Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP,  quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/15-12-2016.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/15-12-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

14-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/14-12-2016.htm

13-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/13-12-2016.htm

12-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/12-12-2016.htm

10-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/10-12-2016.htm

09-12-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/DEZEMBRO/09-12-2016.htm

 

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

A bênção do Natal  

 

“(...) Novamente chega o Natal com o seu cortejo de bênçãos e a música sublime dos anjos anunciando a esperança, a paz, a felicidade...

Faze uma revisão mental da tua conduta em relação a Jesus, ao teu próximo e a ti mesmo, utilizando-te da psicosfera dulcificadora que envolve a Terra, nesta hora evocativa, e celebra o teu Natal de renovação, espalhando o bem entre os homens e vinculando-te em definitivo a Ele.”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda, 4ª ed. P. 200 – editora LEAL)

 

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

 

LA bENDICIÓN dE LA NaVIDAD 

 

...De nuevo llega la Navidad, con su cortejo de bendiciones y con la música sublime de los ángeles, anunciando la esperanza, la paz, la felicidad...

Haz una revisión mental de tu conducta con relación a Jesús, a tu prójimo y a ti mismo; benefíciate con la esfera psíquica de dulzura que envuelve a la Tierra en esta hora evocativa, y celebra tu Navidad de renovación, sembrando el bien entre los hombres y vinculándote definitivamente a Él.



 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Jesús y el Evangelio a la luz de la psicología profunda – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]], Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

Erupção do vulcão Etna vista do espaço a partir da Estação Internacional

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Etna_eruption_seen_from_the_International_Space_Station.jpg

Animais do Mioceno.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/Miocene.jpg

 

Mais informações no link

Megafauna do Pleistoceno

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Cenozoic#/media/File:Ice_age_fauna_of_northern_Spain_-_Mauricio_Ant%C3%B3n.jpg

 

Mais informações no link

 

 

 

 

Símbolos do Natal

 

O Natal, que comemoramos a cada ano, apresenta alguns aspectos pouco conhecidos. Em especial no que diz respeito aos seus símbolos.

Por exemplo, a árvore de Natal. Alguns acreditam que ela se originou no Século VIII. Teria sido o missionário São Bonifácio que a idealizou, em substituição ao culto realizado nas florestas ao deus Odin.

Outros afirmam que foi Martinho Lutero o seu idealizador, no Século XVI.

Registra a História que, na noite de Natal, Lutero caminhava por uma floresta de pinheiros. Olhando para o céu, viu as estrelas brilhando ainda mais belas através dos galhos cobertos de neve.

Encantado com a beleza do quadro, cortou um galho, levou-o para casa e usou velas acesas para imitar o brilho dos astros que presenciara.

A árvore de Natal veio para a América, na época colonial, trazida pelos alemães.

O presépio, por sua vez, teve origem no Século XIII. Foi na Itália. Na noite de 24 para 25 de dezembro de 1224, Francisco de Assis teve a ideia de representar o nascimento de Cristo.

Preparou uma encenação, num estábulo verdadeiro, da manjedoura, do boi e do jumento. A tempos regulares ele mesmo aparecia em cena e falava a respeito do nascimento de Jesus.

Ainda no Século XIII, a representação idealizada pelo fundador das Ordens Franciscanas ficou conhecida em toda a Europa.

Os cartões de Natal surgiram na Inglaterra por volta de 1843. A iniciativa foi do diretor do museu britânico de Londres, sir Henry Cole. Foram popularizados e começaram a ser impressos em 1851.

Dar presentes é uma tradição que tem origem em tempos recuados. Fazia parte das saturnálias, festas orgíacas de Roma, como também de festividades nórdicas.

Entre os cristãos, o costume iniciou no Século VII, com o papa Bonifácio, que presenteava os necessitados, em nome do Divino Aniversariante.

As velas acesas no Natal para enfeitar as árvores e outros arranjos têm origem comum: o culto ao fogo.

Só o tempo fez desaparecer as orgias pagãs e ajudou a apagar as recordações sobre a origem do fogo, que era o velho culto ao sol.

Desde que os símbolos não remontam à época do Cristo, conclui-se que Ele, em essência, nada tem a ver com nenhum deles.

Assim, comemorar o Natal nos permite ornamentar o lar com luzes, cores, enfeites. Mas importante não esquecer de preparar o coração.

Preparar a ceia de Natal para parentes e amigos, mas não esquecer de, em nome do Divino Aniversariante, saciar a fome de quem a sofre.

*   *   *

Você sabia que, em 1870, durante a guerra entre a Alemanha e a França, um oficial prussiano idealizou cartões de Natal a partir de capas de alguns cadernos de colégio?

Distribuiu aos seus soldados para que eles pudessem escrever aos seus parentes.

Você pode imaginar a emoção de uma mãe, uma esposa, a namorada, irmãos recebendo uma mensagem de Natal, escrita de próprio punho, por seu amor, de uma frente de batalha?

Redação do Momento Espírita.
Em 14.12.2016.

