Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, terça-feira, 05 de fevereiro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/05-02-2019.htm

 

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

    

 

DATA                                        ACESSE CLICANDO NO LINK

 

04-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/04-02-2019.htm

02-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/02-02-2019.htm

01-02-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/01-02-2019.htm

31-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/31-01-2019.htm

30-01-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/30-01-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 4 - 1861

 

 

 

 

 

 

Texto copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/AGOSTO/23-08-2018_arquivos/image013.jpg

A ressurreição de Lázaro em óleo sobre tela por Rembrandt.

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_-_The_Raising_of_Lazarus_-_Google_Art_Project.jpg

 

 

 

O Espiritismo atribui o fenômeno da ressurreição de Lázaro a possível caso de

catalepsia, letargia ou morte aparente.

 

Ressurreição da filha de Jairo. Pintura de Ernesto Fontana.

Imagem/fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fontana_-_Raising_of_Jairus%27_daughter.jpg

 

..............................................

.......................................

.................................

 

Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Ele uma aglomeração confusa de pessoas que choravam e soltavam grandes gritos. — Entrando, disse-lhes Ele: “Por que fazeis tanto alarido e por que chorais? Esta menina não está morta, está apenas adormecida.” — Zombavam dele. Tendo feito que toda a gente saísse, chamou o pai e mãe da menina e os que tinham vindo em sua companhia e entrou no lugar onde a menina se achava deitada. — Tomou-lhe a mão e disse: “Talitha cumi”, isto é: “Minha filha, levanta-te, Eu to ordeno.” — No mesmo instante a menina se levantou e se pôs a andar, pois contava doze anos, e ficaram todos maravilhados e espantados. (Marcos, 5:21 a 43.)

Copiado de http://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/A-genese_Guillon.pdf

A Gênese, Allan Kardec, Cap. XV, item 37.

 

Adversidade

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Abençoa Sempre. Lição nº 03. Página 22.

 

Indagar quanto ao porquê das dificuldades que a vida oferece ao homem será o mesmo que perguntar relativamente aos motivos pelos quais o homem corta a pedra para que a pedra venha a servir.

Abandone-se a enxada ao repouso permanente e, a breve espaço se fará imprestável.

Negue-se a fonte a transitar sobre os percalços do solo e, a tempo curto, se transformará em tristeza do charco.

A rigor, a adversidade não existiria no mundo se considerássemos as tarefas da existência física por lições. Fizéssemos isso e todas as provas assumiriam as dimensões que lhes são características, passando à função de testes indispensáveis ao exame dos valores que adquirimos.

Antes de nossa própria reencarnação, muito frequentemente, sabemos que se tomará novo berço para a recapitulação de experiências em que não fomos felizes, seja para ressarcir débitos que largamos à retaguarda, com o objetivo de extinguir enganos perpetrados por nós mesmos, a fim de nos entregarmos à execução de compromissos alusivos ao burilamento íntimo ou no sentido de reencontrar antigos desafetos para transfigurá-los em laços de amor.

Reestruturadas, porém, as possibilidades de ação e renovação a nosso benefício, habitualmente, vestimos em pessimismo as melhores oportunidades de melhoria e de progresso, sem extrair delas o proveito preciso.

Reflitamos em semelhante realidade para facearmos as lutas do caminho sem ilusões. Aceitemos construtivamente os desafios e problemas que a vida nos proponha, empenhando-nos a solucioná-los com segurança, sem a volúpia de retê-los indefinidamente no coração.

Certifiquemo-nos, sobretudo, de que ninguém evolui sem mudanças e de que não existem mudanças sem atritos ou deslocamentos, conflitos ou desajustes.

À vista disso, reconheçamos que as crises da vida aparecem na estrada de todos em auxílio de todos.

E de toda grande dificuldade, cada criatura, conforme as reações que demonstre, se retirará maior para receber encargos sempre maiores ou novamente ajustada às dimensões de espírito em que ainda se encontra, a fim de entrar outra vez, em ocasião oportuna, no clima da adversidade educativa, para realizar renovados tentames de elevação própria, em cujo trabalho se obriga a revisar-se e recomeçar.

 

(Recebido em email de divulgador Antonio Sávio, Belo Horizonte, MG)

A Lua fazendo despontar uma nova noite. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

Programação no Centro Espírita Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

 

 

(Informações recebidas em email de João Batista [[email protected]])

 

Divaldo Franco no 12º Aniversário do CEJA-Barra

Rio de Janeiro, RJ

Fotos: Luismar Ornelas de Lima

Reportagem Luismar Ornelas de Lima e Maria Claudia Rodrigues

 

O Centro Espírita Joanna de Ângelis - CEJA-Barra (Avenida Gilberto Amado, 311, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro) dentro das comemorações de seu 12º aniversário, recebeu, na tarde deste domingo, dia 3 de fevereiro de 2019, seu presidente de honra e co-fundador, Divaldo Pereira Franco, que proferiu conferência sobre o tema "Vida: Desafios e Soluções", para um público em torno de 1000 pessoas, distribuídas pelo auditório e as diversas salas da instituição. 

Mais um dia memorável, com extensa fila formada desde a manhã do dia, aguardando o grande momento. 

O evento começou com o mestre de cerimônias, Nelson Tavares, agradecendo a presença de diversos representantes do movimento espírita, passando para a musicista Elenise Bandeira, que brindou os convidados com algumas belas músicas. 

Em seguida, Iraci Campos Noronha, presidente do CEJA-Barra, agradeceu a presença de todos, falando um pouco da Obra Social Mãos Unidas, passando a palavra ao orador baiano. 

Divaldo Franco, após fazer uma digressão sobre as pesquisas científicas que têm sido feitas, ao logo do tempo, visando esclarecer o milagre da vida, assunto por demais complexo, objeto da preocupação de muitos. 

A grande problemática da vida é a própria vida, disse Divaldo. 

Por meio de estudos do corpo humano, o cérebro adquire dignidade e compreende-se que o amor não vem do coração. O indivíduo é o cérebro de que se utiliza para viver. 

O orador ressalta: “a mim, me fascina. Como é que pode, essas ondas, que são um pouco de massa e um pouco de energia, transformarem-se em emoções”?  

O envelhecimento mental e a importância de oferecer  estímulos, dar novos hábitos ao cérebro.

O grande desafio são os nossos conflitos existenciais, que surgem das nossas aspirações.  

Divaldo discorreu, ainda, sobre as irmãs Fox, suas experiências, nos Estados Unidos, com os ruídos estranhos em sua casa. 

Depois, lembrando a França, falou sobre Allan Kardec, desde as mesas girantes às comunicações com diversos espíritos.  

Após um pequeno intervalo, que aproveitou para autografar, o Semeador de Estrelas, ensinou: bem aventurado quem chega à velhice. Se temos uma conscientização de nós mesmos, se aprendemos a conviver, isso é muito positivo. A dor é o prêmio que Deus oferece aos seus eleitos. 

Mas a vida espiritual é imortal! Vale a pena investir nela. A transição para o mundo de regeneração já começou. As calamidades sempre existiram. A ambição da posse nos impede de fazermos o que estava programado. Então nos tornamos criminosos ou co-criminosos com os fenômenos naturais. Mas com o tempo,  vamos nos observando, mudando de atitude e enfim melhorando”. 

O grande desafio da vida é o dia a dia.  

Divaldo contou algumas situações particulares, dizendo  que escolheu viver uma vida otimista, voltada ao seu dia a dia.  

Todos nós temos um vazio existencial; são lembranças transatas. Não carreguemos mágoas. A Humanidade evoluirá através da educação!  

Com a prece de final feita pelo orador, Divaldo encerrou o encontro. 

Parabéns aos dirigentes, trabalhadores, frequentadores, por mais um aniversário, desejando que o CEJA-Barra, continue a ser este farol de luz, a serviço da espiritualidade maior, espalhando amor e caridade junto a todos aqueles que o procuram e aos que são assistidos pela instituição, através da Obra Social Mãos Unidas.

 

 

Cursos gratuitos no Fraternidade Espírita Gina. Iniciação Profissional, aulas de Portutuês e Matemática. São Paulo, SP  

 

 

RUA MAURO, 76

ATRÁS DA ESTAÇÃO DO METRÔ SAÚDE.

 

 

 

 Programação da Associação Espírita Allan Kardec

Copenhague, Dinamarca

 

Medieskab Kursus 
hver lørdag i ulige uge 
fra kl. 10:30 til 12:30 - foregår det på dansk
fra kl. 13:00 til 15:00 - foregår de på portugisisk 
(em portugues)
hvis du interesseret kan du kontakter os via sms 
mobil: 20952437

Medieskab oxe
Todos os sábados na semana ímpar
Da PM 10:30 a 12:30-indo em dinamarquês
Da PM 13:00 a 15:00-em português
(em portugues)
Se tiver interesse, pode entrar em contato conosco via SMS
Celular: 20952437

A imagem pode conter: texto que diz "MEDIUNIDADE MÉDIUNS"

https://scontent.fcgh14-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/51548056_10156363812842683_6507378291031146496_n.jpg?_nc_cat=107&_nc_ht=scontent.fcgh14-1.fna&oh=c4fe446c3aa66537d046fdd148132dea&oe=5CEF680A

 

Evangelho no lar virtual

Acesse nos links

Evangelho no lar virtual - Parábola da Figueira Seca - ESE, Cap. XIX

https://www.youtube.com/watch?v=6RZk62enBh0

 

https://www.youtube.com/VaniaMugnatodeVasconcelos

By Vania Mugnato de Vasconcelos

 

 

 

 

 

(Informações recebidas em email de Didi Pelegrini [[email protected]])

 

 Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

Mhttps://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/0bad1d35-ff21-45ba-9997-341e7bfcd807.png

Olá, amigos.

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.

Abraços fraternais,

Donizete
 

 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/3c807533-1b4e-414f-9dbc-71f2796a824b.jpg

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/9c602def-d50e-415c-9d6b-452e772afb48.jpg

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/2202ef63-5d79-404a-b7d9-e052a72a5e21.jpg

 

 

Copyright © 2019 Rede Marília Espírita de Informações, Todos os direitos reservados.
Você está recebendo este e-mail pois você se inscreveu na lista da Rede Marília Espírita de Informações

Nosso e-mail é:

Rede Marília Espírita de Informações

Jesus Montolar Pellisel, 880

Marilia, Sp 17519-211

Brazil


Add us to your address book



Quer alterar a forma como recebe este e-mail?
Você pode 
atualizar as preferências ou descadastrar

Email Marketing Powered by Mailchimp

 

1ª. Roda de Conversa

Araraquara, SP  

 

 

(Informação recebida em email de

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2387439121277989&set=gm.2325788714323099&type=3&theater)

 

 Programação de palestras no CEAK

Penápolis, SP

PALESTRAS E ATIVIDADES DO MÊS DE FEVEREIRO 
 PRIMEIRA SEMANA DE 04 A 09

SEGUNDA – FEIRA – GRUPO DEUS É AMOR.

19h00 – Atendimento Fraterno.

19h30 – Aplicação de Passes.

20h00 – Palestra.

 

EXPOSITOR(A):- Mércia Batista Neves

TEMA:- Sacrifício e Amor.

 

TERÇA – FEIRA – GRUPO FRATERNO.

19h30 – Espaço Kids.

19h30 - Atendimento fraterno.

20h00 - Palestra.

 

EXPOSITOR(A):- Yara Silva Crosatti.

TEMA:- Os falsos profetas.

Após a palestra aplicação de passes e tratamento espiritual.

 

QUINTA-FEIRA – GRUPO APRENDENDO COM O MESTRE.

19h30 – Espaço Kids.

19h30 - Passes.

20h00 - Palestra.

 

EXPOSITOR(A):- Solange Hubner

TEMA:- Livre

Após a palestra atendimento fraterno.

 

SÁBADO – GRUPO BUSCANDO O APERFEIÇOAMENTO.

19h30 – Espaço Kids.

20h00 - Palestra.

 

EXPOSITOR(A):- Antonio Tadeu MInghin.

TEMA:- Vulto do Espiritismo: Cairbar Schutel.       

Após a palestra atendimento fraterno e aplicação de passes.

 

Centro Espírita Allan Kardec

Av. Luis Osório 1262, Centro, Penápolis

 

 

(Informsações recebidas em email de João Marchesi)

 

 Programa Jesus e o Logos –

Trauma e sofrimento psicológico

 

Aldeniz Leite e Claudio Palermo analisam o que é o estresse pós-traumático. Que tipos de traumas geram o problema? Quais são os sintomas do estresse pós-traumático? De uma maneira geral quais as consequências para a vida da pessoa? Como analisar o trauma vivido pelas vítimas da tragedia de Brumadinho, por exemplo, com perdas de familiares, perdas materiais, ameaça à própria vida? Situações como essas causam danos psicológicos para a vida inteira? Aqueles que socorrem em catástrofes como essas necessitam de apoio também? Existem traumas sutis que aparentemente não se percebe como prejudiciais? Como a Doutrina Espirita poderia auxiliar na superação de um trauma? Como buscar ajuda para diminuir o sofrimento? Veja as respostas para estas e outras perguntas no Jesus e o Logos. Sobre a tragédia em Brumadinho no minuto 11:59

 

https://youtu.be/i8ioMzHfNk4

 

#traumasesofrimentos #superacaodoespirito  

 

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Programação na Casa do Jô

São Paulo, SP  

 

(Informações recebidas em email de Claudio Palermo)

 

Site da Federação Espírita do Paraná

Curitiba, PR  

 

Acesse:

http://www.feparana.com.br/

 

 

 

Programação do Centro Espírita Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 --

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

Palestra na Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

A Congregação Espírita Maria Benta, com sede à Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara, receberá na próxima segunda-feira, 04/02/2019, às 20h, o orador espírita Plínio Bueno Penteado Jr, que apresentará o tema Quem somos nós?

A harmonização musical será executada por Itamar Santiago ou Antonia Pascoal.

Plínio Penteado Jr é casado com Teresinha Bueno Penteado, oradora e escritora espírita. O casal tem dois filhos (Fábio e Daniel) e uma netinha, Carolina.
Plínio é orador espírita, realizando palestras em diversos centros de São Paulo.

 

(Com informações em https://www.facebook.com/events/1333286513480697/)

 

 Site do Conselho Espírita do Estado do

 Rio de Janeiro

 

Acesse:

http://www.ceerj.org.br/portal/

 

 

 

Seminário no Grupo Espírita “Paz e Amor”

Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Marco Milani)

 

 Informativo Elo Fraterno  

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 541

TRÊS LAGOAS/MS – 4 A 11/FEVEREIRO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

CAPITAL

ÁGUA FRIA / BAIRRO CANINDÉ / BELA VISTA / ENGENHEIRO GOULART /

ITAIM BIBI / ITAIM PAULISTA / JABAQUARA / JD DA GLÓRIA / LAPA /

MORUMBI / PQ GUARANI / PATRIARCA / PIRITUBA / PONTE RASA / SANTANA /

VL CARRÃO / VL GUILHERMINA / VL INDUSTRIAL / VL MAZZEI / VL MEDEIROS /

VL PORTUGUESA / VL SONIA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

AMERICANA / APARECIDA D’OESTE / ARAÇARIGUAMA / ARAÇOIABA DA SERRA /

ARARAQUARA / ARIRANHA / ARUJÁ / BAURU / BERTIOGA / BILAC / BIRIGUI /

BOITUVA / CAÇAPAVA / CAMPINAS / CARDOSO / CATANDUVA / CUBATÃO /

ESTRELA D’OESTE

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

FERNANDÓPOLIS / GETULINA / GUARUJÁ / GUARULHOS / HOLAMBRA /

JACAREÍ / JALES / ILHA SOLTEIRA / LINS/ NIPOÃ

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

OSASCO / PAULO DE FARIA / PEDERNEIRAS / PENÁPOLIS / PIRACICABA / PLANALTO /

PRAIA GRANDE / PROMISSÃO / RIBEIRÃO PIRES / RIBEIRÃO PRETO / RIO CLARO  /

SALTO DE PIRAPORA / STA ADÉLIA / STA FÉ DO SUL / STO ANDRÉ / SANTOS

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SÃO JOÃO DAS DUAS PONTES / SÃO JOSÉ DO RIO PRETO  /

SÃO VICENTE / SOROCABA / SUD MENNUCCI / TABOÃO DA SERRA / VOTORANTIM /

VOTUPORANGA

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > COLÉGIO / MARACANÃ / MEIER / SÃO CRISTOVÃO /

SHOPPING DA GÁVEA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

INTERIOR > ARMAÇÃO DOS BÚZIOS / ARARUAMA / BOM JESUS DE ITABAPOANA /

CABO FRIO / SAGUAREMA

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPIRITO SANTO > GUARAPARI / VITÓRIA

MINAS GERAIS > BELO HORIZONTE / BETIM / CONTAGEM / LIMEIRA D’OESTE /

PRATINHA / SANTOS DUMONT / SETE LAGOAS

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > BALSA NOVA / CURITIBA / LONDRINA / ROLÂNDIA /

RIO GRANDE DO SUL > CAPÃO DA CANOA

SANTA CATARINA > ITAJAÍ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

MATO GROSSO DO SUL > CAMPO GRANDE

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

PERNAMBUCO > CABO / JABOATÃO DOS GUARARAPES / PAULISTA /

RECIFE

SERGIPE > ARACAJU

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > FORTALEZA  

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

AMAPÁ > MACAPÁ

RONDÔNIA > JI – PARANÁ

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

=INTERNACIONAL=

ALEMANHA > BADEN

DINAMARCA > GENTOFTE

ESTADOS UNIDOS > BOCA RATON / DANBURY / LONG BRANCH /

MABLETON / NEWARK / NEW YORK / QUEENS / SMYMA / WOODSIDE

PORTUGAL > FARO / VISEU

SUIÇA > LAUSANNE

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

IRMÃOS ZANOLI – palestra e música

http://irmaoszanoli.blogspot.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

ESPIRITISMO COM KARDEC

https://www.facebook.com/groups/Espiritismo.COM.Kardec/

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

Revista eletrônica semanal “O Consolador”

Londrina, PR

 

ACESSE:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Nave Espacial

Filmes de ficção científica já mostraram, com muita riqueza, cenas de naves espaciais imensas cruzando o Cosmo a velocidades espantosas.

Dentro delas, pequenas cidades. Salas, quartos, restaurantes, espaços de lazer, tudo que se possa imaginar.

Além disso, uma enorme tripulação levando uma vida normal, como se estivesse num planeta qualquer. Nem parece estar cruzando o espaço velozmente.

Uma visão futurística? Um futuro distante? Na verdade, não.

Curiosamente, vivemos uma realidade exatamente como essa, sem perceber. Somos passageiros de uma grande nave que se desloca rapidamente pelo espaço. Ela se chama Terra.

O planeta gira em torno do Sol a uma velocidade altíssima, cerca de cento e sete mil quilômetros por hora. Além disso, todo nosso sistema solar gira em torno do centro da galáxia a uma velocidade de cerca de setecentos e setenta e oito mil quilômetros por hora.

Poderíamos ir adiante na citação de velocidades, pois nem a Via Láctea está parada. No entanto, ficando apenas com estes dados temos uma informação impressionante: a cada minuto a Terra está, no Universo, a dezenove mil quilômetros de distância de onde estava antes.

Isso faz de todos nós viajantes siderais.

É muito interessante saber que há cerca de dois mil anos imaginávamos que a Terra era o centro do Universo. A teoria dizia que o planeta estava parado e o Sol girava em torno dele.

Era o homem e seu egocentrismo, aflorado em suas crenças.

Essa teoria durou quase mil e setecentos anos, e só foi substituída pela teoria heliocêntrica – o Sol como centro do Universo - a muito custo.

Astrônomos, como Nicolau Copérnico, sofreram para conseguir provar que a proposta anterior precisava ser revista.

O homem não era o centro de tudo. O Universo era maior e mais complexo do que se imaginava.

Hoje se sabe um tanto mais. Nosso Sol é uma anã amarela, pequenina diante das gigantes estrelas descobertas. Nosso sistema solar é reduzida composição num dos braços da imensa via láctea, que também não é a maior das milhões de galáxias existentes.

Tudo isso nos leva a perceber que somos viajores do espaço. No momento, habitamos a espaçonave Terra, mas podemos tripular outras ao longo da grande viagem, de acordo com a necessidade e o merecimento.

Não somos o centro do Universo. Fazemos parte dele, como engrenagens importantes de algo extremamente complexo e belo.

Por tudo isso, vale a pena refletir sobre nossos propósitos de vida, se estamos nos comportando como viajantes realmente.

Muitos ainda cremos que só existe a matéria; que a vida se inicia no berço e termina no túmulo; que o mais importante é ter do que ser.

Muitos ainda levamos uma vida egocêntrica, como se o Universo girasse ao nosso redor. Todos existem para nos servir, para nos atender, e quando não o fazem se tornam inimigos e incômodos.

Facilmente nos frustramos. Teimamos em nos conservar parados quando tudo ao nosso redor está em movimento, mudando, evoluindo, crescendo em direção à perfeição.

Assim, enxerguemo-nos como um membro da tripulação Terra, uma nave espacial fantástica que cruza o Cosmo enquanto aprendemos, dia após dia, sobre o amor universal.

Redação do Momento Espírita
Em 4.2.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Figura dos corpos celestes - Uma ilustração do sistema geocêntrico ptolomaico pelo cosmógrafo e cartógrafo português Bartolomeu Velho , 1568 (Bibliothèque Nationale, Paris)

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Geocentric_model#/media/File:Bartolomeu_Velho_1568.jpg

Modelo geocêntrico e heliocentrismo

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Geoz_wb_en.svg

 O mármore azul " é uma famosa fotografia da Terra tomada em 7 de dezembro de 1972, pela tripulação daespaçonave Apollo 17 a caminho da Lua, a uma distância de cerca de 29.000 quilômetros (18.000 milhas). Mostra a África , a Antártida e a Península Arábica .

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg

 

Nestor Masotti e a divulgação internacional de Kardec –

Revista digital O Consolador

Brasil
por Antonio Cesar Perri de Carvalho


Ano 12 - N° 604 - 3 de Fevereiro de 2019

http://www.oconsolador.com.br/ano12/604/e3.jpg

Nestor Masotti e a divulgação internacional de Kardec


Há pouco elaboramos uma síntese sobre o “Papel internacional de Nestor Masotti” (1),  que empreendeu marcante trabalho no movimento espírita internacional como dirigente do Conselho Espírita Internacional.

Mais de quatro anos após a partida de Nestor (1937-2014) para o Mundo Espiritual, mas bem antes afastado de seus encargos na FEB e no CEI por razões de saúde, e, como mantivemos longa amizade e vivenciamos juntos muitas ações parece-nos oportuno alguns registros. Aqui destacamos seu foco na divulgação de Allan Kardec no âmbito internacional, inclusive com depoimentos de companheiros de outros países.

Mas essa foi sua ação continuada, iniciando por nosso país. Poucos anos após assumir a presidência da FEB convocou Assembleia Geral para se alterar o Estatuto da Instituição e inclusive retirando o parágrafo sobre o estudo das obras de J.B. Roustaing, sendo colhido de surpresa na abertura do evento com um Oficial de Justiça que trazia decisão liminar de um Juiz para se suspender a Assembleia. Estávamos presente como sócio da FEB. O processo judicial tramitou durante mais de uma década até que uma Desembargadora do Tribunal do Justiça do Rio de Janeiro deu ganho de causa à FEB, representada pelo então presidente, afirmando que o citado parágrafo não era “cláusula pétrea” e que a alteração estatutária poderia ser realizada. Nestor já estava afastado e nós estávamos no final de nossa gestão como presidente da FEB.

Simultaneamente Nestor incentivou e apoiou nova tradução de todas as obras de Allan Kardec, inclusive da coleção Revista Espírita, por Evandro Noleto Bezerra. Obras que foram valorizadas em momentos históricos, as comemorações do Bicentenário de nascimento de Kardec e 150 anos da publicação de O livro dos espíritos.

Algum tempo depois, já organizando a Editora do CEI, foram providenciadas as traduções das obras de Kardec e também de Chico Xavier para vários idiomas, fatos relatados em outro texto.

Em função das citadas efemérides marcantes é que Nestor imprimiu ampla divulgação das obras do Codificador nas ações do CEI.

Propositalmente, o 4º Congresso Mundial de Espiritismo, promovido pelo CEI, foi programado para Paris, para se comemorar em terras francesas o Bicentenário de nascimento de Kardec em outubro de 2004. Nestor dedicou-se com afinco junto com Roger Perez, presidente da União Espírita Francesa e Francofônica (USFF). Havia muitas dificuldades a serem superadas e até a definição final da sede do evento, preparativos, programação e divulgação, acompanhamos Nestor em três reuniões preparatórias realizadas em Paris, aproveitando-se outros eventos franceses. O Congresso foi um sucesso marcante!

Dois episódios preparatórios merecem ser registrados sobre a visita a diplomatas da França e do Brasil.

No dia 13/5/2004, estivemos com Nestor na Embaixada da França, em Brasília, em visita ao embaixador Jean de Gliniasty, que se mostrou muito interessado nas comemorações em homenagem ao cidadão francês Allan Kardec, no Brasil e na França. Recebeu obras do Codificador em francês e português. Ficou surpreso com as informações sobre os dados quantitativos de edições de obras de Kardec em português e fez inusitado depoimento, ao relatar que na infância tinha familiares que liam obras de Kardec.

Logo depois, em seguida à reunião realizada em Paris da Coordenadoria da Europa, do CEI, no dia 26/5/2004, comparecemos com Nestor em audiências na Embaixada do Brasil na França e também estavam presentes dirigentes franceses e Oceano Vieira de Melo.

http://www.oconsolador.com.br/ano12/604/e1.jpg

Fomos recebidos pelos 1ºs Secretários Fernando Luís Lemos Igreja e João Tabajara de Oliveira Júnior, este último também com encargos consulares, e pelo próprio embaixador Sérgio Amaral. Todos receberam livros do Codificador e se prontificaram a dar retaguarda ao Congresso Mundial que estava sendo programado. Realmente, durante o evento houve representação da Embaixada do Brasil.

Por ocasião dos 150 anos de O livro dos espíritos, em 23/6/2007, o CEI apoiou e correalizou com a União dos Centros de Estudos Espíritas na Suíça, da realização de marcante comemoração no Castelo de Yverdun - onde Rivail estudou com Pestalozzi -, oportunidade em que atuamos juntamente com Nestor, Charles Kempf, Evandro Noleto Bezerra e Gorette Newton.

A colaboração de Nestor ao movimento espírita francês ocorreu em vários momentos. Em outro texto transcrevemos texto de Charles Kempf, ex-secretário geral do CEI, relatando o trabalho de Roger Perez, da USFF, para recuperar os direitos da Revista espírita, fundada por Kardec, e depois com apoio de Nestor a passagem para o CEI e para Le Mouvement Spirite Francophone, que a edita atualmente.

O projeto de Nestor de ampliar a abrangência da Revista espírita teve momentos com edições em espanhol e se mantém em inglês.

Eis relatos interessantes de Vanessa Anseloni (EUA, editora de Spiritist magazine):

“Em dezembro de 2007, visitávamos a FEB, quando Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho nos convidaram à posição de editora-chefe da Spiritist magazine. Depois de traçarmos um plano básico de consistência e diretriz editorial, iniciamos os trabalhos imediatamente, lançando a edição da Spiritist magazine em abril de 2008 junto ao Segundo Simpósio Espírita Norte-Americano, em Nova Iorque. Graças ao apoio incondicional de Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho, pudemos publicar edições ininterruptas há mais de 10 anos. A Spiritist magazine pode ser acessada gratuitamente em website (www.spiritistmagazine.org) ou pelo aplicativo Spiritist magazine.”

Vanessa Anseloni também comenta sobre o “Tributo a Chico Xavier”, na ONU, em agosto de 2010:

“Por ocasião dos 100 anos de Chico Xavier, organizamos sob inspiração dos Amigos Espirituais, um Tributo a Chico Xavier na ONU, que reunira mais de 600 pessoas. Nestor Masotti e Cesar Perri de Carvalho vieram do Brasil como representantes da FEB e do Conselho Espírita Internacional. Apesar de nosso esposo, Carlos Dias, ter pago o aluguel do salão da ONU, Nestor Masotti reembolsou-o, a fim de cobrir as despesas do evento inesquecível.”

Em outra publicação trouxemos relatos de Elsa Rossi, dirigente da British Union of Spiritist Societies e membro da Comissão Executiva do CEI, sobre apoio de Nestor a ações na Europa, inclusive com folheto em inglês sobre as obras de Kardec.

http://www.oconsolador.com.br/ano12/604/e2.jpg

Torna-se oportuno trazermos o depoimento de um sul-americano, Fábio Villarraga (Colômbia, membro da Comissão Executiva do CEI):

“Em relação a Nestor podemos dizer o que se segue: foi sob a Secretaria Geral de Nestor Masotti que em um dia do ano de 2002 ele me chamou para dizer que havia sido criado na 8a Reunião Ordinária do CEI a Coordenadoria de Apoio ao Movimento Espírita das Américas e que haviam me designado para Coordenar a da América do Sul. A notícia me deixou muito surpreso e profundamente pensativo. Perguntei-lhe o que deveria fazer. Ele respondeu que iria realizar em Buenos Aires a 1a Reunião da Coordenadoria da América do Sul em junho de 2003 e que o anfitrião seria a Confederação Espírita Argentina. E assim aconteceu como Nestor havia vislumbrado para o início de um trabalho por toda América do Sul espírita e que tem evoluído e agora em 2019 vamos para o 5o Congresso Espírita Sulamericano na Bolívia, e também se desenvolverá a 4a experiência dos seminários de preparação por áreas para trabalhadores do centro espírita. Tudo lembrando esse grande líder e pioneiro espírita como é nosso irmão Nestor João Masotti agora na dimensão espiritual observando as sementes crescerem daquelas que semearam em seu caminho através da Terra.

No primeiro Congresso Mundial a que Nestor não compareceu, o realizado em Havana (março de 2013), fizemos homenagem ao ex-secretário geral. Agora, em rápidas anotações relembramos algumas destacadas ações internacionais de Nestor Masotti inspiradas no seu persistente projeto de valorizar e estimular o estudo das obras de Allan Kardec.


1 - Carvalho, Antonio Cesar Perri. Papel internacional de Nestor Masotti. Revista internacional de espiritismo. Ano XCIV. N.1. Fevereiro de 2019.

 

Extraído de:

Jornal digital O Consolador, edição de 03/02/2019:

http://www.oconsolador.com.br/ano12/604/especial2.html

 

 

(Informações recebidas em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [[email protected]])

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]