Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 15 de março de 2017

Compiladas por Ismael Gobbo

 

ismaellogo copy

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/          

 

Acessar o boletim de notícias aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/15-03-2017.htm

ou

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

Parcerias

Rede Amigo Espírita:    http://www.redeamigoespirita.com.br/

Agenda Espírita Brasil: http://www.agendaespiritabrasil.com.br/

 

 

Editoração: Ismael Gobbo, São Paulo, SP.

Envio: Ismael Gobbo (SP) e Wilson Carvalho Júnior, Araçatuba (SP)

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.  O trabalho é totalmente gratuito e conta com ajuda de colaboradores voluntários (Ismael Gobbo).

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/15-03-2017.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

 

   

Os últimos 5 emails enviados:

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

14-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/14-03-2017.htm

13-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/13-03-2017.htm

11-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/11-03-2017.htm

10-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/10-03-2017.htm

09-03-2017     http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/MARCO/09-03-2017.htm

 

 

 

Publicação em sequência

A Gênese

 

Agenese-173x240

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado de Febnet)

 

Jesus prestes a ser golpeado diante do sumo sacerdote Anás.Óleo sobre tela por José de Madrazo.

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Sanhedrin_trial_of_Jesus#/media/File:Jes%C3%BAs_en_casa_de_An%C3%A1s_Museo_del_Prado_Jos%C3%A9_de_Madrazo.jpg

Jesus diante de Caifás. Óleo sobre tela por Matthias Stom.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mattias_Stom,_Christ_before_Caiaphas.jpg

Cristo carregando a cruz. Óleo sobre tela por El Greco.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Christ_Carrying_the_Cross_1580.jpg

 

 

 Esta coluna é bíblica e, por consequencia, torna-se espírita

 

 

Publicado originalmente em coluna

de O Tempo, BH, MG, 13-03-2017.

José Reis Chaves

 

Alguns anti-espíritas atacam a doutrina espírita como se o conteúdo dessa coluna fosse somente espírita. Mas ela é principalmente bíblica, daí as suas frequentes citações da Bíblia. Aliás, foi pela Bíblia cheia de fenômenos mediúnicos ou espíritas que este colunista chegou à doutrina dos espíritos codificada por Kardec, “o bom senso encarnado”. E diga-se, de passagem, que o espiritismo, o Consolador prometido por Jesus, vem minando os alicerces do materialismo e fortalecendo o cristianismo.

Em atenção aos comentaristas dessa coluna no portal O Tempo, retornamo-nos à matéria “Os originais bíblicos não dizem ‘o’, mas ‘um’ Espírito Santo”, de 27.2.2017, cujo assunto já foi muito falado em outras matérias dessa coluna. Mas a postagem de um irmão evangélico pode ter deixado outros leitores confusos. Então, vamos reexplicar o assunto da citada coluna.

No grego só existe o artigo definido (“ho” ou “to”) que aparece normalmente nos textos gregos bíblicos. Mas quando se trata do artigo indefinido “um”, como ele não existe na língua grega, é óbvio que ele não pode aparecer nos textos bíblicos. Dizendo de outro modo, quando nos textos bíblicos não existe o artigo definido “o” (“ho” ou “to”), é porque se trata da existência do artigo indefinido “um”, que não aparece diante de um substantivo grego, exatamente, porque ele não existe nessa língua, mas ele existe em português, e assim, ele deve constar das traduções para a nossa língua. E jamais se deve colocar o artigo definido no lugar dele. Exemplo: “pneuma agion” (espírito santo). Como não existe na frente de “pneuma” o artigo definido (“ho” ou “to”), é porque se trata do artigo indefinido (“um”), mas por ele não existir em grego, ele não aparece. Porém, no português, esse artigo indefinido “um” existe e deve, pois, ser colocado, ficando assim, pois, a tradução de “pneuma agion”: “um espírito santo”, e não “o Espírito Santo” trinitário, que respeitamos, mas discordamos dele por estar errado. E o irmão nosso evangélico de que já falamos mantendo seu nome oculto, diz o seguinte para outro comentarista que entendeu bem o conteúdo da matéria: “Nada disso, meu amigo, no original grego de Lucas 1: 15 não existe artigo algum, daí a ‘indeterminação’...! Colocou ‘um espírito’ por quê...? Não existe ‘um’ espírito santo em Lucas 1:15..!!!”.

