Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/18-11-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/18-11-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

17-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/17-11-2015.htm

16-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/16-11-2015.htm

14-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/14-11-2015.htm

13-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/13-11-2015.htm

12-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/12-11-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

Estação l Internacional vista do ônibus espacial Atlantis logo após a desatracação.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/International_Space_Station_after_undocking_of_STS-132.jpg

 

Tudo passa

 

 

                                                          Richard Simonetti

                                                                   [email protected]

 

 

Em meio às ardências do deserto, o viajor busca o conforto do oásis, onde pode saciar a sede e descansar.

            Em meio às perturbações do mundo atual, há oásis abençoados de espiritualidade, que podemos buscar na atividade religiosa, no lar orientado pelo Evangelho e, em última instância, na intimidade de nossas almas, superando os enganos do mundo.

            Se o reino de Deus que Jesus veio trazer está longe de ser instalado no Mundo, podemos e devemos instalá-lo em nosso próprio coração, com os valores de uma dedicação total ao Bem, eximindo-nos, por mera questão de sintonia vibratória, das influências nocivas que nos cercam.

            No livro Boa Nova, psicografia de Chico Xavier, o Espírito Humberto de Campos reporta-se às consolações oferecidas por Maria, a mãe de Jesus, aos viajores cansados e sedentos que a buscavam.

           

– Minha mãe, — dizia um dos mais aflitos – como poderei vencer as minhas dificuldades? Sinto-me abandonado na estrada escura da vida...

    Maria lhe enviava o olhar amoroso da sua bondade, deixando nele transparecer toda a dedicação enternecida de seu espírito maternal.

– Tudo passa! Tudo passa! – dizia ela, carinhosamente. – Só o Reino de Deus é bastante forte para nunca passar de nossas almas, como eterna realização do amor celestial.

 

            As ponderações singelas de Maria consubstanciam  orientação para a existência inteira.

            Tudo passa!

            E sempre estaremos bem, animados, reconfortados e protegidos, mesmo ante as ardências do deserto humano, se formos capazes de construir um oásis de bênçãos, em nossa consciência, atendendo à convocação celeste para que edifiquemos o Reino de Deus em nossos corações, perseverando no Bem.

 

 

Assista no YOUTUBE:

Cinco Minutos de Espiritismo.

6 – Hospital ou escola?

https://www.youtube.com/watch?v=3067ovkQbQw&feature=youtu.be

 

 

Turistas visitando o local difundido como da Casa da Virgem Maria. Efésus, Turquia.

Foto Angel Salvador.

 

 

Mensagem de Dr. Bezerra de Menezes recebida psicofonicamente por Jorge Berrio Bustillo. Lima, Perú

 

14-11-2015

 

ESPANHOL              

 

Mensaje psicofónico de Bezerra de Menezes, recibido por el médium Jorge Berrío Bustillo, en la clausura de la semana de conferencias y actividades con motivo de la celebración del 10º Aniversario del Centro Espírita Joanna de Angelis, la noche del 14 de Noviembre de 2015, en el  institucional del CEJA en Lima, Perú.

 

Todos estamos llamados a ser los constructores de la paz.

Todos somos los artífices de nuestro mañana.

Trabajemos con mucho amor, porque el amor es la solución a todos los problemas, a todas las dificultades que tienes, a los retos que tienes en tu vida.

Aprovecha el tiempo. Las fuerzas que todavía tu alma vive, tiene, aquí en la Tierra para que seas el constructor de la paz, que nadie te va a brindar sino que tú puedes conquistar.

Mírate, mira tus manos y observa qué estás haciendo por tu paz y tu felicidad, qué estás construyendo en tu mundo interior. Si estás atormentado, angustiado, con sed de paz, es hora de modificar tus caminatas por esta senda. Es hora de encontrarte con Jesús, porque Jesús es el Maestro, el amigo que nunca te faltará en las horas.

