Notícias do Movimento Espírita

São Paulo, SP, quarta-feira, 03 de junho de 2020

Compiladas por Ismael Gobbo

 

 

 

Notas

1. Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

2. Este e-mail é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas via e-mail  e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos de e-mail. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas.

 

3. Este trabalho é pessoal e totalmente gratuito, não recebe qualquer tipo de apoio financeiro e só conta com ajuda de colaboradores voluntários. (Ismael Gobbo).

 

 

 

Atenção

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui:


http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/03-06-2020.htm

 

No Blog onde é  postado diariamente:

http://ismaelgobbo.blogspot.com.br/

 

Ou no Facebook:

https://www.facebook.com/ismael.gobbo.1

 

   

   

Os últimos 5 emails enviados     

 

DATA                                       ACESSE CLICANDO NO LINK

 

02-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/02-06-2020.htm

01-06-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/JUNHO/01-06-2020.htm

30-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/30-05-2020.htm

29-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/29-05-2020.htm

28-05-2020     http://www.noticiasespiritas.com.br/2020/MAIO/28-05-2020.htm

 

 

Publicação em sequência

Revista Espírita – Ano 7 - 1864

 

 

 

 

 

(Continuação da postagem anterior)

 

 

(Copiado do site Febnet)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/OUTUBRO/29-10-2019_arquivos/image010.jpg

Jesus e a mulher cananéia. Óleo sobre tela de Michael Angelo Immenraet

Imagem/fonte:

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Michael_Angelo_Immenraet_-_Jesus_and_the_Woman_of_Canaan.jpg

 

Exorcismo da filha da mulher siro-fenícia é um dos milagres de Jesus nos Evangelhos e é contado no Evangelho de Marcos no capítulo 7 ( Marcos 7: 24-30 ) e no Evangelho de Mateus no capítulo 15 ( Mateus 15:21). -28 ). Em Mateus, a história é contada como a cura da filha de uma mulher cananéia . [1] De acordo com ambos os relatos, Jesus exorcizou a filha da mulher enquanto viajava na região de Tiro e Sidom , devido à  demonstrada pela mulher.

 

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/24-06-2019_arquivos/image011.jpg

Catedral  de  Marmande e  neve em 1920. Autor: Jean Charrié.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:7_1920_12_Marmande_cathedrale_neige.jpg

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019_arquivos/image008.jpg

Possuídos de Morzine.

Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864

Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Poss%C3%A9d%C3%A9es_de_Morzine.jpg

Sagrada Família*  em Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

* Templo Expiatório da Sagrada Família, e também conhecido simplesmente como Sagrada Família, é um grande templo católico da cidade de BarcelonaCatalunhaEspanha, desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã. Financiado unicamente por contribuições privadas,[1] o projeto foi iniciado em 1882[1] e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola[1] e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_Expiat%C3%B3rio_da_Sagrada_Fam%C3%ADlia

Interior da “Sagrada Família”. Barcelons, Espanha. Fotos Lucas Gobbo.

Barcelona vista da Sagrada Família. Barcelona, Espanha. Fotos Lucas Gobbo

Parque da Cidadela. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo

 

Parque da Cidadela (em catalãoParc de la Ciutadella) foi, durante muitos anos, o único parque da cidade de Barcelona, na Catalunha, na Espanha. Foi construído nos antigos terrenos da fortaleza da cidade (daí seu nome Cidadela), à imagem e semelhança do Jardim do Luxemburgo de Paris.

Está situado no bairro de São Pedro, Santa Catarina e Ribeira, no distrito da Cidade Velha, no triângulo compreendido entre a Estação de França, o Arco do Triunfo e a Vila Olímpica, entre o Passeio Pujades, o Passeio Picasso e a Rua Wellington. Dispõe de dez acessos e tem uma extensão de 17,42 hectares, sem contar com o Zoo de Barcelona.

No parque, encontra-se o antigo Arsenal da Cidadela, sede actual do Parlamento da Catalunha.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Parc_de_la_Ciutadella

 

Adultério e prostituição

 

Pelo Espírito Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Livro: Vida e Sexo. Lição nº 22. Página 93.

 

“Atire-lhe a primeira pedra aquele que estiver isento de pecado”, disse Jesus.

Esta sentença faz da indulgência um dever para nós outros, porque ninguém há que não necessite, para si próprio, de indulgência.

Ela nos ensina que não devemos julgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a nós mesmos, nem condenar em outrem aquilo de que nos absolvemos.

Antes de profligarmos a alguém uma falta, vejamos se a mesma censura não nos pode ser feita.

Do item 13, do Cap. X, de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

 

 

É curioso notar que Jesus, em se tratando de faltas e quedas, nos domínios do espírito, haja escolhido aquela da mulher, em falhas do sexo, para pronunciar a sua inolvidável sentença: "aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra".

 Dir-se-ia que no rol das defecções, deserções, fraquezas e delitos do mundo, os problemas afetivos se mostram de tal modo encravados no ser humano que pessoa alguma da Terra haja escapado, no cardume das existências consecutivas, aos chamados "erros do amor".

Penetre cada um de nós os recessos da própria alma, e, se consegue apresentar comportamento irrepreensível, no imediatismo da vida prática, ante os dias que correm, indague-se, com sinceridade, quanto às próprias tendências.

