Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sábado, 02 de fevereiro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/02-02-2019.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

01-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/01-02-2019.htm

31-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/31-01-2019.htm

30-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/30-01-2019.htm

29-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/29-01-2019.htm

28-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/28-01-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

1’

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

 

 

Texto copiado do site Febnet)

 

Sophie Gay, mãe de Delphine de Girardin.

Imagem/fonte: https://fr.wikipedia.org/wiki/Sophie_Gay

Delphine de Girardin (1804-1855)  em 1850.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Delphine_Gay_de_Girardin_BNF_Gallica.jpg

 

Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833).

O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cleópatra (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris.

Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861). https://en.wikipedia.org/wiki/Delphine_de_Girardin

 

Outros nomes adotados pela escritora Delphine de Girardin

Delphine Gay de Girardin (1804-1855) 
Vicomte Charles Delaunay (1804-1855) 
Delphine Gay (1804-1855)
 

https://data.bnf.fr/fr/11905056/delphine_de_girardin/

 

Livro “Lettres Parisiennes” de Delphine de Girardin, senhora Émile de Girardin.

Edição em francês:

ACESSE: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6378135w.texteImage

Émile de Girardin (1802- 1881). Foto de Nadar.

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53080079m

 

 

Émile de Girardin (22 de junho de 1802 - 27 de abril de 1881) foi um jornalista, editor e político francês. Ele foi o mais bem sucedido e extravagante jornalista francês da época, apresentando-se como promotor da educação de massa através do jornalismo de massa. Suas revistas alcançaram mais de cem mil assinantes, e seu jornal diário barato La Presse superou a concorrência pela metade, graças à sua produção mais barata e publicidade mais pesada. Como os jornalistas mais proeminentes, Girardin estava profundamente envolvido na política e serviu no parlamento. Para sua amarga decepção, ele nunca ocupou um alto cargo. Ele era um brilhante polemista, um mestre da controvérsia, com frases curtas e pungentes que imediatamente chamaram a atenção do leitor. [1]

 

Leia mais:  https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_de_Girardin

 

F. de Lamennais

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b105379051

F. de Lamennais : [estampe] / Aloysius Calamatta ad vivum delineavit et sculpsit 1847

 

 

Hughes Félicité Robert de Lamennais (Saint-Malo19 de junho de 1782 - Paris27 de fevereiro de 1854), foi um filósofo e escritorpolítico francês.[1]

Nascido em uma família de armadores de Saint-Malo, foi educado por seu irmão João e tornou-se padre[1] escritor brilhante, tornou-se uma figura influente e controversa na história da Igreja católica francesa. Juntamente com seu irmão Jean, concebeu a ideia de reviver o Catolicismo Romano como uma chave para a regeneração social. Chegaram a esboçar um programa de reforma, sob o título "Reflexão do estado da Igreja…", no ano de 1808.

..............................

.....................

................

 

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

 

Paris vista do Cemitério Père Lachaise, à leste da cidade. Óleo sobre telapor  Louise-Joséphine Sarazin de Belmont

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Belmont_-_Paris_vu_des_hauteurs_du_P%C3%A8re_Lachaise.jpg

 

 

 

Papa Gregório XVI desautorizou as opiniões de Lamennais na Encíclica "Mirari vos", em Agosto de 1831. Não houve uma citação específica a ele e nem a seu jornal, mas tão somente uma censura implícita a ambos. Inicialmente, Lamennais suspendeu a distribuição do jornal, submetendo-se; mais tarde deixou a Igreja e defendeu a própria posição na obra "Paroles d'un croyant" (Palavras de um crente), condenada explícitamente na Encíclica "Singulari nos", em Julho de 1834, sendo citados tanto o autor quanto a obra.

Incansável, ele se devotou à causa do povo, colocando sua pena a serviço do Republicanismo e do Socialismo. Escreveu obras como "O Livro do Povo" (1838), "Os afazeres de Roma" e "Esboço de uma Filosofia". Chegou a ser condenado à prisão mas, já em 1848 foi eleito para a Assembleia Nacional, aposentando-se em 1851.

