Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 24 de junho de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/24-06-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. 

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/24-06-2017.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

 

23-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/23-06-2017.htm

22-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/22-06-2017.htm

21-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/21-06-2017.htm

20-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/20-06-2017.htm

19-06-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/JUNHO/19-06-2017.htm

 

 

Publicação em sequência

Obras Póstumas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Neste email concluímos o repasse do livro “Obras Póstumas” em partes com ilustrações. A partir do email de segunda-feira, 26-06-2017, estaremos publicando em sequência, a obra “O que é o Espiritismo”, também editado pela FEB- Federação Espírita Brasileira e copiado do site http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2014/05/o-que-e-o-espiritismo.pdf

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo em sua sétima edição (1871).

A obra foi lançada em abril de 1864.

Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.

Arco do Triunfo do Carrossel (E) e Praça do Carrossel vistos do interior do  Museu  do Louvre.

Paris, França. Foto Laura Emília Michelin Gobbo.

 

Colocar a luz sobre a candeia

 

 

Almir Del Prette/SEOB/São Carlos

 

 

            Em momento prévio a uma partida de futebol, que ocorreu na cidade de Curitiba, um dos ônibus que trazia parte da torcida adversária de um dos times da cidade, trafegou por uma região não recomendada pelo sistema de segurança para essas disputas. Em um cruzamento, reduto de torcedores do time local, inadvertidamente um dos passageiros do ônibus, torcedor do time visitante, desceu do veículo. Imediatamente ele foi reconhecido como torcedor do time visitante sendo, então atacado por vários torcedores presentes naquela área.

            As câmaras instaladas registraram cenas de desequilíbrio de vários torcedores, que viam o outro, como um inimigo. As gravações foram parar nas emissoras de televisão e, nos dias seguintes exibidas nos jornais televisivos para todo o país e também para o exterior.

            Entretanto, em meio à agressão que sofria o jovem visitante surgiu uma pessoa intercedendo, pedindo que os agressores interrompessem o que faziam. Mesmo arriscando a ser também agredido ele se interpôs, permanecendo junto à vítima indefesa caída no asfalto. Em dois dos canais de televisão que assisti o lamentável episódio, em um deles, o jornalista chama a atenção para aquele gesto de defesa e pacificação, contudo não recebeu atenção dos colegas. Nos dias subsequentes, novamente o espectador assistiu a lamentável ocorrência e novamente a ação protetora daquela pessoa anônima, não foi comentada.

            O que se pode fazer? É evidente que as estratégias de controle, baseadas unicamente na punição (códigos de talião) ainda estão presentes, embora Jesus, a mais de dois mil anos tenha divulgado a reciprocidade positiva do fazer ao outro o que gostaria que ele lhe fizesse. Contudo, se queremos uma sociedade mais humanizada precisamos apresentar consequências positivas para as ações fraternas. Elas existem e são em maior número do que se imagina. A realidade é que pessoas que se comportam como aquele pacificador, na maioria das vezes é ignorada. Ações cristãs são modelares para todos nós. Se continuarmos divulgando e realçando o mal, dificilmente o bem irá se espalhar. Jesus exemplificou isso muitas vezes. As duas passagens que se seguem podem ser consideradas na perspectiva aqui abordada. O primeiro exemplo pode ser encontrado na parábola da candeia. Diz nosso Mestre: “ninguém ascende uma candeia e a põe em oculto” (Mt 5:15) O segundo exemplo está no comentário elogioso que Jesus faz sobre o Centurião romano: “Nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé" (Lc”7, 1 -10).

 

Ilustração para a parábola da candeia

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Weigel_lamp_on_a_stand_and_the_growing_seed.jpg

 

Registro. 11º. Mednesp

 Rio de Janeiro, RJ

 

Com mais de 120 oradores se revezendo em seis auditórios, o MEDNESP 2017 foi um marco na cidade do Rio de Janeiro trazendo a profissionais de diversas áreas um verdadeiro banquete de conhecimento espiritual, reforçando cada vez mais a inserção da espiritualidade na ciência e na saúde. O tema Construindo Prática, Desenvolvendo Saberes mostrou a amplitude que pode ser abrangida, e sempre em constante evolução, já que o nosso aprendizado nunca cessa. Para quem não pode estar presente neste congresso, daqui a dois anos, também do feriado de Corpus Christi, a cidade de Teresina, capital do Piauí, sediará a 12ª edição do maior evento de saúde e espiritualidade do planeta, sob o olhar afetuoso de seu patrono Dr. Bezerra de Menezes e da fundadora da AME-Brasil, Dra. Marlene Nobre, entre outros espíritos de grandeza e exemplos de humildade.