Quem não haja varado transes difíceis, nas áreas do coração, no período da reencarnação em que se encontre, investigue as próprias inclinações e anseios no campo íntimo, e, em sã consciência, verificará que não se acha ausente do emaranhado de conflitos, que remanescem do acervo de lutas Sexuais da Humanidade.

Desses embates multimilenares, restam, ainda, por feridas sangrentas no organismo da coletividade, o adultério que, de futuro, será classificado na patologia das doenças da alma, extinguindo-se, por fim, com remédio adequado, e a prostituição que reúne em si homens e mulheres que se entregam às relações sexuais, mediante paga, estabelecendo mercados afetivos.

Qual ocorre aos flagelos da guerra, da pirataria, da violência homicida e da escravidão que acompanham a comunidade terrestre há milênios, diluindo-se, muito pouco a pouco, o adultério e a prostituição ainda permanecem, na Terra, por instrumentos de prova e expiação, destinados naturalmente a desaparecer, na equação dos direitos do homem e da mulher, que se harmonizarão pelo mesmo peso, na balança do progresso e da vida.

Note-se que o lenocínio de hoje, conquanto situado fora da lei, é o herdeiro dos bordéis autorizados por regulamentação oficial, em muitas regiões, como sucedia notadamente na Grécia e na Roma antigas, em que os estabelecimentos dessa natureza eram constantemente nutridos por levas de jovens mulheres orientais, direta ou indiretamente adquiridas, à feição de alimárias, para misteres de aluguel.

Tantos foram os desvarios dos espíritos em evolução no Planeta - espíritos entre os quais muito raros de nós, os companheiros da Terra, não nos achamos incluídos - que decerto Jesus, personalizando na mulher sofredora a família humana, pronunciou a inesquecível sentença, convocando os homens, supostamente puros em matéria de sexualidade, a lançarem sobre a companheira infeliz a primeira pedra.

Evidentemente, o mundo avança para mais elevadas condições de existência.

Fenômenos de transição explodem aqui e ali, comunicando renovação.

E, com semelhantes ocorrências, surge para as nações o problema da educação espiritual, para que a educação do sexo não se faça irrisão com palavras brilhantes mascarando a licenciosidade.

Quando cada criatura for respeitada em seu foro íntimo, para que o amor se consagre por vínculo divino, muito mais de alma para alma que de corpo para corpo, com a dignidade do trabalho e do aperfeiçoamento pessoal luzindo na presença de cada uma, então os conceitos de adultério e prostituição se farão distanciados do cotidiano, de vez que a compreensão apaziguará o coração humano e a chamada desventura afetiva não terá razão de ser.

 

 

(Texto recebido em email do divulgador Antonio Sávio, de Belo Horizonte, MG)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MARCO/12-03-2012_arquivos/image001.jpg

Cristo e a mulher adúltera

Quadro de Ippolito Scarsella  chamado “Scarsellino”. Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo

 

Jornal “O Farol”. Getulina, SP

Acesse nos links

Enviando o nosso "O Farol" de Junho

Repassem!

Divulguem!

Leiam!

 

Endereços 

Todos: https://dabunjr.wordpress.com/o-farol/ 

Junho: https://dabunjr.files.wordpress.com/2020/06/jornal-espc3adrita144.pdf

Vai anexo também.

 

***ATÉ O RETORNO DE NOSSOS TRABALHOS ROTINEIROS, O NOSSO ‘‘O FAROL’’ ESTARÁ SENDO DISTRIBUÍDO APENAS PELOS MEIOS DIGITAIS. QUANDO AS CASAS ESPÍRITAS REABRIREM-SE ESTAREMOS ENVIANDO A EDIÇÃO EM PAPEL NOVAMENTE

 

Obrigado e beijos no coração!

 

(Informações de Reinaldo Trombini Jr.)

 

Aniversário de 18 anos do GEEAK-DK

Copenhague, Dinamarca

--

Kind Regards

Elsa Rossi  -  www.elsarossi.com    www.buss.org.uk  

Chairperson of British Union of Spiritist Societies

www.buss.org.uk | www.fb.com/uk.buss
Office-phone: +44 (0) 20 77491115

Address: Room 4, 1st floor, Oxford House,  Derbyshire Street, Bethnal Green, London, E2 6HG, England, UK 

UK - Charitable Incorporated Organisation, No. 1136512

BUSS is an integrated member of the International Spiritist Council.

Let's promote the creation of small family groups for the study of the Gospel at Home, that is the key for World Peace.  

 PPlease do not print this unless you really need to.

 

 

(Informações de Elsa Rossi)

 

Arte no isolamento: Um elo de amor

 

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/06/Cartaz-Oficial.jpeg

 

A Associação Brasileira de Artistas Espíritas (ABRARTE) realizará este ano, em edição virtual, O XVII Fórum Nacional de Arte Espírita com o tema “Arte no isolamento: um elo de amor”. Será de 11 a 14 de junho, com transmissão pelo YouTube, no Canal “Abrarte Oficial”, contando com a participação de Haroldo Dutra, Luis Hu Rivas, Renato Prieto, Gabriel Salum, Leila Ramos, Rossandro Klinjey, Marco Lima, entre outros convidados. Mais informações no site da ABRARTE: www.abrarte.org.br/xviiforum

 

 

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/06/02/arte-no-isolamento-um-elo-de-amor/)

 

Publicação do Jornal Momento Espírita

 CEAC. Bauru, SP – 06/2020

 

 

(Recebido de Leopoldo Zanardi)

 

 

Programação do Centro de Cultura Espírita de

Caldas da Rainha, Portugal  

 

Notícias do Movimento Espírita

 

 

 

Exmºs Srs

 

As nossas mais cordiais saudações.

