Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 04 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/04-04-2012.htm

 

 

 

 

Perda de amores

 

 

Perdi meu filho! Perdi minha filha!

Estas são expressões lacrimosas de pais vestidos de dor, pela morte dos seus filhos.

A lógica humana pondera que os pais devam morrer antes dos filhos. Seria a ordem natural das coisas. - Comenta-se.

No entanto, a vida tem suas próprias diretrizes e não segue a lógica que se lhe tenta determinar.

Cada ser tem seu tempo certo de vida. Seu momento de partir.

Cada criatura traz, ao nascer, a programação que estabelece o quantum de anos deva transitar sobre a Terra.

Por isso, inúmeras vezes, partem antes os filhos do que seus pais.

Isso sem se falar das mortes que ocorrem por conta e risco da imprudência, dos desatinos, das inconsequências mundanas.

De toda forma, o  processo de separação pela morte é extremamente doloroso, na Terra.

Acostumados à vestimenta carnal, grosseira, impedidos de ver o mundo invisível, que nos cerca, choramos a ausência dos que nos disseram o grande adeus, na aduana da morte.

Chorando e lamentando, falamos de perda. Mas, como escreveu José Saramago: Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.

Eis o ponto. Ninguém perde ninguém. Os filhos nos são confiados à guarda pela Divindade. Os pais nos são oferecidos como portos de segurança.

Cada pessoa que nos conquista a afeição pode permanecer conosco um tempo mas, bem poderá ser convidada ao retorno, antes de nós.

Compete-nos, portanto, estarmos preparados a fim de que não detenhamos as lutas porque alguém se foi. Não nos vistamos de crepe porque a morte arrebatou o ser amado do nosso lado.

Sobretudo não utilizemos palavras como perda, pois que o que se verifica é a ausência da presença física.

Os que partem prosseguem nutrindo por nós os mesmos sentimentos.

Se nos amam, envolvem-nos com seus abraços espirituais de forma constante. De onde se encontrem, trabalhando no bem, crescendo no progresso, nos enviam suas mensagens de luz.

Aguardam-nos, a cada noite, o desprendimento do corpo para dialogarem conosco mais intensamente. E nos abençoam as lembranças, fazendo-nos tudo recordar como um delicado sonho, ao despertar.

Alegram-se com nossas conquistas. Fazem-se presentes em nossas festividades e nos enxugam as lágrimas, nos dias de desolação.

Alimentam a nossa saudade com suas sutis presenças e, vez ou outra, espalham o perfume do seu amor, causando-nos doces emoções.

Incentivam-nos nas lutas de cada dia e aguardam, paciente e amorosamente, que os anos transcorram a fim de que se processe o reencontro.

Eles nos disseram Até logo mais, não Adeus.

Afetos ausentes. Não perdidos, nem desaparecidos.

Pensemos nisso e reformulemos nossos pensamentos e palavras.

 

Redação do Momento Espírita.
Em 02.04.2012.

 

 

 

 

E a vida continua

 

Mensagem de Sandra à sua mãe, Lucy

 

 

Minha querida Mãe

 

Um ano transcorreu, no calendário terreno, desde que deixei a veste física e ingressei na vida verdadeira.

Para mim, Mãe querida, é como se fosse apenas um dia, tal a realidade  que aos poucos tomo conhecimento.

Em certos momentos, sinto-me como uma criança, aprendendo os primeiros passos, segurando firme a mão de quem é mais experiente.

Não há morte, só Vida!

É uma adaptação lenta,  aqui não se corre como acontece aí, não temos necessidade de contar os minutos porque o expediente do dia terminou e devemos retornar à casa, ao lar – aqui é o Lar. Estamos nele o tempo todo.

Gradualmente nossa consciência se expande e nova percepção da vida nos impregna.

Mas, se tudo isso é belo e enriquecedor, ainda assim é permeado de saudade e minha emoção transborda ao escrever.

Dessa perspectiva, vocês é que estão viajando: eu regressei da viagem, estou de volta ao Lar.

