Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  sexta-feira, 02 de dezembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/02-12-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/02-12-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

01-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/01-12-2016.htm

30-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/30-11-2016.htm

29-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/29-11-2016.htm

28-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/28-11-2016.htm

26-11-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/NOVEMBRO/26-11-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

                           

 

A VIVÊNCIA SAUDÁVEL

 

“(...) Toda vez quando uma ideia negativa te vergar o pensamento, induzindo-te à ira ou ao rancor, substitui-a pela paciência e pela resignação, e conseguirás domar o instinto de revide.

Sempre serás testado nas resistências emocionais, no grupo social em que te movimentas, no qual os conteúdos personalistas e egoístas predominam com exagero e induzem a comportamentos agressivos.”

 

 

(Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco, livro - Seja Feliz Hoje – 1ª edição, p 25 - Editora LEAL)

 

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

ESPANHOL

 

 

 

 

                           

 

LA VIVENCIA SALUDABLE

 

...Cada vez que una idea negativa subyugue tu pensamiento y te induzca a la ira o al rencor, sustitúyela por la paciencia y la resignación, y conseguirás sujetar el instinto de venganza.

Siempre serás probado en la resistencia emocional, cualesquiera sean los grupos sociales en los que te desenvuelvas, donde los contenidos personalistas y egoístas predominan exageradamente e inducen a comportamientos agresivos.

 

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Sea feliz hoy - Editora LEAL

 

 

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

 

Duas páginas de um manuscrito ilustrado iraquiano do século 12, de Al Sufi 's Livro das estrelas fixas . A página do lado esquerdo descreve Corona Borealis (a coroa do Norte), enquanto a página do lado direito tabula as estrelas na constelação anteriores Boötes (o pastor).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Unknown,_Iraq_-_The_Book_of_Fixed_Stars_-_Google_Art_Project_(cropped).jpg

 

Mais informações no link

A Constelação de Bootes como pode ser vista a olho nú

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:BootesCC.jpg

 

Mais informações no link.

Hércules e Corona Borealis.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hercules_(constellation)#/media/File:Sidney_Hall_-_Urania%27s_Mirror_-_Hercules_and_Corona_Borealis.jpg

 

 

Mais informações no link.

Nut deusa egípcia do céu na túmulo de  Ramsés VI

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Goddess_Nut_1.JPG

 

 

 

 

Cultos religiosos em Cuba

 

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

 

            No início dos anos 1990, em programas da Universidade Estadual Paulista-UNESP, estivemos representando-a em algumas viagens a Cuba. Numa das oportunidades integramos comitiva oficial de dirigentes universitários com objetivo de conhecer seus programas de educação e saúde, e assinar convênios institucionais, inclusive com acesso a eventos com a presença do presidente e vários ministros.

            Numa dessas viagens oficiais obtivemos autorização, acompanhado de um vice-ministro, para audiência na sede do governo - o Palácio da Revolução -, com o já idoso ministro dr. José Felipe Carneado, chefe do Departamento de Assuntos Religiosos do Comitê Central do Partido Comunista Cubano, que era apelidado pela equipe governamental como "nosso cardeal".

            Ao retornarmos, publicamos um registro sintético da inusitada ocorrência em artigo na Revista Internacional de Espiritismo.(**) O ministro nos esclareceu como aquele governo lidava com os cultos religiosos desde os primeiros tempos da revolução até aqueles dias. Citou episódios históricos e justificou algumas restrições envolvendo várias religiões; entrou em detalhes sobre os cultos afros, muito populares em função da escravidão vigente em séculos passados; e a relação amistosa com a maçonaria. Naquela oportunidade - fevereiro de 1992 - informou-nos que o Congresso do Partido Comunista Cubano (que rege o governo daquele país) de 1991 já introduzia novidades iniciais, reconhecendo alguns religiosos.

            Ao final da entrevista cordial, o ministro nos ofereceu livro sobre o tema e entregamos a ele um exemplar de nosso livro - então recente - Entre a matéria e o espírito (Casa Editora O Clarim). Para surpresa nossa ele nos solicitou uma dedicatória. Em seguida, acompanhado de um assessor governamental, fomos levado a conhecer médium da popular "santeria" - equivalente ao candomblé de nosso país -, muito disseminado naquele país e sentimos que haveria um beneplácito oficial. 

