Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:

 


http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/20-09-2019.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

19-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/19-09-2019.htm

18-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/18-09-2019.htm

17-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/17-09-2019.htm

16-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/16-09-2019.htm

14-09-2019     http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/14-09-2019.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 6 - 1863

 

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

 

 

 

 

 

(Texto copiado do site Febnet)

Arquivo: Possedées de Morzine.jpg

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

 

 

 

Possuído de Morzine:

possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

 

História

Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.

O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".

Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Leia mais: https://fr.wikipedia.org/wiki/Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine

 

 

Eugène Bouchut

Fonte: http://www.minerva.unito.it/chimica&industria/dizionario/supplementi02/cocaina/Mariani/Album_Mariani_1.pdf

 

 

 

 

Eugène Bouchut ( pronunciação francesa: [øʒɛn buʃy] ; 18 de maio de 1818 - 26 novembro de 1891) foi um francês médico nascido em Paris . Ele fez contribuições significativas em várias áreas médicas, incluindo pediatria , laringologia , neurologia e oftalmologia .

Leia mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Bouchut

Asilo de loucos de Sainte-Anne, em Paris.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asile_Sainte-Anne_1877.png

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/28-05-2018_arquivos/image007.jpg

Pintura alusiva ao episódio bíblico da “tentação”. Óleo sobre tela por Joseph Barrias.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:F%C3%A9lix_Joseph_Barrias_-_The_Temptation_of_Christ_by_the_Devil_-_Google_Art_Project.jpg

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/24-12-2018_arquivos/image023.jpg

Deserto da Judéia na região de Massada. Israel. Foto Ismael Gobbo

 

 

"Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra,
e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem.
Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa".

Mateus 12:43-45

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/28-05-2018_arquivos/image008.jpg

O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.

Imagem/fonte:

 https://www.brooklynmuseum.org/opencollection/objects/13400/The_Possessed_Man_in_the_Synagogue_Le_poss%C3%A9d%C3%A9_dans_la_Synagogue

 

 

 

De acordo com os evangelhos, no sabbath, Jesus e seus discípulos foram para Cafarnaum e Jesus começou a pregar. As pessoas ficaram maravilhadas com seus ensinamentos, pois ele os passava com autoridade e não da forma dos doutores da Lei. Neste momento, um homem que estava na sinagoga e que estava possuído por um espírito maligno gritou "Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a perder-nos. Bem sei quem és, és o Santo de Deus! Jesus repreendeu-o, dizendo: Cala-te e sai desse homem. O espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele." (conforme o Evangelho de Marcos).

As pessoas ficaram novamente espantadas e perguntaram umas às outras: "Que é isto? uma nova doutrina com autoridade! ele manda aos próprios espíritos imundos, e eles lhe obedecem!". Notícias sobre Jesus então se espalharam por toda a região.

(Wikipedia)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/FEVEREIRO/14-02-2017_arquivos/image013.jpg

Cristo curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela por James Tissot.

Imagem/fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/HealWomanSabbath.jpg

 

 

 

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas,
e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.
Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença".
Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus.
Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: "Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado".
O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água?
Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? "
Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo.
Lucas 13:10-17

 

Tesouros do céu

 

Imaginamos, alguma vez, se, ao invés de enxergarmos somente os atributos físicos das pessoas, pudéssemos ver a essência, o caráter, aquilo que vai no coração de cada um?

Se, não enxergando os belos olhos, o alvo sorriso, os requintados cabelos, as formas justas, vislumbrássemos apenas os princípios morais, a lealdade, o senso de justiça, a capacidade de perdoar, o valor dado à caridade?

Será que as pessoas que consideramos modelos de beleza ainda nos causariam verdadeira admiração?

O que os atuais parâmetros de beleza revelam sobre nossa sociedade? O que eles revelam a respeito de nós mesmos?

*   *   *

Durante uma corriqueira pesquisa pela Internet, a fim de realizar certa atividade acadêmica, Elizabeth Velasquez deparou-se com um vídeo intitulado A mulher mais feia do mundo.

Para sua surpresa, descobriu que eram imagens suas, colhidas em fontes distintas, que destacavam a aparência de suas mãos, braços, pernas e, especialmente, de seu rosto.