Junto enviamos notícia do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha que continua em labor, online, devido ao estado de calamidade decretado pelo Governo.

 

Sem outro assunto de momento

 

CCE

 

NOTÍCIA

 

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha, mantém todas as suas actividade de índole cultural e espiritual, online, devido às restrições temporárias decretados pelo Governo Português, na sequência da COVID 19.
As actividades disponíveis são o atendimento ao público, em privado (via telefone), grupo de estudo à 4ª feira, pelas 21H00  através da plataforma Zoom e, "Conversas Espíritas", à 6ª feira, pelas 21H00, através do "Facebook" do CCE, sempre com dois convidados analisando alguma situação na óptica espírita.
Na próxima 6ª feira, 05 de Junho de 2020, as "Conversas Espíritas" interactivas com o público, terão como tema "As 4 provas da Reencarnação" e contarão além da presença do moderador (do CCE), José Lucas, os convidados Maria Luísa e Catarina Fernandes.
Para mais informações poderão consultar a nossa página na Internet em 
www.cceespirita.wordpress.com

 

Fonte: Centro de Cultura Espírita

_ _

 

António Luís

[email protected]

a[email protected]

(+351) 914 269 532

 

 

Lançamento on line:

Dimensões Identitárias e Assistenciais do Espiritismo

Dia 6 de junho - 16 horas - Live no Facebook Grupo de Estudos Hermínio C. de Miranda:

https://www.facebook.com/groups/1938431936368577/?ref=br_rs

Livro com abordagens inéditas veio a lume no início de 2020: Dimensões identitárias e assistenciais do espiritismo, organizado por Pedro Simões e André Ricardo de Souza, que assinam também capítulos e contam como co-autores Célia da Graça Arribas e Hélder Boska de Moraes Sarmento. Os quatro atuam como docentes universitários nas áreas da Sociologia e do Serviço Social.

Os capítulos focalizam temas significativos com base em fundamentos acadêmicos, dados estatísticos e em análise espírita. Na parte 1 – Questões identitárias, os capítulos: O espiritismo na pluralidade cristã brasileira; Identidade espírita no Brasil e em Portugal; Feições expressivas do movimento espírita brasileiro; Uma visão sociológica de Allan Kardec. Na Parte 2 – Universo assistencial, são desenvolvidos os capítulos: Contornos e controvérsias das atividades assistenciais cristãs; Censo espírita 2017: um estudo sobre assistência social em Santa Catarina – primeiras impressões; A concepção dos espíritas sobre assistência social; Desafios do trabalho assistencial espírita: dois modelos de atuação; A economia solidária no principal livro oriundo de Chico Xavier.

DE: http://grupochicoxavier.com.br/dimensoes-identitarias-e-assistenciais-do-espiritismo/

 

 

(Recebido em email de geecx grupo chico xavier [[email protected]])

 

Casa dos Espíritas

Comunicado ao Público

 

 

 

Obs. Em respeito à sua privacidade, caso não queira receber informações sobre as nossas atividades, envie-nos um e-mail solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso e-mail: [email protected]

 

 

(Recebido em email de Casa dos Espíritas [[email protected]])

 

 Ciclo de Palestras Virtuais

https://www.febnet.org.br/portal/wp-content/uploads/2020/05/use.jpeg

 

A USE Regional de Ribeirão Preto realizará um Ciclo de Palestras Virtuais Falando de Espiritismo, ao vivo, às 20h, pelo canal do You Tube e na página do Facebook da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE-SP). Veja a seguir a programação do mês de junho e confira os palestrantes convidados.

 

(Copiado de https://www.febnet.org.br/portal/2020/05/27/ciclo-de-palestras-virtuais/)

 

Publicações da Casa Editora O Clarim

Matão, SP

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.

 

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/79/original_topo-09-2019.jpg?1568138676

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/258/original_Umbral_-_Dez_2019.png?1591102318

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/259/original_04_06-Cronica_de_Um_Despertar_-_Jun_2020.png?1591102371

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/260/original_Livros_Quarentena_-_Mai_2020.png?1591102397

http://assets.mktnaweb.com/accounts/2014/06/20/29946/pictures/239/original_renovacao_03.jpg?1588696266

Assine a Revista Internacional de Espiritismo e o jornal O Clarim:

Clique aqui e escolha o plano de sua preferência.

 

Aconselhamentos do céu

 

O contato com o mundo espiritual é realmente fascinante.

Essa comunicação entre os dois lados da vida, que denominamos mortos e vivos, é intrigante.

Embora essa relação sempre tenha existido, foi a partir do século XIX, que foi melhor entendida.

Desde então, a mediunidade, faculdade que permite essa comunicação, ganhou caráter de fenômeno natural.

Quando conhecemos os recursos da mediunidade, sem dúvida, nos empolgamos, pelas possibilidades que possibilita.

