Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 25 de março de 2016

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

Parcerias

 

ismaellogo copylogo_banner_rede_amigo_espirita

 

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          http://www.redeamigoespirita.com.br/

 

 

Acessar aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/25-03-2016.htm

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

   http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/25-03-2016.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

   http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

   https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

 

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

24-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/24-03-2016.htm

23-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/23-03-2016.htm

22-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/22-03-2016.htm

21-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/21-03-2016.htm

19-03-2016     http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/MARCO/19-03-2016.htm

 

 

 

 

 

 

Mensagem do dia

 

 

 

 

Mensagem do Dia   

 

Paixão e Amor

 

“(...) O Evangelho de Jesus é o poema que canta o Seu Amor pela Humanidade de todas as épocas, retratando em páginas de incomparável beleza a Sua doação de vida e de entendimento em relação a todas as criaturas que Lhe constituíam o objetivo a que se entregou.”

 

(Joanna de Ângelis/Divaldo Franco – livro,  Lições para a Felicidade,     5ª ed. p. 149  – editora LEAL)

 

Desenho: Fátima Oliveira

Mansão do Caminho - Salvador, Bahia, Brasil.

 

 

 

 

 


 

 

 

Mensaje para este día  

 

 

Pasión y amor

 

...El Evangelio de Jesús es el poema que canta Su Amor por la humanidad de todas las épocas, que describe en páginas de incomparable belleza Su entrega de vida y de comprensión, relativa a todas las criaturas, que constituían el objetivo al cual se dedicó.

 

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

Libro Lecciones para la felicidad – Editora LEAL

 

Creación: Fátima Oliveira

Mansión del Camino - Salvador, Bahia, Brasil

 

 

 

(Recebido em emails da tradutora MARTA GAZZANIGA [[email protected]] de Buenos Aires, Argentina)

 

 

 

Publicação em sequência

O Livro dos Médiuns

 

 

 

 

 

 

 

(Copiado de Febnet)

O Festim de Baltazar. Óleo sobre tela de Rembrandt

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Belshazzar%27s_Feast_(Rembrandt)#/media/File:Rembrandt-Belsazar.jpg

 

Leia sobre o Festim de Baltazar

https://www.bibliaonline.com.br/vc/dn/5

 

Escritas diretas (pneumatografia)  obtidas pelo Barão Luis Guldenstubbé *

Imagens/fonte: http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

 

Barão Luis Guldenstubbé  (1820- 1873) *

O grande médium pneumatógrafo

Fonte:

http://www.autoresespiritasclassicos.com/Autores%20Espiritas%20Classicos%20%20Diversos/Mediuns/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9/Bar%C3%A3o%20de%20Guldenstubb%C3%A9.htm

 

Pneumatografia- (Do grego – pneuma- ar, sopro, vento, espírito, e graphô, escrevo.) – Escrita direta dos Espíritos, sem

o auxílio da mão de um médium.

 

 

 

 

 

O bom ladrão

 

Do livro Boa Nova

Ditado pelo espírito Humberto de Campos

Psicografia de Francisco Cândido Xavier

Editora FEB

 

 

     Alguns dias antes da prisão do Mestre, os discípulos, nas suas discussões naturais, comentavam o problema da fé, com desejo desordenado de quantos se atiram aos assuntos graves da vida, tentando, apressadamente, forçar uma solução.

     — Como será essa virtude? De que modo conservá-la-emos intacta no coração?     — inquiria Levi, com atormentado pensamento. Tenho a convicção de que somente o homem culto pode conhecer toda a extensão de seus benefícios.

     — Não tanto assim — aventava Tiago, seu irmão —, acredito que basta a nossa vontade, para que a confiança em Deus esteja viva em nós.

     —Mas a fé será virtude para os que apenas desejam? perguntava um dos filhos de Zebedëu.