Acontece que a ausência do artigo definido (“ho” ou “to”) no texto grego é justamente para expressar mesmo a ideia de “indeterminação” do substantivo grego “pneuma” (espírito), “indeterminação” essa que, em português, se expressa exatamente com o artigo indefinido “um” diante do substantivo indeterminado, isto é, que não define qual é o espírito! Portanto, a tradução de Lucas 1:15 por “cheio do (de o) Espírito Santo” é erro crasso. A correta é “cheio de um espírito santo”, já que não há em grego o artigo definido. Alguns tradutores demonstrando dúvida dizem “cheio de Espírito Santo”.

Esse lamentável erro milenar em defesa do dogma da terceira pessoa da Santíssima Trindade, que temos abordado à saciedade, é difícil de ser percebido pelo povo simples que não tem um melhor conhecimento do assunto e muito menos ainda do grego. Mas os teólogos sabem do que estamos dizendo, e por uma questão de consciência, eles devem lamentar também essa adulteração da Bíblia, mesmo que em silêncio!

 

Moisés com as Tábuas da Lei. Óleo sobre tela por Rembrandt

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_079.jpg

 

 

 BUSS. Eventos programados para

Londres, Reino Unido






(Informações recebidas em email de Elsa Rossi)

 

 

Informações do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

Avisos

·       Reforma do novo espaço do CE Zilda Gama - Estamos em processo de reformo do imóvel ao lado, quem tiver interesse e puder auxiliar de alguma forma na reforma da casa pode pegar um flyer na recepção, ou conversar com um dos nossos trabalhadores e se informar;

·       Realizaremos um Bazar dia 25 e 26 de março na casa – Convidamos, desde já todos a participarem, em breve maiores informações. Quem puder trazer roupas, brinquedos, sapatos ou bijuterias para a gente, ficamos gratos.

 

PRÓXIMAS PALESTRAS

 

14/03/2017 – Hoje - Terça-feira                     20h – Reunião Pública

Orador: Luciana Rocha                                         CEAK                

Tema: Missão do Espiritismo

 

15/03/2017 – Próxima Quarta-feira               20h – Reunião Pública

Orador: Andrea Murad Basile                                 CE Renovação Espiritual

Tema: Responsabilidade com Sua Cura

 

18/03/2017 – Próximo Sábado                        15h Reunião Pública

Orador: Fábio Levi                                                GEBEM

Tema: Caridade! Um Discreto ato de Amor

 

21/03/2017 – Próxima Terça-feira                 9h – Reunião Pública

Orador: Cléia Lopes                                              CE Zilda Gama

Tema: Bem aventurados os Humildes

 

21/03/2017 – Próxima Terça-feira                 20h – Reunião Pública

Orador: Adilson Ferreira                                        Radio Boa Nova         

Tema: Livre

 

 

--

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

www.zildagama.org.br

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

(Informações recebidas em email de Centro Espírita Zilda Gama [[email protected]])

 

 

Livro com a Turma da Mônica apresenta

Chico Xavier às crianças

 

 

Livro com a Turma da Mônica apresenta Chico Xavier às crianças

Parceria entre Mauricio de Sousa e editora Boa Nova traz livro com ensinamentos do maior médium brasileiro

           Comemorando o mês de aniversário de Francisco Cândido Xavier, e depois de mais de 100 mil exemplares vendidos da obra Meu Pequeno Evangelho, a editora Boa Nova acaba de lançar um novo livro infantil em parceria com o desenhista Mauricio de Sousa. Na obra Chico Xavier e Seus Ensinamentos, os personagens da Turma da Mônica conhecem exemplos incríveis vindos de Chico Xavier, eleito o maior brasileiro de todos os tempos em uma votação popular promovida pelo SBT, em 2012.  

           Enquanto Mônica e seus amigos se recordam de diversos momentos que já viveram juntos, André, primo do Cascão, leva 25 dos melhores ensinamentos de Chico Xavier aos pequenos, além de histórias inéditas de pessoas que conviveram diretamente com Chico. Dentre elas, estão lições de amor, solidariedade, humildade, disciplina e paciência com o próximo, como está abaixo.

— Certa vez, Chico Xavier afirmou: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um de nós pode começar agora e fazer um novo fim.” Ou seja, crianças, diante de uma situação difícil, não adianta lamentar, temos que reparar.

           O livro também ensina aos pequenos leitores sobre a importância de amar ao próximo, sem esperar nada em troca. Ao ouvir que Chico Xavier vendeu milhões de livros e doou todo o dinheiro para instituições de caridade, o Cebolinha se surpreende com tamanha atitude.