            Na década seguinte, tivemos contatos com companheiros do Conselho Espírita Internacional que já labutavam na área espírita em ações relacionadas com Cuba e que nos informaram sobre o início de um processo de liberação dos cultos religiosos e inclusive do Espiritismo. Destacamos Edwin Bravo, da Guatemala, e coordenador do Conselho Espírita Internacional para a América Central e Caribe, principal responsável pela abertura ao Espiritismo junto a autoridades cubanas, contando com o apoio de espíritas radicados naquele país, como a família Agramonte, e de Manuel de la Cruz, de origem cubana, mas radicado em Miami (EUA).

            No primeiro semestre de 2004 já houve um evento espírita em Havana e liberado pelo governo cubano. Outros eventos ali foram realizados com apoio do CEI-América Central e Caribe. Por solicitação e estímulo dos já citados companheiros e com total apoio de Nestor João Masotti - então secretário geral do CEI e presidente da FEB - foi doado a Cuba um "container" repleto de livros espíritas em espanhol.

            Em 2011 foi reinaugurado o busto de Allan Kardec em praça na cidade de Havana. Havia sido erigido em 1957 e retirado em seguida a 1960.

            Quando o Conselho Espírita Internacional aprovou que      o 7o Congresso Espírita Mundial, seria realizado em Havana, por delegação do então secretário geral do CEI o representamos em vários contatos diretos naquele país.  Em 2011 atuamos no 6o Congresso Espírita Centroamericano e do Caribe e o 27o Congresso Espírita Cubano, realizado na cidade de Bayamo, com excelentes diálogos com autoridades do país e lideranças espíritas do país, e conhecemos centros tradicionais daquela região oriental. Interessante é que naqueles dias ocorria o Congresso do Partido Comunista Cubano e o presidente do país, pela primeira vez, citou os espíritas no seu discurso. No mesmo ano retornamos com tarefas específicas para preparação do Congresso Mundial juntamente com a Comissão de Apoio do CEI para o 7o Congresso Espírita Mundial. Representando o CEI estivemos em reunião com vice-ministros, incluindo os dirigentes do Departamento de Assuntos Religiosos, dentro do Palácio da Revolução, a sede do governo de Cuba.        

            Finalmente, em março de 2013 ocorreu o 7o Congresso Espírita Mundial, que foi um sucesso de participação, e com o apoio do governo, com a presença significativa de cubanos de várias partes do país. A imprensa espírita deu destaque ao evento. Houve também um pré-Congresso na Região Leste de Cuba, com palestras e visitas a instituições espíritas de Manzanillo, Bayamo e Sierra Maestra, região onde se concentra a maioria dos espíritas do país. Para o Congresso foi ofertado um "container" de livros editados em espanhol pelo CEI e pelo IDE em parceria com a Editora venezuelana Mensaje Fraternal, para distribuição aos mais de 500 grupos espíritas em funcionamento naquele país. O CEI e a FEB doaram uma edição especial em parceria, em espanhol, de O evangelho segundo o espiritismo, entregue a todos os congressistas.

            Na primeira metade do Século XX havia um bem desenvolvido movimento espírita em Cuba, inclusive com realização de eventos nacionais. Houve um interregno em função da política então vigente sobre cultos religiosos. Desde a inesperada audiência com o ministro cubano até a realização do marcante Congresso Mundial, onde comparecemos como presidente da FEB, sentimos que no espaço de 21 anos, ocorreram muitas transformações no tocante à liberação dos cultos religiosos e a busca pelo Espiritismo se manteve e se expandiu.

 

(*) Ex-presidente da FEB e ex-membro da Comissão Executiva do CEI.

(**) Síntese do artigo: Carvalho, Antonio Cesar Perri. Cultos religiosos em Cuba. Revista internacional de espiritismo. Ano LXVII. No. 3. Abril de 1992. P.81-82.

 

 

 

 

(Congresso Espírita Mundial; Cuba-homenagem 2013; Busto de Kardec, César Perri, Edwin e Villarraga)

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Programação da Associação Parisiense de Estudos Espíritas

Paris, França

 

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites [[email protected]])

Busto de Gustave Eiffel na entrada da torre que leva o seu nome. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

Programação de Conferências Públicas pela CEA

Buenos Aires, Argentina

 

Divaldo Franco en la CEA

 

(Informações recebidas em email de CEA [[email protected]]; em nome de; CEA [[email protected]])

O turístico municipio de Tigre, no Delta, localizado a 33 km de Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo

 

 

Festival de Arte Espírita

Nova Iguaçu, RJ

 

 