A realidade é que a jovem, carinhosamente apelidada Lizzie, nasceu com uma doença extremamente rara que impede seu organismo de absorver gordura. Dessa forma, sem nutrientes, ela nunca conseguiu ultrapassar a marca dos trinta quilos.

Ela caminha com grande dificuldade e, constantemente, sente-se fraca. Ainda, pelas implicações da doença, ficou cega do olho direito.

Quando nasceu, os médicos não acreditavam que fosse sobreviver. Porém, suplantando todas as adversidades, ela frequentou a escola, superou a agressividade dos colegas, enfrentou o preconceito e se formou em comunicação na Universidade do Texas.

Atualmente, é uma mulher independente, conferencista e escritora.

Ainda que vítima de piadas e zombarias, através de suas palestras ela dá voz a pessoas que, por motivos os mais diversos, também são alvo da crueldade alheia.

Em vez de apenas me esconder nas minhas lágrimas, eu escolhi ser feliz e entender que essa síndrome não é um problema, mas uma bênção que me permite melhorar e inspirar outras pessoas, afirma Elizabeth.

*   *   *

A belíssima mulher mais feia do mundo conquistou, por meio da doença que a acomete, os tesouros pelos quais inúmeras pessoas lutam diariamente: resignação, autoconfiança, fé, felicidade.

Para isso, não necessitou se enquadrar em padrões de beleza estabelecidos, não necessitou de um corpo escultural, nem sequer de uma saúde perfeita.

As incontáveis lágrimas de Elizabeth são prova viva do ensinamento atemporal de Jesus: porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

A beleza física esvai-se com a cinza das horas. A saúde digladia-se constantemente com os nossos excessos. Os bens materiais não são nossos, pois, em essência, não pertencemos ao mundo material: cada um de nós, a seu tempo, retornará às moradas do Infinito.

Nossa missão, portanto, é conquistar o amor, a caridade, a tolerância, a fé. Tesouros divinos que nos garantem passos seguros em direção à paz, ao progresso, à verdade, à felicidade... à plena e verdadeira felicidade.

Pensemos nisso! Esforcemo-nos para acumular os tesouros do céu!

 

Redação do Momento Espírita, com base na biografia de
Elizabeth Velasquez e no capítulo 6, versículo 21 de
O Evangelho de Mateus.
Em 19.9.2019.

 

 

(Copiado do site Feparana)

Palestrante motivacional e autora Lizzie Velásquez no Texas Book Festival 2017.

Fotógrafo Larry D. Moore

Imagem copiada de https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lizzie_Velasquez_2017.jpg

 

Seminário “Mediunidade e obsessão em crianças”

Campo Grande, MS

 

Ocorrerá no dia 22 de setembro na Comunhão Espírita Casa de Scheilla, em Campo Grande (MS), o seminário “Mediunidade e obsessão em crianças”, das 8h30 às 11h. Mais informações: www.fems.org.br

 

 

(Informação copiada de

https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/mediunidade-e-obsessao-em-criancas/)

 

Sarau: Espiritismo, arte e amor

Teresina, PI

 

A coordenação de Artes da Federação Espírita Piauiense (FEPI) realizará no dia 28 de setembro no Palácio da Música o Sarau “Espiritismo, arte e amor”, às 18h. A programação conta com apresentações musicais de grupos espíritas, exposições fotográficas, esquetes de grupos de teatro, dentre outras atrações. Para saber mais sobre o evento: (86) 99464-2185/ 99938-1260.

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/sarau-espiritismo-arte-e-amor/)

 

14ª Jornada Espírita em

Maringá, PR

 

Com o apoio da Federação Espírita do Paraná ocorre de 14 a 22 de setembro a 14ª Jornada Espírita em Maringá (PR), com entrada franca. Entre os palestrantes convidados estão Alessandro, Vieira de Paula, Luiz Maurício Resende, Marcelo Seneda, Aline Roland de Jesus, Sóstenes Carvalho Cornélio, o presidente da FEB, Jorge Godinho e o vice-presidente, Geraldo Campetti . Informações: (44) 3227-4281.