— Nossa! — disse Cebolinha, espantado. — Mas ele podelia ter ficado lico! André lembrou que Chico Xavier gostava de escrever por amor, e uma vez falou: “Ame sempre, porque isso faz bem a você; não por esperar algo em troca”.

                      Chico Xavier e Seus Ensinamentos tem até participações de Emmanuel, o Guia Espiritual do médium, e mostra como, em pequenas situações do dia a dia, Chico Xavier conseguia oferecer grandes lições de amor, agora contadas em histórias com os personagens mais queridos do Brasil.

Ficha técnica:
ISBN:
978858353068-8
Tamanho:
20X26 cm
Páginas:
64
Preço:
R$31,90

Sobre os autores:

Luis Hu Rivas: Nasceu em 1975, em Arequipa, no Peru. Hoje, reside no Brasil, é designer gráfico e dedica-se há muitos anos ao estudo e divulgação do Espiritismo.

Idealizou e coordenou a TVCEI, a TV espírita, e escreveu vários livros didáticos e infantis, como Meu Pequeno Evangelho, a coleção Espiritismo Fácil, Moranguinho no mundo dos sonhos, Scooby-Doo Viagem Misteriosa, Minha amiga Joanna de Ângelis, Violetinhas na janela e outros disponíveis no seu site www.luishu.com.

Ala Mitchell: Nasceu em Salvador, Bahia, e mora nos Estados Unidos. Administrador de empresas, quando criança praticamente desenvolveu sua leitura com as histórias da Turma da Mônica. Conheceu o Espiritismo aos 15 anos e, desde então, tem utilizado as mídias eletrônicas e online para o estudo e divulgação dessa doutrina. Foi gestor de marketing da TVCEI, a TV espírita, e em 2014 idealizou um primeiro projeto com os personagens de Mauricio de Sousa, o livro Meu Pequeno Evangelho.

Sobre o ilustrador: Mauricio de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, numa família de poetas e contadores de causos, em Santa Isabel, no interior de São Paulo. Ainda criança, descobriu sua paixão pelo desenho e começou a criar os primeiros personagens. Com dezenove anos, tentou trabalhar como ilustrador na Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo). Conseguiu uma vaga de repórter policial. No ano de 1959, publicou sua primeira tira, com o garoto Franjinha e o seu cãozinho Bidu. E logo espalhou seu trabalho para jornais de todo o país. Em 1970, quando já contava com um estúdio com diversos profissionais, lançou a revista Mônica, que abriu caminho para títulos de outros personagens. E o sucesso extrapolou os quadrinhos e chegou ao cinema, ao teatro, à televisão, à internet, aos parques temáticos e até a exposições de arte. Mauricio de Sousa ocupa a cadeira número 24 da Academia Paulista de Letras.

Sobre a Boa Nova Editora: Em 1997, com o objetivo em atender o público espírita e espiritualista, surgiu a Boa Nova Editora que alcançou, logo nos primeiros anos, prestígio, reconhecimento e projeção nacional. A primeira publicação da editora foi o livro “Céu Azul”, psicografado por Célia Xavier de Camargo, seguida pelo best-seller “Renovando Atitudes”, psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto. Hoje, com mais de dois milhões de livros impressos, a Editora Boa Nova é referência de sucessos editoriais. São romances, roteiros de estudo doutrinários, livros infantis e infanto-juvenis, assim como as obras básicas do Espiritismo e outras filosóficas que visam contribuir com o desenvolvimento espiritual e cultural de seus leitores. Paralelamente aos trabalhos doutrinários, e conscientes de seu papel social, os médiuns e escritores que atuam junto à Boa Nova fazem com que os recursos obtidos com a venda de suas publicações sejam revertidos para diversos projetos sociais e assistenciais, inclusive, para a manutenção das atividades da Sociedade Espírita Boa Nova.


Mais informações:

Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa (11) 2275-6787 
Adriane Galdino: [email protected]

Curta a fan page da LC e acompanhe as novidades!

www.liliancomunica.com.br/@liliancomunica

 

 

(Informações recebidas em email de luis hu [[email protected]])

 

 

Mostra Brasileira de Teatro Transcendental 2017

Fortaleza, CE

 


As inscrições para a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental 2017
já estão disponíveis!
Você pode conferir mais informações, o edital e a ficha de

​ 


inscrição nosso site: [
http://www.teatrotranscendental.com/ ]

 Teatro Transcendental [1]
 
www.teatrotranscendental.com
 A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento
artístico/cultural – com fins solidários – realizado anualmente no
Estado do Ceará.

