Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/23-11-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/23-11-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

21-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/21-11-2015.htm

20-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/20-11-2015.htm

19-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/19-11-2015.htm

18-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/18-11-2015.htm

17-11-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/NOVEMBRO/17-11-2015.htm

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

 

Luminária em via pública. Assunção, Paraguai. Foto Ismael Gobbo

Allan Kardec

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

 

Le Livre des Esprits 2.jpg

O Livro dos Espíritos lançado por Allan Kardec em 18 de abril de 1857

Na imagem facsimile da 4ª. edição de 1860. http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_Esp%C3%ADritos#/media/File:Le_Livre_des_Esprits_2.jpg

 

 

Nota de desencarnação (1)

Dr. Vitor Ronaldo Costa

 

Ao Dr. Vitor Ronaldo Costa - Minha mensagem de despedida...

 

 

Ao Dr. Vitor Ronaldo Costa - Minha mensagem de despedida...

 

O confrade Vitor partiu... faz parte agora da esfera de vida na qual no futuro estaremos....

O que dizer do amigo Vitor?

Homem grande em sua humildade, amigo excepcional, íntegro e fraterno para com todos. Jamais uma indelicadeza. Nunca se omitiu nos pedidos de ajuda que recebeu. Sempre uma orientação para dar a quem dela necessitasse.

Devo muito a esse amigo, pois me mostrou que escrever com o coração vale a pena, escrever com fé e simplicidade comove e consola os que necessitam de afeição.

Então, Dr. Vitor, com lágrimas abundantes me despeço desejando que esteja em local repleto de flores e de amigos. Que muitos venham lhe dar as boas vindas, pois seu merecimento é grande.

Caso venha a sentir a saudade pulsando no coração, lembre-se que um dia estaremos todos juntos novamente.

Conheci-o apenas pela internet, mas foi o suficiente para saber que é um grande homem.

Até um dia! Se possível, continue olhando por nós!

Meus sentimentos a toda família. Disponham de mim, caso necessitem.

Bênçãos para todos...

 

Com o carinho de Maria Nilceia

21-11-2015

 

(Informação recebida em email de Maria Nilceia)

 

 

Nota de desencarnação (2)

Guilherme Michelin (Eno), Birigui, SP

 

Informo aos queridos parentes e amigos a desencarnação de meu sogro Guilherme Michelin, com 94 anos de idade, no início da noite deste domingo (22-11-2015), no hospital Unimed, em Birigui, SP. Felizmente sua passagem se deu em  meio a preces que faziamos com familiares junto ao seu  leito no próprio hospital onde esteve internado. Imigrante italiano de Aquiléia, Udine, foi um pioneiro no desbravamento de Birigui, cidade onde aportou com seus pais no ano de 1924, trabalhando como empregado na lavoura de café e posteriormente se dedicando à criação de gado leiteiro e agricultura. A familia agradece a todos aqueles que trabalharam ao seu lado no periodo em que esteve enfermo no âmbito de seu lar e no curto periodo em que esteve hospitalizado. Que Deus o acolha em seu regaço dando-lhe conforto e paz. Nós familiares assumimos o compromisso solene de manter-mo-nos unidos como forma de honrar o grande exemplo recebido dessa criatura eclética orgulho de todos nós. (Ismael Gobbo)

 

Guilherme Michelin (Eno) no aniversário de 90 anos.

 

 

Registro. Roteiro do orador Divaldo Pereira Franco pelo

Estado de São Paulo:  Ribeirão Preto.

 

 

20-11-2015

 

O médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco esteve nesta sexta-feira, 20/11, em Ribeirão Preto, onde realizou um seminário para 1250 pessoas, no Centro de Convenções da cidade.

 

A proposta do seminário foi o encontro com a paz.

 

O pensamento filosófico de Cícero abriu a exposição do tema: “a História é a pedra de toque que desgasta o erro e faz brilhar a verdade.”

 

Com base nisso, foi ressaltada a necessidade de observarmos e reflexionarmos a respeito dos fatos históricos, a fim de melhor compreendermos a realidade, na busca da verdade.

 

O século XVII, como afirmado, foi o período em que houve a ruptura entre a Ciência e a religião. Thomas Hobbes, Pierre Gassendi e John Locke, eminentes representantes do pensamento do seu século, romperam com a religião e resgataram o atomismo grego, que, antes, já era a teoria adotada por Leucipo, Lucrécio e Demócrito, os quais discrepavam frontalmente do idealismo socrático.