 

 

Uma jovem mulher decora a árvore de Natal. Pintura de Marcel Rieder.

Imagem/fonte : https://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_tree#/media/File:D%C3%A9coration_du_sapin_de_No%C3%ABl.jpg

Presépio. Basílica Paroquial « S. Andrea delle Fratte » Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Árvore de Natal no Coliseu. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Registro. Divaldo Pereira Franco

Centro Espírita Caminho da Redenção. Salvador, BA

 

 

13 de dezembro de 2016

Texto e fotos: Paulo Salerno

No final da tarde do dia 13 de dezembro, às 17h00min, foi inaugurado um presépio com a presença de alunos da Creche A Manjedoura e do Jardim de Infância Esperança. O presépio visa oportunizar aos alunos, desde cedo, o significado do nascimento do Cristo, desvinculando-o das comemorações de caráter eminentemente natalino, cuja figura maior é o mito do Papai Noel. Empolgada, a meninada cantou, aplaudiu e respondeu perguntas, tanto quanto exteriorizaram seus desejos e pedidos ao Menino Jesus, através de uma oração ali formulada.

Às 20h00min Divaldo Franco iniciou a sua atividade doutrinária no Centro Espírita Caminho da Redenção, reflexionando sobre o natal de Jesus, confabulando sobre a paz, dizendo que ela é urgente e é para a vida. Todos desejam a paz, porém, é de importância fundamental que cada indivíduo se conscientize sobre essa necessidade premente.

O Centro Espírita Caminho da Redenção está estruturado em treze departamentos, atendendo diversos e múltiplos encaminhamentos através de dedicados voluntários e funcionários. Com atividades incessantes, requer assistência perseverante, recursos de ordem financeira e humana, prestando um serviço de alta e relevante qualidade.

Como o período natalino suscita solidariedade, perdão, caridade, benevolência, desprendimento, Divaldo Franco, orador de escol e lúcido servidor do Cristo, narrou emocionante história de uma mãe, seu trabalho e amor dedicado ao filho. É uma história real, vivida no Bairro do Uruguai, em Salvador/BA, há alguns anos. Essa experiência fez com que Divaldo fosse grandemente influenciado sobre o sentido de gratidão e ingratidão, de lealdade e traição, de perdão, de amor e de indiferença, de humildade e de orgulho.

Era uma área alagadiça, um pântano transformado em depósito de lixo. A necessidade foi obrigando as pessoas a construírem seus casebres, de pau a pique, no estilo palafitas e com ligações entre os casebres através de rústicas e precárias passarelas pênsil. Divaldo e Nilson visitavam constantemente o local, inclusive lá pernoitando, atendendo os miseráveis, notadamente aqueles que se encontravam em processo de desencarnação, com a morte do corpo físico. Tinham no local uma daquelas precárias palafitas para acolher e recolher doentes abandonados, quase sempre próximos à morte do corpo físico, os moribundos, que eram assistidos pelos dois até a consumação da vida orgânica.

Houve um tempo em que ali, mães vendiam suas filhas em troca de um litro de cachaça. Divaldo teve a oportunidade de resgatar uma menina que estava sendo “comercializada”, levando-a para a Mansão do Caminho, conseguindo com a Justiça a guarda daquele pobre criatura.

Em uma dessas noites em que velavam pelos moribundos, Divaldo recebeu um chamado para atender a uma senhora que estava morrendo, ali perto. Tratava-se de uma lavadeira e vendedora de acarajé. Desejava conversar, confiando um segredo. Com dificuldades para falar, debilitada pela pneumonia, disse que tinha um filho que muito amava e que se mostrou dotado de grande inteligência. Com dificuldades e grandes sacrifícios a mãe extremosa, com seu trabalho árduo, conseguiu com que o menino estudasse e pudesse alcançar seu sonho, tornar-se médico.

Brilhante nos estudos, o rapaz passou a cursar a faculdade de medicina. A mãe, sempre trabalhando, e desdobrando-se em atividades extras, dava condições financeiras para que seu filho pudesse estudar e concretizar o sonho acalentado. Intercedia por ele. Identificava-se como madrinha de batismo, para não ferir o filho, diminuindo-lhe a importância, pois que era analfabeta e extremamente pobre. Conhecendo, casualmente, um professor da faculdade, solicitou a esse que o auxiliasse, empregando o filho em seu consultório. O estudante era conhecido no meio acadêmico como “a mosca no leite”. O apelido lhe foi atribuído por se vestir sempre de branco, contrastando com a sua pele negra. Aplicado, aluno brilhante, logo granjeou a confiança do professor, passando a privar com a família. Enamorou-se pela filha do professor. Estava por casar-se, logo após a formatura.

Antes da formatura a mãe preparou-se, comprando fino anel de formatura para o filho amado, comprou vestido, sapatos, enfim, procurou estar a altura da importância do evento de colação de grau. Nos dias próximos que antecederiam a formatura, o filho foi retirando seus pertences do barraco, e na véspera, em conversa com a mãe, disse-lhe, que ela não precisaria ir a sua formatura e que a noiva lhe acompanharia. A mãe amorosa disse, então, que realmente se sentia aliviada pelo filho tê-la dispensado. Seu coração apertava dolorosamente.

