Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira 11 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/11-04-2012.htm

 

 

 

 

Prece para o STF

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; Cleber Pinheiro Costa [[email protected]])

 

 

 

                          Nota da FEB: Decisão sobre aborto do Anencéfalo no STF

Consta da pauta do Supremo Tribunal Federal do dia 11 de abril a decisão sobre o processo que ali tramita que poderá liberar o aborto para casos de anencéfalos. Como, s.m.j., encontram-se esgotados outros recursos, em  última tentativa, entre dias 9 e 10, uma Comissão de representantes da FEB, AJE e AME-Brasil, estar á visitando ministros do STF. Haverá uma vigília (ato público) defronte ao STF, a partir das 18 horas do dia 10 e os espíritas estão convidados. Sugere-se ainda: a realização de preces/ vibrações; a ampla divulgado/circulação do artigo do ex-ministro Eros Grau “Pequena nota sobre o direito a viver”, publicado na revista da FEB (Reformador, setembro de 2011), e, quiçá, levado às mãos dos que têm alguma influência sobre o processo decisório

Oficio enviado ao STF em 09 de abril de 2012

Acesso também pelo link:

Portal da FEB: http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1085

 

(Recebido em email de

Praça dos Três Poderes com o STF ao fundo

Em primeiro plano a escultura “Os Candangos”

Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Ofensa à dignidade humana – Aborto de anencéfalo

 

Neide Fonseca

São Paulo, SP

 

 

“O mundo vive hoje um momento único em que as criaturas humanas são livres para decidir quanto ao que desejam fazer da vida.... É chegada a hora das grandes definições.....Por trás de uma idéia vencedora existe um comprometimento substancial de mentes que se congregam para torná-la realidade”.  Freitas Nobre - (Mensagem psicográfica recebida por Marlene Nobre, em reunião do Grupo Espírita Cairbar Schutel, 06 /03/2007).

Amanha: 11/04 – uma semana antes de comemorarmos os 155 anos do lançamento de “O Livro dos Espíritos”, o Brasil, destinado a ser “Coração do Mundo – Pátria do Evangelho”, poderá através das vias legais consolidar a perpetração de um crime hediondo: O aborto de anencéfalos.

Justificam aqueles que arguiram a favor da descriminalização da antecipação do parto em caso de gravidez de feto de anencéfalo (nome pomposo para abortamento):

1. Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), no que tange a mãe, pois consideram ser ofensa à dignidade humana da mãe o fato de ‘ela ser obrigada a carregar no ventre um feto que não sobrevivera depois do parto’.

2. Não ser aborto a pretensão, tendo em vista que para eles aborto ‘pressupõe a potencialidade de vida extra-uterina do feto’, coisa que no entendimento deles o anencéfalo não tem.

A dignidade da pessoa humana é um valor central que se baseia tanto na liberdade individual quanto na proteção à personalidade, expressando a afirmação e consolidação dos direitos fundamentais do cidadão e da cidadã.

É verdade que a dignidade da pessoa humana, esta colocada como um dos princípios fundamentais da nossa Carta Magna, sendo intangível, portanto os poderes públicos são obrigados a respeitá-la e protege-la.

A pergunta é: Então por que não proteger o direito do feto que é uma pessoa humana?

A dignidade da pessoa humana esta intrinsicamente ligada à vida, que deve ser protegida desde o feto, inclusive contra qualquer tipo de ameaças.

Aprendemos com a Dra Marlene Nobre que: “Sendo o encéfalo constituído de tronco encefálico, cérebro e cerebelo, o termo anencéfalo deveria aplicar-se apenas ao indivíduo com total ausência de encéfalo. Entretanto, os fetos chamados de anencéfalos mostram uma grande variedade de ocorrência de preservação de partes do encéfalo, de modo geral aquelas mais profundas, representadas pelo tronco encefálico, pelo diencéfalo e até mesmo por estruturas dos hemisférios cerebrais, por vezes do próprio córtex cerebral. Pode-se também observar ausência de formação da lâmina óssea da porção mais alta da cabeça. Portanto, cada caso é um caso...... Além do mais, a utilização corriqueira desse termo favorece, para os leigos, a construção da idéia equivocada e generalizada de que, "não tendo cérebro", nada se pode fazer por esse feto, senão abortá-lo”. (Marlene Nobre é Médica Ginecologista, CREMESP 10304, Presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil e Internacional - http://www.amebrasil.org.br).