 

Curiosamente, o filósofo Francis Bacon, também do século XVII, escreveu que “uma filosofia superficial inclina a mente do homem para o ateísmo, mas uma filosofia profunda conduz as mentes humanas para a religião.” E Johannes Kepler, astrônomo e matemático, apresentou as grandes leis universais que falavam a respeito de uma causalidade inteligente.

 

No século XVIII, surgiu o Iluminismo francês. E o ateísmo grego, recuperado no século XVII, perdurou até o XIX, para atingirmos o século presente, XXI, nas experiências e vivências do “homo virtualis”.

 

Ao longo dessa jornada do desenvolvimento intelecto-moral, o ser humano sempre buscou a felicidade, fracassando nesse intento, na maioria das vezes. E assim sucede-se até os nossos dias.

 

Os pensadores estabeleceram que havia 4 hipóteses para a conquista da felicidade: o “ter” coisas, o “não ter” nenhuma posse, a entrega à apatia, conforme apregoada pela doutrina estoica, e o “ser”, ou seja, o desenvolvimento das qualidades internas, sendo esta última a única capaz de nos garantir o equilíbrio, a harmonia, a felicidade e a paz interior.

 

Divaldo discorreu sobre o desenvolvimento antropossociopsicológico da criatura humana, conforme a doutrina de John B. Watson, psicólogo americano, que afirmou que as primeiras emoções que surgiram nos indivíduos, nesta ordem, foram: o medo, a ira e, por último, o amor. Sendo o amor relativamente recente em nossas experiências humanas, seria natural concluir que ainda estejamos iniciando o aprendizado e a educação dessa emoção.

 

Também foi referida a tese de Gurdjieff e de seu discípulo Pedro Ouspensky, que estabeleceram que as pessoas poderiam ser divididas em dois grupos, o dos seres fisiológicos, que satisfazem-se integralmente nos instintos básicos da alimentação, do repouso e do sexo, e o dos seres que, além de experimentarem esses instintos, pensam e possuem um ideal.

 

Viktor Frankl e Carl Gustav Jung, ambos psiquiatras, ensinaram que todos devemos encontrar e vivenciar um sentido existencial profundo, a fim de evitarmos nos tornar um peso morto na economia social. A ausência de um sentido nobilitante em nossa vida levar-nos-ia ao estado de vazio existencial e, por consequência, a problemas depressivos, bipolares e ao próprio suicídio.

 

Segundo mencionado, o sentido existencial profundo pregado pelo Espiritismo é a imortalidade. Isso porque, a partir da demonstração, pela Ciência Espírita,  de que somos todos imortais, essa verdade faz-nos pensar a respeito de como é essa realidade transcendente e quais são suas condições de vida.

 

Com base na lei de ação e reação, explicou Divaldo, colheremos no além exatamente os frutos de nossa semeadura na Terra. Destarte, não deveríamos nunca descuidar de nossa conduta durante o período reencarnatório. Levaremos do mundo físico os tesouros de paz  (o céu), adquiridos pelo pensamento e conduta retos, ou os tormentos de consciência (inferno), resultados de nossas iniquidades e desequilíbrios.

 

Não por outra razão, disse o orador, foi estabelecido por Allan Kardec, codificador do Espiritismo, que o verdadeiro espírita ou o verdadeiro cristão pode ser reconhecido por sua transformação moral e pelos esforços que empreende para não ser arrastado por suas más inclinações. Esse indivíduo, naturalmente, já compreendeu a realidade e estabeleceu para si a meta da imortalidade gloriosa e rica de paz.

 