(Com informações de https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1211811815522912&set=a.800105860026845.1073741876.100000823143504&type=3&theater)

 

 

Palestra programada com André Luiz Rosa no

C.E. Casa de Emmanuel. Itatiba, SP

 


(Informação recebida em email de João Batista [[email protected]])

 

 

Eventos  Espíritas programadas para

Marília, SP

 

 

 

***************************************

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Programação de palestras pela BUSS

Londres, Reino Unido

 

(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Programação no SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

 

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

 Show da Paz com Plinio de Oliveira

Araçatuba, SP

 

Olá Amigos|(as)

O Plínio de Oliveira fará dia 01 de de Dezembro o ''Show da Paz, Coro e Orquestra Camerata Jovem Beethoven.

Será na ''Quarta Avenida''  - Rua Duque de Caxias 1.900 - Bairro Saudades - Araçatuba

às 20:00 Horas.

É  preciso retirar o Convite na Loja ''Ri Happy'' no Shopping Praça Nova Araçatuba

Você poderá levar o brinquedo para menino ou menina, ou então comprar na Loja Ri Happy

 

 

(Informação recebida em  email de Vera Filgueira)

 

 

Seminário: A Pedagogia de Jesus

Bento Gonçalves, RS

 

image1.JPG

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Encontro da AME-Lagos

Cabo Frio, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

AME – Petrópolis- Palestra do Mês

Petrópolis, RJ

 

Imagem alinhada

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

Simpósio: Inserção da Espiritualidade/Religiosidade no Cuidado Integral da Saúde. Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

Teatro: encontros impossíveis

Ponta Grossa, PR

Peça de teatro Encontros Impossíveis

 

Após o sucesso em Curitiba, a peça teatral será apresentada em Ponta Grossa.

Confira no cartaz o dia, hora e local.

Adquira seu ingresso e colabore com os Amigos da Conferência.

TEATRO FEP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Teatro: O Condominio

São José dos Campos, SP

 

 

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; Secretaria Missionários da Luz [[email protected]] e de VisaoEspiritaTv [[email protected]])

 

 

 Informações do CEERJ- Conselho Espírita do Estado do

Rio de Janeiro

 

Acesse aqui: http://www.ceerj.org.br/portal/

 

 

 

Site da Federação Espírita Catarinense

Florianópolis, SC

 

Acesse:

http://www.fec.org.br/

 

 

 

 

 

Palestra programada para o C.E. Fé e Amor

Fazenda Santa Maria. Sacramento, MG  

 

 

Palestra Reforma Íntima com Antônio Godoy No Centro Espírita Fé e Amor em Santa Maria Sacramento MG Domingo dia 4 de Dezembro às 15 horas. Mês do aniversário de Jesus

 

.


(Informação recebida em email de Caderno de Mensagens [[email protected]])

 

 

 

FEPARANA. “O Amanhecer do Cristo” – Oratório de Natal

Curitiba, PR

 

 

Momento Espírita

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

 Projeto Arte Além da Vida

Jacareí, SP

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva [[email protected]])

 

 

Informe Luz Espírita

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://luzespirita.org.br/informe/informe.html

 

 

 

 

 

 

 

 Campanha de Arrecadação do Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

Bazar Beneficente das Samaritanas

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informação recebida em email de Domingos B. Rodrigures [[email protected]])

 

 

 Campanha de Natal do Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

 

Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

 

(Informação recebida em email de Seara do Mestre)

 

 

 

 

Almoço Beneficente

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Secretaria Missionários da Luz [[email protected]])

 

 

 

 Paz por dentro

 

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Busca e Acharás. Lição nº 48. Página 162.

 

Aceita a fatalidade do progresso.

Trabalha e segue adiante.

Medita na necessidade dos outros.

Procura colocar-te no lugar do próximo, exercitando compreensão.

Não guarde ressentimentos.

Auxilia para o bem geral quanto se te faça possível.

Atende às próprias obrigações.

Não tentes felicidade fora da consciência tranquila.

Observa que não estás sem motivo em teu grupo familiar.

Honra os encargos que abraçaste.

Ama sem o cativeiro das afeições possessivas.

Agradece o carinho que recebes sem exigi-lo.

Estuda e melhora-te para ser mais útil.

Não intentes transformar a ninguém pela força.

Ampara sem reclamar retribuição

Atravessa as dificuldades com paciência.

Não zombes dos sentimentos alheios.

Não peças para que outrem caminhe com teus passos.

Habitua-te à simplicidade e à disciplina.