Para o palestrante e presidente da AME-Santos, Dr. Flávio Braun Fiorda: “O MEDNESP 2017 foi uma excelente oportnidade de união de profissionais de saúde que levam os conceitos basicos da Doutrina Espírita como fatores preponderantes para a saúde e felicidade humana. A plateia teve o contato com mais de 100 palestras de temas variados, podendo escolher o que desejava ver nas salas concomitantes que o evento proporcionava . Além disso, pode perceber o carinho de seus organizadores com os palestrantes e o público presente, em um clima de harmonia e bem estar. Esperamos dois anos para este evento acontecer na cidade do Rio de Jnaeiro e os tres dias do congresso passam muito rápido, porém com conteúdos intensos de conhecimento e de generosidade”.  (Giovana Campos)

 

 

(Recebido em email de Giovana Campos)

Público presente no Mednesp 2017. Rio de Janeiro, RJ.

Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza  (vice-presidente da AME-Brasil) e Sra. Marta Antunes Moura ( FEB)

Dra. Sonia Doi ( presidente AME-Internacional) e Dr. Gilson Luis Roberto ( presidente da AME-Brasil)

Apresentação musical de Anatasha Meckenna

Mesa Redonda com os médicos Dr. Flávio Braun (AME-Santos),

Dr. Geison Freire ( AME-Mossoró) e Marco Vasconcelos (AME- Livramento)

NO PRÓXIMO EMAIL PUBLICAREMOS MAIS ALGUMAS FOTOS REGISTRANDO O EVENTO

 

Novo livro de Cesar Perri coloca

Movimento Espírita no centro das atenções

 

Experiência de 53 anos – 1/3 da História do Espiritismo – assegura status de especialista ao autor

 

Ele pode ser considerado um especialista em Movimento Espírita, no Brasil e no mundo. Aos 16 anos, iniciou a trajetória como dirigente de Mocidade, que culminaria na presidência da Federação Espírita Brasileira, meio século depois.Desde que deixou esta função, em 2015, Antonio Cesar Perri de Carvalho decidiu dividir os aprendizados e conhecimentos do caminho, chegando à quarta publicação em período de 13 meses.

 

O livro ‘Em Ações Espíritas’ está saindo do forno da novata Cocriação Editora, de Araçatuba, direto para o ambiente fraterno e aconchegante do 17.º Congresso Estadual de Espiritismo, de 23 a 25 de junho, na Estância Turística de Atibaia. Conforme divulgação oficial, o evento “reveste-se de significado especial. Afinal, foi também no calor de um congresso – em junho de 1947, na Capital, há justos 70 anos – que surgiu a União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo”.Motivações de sobra para que o lançamento da obra ocorresse neste momento histórico de ‘USE 70: União em Movimento’.

 

Outras motivações são as participações de Cesar Perri no tradicional congresso do órgão que presidiu entre 1990-1994 e 1997-2000: ele ministrará uma das três palestras da manhã de sábado (24), discorrendo sobre a História da USE, no contexto da abordagem sobre Unificação e o Papel da USE nestes 70 anos. Outra contribuição será na coordenação do espaço Rodas de Conversa, com o tema Práticas Estranhas no Centro Espírita.

 

A OBRA

 

O autor reúne, resumidamente, “algumas experiências de mais de meio século de trajetória espírita: momentos de vivências pinçados dos tempos iniciais em Araçatuba (SP), em Mocidade departamental e Centro Espírita; União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, nos níveis local, regional e estadual; Federação Espírita Brasileira e Conselho Espírita Internacional. As observações refletem algumas linhas de pensamento e de atuação que têm norteado nossa vida e podem servir de estímulo para se buscar inspirações no sentido de avaliamos continuamente os caminhos para nossas existências”.

 

Perri acrescenta que por pressupor movimentação, “está cunhada a expressão Movimento Espírita para se referir às ações em geral, implementadas pelas diversas instituições espíritas. Torna-se interessante lembrarmos que o ativo apóstolo Paulo, em vários trechos de suas epístolas, faz referência a bom combate, corrida, carreira, alvo.Que tenhamos sempre o ideal renovado para prosseguirmos no bom combate pelas ações no bem e de forma contínua: ‘prossigo para o alvo...’" (Filipenses, 3.14).