 

 

(Informação copiada de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/14a-jornada-espirita-em-maringa/)

 

 Seminário :Necessária Reforma

Sorocaba, SP

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

Vídeo com Simoni Privato Goidanich

Clique no link

 

Qual é o papel dos Espíritos e dos encarnados na doutrina espírita? Qual é o caráter essencial da doutrina espírita? O que constitui a força da doutrina espírita? Como podemos contribuir para o fortalecimento da doutrina espírita? Neste vídeo, propomos uma reflexão sobre esses e outros temas. Agradecemos a todas as pessoas que estão participando desse estudo e divulgando os vídeos. Muita paz e felicidade a todos. 

https://youtu.be/hTHHSZnsdjc 

 

 

Palestra no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

(Informação recebida em email de Núcleo Espírita Chico Xavier [[email protected]]

 

Convite para evento: Encontro Espírita da Família

em Taboão da Serra-SP

 

 

(Informações em

https://www.facebook.com/events/492701744795176/)

 

Programação do C.E. Zilda Gama

São Paulo, SP

 

 

 

 

--

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada,
adicione o e-mail 
[email protected]  ao seu catálogo de endereços.

Respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam na rede.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, responda esta mensagem  solicitando a retirada do mailing e faremos isso imediatamente.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

CENTRO ESPÍRITA ZILDA GAMA

R. Dr. Cesar Salgado, 238 - Morumbi

[email protected]

 

Nossa missão: "Acolher e auxiliar fraternalmente o indivíduo no seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino, da Prática da Doutrina Espírita e das parcerias com grupos terapêuticos de reconhecido valor espiritual"

 

 

3º Encontro do Núcleo de Pesquisadores Espíritas de

Franca, SP

 

3º ENCONTRO DO NÚCLEO DE PESQUISADORES ESPÍRITAS - AGNELO MORATO
TEMA CENTRAL: CENÁRIO CONTEMPORÂNEO DAS PESQUISAS SOBRE REENCARNAÇÃO

CHAMADA DE TRABALHOS

Apresentação
O “3º Encontro do Núcleo de Pesquisadores Espíritas de Franca” é um evento para apresentação e discussão de propostas e trabalhos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento sobre a temática espírita. Ele visa atrair pesquisadores da cidade e região, interessados na divulgação e discussão de suas pesquisas. O encontro acontecerá no dia 17 de maio de 2020, domingo.
Um dos diferenciais do Encontro do “Núcleo de Pesquisadores Espíritas” são o incentivo à formação de redes de pesquisa e a promoção da aproximação de autores de diferentes áreas de formação. O tema central de 2020 são os trabalhos sobre o tema “Cenário contemporâneo das pesquisas sobre reencarnação”. Em 2019, apresentamos o livro “Novos estudos sobre Reencarnação”, que contêm alguns artigos apresentados no 11º ENLIHPE (Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo). Em 2020, serão apresentados trabalhos inéditos sobre essa mesma temática.

Instruções aos autores
A data final para submissão de trabalhos é 10 de fevereiro de 2020. A confirmação do recebimento e o parecer da Comissão Científica sobre o artigo serão enviados eletronicamente ao e-mail do remetente. A avaliação será feita utilizando-se o sistema Double Blind Review, no qual o trabalho é avaliado anonimamente por 2 por membros da Comissão Científica do encontro.
Os trabalhos podem ser submetidos em “qualquer área do conhecimento”, desde que relacionados à temática espírita, em forma de artigo científico, conforme procedimentos definidos a seguir:

Artigo científico:
- O artigo deverá ser gravado em 2 arquivos:
ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo;
ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação de autoria, contendo: resumo, introdução, objetivo geral, objetivos específicos, material e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências.

Ambos os arquivos deverão ser enviados anexados, simultaneamente, para o e-mail:[[email protected]].

Formato do Trabalho:
- Editor de textos: word for windows 10 ou posterior.
- Número de páginas: máximo de 15 (quinze).

Configuração das páginas:
- Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm.
- Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm)
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12
- Formato do parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm
- Espaçamento entre linhas: simples.
- Figuras, tabelas e gráficos: Fonte Times New Roman, tamanho 8 a 12
- Resumo: Mínimo de 1150 caracteres (aproximadamente 10 linhas), máximo de 1750 caracteres (aproximadamente 15 linhas)
- Referências bibliográficas e citações segundo a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
- Revisão ortográfica a cargo dos autores.