Por causa disso, não são poucos aqueles que nela buscam a solução para suas dores e seus males.

Os recursos mediúnicos são bênçãos dos céus para alívio das provas e dificuldades que enfrentamos, enquanto no corpo físico.

Porém, não podemos ter a pretensão de comandar ou ditar as regras para tal recurso.

Também não nos cabe definir quando e como o amparo celestial, através da mediunidade, pode nos alcançar.

Existem pessoas que buscam, nas casas espíritas, cartas e comunicações de seus entes queridos que morreram.

Pretendem o consolo para sua saudade, através de uma carta psicografada ou de uma comunicação verbal, sem atentar que, muitas vezes, não é o momento adequado ou possível.

Outros buscam o imediato restabelecimento da saúde física, através da chamada mediunidade de cura.

Importante entendermos que nenhuma doença nos ocorre por castigo. Trata-se de instrumento da lei divina de correção de sentimentos e ideias equivocados, alimentados desde há muito em nossa alma.

Infelizmente, existem médiuns desavisados que se permitem fazer promessas disso ou daquilo.

Os resultados, por vezes, causam desilusão e descrença porque as manifestações dos Espíritos dependem da condição deles e sempre conforme a Vontade de Deus.

Não esqueçamos, no entanto, que a Providência Divina não deixa ninguém desamparado.

Ao buscarmos os recursos da mediunidade, aguardemos a resposta dos céus, sem a pretensão de que as nossas vontades devam, necessariamente serem atendidas, da forma que idealizamos.

Há muitas maneiras do Amparo Divino nos chegar e sempre na medida exata que precisamos.

Nem todos sabemos mas há reencontros e abraços durante o sono, através dos sonhos, nos quais as saudades são aplacadas e as esperanças nos são renovadas.

Muitas vezes não damos atenção a isso e, consequentemente, não nos permitimos sentir os benefícios alcançados.

Quanto às curas, elas nos chegam por caminhos inesperados, ao mesmo tempo que existem doenças que persistem pois nosso aprendizado assim o exige.

Se bem lermos os Evangelhos, vamos constatar que Jesus curou a muitos, não a todos os que encontrou em Seu caminho.

Sejamos prudentes. Os recursos da mediunidade seriamente exercida são de largo alcance.

No entanto, aguardemos que nos cheguem, de forma devida, conforme as determinações da Divindade.

Roguemos aos céus o amparo e alívio para nossas dores. A resposta sempre nos chegará ao coração, apontando os caminhos mais adequados para o calvário libertador, que nos cabe percorrer.

Confiemos em Deus.

Redação do Momento Espírita.
Em 2.6.2020.

 

(Copiado do site Feparana)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/FEVEREIRO/26-02-2018_arquivos/image006.jpg

Yvonne Pereira no início da década de 1980, com criança no colo (e que disponibilizou a imagem para uso livre).

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dona_Yvonne_Pereira.jpg

 

 

Yvonne do Amaral Pereira foi uma das mais respeitadas médiuns brasileiras, autora de romances psicografados bastante conhecidos entre os espíritas. Dedicou-se por muitos anos à desobsessão e ao receituário mediúnico homeopático.

Leia mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Yvonne_do_Amaral_Pereira

 

Camille Flammarion. O poeta das estrelas

 

Camille Flammarion

Imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Camille_Flammarion_by_Eug%C3%A8ne_Pirou.jpg

 

O popularizador da Astronomia e divulgador do Espiritismo, "de estatura regular, de expressiva fisionomia, o ilustre astrônomo parece concentrar em seu olhar toda a energia de sua alma, toda a vivacidade de seu espírito. Até o nome leva o selo de sua natureza e, por assim dizer, o signo estranho de seu destino (Flamma Orionis...)" (Biografias, Artículos y Datos Espiritistas, recopilados por E.E.G. - Madrid - Revista Psicologia La Irradición, 1896).

 

Astrônomo célebre, sábio e filósofo, o extraordinário investigador francês é, também, famoso e respeitado autor espírita, presidente da "Societé Astronomique de France", diretor do Observatório de Juvisy, dotado de "estilo encantador" (como se refere Léon Denis); ex-presidente da S.P.R. (Society for Psychical Research), encarnado em Montigny-le-Roi, Haute-Marne, França, num sábado, a uma hora do dia 26 de fevereiro de 1842; e, como ele mesmo diria mais tarde, "estava muito impaciente para chegar à Terra, e não esperou os 9 meses; nasceu aos 7 meses."

 

A região da cidade onde nasceu teve uma grande influência romana; daí a razão de muitos dos seus habitantes terem nomes com essa origem. Camille é um deles.

 

Era descendente de modesta família de lavradores. Aos 4 anos sabia ler. Na Escola Comunal foi o primeiro da classe, conquistando, nos primeiros cursos, uma Cruz de Honra, que guardava como recordação de seu primeiro mestre, o Sr. Crapelet.

 

Sua desencarnação ocorreu, aos 83 anos, em Juvisy-sur-Orge, França, tendo sido "inhumé dans son jardin", no vasto Parque do Observatório, de Juvisy, no dia 4 de junho de 1925. "Il est mort comme um poète, comme um amourex du ciel."