Foi narrada a história de Creso, o último rei da Lídia, com base nos relatos do historiador grego Heródoto de Halicarnasso. Tratava-se de uma análise, sob o ponto de vista da paz e da felicidade, sobre um dos homens mais ricos do mundo. Ele tinha dois filhos. O mais novo era surdo-mudo. O mais velho desencarnou em trágico acidente. Creso, certa feita, houvera convidado Sólon, um dos 7 sábios da Grécia Antiga, para visitá-lo e conhecer sua fortuna. Ao indagar o filósofo sobre quem seria a pessoa mais feliz do mundo, dele recebeu a resposta de que era um jovem ateniense que dedicava-se a um nobre ideal. Ao indagá-lo sobre quem, então, seria o segundo, obteve a resposta de que seriam 2 jovens irmãos que se ocupavam de fazer o bem ao próximo. Contrariado em sua expectativa, porque estava certo de que seria considerado por Sólon o mais feliz, em virtude de seu poder e imensa fortuna, decidiu desprezá-lo e mandá-lo embora. Mas ao despedir-se, Sólon lhe teria tido que somente seria possível saber se alguém foi realmente feliz na existência após a sua morte, porque durante a vida física, sempre surgiam inúmeras ocorrências inesperadas e imprevisíveis, que acabavam por macular a paz e a  felicidade do indivíduo. Mais tarde, o reinado de Creso teve de enfrentar o exército de Ciro, em dura batalha, que foi vencida pelo segundo. Num intrigante episódio dessa história, quando um soldado persa estava pronto para arremessar a lança contra Creso, o seu filho surdo-mudo entrou numa espécie de transe, pela comoção, e gritou, assustando o soldado, que errou o alvo, salvando, assim a vida do pai. Creso, entretanto,  foi preso pelos persas e quando estava para ser exterminado, recordou-se da conversa com Sólon e de sua reflexão a respeito da felicidade, a qual repetiu em voz alta. Ciro, que estava próximo e ouviu Creso pronunciar o nome de Sólon, indagou de que se tratava. Sendo profundo admirador daquele filósofo e, agora, sabendo da sua vinculação com Creso, decidiu poupar-lhe a existência física, para que Creso pudesse trabalhar para ele.

 

Esse relato histórico demonstrou que, ante as vicissitudes da experiência física, é necessário que os nossos valores estejam depositados naquilo que é imperecível, imortal, portanto, não atingível pelas ocorrências materiais. A conquista da verdadeira paz, portanto, só seria possível por meio de atos decorrentes de uma consciência reta e de um caráter reto, de maneira que o indivíduo possa agir de tal forma que nunca se envergonhe de seu passado.

 

Divaldo asseverou que Jesus foi o único personagem da História que estabeleceu o Amor como diretriz de segurança para o encontro com a paz. Ao anunciar “a minha paz vos dou e vo-la dou como o mundo não a pode dar”, Jesus estabeleceu a paz como fruto do Amor transcendente, sem exigências, sem condições.

 

Foram analisados pelo palestrante os seis itens que compõem o Manifesto 2000 Por Uma Cultura de Paz e de Não-Violência, estabelecido pela UNESCO e dirigido não aos governantes das nações mas a todos os cidadãos do planeta, que deveriam assumir, individualmente, tais compromissos: 1.) preservar a paz e respeitar a vida; 2.) rejeitar a violência; 3.) ser generoso; 4.) ouvir para compreender; 5.) preservar a natureza; 6.) redescobrir a solidariedade.

 

A história de uma jovem armena que viveu os horrores do genocídio de seu povo praticado pelos turcos otomanos, contida na obra “Perdão Radical”, de autoria de Brian Zahnd, foi utilizada para as reflexões acerca do perdão como forma de encontro com a paz. Essa jovem viu seus pais serem assassinados friamente e sua irmã estuprada e também assassinada pelos turcos. Ela foi aprisionada pelo comandante da tropa que invadiu seu vilarejo e tornada sua escrava sexual. Após ter conseguido fugir de sua prisão, logrou estudar e tornar-se enfermeira, profissão na qual destacou-se, por sua extrema dedicação aos pacientes. Certo dia, foi convidada a cuidar de um doente, considerado em estado crítico. Ao visitar o paciente, de imediato reconheceu o seu antigo algoz. Mesmo assim, cuidou dele com esmero, até a sua total recuperação, sem nunca o acusar de nada. Quando ele descobriu que sua enfermeira era a mesma pessoa a quem tinha escravizado sexualmente e assassinado sua família, perguntou-lhe o porquê de o ter cuidado e não o assassinado. Ela respondeu-lhe que tinha tornado-se cristã e que o seu mestre lhe ensinara a perdoar os inimigos e a os amar.

 

O perdão, de acordo com o exposto, é uma das mais sublimes manifestações do amor e não significa o esquecimento do mal praticado, mas não revidar o mal com o mal, não guardar ressentimentos com relação ao ofensor e não remoer os acontecimentos dolorosos. Nesse sentido, o perdão deve ser oferecido não apenas a outrem, como também a si mesmo, na forma do autoperdão, eliminando-se o sentimento de culpa do íntimo, dando-nos nova chance para a nossa reabilitação, de modo que o bem que façamos anule o equívoco que cometemos.