Informações pelo e-mail: [[email protected]].

Local do evento: Auditório José Russo (Piso Superior), Hospital Allan Kardec,
Rua José Marques Garcia, 675, Franca-SP.

 

 

 

 

(Informações recebidas de Adolfo de Mendonça Jr)

 

 12º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier

Jundiaí, SP

http://espiritismoonline.com.br/amigosdechico/2019/imgs_5.jpg

 

(Informação recebida de Geraldo Lemos Neto)

 

15o. ECEVIL

Vinhedo, SP

 

(Com informações de https://www.facebook.com/walniero/posts/3551626024863578)

 

Eventos Espíritas programados para

Marília, SP

Olá, amigos.

Seguem cartazes divulgando eventos promovidos pelas casas espíritas de
Marília.

Abraços fraternais,

Donizete
 

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/b8dff991-736c-4d43-ae82-1c30f098b90f.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/25abd76e-3a77-4045-aa55-d1ad6a320814.jpeg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/e72d02e8-4a2b-4644-8ff6-44cdd3ded84d.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/afb35349-2b24-43f2-b666-b037f2149288.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/17c93902-347b-4a9a-987c-bc335a762885.jpeg

 

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/27f20545-7bd6-44ef-ae9d-09d6759cfc5a.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/a2f18405-fced-4d68-bafc-13aafc9422fd.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/f6c6ef26-a75e-4947-b100-4f03ad9162cc.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/784c4c8a-9dd7-4582-bf27-e42d642d83e0.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/22462fc3-b9b2-4293-a0db-9b0376bf3238.jpeg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/707d0eec-a709-45c9-815f-b40a6fd8a057.jpg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/3d926c29-f9a5-4faf-b597-6d63d2b0cf50.jpeg

 

https://gallery.mailchimp.com/d69277d71ef735e2f4ac7ff47/images/f12da051-1095-4e72-bb6e-9530e1eb8333.jpeg

 

 

Prossegue a 42ª Jornada de Confraternização Espírita

de Assis (SP) - Palestra dia 21/09/2019

 

(Informação recebida em email de Francisco Atilio Arcoleze [[email protected]])

 

Encerramento da 46a. Semana Espírita de

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Luiz Gouveia)

 

18o. Congresso Estadual de Espiritismo

Atibaia, SP

 

(Informação recebida de Júlia Nezu)

 

 Sessão Solene em homenagem a Allan Kardec

Santo André, SP

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

 

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/79/original_topo-09-2019.jpg?1568138676

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/80/original_Parabolas_e_Ensinos_de_Jesus.png?1568727102

O Som da Nova Era: O Clarim e seus maestros

 

 

Cássio Leonardo Carrara

Doutrinário

 

Como definir uma trajetória marcante de vida? E de que forma o exemplo pode inspirar a continuidade de um nobre trabalho?
Conheça a vida, a obra e o legado de Cairbar Schutel, em seu trabalho exemplar no jornal O Clarim, Revista Internacional de Espiritismo e livros publicados. Um resgate de episódios e personagens notáveis da Casa Editora O Clarim, que passaram por guerras, crises econômicas e superaram a intolerância e o preconceito, mantendo vivo e dando continuidade ao trabalho de Schutel por mais de um século.

 

por R$ 30,00

Comprar

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/82/original_som_nova_era_3D.jpg?1568727167

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/81/original_A_Visao_Espirita_dos_Sonhos.png?1568727136

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/75/original_renovacao_03.jpg?1568137882

Assine a Revista Internacional de Espiritismo e o jornal O Clarim:

assinaturas.oclarim.com.br

 

A segunda milha

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Cartas do Coração. Primeira Parte.

Doutrina Cristã em Prosa. Página 56.

 

“E se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas”. Jesus - Mateus, 5:41.

 

As milhas a que se reportam os ensinamentos do Mestre são aquelas de nossa jornada espiritual, no processo de elevação, cada dia.

Aprende a ceder para os outros, se desejas realmente ajudar.

Não regenerarás o criminoso atormentando-lhe o campo íntimo com chibatadas verbais, não corrigirás o transviado à força de imposições humilhantes e nem conquistarás a confiança curativa do enfermo, aprofundando-lhes as próprias chagas.