 

Com a sua desencarnação, sua esposa Mme. Gabrielle Camille Flammarion (quando solteira, Gabrielle Renaudot, que era sua secretária) assumiu a direção do Observatório, desencarnando, porém, dois anos após.

 

Em 1858, com 16 anos de idade, Camille foi admitido como auxiliar no Observatório de Paris e fez parte do "Bureau des Longitudes", como calculador.

 

Desde muito jovem se deu a conhecer no mundo das letras com a notável obra "La Pluralité des Mondes Habités", que escreveu aos 19 anos de idade.

 

Ele morou em Paris, no piso mais alto de uma casa que forma a esquina da rua Cassini com a avenida do Observatório, a que se ligou muito, pois foi aí que sofreu as amargas vicissitudes da luta pela própria existência e onde gozou das maiores alegrias de sua vida. Nesta casa ele escreveu a maioria das obras que lhe deram fama; onde também, depois de casar-se, morou com a sua fiel companheira, esclarecida confidente de todos os seus trabalhos, e sua preciosa secretária.

 

O gabinete de Flammarion era muito singelo; mas, nas paredes, sobre o pavimento, em cima das mesas e das cadeiras, por todos os lados, uma montanha de livros, periódicos, folhetos e papéis. A sua mesa estava sempre coberta de cartas, que chegavam todos os dias, dos quatro extremos do mundo, e de provas para a sua Revista "L´Astronomie", que fundara em 1882, e para o "Nouveau Dictionnaire Encyclopedique, etc."

 

Durante cerca de uma dezena de anos, Flammarion recebia, quase todas as semanas, extensas cartas de um Senhor chamado Meret, de Burgos, que o felicitava. - Flammarion, demasiado ocupado para responder a tal desbordamento de entusiasmo, se contentava em dar-lhe graças de vez em quando, por um breve bilhete de recebimento. Flammarion já não se preocupava com o generoso Bordelés, quando, um dia, se apresentou um notário em seu domicílio, para anunciar-lhe que M. Meret, sentindo próximo o seu fim, e não tendo herdeiros, lhe legava totalmente - objetivando que a utilizasse para seus estúdios - a bela e vasta propriedade que possuía em Juvisy, e que se chamava, no país, o " castelo da corte de França..."

 

Em 1883, Flammarion fundou o Observatório Juvisy, que dirigiu durante toda a sua vida.

 

Foi presidente da "Societé Astronomique de France" e professor do Príncipe Imperial.

 

Em 1923 presidiu a "Society for Psychical Research". Fez experiências, entre outras, com as médiuns Madame Girardin (na casa de Victor Hugo, em Jersey), Mademoiselle Huet e Eusápia Paladino.

 

O "Anuário Espírita do Brasil" (1931, 1ª ed.) destaca que "o sábio das constelações siderais, com a sabedoria de mestre, provou ao mundo que os domínios da Astronomia não iam somente ao conhecimento dos corpos celestes".

 

O Imperador Pedro II, amante das ciências, foi visitar o astrônomo em seu retiro e plantou, com as suas próprias mãos, no parque, para perpetuar a memória de sua passagem, um pequeno cedro do Líbano, de cujo ato Flammarion, por sua vez, gravou em uma prancha de cobre, os detalhes desse acontecimento.

 

Espírita sincero e fervoroso, publicou, ainda, entre outras, as seguintes obras:

 

1.FILOSÓFICAS:

 

"La Pluralité des Mondes Habités", Paris, Ledoyen, 1862, 2 vol. "in" 12, de 108 e 108pp.; 2ª ed. Aumentada e ilustrada, Paris, Didier, 1864, "in" 12; publicada ao deixar o Observatório.

 

Trata-se de um estudo em que se expõe as condições de habitabilidade das terras celestes, discutidas sob o ponto de vista da Astronomia, da Fisiologia e da Filosofia Natural.

 

"A Astronomia", refere-se " Flammarion, deixou de ser uma ciência abstrata, reservada unicamente a um mui pequeno número de práticos. Tornou-se popular, conforme a esperança há trinta anos, formulada por Arago, o engenhoso astrônomo, que a não viu realizada como desejava" (Paris, 1872, tomo I, em Advertência da 17ª ed., p.11)

 

Essa obra foi traduzida para o português, do original francês da 23ª edição, com o título "A Pluralidade dos Mundos Habitados", por J.M. Vaz Pinto Coelho, em 1878, em dois tomos, tomo I, edição da Livraria Garnier Irmãos, Rio de Janeiro, "in" 8, 266 pp., e tomo II, de B. L. Garnier, Rio de Janeiro, "in" 8, 234 p.p. Versão espanhola de Juan Olivers, Ed. Barcelona, 1873 (RE - 1863 - Janeiro e RE - 1864 - Agosto e Setembro).

 

Allan Kardec faz extenso comentário dessa obra (RE - 1863 - Janeiro): "Posto não se trate de Espiritismo nesta obra", diz, "o assunto é daqueles que entram no quadro de nossas observações" (ob. cit.), e esclarece que "a obra é dividida em três partes. Na primeira, sob o título de Estudo Histórico, o autor passa em revista a imensa lista de sábios e filósofos, antigos e modernos, religiosos e profanos, que professaram a doutrina da pluralidade dos mundos habitados, desde Orfeu até Herschel e Laplace" (ibidem)

 

Do tomo II - Livro IV, p. 8 - Os Céus, destacamos: "o microscópio revelou-nos que a potência criadora tem espalhado a vida em todos os lugares sobre a Terra, e, que, abaixo do mundo visível há seres até a mais extrema pequenez; o telescópio vai ensinar-nos que é impossível ao nosso espírito abraçar toda a extensão desta potência, e que, segundo a palavra de Pascal, em vão incharíamos nossas concepções além dos espaços imagináveis; não chegaríamos nunca senão a produzir átomos a preço da realidade.