 

Em suas finais considerações, Divaldo afirmou que, mediante o autoconhecimento, consoante apregoado na resposta à pergunta de número 919 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, é possível identificarmos os nossos pontos vulneráveis, as nossas fragilidades emocionais, e corrigi-las de pouco a pouco, para que as nossas imperfeições morais sejam convertidas em manifestações do amor e, assim, em nossa jornada, deixemos pegadas luminosas que apontem um caminho de felicidade para os que vêm atrás.

 

 

Texto: Júlio Zacarchenco

Fotos: Edgard e Sandra Patrocínio

 

 

Balieiro e Sardano

Divaldo Pereira Franco

 

 

Hospital de Penápolis se torna referência em saúde mental

 

Leia a notícia da Folha da Região

http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=381671

 

 

 

 

Conferência com Carlos Campetti no Centro de Cultura Espírita em Caldas da Rainha, Portugal

 

 

Na sexta-feira, dia 27 de novembro de 2015, às 21H00, teremos como convidado Carlos Campetti, palestrante e colaborador da Federação Espírita Brasileira, que apresentará uma conferência espírita subordinada ao tema ENFERMIDADE E SAÚDE HOLÍSTICA.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)


Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

Conferência com Carlos Campetti

Luxemburgo

 

 

Bonjour à tous,

 

Nous avons le plaisir de vous  inviter à notre conférence qu' aura lieu ce lundi 23 novembre, au Centre Sociétaire ( 2éme étage), 29 rue de Strasbourg. L-1560 Luxembourg-Gare entre 19:30  et 21:30, avec CARLOS CAMPETTI, voir affiche en annexe.

 

Fraternellement

Groupe Spirite Allan Kardec de Luxembourg.

 

 

 

(Informação recebida em email de nascimento zelina [[email protected]])

 

 

Atividades programadas para o CEAK

Penápolis, SP

 

Ativ Espirituais no CEAK-Penápolis/SP/BR de 22 a 28-11-2015
Para:

 

Imagem inline 1

Obs.: Se você não deseja receber este Boletim envie-nos e-mail com a palavra "CANCELAR" para [email protected], pelo que agradecemos.​


--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

(Informação recebida em emails de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]] e  de Joao Marchesi [[email protected]])

 

 

Novo vídeo sobre O Livro dos Médiuns (em espanhol)

Acesse no link

 

Buenos días.

Informamos que se encuentra disponible, en Youtube, el nuevo video "Método", de la serie dedicada al estudio de "El libro de los médiums", de Allan Kardec.

 

https://www.youtube.com/watch?v=LSA4dtvNot0

 

¡Muchas felicidades a todos!

Simoni

(Recebido em email de Simoni Privato Goidanich)

 

 

Ciclo de palestras com Wellerson Santos

Região dos Lagos, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

 

 

Palestra no Centro Espírita Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

D:\Documentos\Pictures\Centro Espirita\jamiro.jpg

 

CONVITE DE PALESTRA COM

JAMIRO Dos SANTOS  FILHO

De

ARAGUARI-MG.

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA  TIBIRIÇÁ Nº 522 AVANHANDAVA

QUARTA-FEIRA DIA  25/11/2015

Às  20,00  horas

Tema:  “  LIVRE  “

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

Informações do Light and Peace Spiritist Centre

Adelaide, Austrália

 

Acesse aqui:

http://www.lightandpeace.org/

 

 

 

 

 

CEACE. Visita fraterna à Creche Recanto da Criança Feliz

Rio de Janeiro, RJ

 

                 CEACE - Centro Espírita Amor Caridade e Esperança

 

 

                  Rua São Manuel 12 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - Brasil 

 

Dia:           06 de Dezembro de 2015 (1º domingo)

 

Local:    CRECHE Recanto da Criança Feliz

 

Endereço: Rua Ismael da Rocha, 124 - Ramos

 

Horário de Saí­da do CEACE13:00 horas

 

INFORMAÇÕES:

 Companheiros,

Excepcionalmente no 1º. domingo de Dezembro, convidamos a todos para a festa de Natal que realizaremos na Creche Recanto da Criança Feliz, como fazemos todos os anos, juntos com as 48 meninas e 42 meninos, de 2 a 4 anos que ali são acolhidos.

O CEACE, já providenciou os presentes. Resta-nos apenas levarmos nossa alegria de sempre e festejarmos a data do nascimento de Jesus como muito amor.