Inscreva sua peça!

Entre em contato:
[email protected] / (85) 32605140

Vídeo ilustrativo da 14ª edição:

https://www.youtube.com/watch?v=qOniwmWAJ8w

  🎭

Links:
------
[1]
http://www.teatrotranscendental.com/

 

(Com informações de [email protected]; em nome de; [email protected] e do site)

 

 

 USE Intermunicipal de Itapeva: Chico Xavier. 2º. Mês de Chico

Itapeva, SP

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

Palestra no C.E. Francisco Cândido Xavier

São José do Rio Preto, SP

 

Meus amigos,

Convidamos para palestra com:

 

CLÁUDIO SERAFIM,

 

de Rio Preto, nesta quarta-feira, 15 de março, 20:00 h, no Centro Espírita Francisco Cândido Xavier, situado à Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado, São José do Rio Preto - SP, e também para o cafezinho fraterno.

Abraços.

 

Navarro
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 99702-7066

Conheça:

www.esperanto.org.br

www.agendaespiritabrasil.com.br

www.chicoxavierriopreto.com.br

 

(Informações recebidas em email de antônio carlos Navarro [[email protected]])

 

 

Registro. Seminário sobre Centro Espírita em Rio Claro

 

A Casa dos Espíritas, de Rio Claro (SP), comemorou 71 anos, na manhã do dia 12 de  março, com Seminário sobre “Centro Espírita. Prática espírita e cristã” (livro da USE-SP) com Antonio Cesar Perri de Carvalho (ex presidente da USE-SP e da FEB). Houve participação de dirigentes  e colaboradores  de vários Centros  e da  USE de Rio Claro, inclusive  de José  Carlos da Costa Custódio,  um dos antigos  dirigentes da Casa dos Espíritas e da USE de Rio Claro.

 

 

(César Perri no Seminário sobre Centro Espírita e pergunta pelo dirigente Custódio)

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 

1° Congresso dos Militares Espíritas e  6° Encontro Espírita da Academia da Força Aérea. 2017. Pirassununga, SP

 

Prezado companheiro(a) de ideal;

 

Estamos planejando o 1° Congresso dos Militares Espíritas
em conjunto ao 6° Encontro Espírita da Academia da Força Aérea em 2017.
Estamos dando mais um passo em nossa labuta de disseminar o
Evangelho de Jesus no coração das Forças Armadas.
O evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de maio do presente ano, com o

Tema Geral: "Viver em paz: Pressuposto para a felicidade".

A programação segue anexa!

 

Pelo site é possível conhecer um pouco mais sobre o evento
http://encontroespiritaafa.com.br/


Seria uma alegria muito grande podermos contar com a sua presença
neste evento de Jesus, e, também, se for possível, contarmos ainda
com seu auxílio na divulgação desse Congresso. É uma tarefa muito importante!
Jesus conosco!

Meu sincero e afetuoso abraço!

Fraternalmente;

Renato Batista (19) 99937-7891
"Invocas a paz? Permita então que
ela primeiro nasça  dentro de ti" (Prof. Eurípides Barsanulfo)

 

 

 

(Informação recebida em email de Renato Pereira Batista [[email protected]])

 

 

Evento programado para a Casa de Chico Xavier

Pedro Leopoldo, MG

 

(Informação recebida em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 15º edição do Encontro Amigos da Boa Nova

Guarulhos, SP

 

 

Dia 21 de abril acontecerá a 15º edição do Encontro Amigos da Boa Nova, que abordará como tema central: SAÚDE, FAMÍLIA E ESPIRITISMO. Participação dos palestrantes: O médium e conferencista José Medrado, a pedagoga e escritora Heloísa Pires, o Juiz de direito e escritor José Carlos de Lucca e o escritor e palestrante Willian Sanches

 

 

Confira programação completa e como participar: http://radioboanova.com.br/jornal-nova-era/15-encontro-amigos-da-boa-nova/

 

 

 

 

Atenciosamente

Erika Silveira

 

--

Erika Silveira

Fundação Espírita André Luiz

Marketing / Assessoria de Imprensa

Telefone: +55 (11) 2457-7000 / Ramal 4366

Acesse: www.feal.com.br

face.png https://www.facebook.com/fundacaoespiritaandreluiz

assfeal.png

 

(Informação recebida em email de Assessoria Feal [[email protected]])

 

 

"Allan Kardec - Um olhar para a eternidade" – Estreia 31 de março. São Paulo, SP

 

Texto: Paulo Afonso de Lima. Direção: Ana Rosa. Elenco: Rogério Fabiano, Érica Collares, Antônio Pina, Cláudio Gardin e Ana Carolina Rainha. Sinopse: A trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León Denizard Rivail, que no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, dedicou-se à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade.