Suporta com calma aquilo que não possas modificar.

Usa o descanso apenas como pausa para mais trabalho.

Não te queixes.

Não percas tempo com atividades inúteis.

Conserva, quanto possível, os contatos com a natureza.

Abençoa todos os companheiros, sem lamentar os que se afastem de ti.

Não te voltes para trás.

Evita o pessimismo.

Recorda sempre que a esperança é uma luz eterna.

Não te envaideças com vantagens que são empréstimos de Deus.

Considera por vitória o desempenho dos próprios compromissos.

Cultiva equilíbrio e serenidade.

Foge a qualquer forma de violência.

Aceita a realidade de que possuis unicamente aquilo que constróis por amor.

Entrega-te a Deus, na oração, cada dia.

Desse modo, terás contigo a paz por dentro e assim pacificarás.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

 

 Vista de Laerdalsoyri  e Fiorde de Sogne. Noruega. Pintura de Themistokles von Eckenbrecher

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Landscape_painting#/media/File:Themistokles_von_Eckenbrecher_Utsikt_over_L%C3%A6rdals%C3%B8ren.jpeg

 

 

Mãe, eis aí o teu filho

 

 

Ela era jovem, na flor da idade. Fora desposada por José, que a acolhera em fidelidade e amor. Numa tarde singela, após os seus afazeres, como num sonho, recebeu a visita de um mensageiro celeste.

Ave, cheia de graça, retumbou a voz angélica. Deseja nosso Pai que recebas, em teus braços, o Seu filho.

Maria teve um leve sobressalto. Mas redarguiu: Faça-se em mim, pobre serva, a vontade do meu Deus.

Os meses correram ligeiros. Em difícil viagem, José e Maria se dirigiram a Belém. Numa estrebaria simples, em meio aos animais, nasceu o Filho do Altíssimo e, numa manjedoura, foi acomodado.

A seu tempo, Maria viu o seu Jesus falar e caminhar, contou-lhe histórias, dEle cuidou. Porém, próximo aos trinta anos, Ele partiu. Chegara a hora de cuidar dos negócios do Pai Maior.

Doze amigos se uniram a Ele e, ao Seu lado, se puseram a caminhar. Maria ouvia rumores de que, na presença de seu filho, cegos voltavam a ver; surdos a ouvir e até aquele que era considerado morto, tornara a se levantar.

Seu coração de mãe enchia-se de temores. Os orgulhosos ressentiam-se daquilo que ensinava Jesus: o amor ao próximo, o perdão das ofensas. Lições nem sempre compreendidas, mas que transbordavam o mundo de luz.

Ensinando, doando-se, servindo, o Cristo semeava a paz. Quando Ele a visitava, Maria indagava: Que fazes, meu filho? E Jesus, terno e carinhoso: Eu cuido dos negócios de meu Pai.

*   *   *

Numa noite de angústias, João trouxe à mãe do Mestre o doloroso aviso: Acusam-no de colocar-se contra a ordem estabelecida.

Num julgamento injusto, foi condenado e ainda teve a multidão a gritar por Sua morte e pela soltura do celerado Barrabás.

Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe. Aos pés do filho crucificado, Maria recebe a Divina missão: ser nossa mãe, mãe de toda a Humanidade.

Mãe do Cristo, mãe de todos nós. Que por seu exemplo nos aproximemos de Jesus e possamos ouvir a sua voz.

*   *   *

É Natal. Ajustemos a acústica da alma para que ouçamos as vozes celestes a cantar: Glória a Deus nas alturas. Paz na Terra. Boa vontade para com os homens.

Contemplemos o Menino Luz que chega ao mundo para nos iluminar a jornada e para nos ensinar a chamar Deus de Pai.

Unamo-nos a Maria, a senhora do silêncio e da fé.

Junto a ela, recebamos Jesus na manjedoura de nossos corações.

Tudo para que o Natal se faça celebração íntima, na qual nos encontremos com o Cristo descrucificado, e presente na vida daqueles que O seguimos.

Presente na vida daqueles que O desconhecem. Daqueles que sofrem, dos que temem, dos que sentem fome, dos adoentados, dos que, arrependidos, buscam no olhar do Mestre o recomeço...

*   *   *

A Mãe Santíssima compreendeu a sua missão ao contemplar os olhos de seu filho.