Como podemos verificar no “O Livro dos Espíritos”, questão 356-7 toda criança que sobrevive tem um Espírito encarnado, senão não seria um ser humano.

Diante dessas afirmações não podemos nos omitir. Temos noticias de inúmeras crianças anencéfalas vivendo por horas, dias e até ano, depois de desconectadas do cordão umbilical, justamente como ensina a Dra. Marlene Nobre, “por possuírem o cérebro primitivo, responsável pelas funções básicas instintivas”, como foi o caso da menina Marcela de Jesus, que viveu cercada pelo amor dos pais por um ano e oito meses. Marcela ouvia, respondia ao estimulo da luz, sentava-se normalmente, tentava ficar em pé e também emitia sons, como qualquer bebê faz nessa fase da vida.

Portanto a argumentação de que a mãe carrega no ventre ‘algo’ sem vida ou que não sobrevivera depois do parto por não ter potencialidade de vida extra-uterina, é falsa, mentirosa, criminosa.

A criança anencéfala vive desde o útero, como uma vida independente. A mãe é dona de seu próprio corpo não do corpo que esta em seu útero como prova a ciência. Citando Karl Ernest Von Baer – o pai da embriologia comparada: A vida humana começa na concepção, no exato momento do contato do espermatozoide com o óvulo.

E recordemos o Pacto de San José da Costa Rica do qual o Brasil é signatário em seu artigo 4.º que diz: “Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente”.

Temos a convicção de que o feto é uma pessoa humana em formação e que, portanto, tem de ter a sua dignidade humana preservada.

Façamos do dia de hoje um dia de vibrações em favor da vida para que a instituição desse crime não aconteça. Há grandes possibilidades de aprovação da antecipação terapêutica (aborto para bom entendedor), vamos nessas ultimas horas, arregimentar todas as nossas forças: enviando e-mails para os ministros do Supremo Tribunal Federal, fazendo preces, vibrações, e ao final e ao cabo termos a consciência de que fizemos o máximo para impedir tal disparate.

Porém, o livre arbítrio é uma conquista do ser humano, que deverá ser responsável por todos os seus atos. O Brasil está destinado a ser a Pátria do Evangelho, mas esse destino está em nossas mãos, milagres não existem, seriam derrogações da natureza.

Como diz Emmanuel: “ O Brasil terá também o seu grande momento, no relógio que marca os dias da evolução da humanidade....o Brasil terá a sua expressão imortal na vida do espírito, representando a fonte de um pensamento novo....inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz....Peçamos a Deus que inspire os homens públicos, atualmente no leme da Pátria do Cruzeiro, e que nesta hora em que se verifica a inversão de quase todos os valores morais...saibam eles colocar muito alto a magnitude dos seus precípuos deveres”.

 

Neide A. Fonseca – Especialista em Direito Constitucional e Politico, é Espírita militante da Associação Espírita Kardecista Raio Luz. Participante da Equipe do EFE (Projeto Estudos Filosóficos Espíritas) e do VER (Projeto Visão Espírita da Religiosidade).

 

 

 (Recebido em email de Neide Fonseca no dia 10-4-2012)

 

Estátua da Justiça no STF

Brasília, DF

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Evento programado para a “Toronto Spiritist Society”

Toronto, Canadá

 

(Informações recebidas em email de Sandra Mussi [[email protected]])

 

 

 

Leia o boletim informativo do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Acesse aqui:

http://www.spiritist.com/bezerranrews%20152012

 

 

 

 

 

Seminário com Alberto Almeida e Leonardo Machado

Recife, PE

 

(Informação em email de maria Inês feijo machado tavares [mailto:[email protected]]  repassado em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

Eleita e empossada a nova diretoria do

C.E. Luz e Verdade. Araçatuba, SP

 

Presidente : NORBERTO JANUÁRIO PEREIRA.
Vice Presidente : JOSÉ RUBENS GARCIA.

1º Tesoureiro : PAULO CESAR PAZUTTI LIMA.
2º Tesoureiro : GISELE FERNANDES CONSTATE TRAVECHIO.

1º Secretário : ROBIN HOOD LIRIA.
2º Secretário : EDNA CANDIDO DA SILVA SHINZATO.

