Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 20 de outubro de 2015

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/20-10-2015.htm

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/SETEMBRO/20-10-2015.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/19-10-2015.htm

17-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/17-10-2015.htm

16-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/16-10-2015.htm

15-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/15-10-2015.htm

14-10-2015     http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/OUTUBRO/14-10-2015.htm

 

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Espíritos

 

 

Olivro-espiritos1-175x240

 

 

 

 

 

(Texto Copiado do site Febnet)

O sacrifício de Isaque. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Imagem/fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Sacrifice_of_Isaac_%28Caravaggio%29#/media/File:Sacrifice_of_Isaac-Caravaggio_(c._1603).jpg

Quadro de Giovanni Paolo Pannini. Mercadores expulsos do Templo.

Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Registro.Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2015

Praia do Forte, BA

 

 

17 de outubro de 2015  – manhã

Na radiante manhã de 17 de outubro, o Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2015 teve continuidade com o tema: O Ser Humano e a Natureza. O momento artístico esteve sob a responsabilidade do violoncelista Diego Carneiro Oliveira e do barítono Maurício Virgens.

O trabalho desenvolvido por Divaldo Franco, o maior humanista do Brasil, foi dedicado a Francisco de Assis, Benfeitor da Humanidade. Inicialmente foi apresentado o poema Irmão Sol, Irmã Lua. A homenagem visou destacar tudo o que Francisco de Assis representa para os cristãos, todo o seu trabalho em favor das criaturas de Deus, da natureza, a Jesus e a Deus, bem como pela sua expressão maior, o amor incontinente.

Trabalhando aspectos da mitologia grega, Divaldo Franco estabeleceu uma correlação entre o mito e a realidade psicológica do homem. É admirável como os gregos antigos puderam penetrar na intimidade do homem, desde a persona, até o Self. Deméter, Mãe da Natureza e irmã de Zeus foi a personagem trabalhada para que se pudesse entender o papel do homem em a Natureza.

Com mensagens de Albert Schweitzer, filósofo e médico alemão, possuidor de profundo respeito a vida; do Chefe Sioux Touro Sentado; e Joanna de Ângelis, Benfeitora Espiritual, o orador dedicado foi apresentando informações e constatações de como o ser humano vem se comportando como o maior e persistente predador, matando a vida pelo seu total desrespeito à Natureza.

A miséria, disse, é capaz de estabelecer a fraternidade entre a criança faminta e o abutre que coabitam os grandes lixões produzidos pela sociedade humana. É estarrecedor se constatar o desperdício de alimentos, enquanto em cada segundo uma criança morre a fome no Planeta.

Embora as pessoas, em geral, saibam dessa miséria galopante, veja fotos e noticiários, mantêm-se insensíveis e inertes, permanecendo a margem das dificuldades experimentados por outros. Primeiro é necessário crer para depois ver. Assim é que todas as descobertas se realizaram. Lembrando Jesus, Divaldo destacou que bem-aventurado é aquele que crê e ainda não viu.  Joanna de Ângelis, Espírito adverte sobre a ação devastadora do homem sobre a natureza.

Exaltando a necessidade da solidariedade, Divaldo recomenda que cada um possa deixar pegadas luminosas por onde passa, sinalizando, aos que vem após, o caminho para Jesus. Que cada qual, por sua vez, possa se libertar desse sentimento de destruição, respeitando as leis da natureza. A morte é a porta para a vida. No tocante a caridade, frisou que se deve doar o essencial, não só o que sobra, isto é, doar-se ao se semelhante.

A Natureza é a alma de Deus. Causar danos à Terra é demonstrar não amar a Deus. Quando se ama a Terra, a Natureza e qualquer expressão da vida, demonstramos nosso amor a Deus. Cada um deve desenvolver a sua sensibilidade ao ponto de compreender, como Francisco de Assis, que toda a obra divina esta interligada e interdependente. O amor a Natureza deve estar imantado de ternura, respeitando o próximo, seja humano ou não. É necessário se colocar no lugar do outro, não julgar e fazer todo o bem possível, não importando a quem.