     A um canto, como distante daqueles duelos da palavra, Jesus parecia meditar. Em dado instante, solicitado ao esclarecimento, respondeu com suavidade:

     — A fé pertence, sobretudo, aos que trabalham e confiam. Tê-la no coração é estar sempre pronto para Deus. Não importam a saúde ou a enfermidade do corpo, não têm significação os infortúnios ou os sucessos felizes da vida material. A alma fiel trabalha confiante nos desígnios do Pai, que pode dar os bens, retirá-los e restituí- los em tempo oportuno, e caminha sempre com serenidade e amor, por todas as sendas pelas quais a mão generosa do Senhor a queira conduzir.

     — Mas, Mestre — redargüiu Levi, em respeitosa atitude —, como discernir a vontade de Deus, naquilo que nos acontece? Tenho observado grande número de criaturas criminosas que atribuem à Providência os seus feitos delituosos e uma legião de pessoas inertes que classificam a preguiça como fatalidade divina.

     — A vontade de Deus, além da que conhecemos através de sua lei e de seus profetas, através do conselho sábio e das inclinações naturais para o bem, é também a que se manifesta, a cada instante da vida, misturando a alegria com as amarguras, concedendo a doçura ou retirando-a, para que a criatura possa colher a experiência luminosa no caminho mais espinhoso. Ter fé, portanto, é ser fiel a essa vontade, em todas as circunstâncias, executando o bem que ela nos determina e seguindo-lhe o roteiro sagrado, nas menores sinuosidades da estrada que nos compete percorrer.

    — Entretanto —  observou Tomé —, creio que essa qualidade excepcional deve ser atributo do espírito mais cultivado, porque o homem ignorante não poderá cogitar da aquisição de semelhante patrimônio.

     O Mestre fitou o apóstolo com amor e esclareceu:

     — Todo homem de fé será, agora ou mais tarde, o irmão dileto da sabedoria e do sentimento; porém, essa qualidade será sempre a do filho leal ao Pai que está nos céus.

     O discípulo sorriu e obtemperou:

     — Todavia, quem possuirá no mundo lealdade perfeita como essa?

     — Ninguém pode julgar em absoluto  — disse o Cristo com bondade —, a não ser o critério definitivo de Deus; mas, se essa conquista da alma não é comum às criaturas de conhecimento parco ou de posição vulgar, é bem possível que a encontremos no peito exausto dos mais infelizes ou desclassificados do mundo. 

     O Apóstolo sorriu desapontado, no seu ceticismo de homem prático. Dentro em pouco, a pequena comunidade se dispersava, à aproximação do manto escuro da noite.

 

***

 

     Na hora sombria da cruz, disfarçado com vestes diferentes, Tomé acompanhou, passo a passo, o corajoso Messias.

     Estranhas reflexões surgiam-lhe no espírito. Sua razão de homem do mundo não lhe proporcionava elementos para a compreensão da verdade toda. Onde estava aquele Deus amoroso e bom, sobre quem repousavam as suas esperanças? Seu amor possuiria apenas uma cruz para oferecer ao filho dileto? Por que motivo não se rasgavam os horizontes, para que as legiões dos anjos salvassem do crime da multidão inconsciente e furiosa o Mestre amado? Que Providência era aquela que se não manifestava no momento oportuno? Durante três anos consecutivos haviam acreditado que Deus guardava todo o poder sobre o mundo; não conseguia, pois, explicar como tolerava aquele espetáculo sangrento de ser o seu Enviado, amorável e carinhoso, conduzido para o madeiro infamante, sob impropérios e pedradas. O prêmio do Cristo era então aquele monte da desolação, reservado aos criminosos?

      Ansioso, o discípulo contemplou aquelas mãos que haviam semeado o bem e o amor, agora agarradas à cruz como duas flores ensangüentadas. A fronte aureolada de espinhos era uma nota irônica na sua figura sublime e respeitável. Seu peito tremia, ofegante, seus ombros deveriam estar pisados e doloridos. Valera a pena haver distribuído, entre os homens, tantas graças do Céu? O malfeitor que assaltava o próximo era, agora, a seu ver, o dono de mais duradouras compensações.