Por ocasião de sua morte, não desejando se reconciliar com a Igreja, foi sepultado em uma cova de indigente.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lamennais

 

 

 

 

Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon (1707- 1788).

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b2300272r.item

 

 

Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon (Montbard7 de setembro de 1707 – Paris16 de abril de 1788) foi um naturalistamatemático e escritor francês. As suas teorias influenciaram duas gerações de naturalistas, entre os quais se contam Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin. A localidade de Buffon, na Côte-d'Or, foi o senhorio da família Leclerc.

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Georges-Louis_Leclerc,_conde_de_Buffon

 

 

A desgraça real

 

 

24. Toda a gente fala da desgraça, toda a gente já a sentiu e julga conhecer-lhe o caráter múltiplo. Venho eu dizer-vos que quase toda a gente se engana e que a desgraça real não é, absolutamente, o que os homens, isto é, os desgraçados, o supõem. Eles a veem na miséria, no fogão sem lume, no credor que ameaça, no berço de que o anjo sorridente desapareceu, nas lágrimas, no féretro que se acompanha de cabeça descoberta e com o coração despedaçado, na angústia da traição, na desnudação do orgulho que desejara envolver-se em púrpura e mal oculta a sua nudez sob os andrajos da vaidade. A tudo isso e a muitas coisas mais se dá o nome de desgraça, na linguagem humana. Sim, é desgraça para os que só veem o presente; a verdadeira desgraça, porém, está nas consequências de um fato, mais do que no próprio fato. Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta consequências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem. Dizei-me se a tempestade que vos arranca as árvores, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade. Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as consequências. Assim, para bem apreciarmos o que, em realidade, é ditoso ou inditoso para o homem, precisamos transportar-nos para além desta vida, porque é lá que as consequências se fazem sentir. Ora, tudo o que se chama infelicidade, segundo as acanhadas vistas humanas, cessa com a vida corporal e encontra a sua compensação na vida futura. Vou revelar-vos a infelicidade sob uma nova forma, sob a forma bela e florida que acolheis e desejais com todas as veras de vossas almas iludidas. A infelicidade é a alegria, é o prazer, é o tumulto, é a vã agitação, é a satisfação louca da vaidade, que fazem calar a consciência, que comprimem a ação do pensamento, que atordoam o homem com relação ao seu futuro. A infelicidade é o ópio do esquecimento que ardentemente procurais conseguir. Esperai, vós que chorais! Tremei, vós que rides, pois que o vosso corpo está satisfeito! A Deus não se engana; não se foge ao destino; e as provações, credoras mais impiedosas do que a matilha que a miséria desencadeia, vos espreitam o repouso ilusório para vos imergir de súbito na agonia da verdadeira infelicidade, daquela que surpreende a alma amolentada pela indiferença e pelo egoísmo. Que, pois, o Espiritismo vos esclareça e recoloque, para vós, sob verdadeiros prismas, a verdade e o erro, tão singularmente deformados pela vossa cegueira! Agireis então como bravos soldados que, longe de fugirem ao perigo, preferem as lutas dos combates arriscados à paz que lhes não pode dar glória, nem promoção! Que importa ao soldado perder na refrega armas, bagagens e uniforme, desde que saia vencedor e com glória? Que importa ao que tem fé no futuro deixar no campo de batalha da vida a riqueza e o manto de carne, contanto que sua alma entre gloriosa no Reino celeste? – Delfina de Girardin. (Paris, 1861.)

 

(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, Cap. V, item 24)

 

 

(Texto copiado do site https://febnet.org.br/wp-content/themes/portalfeb-grid/obras/evangelho-guillon.pdf)

 

Gravura do Busto de Madame de Girardin por Edmond Lévéque.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Delphine_Gay-buste-03.jpg

 

 Publicação da RIE- Revista Internacional de Espiritismo

Matão, SP

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

 Programação de palestras no CEAK

Penápolis, SP

PALESTRAS E ATIVIDADES DO MÊS DE FEVEREIRO 
 PRIMEIRA SEMANA DE 04 A 09

SEGUNDA – FEIRA – GRUPO DEUS É AMOR.

19h00 – Atendimento Fraterno.