Em qualquer problema que alcance as raízes da alma, é imprescindível penetrar o núcleo vivo de elaboração do pensamento e aí depositar a bendita semente da simpatia, a favor da solução necessária.

Vencer sem convencer é consolidar a discórdia.

Indispensável marchar em companhia dos outros, onde os outros lutam e choram, a fim de que possamos ampará-los com eficiência.

Quem poderia entender o Cristo se o Mestre, longe de descer à Terra, usasse uma Tribuna de Luz, dirigindo-se do Céu distante aos homens?

Para a renovação de sentimentos alheios, única medida suscetível de estabelecer o progresso espiritual e fundamentar a paz, é imprescindível aprendamos a caminhar com os semelhantes no terreno das concepções que esposam para que a discussão esterilizante não elimine os embriões de fraternidade e confiança que prometem a vitória do amor e da luz.

Não basta, porém, concordar secamente, como quem se desvencilha de um fardo desagradável.

É preciso “caminhar com o próximo”, confraternizando.

Ainda mesmo quando estejamos em companhia de um delinquente, adotemos por guia a piedade edificante, que auxilia sem qualquer exteriorização de superioridade.

Deixa que teu irmão te confie os próprios amargores, sem mágoa, sem espanto e sem revolta.

Estende às mãos seguras e bondosas aos que tombaram.

Aprende a descer para ajudar.

E então a tua voz será convenientemente ouvida, porque terás caminhado, em benefício do companheiro ignorante, fraco, perturbado ou sofredor, aquela “Segunda Milha” das eternas Lições de Luz.

 

 (Recebido do divulgador Antonio Savio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/06-08-2015_arquivos/image008.jpg

Coluna situando o  marco da 1ª. milha da Via Ápia. Roma Itália.

Original se encontra no Campidoglio.  Foto Ismael Gobbo.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image011.jpg

Via Ápia. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Via Ápia (em latim Via Appia, em italiano Via Appia Antica) é uma das principais estradas da antiga Roma. Recebeu este nome em memória do político romano Ápio Cláudio Cego, que iniciou sua construção em 312 a.C. Inicialmente a estrada estendia-se de Roma a Cápua, numa distância de 300 quilômetros

Posteriormente foi ampliada para passar por BeneventoTaranto, até Brindisi (264 a.C.) (no "calcanhar" da península Itálica), chegando a uma extensão de 600 quilômetros. Era chamada, em latim, de Regina Viarum (rainha das estradas).[1][2][3] . (Wikipedia)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image010.jpg

Túmulo circular de Cecília Metela. Via Ápia, Roma.  Foto Ismael Gobbo.  A  Via Ápia era ladeada por

túmulos geralmente  nos arredores das cidades por onde ela passava. Ia de Roma a Brindisi.

 

Túmulo de Cecília Metela (em italianoMausoleo di Cecilia Metella) é um mausoléu localizado do lado de fora de Roma na marca das três milhas da Via Ápia. Foi construída no século I a.C. para homenagear Cecília Metela Crética, filha de Quinto Cecílio Metelo Crético, cônsul em 69 a.C., e esposa de Marco Licínio Crasso, que era filho do triúnviro e servia com Júlio César[1].

O túmulo é um dos mais conhecidos e bem preservados monumentos ao longo da Via Ápia e um popular destino turístico. Em 2013, o circuito que passava pelas Termas de Caracala, a Vila dos Quintílios e o Túmulo de Cecília Metela foi o vigésimo-segundo mais visitado em toda a Itália, com 245 613 visitantes[2]. (Wikipedia)

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/26-10-2018_arquivos/image017.jpg

“Domine quo vadis?”. Óleo sobre tela por Annibale Carracci

Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Domine_quo_vadis%3F

 

 

Quo vadis? é um frase latina que significa "Para onde vais?" ou "Aonde vais?". O uso moderno da frase refere-se a um relato do evangelho apócrifo conhecido como "Atos de Pedro" (Manuscrito Vercelli XXXV), no qual, ao fugir de uma provável crucificação em RomaSão Pedro encontra Jesus ressuscitado e pergunta: Quo vadis? E Jesus responde: Romam vado iterum crucifigi ("Vou a Roma para ser crucificado de novo"). Prontamente Pedro ganha coragem para continuar seu ministério e acaba por se tornar um mártir[1] após ser crucificado com a cabeça para baixo[2]

Igreja Domine Quo Vadis foi construída no local onde o encontro entre Pedro e Jesus alegadamente ocorreu. A frase também aparece algumas vezes na tradução Vulgata da Bíblia, notavelmente João 16:5, quando Jesus diz aos apóstolos:"E agora vou àquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Aonde vais?"