     Tomé se sentia como que afogado. Desejou encontrar algum dos companheiros para trocar impressões, entretanto, não viu um só deles. Procurou observar se os beneficiados pelo Messias assistiam ao seu martírio humilhante, na hora final, lembrando de que ainda na véspera se mostravam tão reconhecidos e felizes com a sua santa presença. A ninguém encontrou. Aqueles leprosos que haviam recuperado o dom precioso da saúde, os cegos que conseguiram rever o quadro caricioso da vida, os aleijados que haviam cantado hosanas à cura de seus corpos defeituosos, estavam agora ausentes, fugiam ao testemunho. Valera a pena praticar o bem? O apóstolo, mergulhado em dolorosos e sombrios pensamentos, deixava absorver-se em estranhas interrogações.

     Reparou que em torno da cruz estrugiam gargalhadas que reportavam ironias. O Mestre, contudo, guardava no semblante uma serenidade inexcedível. De vez em quando, seu olhar se alongava por sobre a multidão, como querendo descobrir um rosto amigo.

     Sob as vociferações da turba amotinada, a Tomé parecia-lhe escutar ainda o ruído inolvidável dos cravos do suplício. Enquanto as lanças e os vitupérios se cruzavam nos ares, fixou os dois malfeitores que a justiça do mundo havia condenado à pena última. Aproximou-se da cruz e notou que o Messias punha nele os olhos amorosos, como nos tempos mais tranqüilos. Viu que um suor empastado de sangue lhe corria do rosto venerável, misturando-se com o vermelho das chagas vivas e dolorosas. Com aquele olhar inesquecível, Jesus lhe mostrou as úlceras abertas, como o sinal do sacrifício. Penosa emoção dominou a alma sensível do discípulo. Olhos enevoados de pranto, recordou os dias radiosos do Tiberíades.

     As cenas mais singelas do apostolado ressurgiam ante a sua imaginação. Subitamente, lembrou-se da tarde em que haviam comentado o problema da fé, parecendo-lhe ouvir ainda as elucidações do Mestre, com respeito à perfeita lealdade a Deus. Reflexões instantâneas lhe empolgaram o coração. Quem teria sido mais fiel ao Pai do que Jesus? Entretanto, a sua recompensa era a cruz do martírio! Absorto em singulares pensamentos, o apóstolo observou que o Messias lançava agora os olhos enternecidos sobre um dos ladrões, que o fixava afetuosamente.

     Nesse instante, percebeu que a voz débil do celerado se elevava para o Mestre, em tom de profunda sinceridade:

     — Senhor! disse ele, ofegante — lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino!...

     O discípulo reparou que Jesus lhe endereçava, então, o olhar caricioso, ao mesmo tempo que aos seus ouvidos chegavam os ecos de sua palavra suave e esclarecedora:

    — Vês, Tomé? Quando todos os homens da lei não me compreenderam e quando os meus próprios discípulos me abandonaram, eis que encontro a confiança leal no peito de um ladrão!...

 

***

     Inquieto, o discípulo meditou na lição recebida e, horas a fio, contemplou o espetáculo doloroso, até ao momento em que o Mestre foi retirado da cruz da derradeira agonia. Começava, então, a compreender a essência profunda de seus ensinos imortais.

     Como se o seu espírito fora transportado ao cume de alto monte, pareceu-lhe observar daí a pesada marcha humana. Viu conspícuos homens da lei, sobraçando os livros divinos; doutores enfatuados de orgulho passavam erectos, exibindo os mais complicados raciocínios. Homens de convicções sólidas integravam o quadro, entremostrando a fisionomia satisfeita. Mulheres vaidosas ou fanáticas lá iam, igualmente, revelando seus títulos diletos. Em seguida, vinham os diretamente beneficiados pelo Mestre Divino. Era a legião dos que se haviam levantado da miséria física e das ruínas morais. Eram os leprosos de Jerusalém, os cegos de Carfarnaum, os doentes de Sídon, os seguidores aparentemente mais sinceros, ao lado dos próprios discípulos que desfilavam, envergonhados, e se dispersavam, indecisos, na hora extrema.