Estreia 31 de março.

Sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 19h.

Ingresso: R$ 60. Quem levar 1 quilo de alimento não perecível paga meia entrada.

Duração: 80 minutos.

Classificação: livre.

Temporada prevista até 23 de abril.

Teatro Fernando Torres - Rua Padre Estevão Pernet 588 ,Tatuapé - Telefone: (11) 2227-1025.

E-mail: [email protected]

Atendimento: Terça-feira a domingo, das 14h às 20h.

Valéria Souza

Assessora de Imprensa
(21) 9 8106-9266 

 

 

 

Créditos: Guillermo Luis.

RELEASE

 

Sucesso de público nos teatros do Brasil há 5 anos, ‘Allan Kardec – Um Olhar para a Eternidade’, com direção de Ana Rosa, estreia temporada no dia 31 de março no Teatro Fernando Torres, em São Paulo. O espetáculo já foi visto por mais de 200 mil espectadores

 

Com texto de Paulo Afonso de Lima, direção da brilhante Ana Rosa e com um elenco de primeira linha, “Allan Kardec – Um Olhar para a Eternidade”estreia temporada no dia 31 de março no Teatro Fernando Torres, em Tatuapé, São Paulo. Em uma bela turnê pelo Brasil há cinco anos, com casas lotadas nas cidades por onde passa, apeça já realizou mais de 800 apresentações, sendo vista por mais de 200 mil espectadores.Em cena, Rogério Fabiano revive a trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León DenizardRivail, que no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, dedicou-se à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade. Em cartaz às sextas-feiras às 21h30,aos sábados às 21h, e aosdomingos às 19h. Temporada prevista até 23 de abril. Classificação livre.

 

Essa é a segunda vez que Rogério Fabiano interpreta Kardec nos palcos, a primeira foi há 16 anos, na primeira versão da peça. “É uma experiência mágica e de grande responsabilidade, um compromisso com a verdade e com a espiritualidade. Kardec, um grande homem que mudou o mundo”, diz Fabiano.

 

A maioria do elenco se divide entre dois, três ou mais personagens e faz isso com maestria. No palco, a atriz Érica Collares vive a médium Gertrudes Laforgue e Amélie Gabrielle Boudet (esposa de Allan Kardec). “A história de Amélie e Kardec é muito bonita. Eles eram companheiros em uma vida passada e se reencontram no século XIX. Foi amor à primeira vista. Eram filhos únicos, não tiveram filhos, e estavam unidos na missão do espiritismo. Foram destinados a isso”, conta Érica.

 

           Já Ana Carolina Rainha tem entre os seus papéis de destaque a mãe de Allan Kardec, Madame Rivail, a Madame Plainemaison e a amiga de Kardec Justine Frenard.  Figuras fundamentais na transição de Allan Kardec. “A primeira pessoa espírita que ele tem contato é com a culta e fina Madame Plainemaison. Ele a visita pretendendo desmascará-la, mas Allan receberá uma mensagem do além, que o fará mudar radicalmente e começara codificação do espiritismo”, esclarece Ana Carolina Rainha. Outros integrantes do elenco são Cláudio Gardin- que interpreta o Professor Fortier, o Padre católico e o tio Maurice -  e Antônio Pina, como o Mago Lacazze, o Professor Pestalozzi, o médium Jean Paul e o Espirito da Verdade.

 

Sob a direção de Ana Rosa, uma das maiores atrizes do país – ela está no ar na novela das nove da Globo “A Lei do Amor” -, o espetáculo pretende alcançar um público eclético, formado por simpatizantes dos assuntos espirituais, por aqueles que buscam respostas às suas indagações e por pessoas que simplesmente acreditam na eternidade da alma. Nesta peça, a curiosidade pelos assuntos espirituais está ligada ao objetivo da equipe em contar boas histórias, de fazer um bom espetáculo e atender ao público que procura um trabalho sério e verdadeiro.