Antes de sair deu ao filho a caixa forrada de belo veludo onde estava formoso e caro anel de formatura. Agradecido, o filho disse-lhe que se necessitasse de cuidados médicos, não o procurasse em seu consultório, que lhe telefonasse utilizando o número que lhe dera em um papel e ele mandaria um colega cuidar dela, pois que ali não mais voltaria.

A mãe, moribunda e cada vez mais debilitada, com esforço dizia à Divaldo que se sentia triste, porém o sonho acalentado de ver o filho formado dava-lhe alegria. Solicitou que Divaldo guardasse um baú onde ela depositava os recortes de jornal com as notícias sobre o filho. Justificou o pedido por que tinha a certeza que o filho procuraria Divaldo ao saber que ela havia morrido. Pela alva a mãe expirou. Divaldo e Nilson providenciaram o enterro do corpo, recolheram o baú e colocaram fogo no casebre, como medida profilática.

Decorrido alguns dias, no Centro Espírita, Divaldo foi procurado por um elegante homem. Pelas fotos daqueles recortes identificou-o. Constrangido, e sem declarar quem era, disse que havia interesse em saber como havia morrido aquela senhora e o que ela lhe contara, se tinha queixas, guardado mágoas, rancores. Divaldo disse que era assunto reservado e que não comentaria com um estranho, a não ser que fosse familiar, embora tenha dito que era afilhado da morta. Constrangido o senhor ausentou-se.

Dias mais tarde voltou a visitar o Centro Espírita. Na conversa com Divaldo, profundamente cauteloso, foi abrindo-se, ao ponto de se declarar como filho. Divaldo, então, disse-lhe que aquela mãe dedicada e amorosa não havia guardado nenhum rancor, embora sentisse tristeza, pois que amava o filho imensamente, sacrificando-se em favor do filho que desejava fosse vitorioso. O filho demonstrava sentir remorso pelo tratamento que havia dispensado à mãe. Queria confessar-se, aliviar o conflito, o remorso, pois que reconhecia o equívoco. Havia nele o sentimento de arrependimento. Divaldo orientou-o a renascer, recomeçando a vida. Reparando o mal, praticando o bem, dedicando-se aos necessitados.

Continuando, Divaldo ensinou que todos necessitam de ternura, de carinho, de solicitude, como um pai, ou mãe fazem aos filhos e vice-versa. Amar-se mutuamente, independente de condicionamentos, pois que as consequências do desamor são implacáveis. Na solidão da jornada de cada um, há que se fazer algo de bom aos outros. As construções físicas não são importantes, mas as necessidades do Espírito devem ser atendidas pelos corações generosos, seja através de um pedaço de pão, de um acolhimento, de um aperto de mão, de um abraço que possa transparecer ao assistido a disposição de estar junto, doando-se, demonstrando que ele é importante na vida e para a vida. A maior caridade, ensinou Divaldo, não é dar coisas, é dar-se, dando suas energias, o seu tempo, sentindo-se honrado em servir.

Finalizando, disse que deseja que a mansão do Caminho seja um lar de amor, que todos fossem trabalhadores de Jesus em qualquer lugar. O lema deve ser solidariedade. Exortou para que cada um, neste natal, eleja Jesus Cristo como o único homenageado.

Abraço, Jorge Moehlecke

 

 

 

 

Palestra de Natal no CELV

Marília, SP

 

(Informações recebidas em email de Donizete Pinheiro)

 

 

Palestra programada para o SEJA

Campinas, SP

 

(Informação recebida em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

 

Informativo do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

14/12/2016 – Hoje - Quarta-feira                   20h – Reunião Pública

Orador: Edson Pinheiro de Brito                            Casa Branca do Caminho

Tema: Livre

 

17/12/2016 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    Maria de Nazaré

Tema: Vós sois a Luz do Mundo

 

20/12/2016 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Fernando Reis                                          CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

20/12/2016 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Marcos Zanardi                                        CE Zilda Gama

Tema: Livre

 

21/12/2016 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: a definir

Tema: Livre

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail [email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

 

Grande Encontro de Final de Ano, em

 Franca, SP

 



 

--

USEFRANCA

União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Franca

R. Major Claudiano, 2185

Centro, Franca, SP

1637243178

Curtir: www.facebook.com/usefranca

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

Novo artigo publicado no JEE- Jornal de Estudos Espíritas

Links abaixo

 

 

 

Olá Todos,

O Jornal de Estudos Espíritas (JEE) acaba de publicar o artigo "O perispírito não é fluido vital", de autoria do amigo Paulo da Silva Neto Sobrinho. Embora o título não exprima novidade alguma ao estudioso espírita, as razões desse estudo e a solução da questão são apresentadas de modo bastante didático com base na Doutrina Espírita. Como afirmado no resumo, a relação entre fluido vital e fluido animalizado (será que são a mesma coisa?) e a questão sobre se o desprendimento causa a morte ou se a morte leva ao desprendimento do Espírito, também são analisadas no artigo.