     Possuído de viva emoção, Tomé se pôs a chorar intimamente. Foi então que presumiu escutar uns passos delicados e quase imperceptíveis. Sem poder explicar o que se dava, julgou divisar, a seu lado, a inolvidável figura do Mestre, que lhe colocou as mãos leves e amigas sobre a fronte atormentada, repetindo-lhe ao coração as palavras que lhe havia endereçado da cruz:

     — Vês, Tomé? Quando todos os homens da lei não me compreenderam e os próprios discípulos me abandonaram, eis que encontro a confiança leal no peito de um ladrão!...

 

Cristo, Óleo sobre papel de Sérvulo Gutiérrez Alarcón.

Museu de Arte de  Lima, Perú. Foto Ismael Gobbo

A crucificação. Óleo sobre tela de Giambattista Tiepolo

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Giambattista_Tiepolo_-_The_Crucifixion.jpg

A crucificação vista a partir da Cruz. Aquarela por James Tissot

Imagem/fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brooklyn_Museum_-_What_Our_Lord_Saw_from_the_Cross_(Ce_que_voyait_Notre-Seigneur_sur_la_Croix)_-_James_Tissot.jpg  

 

Jardim da Tumba. O túmulo é divulgado como sendo o de Jesus. Jerusalém, Israel.

Fotos Ismael Gobbo

Interior do túmulo do Jardim da Tumba, em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo

Segundo a tradição católica o local do sepultamento de Jesus coincide com a Igreja do Santo Sepulcro. No interior

dela se encontra uma túmulo vazio de mármore branco. Fotos Ismael Gobbo

 

 

Filme: Nos Passos do Mestre

Locais e horários de exibição

 

Imagem inline 1

LOCAIS E HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

A partir desta quinta-feira (24), você das cidades de São Paulo, Guarulhos, Fortaleza, e Boa Vista - RR, poderá assistir ao filme "Nos Passos do Mestre - Jesus Segundo o Espiritismo".

São Paulo - SP
Cinemark Central Plaza: 11h30 e 15h10
Cinemark Shopping D: 13h40 e 19h00
UCI Anália Franco: 13h15 e 18h50
Cinemark Shopping Pátio Paulista: 12h30

Guarulhos - SP
Cinemark Guarulhos: 16h45 e 21h40

Fortaleza - CE
UCI Shopping Iguatemi: 13h30 e 15h30
UCI Parangaba: 19h50

Boa Vista - RR

Cine Super K - Sala 02 - 19h e 21h25

EM BREVE ESTREIA EM OUTRAS CIDADES

 

--

 Lucas de Pádua

Correio eletronico  [email protected]

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

 

10º. Simpósio Espírita dos Estados Unidos

San Diego, CA, EUA

 

 

 

REGISTRATIONS FOR THE

10TH U.S. SPIRITIST SYMPOSIUM ARE NOW OPEN!

Please visit our site www.spiritistsymposium.org 
for more information.

 

UNITED STATES SPIRITIST COUNCIL

USSC Logo

 

 

 

 

United States Spiritist Council, 9613 Tavares Cove, Austin, TX 78733

 

 

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; [email protected])

 

 

Programação de palestras no NEALUZ

Carapicuiba, SP

 

NEALUZ - Núcleo Espirita Amor e Luz
Rua Maria Helena, 174 - Centro - Carapicuíba

Coordenação de Palestras - 4559-7538

 

 

(Informação repassada em email por Regina Bachega)

 

 

Roteiro de palestras com Wellerson Santos

Raul Soares e região, MG

 

 

 

(Informação recebida em email de Wellerson Santos)

 

 

Palestras programadas para o Lar Espírita Anselmo Gomes

São Paulo, SP

 

O LAR ESPÍRITA ANSELMO GOMES INFORMA:

RUA TOBIAS BARRETO, 52 – MOOCA

SITE: WWW.ANSELMOGOMES.COM.BR

 

DOMINGO, DIA 10/04, ÀS 9 HORAS, HAVERÁ PALESTRA COM O SR. SEBASTIÃO CAMARGO.

 

TEMA: EVANGELHO E AUTOCURA

 

SEBASTIÃO CAMARGO

 

EXPOSITOR, ESCRITOR E DIVULAGADOR DO ESPIRITISMO. APRESENTA O PROGRAMA  “O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA”, NA TV MUNDO MAIOR E REDE BOA NOVA DE RÁDIOS.