O mal é necessário, e vai permanecer até que se saiba fazer com correção aquilo a que se propõe. Finalizando, Divaldo narrou interessante e emocionante lenda indiana, onde um jovem recém-casado decide sair de casa para ganhar dinheiro e tornar a sua família mais feliz. Combinou com sua esposa que se ausentaria por vinte anos e que viajaria para o sul, onde a abundância estava presente. Nesse período ele economizaria o seu ordenado.

Acertou com seu patrão que não queria receber o pagamento mensalmente. Combinou que esse ficasse guardado com o patrão, que o entregaria após os vinte anos de dedicado serviço.  Transcorrido os vinte anos, o acero de contas foi proposto. O patrão que o apreciava muito ofereceu-lhe uma outra proposta, em troca do dinheiro expressivo, daria três conselhos. Depois de meditar por todo um dia, o empregado resolveu aceitar os conselhos. O patrão, então, mandou preparar pães para a viagem que demoraria vários dias, recomendando que dois daqueles pães deveriam ser consumidos somente na presença de sua esposa.

Estabelecido o acordo, o patrão foi enumerando os conselhos: 1º - nunca abandones a estrada do dever, procurando atalhos duvidosos; 2º - nunca se envolva nos problemas dos outros, se não para ajudar; e 3º - nuca tomes uma decisão, uma atitude enquanto estiveres com raiva. Fatos ocorreram que oportunizaram ao jovem exercer as opções dos conselhos recebidos. Tomando as atitudes corretas aconselhadas, confraternizou com os familiares, sua esposa e um filho que não sabia ter, comemorando o retorno. Ao confraternizar, consumindo os pães assinalados, descobriu que dentro de cada um deles estava todo o seu salário de vinte anos e mais algumas joias.

Não nos encontramos no mundo por capricho do azar. É necessário diminuir os pensamentos e as ações nocivos, para se poder entender Deus. Exaltemos Deus em a Natureza. Assim finalizou o arauto do Evangelho e da Paz, envolvidos todos em harmonias celestiais.

    Texto; Paulo Salerno

    Fotos: Jorge Moehlecke

 

(Textos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Registro.Encontro Fraterno com Divaldo Franco 2015

Praia do Forte, BA

 

 

17 de outubro 2015– Tarde

Para desenvolver o tema, O Ser Humano perante o Próximo, apresentaram-se os psicólogos Marlon Reikdal e Cristiane Beira. Marlon discorreu sobre o cultivo das emoções, particularmente sobre a projeção como impedimento para o amor ao próximo. Ambientando seu tema, apresentou o registro evangélico de Mateus, 22:37-40, quando concita aos homens amar a Deus e ao próximo como a si mesmo.

Apoiando-se em Sigmund Freud, Marlon trabalhou a questão dos conceitos sobre o inconsciente. Assumir o inconsciente é assumir que se é muito pior do que se realmente é. Isso exige coragem. Por outro lado, os conflitos entre os impulsos e os ideais, naturalmente aceitos, geram neuroses diversas.

Apresentando os conceitos sobre a repressão, a negação, a transformação reativa, e a projeção, Marlon explicou que o indivíduo ao olhar para dentro de si, tem dificuldades de assumir as suas próprias imperfeiçoes. Na negação não aceita o que lhe pertence. Na transformação reativa a criatura entra em confronto consigo mesma e seus conteúdos. Já na projeção, o ser é impotente para aceitar que o inimigo está nele mesmo, o habita.

O autodescobrimento é um grande desafio e necessita de muita coragem para alcança-lo. Enquanto se acredita que o mal está no outro, é o outro que deve se modificar, não o próprio. Ao contrário, quando se identifica, ao saber que o mal está dentro de si, se descobre com a necessidade de transpor esse mal, refazendo-se, transformando-se em uma pessoa melhor.

Como o mal ainda está dentro de cada um, é necessário refletir sobre as atitudes que toma, evitando transferir para o próximo o que realmente é, isto é, portador do mal. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo, esse o grande ensinamento a ser aprendido e executado. É necessário ter coragem para olhar para dentro de si mesmo e transformar os inimigos em amigos de amor e caridade.