 

(Informação recebida em email de [email protected])

 

 

 

Registro. Pinga Fogo com Richard Simonetti

Penápolis, SP

 

C.E. DISCIPULOS DE JESUS

SEGUNDA-FEIRA,   9-4-2012

Richard Simonetti

 

Foi numerosa e consistente a participação do público, que pode atentamente ouvir a esclarecedora abordagem do Richard, levando-nos a refletir sobre  aspectos principais da mediunidade, importância do estudo do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita, do trabalho na seara espírita, na seara do bem e da caridade,  de evitarmos os preconceitos por exemplo com o homossexualismo, com os espíritos de "pretos velhos, de caboclos"...

E ainda refletirmos sobre a necessidade da reforma interior como forma de  quebrar as sintonias com os espíritos inferiores ou menos evoluídos, de não nos preocuparmos apenas em desenvolver a mediunidade, pois a temos ou não, mas sim darmos qualidade às nossas vidas,em sermos espíritos melhores, pois assim a pratica mediúnica, para quem tem a mediunidade, terá também cada vez mais qualidade.

zezé

 

(Informação e fotos recebidas em email de maria cristina covolan bachiega [[email protected]])

Público lotou o salão do C.E. Discípulos de Jesus, em Penápolis, SP,  no Pinga Fogo com Richard Simonetti

 

 

 

60ª. Semana Kardequiana- Mediunidade

São José dos Campos, SP

 

 

(Informação em email de USE Sjcampos <[email protected]> repassado em email por Fatima Araujo de Carvalho [[email protected]])

 

 

 

Palestra na comemoração dos 12 anos da A.E. Allan Kardec

Capão Bonito, SP

 

(Informação recebida em email de DIRCEU SANT ANA [[email protected]])

 

 

 

Prossegue o Mês Espírita de

Itapira, SP

 

TODAS AS PALESTRAS SERÃO ÀS 20 HORAS

 

DIA 13/04-SEXTA-FEIRA

 

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA LUIZ GONZAGA

PALESTRANTE: DERMEVAL CARINHANA JR (CAMPINAS-SP)

TEMA: “O ESPIRITISMO NO DIA-A-DIA”.

Dermeval Carinhana Júnior, reside na cidade de Campinas-SP, Pesquisador e Professor do setor aeroespacial. Membro da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas e do Instituto de Estudos Espíritas Wilson Ferreira de Mello; escritor ("Como Nasce um Centro Espírita" e "Confrontando a Razão"); radialista ("Opinião Espírita", da Rádio Espírita Campinas, e "Ação 2000", da Rádio Boa Nova).

 

DIA 16/04-SEGUNDA-FEIRA

 

LOCAL: INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL CRISTÃ CESAR BIANCHI

PALESTRANTE: AUGUSTO CANTÚSIO NETO (CAMPINAS-SP)

TEMA: “LIBERTAÇÃO DO SOFRIMENTO” (baseado em livro de Joanna de Ângelis).

Augusto Cantúsio, reside na cidade de Campinas-SP, Palestrante Espírita, Engenheiro Civil, ex- professor universitário, atualmente presidente da Seara Espírita Joanna de Ângelis em Campinas (S.P.)

 

DIA 20/04-SEXTA-FEIRA

 

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA LUIZ GONZAGA

PALESTRANTE: ORSON PETER CARRARA (MATÃO-SP)

TEMA: “A ALMA DO ESPIRITISMO”

Orson Peter Carrara é natural de Mineiros do Tietê-SP e reside em Matão-SP, ambos municípios paulistas. Espírita de infância, é casado e pai de tres filhos. Autor de 12 livros (3 esgotados e dois no prelo), é articulista de vários jornais, revistas e sites, no Brasil e exterior. Palestrante conhecido em todo Brasil, já esteve também em 3 países da África para tarefas de divulgação espírita. Profissionalmente é editor da Mythos Book e da Solidum Editora. Conheça seu trabalho espírita no blog  orsonpetercarrara.blogspot.com ou pelo site  www.orsonpcarrara.com.br. Vinculado à Comunidade Espírita Cairbar Schutel, onde coordena uma reunião de estudos.

É autor dos seguintes livros:

CAUSA E CASA ESPÍRITA, esgotado

ESPIRITOS, QUEM SÃO? ONDE ESTÃO? O QUE FAZEM? POR QUE NOS PROCURAM? , esgotado

MÉDIUNS, QUEM SÃO? ONDE ESTÃO? COMO AGEM? POR QUE POSSUEM A FACULDADE MEDIÚNICA?