 

AUTOR DO LIVRO: “O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA – DO ÁTOMO AO ANJO”

 

É UM DOS FUNDADORES DA FRATERNIDADE ESPÍRITA JOANNA DE ANGELIS, EM TRÊS LAGOAS, MS. CONFERENCISTA NO BRASIL, JÁ LEVOU A MENSAGEM ESPÍRITA EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS.

 



 

 

***************************************

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

Programação da Semana Chico Xavier

em cidades de Minas Gerais 

 

 

(Informação recebida em emails de Geraldo Lemos Neto e de Nuno Emanuel)

 

 

Programação do Instituto de Difusão Espírita- IDE

Assis, SP

 

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

Quando o amor se expressa

 

 

 

Quando se vê uma mulher grávida, quase sempre se pergunta se ela sabe se é menino ou menina.

E quando ela ainda não tem essa certeza, responde: Não importa o que seja, desde que seja perfeito, com saúde.

Este é o anseio de todos os pais. Assim também para aquele casal belga, na flor dos seus vinte anos.

Os filhos chegaram um a um, sadios e tudo transcorria bem. Até que sua caçula Stephanie, aos três meses, foi vítima da síndrome da morte súbita na infância.

Somente a fé cristã fortaleceu o mundo abalado daquela família. Nada poderia trazer de volta sua filha, mas eles se deram conta de quão preciosa era a vida de uma criança.

Tomaram uma resolução. Não foi nada de momento. Deixaram passar quatro anos. Christiane deu a luz mais um filho.

Então, resolveram que podiam acolher em sua casa e amar uma criança que não tivesse família. Que não tivesse quem a amasse.

Ao se inscreverem no programa de adoção, seus nomes ficaram como os últimos de uma lista interminável.

Afinal, eles eram pais de três crianças, saudáveis e felizes.

Mas, eles receberam Hélène, de quatro anos. A pequena menina negra era cheia de vida e se uniu aos filhos do casal: Davi, sete anos, Benoît, cinco e Nicolas, um ano.

Em seguida, um menino indiano, com sequelas de poliomielite, chegou. Após várias cirurgias, verificou-se que ele nunca voltaria a andar com suas próprias pernas.

E vieram os outros, do Brasil, da Colômbia, de Camarões, do Haiti.

Dezenove filhos. Onze adotados. Sete com deficiências físicas ou mentais, ou ambas.

Todos os dias letivos, pouco depois das quatro da tarde, ônibus e carros chegavam de variadas escolas e deixavam crianças na casa dos Boldos.

Correndo, mancando ou rolando em cadeiras de rodas, elas entravam em casa para vasculhar a cozinha à procura de petiscos, procurando mãe e pai para darem um abraço.

O tempo passou... Os filhos mais velhos já têm suas vidas. Casados, com suas profissões, não perderam o contato com a família.

Christiane, a mãe, tem uma fórmula especial para definir a própria família: Ela foi construída pedra por pedra.

Uma criança era adotada, outra nascia. As que estavam conosco achavam que essa era a ordem natural da vida.

A família Boldo criou, na Bélgica, uma fundação com o propósito de encontrar lares adotivos para crianças órfãs com deficiência.

A média mensal inicial era encontrar lares para uma ou duas crianças.

Plenamente envolvidos nesse trabalho, os Boldo, em vinte anos, conduziram quatrocentas e dez crianças com deficiências, de vinte países diferentes, a lares de famílias belgas.

E dizer que tudo começou pela dolorosa perda de uma filha de apenas três meses de idade.

*   *   *

O amor é expressão superior que motiva o ser a altos cumes.

Quando se apresenta, oferece condições de superação de toda dor e permite ao sofredor vislumbrar o sol para além da cortina das lágrimas.

Mais do que isso: confere-lhe condições de encontrar almas mais sofridas que ele próprio e estender as mãos para ajudá-las.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo
Um lar para os filhos de ninguém, de Lawrence Elliott,
da 
Revista Seleções Reader’s Digest, de janeiro/2004.
Em 24.3.2016.