 

MOVIMENTO E ATITUDE

A partir de relatos históricos, do Brasil e do mundo,do passado – longínquo e recente – e do presente, esta obra inspira reflexões existenciais e propõe atitudes, no contexto da vivência espírita. Algumas exemplares encarnações missionárias, com notáveis contribuições a serviço do próximo, são estímulos fundamentais à ação: Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Yvonne Pereira, Benedita Fernandes, CairbarSchutel, Mário Barbosa, Divaldo Pereira Franco.

 

A partir destas e de outras inspirações, a atitude remete, necessariamente, a movimento. Neste caso, ao Movimento Espírita, nos mais variados cenários e idiomas, contribuindo para expansão e consolidação do Cristianismo, na segunda e decisiva etapa de ação entre nós, iniciada há 160 anos.‘Em Ações Espíritas’ traduz o olhar de um dirigente com 53 anos de trajetória espírita, que começou na juventude e reúne experiências de gestão incomparáveis.O olhar de um especialista, que fraternalmente convida: em ações, espíritas!

 

SÍNTESE

 

• Comentários e crônicas sobre fatos históricos, a partir da vivência de 53 anos

de Movimento Espírita (dirigente de Mocidade e Centro Espírita; União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, nos níveis local, regional e estadual; da Federação Espírita Brasileira e do Conselho Espírita Internacional).

• Análise sobre 70 anos da USE-SP e do 17.º Congresso Espírita Estadual (Atibaia, 2017).

• Episódios e nuances da vida e obra de vultos destacados do Espiritismo no Brasil: Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Yvonne Pereira, Benedita Fernandes, CairbarSchutel, Mário Barbosa, Divaldo Pereira Franco.

• Reflexões sobre os rumos do Movimento Espírita.

 

LANÇAMENTOS RECENTES DO AUTOR

 

Junho/2017 – ‘Em Ações Espíritas’ (Cocriação Editora, USE Regional de Araçatuba e Face Espírita)

 

Maio/2017 – ‘Benedita Fernandes. A Dama da Caridade’ – Edição Comemorativa (Cocriação Editora, USE Regional de Araçatuba e Face Espírita)

 

Outubro/2016 – ‘Centro Espírita – Prática Espírita e Cristã (USE-SP)

 

Maio/2016 – ‘Epístolas de Paulo à Luz do Espiritismo’ (Casa Editora O Clarim)

 

SERVIÇO

 

Cocriação Editora | Araçatuba.SP

www.facebook.com/cocriacaoeditorial

[email protected]

18 99709.4684

 

 

(Informações recebidas em email de Sirlei Nogueira)

 

Programação de palestras no C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

RECADINHOS

 

Venha participar do VII Simpósio Doutrinário - 09/07/17 - 08:30

Tema: O Caminho a Verdade e a Vida;

 

 

Participe da Campanha Maria de Nazaré, que tem como objetivo a arrecadação de alimentos para a Assistência Social. Não importa a quantidade, apenas a boa vontade;

 

 

 

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita
 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

Programação de palestras com Fábio Dionisi

Estado do Rio de Janeiro

 

 

 

 

(Informação de https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1404805539597747&set=a.800615120016795.1073741829.100002049441816&type=3&theater)

 

 XXIV Fórum Nacional de Ciência Espírita

Leiria, Portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sua referência:                                 Sua comunicação de:                         Nossa referência:                                                       Data:

Circ. Nº 6/2017                      Leiria, 9 de Junho  hode 2017

 

Assunto: XXIV FÓRUM NACIONAL DE CIÊNCIA ESPÍRITA

 

Prezados companheiros de ideal espírita:

 

 

De novo Associação volta este ano de 2017 a realizar o Fórum Nacional de Ciência Espírita que ocorrerá nos dias 16, 17, de Setembro de 2017.

 

O XXIV Fórum irá contar com diversos expositores nacionais, mas também traremos a Portugal um expositor espírita com larga experiencia no Movimento Espirita Brasileiro.

Os temas escolhidos têm uma grande importância para a nossa aprendizagem e embora saibamos do imenso esforço que os espíritas interessados em participar tem de fazer para poder estar presentes, não desistimos de o levar a cabo, porque reputamos de imenso interesse o conhecimentos da Doutrina Espirita

 

Reserve na sua agenda esta data para não faltar ao XXIV Fórum e estar presente num encontro que, acreditamos, será enriquecedor para todos nós.

 

Contamos com a compreensão e a colaboração daqueles que sempre se têm esforçado por participar.

 

Até lá, subscrevemo-nos rogando a Deus vos envolva em afectuosas saudações.