ARENA DE CONFLITOS, em parceria com Wellington Balbo (esgotado)

ONTEM E HOJE COM KARDEC, SEMPRE ATUAL, em parceria com Rogério Coelho

REENCARNAÇÃO - O QUE É? COMO OCORRE? SERIA CASTIGO, SOFRIMENTO OU OPORTUNIDADE?

A ALMA DO ESPIRITISMO

POR QUE ADOECEMOS

MORTE - O QUE OCORRE NO MOMENTO DERRADEIRO? QUEM IRÁ NOS RECEBER? PARA ONDE VAMOS?

TENSÃO EMOCIONAL    ..........e mais dois com títulos ainda indefinidos. 

 

DIA 28/04-SÁBADO (Encerramento)

 

Local: CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA

RUA TERESA LERA PAOLETTI, Nº 348-JARDIM BELA VISTA

PALESTRANTE: WELLINGTON BALBO (BAURU-SP).

TEMA: “DE SHAKESPEARE A CHICO”.

Wellington Rocha Balbo, nasceu em 1975 na cidade de Cafelândia – SP. Casado em 1996, tem com sua esposa Aline Borges Guereiro dois filhos, Olívia Guerreiro Balbo e João Antonio Guerreiro Balbo.

Reside desde 1990 na cicade de Bauru, onde trabalha em uma indústria de embalagens plásticas na área comercial. É também estudante de Administração de Empresas.

Wellington Rocha Balbo atua como secretário no Centro Espírita Joana D’arc, na cidade de Bauru, onde auxilia também na parte de evangelização infantil.

Faz parte do quadro de expositores da USE Intermunicipal Bauru, e vem percorrendo Bauru e região com palestras de divulgação da Doutrina Espírita.

Wellington Rocha Balbo vem colaborando com sites e jornais espíritas e não espíritas, tais como:

·    Recanto das Letras

·    Pintores Famosos

·    Orson Peter Carrara

·    Sociedade de Estudos Espírtas Feirense

·    Fundação Espírita André Luiz

·    Jornal dos Espíritos

·    Grupo Espírita Renascer

·    Correio Fraterno do ABC

·    O Idealista – USE Regional Jaú

·    Jornal Verdade e Luz – USE Ribeirão Preto

·    Jornal Independente de Dois Córregos – Artigos não espíritas

e-mail:  [email protected]     Blog:    http://wellingtonbalbo.blogspot.com/

 ORGANIZAÇÃO USE MUNICIPAL DE ITAPIRA E SUAS CASAS ADESAS: CENTRO ESPÍRITA "LUIZ GONZAGA", INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL CRISTÃ "CÉSAR BIANCHI", CASA DO PÃO, CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA, MOCIDADE ESPÍRITA DE ITAPIRA E FUNDAÇÃO AMÉRICO BAIRRAL.

CONTATOS: OTÁVIO CUNHA (19-9276247 / 38635682), MESSIAS (19-38434548) OU IRONILDO (19-38630407).

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

Pintura Mediúnica com Valdelice Salum no Fraternidade Espírita Gina

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Ribeiro [[email protected]])

 

 

 

Noticias do Movimento Espírita de

Três Lagoas, MS

 

 

CRIANÇAS RECEBEM OVOS DE PÁSCOA EM TRÊS LAGOAS

 

          Dentro das comemorações dos 102 anos do nascimento de Chico Xavier, o  Grupo da  Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, da cidade de Três Lagoas, promove importante reunião. Foi no ultimo dia 6 de março, sexta feira, oportunidade que houve atenção especial às crianças com distribuição de livros e ovos de páscoa que já se torna uma tradição.

          Como abertura dos trabalhos foi feita a leitura do evangelho, segundo o espiritismo, pelo Juiz Federal  Diretor Geral do Forum Dr. Fernão Pompeo de Camargo; a seguir a programação  teve seu inicio com a  palestra proferida por Sebastião de Camargo, que discorreu sobre a vida do médium mineiro.

Na próxima sexta feira 13 é a vez  de Maria Rita da cidade de Castilho- SP  no dia 20 Waldemiro Giachetta e o convidado  e no encerramento dia 27 o coral Vozes da Fraternidade faz  sua palestra e  apresentação.

 

ATENÇÃO ESPECIAL COM AS CRIANÇAS

 

          Dentro das comemorações houve um tratamento especial com as crianças, com a distribuição de ovos de páscoa a todos os presentes, resultando em grande alegria; livros também foram doados, e continuando houve sorteio de DVDs com documentário sobre a vida terrena de Chico Xavier.