 

 

(Copiado do site Feparana)

D. Cory em 1968 na cidade de Andradina, SP. Foi trabalhando no ramo hoteleiro com o marido que

amealhou recursos para cuidar de 87 crianças à época.

 

 

 

Conheça um pouco da história de d. Clory Fagundes de Marques, a “Mamãe Clory”

(06-06-1919 / 21-11-2011)

Acesse aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JANEIRO/16-01-2012.htm

 

 

O casamento de Clory com Orestes no ano de 1941

1977. D. Clory com as crianças quando se iniciou mais uma obra para ampliação do Lar

Em São Bernardo do Campo, SP

Mamãe Clory, ano de 1989 alimenta bezerra ao lado das crianças.

D. Clory, espírito de escol, passou da juventude e até a velhice cuidando dos seus filhos e dos filhos dos outros também. Receba nossa prece. Inspira-nos a seguir teus exemplos inolvidáveis. Ismael Gobbo

 

 

Espiritismo para crianças

Espiritismo para niños

 

 

Autora: Célia Xavier Camargo
Edição 299 – 17 de fevereiro de 2013

Edición 299 – 17 de febrero de 2013

 

 

 

Valorização da vida

Valorando la vida

Certa vez, Américo, um rapaz muito jovem ainda, bastante trabalhador, de um pequeno negócio, conseguiu crescer e ganhar dinheiro comprando e vendendo mercadorias. Tanto ele trabalhou expandindo o seu mercado que, poucos anos depois, estava rico.

Cierta vez, Américo, un muchacho muy joven aún, bastante trabajador, de un pequeño negocio, consiguió crecer y ganar dinero comprando y vendiendo mercancías. Tanto trabajó él expandiendo su mercado que, pocos años después, era rico.

Todavia, Américo entusiasmado com o dinheiro fácil que lhe vinha às mãos, não pensava em nada, a não ser enriquecer cada vez mais. Seu pai, Antonio, preocupado, o alertava sempre dizendo:

Sin embargo, Américo entusiasmado con el dinero fácil que le venía a las manos, no pensaba en nada, a no ser enriquecerse cada vez más. Su padre, Antonio, preocupado, lo alertaba diciendo siempre:

— Meu filho, o que adianta você ganhar tanto dinheiro se não tem tempo para mais nada? A riqueza material não é tudo na vida! Você tem saído para se divertir um pouco? Tem orado? 

— Hijo mío, ¿Qué adelanta que tú ganes tanto dinero si no tienes tiempo para nada más? ¡La riqueza material no es todo en la vida! ¿Tú has salido para divertirte un poco? ¿Has orado?   

Ao que Américo retrucava, dando uma risada:

A lo que Américo replicaba, dando una carcajada:

— Papai, o dinheiro não é tudo, mas compra qualquer coisa. Preciso construir meu futuro enquanto sou jovem! Não se preocupe, quando sobrar tempo eu faço uma prece. Quanto a divertimento, o trabalho já me dá muita satisfação.

— Papá, el dinero no es todo, pero compra cualquier cosa. ¡Necesito construir mi futuro mientras soy joven! No te preocupes, cuando sobre tiempo yo hago una plegaria. En cuanto a la diversión, el trabajo ya me da mucha satisfacción.

O pai olhava-o, sério, cheio de piedade.

El padre lo miraba serio, lleno de piedad.

Algum tempo depois, Américo conheceu Celeste, uma moça muito bonita, e em pouco tempo estavam casados. Logo nasceu Aline, um lindo bebê.

Algún tiempo después, Américo conoció a Celeste, una chica muy bonita, y en poco tiempo estaban casados. Inmediatamente nació Aline, un lindo bebé.

Aline foi crescendo em graça e beleza, para encanto de todos. Todavia, apesar de amar muito a filha, Américo não tinha tempo para ela nem para a esposa.

Aline fue creciendo en gracia y belleza, para encanto de todos. Sin embargo, a pesar de amar mucho a la hija, Américo no tenía tiempo para ella ni para la esposa.

O avô era o grande companheiro e amigo de Aline, pois, quando a menina pedia para o pai levá-la para passear, ele respondia:

El abuelo era el gran compañero y amigo de Aline, pues, cuando la niña pedía al padre llevarla para pasear, él respondía:

— Não posso, filhinha, preciso trabalhar. Mamãe ou vovô levam você, está bem?