Não é estranho que eu fale isso?

Mas é o que você me ensinou, o que o Espiritismo ensina e aclara.

Parece muito fácil visto desse plano, mas é difícil quando na vivência terrena.

Uma coisa é certa e predomina: o amor!

Os laços afetivos são indissolúveis e hoje tenho nova dimensão dos sentimentos nobres, dos valores que já procurava cultivar, mas que agora são a motivação maior da minha vida, porque não preciso mais manter as preocupações da vida física, com suas dificuldades, bloqueios, falta de tempo, enfim, uma série de situações que nos tiram do foco central de nossa vida de espíritos imortais.

Assim, quero dizer aos amados Carlos, Bernardo e Hugo, aos queridos irmãos, sobrinhos, familiares e a você, minha Mãe, sem esquecer os amigos, que os amo muito mais do que antes. Porque agora o amor esplende em mim e nas suas diferentes gradações eu o reparto com todos vocês.

Carlos amado, filhos amados eu os envolvo no meu amor e os tenho no  coração como a maior  e melhor expressão dos meus sentimentos.

Comemoremos juntos a Vida!

Comemoremos a felicidade de amar e ser amado!

Cresçam, queridos da minha vida, no conhecimento e vivência dos valores eternos.

Envolvo a todos num mesmo abraço, um abraço coletivo – como se diz – de ternura, de amizade, desse amor, enfim, que não cabe dentro do peito e irradia e encontra reflexos nos corações de vocês.

Sintam-se, pois, abraçados e mantenhamos nossos laços afetivos pela vida infinita.

Mamãe, andei vendo as páginas que você escreve e agradeço a sua ternura e amor. Quem sabe conseguirei ser um dia o que você pensa que eu sou?

Carlos, estou a seu lado sempre que posso. Seu amor e dedicação iluminaram a minha vida.

Abençoo você e nossos amados filhos e lhes agradeço uma vez mais por tudo.E peço a Deus que os cubram de bênçãos..

Queridos irmãos, que saudades ! Nosso querido pai os acompanha e ajuda-os no viver a vida,  como aos netos e toda a família.

Prossigam  na união familiar porque este é um bem precioso.

Aprofundem os ensinamentos espíritas, fonte maior de luz.

Despeço-me, com carinho e amor, ao terminar esta carta que já se alonga.

Fiquem com Deus.

Envolvam nossa Mãe em cuidados.

Para você, Mamãe, meu amor e gratidão.

Da sua filha

 

                        Sandra

 

(Psicografada em 19 de agosto de 2009, por Suely Caldas Schubert)

 

Sandra  (1958 – 2008) com o marido e os filhos

A escritora Lucy Dias Ramos, de Juiz de Fora, MG, com as filhas

A partir da esquerda Sheila, Sandra, Lucy, Valeria e Rejane

 

Em entrevista que nos concedeu para o Noticias do Movimento Espírita, no Focalizando o Trabalhador Espírita,  que em breve enviaremos, Lucy Dias Ramos nos respondeu algumas relacionadas com a desencarnação da filha Sandra (médica), ocorrida no ano de  2008, depois de prolongado tratamento de câncer. Abaixo reproduzimos uma delas:  

 

Lucy seria possível nos contar um pouco da vida de sua filha Sandra que foi inspiração para o surgimento do livro “Maior que a Vida”?

 

Foi minha primeira filha. Não sei descrever a emoção que senti quando ela nasceu. Minha vida mudou muito desde aquela tarde de abril de 1958, quando ela chegou ao nosso lar. Cresceu como nasceu, sem muito trabalho, sem maiores preocupações, a não ser um medo instintivo de perdê-la, como todas as mães sentem e somente elas sabem explicar. Lembro-me com clareza os momentos de sua infância, a ida pela primeira vez para o colégio, o primeiro namorado, a primeira decepção amorosa quando chorou em meus braços, a formatura onde a vejo linda dançando com o amor de sua vida, o casamento, os nascimentos dos filhos, sua ida para outra cidade, onde viveu alguns anos longe de nós... Morou uns dez anos em Niteroi e freqüentava o centro onde o Prof. Raul Teixeira trabalhava, depois ele fundou a Sociedade Espírita Fraternidade. Posteriormente morou 2 anos em Salvador e freqüentava o C.E. Caminho da Redenção... Ela dizia ser muito ajudada por Deus, tendo estas oportunidades de estar em contato com estes dois valorosos benfeitores.