O resumo e o link para baixar gratuitamente o arquivo PDF do artigo podem ser acessados por qualquer um dos dois links abaixo:

https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-4---2016/resumo---art-n-010206

http://dx.doi.org/10.22568/jee.v4.artn.010206

Lembramos apenas que apesar do acesso aos artigos do JEE ser gratuito, é necessário obter autorização do(s) Autor(es) dos mesmos para reproduzir em parte ou em todo o conteúdo dos artigos. O link de acesso bem como título e resumo podem ser repassados a amigos ou divulgados em sites pessoais (sempre junto com um dos links acima, para o artigo no site do JEE).

 

Aproveito para divulgar duas novidades envolvendo o JEE. O JEE, agora, possui um cadastro ou número de ISSN (International Standard Serial Number) que formaliza o registro do periódico perante bases de dados no Brasil e no mundo. Além disso, cadastramos um prefixo de DOI (Digital Object Identifier) associado ao ISSN do JEE, para que cada artigo possa ter um número DOI e, assim, ter um cadastro, identificação e acesso pela internet únicos de cada produção do conhecimento espírita. O acesso aos artigos continua sendo gratuito e Autores não tem custo nenhum com a publicação de artigos no JEE. Essas novidades apenas tornam os estudos e artigos publicados pelo JEE formalmente identificados para fins de registro de informação.

 

Se gostaram desse estudo, por favor, ajude a divulgar. Se conhecer pessoas que possam ter interesse nos artigos do JEE, peçam para escrever para o Editor em [email protected] solicitando cadastro do email para receber notícias sobre novas publicações.

Em caso de dúvidas, nos escrevam, por favor.

 

Agradecemos a todos pela atenção!

Um abraço fraterno,

Alexandre F. da Fonseca


--

Editor - Jornal de Estudos Espíritas

https://sites.google.com/site/jeespiritas/

ISSN: 2525-8753

 

 

 

 

Em inglês.

Como fazer o Evangelho no Lar

 

BUSS oferece a todos os irmaos e irmãs de fala inglesa, um presente único.. Jesus nos corações de todos, com o CD áudio "How to do the Gospel in the Home" - Como fazer o Evangelho no Lar...na voz de Christopher Kinghorn - produzido em Londres no studio de Mark Zhero. 

Pode ser ouvido no youtube no canal da BUSSAUDIOVISUALS.  https://www.youtube.com/watch?v=5EaCu8hEDnM

FELIZ NATAL DE AMOR COM JESUS EM SEU LAR, O ANIVERSARIANTE AMADO, E UM ANO DE MUITA LUZ E REALIZAÇÕES EM 2017.

Elsa Rossi


 

Kind Regards

Elsa Rossi

www.elsarossi.com

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.

PPlease do not print this unless you really need to.

(Informação recebida em email de Elsa Rossi, Londres, Reino Unido)

 

 

Seminário programado pela BUSS

Londres, Reino Unido

 

 

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

 

 

Divaldo Franco - Movimento Você e a Paz

Salvador, BA

 

 

Texto e fotos: Paulo Salerno

 

Movimento Você e a Paz

Divaldo Franco

Salvador, 12 de dezembro de 2016

A Praça Sérgio de Carvalho, no Parque São Brás, no Bairro da Federação, na capital baiana, foi palco para mais um magnífico evento de divulgação e conscientização sobre a paz. O público, na medida que chegava, foi recepcionado pela dupla Mary Vidal e André Luís que a todos encantavam com interpretações de belas melodias, recebendo muitos aplausos em reconhecimento.

Sob a coordenação de João Araújo, os expositores foram se apresentando. Ruth Brasil Mesquita enalteceu o protagonismo da mulher em ações de construção da paz. Não deixando de considerar uma multidão de anônimas, destacou as ações empreendidas em prol da paz e da não-violência por Madre Teresa de Calcutá, sempre solícita, solidária, acolhedora, minorando a dor alheia, pacificando almas sofredoras. O papel feminino na sociedade humana é de grande importância para a consecução de uma paz permanente em a criatura humana. Paz que se instala pela educação, função precípua dos pais conscientes de suas altas responsabilidades, principalmente na preservação da vida.

Marcel Mariano fazendo um relato sobre a Segunda Guerra Mundial salientou os seus nefastos efeitos durante a ocorrência, os imediatos e os consequentes, com preocupantes desdobramentos possíveis, pelo domínio e largo emprego tecnológico do aparato bélico disponível na atualidade. As guerras atuais, diferentes das duas mundiais, são de caráter cirúrgico, pontuais, com efeitos altamente destruidores. Há, também, ocorrências bélicas, de âmbito celular que se manifestam em várias partes do planeta, protagonizadas por grupos guerrilheiros. Por outro lado, frisou, há inúmeras organizações envolvidas em favor da paz, do desarmamento, principalmente o nuclear.

