Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/12-11-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/12-11-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

11-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/11-11-2015.htm

10-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/10-11-2015.htm

09-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/09-11-2015.htm

07-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/07-11-2015.htm

06-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/06-11-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 

 

A mulher adúltera. Óleo em painel de Carvalho de Rembrandt.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Rembrandt_Christ_and_the_Woman_Taken_in_Adultery.jpg

 

Saudades de Jesus

 

No tumulto que assola em toda parte no planeta terrestre, desequilibrando o comportamento humano, parece não haver espaço para a harmonia, tampouco segurança para a vivência espiritual que dignifica e tranquiliza o Espírito.

As distrações confraternizam com as tragédias e os sorrisos misturam-se às lágrimas, numa paisagem de ilusão e dor, que empurram suas vítimas para o desencanto, a saturação, empobrecimento moral, o vazio existencial.

Multiplicam-se, assustadoramente, os agentes da hipnose do consumismo, em fuga espetacular da realidade, transformando-se em mecanismos impotentes para preencher as lacunas da alma sedenta de paz.

Ignorando-se como adquirir a harmonia íntima, a avalanche dos prazeres apresenta-se como a melhor maneira de desfrutar-se das horas que se vive, não conseguindo, porém, proporcionar bem-estar, por causa da sua fugacidade.

O número incontável de pessoas que não possui, porque desconhece, o sentido profundo da reencarnação, encanta-se com essas fantasias que logo são substituídas por outras, ansiosas e instáveis, que desaparecem na voragem dos conflitos em que sucumbem, sem consciência do que lhes acontece.

Os espetáculos de gozo imediato e fugidio apresentam-se, sempre, multiplicados, atraindo aficcionados, que se tornam vítimas do seu fascínio, logo transformado em solidão e mentira.

Os deuses da economia alertam e aprisionam os apaixonados pelo ter e pelo poder nos seus cofres e máquinas de ações e de títulos, entusiasmando-os a ponto de se escravizarem aos jogos das bolsas e negócios variáveis que propõem, segundo eles, a felicidade.

Firmam o conceito de que aqueles que são aquinhoados com a fortuna desfrutam da plenitude porque podem adquirir tudo quanto emociona.

Paraísos de indescritível beleza são-lhes oferecidos para os períodos de férias ou as permanentes férias com a ausência dos sentimentos elevados.

Olvidam que dinheiro nenhum consegue apagar a culpa no imo, oferecer afeto real e de profundidade.

Somente quando a razão abraça a emoção, em perfeita identidade de propósitos, é que o ser pode experimentar plenitude que não tem as aparências das satisfações fisiológicas e das apresentações exteriores em que o orgulho e a presunção destacam-se na sociedade.

O homem e a mulher necessitam de ideais engrandecedores para nutrir-se e crescer interiormente.

As aspirações meramente materiais, as que promovem o exterior, assim que conseguidas perdem o sentido e os abandonam sem consideração.

É nesse sentido que o Evangelho faz falta à sociedade moderna.

*   *   *

Quanta saudade de Jesus!

A Sua mensagem de ternura e amor, repassada de misericórdia, possui o condão mágico de alterar o significado de todas as existências.

A ingenuidade inserta na sabedoria dos Seus ensinamentos é um poema de atualidade em todos os tempos, que comove, propicia equilíbrio e restaura a compreensão em torno dos deveres que a todos cabe desempenhar.

Porque elegeu os infelizes, ergueu-os do caos em que se encontravam ao planalto da dignidade libertadora, fez-se o mais desafiador exemplo de bondade que o mundo conheceu, e tornou-se modelo para incontáveis discípulos fascinados pelo Seu exemplo, que tentaram repetir a incomparável façanha da compaixão e da caridade.

Revolucionou as convicções, nas quais predominavam o ódio e a vingança, e estabeleceu que o amor e o perdão constituem os elementos, únicos, aliás, para a completude individual e coletiva.

Utilizou-se de palavras simples para explicar os dramas complexos, assim como de imagens do cotidiano para elucidar os enigmas dos comportamentos em desvalor, que predominavam, e ninguém jamais falou conforme Ele o fez, emoldurando as palavras com as ações candentes da compreensão do sofrimento humano.