Voltando a morar em Juiz de Fora, participava da Casa Espírita, onde realizou os cursos normais como ESDE e COEM, participava de uma reunião mediúnica, Grupo de Estudo das obras de Joanna de Ângelis, dava aulas. Fazia trabalhos voluntários em outras instituições como médica porque sendo Oftalmologista, tratava de crianças com baixa visão. Foi excelente médica e exerceu a Medicina com dignidade e competência, fazendo Mestrado, Doutorado e muitos clientes que se tornaram amigos...

De seu casamento com Carlos Abreu, nasceram dois filhos Bernardo e Hugo. Bernardo é Engenheiro de Produção e trabalha aqui em Juiz de Fora e Hugo está fazendo também Engenharia. Hoje estão com 24 e 19 anos, respectivamente.

Considero minha filha uma guerreira, uma cristã que procurou seguir os ensinamentos de Jesus com lealdade.

Numa das mensagens que ela me enviou disse: “Mãe, gostaria de ser como a senhora me descreve no livro, estou me esforçando muito neste sentido...”

Foi uma ótima filha, estudiosa, compreensiva e sempre muito amiga. Temos uma afinidade espiritual muito grande. Amo a todos os meus filhos com a mesma intensidade, mas ela era diferente em muitas coisas. Delicada, gentil, tratava a todos com generosidade e atenção, segura e confiante em tudo o que empreendia. Correta e muito ligada aos problemas de todos  os amigos e familiares, sempre dando apoio fraterno, procurando ajudar.

Vivemos momentos de intensa felicidade nas reuniões familiares, nos encontros de Natal, aniversários e nos que permanecíamos juntas conversando sobre nossos problemas, nossos planos... Em 2002, no final do ano, ela nos comunicou que estava com câncer. Depois de muitas lutas e dores intensas o câncer motivaria sua desencarnação em 2008. No livro Maior que a Vida, logo no primeiro capítulo faço uma narrativa de sua vida, e escrevi agora de forma mais reduzida.

 

 

 

 

 

Caravana da Fraternidade e o Evangelho na Bahia

Salvador, BA

 

A Federação Espírita do Estado da Bahia promoveu a Caravana Bahiana da Fraternidade 2012, que percorreu a capital e a região metropolitana, entre os meses de fevereiro e março. O tema adotado foi “Vivendo o Evangelho na construção do homem de bem”. O encerramento ocorreu no dia 1º. de abril, nas dependências do Centro Espírita “Deus, Luz e Verdade”, em Salvador, com evento coordenado pelo presidente da FEEB André Luiz Peixinho e contado com atuação do secretário geral do CFN da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, que abordou o tema “Os trabalhadores cristãos e espíritas, com base no livro Paulo e Estêvão”. Informações www.feeb.com.br; www.febnet.org.br

André Luiz Peixinho, Presidente da FEEB coordena o Seminário

César Perri desenvolve Seminário em Salvador, BA

 

 

 

Palestra com Suely Caldas Schubert na A.E. O Semeador

Catanduva, SP

 

(Informações recebidas  em email. de José Antonio [[email protected]])

 

 

 

Cine Foro exibe os vídeos espíritas: “Mediunidade e Espiritismo”

Quito, Equador

 

EL CENTRO DE ESTUDIOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC DE QUITO - ECUADOR

 

 