19h30 – Aplicação de Passes.

20h00 – Palestra.

 

EXPOSITOR(A):- Mércia Batista Neves

TEMA:- Sacrifício e Amor.

 

TERÇA – FEIRA – GRUPO FRATERNO.

19h30 – Espaço Kids.

19h30 - Atendimento fraterno.

20h00 - Palestra.

 

EXPOSITOR(A):- Yara Silva Crosatti.

TEMA:- Os falsos profetas.

Após a palestra aplicação de passes e tratamento espiritual.

 

QUINTA-FEIRA – GRUPO APRENDENDO COM O MESTRE.

19h30 – Espaço Kids.

19h30 - Passes.

20h00 - Palestra.

 

EXPOSITOR(A):- Solange Hubner

TEMA:- Livre

Após a palestra atendimento fraterno.

 

SÁBADO – GRUPO BUSCANDO O APERFEIÇOAMENTO.

19h30 – Espaço Kids.

20h00 - Palestra.

 

EXPOSITOR(A):- Antonio Tadeu MInghin.

TEMA:- Vulto do Espiritismo: Cairbar Schutel.       

Após a palestra atendimento fraterno e aplicação de passes.

 

Centro Espírita Allan Kardec

Av. Luis Osório 1262, Centro, Penápolis

 

 

(Informsações recebidas em email de João Marchesi)

 

 Programa Jesus e o Logos –

Trauma e sofrimento psicológico

 

Aldeniz Leite e Claudio Palermo analisam o que é o estresse pós-traumático. Que tipos de traumas geram o problema? Quais são os sintomas do estresse pós-traumático? De uma maneira geral quais as consequências para a vida da pessoa? Como analisar o trauma vivido pelas vítimas da tragedia de Brumadinho, por exemplo, com perdas de familiares, perdas materiais, ameaça à própria vida? Situações como essas causam danos psicológicos para a vida inteira? Aqueles que socorrem em catástrofes como essas necessitam de apoio também? Existem traumas sutis que aparentemente não se percebe como prejudiciais? Como a Doutrina Espirita poderia auxiliar na superação de um trauma? Como buscar ajuda para diminuir o sofrimento? Veja as respostas para estas e outras perguntas no Jesus e o Logos. Sobre a tragédia em Brumadinho no minuto 11:59

 

https://youtu.be/i8ioMzHfNk4

 

#traumasesofrimentos #superacaodoespirito  

 

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação na Casa do Jô

São Paulo, SP  

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba, PR  

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

 Seminário no Grupo de Estudo da Doutrina Espírita “Erasto”

São José do Rio Preto, SP

 

(Com informações de Erondina Moura)

 

 Site: Semeando Estrela

Acesse pelos links

Que a paz de Jesus permeie nossas vidas hoje e sempre!

O Grupo Semeando Estrelas é um Grupo de mensagens Espírita e reflexiva.

 

Novidade:

Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/7z9z3L8qfaDLLqV5iBbMWI

Você receberá um mensagem por dia. Abraços.

 

Para receber mensagens via email (2 mensagens semanais.), envie uma mensagem para:

[email protected]

 

Visite e curta nossa página no Facebook:

 

 Semeando Estrelas

Curtam o nosso canal no Youtube:

  Semeando Estrelas

Nosso site:

 http://semeandoestrelassite.wordpress.com

(Com informações de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Acesse o jornal Momento Espírita do CEAC

Bauru, SP

 

Acesse:

https://ceac.org.br/ultima-edicao/

 

 

 

 

 

Programação do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 --

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Palestra no C.E. João Batista

Jundiaí, SP

 

 

(Informação recebida em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

Palestra na Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

A Congregação Espírita Maria Benta, com sede à Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara, receberá na próxima segunda-feira, 04/02/2019, às 20h, o orador espírita Plínio Bueno Penteado Jr, que apresentará o tema Quem somos nós?

A harmonização musical será executada por Itamar Santiago ou Antonia Pascoal.

Plínio Penteado Jr é casado com Teresinha Bueno Penteado, oradora e escritora espírita. O casal tem dois filhos (Fábio e Daniel) e uma netinha, Carolina.
Plínio é orador espírita, realizando palestras em diversos centros de São Paulo.