Ninguém valorizou a pobreza e os testemunhos de dor como instrumentos de elevação moral, como Ele o fez.

Nestes dias de complexas angústias, não são diferentes as aflições que necessitam da presença e do socorro de Jesus.

Pode-se afirmar que são mais afligentes, em razão das circunstâncias culturais e comportamentos alienantes, dos desafios e dos impositivos enfrentados, dos interesses em jogo, sob o domínio do ego.

Todos esses fatores, porém, têm as suas raízes no cerne do Espírito, resultado do seu atraso moral dos atos reprocháveis, do descaso pelos valores dignificantes que devem servir de roteiro seguro para a evolução.

Ante a ausência dos afetos que lenificam as aflições morais, dos desastres resultantes dos vícios e prisões emocionais, a figura inolvidável do Rabi faz muita falta aos deambulantes carnais.

Incontáveis mulheres equivocadas e criaturas endemoniadasencontram-se necessitadas do Seu amparo, cuja grandeza enfrentou a hipocrisia vigente em imorredouros testemunhos de afetividade.

Ricos, como Zaqueu, e miseráveis como todos aqueles que Lhe buscaram o auxílio enxameiam e movimentam-se sem norte ante a indiferença dos poderosos, não menos atormentados.

Quanta saudade de Jesus!

*   *   *

Refugia-te no Amigo que não teve amigos e deixa que Ele te conduza.

Nada te perturbe ou confunda a tua mente, face à corrosão do materialismo dominador.

Medita na Sua vida de dedicação a todos os infelizes, que somos quase todos nós, e propaga-a porquanto, jamais, como na atualidade, Jesus necessitou tanto ser conhecido, para que a existência humana passe a ter sentido na sua imortalidade.

 

Joanna de Ângelis.
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica 
de 25.5.2015, no Centro Espírita Caminho da Redenção, 
em Salvador, Bahia.
Em 27.8.2015.

 

(Texto copiado do site http://www.divaldofranco.com.br/mensagens.php?not=329)

 

O Sermão das Bem-Aventuranças em aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:TissotBeatitudes.JPG

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em

Cascavel, PR

 

 

10 de novembro de 2015

Pela manhã, ainda em Foz do Iguaçu.

Infatigável e incansável, Divaldo Franco, antes de se deslocar para Cascavel, para atender a sua próxima atividade doutrinária, concedeu duas entrevistas nas dependências do hotel onde se encontrava hospedado. Para a Rádio Cultura de Foz do Iguaçu, Divaldo Franco comentou sobre o sofrimento, dizendo que é um processo natural de aprimoramento da alma humana, lapidador das emoções, possibilitando a purificação do ser humano. O sofrimento, explicou, é o resultado dos hábitos que estão contrários a Obra da Criação. Discorreu, também, sobre o Código Penal da Vida Futura, que se acha publicado na Obra Básica do Espiritismo, o livro O Céu e o Inferno, salientando que os atos infelizes levam a criatura humana ao sofrimento. Perguntado sobre o seu ideal de vida, disse que é o de crescimento espiritual, de coragem e de manter-se jovem mentalmente expondo e praticando os postulados do Espiritismo, o que lhe tem propiciado viver em um estado de plenitude.

Para a emissora de televisão SBT/Foz do Iguaçu, discorreu sobre as pessoas que se consideram 100% boas, que são aquelas que dominam suas emoções e desenvolvem um grau de abnegação, elegendo o bem-estar de seu próximo. Sobre a depressão, apresentando estudos da Organização Mundial de Saúde, disse que é considerada, na atualidade, uma pandemia, uma das mais agressivas. Hoje os indivíduos se envolvem em situações desafiadoras, principalmente quando a tecnologia, cada vez mais avançada, apresenta um alto grau de apelo ao consumismo, o que tem gerado muitas aflições e desafios. A depressão, disse, não é uma doença, mas um transtorno que o ser humano experimenta. Existem causas endógenas - hereditariedade, enfermidades infectocontagiosas, com suas sequelas -, e as de ordem exógenas, também denominadas como eventos da vida, tais como a culpa, depressão, ansiedade, solidão, perda do sentido existencial, entre outros.