Estou muito entusiasmada. Primeiro, por se tratar da vida e obra de Allan Kardec, já conhecido por nós através de suas obras básicas. Segundo, porque o texto de Paulo Afonso de Lima é uma obra de arte, tanto em termos de pesquisa como de teatralidade. E terceiro, por orquestrar o talento e sensibilidade de atores como Rogério Fabiano, Érica Collares, Antônio Pina, Cláudio Gardine Ana Carolina Rainha um exercício que me revigora - como atriz que sou - e me entusiasma como diretora a cada ensaio”, frisa Ana Rosa, espírita praticante há mais de 30 anos e dirige os espetáculos de sucesso "O Cândido Chico Xavier" e "Violetas na janela", ambos em cartaz há 15 anos. Ana subiu ao palco pela primeira vez com apenas 15 dias de idade, em um espetáculo em sua cidade natal, Promissão (SP). E em 1997, ela entrou para o Guiness Book como a atriz recordista em participação de telenovelas, recorde que mantém até hoje.

 

Serviço:

"Allan Kardec - Um olhar para a eternidade" – Estreia 31 de março.

Texto: Paulo Afonso de Lima. Direção: Ana Rosa. Elenco: Rogério Fabiano, Érica Collares, Antônio Pina, Cláudio Gardin e Ana Carolina Rainha. Sinopse: A trajetória do educador, escritor e tradutor francês Hippolyte León DenizardRivail, que no século XIX, sob o pseudônimo de Allan Kardec, dedicou-se à observação e ao estudo dos fenômenos espíritas. A codificação da Doutrina Espírita colocou Kardec na galeria dos grandes missionários e benfeitores da humanidade.

 

Estreia 31 de março.

Sexta às 21h30, sábado às 21h e domingo às 19h.

Ingresso: R$ 60. Quem levar 1 quilo de alimento não perecível paga meia entrada.

Duração: 80 minutos.

Classificação: livre.

Temporada prevista até 23 de abril.

Teatro Fernando Torres - Rua Padre Estevão Pernet 588,Tatuapé - Telefone: (11) 2227-1025.

E-mail: [email protected]

Atendimento: Terça-feira a domingo, das 14h às 20h.

Veja mais em: http://www.allan-kard3c.blogspot.com.br

 

FICHA TÉCNICA                                                                                                                                   

Texto: Paulo Afonso de Lima.

Direção: Ana Rosa.

Elenco: Rogério Fabiano, Érica Collares, Antônio Pina, Cláudio Gardine Ana Carolina Rainha.

Direção de Arte e Luz: Guillermo Luis.

Iluminação: Carlos Alberto Boschini.

Operador de Luz e Vídeos: Marcelo Pirillo.

Cenário, figurinos e adereços: Francisco Emanuel Leite.

Assessoria de imprensa: Valéria Souza.

Produção: Érica Collares e Rogério Fabiano.

 

(Informações recebidas em email de Valzinha Souza [[email protected]])

 

 Evento comemorativo do 7º. Aniversário do N.E. Chico Xavier. Niterói, RJ


Núcleo Espírita Chico Xavier - NECX

Rua das Tainhas, nº 10 - Jardim Imbuí

Piratininga - Niterói (RJ)
Mapa de Acesso
NECX na WEB

NECX no Facebook

NECX no YouTube

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

 

 Programação do CEAK

Penápolis, SP

 

Obs.: Se você não deseja receber este boletim semanal, envia a palavra CANCELAR para email: [email protected] , pelo que agradeceremos.​

 

--

 

Centro Espírita Allan Kardec

Avenida Luís Osório, 1262

Penápolis - SP

allankardecpenapol[email protected]

https://www.facebook.com/allankardecpenapolis

http://www.cbnfoz.com.br/images/160514_LINCOLN.JPG 2015, 150 anos do livro O Céu e o Inferno

 

 

(Informação recebida em email do CEAK)

 

 

 Palestra no C.E. Cairbar Schutel

Assis, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 Palestra programada para po C.E. Ramon Martin

Echaporã, SP

 

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 

 Palestra no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

CENTRO  ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

RUA TIBIRIÇÁ Nº 522 - AVANHANDAVA

 

 

 

CONVIDA A TODOS PARA ASSISTIREM A PALESTRA 

 QUE O

 

DR. VALDERI CALILLI

 

DA CIDADE  DE

PENÁPOLIS

 

 

 

FARÁ NESTA QUARTA-FEIRA  DIA 15-03-2017

ÀS 20,00 HORAS

 

 

TEMA: " LIVRE  "

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Antonio da Silva)

 

 

1º. Encontro pela Família

Santos, SP

(Informação recebida em email de jose daconceiçao deabreu [[email protected]])

 

 

 Paulo Henrique de Figueiredo – Seminário no F.E. Gina

São Paulo, SP

 

Seminário  público na

FRATERNIDADE ESPÍRITA GINA.