 

Cristiane Beira, dando seguimento ao tema, reforçou a máxima de Jesus de se amar a Deus e ao próximo, tanto quanto se possa amar. A proposta é deixar o ranço do passado, das próprias iniquidades, e assumir a realidade do que realmente se é. Frisando nossa dependência, disse que o inconsciente é o grande comandante do ser, controlando-o. Ao contrário de assumir-se, a criatura transfere para outros, ou circunstâncias, as suas próprias responsabilidades, buscando um salvador, um herói, que não existem.

A primeira grande verdade, nestas questões é aceitar que não depende de salvadores, que não necessita de um salvador, ou herói. A segunda verdade é que o ser humano aprendeu a cultivar sofrimentos desnecessários, procedentes do inconsciente. A terceira verdade é desabrochar o potencial divino que cada um é detentor, que é o Amor. Elucidando a Estranha Moral, registrada em o Evangelho Segundo o Espiritismo, Cristiane decodificou-a a luz da psicologia. Cada um deve lutar por aquilo que deseja, pelo que almeja, desenvolvendo o autoamor, o autorrespeito.

Os heróis? Deixamo-los para as histórias infantis. Os adultos não necessitam deles para salvarem-se. A vida, como está, vai iludir as criaturas, por que não vemos o essencial. Não há ninguém, lá fora, capaz de salvá-lo, conscientize-se disso.

Na construção do EU, há uma horizontalidade inicial, formada pelos pais, em primeiro lugar. São as fontes dos exemplos e dos modelos. E na segunda posição estão os colegas, os amigos, sinalizando como se deve ser. Se se ficar nessa horizontalidade, pouco se crescerá verdadeiramente. É necessário buscar a verticalidade a partir desses dois pontos iniciais, descobrindo o EU que se é, voltando-se para dentro de si, conhecendo-se, aceitando-se. Nessa fase de verticalização é preciso romper com os modismos, modelos, as aspirações dos outros sobre si.

Finalizando, Cristiane ensinou a se agradecer ao Pai por Ele nos amar e O amar, também. Ajude-nos a perseverar na construção de uma nova história, construída de dentro para fora.

 

17 de outubro de 2015  – Noite

Em noite agradabilíssima, e estando todos reunidos no Salão de Eventos Garcia D’Ávila, Giovana e Priscila Beira, acompanhadas pelo pianista Mateus, interpretaram belas melodias. Foram momentos de puro encantamento. Divaldo Franco, inspirado como sempre, apresentou uma perfeita descrição física e social de Francisco de Assis, Benfeitor da Humanidade. Destacou a sua genialidade amorosa, o cantor suave de Deus. Casado com a pobreza, Francisco de Assis, renunciou aos apelos do mundo para concentrar-se em servir ao Mestre Galileu com as fibras mais puras de sua alma.

Francisco de Assis, deixando o homem velho no passado, transcendeu a todos os homens, de todos os tempos. Exaltava a natureza, envolvendo as criaturas na luz e no calor do amor. É um colar de luzes a glorificar o Senhor. O mundo sutil e raro está presente na realidade da criatura que se encontra com o Deus interno. O momento sublime do amor está latente no coração que ama.

Com sua magistral interpretação e riquíssimos comentários, Divaldo Franco apresentou o poema, Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, conforme segue:

Altíssimo e onipotente Bom Senhor

Teus são os louvores, a glória a honra e toda a benção

A Ti somente, Altíssimo, eles convém

E nenhum homem é digno de te imitar

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas

Especialmente o senhor irmão Sol

O qual faz o dia e por ele alumia

E ele é belo, radiante, com grande esplendor de Ti

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua

Pelas estrelas que no céu formaste-as claras preciosas e belas

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento   

Pelo ar, pela nuvem, pelo sereno e todo tempo

Pelo qual dá às tuas criaturas o sustento

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água

A qual nos é muito útil, úmida, preciosa e casta

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo

Pelo qual iluminas a noite, ele é belo robusto e forte

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a mãe terra

A qual nos sustenta, governa e produz diversos frutos, flores coloridas e ervas

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal

Da qual nenhum vivente pode escapar

Bendito aquele que se encontra na Tua santíssima vontade

Ao qual a morte não fará mal

Louvai e bendizei o meu Senhor

Agradeça e sirva com grande humildade

Neste momento tão difícil, em que cada um experimenta as dores físicas e morais, rogamos a ti Pai Francisco que voltes, pois temos tantas saudades. Venhas acalmar nossas dores e feridas abertas. Somente tu, na humanidade, podes ser o que fostes. Fale ao nosso coração, temos tanta necessidade de marejarmos os olhos com as lágrimas da esperança.

Todas as vezes que uma dor, que pareça insuportável, bater em nossa porta, lembremo-nos de que ela é infinitamente menor que a Natureza, Assim, Divaldo Franco finalizou o belo trabalho com um momento de visualização buscando a harmonia. Magnífico momento.

    Texto: Paulo Salerno

    Fotos; Jorge Moehlecke

 

 

 

Convite para o 8º. Congresso Francófone de Medicina e Espiritualidade. Lille, França

 

8ème Congrès Francophone de Médecine & Spiritualité

Lille 24 & 25 octobre 2015

 

Bonjour,

Nous avons le plaisir de vous informer que les inscriptions pour le 8èmeCongrès de Médecine & Spiritualité – Lille les 24 & 25 octobre 2015 ( 

​​

http://congres.lmsf.org/ ) sont ouvertes.

Vous trouverez tous les détails sur notre site.

Merci de diffuser l’information le plus largement possible !

Cordialement

Jean-Paul Evrard

​  ​

PAIX AUX HOMMES DE BONNE VOLONTÉ

(Informação recebida em emails de CEI Europa Boletins [[email protected]] e de Renê Magalhães [[email protected]])

 

 

Conferência no Centro de Cultura Espírita

Caldas da Rainha, Portugal

 

Na sexta-feira, dia 23 de outubro de 2015, às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS E TRANSTORNOS MENTAIS.

A Dr.ª Gláucia Lima (médica psiquiatra) irá apresentar o tema à luz da doutrina espirita e também fazer o lançamento do livro "Consultório" editado pela Federação Espírita Portuguesa, estando disponível para autógrafos

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em https://cceespirita.wordpress.com e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)

Francisco Reis

laudas-avulso.com

 

(Informação recebida em email de Francisco Reis [[email protected]])

 

 

8º. Congresso Alemão de Medicina da Alma- AME Internacional

Bad Honnef, Alemanha

                                                                                              

 

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Fernanda Marinho Gobel)

 

 

Informes do 3º. Congresso Sudamericano

Santiago, Chile

                                                                               

Estimados hermanos en las lides Espíritas:

 

¡Bendiciones y lindo día de trabajo!

Tenemos en la WebPag del 3er Congreso Espirita Sudamericano www.3congresoespiritasudamericano.com dos novidades que queremos compartir con todos:

 

1-- Presentamos la sección de Inscripción de Extranjeros también en Portugués
2-- Tenemos numero WhatsApp que es +56 9 59045857

 

Aprovechamos de pedir a todos que vayan al facebook del congreso y dejen su "me gusta" www.facebook.com/3ercongresoespiritasudamerica


¡Muchas Gracias!

 

Por favor divulgar a sus contactos!!

 

 

CEEBN Centro de Estudios Espirita Buena Nueva

www.espiritismo.cl

[email protected]

Comisión Organizadora del 3er Congreso Espirita Sudamericano

 

 

(Informações  recebidas em emails de Congreso Espirita 2015 [[email protected]] e de Simoni Privato Goidanich)

 

invitación

 

Queridos amigos en las lides espiritas, con gran alegría esperamos el maravilloso banquete espiritual que representa el

3er Congreso Espirita Sudamericano a celebrarse en Santiago de Chile, el próximo 23, 24 y 25 de Octubre del 2015.