         A festa com atenção especial às crianças vem de muitos anos e tendo a frente o casal  Jornalista Luiz Correa da Silveira Filho’ Luizinho ‘ e sua esposa Elzi e sempre contando com ajuda de dezenas de amigos; neste ano houve a participação da Márcia Santana, pecuarista e artista plástica, que carinhosamente fez a oferta dos brindes e os tão esperados Ovos de Páscoa.

Luizinho realizou no sábado da aleluia e domingo de Páscoa visita aos bairros distribuindo Ovos e fez  doação de 05 cinco Ovos a FM Arapuá  87.9  para ser sorteado as crianças daquele distrito.

        Três Lagoas se destaca tendo em vista ter sido a primeira cidade do Brasil a homenagear Chico Xavier, desde 30 de Junho de 2002, quando da colocação de seu nome a uma rua, cujo projeto foi de autoria as então vereadora Márcia Moura, hoje prefeita municipal.

 

(Informações e fotos recebidas em email de Luizinho correia da silva filho [[email protected]])

Palestra com Sebastião Camargo

Sebastião Camargo em sua fala

Dr. Fernão Pompeo de Camargo

A festa da criançada na Páscoa em Três Lagoas

 

 

 

Noite da Pizza da C.E. Caminheiros do Amor

São Paulo

 

 

(Informação recebida em email de GotasDePaz [[email protected]])

 

 

 

Leia o boletim: O Homem no Mundo

 

Acesse aqui:

http://tr.delivery.whservidor.com/index.dma/DmaPreview?9178,43,1934,6248b89a96d82082b904ccaf70a84e4b

 

(Recebido em emails de Ivan Cunha e Regina Bachega)

 

 

 

Leia a Newsletter da

Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/poesia-prece.html

 

 

 

 

 

 

Advogada defende psicografia como prova judicial

 

O texto foi publicado  originalmente

no  jornal Folha Espírita, São Paulo,

Edição abril 2012

 

Ismael Gobbo

 

Michele Ribeiro de Melo

 

 

A advogada campineira Michele Ribeiro de Melo, 34, moradora da cidade paulista de Tupã, defendeu, em fevereiro, dissertação de mestrado em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem) intitulada A Psicografia como Prova Judicial. “As mensagens psicografadas podem e devem ser aceitas como prova judicial uma vez que a finalidade do processo é a busca pela verdade, ou seja, a busca pela justiça”, concluiu.

Abordando a questão da concepção de ciência, Michele mostrou que a teoria espírita é científica, haja vista que não afronta os critérios de legitimação do conhecimento científico produzido e reconhecido pela comunidade científica internacional, mas, ao contrário, é por ela legitimada. “A Ciência Espírita não entra em conflito com nenhuma teoria científica madura, a exemplo da Física. Elas se complementam”, alegou.

No segundo capítulo da dissertação, a advogada promoveu um estudo sobre os princípios constitucionais do processo e os princípios que regem as provas. “Destacamos o Princípio da Liberdade Probatória pelo qual, em nosso sistema processual, existe a liberdade de apresentação das provas, ou seja, não existe limitação quanto aos meios probatórios, dada a importância da prova no processo. Outro importante princípio citado no trabalho é o Princípio do Livre Convencimento Motivado, ou da Persuasão Racional, no qual o magistrado possui a liberdade para valorar as provas de acordo com seu livre convencimento, existindo a obrigação de fundamentar a decisão”, explica.

No terceiro capítulo, conforme explicou Michele, foi tratada a Prova Judicial e verificado que constitui vital importância para o processo, pois sua finalidade é a formação da convicção do juiz para a resolução do caso. “Entendemos que o direito à prova, além de decorrer das garantias constitucionais da ação, ampla defesa e contraditório, é também ratificado pelo Pacto de São José da Costa Rica e o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos de 1966. Dessa forma, o Direito à Prova é uma garantia fundamental.”

Por fim, no quarto capítulo foi analisada a utilização da psicografia no judiciário. “Para tanto, houve a necessidade de conceituar alguns termos que fogem ao conhecimento jurídico, como o que é espírito, o que é mediunidade e os tipos de mediunidade. Baseei-me nos ensinamentos de Kardec para fundamentar essa etapa da pesquisa e para estudar o fenômeno mediúnico, principalmente a psicografia, por ser o foco da pesquisa. Nesse capítulo fiz uma análise histórica do fenômeno mediúnico, que ocorre desde a Antiguidade. Tratei da utilização da carta psicografada como prova judicial, informando que, quando juntada aos autos processuais, tem o caráter de prova documental. Foram citados ainda os casos mais emblemáticos de psicografia como prova no judiciário.