SIGUIENDO CON SU PROPUESTA DE DIVULGACIÓN DE LA DOCTRINA ESPÍRITA EN LA CIUDAD DE QUITO - ECUADOR

INVITA MUY CORDIALMENTE A LOS SIMPATIZANTES 
DE LA DOCTRINA ESPIRITA Y
AL PUBLICO EN GENERAL 
A PARTICIPAR 
DEL CINE FORO A REALIZARSE 
EN LA CASA DE LA CULTURA ECUATORIANA

 

CONTINUANDO CON LA EXHIBICIÓN DE LOS VIDEOS ESPÍRITAS :

 

"MEDIUMNIDAD Y ESPIRITISMO"  

 


(Producido por Simoni Privato Goidanich )

Correspondiente a la serie de videos desarrollados por la Médium y Conferencista internacional Simoni Privato Goidanich con ocasión de los 150 años de "El libro de los Médiums", de Allan Kardec 1861-2011 abordando el tema de la mediumnidad bajo la óptica espírita.

 

  EN EL CUAL EL PÚBLICO PODRÁ INTERACTUAR MEDIANTE UN FORO ABIERTO A TODAS LAS INQUIETUDES QUE RESULTEN AL FINAL DE LA EXHIBICIÓN.

 

ESTE EVENTO TENDRÁ LUGAR:

EL MARTES 3 DE ABRIL DE 2012

A LAS 6:30 pm

 

EN LA SALA JORGE ICAZA DE 

LA CASA DE LA CULTURA ECUATORIANA 

EN QUITO - ECUADOR

 

LA ENTRADA ES COMPLETAMENTE GRATUITA  


Nota: Quienes por diferentes motivos no puedan asistir a esta exhibición pueden mirar en lìnea estos y otros videos presentadas en nuestra página amiga
 The Estudios Espíritas. 

o haciendo click en el siguiente link: 
http://www.youtube.com/user/TheEstudiosEspiritas?feature=watch

 

 

Publicado por Centro de Estudios Espíritas Allan Kardec de Quito - Ecuador para Espiritismo Quito el 4/02/2012 04:43:00 PM


CENTRO DE ESTUDIOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC QUITO-ECUADOR
www.espiritismoquito.blogspot.com

 

 

(Informações recebidas em email de Centro de Estudios Espiritas Allan kardec de Quito - Ecuador [[email protected]])

 

 

 

VI Congresso de Saúde e Espiritualidade

Belo Horizonte, MG

 

(Informação recebida em emails de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]], de Andrei Moreira [[email protected]] e de Rose Moliterno)

A bucólica Capela de São Francisco de Assis às margens da Lagoa da Pampulha,  em Belo Horizonte, MG, Brasil. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Atividades programadas pelo

Centro Espírita Humberto de Campos- CEHC. São Luis, MA

 

 

Caros irmãos espíritas!
 

Conheçam a programação das atividades que o Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC agendou para o mês de Abril/2012:
 
Palestras
Quintas-feiras - 19h30
05
- A ÚLTIMA CEIA - Fátima Santos

12 - NINGUÉM MORRE ANTES DA HORA? - Rosalba

19 - POR QUE A CARIDADE? - Loreano

26 - ESTÊVÃO, O PRIMEIRO MÁRTIR DO CRISTIANISMO - Alcina
Sábados - 16h
07 
- MOTIVAÇÃO PARA AÇÃO SOCIAL - Hailton

14 - MALDADE, VIOLÊNCIA E BULLING: DOENÇAS DO ESPÍRITO - Célia

21 - ESPIRITISMO: PORTAL DE LUCIDEZ - Lourdes

28 - SOLIDARIEDADE E PAZ - Eunice

 
Evento
15/04 (domingo) - das 9h às 15h - Seminário ENFERMIDADES MENTAIS NUMA VISÃO FÍSICO-ESPIRITUAL - Apresentação: Dr. José Lauletta Neto (oportunamente, divulgaremos detalhes sobre este evento).
  

Atividades Regulares

DOMINGO
9h/15h
- Eventualmente, estudos de temas específicos, abertos ao público.

SEGUNDA-FEIRA
19h/21h
- Reunião Mediúnica de Desobsessão (não é aberta  ao público).