Ya estamos a solo 7 días, aún hay cupos disponibles, esperamos tu participación!!!

 

Atentamente,

COMISION ORGANIZADORA

16-10-2015

 

 

Vista de Santiago, Chile,  a partir do Cerro Santa Lucía. Foto Ismael Gobbo

 

 

Encontro das Mocidades Espíritas

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestra no Lar Espírita Amor e Luz- LEAL

Guarulhos, SP

 

Lar Espírita Amor e Luz – LEAL

www.larespirita.com.br

R. Santa Lúcia, 392, Vila Paraíso, Guarulhos, SP

 

(Informações recebidas em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

Palestra no Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Seminário com Roosevelt A. Tiago

São Vicente, SP

 

 

Seminário sobre Educação

com Roosevelt Tiago

Entrada Franca!

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ADE Regional Jau [[email protected]])

 

 

XVI Semana Espírita de

Vassouras, RJ

 

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Registro. Distrito Federal: Palestras e Revista Infantil

 

Entre os dias 15 e 18 de outubro, o ex-presidente da FEB Cesar Perri proferiu palestras em instituições do Distrito Federal. Na Casa Espírita Recanto de Maria, tradicional instituição localizada no Lago Sul, e que mantém uma conhecida feira beneficente no Natal, abordando o tema “Humberto de Campos e o Espiritismo”. No “Vida – Instituto Espírita Bezerra de Menezes”, no bairro Areal, sobre “O Cristo Consolador”. Esta Instituição é coordenada por Jaime Ferreira Lopes, fundador do Instituto e do Movimento Brasil sem Aborto. Também compareceu Luís Hu Rivas, fazendo o lançamento de revistas espíritas infantis – “Espiritismo Kids” -, disponibilizadas em bancas de jornal e fruto de parceria com Maurício Souza, o principal cartunista e criador de revistas infantis do Brasil, e com edição da Boa Nova. No Centro Espírita André Luiz, localizada no bairro do Guará, e a mais antiga instituição de Brasília, expondo sobre o tema “As cartas de Paulo”. O CEAL promoverá a peça teatral “Há Dois Mil Anos” nos dias 27 a 29 de outubro. Informações: http://www.rema.org.br; http://www.institutovidadf.com.br/institucional; www.boanova.net; facebook: meupequenoevangelho; http://www.cealdf.org.br/novosite

(Informações recebidas em emails de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

Instituto Vida. César Perri, Renata e Jaime.

Instituto Vida. Luís Hu, César Perri e Jaime.

 

 

Site “A Voz do Espiritismo”

Araçatuba, SP

 

Acesse aqui:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

Leia o Informativo Elo Fraterno acessando no link abaixo

Três Lagoas, MS

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 336

TRÊS LAGOAS/MS – 20 A 23/OUTUBRO/2015 - Envie eventos: [email protected]

EVENTOS DA SEMANA E FUTUROS VEJA EM: http://www2.quatromaosdeluz.com.br/

 

 

Leia a Agenda Espírita do CEAP

Rio de Janeiro, RJ

 

Solicite por email para André Gadelha:

[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como definir saudade?

 

 

Como se pode definir a saudade? Dor da ausência de quem atravessou o umbral da porta e não mais voltou?

De quem se foi, tomado de mágoa, e disse que jamais retornaria?

Dor pela ausência de quem foi abraçado pela morte, depois de uma despedida que nunca aconteceu, porque tudo foi repentino, brusco, inesperado?

O que é isso que dói tanto e quanto mais passa o tempo mais parece machucar?

Segundo o dicionário é a lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.

É verdade. Sentimos saudades de pessoas e de coisas já vividas, de coisas que já possuímos.

Sentimos saudade da espetacular viagem realizada, em que conhecemos lugares tão pitorescos, em que respiramos ares tão diversos, em que nos deixamos envolver pela sua magia e encantamento.

E desejamos, ardentemente, reprisar. Por isso, sonhamos. Sonhamos enquanto dormimos ou de olhos abertos, durante o dia mesmo.