Jesús te espera. Él quiere trabajadores sinceros. Él quiere discípulos fieles. Escucha la invitación que te hace, escúchala en la música en tu corazón. Modifica esa conducta, modifica tu actuar porque no estás feliz. Date la oportunidad de tener un destino mejor, un destino de bendiciones. Goza del día, de la sonrisa de tus hijos, de tus nietos, de la paz, de la música que escuchamos en este instante. Démonos cada uno de nosotros la oportunidad de vivir en paz. Apacentemos el alma para que así no seamos los propios constructores de nuestras desdichas.

Nosotros los Espíritus espíritas que trabajamos desde este lado de la vida en una continuidad del  trabajo realizado en la Tierra, queremos entrar a sus corazones e invitarles a ser los más fieles siervos de  la verdad, que es la alegría más grande que se puede sentir en el corazón.

Adelante, hijos amados. Cuenten con nosotros, así como nosotros contamos con ustedes por el sentimiento de fe, de caridad y de amor que ya se siente en sus corazones.

Dios les bendiga.

Con un amor inmenso y con sentimientos paternales, el amigo de ustedes,

Bezerra.

Dios siempre con ustedes.

 

 

 

 

PORTUGUÊS

 

Mensagem psicofônica de Bezerra de Menezes recebida pelo médium Jorge Berrío Bustillo, no encerramento da semana de conferências e atividades de comemoração do 10º Aniversário do Centro Espírita Joanna de Angelis, na noite de sábado, 14 de Novembro de 2015, na sede do CEJA em Lima, Peru. (*)

“Todos nós fomos chamados a ser os construtores da paz.

Todos nós somos os artífices do nosso amanhã.

Trabalhemos com muito amor, porque o amor é a solução para todos os problemas, para todas as dificuldades que tens, aos desafios que tens em tua vida.

Aproveita o tempo. As forças que a tua alma ainda vive, tem, aqui na Terra para que sejas o construtor da paz, que ninguém vai te dar, mas que tu podes conquistar.

Olha para ti, olha para tuas mãos e observa o que estás fazendo por tua paz e por tua felicidade, o que estás construindo em teu mundo interior. Se estás atormentado, angustiado, com sede de paz, é hora de modificar tuas caminhadas por esta senda. É hora de encontrar-te com Jesus, porque Jesus é o Mestre, o amigo que nunca te faltará.

Jesus te espera. Ele quer trabalhadores sinceros. Ele quer discípulos fiéis. Escuta o convite que te faz, escuta na música em teu coração. Modifica esta conduta, modifica teu atuar porque não estás feliz. Dá a ti a oportunidade de ter um destino melhor, um destino de bênçãos. Goza o dia, o sorriso dos teus filhos, dos teus netos, a paz, a música que escutamos neste instante. Permitamos cada um de nós a oportunidade de viver em paz. Apaziguemos a alma para que assim não sejamos os próprios construtores de nossas infelicidades.

Nós, os Espíritos espíritas que trabalhamos deste lado da vida em continuidade com o  trabalho realizado na Terra, queremos entrar em vossos corações e convidar-vos a ser os mais fiéis servos da verdade, que é a maior alegria que se pode sentir no coração.

Avante, filhos amados. Contai conosco, assim como nós contamos convosco para o sentimento de fé, de caridade e de amor que já se sente em vossos corações.

Deus vos abençoe.

Com um amor imenso e com sentimentos paternos, o vosso amigo,

Bezerra.

Deus sempre convosco.”

 

(*) Tradução para o português por Anita Moura Güvener

 

 

 

Mensagem bilingue  recebida em emails de Maria Reyna [[email protected]], Lima, Peru)

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco em roteiro pelo

Estado de São Paulo:  São José dos Campos

 

16-11-2015

 

Na noite desta segunda-feira, 16/11, o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco realizou uma conferência pública na cidade de São José dos Campos/SP, no auditório do Parque Tecnológico, para um público de 1800 pessoas, com entrada franca.

 

O tema abordado na palestra foi a felicidade.