Com o seu comportamento cultural social, caracterizado pelo individualismo, pelo sexismo e pelo consumismo, os resultados esperados não poderão ser outros se não aqueles degradantes e funestos. Há, na incidência da depressão, também, os fatores de ordem espiritual: os processos obsessivos. Sempre muito jovial, uma de suas características, Divaldo Franco comentou sobre a lei de causa e efeito, a violência experimentada pela humanidade terrestre da atualidade, dizendo que uma sociedade educada para desenvolver caracteres morais e éticos e de respeito aos códigos de uma saudável convivência, alcançaria um estado de paz. A missão do homem na Terra é amar, tudo e todos. A verdadeira felicidade é dar, e não reter. O amor é um sentimento que transcende o indivíduo, e nesse contexto, todos possuem tarefas a cumprir. Finalizando, afirmou que encontrar a paz é encontrar e desenvolver a beleza interna, se comprazendo no estado de paz. A grande proposta é conhecer-se a si mesmo.

 

Cascavel/PR

No agradável salão do Tuiuti Esporte Clube, Divaldo Franco, educador por excelência, proferiu uma conferência para mais de duas mil e duzentas pessoas, promovida pela União Regional Espírita – 10ª Região em parceria com a Federação Espírita do Paraná – FEP, expondo sobre a felicidade.

O Embaixador da Paz no Mundo, Professor Divaldo Franco fez um apanhado da História do progresso da Humanidade a partir do Século XVII, quando ocorreu uma revolução de natureza científica. Discorreu sobre as conclusões a que chegaram vários pensadores e filósofos e suas correntes de pensamento, afirmando que a ciência foi capaz de grandes feitos, porém o homem não se encontrou a si mesmo, não progredindo, tanto quanto fosse possível no campo da moralidade e da ética, inclinando-se ao materialismo, caracterizando-se pelo individualismo, pelo sexismo e pelo consumismo.

Na atualidade, afirmou o Semeador de Estrelas, as dores cavalgam o dorso dos indivíduos, posto que as conquistas intelectuais não foram acompanhadas pelas de ordem moral. Nas palavras de Victor Frankl, a vida para ser digna deve ter um sentido, uma meta.  Quando falta esse sentido, a criatura humana se deprime. A meta de cada indivíduo é alcançar a felicidade através do estabelecimento de um sentido para a vida. Jesus, o magistral Mestre, ensinou que os indivíduos deveriam amar-se uns aos outros, como Ele os havia amado. Aí está o grande sentido da vida, o amor. E o exercício desse amor, de acordo com o Espiritismo é a caridade.

 Em muitos momentos Divaldo conduziu o público para momentos de descontração, levando-o ao exercício do riso. O Exercício do amor é dar ao outro o direito de ser como é, e aquele que ama deve ser melhor do que era antes. O Espiritismo proporciona aos indivíduos metas de vida. Metas que dão um sentido à vida. A felicidade é, também, a crença na imortalidade da alma. O Paulo de Tarso dos dias atuais enfatizou que o grande sentido da vida é amar. Quem ama é infinitamente feliz. Incentivou a cada um a exercitar o amor com quem está dentro do próprio lar. Ame incondicionalmente e serás feliz.

Concluída essa etapa em terras paranaenses, Divaldo Franco já está de viagem pronta para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde proferirá uma conferência no dia 12 de novembro, e no dia imediato estará na Feira do Livro em Porto Alegre para realizar uma conferência pública seguida de uma sessão de autógrafos juntamente com a jornalista Ana Landi.

    Texto; Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

 

Registro. Mais de 2500 pessoas prestigiaram o Projeto Luz Além da Tela da FEB. Brasília, DF

 

Na última edição do projeto Luz Além da Tela, iniciado em agosto deste ano, foi exibido o filme Os outros, seguido de debate com convidados André Luiz Peixinho (BA), Darlene Cavalcante (MS), Dalva Silva Souza (ES) e Gabriel Salum (RS). Na retrospectiva deste projeto que contou com mais de 2500 pessoas prestigiando a exposição sobre cinema espiritualista e as cinco edições de filmes, foi exibida uma apresentação com resumo dos três meses de trabalho, com agradecimento especial ao público que interagiu e lotou o auditório da FEB em momentos de troca de conhecimento, interação e incentivo à cultura.