TERÇA-FEIRA
19h/21h
- Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita-ESDE, Estudo Avançado da Doutrina Espírita-EADE.

QUINTA-FEIRA
18h/21h
- Atendimento na Cantina

18h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
19h/20h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar;
19h/19h30 e 20h/21h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
19h/20h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico);
19h30/20h
- Palestra Pública.

SÁBADO
9h/11h - Evangelização Infanto-juvenil;
14h/15h45 - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita-ESDE; Estudo para Educação Mediúnica-EEM;
14h/16h - Projeto Obra do Berço (para gestantes);
14h/16h e 17h/19h - Atendimento na Livraria; Atendimento na Biblioteca;
15h/15h40 - Hora do Perdão;
15h/16h
- Momento de Esclarecimento - aberto ao público, no Salão;
15h/16h30 - Entrega de Fichas para Atendimento Fraterno;
15h30/19h30
- Atendimento na Cantina;

16h/17h - Curso Preparatório para Implantação do Evangelho no Lar; Palestra Pública;
17h/19h30 - Atendimento Fraterno; Tratamentos Espirituais: Passes Simples e Passes Padronizados (P1, P2 e Choque Anímico). 

 

Participe! 
 
Luz e Paz!

Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC
Av. Projetada, s/n - São Cristóvão II - São Luís-MA - 65.099-110
Tels.: 98.3236.6468 / 8117.7513 (falar c/Lourdes)
[email protected]

 

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

Programação do C.E. Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Vem aí mais uma deliciosa FEIJOADA no Seara do Mestre. Dia 27/05/2012 - domingo. Reserve já seus convites na Secretaria!!!!

 

 

Reuniões Públicas

 

DATA

 

PALESTRANTE

 

 

TEMA

 

03/04/12

20h

 

MANOEL RESENDE

 

A CARIDADE SEGUNDO O APÓSTOLO PAULO

06/04/12

20h

 

JOBERT

 

TEMA LIVRE 

07/04/12

sáb

09h

 

SERGIO ALENCAR

 

NÃO VIM DESTRUIR A LEI

07/04/12

sáb.

15h

 

EDILSON

 

 

BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS


 

AVISOS

 

MOCIDADE - Reuniões todos os sábados as 17hs. Participe!!!!

TEATRO - GRUPO AMORART - Domingos às 16hs. Desperte o artista que existe em você!!!!

 

Campanha de Fraternidade Auta de Souza sábado dia 07/04!!! Saída do Seara às 12h30. Participe!!!!

A Assistência Social continua a contar com sua colaboração. Doe alimentos não perecíveis e roupas de recém nascido!!!


 

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

31ª. Comecelesp- Confraternização das Mocidades Espíritas do Centro-Leste do Estado de São Paulo. Itapira, SP

 

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

II Encontro Cultura de Jovens Espíritas

São Bernardo do Campo, SP

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

15º. Encontro da Familia do C.E. Estrela da Paz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Elizeth Marcos Corona [[email protected]])

 

 

 

III Mostra de Músicas Espíritas

Cataguases, MG

 

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

I Mostra Musical Espírita

Cachoeiro de Itapemirim, ES

 

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

XXXI Feira do Livro Espírita de

Osasco, SP

 

(Informações em email de Regina Bachega)

 

 

 

Registro. Palestra com Therezinha Oliveira no Mês Espírita de

Itapira, SP

 

Aconteceu na última segunda-feira dia 02 de abril de 2012, na abertura do “Mês Espírita Abril2012”-Itapira-SP, a palestra com Therezinha Oliveira (Campinas-SP), nas dependências da Instituição Assistencial Cristã “César Bianchi”. A renomada oradora espírita abordou o tema “O Homem: Dono de seu Destino”, para um público que lotou as dependências da Instituição e que pôde receber  esclarecimentos aprofundados sobre a origem do homem e sua missão nesta Escola Abençoada que é  a Terra. Enfatizou Therezinha, sobre as possibilidades de cada um em relação à sua própria evolução, onde cada homem pode fazer as suas escolhas e com possibilidades de evoluir mais rápido, aproveitando as oportunidades, colocando em prática os ensinamentos do Evangelho à luz da  Doutrina Espírita, onde se encontra as  orientações básicas e  mecanismos para se conquistar os mais altos graus de evolução intelectual e moral. Após a palestra, o presidente da U.S.E. Municipal fez os agradecimentos e a prece final, sorteando livros e convidando a todos os presentes a apreciarem e adquirem os livros da Therezinha, que carinhosamente ficou mais tempo para autógrafos e abraços a todos.

