, descobriremos recursos que ajudarão a encontrar a melhor solução possível.

Redação do Momento Espírita.
Em 25.3.2015.

 

(Copiado do site Feparana)

Periquitos. Foto Ismael Gobbo

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo,  SP.

Envio: Ismael Gobbo, SP, e, Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba, SP

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]