 

Eis aqui, com efeito, o quadro o mais magnífico que possam admirar os nossos olhos, o espetáculo o mais imponente que seja dado ao homem testemunhar: aquele da IMENSIDÃO DOS CÉUS".

 

-"Les Mondes Imaginaires et les Mondes Réels" (Os Mundos Imaginários e os Mundos Reais). Viagem pitoresca no Céu. Paris, 1876, "in" 12.

 

"Les Habitantes de l´autre monde". Revelações do além túmulo, primeira e segunda série. Comunicações ditadas por "coups frapés" (batidas de copos ou copos batedores) e por escrita medianímica no "Salon Mont Thabor", pela médium Mademoiselle Huet. Paris, Ledoyen, 1862, 2 vols. "in" 12, ambos de 108 pp.

 

"Lúmen - Histoire d´une Comète". História de uma Alma; História de um cometa no infinito; A Vida Universal e Eterna, Paris, 1867, Librairie International, 15 Boulevard Montmartre, "in" 8º; outra edição, Paris, 1875, "in" 12. Ilustrações de Lucien Rudaux.

 

Essa obra foi traduzida para o português, com o título "Narrações do Infinito", por Almerindo Martins de Castro, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1938, 1ª ed., 188 pp. (RE - 1867 -Março e Maio) e, para o espanhol, por "La Vida Editorial", Barcelona, Espanha, s.d. tomo I; "Historia de um Cometa e Estrela de la Mañana", 127 pp.,tomo II, "El Infinito e La Musa Del Cielo", 125 pp., tomo III, "Dios e El Progresso Eterno", 126 pp.

 

"Dieu dans la Nature"., Trata da Força e da Matéria, da Vida, da Alma, da Destinação, dos Estados e das Coisas, das Diferentes idéias de Deus segundo os homens, etc. Foi a maior alavanca assestada contra o materialismo científico. Paris, 1867, Didier et Cie. "in" 12.

 

Traduzida para o português, com o título "Deus na Natureza", por M. Quintão, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1959, 1ª ed. 416 pp., 1987, 4ª ed. 416 pp. (RE - 1867 - Setembro). Versão espanhola de A. Lopez llasera, Ediciones "Constancia", Buenos Aires, Argentina, 1960, 367 pp.

 

"La Fin du Monde". A ameaça celeste. Como o mundo acabará. A Crença do fim do mundo. As etapas do futuro. Após o fim do mundo terrestre, etc. Paris, Ernest Flammarion, Éditeur, 1894, 418 pp. "in" 12. - Traduzido para o português, com o título "O Fim do Mundo", por M. Quintão, FEB - Federação Espírita Brasileira, RJ, 1951, 1ª ed., 1979 4ª ed. 247 pp.

 

"Uranie", com numerosas ilustrações de Bieler, Gambard e Myrbach; Paris, Marpon et Flammarion, 1889, "in" 12, 288 pp. "A Criação é um poema, do qual cada letra é um sol".

 

"Stella". Romance de palpitante interesse, pleno de ciência espiritualista. Paris. Flammarion, 1897, "in" 12. Traduzido para o português, com o título "Estela", por Almerindo Martins de Castro, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1938, 1ª ed., reeditado em 1950, 332 pp. 1992, 6ª ed. 332 p.

 

"Rêves étoiles". Paris, s.d. E. Flammarion, Éditeur, 1 vol. "in" 12; traduzida para o português, com o título "Sonhos Estelares", por Arnaldo S. Thiago, ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ., 1ª ed. 1941, 244 pp.

 

"L´Inconnu et les Problèmes Psychiques". Manifestações dos moribundos, aparições, telepatia, comunicações psíquicas, sugestões mentais, visão à distância, etc. - Paris, Ernest Flammarion, 1907, "in" 12. Foi traduzido para o português, com o título "O Desconhecido e os Problemas Psíquicos", por Arnaldo São Thiago, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, Vol. I, 1954, 1ª ed. 512 pp., 1990, 5ª ed. 512 pp., e Vol. II, 1937, 1ª ed. 1990, 5ª ed.

 

"Les Forces Naturelles Inconnues" (As Forças Naturais Desconhecidas), sob o pseudônimo de Hermés, Paris, Didier et Cie. Fred Henry, Dentu, 1865, monografia com 152 pp., declarando que é "uma refutação, sob o ponto de vista da ciência, às críticas dirigidas contra os fenômenos espíritas, a propósito dos irmãos Davenport, e à assimilação que se pretendeu estabelecer entre esses fenômenos e os "tours" de prestidigitação" (Fonte: Allan Kardec, vol. III, p. 62")

 

"La Morte et son Mystère", 3 vols. Síntese espiritualista na busca de provas positivas da sobrevivência da alma, relatando fatos observados e comprovados de aparições, hipnotismo, premonições e telepatia, entre outros. A realidade do ser espiritual sobrevivente é demonstrável no atual estágio da Ciência.