A exemplo de Maria, busquemos o olhar de Jesus, a fim de atendermos ao seu convite: Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Redação do Momento Espírita.
Em 1.12.2016

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

 

Mulher, eis aí teu filho. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:  https://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Brooklyn_Museum_-_Woman_Behold_Thy_Son_(Stabat_Mater)_-_James_Tissot.jpg

 

 

Espiritismo para crianças

Espiritismo para niños

 

 

 

Espiritismo para crianças

Espiritismo para niños
Autora: Célia Xavier Camargo
Edição 312 – 19 de maio de 2013

Edición 312 – 19 de mayo de 2013

 

 

 

A melhor mãe do mundo

La mejor madre del mundo

 

Certa vez, na clareira de uma floresta, os bichos reuniram-se para discutir um assunto muito importante.

Cierta vez, en el claro de un bosque, los animales se reunieron para discutir un asunto muy importante.

Com a aproximação do Dia das Mães, eles desejavam de alguma forma homenagear aquelas criaturas que lhes deram a vida.

Con la aproximación del Día de las Madres, ellos deseaban de alguna forma homenajear aquellas criaturas que les dieron la vida.

Decidiram então escolher, dentre todas as mães, aquela que sintetizasse o Amor Maior.

Decidieron entonces escoger, de entre todas las madres, aquella que sintetizara el Amor Mayor.

Fariam uma linda festa no meio de uma clareira na floresta e, no Dia das Mães, escolheriam a “Melhor Mãe do Mundo”.

Harían una linda fiesta en medio de una claro del bosque y, el Día de las Madres, escogerían la “Mejor Madre del Mundo”.

Para isso, resolveram convidar todos os bichos da floresta. Mandaram um mensageiro, a dona Andorinha, que deveria transmitir o convite a todos. A princípio ficaram com medo de convidar a Onça Pintada, que era muito feroz, mas depois concluíram que, se iriam eleger a melhor mãe do mundo, ninguém poderia ficar de fora.

Para eso, decidieron invitar a todos los animales del bosque. Mandaron un mensajero, a doña Golondrina, que debería transmitir la invitación a todos. Al principio quedaron con miedo de invitar a la Leopardo Pintada, que era muy feroz, pero después concluyeron que, irían a elegirse la mejor madre del mundo, nadie podría quedar fuera.

Foi um alvoroço na floresta. Os bichos, animadíssimos, prepararam-se cuidadosamente para a festa.

Fue un alboroto en el bosque. Los animales, animadísimos, se prepararon cuidadosamente para la fiesta.

Afinal, chegou o grande dia. Os animais ornamentaram condignamente a clareira, decorando os troncos das árvores com flores entrelaçadas artisticamente. Uma maravilha!

Finalmente, llegó el gran día. Los animales ornamentaron dignamente el claro, decorando los troncos de los árboles con flores entrelazadas artísticamente. ¡Una maravilla!

Cada bichinho compareceu junto com sua orgulhosa mamãe. Todos limpos, pelos lavados e escovados, penas penteadas, bicos lustrados, unhas polidas e aparadas, e as garras afiadas.

Cada animalito compareció junto con su orgullosa mamá. Todos limpios, por los lavados y barridos, plumas alisadas, picos lustrados, uñas pulidas y cortadas, y las garras afiladas.

O Papagaio, que era o bicho mais falador, seria o apresentador da festa.

El Papagayo, que era el animal más hablador, sería el presentador de la fiesta.

Todos já estavam presentes, com exceção do Bicho Preguiça, que nunca conseguia ser pontual. Até dona Tartaruga com sua filhinha já chegara, pois, previdente, saíra horas antes da sua toca.

Todos ya estaban presentes, con la salvedad del Animal Perezoso, que nunca conseguía ser puntual. Hasta doña Tortuga con su hijita ya hubo llegado, pues, previsora, había salido horas antes de su hora.

Chegou o momento mais esperado da festa. Quem ganhasse o concurso, levaria como brinde um lindíssimo e enorme cacho de bananas, doação do Macaco.

Llegó el momento más esperado de la fiesta. Quién ganara el concurso, se llevaría como regalo un lindísimo y enorme trozo de bananas, donación del Mono.

O Papagaio pediu a todos que escolhessem a Melhor Mãe do Mundo, dentre todas as mães ali presentes, e que seria considerada a Mãe mais bondosa, dedicada, inteligente e amorosa.

El Papagayo pidió a todos que escogieran a la Mejor Madre del Mundo, de entre todas las madres allí presentes, y que sería considerada la Madre más bondadosa, dedicada, inteligente y amorosa.