Na seqüência do Mês Espírita Abril2012, Manolo Quesada (São Paulo-SP), estará em Itapira-SP, no sábado próximo 07 de abril de 2012, na Casa Espírita “Nhá Chica”, com o tema: “Família e Reencarnação”.

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

Therezinha Oliveira em palestra no Mês Espírita de Itapira, SP, 2012

Messias profere a prece inicial e apresenta a oradora Therezinha Oliveira no Mês Espírita de Itapira, SP

Público na palestra com Therezinha Oliveira em Itapira, SP

Therezinha Oliveira com jovens da

 Mocidade Espírita de Itapira, SP

Therezinha Oliveira autografando após sua

Palestra no Mês Espírita de Itapira, SP

 

Therezinha ladeada por Eliana e Otavio Cunha

 

 

 

Programação de palestras no C.E. Francisco de Assis

Avanhandava, SP

 

 

 

PALESTRAS DO MES DE ABRIL

CENTRO ESPIRITA FRANCISCO DE ASSIS

Rua Tibiriçá nº 522

Avanhandava

Quarta-Feira ás 20,00 horas.

 

Dia 04 AGNALDO PAVIANI - VOTUPORANGA

Tema: " Viver com Sabedoria"

 

Dia 11 MARCOS VIANNA - BARBOSA

Tema: " Reencarnação,a Misericórdia de Deus "

 

Dia 18 MARCO ANTONIO DE SOUSA - ARAÇATUBA

Tema: " Caminhando com Jesus '

 

Dia 25 REGINALDO TEIXEIRA DE SÁ - ARAÇATUBA

Tema: " Rabi, Onde Moras? "

 

(Informações recebidas em email de Luiz Antonio da Silva [[email protected]])

 

 

 

Centros Espíritas membros do Conselho Espírita Francês

 

Informações reproduzidas da

“Voie Spirite”

Edição no. 41 pags. 17/18

 

 

 

 

Exemplo: 28 médicos atendem gratuitamente pacientes carentes em bairro pobre de Campinas, SP

 

Veja a reportagem da EPTV

 

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-regional/videos/t/edicoes/v/medicos-de-campinas-atendem-gratuitamente-pacientes-carentes/1883690/  

 

 

 

(Com colaboração de Orson Peter Carrara)

 

 

 

Almoço Beneficente do ICEF- Instituto de Cultura Espírita de

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Chá Beneficente do C.E. A Caminho da Luz

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Folhas do Caminho - Yahoo [[email protected]])

 

 

 

 

Dircurso sem Amor

CLAYTON REIS

Magistrado e Professor Universitário

[email protected]

 

O discurso da socióloga EVA BLAY, professora da USP e histórica militante feminista e da Ministra Eleonora Menicucci, Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, estão alinhados com uma retórica desprovida de significado. Na verdade, um verdadeiro sofisma, através argumentos concebidos com o objetivo de produzir a ilusão da verdade.

 

Entendem essas cultas e inteligentes pessoas, que o aborto no Brasil se restringe a questões políticas e de religiosidade. Para Blay: “Essas igrejas preferem a morte das mulheres, uma forma de punir a sexualidade feminina”. E, ainda declara: “é preciso acabar com os valores patriarcais ainda em vigor no país”, segundo entrevista realizada na Folha de São Paulo – C5 – Cotidiano, no dia 13.03.2012.