 

(Com informações em https://www.facebook.com/events/1333286513480697/)

 

 Site do Conselho Espírita do Estado do

 Rio de Janeiro

 

Acesse:

http://www.ceerj.org.br/portal/

 

 

 

Seminário no Grupo Espírita “Paz e Amor”

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

Atenção: Houve alteração de local do Encontro em FRANCA

 

Encontro Fraterno de Unificação 2019

São João da Boa Vista e Franca, SP

 Prezado amigo Ismael solicito a divulgação do evento Encontro Fraterno de Unificação 2019 que ocorrerá nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2019 nas cidades de São João da Boa Vista e Franca, conforme cartaz anexo. 

O Encontro Fraterno de Unificação já se tornou uma tradição em nossa USE e demonstrou-se a sua importância para nosso movimento por nos aproximar dos dirigentes e trabalhadores de órgãos e instituições espíritas fortalecendo vínculos e criando oportunidades de aprendizado e troca de experiências. 

 

OS ENCONTROS FRATERNOS DE 2019 SÃO UMA HOMENAGEM AO NOSSO COMPANHEIRO JOSÉ ANTÔNIO LUIZ BALIEIRO, IDEALIZADOR E COORDENADOR DOS ENCONTROS FRATERNOS ANTERIORES!!!

 

Objetivos:

•  Ouvir os dirigentes e trabalhadores dos órgãos sobre seus planos, suas sugestões, suas necessidades e dificuldades na condução dos Órgãos de Unificação do Movimento Espírita e buscar soluções em conjunto;

•  Apresentar os projetos da USE e planejar ações conjuntas;

•  Conversar sobre o trabalho de unificação e ações possíveis e necessárias para o desenvolvimento do trabalho de unificação;

•  Privilegiar a aproximação e convivência entre os trabalhadores espíritas e as suas instituições;

•  Firmar relacionamentos.

 

Agradeço o apoio. Grande abraço.

--

Pascoal Antonio Bovino

fone: 16.99992.3445

 

 

(Informações recebidas em email de PASCOAL ANTONIO BOVINO [[email protected]])

 

 Programações do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos

São Paulo, SP

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/88/original_Cartaz_-_Curso_de_Expositores_2019.jpg?1545271514

 

 

 

 

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/07/02/31541/pictures/87/original_Cartaz_-_Cursos_Regulares_2019.jpg?1545269936

 

 

(Informações recebidas em email de IEEF – Instituto de Espírita de Estudos Filosóficos [[email protected]])

 

 Informativo Espírita Extra

Três Lagoas, MS

INFORMATIVO ESPÍRITA EXTRA

(NOVOS EVENTOS)

31/JANEIRO/2019
UM EVENTO SEMPRE PERTO DE VOCÊ!
ENVIE EVENTOS:
[email protected]

VEJA EM: https://infopanespirita.wordpress.com/

 

=SÃO PAULO=

  CAPITAL

ÁGUA RASA / BELA VISTA (N) BOA ESPERANÇA / CAMPO BELO / CAMPO LIMPO /

 ENGENHEIRO GLOULART / IPIRANGA / ITAIM BIBI  (N) ITAQUERA /

 JABAQUARA / JAÇANÃ / JARDIM BRASIL / JARDIM COLORADO / JARDIM JAÚ /

JARDIM SÃO PAULO / LAPA / MORUMBI / PARQUE EDU CHAVES / PARQUE VITÓRIA /

 PIRITUBA  / PONTE RASA / SANTA INÊS / SANTANA / TUCURUVI / VILA ARICANDUVA /

 VILA AURORA / VILA CARRÃO / VILA EMA / VILA ESPERANÇA / VILA GALVÃO /

 VILA GUILHERMINA / VILA GUSTAVO / VILA LEOPOLDINA / VILA MADALENA /

 VILA MARIA ALTA / VILA PORTUGUESA / VILA SONIA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/ 

 