O homem, apesar de ainda ser predador, tem convivido com seres eminentemente pacifistas, adeptos da não-violência. São os vultos que a História registra, e que deram suas vidas pelo esforço de construção da paz. Porém, acima de todos, paira Jesus, o baluarte do amor, pacífico por excelência, assinalando o caminho a ser trilhado ao apresentar o Sermão do Monte.

Divaldo Franco, dinâmico e vibrante, assomou à tribuna destacando o autoamor como terapia restauradora e curativa. O ser humano, exercendo a função sexual em desalinho, resvala para os vícios, os desvios de condutas, as aberrações, os crimes, tais como, a pedofilia, a agressão à mulher, a violação, o estupro, o aborto, a agressividade provocada pelo instinto não controlado, bastando um motivo justificador qualquer para o homem agir com violência.

Demonstrando que o homem ainda é um ser que se relaciona pelas emoções básicas, destacou-as como sendo o medo, a ira e o amor. O medo e a ira são ancestrais, já o amor surgiu como emoção no ser humano há cerca de duzentos mil anos. Essas, são os fundamentos de todas as demais emoções do ser humano. Assim, é natural que o homem seja mais agressivo do que compassivo.

A paz se constrói com o desenvolvimento do controle dos instintos, transformando-os em emoções de caráter elevado. O amor é o sentimento que faz com que o homem seja terno, solidário, compreensivo. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. (...) - Jesus (João, 14:27). Essa é a paz do amor inconteste, a paz que não se perturba com o mal do outro, tanto quanto, o mal praticado pelo mau não provoca o mal no ser que é pacífico.

No mundo, destacou o ínclito orador, há dois tipos de criatura humana. Um é ponte, o outro é parede. O indivíduo caracterizado como ponte é solidário, prestativo, servil. Aquele denominado parede é egoísta, solitário, soberbo. O Semeador de Estrelas dando exemplo de um homem ponte, narrou uma história de um escocês que havia se perdido. Depois de muito perambular, exausto, com fome e sede, encontrou uma casa bela e grande. Foi atendido por formosa jovem a quem pediu um copo de água. Essa, percebendo-lhe a fome, ofereceu-lhe um copo de leite, um pedaço de pão e de queijo. Saciado, o homem agradecido, perguntou-lhe o nome e sobrenome. Satisfeito e localizado, retornou ao lar. Decorridos mais de vinte anos, aquele homem tornara-se hábil cirurgião em destacado hospital. Uma paciente, em estado gravíssimo, foi ali hospitalizada após percorrer outros estabelecimentos de saúde, tal era a gravidade que requeria acurado e delicado tratamento. O cirurgião, embora sabendo das poucas chances de recuperação, aceitou proceder a intervenção. Após três meses a paciente restabelecida recebeu alta hospitalar. A preocupação da paciente, agora, não era mais de ordem física, mas financeira. Sabedora dos elevados custos daquele hospital, receava não poder pagar as despesas contraídas. Na tesouraria lhe entregaram um envelope fechado. Nele um bilhete. Sua conta foi paga há muitos anos com um copo de leite, um pedaço de pão e de queijo. Obrigado. É o bem produzindo o bem. É a paz produzindo paz. A vida sempre responde conforme as ações, retornando aos protagonistas conforme tenham sido boas ou más.

Após narrar os episódios vividos por Jesus em Gadara, envolvendo um homem desvairado, os porcos e os gadarenos, Divaldo narrou episódio vivido por ele quando funcionário de uma repartição pública. Agredido, silenciou, encaminhando um propositura de solução a petição. Decorrido algum tempo foi visitado pela agressora que lhe pedia perdão. Por não se sentir ofendido, dizia-lhe estar impossibilitado de perdoar. Ouviu a sua história e condição de saúde. Recomendou que buscasse receber passes em uma instituição espírita. Assim o fez, recuperando-se parcialmente com a regressão da metástase. Desencarnada algum tempo depois, solicitou a Divaldo que vez ou outra contasse a sua história, lembrando-se dela, pois que o amor colocado em favor e a serviço do semelhante é bálsamo benfazejo. O público, tomado de emoção pelas duas narrativas, e expectantes, dava vazão aos sentimentos nobres, que se exteriorização pela emotividade estampada nas faces, alimentados por corações sensíveis e desejosos de paz.

Finalizando, Divaldo exortou à prática da oração, da paz, do silêncio interior, da gratidão a Deus, estimulando que cada um, ao voltar aos lares, dissesse o quanto amava aqueles que lá residiam, sintonizando os pensamentos com as forças cósmicas. Recitando o Poema Meu Deus e Meu Senhor, de Amélia Rodrigues, Divaldo despertou o sentimento de gratidão à vida. Concluindo, todos os presentes cantaram vibrantemente, em uma só voz, a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel, sob aplausos e queima de fogos.