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quo_vadis%3F

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/16-08-2019_arquivos/image024.jpg

Igreja “Domine Quo Vadis” na Via Appia  Antica. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

 

Postura altamente humanitária

 – Orson Peter Carrara

 

Toda cidade tem seu vulto histórico de destaque ou vários, a depender de sua história e origens no tempo. É comum que todos recordemos fatos da infância ou ainda que não tenhamos tido contato direto, até por questão cronológica, mas tenhamos conhecimento das ações e legado deixado por esses homens e mulheres que marcaram época, projetando suas ações no futuro.

 

Vim de uma cidade muito pequena, Mineiros do Tietê, no interior paulista, onde personalidades como Dr. Salvador Mercadante e Dr. Pedro de Oliveira Brandão, o primeiro médico e o segundo farmacêutico, marcaram nossas memórias. Assim como os alfaiates e músicos Augusto Zugliani e Pedro Carrara, entre tantos que poderiam ser citados, que igualmente fizeram história e deixaram registros em nossa própria história pessoal e de muitas pessoas e famílias.

 

Em Matão – também no interior paulista, como em qualquer outra cidade, o fato se repete. São homens e mulheres que se imortalizaram por suas ações e iniciativas sempre humanitárias e conscientes na direção do bem geral.

 

É o caso de Cairbar Schutel, em Matão. Farmacêutico e homem de bem, foi o primeiro prefeito da cidade. Natural do Rio de Janeiro, aqui fixou-se e transformou a vida do então pequeno vilarejo. Projetou-se além das fronteiras da cidade, do estado e do país, com sua ousada ação em favor do bem geral, por meio da cultura espírita, mas também na cidade onde recebeu o cognome de “O pai dos pobres de Matão” e o de “Apóstolo de Matão”.

 

Homem de fibra moral inquebrantável, protetor dos animais, das pessoas frágeis e carentes da alma e do corpo, dele recebiam o amparo para todas as dores. Aviava receitas médicas gratuitamente em sua farmácia, recolhida mendigos, servia refeições aos pobres, deslocava-se a cavalo pelas madrugadas para partos difíceis numa época sem quaisquer dos recursos que hoje dispomos. Católico fervoroso, trazia o padre da vizinha Araraquara para os ofícios católicos, envolveu-se com a fundação do Albergue Noturno, com a criação do Hospital e mesmo com a política sempre para beneficiar os pobres e necessitados, mas também em favor do bem coletivo, numa noção exata de cidadania.

 

Depois tornou-se espírita, abandonou a política, e dedicou sua vida aos livros, à cultura espírita, ao bem que já havia em seu coração, agora ampliado pelo novo conhecimento. Enfrentou preconceitos e lutas, mas a convicção foi mais forte e sua índole bondosa prevaleceu sobre tudo. Seu legado atravessou as décadas e inspira gerações, com grande repercussão nacional e internacional.

 

Neste fim de semana, ocorre na cidade o EAC – Encontro Anual Cairbar Schutel – em sua 9ª edição (o evento iniciou-se em 2011 consolidando-se ao longo dos anos). Atraindo centenas de participantes e quase uma centena de cidades de vários estados. O evento é sempre realizado em setembro, nas proximidades do dia de seu nascimento, dia 22 de setembro, em 1868. E agora, sábado e domingo, 21 e 22 de setembro, o evento retorna para alegria de seus organizadores e participantes, em gratidão à alta postura humanitária do grande benfeitor.

 

É que o exemplo fala mais que as palavras. Uma postura é mais que mil palavras... Obrigado Schutel. 

 

(Copiado de https://www.facebook.com/groups/1626981944203783/permalink/2490623061172996/)

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]