Entre os debatedores que participaram ao longo do projeto estiveram nomes como o jornalista Saulo Gomes, Mayse Braga e o diretor do filme Nosso Lar, Wagner de Assis que trouxeram um olhar espírita sobre as produções cinematográficas Chico Xavier, Nosso LarSexto Sentido e Festa no Céu.

A Exposição Luz Além da Tela, que estará aberta até fevereiro de 2016, aborda o foco na luz de ideias, de conceitos e da divulgação de filmes espiritualistas e traz um pouco das histórias contadas nas telas por meio de móveis e figurinos de filmes, e ainda do paletó de Chico Xavier e material de uso no programa Pinga-Fogo que contou com entrevista de Saulo Gomes com o médium mineiro.

 

/ 

Mayara Paz

Federação Espírita Brasileira
Gerente de Comunicação 

[email protected]
Tel. (61) 2101-6175

 

 

Mais palestras com Nazareno Feitosa

Rio Tinto e Lisboa, Portugal

 

Caros
Paz!

Faremos ainda mais 3 palestras em Portugal, nas cidades de Rio Tinto e Lisboa:

18-11 4ª COMUNHÃO ESPIRITA CRISTA - RIO TINTO

19-11 5ª 20h30 ASSOCIAÇÃO DE BENEFICÊNCIA E SOLIDARIEDADE EDUARDO MATOS - Lisboa

20-11 6ª 15h COMUNHÃO ESPIRITA CRISTÃ LISBOA

(Informação recebida em email de Nazareno Feitosa)

 

 

Registro. Atividades de César Perri em

 Viena, Áustria

 

Entre 9 e 11 de novembro, Antonio Cesar Perri de Carvalho cumpriu programa em Viena (Áustria). Reunião com Rejane e Josef Jackulak, dirigentes da Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec-VAK (membro do CEI), visita ao Grupo Espírita Emmanuel e palestra na Sociedade de Estudos Espíritas Joanna de Ângelis, sobre os 150 anos de "O Céu e o Inferno", o qual é dirigido por Ururacy Szlezak. Também visitou o posto de atendimento da "Cáritas" que recepciona e apoia refugiados do Oriente Médio, localizado ao lado da estação Westbahnhof. Verificou que há trabalho de voluntários de brasileiros e de espíritas em benefício dos refugiados. Informações: http://seejawien.blogspot.co.at; http://www.spiritismus.at ; [email protected]https://www.facebook.com/internationalspiritistcouncil/?ref=br_rs

 (Informação recebida em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Dirigentes do VAK com César Perri. Viena, Áustria.

Grupo  Emmanuel com César Perri. Viena

Posto de atendimento da "Cáritas" que recepciona e apoia refugiados do Oriente Médio. Viena, Áustria.

Presentes à palestra de Cesar Perri no SEEJA. Viena.

 

 

Palestra musicada com Margarete Áquila

Marília, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

14º. Festival da Primavera. Palestras no Lar Amélie Boudet

Marília, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Programação da ASEB- Ação Social Espírita

Eurípedes Barsanulfo. Casimiro de Abreu, RJ

 

Olá amigos, saudações Espíritas!

 

Domingo, dia 15 de novembro, às 19h, teremos uma palestra especial com Esmeralda Paes Maciel (LAE - Rio das Ostras), em comemoração aos 26 anos de fundação da ASEB.

 

Ela fará a exibição comentada do documentário “Eurípedes Barsanulfo Médium e Educador", narrado por Lima Duarte.

 

Entrada franca. IMPERDÍVEL

 

 

 

R. Nossa Sra. do Carmo, 93, Casimiro de Abreu - RJ, 28860-000

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Luiz Azevedo [[email protected]] e de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

III Fórum CEECAL

Florianópolis, SC

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Ceecal [[email protected]])

 

 

Fundação Joanna de Ângelis realizará um coaching para treinamento em Comunicação Pessoal. Rio das Ostras, RJ

 

FUNDAÇÃO JOANNA DE ÂNGELIS REALIZA TREINAMENTO PARA ORATÓRIA

 

A Fundação Joanna de Ângelis realizará na tarde do próximo 14 de novembro, sábado, um coaching para treinamento em Comunicação Pessoal. Quem administra o curso é Luiz Azevedo, jornalista com experiência de 30 anos em comunicação. O curso tem o tema SEGREDOS PARA FALAR EM PÚBLICO SEM MEDO e tem o objetivo de ajudar a pessoas de diversas atividades profissionais a vencerem as barreiras que dificultam o desenvolvimento pessoal.