 

                                              

                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Fraternalmente

               Maria Isabel  Saraiva            

                                          A Presidente da Direcção

 

 

(Informações recebidas em email de Isabel Saraiva [[email protected]])

 

Eventos Espíritas programados para

Franca, SP  

 

 

 

***************************

 

 

 

 

(Informações recebidas em emails de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 XV aniversário do Centro Espírita Padre Germán

Lima, Perú

 

 

(Informações recebidas em email de Union Espirita del Peru [[email protected]])

 

Comemoração de 17 anos do Clube Amigos da Boa Nova  

Guarulhos, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

AME-Sorocaba: I Congresso de Saúde e Espiritismo

Sorocaba, SP  

 

Caros amigos da AME Sorocaba,

 

a Associação Médico-Espírita de Sorocaba completa no proximo dia 24 de junho, 10 anos de sua fundação oficial (24/06/17)

 

em homenagem e como resultado desses 10 anos de trabalho, iremos realizar em Sorocaba, pela primeira vez em formato de congresso,

 

o I Congresso de Saúde e Espiritismo - "O Despertar do Espírito - 10 anos de aliança entre Ciência, Saúde e Espiritalidade"

nos dias 26 e 27 de agosto de 2017 - em Sorocaba / SP

realização pela AME Sorocaba e AME Brasil

 

está com inscrições promocionais até o dia 30 de junho

(com 50% de desconto para acadêmicos de graduação na inscrição geral)

 

com palestrantes renomados da AME Brasil e AME Internacional, 

com palestras acessíveis a todos os interessados nos estudos de Saúde e Espiritualidade, abrangendo temas centrais trabalhados ao longo desses 10 anos de trabalho da AME Sorocaba; durante a grade de programação do congresso, incluímos ainda 4 mini-cursos com aprofundamento de alguns temas (inscrições a parte)

 

confira programação completa no site

ou diretamente em http://www.amesorocaba.com.br/index.php/3949-2/

 

inscreva-se no site

ou diretamente em https://www.sympla.com.br/i-congresso-saude-e-espiritismo---o-despertar-do-espirito__122187

 

 

Conheça nosso novo site, com as informações de palestras públicas nas casas espíritas de Sorocaba e região, sobre o estudo "Passe como Cura Magnética" voltado para profissionais da área de saúde, download das aulas realizadas em 2017 pela AME Sorocaba, além das informações do nosso congresso 

 

www.amesorocaba.com.br

 

 

Você faz parte desses 10 anos de história da AME Sorocaba e o convidamos a estar conosco no nosso congresso, partilhando, uma vez mais, a alegria de estudos, reflexões, arte e encontros com amigos dos dois planos da vida, renovando nossos ideias e propósitos maiores de conhecer, estudar e vivenciar o paradigma médico-espírita em nossa vida pessoal, profissional e social.

 

Faça sua inscrição e esteja conosco!

 

Agradecemos muito também seu auxilio nas divulgações por email e pelas redes sociais.

 

Abraços Fraternos de toda a equipe de organização do I Congresso Saúde e Espiritismo - AME Sorocaba

 

--

AME SOROCABA - Associação Médico-Espírita de Sorocaba

 

 

(Informações recebidas em email de AME SOROCABA [[email protected]])

 

Palestra e Música no C.E. Allan Kardec

Bastos, SP  

 

 

(Informações recebidas em email de ANDRÉ LUIZ ZANOLI [[email protected]])

 

Conferências com Divaldo Pereira Franco no Paraná

Foz do Iguaçu, Cascavel e Pato Branco

(Informações recebidas em email de Enrique Baldovino [[email protected]])

 

Divaldo Pereira Franco na XII Semana Espírita de

Foz do Iguaçu, SP

 

(Informações recebidas em email de Enrique Baldovino [[email protected]])

 

Comemoração dos 71 anos do C.E. Joana D’Arc

Assis, SP

 

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Programações do movimento espirita em

Marília, SP

 

 

 

 

 

********************************

 

 

(Informações recebidas em email de Marilia Espirita [[email protected]])

 

Programação do IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos. São Paulo, SP

 

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/68/original_Cartaz_-_Cursos_Regulares_2017-2%C2%BA_Semestre.jpg?1497930725

 

(Informação recebida em email de IEEF - Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

·        Campanha de Fraldas Geriátrica – Doações de fraldas geriátricas durante o mês de junho para o asilo Madre Teodora. Quem preferir pode adquirir uma cota de contribuição no valor de R$14,00, que equivale a 14 fraldas. Informações na recepção