 

Divaldo iniciou suas considerações acerca da temática enfatizando que todos os seres humanos buscam a felicidade sem, contudo, saberem exatamente o que ela é, onde encontrá-la ou como a conquistar. Esclareceu que, dentro de nossas experiências humanas, em nosso estágio evolutivo, o que se constitui a felicidade para uns, para outros, aquela mesma coisa é motivo de infelicidade; e que algo que nos traz alegria num determinado momento, pode ser também o que nos provoque dor num período posterior. Isso porque, segundo ele, confundimos prazer, ilusão e alegria momentânea com felicidade, procurando-a em comportamentos individualistas, sexólatras e consumistas.

 

Nessa análise sobre a felicidade, foram estudadas as propostas terapêuticas de Viktor Frankl, médico psiquiatra austríaco, e de Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço. Ambos propuseram que o ser humano necessita de estabelecer para si um sentido existencial profundo, de eleger um ideal nobilitante, e passar a vivenciá-lo. Para Frankl, a vivência desse sentido profundo da vida seria essencial para o equilíbrio da saúde integral; e para Jung, essa vivência evitaria que nos tornássemos um peso morto na economia social, contribuindo, assim, para uma sociedade harmônica e feliz, decorrência da harmonia e felicidade do indivíduo.

 

Para ilustrar as suas reflexões em torno do tema, Divaldo narrou a comovente história do médico estadunidense Dr. Tadeu Merlin que, quando ainda jovem e recém-formado em Medicina, era a favor da eutanásia. Certo dia, ao atender uma senhora que estava em difícil trabalho de parto em sua residência, viu-se diante de um grande dilema: a criança nasceu com uma deformidade em uma das pernas e, para ele, aquilo era uma verdadeira desgraça, pois considerava que a criança não teria nenhum futuro e que seria um grande peso na vida da senhora, que já era mãe de 6 filhos e cujo marido a havia abandonado. O que fazer? A sua lógica materialista dizia que a solução mais acertada seria a eutanásia. Mas no exato momento em que iria praticar tal ato, ouviu sua própria consciência a lhe advertir: que tens tu com isso? Deixa-a viver! E o jovem abandonou o local.  Muitos anos mais tarde, Dr. Tadeu experimentou a dor da desencarnação trágica de sua filha e genro, assumindo, com sua esposa, os cuidados com a neta. Tempos depois, a garotinha apresentou uma gravíssima enfermidade, cujo prognóstico dos melhores especialistas dos EUA e da Europa era de morte breve e dolorosa. Como último recurso, Dr. Tadeu e esposa procuraram um outro médico que investigava aquela doença e tinha desenvolvido uma vacina para ela, ainda não testada em humanos. Após submeter sua neta àquele tratamento, a menina ficou radicalmente curada e, com a aprovação da vacina para uso em pessoas, a doença tornou-se perfeitamente tratável e erradicada. O médico que descobriu a cura da doença e que salvou a neta do Dr. Tadeu Merlin era aquela criança que ele, um dia, pensou na possibilidade de exterminar pela eutanásia, porque houvera nascido com um defeito na perna.

 

Dessa narrativa, ressaltou o conferencista, podemos compreender a felicidade como o resultado ou a colheita de todo o bem que espalhamos pelo mundo.

 

Divaldo também analisou as 4 propostas filosóficas em torno da felicidade. A primeira, que é a proposta hedonista ou epicureia, afirma que a felicidade consiste em se “ter”, mas a crítica a ela está no fato de se constatar que a maioria daqueles que possuem sofre e é infeliz, porque, invariavelmente perturba-se com a posse e teme perder o que tem. A segunda, em sentido oposto, diz que ser feliz é não se ter nada e a crítica feita a essa proposta é a que muitos são escravos até daquilo que não tem e tornam-se infelizes por não possuírem algo ou alguma condição. A terceira, centralizada na doutrina estoica, apregoa que a pessoa deveria abandonar-se a um estado de apatia, resistindo à dor sempre, como demonstração de virtude; e a crítica a ela consiste no fato de que não é possível viver constantemente resistindo a todas as dores, em decorrência de nossas limitações naturais, morais e físicas. A quarta proposta, fundamentada nos ensinos de Sócrates, assevera que a felicidade não consiste no “ter”, mas sim em “ser”, em cultivar-se os valores ético-morais e viver-se em conformidade com a nossa consciência, na qual estão escritas as leis divinas.