 

Trata-se de uma retórica não consistente com a realidade dos fatos. Não conheço, no Brasil, nenhuma religião que pregue a morte de seres humanos. Caso a assertiva fosse verdadeira, o que será mais grave – matar mulheres ou crianças em formação no seio do ventre materno? Quanto à afirmação da feminista de que as “Igrejas” pretendem a punição da sexualidade das mulheres é visceralmente contrária ao principio bíblico contido no preceito: crecei e multiplicai-vos!

 

Por outro lado, a eloqüência do discurso centrado na predominância dos valores patriarcais na sociedade atual, não encontra ressonância na sociedade pós-moderna, eis que é veemente repelida nos artigos 1º, inciso III e 3º, inciso IV da Constituição Federal de 1988.

 

Portanto, o discurso dessas proeminentes cidadãs brasileiras é evasivo, tanto quanto desprovido de amor pela vida de seres humanos em formação. Imaginem se as dignas e honradas progenitoras dessas ilustres senhoras pensassem dessa forma - elas não teriam sido geradas. O mesmo o faço em relação à minha querida e amada mãe.  O ponto de vista da professora e doutora Eva Blay fundado no desamor à vida dos seres humanos em desenvolvimento fetal é de “doer a alma”!

 

Não são somente as “Igrejas” que lutam pela vida dos indefesos embriões. A maioria da sociedade brasileira, as famílias responsáveis e preocupadas com uma educação consciente dos seus filhos, está envolvida nesse processo. Para confirmar basta realizar um plebiscito sobre o aborto. O que desejamos não é certamente um sexo desvairado e sem controle das pessoas no uso do seu corpo. Cada pessoa faz sexo como quiser, aonde quiser e com quem quiser – a decantada punição da sexualidade feminina é uma falácia, destinada a enganar os desavisados.

 

O que a sociedade, no geral, repudia é o descarte do resultado do sexo irresponsável e inconseqüente. Este, sim, é o que verdadeiramente geram distúrbios físicos e psicológicos na estrutura das mães geradoras! Nessa linha, a sociedade de pessoas estruturadas na idéia de que a liberdade pressupõe responsabilidade, consiste em uma maternidade fundada nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, conforme prescrevem os artigos 226, par 6º da CF/88 e 1.565, par. 2º do Código Civil.

 

Nessa linha, lutamos pela defesa da vida na sua integral concepção. O uso do corpo feminino constitui direito de quem o faz de acordo com os padrões éticos e morais individuais. Esta postura não se coaduna com o discurso evasivo da intervenção religiosa, em que pese o cunho ético-moral das sociedades religiosas.

 

Todavia, a mulher não pode ser autorizada para exercer o direito de dispor do corpo, dentro do seu corpo. Caso a proposta seja amplamente aceita, os filhos se tornarão objeto descartáveis, a exemplo do que já ocorreu na época do pater familiae do antigo direito romano, em que os filhos eram propriedades do pai-gerador.

 

Nossa voz, que não será silenciosa, é na defesa da vida – do cumprimento do que está disposto no artigo 5º da Constituição Brasileira que trata dos Direitos e Garantias Fundamentais da pessoa humana. Nossa voz sempre foi e será no sagrado direito à vida dos seres indefesos, engolidos pela voracidade do sexo sem limites e sem responsabilidade.

 

Que as femininas usem do seu direito de fazer sexo de acordo com seus desejos e liberdades individuais. Todavia, façam-no utilizando-se das dezenas de prevenções existentes no mercado. E, àquelas que o fizeram sem as cautelas devidas, que o Estado institua programas (a exemplo daqueles previstos no artigo 227 e seguintes da CF/88) de apoio incondicional no plano material e psicológico à gestante, para fazer cumprir a Ordem Constitucional de respeito à dignidade da pessoa humana e o pleno exercício da paternidade (e maternidade) responsável. 

 

A interrupção da gestação através do aborto é a instituição da pena de morte no Brasil, um país que sempre teve a tradição de respeito pela vida e pela dignidade do ser humano em todos os níveis, nos seus diversos momentos da existência.

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP