Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/27-11-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

26-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/26-11-2019.htm

25-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/25-11-2019.htm

23-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/23-11-2019.htm

22-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/22-11-2019.htm

21-11-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/21-11-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Continua na próxima postagem)

 

(Texto copiado do site Febnet)

 

O ataque do almirante Duperré  durante a tomada de Argel em 1830

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/French_Algeria

 

 

Argélia Francesa ( Francês : Alger a 1839, então Algérie depois; [1] não oficialmente française Algérie , [2] [3] árabe : الجزائر المستعمرة , também conhecida como Colonial Argélia , começou em 1830 com a invasão de Argel e durou até 1962 , sob uma variedade de sistemas governamentais.De 1848 até a independência, toda a região mediterrânea da Argélia foi administrada como parte integrante da França.

Um dos territórios ultramarinos mais antigos da França, a Argélia tornou-se um destino para centenas de milhares de imigrantes europeus conhecidos como cólons e, mais tarde, pieds-noirs . No entanto, a população muçulmana indígena permaneceu a maioria da população do território ao longo de sua história. Gradualmente, a insatisfação da população muçulmana com sua falta de status político e econômico alimenta apelos a uma maior autonomia política e, eventualmente, à independência da França. As tensões entre os dois grupos populacionais vieram à tona em 1954, quando começaram os primeiros eventos violentos do que mais tarde foi chamado de Guerra da Argélia , caracterizado pela guerra de guerrilha e métodos ilegais.usado pelos franceses para conter a revolta. A guerra terminou em 1962, quando a Argélia conquistou a independência após os acordos Evian de março de 1962 e o referendo de autodeterminação de julho de 1962 .

Durante seus últimos anos de existência, a Argélia francesa era, como parte da França, um estado membro fundador das Nações Unidas , da OTAN e da Comunidade Econômica Européia (mais tarde, União Européia ).

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/French_Algeria

Cerco a Constantina em outubro de 1837. Pintura de Horace Vernet.

Imagem/fonte:

https://en.wikipedia.org/wiki/Constantine,_Algeria#/media/File:Les_colonnes_d%E2%80%99assaut_se_mettent_en_mouvement..jpg

 

 

Constantine ( árabe : قسنطينة Qusanṭīnah , também escrito Qacentina [3] ou Kasantina , é a capital da província de Constantine no nordeste da Argélia . Durante a época romana era chamado Cirta e foi renomeado "Constantina" em honra do imperador Constantino, o Grande . Foi a capital do departamento francês de Constantino até 1962. Localizada um pouco no interior, Constantine fica a cerca de 80 quilômetros da costa do Mediterrâneo, nas margens do pequeno rio Rhumel (mais de um riacho).

Constantino é considerada a capital do leste da Argélia e o centro comercial de sua região, e tem uma população de cerca de 450.000 habitantes (938.475 [4] com a aglomeração), tornando-a a terceira maior cidade do país depois de Argel e Orã . Existem vários museus e locais históricos localizados na cidade. Constantino é freqüentemente chamada de "Cidade das Pontes" devido às inúmeras pontes pitorescas que conectam as várias colinas, vales e barrancos nos quais a cidade é construída.

Constantino foi nomeada Capital Árabe da Cultura em 2015. [5]

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Constantine,_Algeria

 

 

A captura de Constantina. 13-10-1837. Óleo sobre tela de Horace Vernet.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:La_prise_de_Constantine_1837_par_Horace_Vernet.jpg

 

Cagliostro.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cagliostro

 

Alessandro, Conde de Cagliostro (Palermo2 de junho de 1743 — San Leo26 de agosto de 1795) era o pseudônimo[1] do viajanteocultistaalquimistacurandeiro e maçom Giuseppe Giovanni Battista Vincenzo Pietro Antonio Matteo Balsamo.

Figura controversa do século XVIII, Cagliostro, como ficou conhecido, dizia ter poderes sobrenaturais. Por conta da fama, circulou entre a nobreza europeia, mas foi preso por ter aplicado golpes. Sua credibilidade foi contestada principalmente depois da sua morte. O historiador Thomas Carlyle (1795-1881) classificou Cagliostro como o "Príncipe dos Charlatões".

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cagliostro

 

Mesmer e seus discípulos Joseph Philippe François Deleuze et Armand Marie Jacques de Chastenet de Puységur

Imagem/fonte: 

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b9/Mesmer%2C_de_Puys%C3%A9gur_et_Deleuze.JPG

 

Franz Anton Mesmer, Friedrich Mesmer  porém mais conhecido por 

Franz Mesmer ( /ˈmɛzmər/;[1] alemão: [ˈmɛsmɐ] Iznang, de 1734 — Meersburg5 de março de 1815) foi um médico suábio, linguista, advogadomúsico e fundador da teoria do magnetismo animal chamada Mesmerismo[2]. Devido às suas alegações parapsicológicas e outras consideradas pseudocientíficas [3]foi definido por alguns, um charlatão,[4][5][6][7][8][9] e ao mesmo tempo foi relatado como o percursor do primeiro movimento em larga escala a trazer atenção para o desenvolvimento do mundo acadêmico ocidental para os fenômenos paranormais[10][11] sendo assim muito respeitado por outros [12][13] .

Leia mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Anton_Mesmer

Arquivo: Possedées de Morzine.jpg

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

 

 

 

Possuído de Morzine:

possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

 

História

Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.

O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".

Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine

 

São Francisco de Borja executando um exorcismo. Pintura de Francisco Goya.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/St._Francis_Borgia_Helping_a_Dying_Impenitent_by_Goya.jpg

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

Passe magnético espírita após a palestra pública,  no Solar Eunice Weaver. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo.

Lião, França, em 1869. Vista da Cruz Vermelha.

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Croix-Rousse#/media/File:Lyon_1869.jpg

 

Placa em homenagem a Allan Kardec oferecida pelos espíritas franceses. Lião, França. Próximo ficava a casa

onde Kardec nasceu. Foto Ismael Gobbo

 

Espíritas diante da morte

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Justiça Divina. Lição nº 62. Página 145.

Reunião pública de 25-09-1961.

Estudos e Dissertações em torno da substância religiosa de O Céu e o Inferno de Allan Kardec.

1ª Parte, Capítulo II, Item 10.

 

Toda religião procura confortar os homens, ante a esfinge da morte. A Doutrina Espírita não apenas consola, mas também alumia o raciocínio dos que indagam e choram na grande separação.

Toda religião admite a sobrevivência. A Doutrina Espírita não apenas patenteia a imortalidade da vida, mas também demonstra o continuísmo da evolução do ser, em esferas diferentes da Terra.

Toda religião afirma que o mal será punido, para lá do sepulcro. A Doutrina Espírita não apenas informa que todo delito exige resgate, mas também destaca que o inferno é o remorso, na consciência culpada, cujo sofrimento cessa com a necessária e justa reparação.

Toda religião ensina que a alma será expurgada de todo o erro, em regiões inferiores. A Doutrina Espírita não apenas explica que a alma, depois da morte, se vê mergulhada nos resultados das próprias ações infelizes, mas também esclarece que, na maioria dos casos, a estação terminal do purgatório é mesmo a Terra, onde reencontramos as consequências de nossas faltas, a fim de extingui-las, através da reencarnação.

Toda religião fala do Céu, como sendo estância de alegria perene. A Doutrina Espírita não apenas mostra que o Céu existe, por felicidade suprema no Espírito que sublimou a si mesmo, mas também elucida que os heróis da virtude não se imobilizam em paraísos estanques, e que, por mais elevados, na hierarquia moral, volvem a socorrer os irmãos da Humanidade ainda situados na sombra.

Toda religião encarece o amparo da Providência Divina às almas necessitadas. A Doutrina Espírita não apenas confirma que o Amor Infinito de Deus abraça todas as criaturas, mas também adverte que todos receberemos, individualmente, aqui ou além, de acordo com as nossas próprias obras.

Os espíritas, pois, realmente não podem temer a morte que lhes sobrevém, na pauta dos desígnios superiores. Para todos eles, a desencarnação em atendimento às ordenações da Vida Maior é o termo de mais um dia de trabalho santificante, para que se ponham, de novo, a caminho do alvorecer.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

Túmulo do Dr. Bezerra de Menezes. Cemitério do Cajú. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

Mensagem do Espírito Bezerra de Menezes pelo médium Divaldo Franco- 9º.

Congresso Espírita do RS

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=a_LmJfufwdk

 

 

 

 

Concerto de Natal do Grande Coro Espírita do DF

Brasília

 

A Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF), em parceria com a FEB, realizará no dia 8 de dezembro, das 19h às 20h30, o Concerto de Natal do Grande Coro Espírita do DF, no Cenáculo da Federação Espírita Brasileira, em Brasília. Contará com a participação de oito coros: Coral Unicanto, Coral Elos de Luz, Coral Nilo Sheik, Coral Irmã Scheilla, Coral Voz e Sentimento, Coral Irmão Estevão, Coral Canto da Paz e Coral Espírita Fraternidade Emmanuel. Esse ano o Concerto será no formato de encontro de coros e ao final todos os cantores e regentes formarão o Grande Coro e cantarão cinco músicas. Mais informações: www.fedf.org.br

 

 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/concerto-de-natal-do-grande-coro-espirita-do-df/)

 

Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo

Santa Teresa, ES

 

Todos os anos, no período de Carnaval, ocorre o Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo (EMEES) que estará, em 2020, na 40ª edição com o tema “Coragem! Reviva o Cristianismo nas Arenas da Atualidade”. Será entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em Santa Tereza (ES) com uma programação que envolverá estudos à luz da Doutrina Espírita, atividades artístico-doutrinárias como dança, música e teatro, de integração, oficinas e muito mais. As inscrições já estão abertas pelo site: http://feees.org.br/emees/

 

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/encontro-de-mocidades-espiritas-do-espirito-santo-4/)

 

Vivência e Prática Mediúnica na Casa Espírita

Aracaju, SE

 

A Federação Espírita do Estado de Sergipe (FEES) realizará no dia 30 de novembro o Seminário da Mediunidade com foco na “Vivência e Prática Mediúnica na Casa Espírita”. Os facilitadores serão Fátima Guimarães e Jacobson Trovão, coordenadores da Área de Mediunidade da FEB. Informações pelo telefone (79) 3249-2896 ou pelo site https://fees.org.br/

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/vivencia-e-pratica-mediunica-na-casa-espirita-2/)

 

Simpósio Médico-Espírita

Uberlândia, MG

 

Com o tema “Qual o sentido da vida?”, a Associação Médico-Espírita de Uberlândia realizará o 3º Simpósio Médico-Espírita no dia 1º de dezembro, das 8h30 às 12h, no Anfiteatro do Campus Umuarama – UFU. Participarão como facilitadores Gabriela Scalia, César Augusto e Rener Leite. As inscrições são gratuitas.
Mais informações: 
https://www.sympla.com.br/3-simposio-medico-espirita-da-ame-uberlandia__715721

 

(Informações copiadas de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/simposio-medico-espirita/)

 

Palestra no C.E. Mário F. Barreira

Cândido Mota, SP

image.png

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Palestra na Associação Filantrópica A Caminho da Luz

Assis, SP

image.png

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

 Programação da Congregação Espírita Maria Benta

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

Palestra programada para o Núcleo Espírita  Chico Xavier

Niterói, RJ

Prezado(a),

No próximo domingo, 1/dez às 18h, contaremos com a presença de Hélio Ribeiro, presidente da Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro e da Casa de Batuíra - Grupo de Apoio ao Menor. 

Na ocasião lançará no NECX seu novo livro mediúnico "Orientações espirituais sobre a dependência química". 

Prestigie e divulgue!

 

HR.png

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]])

 

38ª. Feira do Livro Espírita

Catanduva, SP  

 

 

 

(Informação recebida em email de Ricardo [Candeia | InterVidas] [[email protected]])

 

Kardec Rádio

EUA

 

 

Kardec Radio | 4280 Henninger Court, Suite I, Chantilly, VA 20151

 

 

 

 Palestra no Grupo Socorrista Maria de Nazaré

Boituva, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Aproxima-se a data do Centenário do CEAC

Bauru, SP

 

 

(Recebido em email de  Leopoldo Zanardi [[email protected]])

 

Informativo Elo Fraterno

Três Lagoas, MS

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre. Tal é a Lei”

INFORMATIVO ELO FRATERNO PANORÂMICO 582

TRÊS LAGOAS/MS - 25/NOVEMBRO a 2/DEZEMBRO/2019

RESENHA DE EVENTOS DE TODO O PLANETA

POSTAGENS DIÁRIAS...ACOMPANHE!

envie eventos: [email protected]

VEJA MUITO MAIS EM:

https://infopanespirita.wordpress.com/

 

 

=SÃO PAULO=

 

CAPITAL

Água Branca / Bela Vista / Campo Grande / Canindé / Casa Verde /

Chora Menino / Cidade Líder / Cidade Patriarca / Ipiranga / Itaquera /

Jabaquara / Jaçanã / JD Brasil / JD Previdência / Lapa / Liberdade / Morumbi /

Para Inglesa /PQ da Mooca / PQ Paulistano / PQ São Luis /PQ Vitória /

Santana / Saúde / Tatuapé / VL Aricanduva / VL Carrão / VL Clementino /

VL Gustavo / VL Maria Alta / VL  Matilde / VL Munhoz

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-capital/

 

 

SÃO PAULO INTERIOR

Araçatuba / Araraquara / Bauru / Bertioga / Bilac / Boituva / Cajuru /

Cândido Mota / Cardoso / Catanduva / Cubatão / Embu das Artes

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-a-a-e/

Getulina / Guarulhos / Ibitinga / Ibiúna / Indiaporã / Ita / Itanháem / Itatiba /

Jandira / Lins / Marília / Mogi Mirim / Monte Alegre / Novo Horizonte

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-f-a-n/

Palmital  / Pederneiras / Penápolis / Peruíbe / Piratininga / Ribeirão Pires /

Ribeirão Preto / Riolândia / Santa Rita do Viterbo / Santos

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-o-a-santos/

São Bernardo do Campo / São Caetano do Sul / São José do Rio Preto /

São Simão / São Vicente / Serrana / Taboão da Serra / Taubaté

https://infopanespirita.wordpress.com/sao-paulo-interior-sao-a-w/

 

 

=RIO DE JANEIRO=

CAPITAL > Colégio / Meier / Rio Comprido / Tijuca/ VL Valqueire

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-capital/

 

INTERIOR > Mesquita / Niterói / Nova Iguaçu / Petrópolis /

Rio das Ostras / São Pedro da Aldeia

https://infopanespirita.wordpress.com/rio-de-janeiro-interior/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUDESTE=

ESPÍRITO SANTO > Vila Velha / Vitória

 

MINAS GERAIS > Belo Horizonte / Juiz de Fora / Monte Carmelo / Sacramento

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sudeste-es-e-mg/

 

 

=BRASIL: REGIÃO SUL=

PARANA > Balsa Nova / Cambé / Curitiba / Londrina

 

RIO GRANDE DO SUL > Porto Alegre / Santo Ângelo

 

SANTA CATARINA > Balneário Piçarras / Barra Velha / Blumenau /

Florianópolis / Guaramirim / Itajaí / Penha

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-sul-pr-rs-sc/

 

 

=BRASIL: REGIÃO CENTRO OESTE=

 

DISTRITO FEDERAL > Brasília

 

GOIÁS > Goiânia / Luziânia

 

MATO GROSSO DO SUL > Campo Grande / Paranaíba / Três Lagoas

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-centro-oeste-df-go-mt-ms/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORDESTE=

 

BAHIA > Salvador

 

PERNAMBUCO > Paudalho

 

SERGIPE > Aracaju / Itabaiana

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-1-al-ba-pe-se/

 

CEARÁ > Fortaleza

 

PARAÍBA > Campina Grande / João Pessoa

 

RIO GRANDE DO NORTE > Apodi / Mossoró

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-nordeste-2-ce-ma-pb-pi-rn/

 

 

=BRASIL: REGIÃO NORTE=

 

AMAZONAS > Manaus

 

PARÁ > Belém / Bragança / Parauapeba

 

RONDÔNIA > Ji Paraná

https://infopanespirita.wordpress.com/regiao-norte-ac-ap-ama-pa-ro-rr-to/

 

 

=INTERNACIONAL=

 

ESPANHA > Reus

 

ESTADOS UNIDOS > Newark / New York

 

FRANÇA > Paris

 

INGLATERRA > Maidenhead

 

PORTUGAL > Caldas da Rainha / Lisboa

 

SUIÇA > Berna / Genebra / Zurique

https://infopanespirita.wordpress.com/internacionais/

 

 

IRMÃOS ZANOLI - https://www.irmaoszanoli.com.br/

RÁDIO PALERMO - http://www.radiopalermo.com.br/

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/  - [email protected]

 

solicitar exclusão: [email protected]

 

 

Papel primordial

 

 

Quando se lê a respeito da vida de alguns artistas, compositores, registramos o quanto investiram na perseverança para alcançarem o sucesso. Ou realizarem o seu intento.

Impressiona em alguns a sabedoria que deflui das suas produções, apesar de não serem possuidores de títulos acadêmicos.

É o caso do paulista João Rubinato, conhecido como compositor, cantor, humorista e ator brasileiro Adorinan Barbosa.

Nascido no início do século XX, ficou conhecido nacionalmente como o Pai do samba paulista.