 

Essa proposta socrática também foi apresentada por Jesus, que recomendou-nos o amor a Deus, ao próximo e a nós mesmos, portanto o amor aos semelhantes e o autoamor, assim como também ofereceu-nos a regra áurea de conduta, ao dizer-nos que não deveríamos fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem.

 

Nesse mesmo sentido, o Espiritismo aponta o verdadeiro espírita ou o verdadeiro cristão como sendo aquele que realiza a sua transformação moral para melhor e envida todos os esforços para evitar ser arrastado por suas más paixões.

 

Com essa filosofia, a Doutrina Espírita teria traçado um verdadeiro caminho para a felicidade, oferecendo um sentido ético-moral profundo para a existência humana, que é a imortalidade, a qual nos premiará com os frutos centuplicados de todo o amor que tivermos espalhado na Terra.

 

Em suas palavras finais, Divaldo destacou que todas as crises existentes no mundo, como a econômica, a política etc, são meras decorrências da verdadeira crise, que é individual, a crise moral e espiritual do ser humano e que não há outra solução para ela senão o amor, conforme nos propusera Jesus.

 

A conferência foi encerrada com os versos do Poema da Gratidão, de autoria do Espírito Amélia Rodrigues.

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Edgard e Sandra Patrocínio

 

 

 

Palestra com Dr. Izaías Claro

São Carlos, SP

 

Palestra com Izaias Claro
Tema: As aflições humanas e a Filosofia Espírita
Data: 05 de dezembro (sábado), 15h30min-16h30min
Local: Associação Espírita Obreiros do Bem - São Carlos/SP
Endereço: R. Vivaldo Lanzoni, 200 - Lagoa Serena 

 

Dez 2015

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

16º. Encontro Espírita sobre Joanna de Ângelis

Duque de Caxias, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Palestra mensal no LELA

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

28/11/2015 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: “DEGRAUS DA EVOLUÇÃO”

PALESTRANTE: “UBIRAJARA T. TEDERICHE”

MUSICAL: “GRUPO VOCAL CANTARES”

Nova Imagem.png

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS E/OU PRODUTOS

DE HIGIENE PESSOAL EM PROL DA TRASITÓRIA CASA DO CAMINHO

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão

disponíveis nos Sites do LELA e da TCC, no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://www.lela.org.br

http://www.transitoriacasadocaminho.org.br

https://www.facebook.com/leladiadema

Veja também as palestras mensais e reportagens de nossos eventos no canal do LELA no Youtube:

http://www.youtube.com/channel/UCJjwufTmBGOKGxBs8Co1r1A?feature=watch

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

Seminário no Centro Espírita “Joanna de Ângelis

Guarulhos, SP

 

 

 

(Informação recebida em emails de Marcio Santos [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

Palestra no Centro Espírita Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 (Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Informativo do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

·         Juventude Zilda Gama – Domingos às 10h

·         Grupo da Melhor Idade – sextas-feiras, as 8h30. Convidamos todos a participar dessa nova atividade. Diversão, arte, vivência, porque a vida merece ser vivida intensamente sempre!