 

"Desde muito jovem percebo a grande dificuldade que a maioria das pessoas têm de falar em público. Para ajudar um amigo comecei a estudar meios de eliminar as barreiras invisíveis da comunicação pessoal e acabei seguindo a carreira profissionalmente", diz o instrutor. 

 

Abaixo as informações para a sua inscrição. O curso tem o investimento de 50 Reais, com a maior parte da renda destinada às obras assistenciais da Instituição. 

 

Será de 14h às 17h, com certificado emitido pela Fundação. Faça sua inscrição por e-mail ou pelos telefones indicados, pois as vagas são limitadas.

 


Conteúdo
Palestra inicial: COMO CONTROLAR O MEDO

Work shop:
CUIDADOS COM A VOZ
ENFATIZE CORRETAMENTE
O QUE É INFLEXÃO VOCAL
A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO
COMO FAZER UMA CONCLUSÃO MOTIVADORA

INVESTIMENTO:
50 Reais / A maior parte da renda será doada para a Fundação

Data: sábado, 14 de novembro de 2015
Horários: de 14h às 17h
Local: ONG Fundação Joanna de Ângelis

Exigência: Maior de 18 anos, preencher o cadastro com nome, email e CPF para receber o certificado emitido pela instituição

Localização: R. Vassouras, 20 - Jardim Mariléia, Rio das Ostras - RJ, 28890-000 / Telefone: (22) 2764-9273 - Próximo ao Parque dos Pássaros

Material: 100% digital

Alunos recebem: Certificação e e-book do curso completo grátis

Formas de Pagamento:
Direto na Fundação
Depósito em conta da Fundação 
Online pelo site:
http://www.falebemtreinamentos.com/

O instrutor: Luiz Azevedo, 49 anos, é jornalista, radialista e escritor. Bacharelando em Letras / Literatura pela UFF Niterói coordena o projeto FALE BEM, com cursos de content marketing, desenvolvimento pessoal e práticas de oratória em diversas cidades.

 

Conheça o projeto: https://www.facebook.com/luizvirtual

 

Mais informações:
No local, pelo Facebook da FALE BEM (Clique para entrar) ou pelos contatos:
João Lembo (Presidente da Fundação)

Cel.:  (22) 99986-7303

E-mail: [email protected]

Luiz Azevedo (Coordenador do Curso)

Cel.: (22) 99975.0048

E-mail: [email protected]

 

(Informação repassada em email por Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

 

Seminário no Centro Espírita Maria Imaculada

Salvador, BA

 

 

(Informações recebidas em email de Edward Cobem 3 [[email protected]])

 

 

26º. Encontro Espírita sobre Medicina Espíritual

Cabo Frio, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Seminário no Lar Francisco de Assis

Macaé, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

A lição da árvore

 

 

Um homem bom, que amava a natureza, plantou a mudinha em um dia pleno de sol. Ela brotou exuberante e cheia de vida, feliz, espreguiçando os braços, alongando-os dia a dia.

De início, quase ninguém reparou naquele projeto de árvore que crescia e se cobria de folhas, agitando-as ao vento brando que as tocava.

Finalmente, ela se tornou uma árvore robusta, os ramos viraram galhos fortes e ela adquiriu a maioridade vegetal.

Nos dias de sol forte, as pessoas se acolhiam debaixo de sua fronde, enquanto aguardavam a condução que as levariam aos seus destinos. As crianças aproveitavam para se pendurar em seus braços, balançando-se de cá para lá.

E todos foram se acostumando com aquela presença amiga e silenciosa que dava sombra, que suportava as pessoas que se encostavam em seu tronco, que aguentava as crianças subindo e descendo, e se pendurando em seus galhos.