·        Grupo AA (Alcoólicos Anônimos) Superquadra Morumbi: Desde 01/06, toda quinta-feira, 19:30 – 21:30 aproximadamente, nesta casa, acontecem as reuniões deste grupo com objetivo de auxiliar todos aqueles que tenham problema com a questão do álcool e queira conhecer este trabalho

·        Assembleia Geral Ordinaria – Comunicamos a todos os nossos associados que de acordo com o previsto no Estatuto realizaremos no dia 29/06 quinta feira às 19h em primeira chamada e as 20h em segunda chamada Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas do exercício de 2016. A presença na Assembleia é franqueada a todos, porém o direito a voto é apenas para os associados que se encontrem em situação de adimplência.

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

20/06/2017 – Hoje -a Terça-feira                   20h – Reunião Pública

Orador: Fernando Reis                                         CE Zilda Gama

Tema: Diversidade de Riquezas

 

21/06/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Silvia Ricci e Grupo da Melhor Idade         CE Zilda Gama

Tema: Solidão Interativa

 

24/06/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Maria Nanci Vieira                                    CE Maria de Nazaré

Tema: Egoísmo e Dependência Emocional

 

27/06/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Silvia Ricci e Grupo da Melhor Idade         CE Zilda Gama

Tema: Solidão Interativa

 

27/06/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Luciana Rocha                                        CEAK

Tema: Livre

 --

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

Programação da SEJA- Seara Espírita Joanna de Ângelis

Campinas, SP

 

 

 

 

 

************************************

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de SEJA-Divulgação [[email protected]])

 

8º. Mês Espírita de

Capão Bonito, SP

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)

Mapa de Acesso

NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

Palestra programada para o C.E. Allan Kardec

Lucélia, SP

 

 

(Informação recebida em email de edson-luis Silva [[email protected]])

 

Jornal Espírita de Uberaba. Acesse no link

Uberaba, MG 

 

Estimados irmãos,

Estamos enviado anexo o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA – Edição nº 129 –  Junho de 2017.

Se puder, nos indique e-mail's para o recebimento do nosso Jornal Espírita de Uberaba.

Se você não deseja mais receber nosso J.E.U., favor nos comunicar.

Saudações fraternas.

 

Luiz Carlos de Souza

Whatsapp: (34) 9 9969-7191

E-mail: [email protected]

Site: www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

Twitter: @jornalespirita

Facebook: Jornal Espírita de Uberaba

 

 

 Arraial do Bom Samaritano

Águas Claras, DF

 

Acesse:

http://shoutout.wix.com/so/3LpG5flv?cid=e971ed63-bde0-4d75-9d92-3dfc0ed7dadd#/main

 

 

http://static.wixstatic.com/media/524b63_9285a9c7ec4443c180e112e908fad517~mv2.jpg/v1/fit/w_700,h_2000,al_c,q_85/image.jpg

 

 

30º. Chá Beneficente Espírita de Itapeva

Itapeva, SP

 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

Tarde da Pizza em prol do Núcleo Assistencial

Espírita Cristão Chico Xavier. Itapira, SP

 

(Informações recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

Pessoas e potes de geleia

 

 

 

Transformamos as pessoas em potes de geleia.

Sim, toda vez que julgamos precipitadamente, que criamos rótulos, estamos comparando as pessoas a objetos.

Objetos podem, muitas vezes, ser facilmente explicados, descritos, compreendidos. Basta um desenho, um esquema, ou algumas palavras e está tudo resolvido.

São conhecidos os jogos de mímica, nos quais os oponentes precisam adivinhar uma palavra, uma frase, através da compreensão dos gestos do outro.

O problema está quando desejamos usar essa nossa habilidade de descrever rapidamente alguma coisa, no convívio com as pessoas.

Pessoas são Espíritos, almas complexas, de realidades múltiplas e possibilidades infinitas.

Avaliá-las com superficialidade é desrespeitá-las em sua essência divina.

O grande escritor russo Léon Tolstoi afirma que um dos nossos preconceitos mais comuns e disseminados, é o de que cada pessoa tem uma característica fixa.

Segundo ele, tal preconceito faz com que existam apenas pessoas boas ou pessoas más; pessoas inteligentes ou pessoas estúpidas; pessoas frias ou pessoas quentes.

Muitas vezes, com o objetivo de simplificar, nós empobrecemos e menosprezamos as pessoas.

Nossos próprios hábitos de linguagem precisam ser revistos, pois muitos deles nos acostumam ao rótulo fácil.