Março, 2017, 18, Sábado, das 17h00 às 20h15.

( Intervalo de 20 minutos – lanchonete no local).

 

 

PAULO HENRIQUE de FIQUEIREDO.

Tema: REVOLUÇÃO ESPÍRITA, A TEORIA ESQUECIDA DE ALLAN KARDEC.

 

Rua Mauro, 76, Saúde/SP, próximo ao Metrô Saúde.

Inscrições pelo e-mail:

[email protected]

Informações: Raul ( 11-98480-4073 ).

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

Nota do SEI – Serviço Espírita de Informações

Rio de Janeiro, RJ  

 

Amigo leitor, por mais de cinco décadas o Serviço Espírita de Informações levou o Espiritismo a milhares de pessoas, em centenas de países, com suas edições em português, espanhol, inglês e esperanto. Hoje, no entanto, por circunstâncias diversas, necessitamos interromper nossas atividades.

Esperamos que a leitura de nosso modesto boletim possa tê-lo ajudado no aprendizado e na reflexão dos temas ligados ao Espírito imortal.

Felizmente, a divulgação do Espiritismo está hoje mais ao alcance de todos, seja por meio de livros, do crescente número de Casas Espíritas, no cinema, na TV, no teatro, na internet, nas redes sociais...

Nossa equipe agradece a você, leitor, que nos prestigiou com sua atenção e carinho. Que a paz de Jesus permaneça em seu coração e que a mensagem do Cristo seja um norte constante para a sua vida.

 Os amigos do SEI.

(Recebido em email de Boletim SEI [[email protected]])

 

 

 Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental pede ajuda

Goiânia, GO

 

 

Saudações, muita paz, luz e saúde!

 

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Tem ajudado muito a sua solidariedade e várias pessoas tem contribuído.

 

Antecipo agradecimentos.

 

Fraternal abraço,

 

Sérgio Luís Haas

3281 0655

 

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

 

SOS Batuíra: bermudas masculinas, chinelas, sabonete, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray

 

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de bermudas masculinas, chinelas, sabonete, condicionador para cabelo, escova de dente, detergente, suco em pó, óleo vegetal, ovos, farinha de trigo, fermento, lençol de solteiro com elástico, carnes, frango, bolacha, alho, chás, frutas, cuecas, calcinhas, desinfetante, água sanitária, copos 200 ml e desodorante spray para os 123 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

 

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente

123 homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

 

Informações: fone (62) 3281 0655, site: www.batuira.org.br e twitter:

@batuirago

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 Artigo de César Perri publicado pelo jornal Folha da Região do dia 8/3/2017. Araçatuba, SP

 

 

 

(Recebido em email de Sirlei Nogueira)

 

 

Administração

 

 

Do livro Fonte Viva- FEB

Ditado pelo espírito Emmanuel

Médium Francisco Cândido Xavier

 

“Dá conta de tua administração.”  Jesus (Lucas, 16:2) 

 

Na essência, cada homem é servidor pelo trabalho que realiza na obra do  Supremo Pai, e, simultaneamente, é administrador, porquanto cada criatura humana detém possibilidades enormes no plano em que moureja.

Mordomo do mundo não é somente aquele que encanece os cabelos, à frente dos interesses coletivos, nas empresas públicas ou  particulares, combatendo  intrigas mil, a fim de cumprir a missão a que se dedica.

Cada inteligência da Terra dará conta dos recursos que lhe foram confiados.

A fortuna e a autoridade não são valores únicos de que devemos dar conta hoje e amanhã o corpo é um templo sagrado.

A saúde física é um tesouro.

A oportunidade de trabalhar é uma bênção.

A possibilidade de servir é um obséquio divino.

O ensejo de aprender é uma porta libertadora.

O tempo é um patrimônio inestimável.

O lar é uma dádiva do Céu.

O amigo é um benfeitor.

A experiência benéfica é uma grande conquista.

A ocasião de viver em harmonia com o Senhor, com os semelhantes e com a Natureza é uma glória comum a todos.

A hora de ajudar  os menos favorecidos de recursos ou  entendimento  é valiosa.