 

Tomo I - "Avant La Mort", Ernest Flammarion, Editeur, Paris, 1920, 400 pp. "in" 18.

 

Tomo II - "Autour de la Mort", Ernest Flammarion, Editeur, Paris, 1921, 422 pp. "in" 18.

 

Tomo III - "Après la Mort", Ernest Flammarion, Editeur, Paris, 1922; 443 pp. "in" 18.

 

Traduzidas para o português (sem nomear o tradutor), com o título "A Morte e os seus Mistérios"; ed. FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, 1955, 1ª ed. 319 pp; 1989, 4ª ed. v. 2, 1955, 1ª ed, 361 pp., 1990, 4ª ed; v. 3, 1955, 1ª ed. 366 pp., 1990, 4. ed.

 

"Les Maison Hantées". Aborda fenômenos psíquicos comprobatórios da existência do Espírito. Paris, "in" 8º. Traduzida para o português, com o título "As Casas Mal-Assombradas", por M. Quintão, FEB - Federação Espírita Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1937, 1? ed. 332 pp., 1980, 3ª ed., 331 pp. 1991, 5ª ed. 331 pp.

 

 

2.ASTRONOMIA PRÁTICA:

 

"La Terre et la Lune", Limoges, s.d. "in" 4. A Terra no Céu. A Terra Planeta e o mundo. Condições de habitabilidade do mundo lunar. As influências da Luz, etc.

 

"Le Planète Mars et ses conditions d´habitabilité". Enciclopédia geral das observações marcianas. Tomo I, 1892. da Origem, 1636 a 1890; e Tomo II, 1909, de 1891 a 1900 (1000 desenhos e 40 cartas).

 

"Le Planète Vênus". Discussão geral das observações (94 desenhos).

 

"Les Étoiles doubles". Catálogo de estrelas múltiplas em movimento.

 

"Histoire du Ciel", Filosofia do Céu. Os hierofantes egípcios. Sistemas astronômicos. A superstição dos números. Astrólogos, alquimistas e magos, etc. Paris, 1872, "in" 8. Ilustrados com inúmeros desenhos e cartas.

 

"Études sur l´Astronomie", Nove volumes, "in" 18.

 

"L´Invention des lunettes d´approche et Galilée", "in" 8.

 

"Grande Atlas Céleste" , contendo a relação de mais de mil estrelas. In fólio.

 

"Grande Carte Céleste", contendo todas as estrelas visíveis a olho nú.

 

"Planisphère móbile" , dando a posição diária de cada estrela.

 

"Globes de la lune et de la planète Mars".

 

"Carte Générale de la Lune".

 

 

3.ENSINOS DE ASTRONOMIA:

 

"Qu´est ce que le Ciel? Astronomie elementaire", "in" 18.

 

"Initiation Astronomique"

 

Com 89 gravuras, "in" 12. Foi traduzida para o português, com o título "Iniciação Astronômica", por Manuel Ribeiro, s.d. Lisboa, Portugal, Livraria Editora Guimarães & Cia., 68 do Mundo, 70, 216 pp.

 

Destacando que "o conhecimento das maravilhas do universo constitui uma ciência muito vasta", Flammarion se refere que "durante longos séculos, a ilusão criada pelas aparências enganou os observadores sobre a realidade dos movimentos celestes, sobre a natureza dos astros e principalmente sobre a posição e as condições de estabilidade do nosso planeta. Supunha-se que a Terra permanecia imóvel no centro do mundo, base e fim de toda a criação." (ob. cit. p.6)

 

"Astronomie des Dames", "in" 12, ilustrada.

 

"Astronomie Populaire". Paris, C. Marpon et E. Flammarion, 1881, "in" 8, 483 pp., 300 figuras. A Academia Francesa, pela publicação dessa obra conferiu-lhe o prêmio "Montyon" de 1880.

 

Esta obra foi traduzida pra os principais idiomas; posteriormente foi incluída uma parte filosófica - "Les Étoiles et les Curiosités du Ciel". Suplemento de "Astronomie Populaire" - que a tornou, em 1864, revolucionária, por demonstrar os enganos das antigas crenças.

 

"Les Terres du Ciel". Descrição astronômica, física, climatológica, geográfica dos planetas que gravitam com a Terra em torno do Sol. Paris, 1877, "in" 8.

 

"Les Merveilles Célestes", Paris, Hachette, 1 vol. "in" 12.

 

Traduzida para o português, com o título "As Maravilhas Celestes", Por Alexandre da Conceição, 1937, Editora Educação Nacional, Porto, Portugal, Rua do Almada, 125, 4ª ed. 452 pp.

 

"Copérnic et le sistème du monde", "in" 18.

 

"Annuaires astronomiques".

 

 

4.CIÊNCIAS GERAIS

 

"Le Monde avant l' apparition de l´homme". Origem da Terra. Origens da Vida. Origens da Humanidade. Paris, Marpon, 1886, "in" 8.

 

"L´Atmosphère, Météreologie Populaire". Paris, Hachette, 1888, ‘in' 4, colorida, com 107 figuras.

 

"Mes Voyages aériens", "in" 12.