LANCHE:

Pedimos que caprichem, pois, todos nós participaremos dele: Salgadinhos, doces, balas, bombons, bolos, refrigerantes (gelados).

 

 

 

Pedimos aos que possuam carros que dêem “carona” aos demais.

 

 

             Ante o mundo moderno, em doloroso e acelerado processo de transição, procuremos em Cristo Jesus o clima de nossa reconstrução espiritual para a Vida Eterna.”

                                                                   (Emmanuel)

 

 

“Quem não vive para servir ainda não aprendeu a viver”

 

(Informação recebida em email de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Paella Beneficente

São Paulo, SP

 

 

Panela do Bem é uma organização sem fins lucrativos que promove anualmente um almoço muito animado com musica ao vivo e Bingo, cuja renda é destinada a uma Instituição.

Este ano o Centro Espírita Zilda Gama e o LEBEM (Lar Espirita Bezerra de Menezes) de Ribeirão Pires serão as instituições  beneficiadas pelo evento.

Assim, gostaríamos de contar com a sua colaboração no sentido de divulgar o evento e nos auxiliar na venda dos convites.

Abaixo as informações sobre o evento:

Dia 29 de novembro de 2015 às 13h

Buffet Rivieira

Rua Padre Raposo, 1332 – Mooca

Almoço (paella e massa)/Bebida/Sobremesa inclusos no valor do convite

Tradicional BINGO

Show do cantor LEO NOVATTI

Convites a venda na Secretaria do CE Zilda Gama a partir de 28/10, ou reservas pelos telefones 99962-6690 ou 2606-4432 com Tarcio (Batata) ou e-mail [email protected]

Convite R$ 75,00

 

Imagem inline 1

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Vídeo. Documentário: Francisco e Clara de Assis

 

Acesse aqui:

http://7tv.com.br/francisco-e-clara-de-assis-o-exemplo-dos-bons-2/

 

 

(Colaboração recebida em email de Dejair Santos [[email protected]])

 

 

Agenda Espírita- CEAP. Solicite por email

Rio de Janeiro, RJ

 

Escrever para André Gadelha solicitando:

[email protected]

 

 

 

Kardec Rádio (em inglês)

Baltimore, EUA

 

Acesse:

www.kardecradio.com

 

 

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

Do que plantarmos, colheremos

 

 

 

A tarde estava ensolarada e convidava ao lazer.

No quintal, João se distraía observando os três netos a brincar com a bola.

O maiorzinho a jogou na parede, e quando ela voltou em sua direção, gritou admirado:

Olha, vovô, ela voltou para mim.

O avô aproveitou para falar de um assunto muito importante.

Vejam, meus queridos, como as Leis de Deus estão presentes em tudo o que fazemos.

Até mesmo quando brincamos, Deus nos faz perceber como elas funcionam. Ele nos dá a liberdade de jogar a bola na parede, mas a volta da bola é uma reação natural ao nosso ato.

Deus fez tudo perfeito no Universo.

E Jesus, que é o Seu Filho mais sábio, nos fala para semearmos amor para termos amor em nossas vidas.

É como se plantássemos um pé de feijão.

Os meninos, curiosos, se aproximaram. Aquilo estava ficando interessante.

Quando o pé de feijão frutificar, só poderá dar feijões, não é verdade? Assim também acontece em nossas vidas. Colheremos do que plantarmos.

Sempre que plantarmos bondade, colheremos sorrisos; se plantarmos maldade, colheremos lágrimas.

*   *   *

Toda ação gera uma reação característica que virá, logo ou mais tarde, como forma de colheita.

Assim, somos livres para a semeadura, mas somos escravos na colheita.

Para cada ação haverá uma reação correspondente e na mesma intensidade.

A Lei de Ação e Reação baseia-se num perfeito mecanismo de justiça e de igualdade absoluta, para todos.

Essas ações estão caracterizadas com o selo moral do estágio em que se situa a pessoa.

São as imperfeições ou as qualidades da alma humana que geram suas ações felizes ou equivocadas.

Não há qualquer favoritismo para quem quer que seja.

Agindo bem, teremos o mérito do bem.

Agindo mal, teremos as consequências do mal.

Os prejuízos que causarmos a outrem trarão consequências inevitáveis para nós próprios. É a Lei Divina.

Também os benefícios que espalharmos gerarão benefícios em nosso próprio caminho.