Abraço, Jorge Moehlecke

(Recebido em email de Jorge Moehlecke)

 

 

Novo grupo espírita na Inglaterra

Gravesend, Kent



p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 28.0px '.SF UI Display'; color: #454545}
span.s1 {font-family: '.SFUIDisplay'; font-weight: normal; font-style: normal; font-size: 28.00pt}


Gravesend Spiritist Group aims to study the Spiritist teachings according to Allan Kardec. It is a Christian group that envisages gathering every Sunday between 11am and 12pm from 01.01.17, provisionally at 6 Garden row, Northfleet, Gravesend, DA11 7JP, Kent. For further information please contact Carlos Folchini on 07974656150 - [email protected] 

 

Please book and confirm your place before every Sunday from 01.01.17.  Join us  facebook:

 

gravesend spiritist group - uk 

Gravesend, UK. Pier.

Imagem/fo0nte: https://en.wikipedia.org/wiki/Gravesend#/media/File:Gravesend_Town_Pier.jpg 

 

 

Congresso marcará 70 anos de história da USE

Atibaia, SP

Solenidade de abertura terá lançamento de Selo dos Correios, edição comemorativa e Conferência de Divaldo Franco

 

Assim como em 1986, quando os organizadores decidiram levar o Congresso Estadual para as dependências do Grande Hotel em Águas de São Pedro, visando assim estimular a reflexão em torno do tema central – que tratava da Unificação –, USE confirmou a realização do próximo Congresso, em junho de 2017, no Tauá Hotel Atibaia.

“Como naquele 7º Congresso, a proposta deste conclave é também favorecer a reflexão e estimular o diálogo entre expositor e congressista, ao mesmo tempo em que estaremos comemorando 70 anos de história no serviço da Unificação”, observa Julia Nezu Oliveira, presidente da entidade federativa paulista.

“Por isso -- acrescentou --, além das conferências de grandes oradores, como Divaldo Franco, Haroldo Dutra, Alberto Almeida e André Luiz Peixinho, estamos incluindo também, na programação, palestras, oficinas e rodas de conversa, cujos temas são de interesse do trabalhador e estimulam a renovação e aprimoramento das práticas e serviços prestados na casa espírita.”

Com efeito, o próximo Congresso Estadual – cujas inscrições continuam abertas – traz uma programação rica e variada, que inclui seis rodas de conversa, 12 oficinas (que se repetirão em três horários diferentes) e palestras específicas sobre USE, a cargo de Cesar Perri, Merhy Seba, Nely Del Neri e da própria Julia Nezu.

Além disso, esta “imersão” por três dias no Tauá Hotel visa também oferecer mais conforto ao congressista, que poderá levar a família para o Congresso, usufruindo com ela algumas horas de descanso e as atrações de lazer e diversão na estância turística de Atibaia.

Programação

A solenidade de abertura do 17º Congresso terá participação da Banda Musical de Atibaia e apresentações do violinista Clayton Prado e o Grupo Magia do Som (Americana). Em seguida, cerimônia de lançamento do Selo e Carimbo pela Empresa Brasileira de Correios e do livro USE 70 Anos – Passado, Presente e Futuro em Nossas Mãos. Em fase revisão, a edição comemorativa tem formato 21 x 28 centímetros, em capa dura, e contará 300 páginas aproximadamente. 

Sábado e domingo

As atividades do 17º Congresso Estadual de Espiritismo serão desenvolvidas todas no Tauá Hotel Atibaia. Os trabalhos no sábado (24) serão abertos pelo grupo Toque na Alma (Araras), preparando o ambiente para o palestrante da manhã, André Luiz Peixinho (Salvador, BA), que falará sobre O Espírita frente aos Desafios Atuais. Na sequência, têm início as Oficinas e Palestras USE, ocupando simultaneamente 15 salas do Tauá Hotel.

Na parte da tarde, paralelamente às oficinas (que serão repetidas também às 16h00), as chamadas Rodas de Conversa, debates conduzidos por dois expositores e um mediador, vão debater temas controversos e efervescentes, que têm motivado algumas polêmicas em nosso movimento. Esses temas vêm sendo trabalhados em prévias por todo o Estado, pelo professor Marco Milani e outros facilitadores.

Após o jantar, os congressistas poderão relaxar com as belas canções do grupo Vozes do Amanhã (Campinas), que abrirão outro grande momento do Congresso – a conferência de Haroldo Dutra sobre os 160 anos de O Livro dos Espíritos, quando o orador destacará a atualidade da obra primeira da Codificação Kardequiana.

No domingo, a parte artística estará a cargo do Departamento de Arte da USE, que promete algumas surpresas. Em seguida, os congressistas terão uma síntese das Rodas de Conversa com os seis coordenadores -- Cesar Perri, Alexandre Fontes da Fonseca, Luiz Fernando Penteado, André Luiz Peixinho e Haroldo Dutra Dias. (veja programação completa no site   www.usesp.org.br/congresso)

Conferências de encerramento

O momento apoteótico ficará por conta de Julia Nezu Oliveira, presidente da USE, que falará sobre “O futuro em Nossas Mãos”, e do orador paraense Alberto Almeida, de Belém, a quem foi conferido o tema “Espíritas, amai-vos e instruí-vos”. Médico homeopata e terapeuta transpessoal, Alberto Almeida tem percorrido o País e o mundo, a serviço do Espiritismo. É trabalhador do Grupo Espírita Jardim das Oliveiras e diretor da Associação Médico-Espírita do Pará (AME-PA).