O que deflui de suas produções é a filosofia do bem viver, uma sabedoria que não se colhe nos livros, mas na vivência cotidiana.

Ele tinha a peculiar capacidade de observar o dia a dia e oferecer histórias. Histórias de vidas amargas, fatos tristes aos quais ele concedia um sabor de esperança ou de humor.

Seu primeiro sucesso como compositor virou canção muito conhecida. É bem possível que todo brasileiro saiba, senão a música inteira, ao menos o estribilho.

Gravada em 1951, pelo autor, lhe rendeu uns minguados trocados pelos direitos autorais. Mas, Trem das onze mostra uma feição muito particular.

Retrata a fala de um rapaz que precisa deixar a amada porque necessita voltar para casa. Ele mora longe e o último trem é o das onze horas.

Evidencia-se, nos versos, a preocupação de uma mãe que não dorme enquanto o filho único não retorne para casa.

Filho, que por sua vez, lhe tem afeição e confessa que tem uma casa para olhar, ou seja, reconhece a sua responsabilidade, o cuidado que deve oferecer a quem lhe concedeu a vida e com ele se preocupa.

Que lição para os dias de hoje quando tantos filhos saem sem dizer aonde vão, sem informarem a que horas haverão de retornar...

Lição de família, em que o respeito e o cuidado devem ser mútuos.

Mas não foi somente a família que enalteceu o compositor.

Continuando a ensinar cantando, em Saudosa maloca, registramos a demolição de uma casa velha para se construir um edifício.

Entende-se que os que ali moravam estavam em propriedade que não lhes pertencia.

Então, assistem, desolados, a casa ser destruída, a mando dos verdadeiros proprietários.

Reagir? Nem pensar, sugerem os versos. Os donos estavam com a razão. Assim, com dor no coração, os moradores assistiram com tristeza a queda de cada uma daquelas tábuas.

Sem descermos a detalhes, se um ou outro estava com a razão, ou quem tinha o direito de ali residir, o que desejamos ressaltar é essa faculdade de se sobrepor à tragédia.

Essa capacidade de recomeçar de novo. Vamos buscar outro lugar, encontrar outro abrigo para nós.

Relembrando os dias felizes vividos na velha casa, a ordem é começar de novo, sem agredir, nem perturbar ninguém.

Tudo isso com a certeza de que Deus velará por eles porque afirma um dos versos: Deus dá o frio conforme o cobertor.

Quanta sabedoria em versos escritos em frases bem populares.

Podemos imaginar a quantos poderá ter servido como alento, em algum momento.

Algo como: se eles puderam superar algo assim, também podemos. Uma verdadeira filosofia de esperança e de não violência.

É de nos indagarmos se esse não é o papel primordial de quem se torna voz do povo.

Deus abençoe a todos os que assim espalham a paz pelo mundo.

Redação do Momento Espírita.
Em 26.11.2019.

 

 

 

 (Copiado do site Feparana)

 

Busto de Adoniran Barbosa na Praça Don Orione.

São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo

 

 

Adoniran Barbosanome artístico de João Rubinato[1] (Valinhos6 de agosto de 1910 – São Paulo23 de novembro de 1982), foi um compositorcantorhumorista e ator brasileiro.

Rubinato representava em programas de rádio diversas personagens, entre as quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Adoniran_Barbosa

 

Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.

Certidão de Nascimento original de João Rubinato.

Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.

Foto de Adoniran Barbosa com dedicatória para Matilde de Lutiis, sua segunda esposa. 1945.

Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.

Na vitrola,  Adoniran toca a gravação de Malvina para amigos. 1952.

Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.

Os Demônios da Garoa em suas primeiras formações. Década de 1940.

Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.

 

OUÇA TREM DAS ONZE

COM ADONIRAN BARBOSA

ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=FgS9RbcMWI0

 

 

Foto do Tramway Cantareira. 1949.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tramwaycant.JPG

 

Tramway da Cantareira ou Estrada de Ferro Cantareira foi uma ferrovia urbana de trens de carga e passageiros, que operou no município de São Paulo, entre o bairro do Pari e a Cantareira (pouco além do atual bairro do Tremembé), além de um ramal que seguia até o município de Guarulhos. Iniciou suas operações no fim do século XIX e permaneceu ativa até 1965, quando foi suprimida pelo transporte rodoviário. Hoje, parte do trajeto é executado pela linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tramway_da_Cantareira

 

Jardim de rosas na Casa das Rosas. Av. Paulista, 37, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]