Você lembra de Fulano de tal?  Não, não lembro. – Responde o outro.

Aquele magrinho com nariz pontudo, lembra?

Ah, sim, claro, agora lembrei!

Aí se encontra o embrião do vício dos rótulos.

Pode ser uma observação sem maldade, que apenas ajude a lembrar mais facilmente das pessoas, mas, por vezes,  desenvolve em nós essa prática desagradável.

Logo mais, estaremos nos servindo, habitualmente, de expressões como: Beltrano é falso mesmo. Cuidado com o que ele diz!

Obviamente que podemos identificar as dificuldades das pessoas. É algo comum na vida de relacionamento.

Mas, avaliar toda uma personalidade, todo o universo de um Espírito reencarnado, e resumi-lo em uma frase, em um rótulo, é pequeno e simplista demais.

Aplicando um rótulo a alguém, principalmente os negativos, estamos afirmando que ele não é capaz de mudar, de crescer.

Estamos dizendo que a pessoa é assim e pronto.

Também aplicamos rótulos a nós mesmos.

Colamos na testa um adesivo dizendo: Sou teimoso. Não pense em vencer qualquer discussão comigo.

É uma autorrotulagem, uma expressão de acomodação perante uma imperfeição, da qual, muitas vezes chegamos a nos orgulhar.

Até mesmo os rótulos positivos são preocupantes.

Quando, por exemplo, aquele amigo que carregava em sua fronte o rótulo de bonzinho, faz conosco algo que mostra uma característica oposta, vem a decepção.

Nunca esperava isso dele. – Expressão típica de quem não conhece o outro em profundidade, e que preferiu ficar na superficialidade da rotulagem.

*   *   *

Todos somos almas sendo automoldadas a todo instante.

Nem temos imperfeições fixas, que ficarão para sempre conosco, nem virtudes em grau de excelência, que não nos permitam o equívoco em situação alguma.

Lembremos: rótulos são para potes de geleia, e não para pessoas.

Redação do Momento Espírita, com citações extraídas
do livro 
Pensamentos para uma vida feliz,
de Léon Tolstoi, ed. Prestígio, 1999.
Em 23.6.2017.

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Léon Tolstoi

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:L.N.Tolstoy_Prokudin-Gorsky.jpg

Tolstoi vestido com roupas camponesas. Óleo sobre tela por Ilya Repin.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ilya_Repin_-_Leo_Tolstoy_Barefoot_-_Google_Art_Project.jpg

 

No campo da vida

 

Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Reconforto. Lição nº 08. Página 56.

 

Se o Evangelho nos ensina que a árvore é conhecida por seus frutos, transformemos cada dia em planta preciosa de nossa oportunidade.

Para isso, meus irmãos, cada noite, indaguemos sobre o resultado de nossas horas.

Que frutos recolhemos de nossas conversações?

Que benefícios semeamos no espírito dos nossos semelhantes?

Que atitudes assumimos para com os nossos amigos?

Quantas vezes esquecemos o mal desculpando-lhes os portadores sinceramente?

Que serviços foram efetuados por nossas mãos?

Teremos sido uma presença proveitosa para quem nos segue?

Conseguimos extinguir, em torno de nossa lavoura espiritual, os vermes da maledicência e os gafanhotos da crueldade?

Como teremos vivido nossos minutos? Como alguém que chora, perdendo o tempo, ou qual o servidor vigilante que conhece o valor dos segundos, na obra que lhe cabe fazer?

Quantas vezes teremos doado algo de bom aos outros, para poder pedir aos outros algo que nos auxilie?

Que espécie de exemplos estamos oferecendo?

Que resultados produzem a nossa conduta e o nosso esforço no ambiente doméstico e na área social?

Teremos fugido, durante o dia, ao gelo da preguiça e à ventania da cólera?

Estaremos valorizando o lugar que ocupamos, em nome do Senhor?

Não nos esqueçamos de semelhantes indagações e saibamos viver o bem, de maneira constante, porque cada dia é principio de “Tempo Novo” para nossa alma e a Sabedoria Divina nos julgará, acima de tudo, não por nossas palavras vazias ou por nossos votos brilhantes, e, sim, pela produção de atos, com que nos expressamos no grande e abençoado caminho para a vida mais alta, porque se o verbo é o elemento que nos define, as demonstrações e os fatos constituem a força que fala por nós, agora e incessantemente.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

Estação ferroviária no bairro Peñarol. Montevidéu, Uruguai. Foto Ismael Gobbo

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]