— No puedo, hijita, necesito trabajar. Mamá o la abuela os llevan a vosotras, ¿está bien?

A menina ficava triste porque amava profundamente aquele pai que nunca tinha tempo para ela.

La niña se quedaba triste porque amaba profundamente aquel padre que nunca tenía tiempo para ella.

Embora sua opinião não tivesse valor para o filho, Antonio certa ocasião lhe disse:

Aunque su opinión no tuviera valor para el hijo, Antonio en cierta ocasión le dijo:

— Meu filho, a vida está passando e você nem percebe. Não encontra tempo para nada, nem para sua família, nem para a religião e muito menos para você. Jesus foi bastante claro quando disse: Que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? [1]

— Hijo mío, la vida está pasando y tú no lo notas. No encuentras tiempo para nada, ni para tu familia, ni para la religión y mucho menos para ti. Jesús fue bastante claro cuando dijo: ¿Que aprovecharía al hombre ganar todo el mundo y perder su alma?1 

Mas Américo ouvia o pai sem dar importância às suas palavras. Um dia Aline queria ir ao cinema e o pai não pôde levá-la. Como Celeste estivesse ocupada, o avô acompanhou a neta. Porém, mal tinham saído de casa, quando ao atravessar uma avenida, veio um carro em alta velocidade, passou pelo semáforo com o sinal fechado e atropelou Aline, que foi arremessada para o alto, caindo no asfalto. O avô, ao perceber que o carro ia avançar o sinal, ainda tentou segurá-la, porém não deu tempo.

Pero Américo oía el padre sin dar importancia a sus palabras. Un día Aline quería ir al cine y el padre no pudo llevarla. Como Celeste estaba ocupada, el abuelo acompañó a la nieta. Sin embargo, apenas habían salido de casa, cuando al atravesar una avenida, vino un coche a alta velocidad, pasó por el semáforo con la señal cerrada y atropelló a Aline, que fue levantada para lo alto, cayendo en el asfalto. El abuelo, al notar que el coche iba a avanzar la señal, aún intentó cogerla, sin embargo no dio tiempo.

Tudo foi muito rápido. Alguém chamou a ambulância, que veio em poucos minutos, enquanto as pessoas se aglomeravam para ver o que havia acontecido.

Todo fue muy rápido. Alguien llamó a la ambulancia, que vino en pocos minutos, mientras las personas se aglomeraban para ver lo que había ocurrido.

O pai avisou Américo. Logo ele e Celeste chegaram ao hospital para onde Aline tinha sido levada. Desesperados, os pais choravam. Quando o médico entrou na sala, Américo fez questão de dizer:

El padre avisó a Américo. Luego él y Celeste llegaron al hospital para donde Aline había sido llevada. Desesperados, los padres lloraban. Cuando el médico entró en la sala, Américo insistió en decir:

— Doutor, faça tudo o que puder por minha filha. Dinheiro para nós não é problema. Eu pago o que precisar para que minha filha fique boa! Qualquer quantia!

— Doctor, haga todo lo que pueda por mi hija. Dinero para nosotros no es un problema. ¡Yo pago lo que necesite para que mi hija quede buena! ¡Cualquier cuantía!

— Acalme-se, Américo. Dinheiro não é tudo na vida. Acabei de examiná-la. A menina precisa ser submetida a uma cirurgia. Depois voltarei a falar com vocês — disse o médico, encaminhando-se rapidamente para o centro cirúrgico.  

— Cálmese, Américo. El dinero no es todo en la vida. Acabé de examinarla. La niña precisa ser sometida a una cirugía. Después volveré a hablar con vosotros — dijo el médico, encaminándose rápidamente para el quirófano.    

Aproveitando que estavam sozinhos, Américo perguntou ao pai como acontecera o acidente e Antonio contou, finalizando:

Aprovechando que estaban solos, Américo preguntó al padre como había ocurrió el accidente y Antonio le contó, finalizando:

— Não deu tempo para nada, filho! Foi tudo muito rápido! Vamos orar. Confio que Deus, que é Pai, não deixará de nos socorrer nesta hora de grande aflição.