Passamos a entender, portanto, que fazer o mal, a quem quer que seja nunca será compensador, pois sempre responderemos pelo mal que causarmos.

Toda felicidade ou tranquilidade que proporcionarmos ao próximo redundará em bem para nós mesmos.

O amor e o perdão são fortes alavancas para nosso crescimento espiritual.

Por esse motivo é que Jesus nos ensinou a perdoar.

O ódio, a vingança, a perseguição contumaz a qualquer pessoa resultarão em sofrimentos ao seu próprio autor.

Somente o perdão liberta.

Sabedoria manifestamos ao optar por promover o bem, pois a reação do bem só poderá ser o bem.

O mal, por sua vez, trará consequências desagradáveis.

Sofrimentos na vida individual, social e coletiva, poderiam ser evitados se todos observássemos a Lei de Causa e Efeito, que Jesus traduziu em admirável sentença: A  cada um será dado segundo as suas próprias obras. 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Ação e reação,
 de Orson Peter Carrara, publicado na revista 
Reformador,
 novembro de 2004, ed. FEB.
Em 21.11.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Thaisa no saque. Jogo Volei Nestle x Rio do Sul. Osasco, SP,  10-11-2015. Foto Ismael Gobbo

 

 

O burro de carga

 

 

Pelo Espírito Neio Lúcio. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Alvorada Cristã. Lição nº 10. Página 49.

 

No tempo em que não havia automóveis, na cocheira de famoso palácio real, um burro de carga curtia imensa amargura, em vista das pilhérias e remoques dos companheiros de apartamento.

Reparando-lhe o pêlo maltratado, as fundas cicatrizes do lombo e a cabeça tristonha e humilde, aproximou-se formoso cavalo árabe, que se fizera detentor de muitos prêmios, e disse, orgulhoso:

- Triste sina a que recebeste! Não invejas minha posição nas corridas? Sou acariciado por mãos de princesas e elogiado pela palavra dos reis!

- Pudera! - exclamou um potro de fina origem inglesa - como conseguirá um burro entender o brilho das apostas e o gosto da caça?

O infortunado animal recebia os sarcasmos, resignadamente.

Outro soberbo cavalo, de procedência húngara, entrou no assunto e comentou:

- Há dez anos, quando me ausentei de pastagem vizinha, vi este miserável sofrendo rudemente nas mãos de bruto amansador. É tão covarde que não chegava a reagir, nem mesmo com um coice. Não nasceu senão para carga e pancadas. É vergonhoso suportar-lhe a companhia.

Nisto, admirável jumento espanhol acercou-se do grupo, e acentuou sem piedade:

- Lastimo reconhecer neste burro um parente próximo. É animal desonrado, fraco, inútil... Não sabe viver senão sob pesadas disciplinas. Ignora o aprumo da dignidade pessoal e desconhece o amor próprio. Aceito os deveres que me competem até o justo limite; mas, se me constrangem a ultrapassar as obrigações, recuso-me à obediência, pinoteio e sou capaz de matar.

As observações insultuosas não haviam terminado, quando o rei penetrou o recinto, em companhia do chefe das cavalariças.

- Preciso de um animal para serviço de grande responsabilidade - informou o monarca -, animal dócil e educado, que mereça absoluta confiança.

O empregado perguntou:

- Não prefere o árabe, Majestade?

- Não, não - falou o soberano - é muito altivo e só serve para corridas em festejos oficiais sem maior importância.

- Não quer o potro inglês?

- De modo algum. É muito irrequieto e não vai além das extravagâncias da caça.

- Não deseja o húngaro?

- Não, não. É bravio, sem qualquer educação. É apenas um pastor de rebanho.

- O jumento serviria? - insistiu o servidor atencioso.

- De maneira nenhuma. É manhoso e não merece confiança.

Decorridos alguns instantes de silêncio, o soberano indagou:

- Onde está o meu burro de carga?

O chefe das cocheiras indicou-o, entre os demais.

O próprio rei puxou-o carinhosamente para fora, mandou ajaezá-lo com as armas resplandecentes de sua Casa e confiou-lhe o filho, ainda criança, para longa viagem.

Assim também acontece na vida...

Em todas as ocasiões, temos sempre grande número de amigos, de conhecidos e companheiros, mas somente nos prestam serviços de utilidade real aqueles que já aprenderam a suportar, servir e sofrer, sem cogitar de si mesmos.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Cavalo em rua de Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]