 

"Contémplations Scientifiques". A natureza, os homens e os animais. 2ª. série, Paris, Flammarion, 1887, "in" 16.

 

"L´Eruption du Krakatoa", "in" 18.

 

"Les Tremblements de terre et les Eruptions volcaniques", "in" 12.

 

"Curiosités de la Science, le temps et le Calandrier", "in" 18.

 

"Les Phénomènes de la Foudre", "in" 8º.

 

"Les Caprices de la Foudre", "in" 18.

 

 

5.VARIEDADES

 

"Mémoires biographiques et philosophiques d´un Astronome" , 1 vol. ilustrado.

 

"Contes philosophiques".

 

"Vie de Copérnic" História da descoberta do sistema do mundo. Paris, Didier, 1872, "in" 12.

 

"Voyage dans le Ciel", extraído de "Rêves étoiles", "in" 18.

 

"Dans le Ciel et sur la Terre", "in" 12.

 

"Clairs de Lune", Paris, Flammarion, 1903, "in" 18. Traduzida para o português, em 1914, com o título "Contos de Luar", por Jayme Cortesão, ed. Guimarães & Cia., Lisboa, Portugal, 68, Rua do Mundo, 70, 164.

 

"Excursion sur les autres mondes", "in" 18.

 

Rendendo homenagem a Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, que desencarnara, repentinamente, dia 31 de março de 1869, Flammarion, a convite da Direção da Sociedade Espírita de Paris, consigna, no seu discurso, para a posteridade que "Ele era o que eu denominarei o bom senso encarnado", publicado, posteriormente, sob o título "Discours prononcé sur la tombe d´Allan Kardec", por Didier et Cie. Paris, 1869, Imp. P. A. Bourdier, 24 pp.; reeditado pela "Librairie Spirite", com o título "Le Spiritisme et la Science", Paris, 1869, "in" 8º., 24 pp., e incluída, por Pierre-Gaëtan Leymarie, em "Oeuvres Posthumes d´Allan Kardec" (Obras Póstumas) (RE - 1869 - Maio; OP, Discurso pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec).

 

As obras de Flammarion foram traduzidas para grande número de idiomas - para o inglês, espanhol, sueco, dinamarquês, italiano, húngaro, checo, holandês, romeno, russo, alemão, português - e são referidas na "Revue Spirite", que também publica seus artigos, que relacionamos a seguir:

 

1863 - Janeiro: Bibliografia - A Pluralidade dos Mundos Habitados;
1863 - Abril: Os Espíritos e o Espiritismo.
1864 - Janeiro: Variedade - Fontenelle e os Espíritos Batedores.
1867 - Março: Notícias Bibliográficas - Lúmen - relato Extraterreno.
1867 - Maio: Lúmen.
1867 - Agosto: Notícias Bibliográficas - Deus na Natureza.
1867 - Dezembro: O Homem antes da História - Ancianidade da Raça Humana.
1869 - Maio: O Espiritismo e a Ciência.

 

Da Revista ICESP, ano 4, nº 14, 2º trimestre/2005 - autoria Dr. Paulo Toledo Machado

 

(O texto foi copiado do site Feparana)

Montgny Le Roi, Val de Meuse. Alto Marne. França. Autor: Michiel1972

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Montigny_-_Val-de-Meuse_FR_(march_2008).jpg

O astrônomo francês Camille Flammarion (1842-1925), em pé, e o compositor francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), sentado no estudo de Flammarion em 1921.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Camille_Flammarion,_Camille_Saint-Sa%C3%ABns,_1921.jpg

800px-Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9½-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory

Camille Flammarion em seu observatório de Juvisy-sur-Orge (1880)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Camille_Flammarion_at_the_eyepiece_of_his_9%C2%BD-inch_Bardou_refractor_at_his_Juvisy_observatory.jpg

Relógio de Sol do Observatório Juvisy-sur-Orge.

Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Juvisy-sur-Orge_-_le_cadran_solaire_de_l%27Observatoire.jpg

 

Juvisy-sur-Orge é uma comuna francesa situada nas margens do Sena, a dezenove quilômetros a sudeste de Paris, no departamento de Essonne na região da Ilha de França. Ela é parte do cantão de Athis-Mons e da Metrópole da Grande Paris. Wikipédia   (Wikipedia)

 

Uranie___Camille_Flammarion_ill_[

Livro “Uranie” de Camille Flammarion.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k29569w.texteImage

O mundo antes da criação do homem. Camille Flammarion.

Imagem/fonte: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6225955v

Eusapia-Palladino-levitation--table

Sessão espírita na casa de Camille Flammarion (França, 25-11-1898)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Eusapia-Palladino-levitation--table.jpg

Universum

Universum: representação do Universo elaborada e usada pelo astrônomo na obra

“L’ atmosphère: météorologie populaire”. (Paris, 1888). Coloração de Heikenwaelder Hugo, Viena 1998)

Imagem/fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion#/media/File:Universum.jpg

Jornal L´Echo de Paris do dia 05-06-1925 de Paris  anuncia a morte de Camille Flammarion ocorrida em 03-06-1925.

Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k811819c.item

Funeral de Camille Flammarion (26-02-1842 / 03-06-1925)

6/6/25, observatório Juvisy, funeral de Camille Flammarion: [foto da imprensa] / [Agence Rol]

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b53147823b.item

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]