Contudo, numa noite de tristeza, um homem descontente com as folhas que caíam no outono e as flores da primavera que atapetavam o chão, resolveu cortar a árvore.

Ele não queria o trabalho de recolher as folhas mortas, nem de varrer as flores que coloriam a relva e formavam interessantes arabescos.

Quando o dia despertou, o que se via eram os galhos cortados, amontoados na calçada e um pedaço de tronco erguendo-se nu, quase envergonhado.

As crianças lamentaram, os adultos questionaram quem teria executado tal maldade.

E o tronco lá ficou, liso, em pé, sem proteção alguma, aguentando o frio das noites invernosas e o calor das tardes. Também a chuva, o vento.

E todos pensaram que a árvore morreria de tristeza e de dor por tanta crueldade. Ela dera tudo de si, doara-se sem reservas.

Que recebera em troca senão uma sentença de morte?

Entretanto, os dias rolaram, emendando na semana que se enroscou no mês e os meses na estação seguinte.

Então, a árvore corajosa resolveu brotar novamente. E pequenas folhas verdes apareceram no topo do tronco e nas laterais.

Folhas tenras, anunciando o retorno à vida. A árvore esqueceu os maus tratos, a tentativa de morte e num gesto de autêntico perdão, se dispôs a reviver.

*   *   *

O grande Olavo Bilac, ao se referir às velhas árvores, escreveu, um dia:

Não choremos, amigo, a mocidade!

Envelheçamos rindo! Envelheçamos

Como as árvores fortes envelhecem:

Na glória da alegria e da bondade,

Agasalhando os pássaros nos ramos,

Dando sombra e consolo aos que padecem.

Parafraseando o poeta, dizemos que bom seria que aprendêssemos com as árvores a lição do perdão, ofertando a quem nos fere a outra face, a da doação.

Bom seria que, decepados pela calúnia e pela maldade, nos erguêssemos, ofertando flores e frutos em abundância.

Pensemos nisso: perdão é gesto de quem não agasalha mágoas, nem alimenta rancor. É gesto de quem vive liberto porque não se permite a prisão da dor da revolta pela injustiça.

Nem se deixa infelicitar pela infelicidade e inveja dos maus. Vive plenamente, produz todo o bem que possa e releva os atos indignos, próprios de quem vive prisioneiro de sua própria pequenez.

Sejamos pois, como a árvore amiga, retribuindo o mal com o bem e nos importando muito mais com quem nos ama do que com quem nos despreza.

Valorizemos o amor. Valorizemos o bem.

Redação do Momento Espírita.
Em 11.11.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Árvores no Parque Del Prado, em Montevidéu, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

 

Obsessões

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: “Segue-me!...” Lição nº 66. Página 167.

 

“... E não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Jesus - Mateus, 6:13.

 

Nem sempre conseguimos perceber.

Os processos obsessivos, vastas vezes, porém, principiam de bagatelas:

- O olhar de desconfiança...

- Um grito de cólera...

- Uma frase pejorativa...

- A ponta de sarcasmo...

- O momento de irritação...

- A tristeza sem motivo...

- O instante de impaciência...

- A indisposição descontrolada...

Estabelecida a ligação com as sombras por semelhantes tomadas de invigilância, eis que surgem as grandes brechas na organização da vida ou na moradia da alma:

- A desarmonia em casa...

- A discórdia no grupo da ação...

- O fogo da crítica...

- O veneno da queixa...

- A doença imaginária...

- A rede da intriga...

- A treva do ressentimento...

- A discussão infeliz...

- O afastamento de companheiros...

- A rixa sem propósito...

As obsessões que envolvem individualidades e equipes quase sempre partem de inconveniências pequeninas que devem ser evitadas, qual se procede com o minúsculo foco de infecção.  

Para isso, dispomos todos de recursos infalíveis, quais sejam:

- A dieta do silêncio,

- A vacina da tolerância,

- O detergente do trabalho e

- O antisséptico da oração.

 

 

(Texto recebido do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte: https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

Matéria do Jornal Espírita

Três Lagoas, MS

 

 

(Recebido em email de Luiz Corrêa da Silveira Filho [[email protected]]0

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]