— ¡No dio tiempo para nada, hijo! ¡Fue todo muy rápido! Vamos a orar. Confío que Dios, que es Padre, no dejará de socorrernos en esta hora de gran aflicción.  

Américo ouviu, mas manteve-se calado. Havia tantos anos que não orava que nem sabia mais como fazer uma prece! Naquela sala de espera, enquanto aguardava, Américo começou a falar em voz alta, chorando:

Américo oyó, pero se mantuvo callado. ¡Hacía tantos años que no oraba que ni sabía más como hacer una plegaria! En aquella sala de espera, mientras aguardaba, Américo comenzó a hablar en voz alta, llorando:

— Que adiantou trabalhar tanto, sacrificar-me, ganhar tanto dinheiro, se agora posso perder minha filhinha querida, o sol da minha existência? Se ela morrer, nada mais vai me importar. Nada.

— ¿Qué adelantó trabajar tanto, sacrificarme, ganar tanto dinero, si ahora puedo perder a mi hijita querida, el sol de mi existencia? Si ella muere, nada más va a importarme. Nada.

Antonio aproximou-se do filho, colocou a mão no seu ombro, confortando-o:

Antonio se aproximo al hijo, colocó la mano en su hombro, confortándolo:

— Meu filho, tenha confiança! O importante agora é elevarmos nosso pensamento a Deus, suplicando seu amparo para nossa querida Aline, que está precisando.

— ¡Hijo mío, ten confianza! Lo importante ahora es que elevemos nuestro pensamiento a Dios, suplicando su amparo para nuestra querida Aline, que lo está necesitando.

E ali, de mãos dadas, Celeste e Américo acompanharam a oração que Antonio fez pedindo a Deus que salvasse aquela criaturinha tão adorável, que agora estava passando por uma cirurgia, de modo que seu estado não fosse grave e que ela pudesse ficar logo recuperada.

Y allí, con las manos cogidas, Celeste y Américo acompañaron la oración que Antonio hizo pidiendo a Dios que salvara aquella criaturita tan adorable, que ahora estaba pasando por una cirugía, de modo que su estado no fuera grave y que ella pudiera quedar inmediatamente recuperada.

Algum tempo depois, o médico voltou informando que a cirurgia fora um sucesso, que Aline estava bem e logo poderia ir para o quarto. Eles agradeceram ao médico e se abraçaram, aliviados e felizes. Na manhã seguinte, o pai beijou Aline e disse:

Algún tiempo después, el médico volvió informando que la cirugía fue un éxito, que Aline estaba bien e inmediatamente podría ir para el cuarto. Ellos le agradecieron al médico y se abrazaron, aliviados y felices. En la mañana siguiente, el padre besó a Aline y dijo:

— Filhinha, perdão por todas as vezes que não lhe dei atenção. A partir de hoje, vou dedicar-me mais à nossa família, que é tão importante e que eu relegava ao abandono correndo atrás de dinheiro. Tudo vai mudar, eu lhe prometo!

— Hijita, perdón por todas las veces que no te di atención. ¡A partir de hoy, voy a dedicarme más a nuestra familia, que es tan importante y que yo relegaba al abandono corriendo detrás del dinero. ¡Todo va a cambiar, yo te lo prometo!

Abraçaram-se, emocionados, e Américo pediu:

Se abrazaron, emocionados, y Américo pidió:

— Vamos orar a Jesus para agradecer-lhe por ter atendido nosso pedido?

— ¿Vamos a orar a Jesús para agradecerle por haber atendido nuestro pedido?

                                                          

MEIMEI

 

(Recebida por Célia X. de Camargo em Rolândia-PR, aos 28/01/13.)

 

 

(Recebido em email de tradutora Isabel Porras González [[email protected]], Cádiz, Espanha)

Jesus abençoando as criancinhas. Nicolas Maes.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/Nicolaes_Maes_-_Christ_Blessing_the_Children_-_WGA13814.jpg

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 



[1] Marcos, capítulo 8, versículo 36.