Desejamos retornar àquelas localidades para tornar a sentir as mesmas emoções, que ficaram gravadas em nossa intimidade.

Temos saudades da casa da nossa infância, onde fomos felizes. A casa com o terreno tão grande, cheio de árvores, que nos conheceram muito bem.

Afinal, subíamos nelas todos os dias, fossem dias escolares ou de férias.

Quantas frutas saboreamos no pé de ameixa, de caqui, sem mesmo nos darmos ao luxo de lavá-las.

Eram nossas, do nosso quintal, portanto, no nosso entender de crianças peraltas, estavam limpas. E eram tão saborosas!

A saudade nos traz a vontade de tornar a encontrar aqueles sabores, tão peculiares, diferentes das frutas que adquirimos no mercado.

Saudade é algo estranho. Ela nos lembra de pessoas, de momentos, de fatos que desejamos se reprisem.

Nostalgia. A alma sente vontade de sentir de novo aquela mesma alegria, aquela emoção, aquele cheiro, aquele sabor.

Quando se trata de pessoas, dizem que saudade é a ausência do fluido, da energia delas, que ficou impregnado em nós, enquanto estávamos juntos.

É o residual dos tantos abraços e afetos trocados. E que, com o tempo, vai se diluindo, desaparecendo.

Aí a saudade estende laços e aperta.

*   *   *

Definir é difícil. O poeta a descreve de uma forma, o literato de outra, o psicólogo estabelece análise peculiar.

Enfim, não importa. O que importa mesmo é que ela nos envolve e nos machuca, desejando ser saciada.

Por isso, é muito importante que cada momento ao lado de quem amamos, seja vivido de forma intensa.

Que gravemos na memória as particularidades, que fotografemos com o coração o que desejamos rememorar, em dias de saudade.

Hoje é o dia em que devemos viver com toda intensidade, amar, abraçar com toda a intensidade, usufruir dos cheiros, dos sabores, das belezas com toda a intensidade.

Hoje, enquanto o dia é oportunidade.

Amanhã ou mais tarde, se precisarmos, acionaremos essas lembranças intensas, essas memórias profundas para alimentar a nossa infinita saudade...

Não nos permitamos perder o momento presente, rico, insuperável.

Redação do Momento Espírita.
Em 19.10.2015.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Mamoeiro. (Papaya). Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Deus te abençoe

 

Pelo Espírito Irene S. Pinto. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Poetas Redivivos. Lição nº 86. Página 122.

 

Deus te abençoe o gesto de carinho,

Alma da caridade, branda e pura,

Pela migalha da ventura

Aos tristes do caminho...

 

Deus te abençoe a refeição sem nome

Que trazes cada dia,

Aos cansados viajores da agonia

Que esmorecem de fome...

 

Deus te abençoe a roupa restaurada

Com que vestes contente,

A penosa nudez de tanta gente

Que vagueia na estrada!...

 

Deus te abençoe a bolsa da esperança

Que abres, a sós, sem que ninguém te espreite,

Para a gota de leite

Destinada à criança...

 

Deus te abençoe o pano do lençol,

Com que envolves, em doce cobertura,

Os enfermos que choram de amargura,

À distância do sol...

 

Deus te abençoe, por onde fores,

E te conserve as luzes,

Em que extingues, removes ou reduzes,

Os problemas, as lágrimas e as dores!!!

 

Deus te abençoe a fala humilde e santa,

Com que aplacas a ira

Da calúnia, do escárnio, da mentira,

Na frase que perdoa e que levanta...

 

Caridade, que o teu nome ressoe,

Pleno de amor profundo,

E por tudo o que fazes neste mundo,

Deus te guarde e abençoe!...

 

 

Afresco barroco na Basílica de Ottobeuren. Alemanha,  ilustra a parábola do óbulo da viúva.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Lesson_of_the_widow%27s_mite#mediaviewer/File:BasilikaOttobeurenFresko08.JPG

 

 

Matéria do Correio Fraterno

Coisas de Laurinha: Espírito come?

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]