-------------

Inscrições continuam abertas

Processo agora inclui congressistas que não pretendem hospedar-se no Tauá Hotel.

As inscrições para o 17º Congresso Estadual de Espiritismo continuam abertas e podem ser feitas via PagSeguro (via internet) ou diretamente na Secretaria da USE ([email protected] ou pelo tel. 11 2950-6554)

Os valores para reserva de apartamentos no Tauá Hotel, no entanto, serão reajustados a partir de 1º de janeiro. Até o momento custam R$ 1.500, quarto individual, e R$ 870 para duplos e triplos. Crianças até seis anos estão isentas de pagamento, mas para congressistas acompanhados de crianças de idade entre 7 a 12 anos será cobrado adicional de R$ 400. 

Os congressistas que não se hospedarem no Hotel poderão optar pela inscrição simples, no valor de R$ 200 (com direito a coffee-breaks), ou meia hospedagem, no valor de R$ 490, que inclui refeições, no próprio hotel, além de todos os coffee-breaks.

Prévias em Ribeirão, Santos e Campinas

Os congressistas estão conhecendo o gostinho das Rodas de Conversa que serão levadas ao 17º Congresso Estadual através das Prévias que vêm sendo realizadas pelo Estado. Desde julho passado foram realizados quatro encontros dessa natureza – em Limeira, Itapira e na Capital, duas vezes, nos quais se discutiram os temas Práticas Estranhas no Centro Espírita, Sexualidade e Afetividade à luz do Espiritismo e ainda Qualidade Doutrinária na Literatura Espírita e O Desafio de Educar, além de Instruir. Estes dois últimos temas serão levados ainda a Ribeirão Preto, em 29 de janeiro. As duas últimas prévias serão realizadas em Santos, com o tema  Espiritismo e Políticam e em Campinas, com o tema Espiritismo e Doutrinas Científicas, mas ainda sem local e data definidos.    

 

 

 

(Informações recebidas em email de Rubens Toledo)

 

 

Eventos programados com Margarete Aquila

Ribeirão Pires e Santo André, SP

 

 

 

**********************************************8

 

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

 

Palestra programadas pelo Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)
Mapa de Acesso
NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Teatrinho de Natal no CEAK

Penápolis, SP

 

em 17-12-2016 às 20 horas

 

Imagem inline 1

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email de Centro Espírita Allan Kardec [[email protected]])

 

 

Programação no Núcleo Espírita Amor e Paz

Marília, SP

 

 

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

Palestra por Maria Helena Marcon

Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida da FEPARANA)

 

 

 

35ª. Feira do Livro Espírita

Matão, SP

 

 

(Informação recebida em email de Valentim Fernandes [[email protected]])

 

 

 

Boletim do SEI – Serviço Espírita de Informações

Dezembro/2016

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2016/12/boletim-sei-de-dezembro.html

 

 

 

 

 

Carta ao “Papai Noel”

Nova fachada no Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental

 

Meu nome é Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental, tenho 67 anos de

idade. Sou bastante conhecido como “Batuíra”.

 

Neste ano de 2016 fui muito cuidadoso, paciente e amoroso com mais de

800 pacientes carentes que fizeram tratamento comigo.

 

Todos eles receberam alimentação, medicação, roupas limpas e um lugar

para dormir e se tratar.

 

O meu sonho neste Natal é ganhar 2 ar-condicionado de 36 mil btus para o

Salão de Prece, onde vamos poder atender melhor ainda os pacientes

carentes que nos procuram e os irmãos que participam das Reuniões

Públicas e trabalhos Mediúnicos.

 

O custo total é R$ 11.025,68.

 

Prometo ser melhor ainda em 2017 e que vamos cuidar muito bem dos

pacientes que ainda precisam internar.

 

Caso seja possível o senhor atender a minha carta, as contas correntes

abaixo estão disponíveis para auxiliar:

 

Banco do Brasil Agência 1610-1 Conta 115747-7

Caixa Agência 1575 Conta 75600-2

 

Ou doadas diretamente na recepção da entidade.

 

Feliz Natal e Feliz 2017! Muito Obrigado

 

Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental

 

 

(Recebido em email de [email protected])

 

 

 

Jesus !

 

                                Wellington Balbo – Salvador BA

 

Inicia-se dezembro e o tempo natalino. Décimo terceiro, árvores de natal, o bom velhinho, compras, presentes, amigo secreto, confraternizações... Ufa... Haja disposição para superar dezembro e suas festas. E em meio a tudo isso, um tanto quanto esquecido está o aniversariante: Jesus!