SÃO PAULO INTERIOR

ARAÇARIGUAMA / ARAÇOIABA DA SERRA / ARARAQUARA / ARUJÁ /

BIRIGUI / BOITUVA / CAMPINAS / DESCALVADO

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

  FRANCO DA ROCHA / GUARULHOS / GUZOLÂNDIA / INDIAPORÃ / LINS /

 NEVES PAULISTA / NIPOÃ / NOVA GRANADA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PAULO DE FARIA  / PEDERNEIRAS / PENÁPOLIS / PEREIRA BARRETO /

 PIRACICABA / PIRASSUNUNGA / PLANALTO/ PONGAÍ / PORTO FERREIRA /

RIO CLARO / SALTO / SALTO DE PIRAPORA / SANTO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO/ SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SÃO VICENTE /

 SOROCABA / TAQUARITINGA / TIETE / VOTORANTIM

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > MARACANÃ

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > BOM JESUS DE ITABAPOANA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO > COLATINA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / BETIM / CAPIM BRANCO / CONTAGEM /

 PRATINHA / SETE LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/ 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > CURITIBA

RIO GRANDE DO SUL > CAPÃO DA CANOA

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

  

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

PERNAMBUCO > CARPINA / CHÃ GRANDE / RECIFE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

RIO GRANDE DO NORTE > PARNAMIRIM

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/ 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

MACAPÁ > AMAPÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

  

=INTERNACIONAL=

PORTUGAL > CALDAS DA RAINHA / FARO / LAGOS / PORTIMÃO

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

solicitar exclusão:

[email protected]

 

Teste no processo obsessivo

 

Pelo Espírito André Luiz.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Paz e Renovação. Lição nº 03. Página 21.

 

Verifique você:

- se já consegue dispensar aos outros o tratamento que desejaria receber;

- se adia a execução das próprias tarefas;

- se reconhece que toda criatura humana é imperfeita quanto nós mesmos e que, por isso, não nos será lícito exigir do próximo, testemunhos de santidade e grandeza na passarela do mundo;

- se guarda fidelidade aos compromissos assumidos;

- se cultiva a pontualidade;

- se evita contrair débitos;

- se orienta a conversação sem perguntas desnecessárias;

- se acolhe construtivamente as críticas de que se faz objeto;

- se fala auxiliando ou agredindo a quem ouve;

- se conserva ressentimentos;

- se sabe atrair amigos e alimentar afeições;

- se mantém o autocontrole, na vida emotiva, como base da sua dieta mental.

Todos nós, os espíritos em evolução na Terra, temos a nossa quota de obsessão, em maior ou menor grau. E todos estamos trabalhando pela própria libertação.

À vista disso, de quando a quando, é sumamente importante façamos um teste de nosso processo desobsessivo, a fim de que cada um de nós observe, em particular, como vai indo o seu.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

 

São Francisco de Borja executando um exorcismo. Pintura de Francisco Goya.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/St._Francis_Borgia_Helping_a_Dying_Impenitent_by_Goya.jpg

 

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

A lição a Joana

Ela era uma mulher que desfrutava de prestígio social e muitas posses. Possuía criadas que a serviam com zelo.

Casada com um alto funcionário de Herodes, Joana de Cusa era das mulheres mais altamente colocadas na sociedade de Cafarnaum.

Atraída pelo verbo eloquente de Jesus, passou a ouvir as pregações do lago. De nobre caráter, vestia-se de forma simples, a fim de não atrair a atenção do povo.

O seu desejo era beber da água viva de que ele falava. Trazia no coração uma infinidade de dissabores.

Possuidora de verdadeira fé, amargurava-se pela atitude do esposo que, para manter sua posição de intendente e prosseguir a gozar de prestígio social, ora comparecia ao templo de Jerusalém, ora adorava os deuses romanos, não se definindo em conceito religioso.

Trazendo a alma torturada, pois ansiava convencer o esposo a também aceitar Jesus e Sua Boa Nova, certa feita procurou o Mestre para lhe expor seus dissabores.

Jesus a ouviu longamente e depois ponderou: Joana, só há um Deus, que é o nosso Pai, e só existe uma fé para as relações com o Seu amor.

Todos os templos da Terra são de pedra. Eu venho, em nome de Deus, abrir o templo da fé viva no coração dos homens. No entanto, algum tempo se escoará antes que os homens possam compreender essa mensagem. Deus sabe aguardar, de forma paciente.

Mas, Senhor, continuou Joana, não seria justo impor ao meu esposo os Seus princípios? Afinal, o que almejo é conquistá-lo para o Seu reino.

O Cristo sorriu, com serenidade, e lhe recomendou: Deus não impõe a Sua verdade e o Seu amor a ninguém. O Pai não impõe a reforma a Seus filhos, mas os esclarece no momento oportuno. Ele não extermina as paixões, antes as transforma.

Joana, o Evangelho é de colaboração com todos. Deus não trava lutas com as Suas criaturas. Ele trabalha em silêncio, por toda a Criação.

Retorna para casa, Joana, ama teu esposo como o material divino que o céu colocou em tuas mãos para que talhes uma obra de amor.

Trabalha e silencia. Quando convocada ao esclarecimento, fala as palavras doces ou enérgicas, conforme as circunstâncias.

Sobretudo, vive a mensagem que te penetrou a alma pois que o teu exemplo falará mais alto ao coração daquele que Deus te deu por esposo.

A mulher de Cusa gravou o ensino do Mestre e retornou ao lar. Transformou todas as suas dores num hino de triunfo silencioso em cada dia.

Anos depois enviuvou. Ficando só, sem fortuna e com dois filhos pequenos nos braços, mostrou-se fiel à mensagem de vida, trabalhando com nobreza e honra.

No ano 68, a mulher que fora exemplo no lar, para seu marido e seus filhos, exemplificou para uma multidão reunida no circo romano que Jesus lhe ensinara não somente a viver e morrer com dignidade, mas principalmente a amar.

E morreu perdoando os que a supliciavam pelos açoites e pelo fogo.

*   *   *

O exemplo convence muito mais do que um grande número de palavras, de expressões, de narrativas.

Exatamente por isso é que o Mestre Jesus, convivendo com os homens, lecionou a humildade desde o primeiro instante, escolhendo por berço a pobreza de um estábulo e tomando, para lhe iluminar as primeiras horas, o brilho das estrelas que enriqueciam aquela noite.

 

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 15, do
livro 
Boa nova, pelo Espírito Humberto de Campos, psicografia de
Francisco Cândido Xavier, ed. FEB e informações colhidas no livro
Joana e Jesus, uma história de amor, de Divaldo Pereira Franco
e Cezar Braga Said, ed. FEP.
Em 1º.2.2019.

 

 (Copiado do site Feparana)

A cura da filha de Jairo. Óleo sobre tela de Ilya Repin.

Imagem/fonte: http://uploads3.wikiart.org/images/ilya-repin/raising-of-jairus-daughter-1871.jpg

Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.

 

O maior lago de água doce de Israel , o Lago Tiberíades, também é conhecido como o Mar de Tiberíades, o Lago de Genesaré, o Lago Kinneret e o Mar da Galiléia. O lago mede pouco mais de 21 quilômetros de norte a sul e tem apenas 43 metros de profundidade. O lago é alimentado em parte por nascentes subterrâneas relacionadas aosetor da Jordânia do Grande Vale do Rift, mas a maior parte de sua água vem do rio Jordão, que entra do norte. O curso sinuoso do rio pode ser visto drenando a extremidade sul do lago no fundo da imagem. Os padrões de campo angulares verdes e marrons cobrem a maioria das encostas nesta paisagem árida. Telhados brilhantes são a marca registrada de várias aldeias da região. O maior agrupamento de telhados brilhantes e quarteirões da cidade indica a localização de Tiberíades (em homenagem ao imperador romano Tibério), visível à imagem deixada na margem sudoeste do lago.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lake_Tiberias_(Sea_of_Galilee),_Northern_Israel.jpg

 

 

Jesus centralizou seu apostolado às margens do Mar da Galiléia, sobretudo na cidade de Cafarnaum. Dali partiu para outras regiões em pregações, inclusive em Jerusalém, onde foi crucificado. O Mar da Galiléia é um lago de água doce que recebe as águas do Rio Jordão.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]