O chão para semear, a ignorância para ser instruída e a dor para ser  consolada são apelos que o Céu envia sem palavras ao mundo inteiro.

Que fazes, portanto, dos talentos preciosos que repousam em teu coração, em tuas mãos e no teu  caminho? Vela por tua própria tarefa no bem, diante do  Eterno, porque chegará o momento em que o Poder Divino te pedirá: — “Dá conta de tua administração.”

 

(Texto copiado de http://bvespirita.com/Fonte%20Viva%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20espirito%20Emmanuel).pdf)

 

 

 A parábola dos talentos. Ilustração por Jan Luyken

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Teachings_of_Jesus_30_of_40._parable_of_the_talents._Jan_Luyken_etching._Bowyer_Bible.gif

 

 

Retorno para a vida

 

 

Ele conseguira tudo que idealizara: casara com uma moça dotada de inteligência e beleza. Era gerente de vendas de uma empresa importante.

Tomava parte ativa na comunidade. Seus dois filhos estavam na Universidade.

Tudo era felicidade. Então, o filho mais velho pôs termo à existência. Porque o fizera, era um mistério.

Fred e a esposa se propuseram a travar uma batalha contra o desânimo. Quando ele pensou que estivessem vencendo a luta, num dia de inverno, ela realizou o mesmo ato insano do filho.

Essa segunda tragédia fez com que Fred alimentasse a ideia de que, de alguma forma, ele fora a causa real de tudo.

Passou a evitar os amigos, fechou-se em seu quarto. Acabou sendo internado em um hospital para doentes mentais. E ele só tinha um pedido: que o deixassem a sós.

Durante dois anos, ele ficou apático, resistindo a todas as terapias.

Não abria as cartas do filho, em serviço militar no sul do Pacífico. Muito menos as respondia.

Quando ele veio visitá-lo e avançou de braços abertos, Fred voltou o rosto para a parede e se recusou a dizer qualquer palavra.

Quando um novo médico se aproximou dele e lhe propôs uma tarefa, Fred se sentiu muito ofendido.

Era preciso organizar os inúmeros livros, recebidos em doação. Que fossem separados em histórias de detetives, ficção e não ficção. Depois, colocá-los nas estantes.

Um detalhe importante: ele não precisaria dizer nenhuma palavra.

De mau humor, Fred se levantou e foi ao porão. Ao menos, iria trabalhar sozinho.

Sem o menor interesse, foi separando os livros em pilhas. De repente, um nome, escrito em dourado, numa capa desgastada: Harry Emerson Fosdick.

Como um raio, sua mente evocou o passado. Aquele era o piloto amigo do seu irmão.

Lembrou do irmão, da família, da sua vida. Todo o passado retornou de roldão. Levou o livro para seu quarto e o leu até a madrugada: O poder de suportar as vicissitudes.

Por mais que a vida nos possa dar ou tirar, estava escrito, uma coisa é absolutamente indispensável: que o homem não perca a fé em si mesmo; que conserve a honra imaculada aos próprios olhos.

Ele se deu conta de que quando abandonara a vida antes que a partida terminasse é porque havia perdido a fé.

Pensou no filho Randall: a morte lhe levara o irmão e a mãe. A doença lhe tirara o pai. Mas ele continuara a lutar.

Eu te saúdo a coragem, a luta, a perseverança, meu filho. Pensou, desolado.

Até aquele instante, Fred não quisera ficar bom. Continuava a não querer. Entretanto, sabia que precisava querer ficar bom.

Precisava voltar para a partida que abandonara para poder restaurar o respeito próprio.

E leu novamente: A fé vital em Deus comunica ao homem um íntimo poder, uma visão espiritual: na companhia divina ele se provê de novas forças.

Naquele dia, principiou a retornar para a vida. Para seu filho, sua nora, um trabalho pela comunidade.

Era como desfrutar da bênção de nascer de novo, sentindo a renovação da alma.

Ele não estava só. Estava sob a guarda de Deus e, então, poderia enfrentar o mundo, sem medo.

Pensemos nisso e jamais nos permitamos o abandono da luta. Deus segue conosco.

 

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Retorno à vida,
de Fred Raymond Gilpatric, de 
Seleções Reader’s Digest,
de abril 1948.
Em 14.3.2017.

 

 

 

(Texto copiado do site Feparana)

Banco de pedra no asilo de Saint-Remy. Óleo sobre tela por Vincent van Gogh

Exposto no MASP-Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]