·         Paelha do Bem – Beneficiados CE Zilda Gama e Lebem

 

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

18/11/2015 – Próxima Quarta                   20h – Reunião Pública

Orador: Adilson Ferreira                                 Boa Nova         

Tema: Palestra e divulgação do livro ‘Caminhando com Jesus na Galileia’

 

20/11/2015 – Próximo Sábado                  15h – Reunião Pública

Oradora: A confirmar

 

24/11/2015 – Próxima Terça                             20h – Reunião Pública

Orador: Paulo Bomfim                                   CE Seara do Mestre

Tema: Só se chega ao Espiritismo pelo Amor

 

17/11/2015 – Hoje                                              20h – Reunião Pública

Orador: Fernando Reis                                  CE Zilda Gama

Tema: Cada qual é provado pela própria concupiscência

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Boletim do Lar Maria de Nazaré

Rio de Janeiro, RJ

 

SOLICITE POR EMAIL:

[email protected]

 

 

 
BOLETIM DO LAR MARIA DE NAZARÉ

CRUZADA ESPÍRITA PAULO DE TARSO

64 ANOS
1951-2015FUNDADA EM  18/03/1951

http://sites.google.com/site/larescolamariadenazare/–

  e-mail:[email protected]

RUA IDUMÉ,82- BRÁS DE PINA       -    CEP 21215-300

RIO DE JANEIRO-RJ  TEL (21)3137-0425

EDIÇÃO 1     ANO IX             NÚMERO 107          NOVEMBRO 2015

O valor do Natal para as crianças

 

 

 

Bazar de Artesanato de Natal – SEOB

São Carlos, SP

 

Bazar de Artesanato 2015

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

29ª. macarronada beneficente GEBEM

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Adriana Valeriano [[email protected]])

 

 

Não perdemos ninguém

 

 

Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, um dos grandes pensadores do Cristianismo, escreveu certa feita:

O amor não desaparece jamais.

Eu sou eu, vocês são vocês.

O que eu era para vocês, continuarei sendo; me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene ou triste.

Continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza.

A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado.

Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho.

*   *   *

Nas reflexões profundas do filósofo, constrói-se o entendimento da Imortalidade e continuidade da vida.

Como um barco que veleja num largo rio para aportar na outra margem, assim se dá a viagem para a Imortalidade, quando nos desfazemos do corpo físico.

Morrer, efetivamente, não existe. Morre o corpo, nós permanecemos.

Morre a matéria, que se transforma, se decompõe, para originar outros corpos.

Porém, nós permanecemos, carregando para o lado de lá da existência tudo aquilo que temos guardado na intimidade da mente e do coração.

Assim, a despeito do corpo físico, que aqui permanece, a vida continua e somos os mesmos.

Afinal, como alega Santo Agostinho, o fio não foi cortado.

E os que partem antes de nós não estão longe, apenas do outro lado do caminho.

Dessa forma, diferente do que comumente alegamos, não perdemos ninguém.

Os amores que nos antecedem, não se perderam, apenas estão no outro lado da margem.

De forma alguma faz algum sentido afirmar, como costumeiramente fazemos: Perdi meu pai, perdi meu companheiro.

Eles vivem na mesma intensidade e mais plenamente que nós, que ainda permanecemos vinculados a um corpo físico.

Afinal, não somos o corpo que habitamos.

Este é apenas morada momentânea, a fim de nos dar oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal.

Quando a Providência Divina entender ser o melhor momento, o deixaremos, para retornarmos para casa, para o mundo espiritual.

O desvincular-se do corpo físico é retorno para casa, é voltar para o mundo do Criador, deixando o mundo das criaturas, como afirma Santo Agostinho.

*   *   *

Nos momentos de tristeza e dor, utilizemos a prece, a oração, como ferramenta de apoio e consolo.

Quanto aos nossos amores, estaremos sempre vinculados a eles pelo pensamento e pelo sentimento.

Orar por eles, lembrar deles com ternura, carinho, reconhecimento, é o maior presente que podemos lhes oferecer, enquanto a distância nos impede o encontro.

E na saudade, lembremos do grande pensador de Hipona:

A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado.

Afinal, o amor não desaparece jamais.

Redação do Momento Espírita.
Em 17.11.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

A conversão de Santo Agostinho

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona

 

 

Se sua morte resgatou nossos pecados, pecado paga pecado!