Jesus veio dar-nos presentes da mais alta preciosidade. Como ele mesmo diz, que os ladrões não roubam tampouco as traças corroem. São presentes para a vida toda. Como mensurar o valor deste ensinamento:

 - Se alguém te pedir para andar mil passos, caminha dois mil com ele.

Que lição! Que presente! Jesus pede para que façamos algo a mais, que saíamos da mediocridade, do comum, que usemos a criatividade. Esta mensagem é para aquele aluno que passou o ano todo na “flauta” tirando notas apenas para passar. Serve, também, para o profissional “meia boca”, que não busca atualização e faz apenas o que mandam. Vale, ainda, para quem se acomodou. Vamos, cara, levanta, anda, se mexe... estude mais, empenhe-se mais, ame mais, curta mais a vida...

Uma outra preciosidade legada por Jesus que, diga-se, na época não conhecia internet, foi: Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra. Trazendo para os dias de hoje, disse Jesus: Ei, pessoal, deixem de falar besteiras sobre vida dos outros. Olhem para suas próprias vidas,  nada de julgar o diferente, nada de apontar o dedo... Vamos olhar para nós primeiro, ok?

O Jesus que eu conheço é um homem para o dia a dia, um mestre do cotidiano.

Perdoar?

Perdoar não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete. Perdoar infinitamente a ponto de um dia não mais se ofender com as “bobagens” dos outros.

Quer presente melhor do que este para libertar-nos da mágoa, do rancor, dos lixos emocionais?

Mas, deixei para o final uma das mais atuais. Não se preocupem com o dia de amanhã, pois a cada dia já basta o seu mal... Nada mais apropriado para os dias de hoje, pois vivemos num mundo altamente preocupado, estressado, sem paciência alguma. Ai vem Jesus e diz: Pessoal, relaxem! Tudo, mas absolutamente tudo no final se encaixa. Vamos devagar, um dia de cada vez, trabalhar o hoje, o amanhã ainda não faz parte de nossa vida, ele não chegou. Olha, gente, se fizermos do dia de hoje um bom dia de trabalho, um dia produtivo, um dia em que podemos orgulhar-nos de nós mesmos, certamente o amanhã será, também, um bom dia...

As lições de Jesus extrapolam as religiões, vão além, são caminhos para o homem ser mais feliz neste mundo.

Jesus aniversaria, mas quem ganhou o presente fomos nós...

Que tal, então, usufruir destes presentes?

 

Última Ceia. Alexandr Ivanov.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Alexander_Andreyevich_Ivanov#/media/File:Alexandr_Ivanov_014.jpg

 

 

 

Reino de Deus

 

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Neste Instante. Lição nº 09. Página 37.

 

Se aspiramos a conquistar o Reino de Deus, recordemos Jesus que no-lo revelou, conjugando “dizer” e “fazer”.

Ensinou o Divino Mestre:

“Faze aos outros o que desejas que os outros te façam”. E viveu para os outros, sem nada exigir.

“Dá a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. E, respeitando as autoridades constituídas no mundo, dedicou-se integralmente aos interesses do espírito.

“Quem se humilhar será exaltado”. E ninguém se apagou até hoje quanto Ele para que a infinita bondade se destacasse.

“Quem procura ser o maior seja o servo de todos”. E, nas mínimas circunstâncias, colocou-se invariavelmente no lugar de quem serve.

“Não saiba a tua mão esquerda o que dá a direita”. E ouvido algum jamais lhe escutou qualquer expressão de elogio a si mesmo.

“Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que lhe sai do coração”. E banqueteou-se com criaturas consideradas desprezíveis, acordando-lhes o sentimento para a realidade superior.

“Ao que te peça mil passos, caminha com ele dois mil”. E fez-se entre os homens inimitável modelo de tolerância.

“A quem te rogue a capa, cede também a túnica”. E deu-se constantemente ao próximo, consagrando-lhe a própria existência.

“Ama aos teus inimigos”. E suportou, em silêncio, as forças das trevas que o situaram em aparente derrota.

“Ora pelos que te perseguem e caluniam”. E aceitou a flagelação injusta, exorando perdão em favor dos próprios carrascos, no suplício da cruz.

Não precisas aguardar revelações estranhas e nem fenômenos espetaculares para surpreender as maravilhas do Reino de Deus.

Nem catástrofes cósmicas.

Nem convulsões da natureza.

Nem terra fulminada.

Nem céus abertos.

Tudo pode alterar-se, a teus olhos, se tens a luz por dentro de ti.

E, além disso, a qualquer momento, a verdadeira vida pode trazer-te a grande mudança.

Nosso problema será sempre construir na própria alma a perfeição que reclamamos nos outros.

Não nos esqueçamos de que o Evangelho vem preparar no mundo o reino do bem que Jesus anunciou e o próprio Jesus foi suficientemente claro, asseverando que o Reino de Deus está dentro de nós.

 

Gólgota. Obra de Nikolai Ge.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ge_golgofa.jpg

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]