A um sinal do apresentador, deveriam os bichos indicar sua preferência.

A una señal del presentador, deberían los animales indicar su preferencia.

Fez-se silêncio geral. Até os mais falantes se calaram. Quando o Papagaio deu o sinal — oh, surpresa! — todos apontaram para a sua própria mãe! 

Se hizo silencio general. Hasta los más habladores se callaron. Cuando el Papagayo dio la señal — ¡oh, sorpresa! — ¡todos apuntaron para su propia madre! 

Foi um alvoroço. Ninguém se entendia.

Fue un alboroto. Nadie se entendía.

— A minha é a melhor mãe! — dizia o coelhinho os pulos.

— ¡La mía es la mejor madre! — decía el conejito saltando.

— Não! É a minha! — replicava o macaco, do seu galho.

— ¡No! ¡Es la mía! — replicaba el mono, de su rama.

— De jeito nenhum! — gritava o sapo com voz rouca — É a minha!

— ¡De ninguna manera! — gritaba el sapo con voz ronca — ¡Es la mía!

— Não, não e não! — dizia a oncinha pintada afiando as garras. — Tenho certeza de que nenhuma mãe é mais dedicada do que a minha, e, além do mais, ela é a mais forte!...

— ¡No, no y no! — decía la leopardo pintada afilando las garras. — ¡Tengo seguridad de que ninguna madre es más dedicada  que la mía, y, además de eso, ella es la más fuerte!...

Estabeleceu-se a confusão, e os bichos inconformados já se preparavam para a briga, quando a Coruja, tomando a palavra, pediu silêncio a todos.

Se estableció la confusión, y los animales inconformados ya se preparaban para la pelea, cuando la Lechuza, tomando la palabra, pidió silencio a todos.

— Meus amigos e irmãos! Todos estão com a razão. Muita pretensão a nossa querer escolher a Melhor Mãe do Mundo, porque ela, sem dúvida alguma, está sempre ao lado de cada um de nós. Todas as mães presentes merecem igualmente o nosso respeito e a nossa consideração, porque são igualmente dedicadas, amorosas, inteligentes e bondosas para cada um de seus filhos.

— ¡Mis amigos y hermanos! Todos están con razón. Mucha pretensión la nuestra querer escoger la Mejor Madre del Mundo, porque ella, sin duda alguna, está siempre al lado de cada uno de nosotros. Todas las madres presentes merecen igualmente nuestro respeto y nuestra consideración, porque son igualmente dedicadas, amorosas, inteligentes y bondadosas para cada uno de sus hijos.

Fez uma pausa para avaliar o efeito de suas palavras sobre o auditório, e continuou:

Hizo una pausa para evaluar el efecto de sus palabras sobre el auditorio, y continuó:

— Para finalizar, proponho que todas as mães presentes recebam o título de Melhor Mãe do Mundo!

— ¡Para finalizar, propongo que todas las madres presentes reciban el título de Mejor Madre del Mundo!

Os bichos olharam-se entre si e logo concordaram com a Coruja, aplaudindo:

Los animales se miraron entre sí e inmediatamente concordaron con la Lechuza, aplaudiendo:

— Viva! Viva! Muito bem! Viva às Mães! Viva à Coruja!

— ¡Viva! ¡Viva! ¡Muy bien! ¡Viva a las Madres! ¡Viva a la Lechuza!

O Macaco, dependurado num galho e coçando a cabeça, perguntou:

El Mono, colgado en una rama y moviendo la cabeza, preguntó:

— Está tudo muito certo. Mas, e o presente que eu dei?

— Está todo muy correcto. Pero, ¿y el regalo que yo di?

A coruja não teve dúvidas em responder:

La lechuza no tuvo dudas en responder:

— Dividiremos com todos os que aqui estão e faremos uma grande festa!

— ¡Dividiremos con todos los que aquí están y haremos una gran fiesta!

Conta-se que os bichos, muito felizes e animados, repartiram o enorme cacho de bananas e dançaram até o dia raiar ao som da Orquestra dos Sabiás.

Se cuenta que los animales, muy felices y animados, repartieron el enorme trozo de bananas y bailaron hasta el rallar del día al sonido de la Orquesta de los Tordos.

 

                                                                       Tia Célia         

       

 

(Texto recebido em email da tradutora Isabel Porras [[email protected]], Cádiz, Espanha)

Coruja. Carambeí, PR. Foto Ismael Gobbo

Amplexo do sapo. Foto Ismael Gobbo.

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]