 

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

A morte vicária de Jesus na cruz significa que seu sofrimento foi muito agradável a Deus, e, em consequência disso, os pecados da humanidade, que tanto teriam ofendido a Deus, teriam sido resgatados ou pagos. Isso é o que tenho chamado de teologia de sangue.

O pecado faz sofrer nosso próximo e, por consequência, de acordo com a lei inexorável bíblica e universal de causa e efeito, faz-nos sofrer também, pois a cada um será dado de acordo com suas obras (Mateus 16: 27). E ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo (Mateus 5: 26). Isso quer dizer que, quando pagarmos o último centavo de nossas faltas, estaremos quites com a lei de causa e efeito e, portanto, não vamos pagar mais nada, o que derruba totalmente por terra as chamadas penas eternas no sentido como foram entendidas, erradamente, pelos teólogos cristãos antigos e ainda por um grande número dos da atualidade.

As exceções dos que não aceitam essas ideias absurdas incompatíveis com o Deus verdadeiro de amor infinito e irrestrito para com todos os seus filhos (Atos 10: 34) são dos teólogos cristãos espíritas e de uma minoria de avançados teólogos católicos e protestantes. E os cristãos ainda mais agarrados a essas ideias de um Deus pagão, sofredor, de terror e vingador, com suas penas infernais sempiternas, são os nossos irmãos evangélicos. Aliás, muitos pastores, não todos, usam essas penas infernais como meio de amedrontar seus fiéis e, assim, pegarem mais dízimos deles.
Todas as religiões recebem influências de outras. O cristianismo as recebeu dos judeus antigos, que, por sua vez, receberam as dos fenícios, caldeus e outros povos antigos da região do chamado Oriente Médio.

Essas ideias de um Deus que sofre com as nossas faltas e de ser Ele um castigador vingativo cruel e antropomórfico (de natureza humana) originaram-se dos deuses ou espíritos humanos desencarnados que se comunicavam através dos médiuns (na Bíblia, profetas), deuses esses que foram erradamente tidos como sendo o próprio e verdadeiro Deus. E esses deuses ou espíritos desencarnados são confirmados pelo próprio Jesus: “Vós sois deuses” (João 10: 34). Entre esses deuses há os bons, os mais ou menos e os maus e enganadores. Daí João Evangelista nos recomendar que examinemos os espíritos para sabermos se são bons ou maus, para que não venhamos dar crédito aos que são maus (Primeira Carta de João 4: 1). É por isso que Moisés, também, até proibiu a comunicação com os espíritos desencarnados (Deuteronômio capítulo 18).

Mas ele elogiou os médiuns (profetas na Bíblia) esclarecidos, verdadeiros e não mercenários Medade e Heldade, os quais recebiam espíritos bons e profetizavam (Números 11: 24 a 30).
Deus não sofre com os nossos pecados, além de Ele não ser um espírito atrasado vampiro, que se deleita com sangue derramado e menos ainda com sangue humano. Que Deus seria esse? Essa teologia, além de ser absurda, leva muitos ao ateísmo!

Os deuses ou espíritos humanos evoluídos não ensinam a teologia de sangue nem que Deus sofre com os nossos pecados vingando-os de modo exagerado e, pois, injusto, e menos ainda esses espíritos humanos evoluídos ensinam o absurdo de que um pecado como o do assassinado de Jesus anula nossos pecados!

PS: Feira do Livro Espírita de São José do Rio Preto (SP), no shopping Iguatemi, até o dia 29 deste mês. O médium psicofônico mineiro Izoldino Resende e este colunista estarão lá, em 21.11, autografando seus livros.

 

(Texto publicado originalmente na coluna  do diário  O Tempo, BH)

 

(Recebido em email de José Reis Chaves)

 

Este monte em Jerusalém é divulgado como sendo o Gólgota e fica fora das muralhas da  cidade.

A tradição católica  situa o sepulcro de Jesus na  Igreja do Santo Sepulcro que fica intra-muros de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]