Analisando tudo o que foi exposto, constatamos que em nosso ordenamento jurídico não existem limitações quanto aos meios probatórios, admitindo-se as provas não especificadas nos códigos processuais com base no Princípio da Liberdade Probatória e do Livre Convencimento do Juiz. O único limite existente em relação à liberdade probatória é a vedação da prova considerada ilícita, e a psicografia não é prova ilícita uma vez que não foi colhida mediante violação de direito. Defendi a admissibilidade da psicografia como prova judicial visto que se trata de prova lícita, legítima e em observância aos princípios constitucionais e processuais”, informou.

 

FOLHA ESPIRITA

www.folhaespirita.com.br

 

Michele defendendo sua tese de mestrado sobre utilização da psicografia em prova judicial

 

 

 

Purgativos da Alma

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

            Contou-me um confrade que seu pai, dedicado farmacêutico, desses que colocam o ideal de servir acima do interesse de ganhar, era bem inspirado e sempre acrescentava algo aos medicamentos que vendia para pessoas desalentadas que procuravam ajuda.

            Além da oração e da confiança em Deus, recomendava-lhes que se colocassem diante do espelho e se pusessem a fazer caretas.

            Vendo o ridículo de tal situação, geralmente os pacientes acabavam por dar risadas, esse remédio maravilhoso para os estados depressivos.

            Dotado da sensibilidade dos que se preocupam com o próximo, o farmacêutico sabia ler as angústias que oprimem a alma humana, e, não raro, tomava medidas inusitadas, mas salvadoras, em favor dos fregueses.

            Certa feita atendeu pobre prostituta, amargurada, semblante depressivo, que se queixava da grande quantidade de ratos em sua residência.

            Queria um veneno poderoso para acabar com eles.

            O farmacêutico, adivinhando sua real intenção, preparou em envelope um poderoso laxante.

            A jovem passou três dias literalmente presa no sanitário.

            Quando houve condição para sair, foi à farmácia e pôs-se a xingar o farmacêutico, extremamente irritada. Logo, porém, caiu em lágrimas e agradeceu sua interferência providencial.

            A ideia do suicídio fora um repente, um momento de desespero.

            Aqueles dias de molho lhe permitiram repensar a sua vida, ajudando-a a tomar outro rumo.

 

                                                           ***

           

            Muito interessante, caro leitor, a metodologia do farmacêutico, recomendando caretas diante do espelho.

            Há psicólogos que usam a terapia do riso.

            Receitam, a par de outras orientações, que os pacientes vejam filmes de Carlitos, do Gordo e o Magro, dos Irmãos Marx, dos Três Patetas e outros especialistas em comédias tipo pastelão, para desopilar o fígado.

            Não há tristeza que resista a boas gargalhadas.

            E não se trata de mera especulação ou fantasia, nem de mero condicionamento.

            Está demonstrado por pesquisadores que a risada libera endorfinas na corrente sanguínea, neurotransmissores que parecem possuir propriedades mágicas.

            Melhoram a memória, a resistência, o sistema imunológico, e… também o estado de espírito, favorecendo o abençoado bom humor.

            Portanto, leitor amigo, quanto mais riso, melhor.

            Em qualquer situação, antes rindo que chorando.

            Um companheiro recebia, sorridente, pessoas que compareciam ao velório de seu pai.

            Alguém advertiu:

            – Melhor você deixar de sorrir, pode pegar mal.

            E ele:

            – Meu pai estava com oitenta e nove anos. Lutava contra um câncer havia cinco anos. Sofria muito. O desencarne foi uma bênção para ele. Por que, portanto, demonstrar uma tristeza que não sinto? Pelo contrário. Estou muito feliz, porquanto ele enfrentou com coragem e dignidade sua provação. Certamente estará muito bem na Espiritualidade, junto aos nossos familiares que o precederam.

 

                                                           ***

 

            Outro detalhe que merece nossa consideração, leitor amigo, é o purgante que nosso prezado farmacêutico deu à jovem.

            Doenças, dificuldades, contratempos, problemas que nos  aborrecem tanto, funcionam na maior parte das vezes como autênticos depurativos da alma, evitando que nos comprometamos em desvios perigosos.

            Estivéssemos sempre conscientes disso e haveríamos de enfrentá-los com serenidade, confiantes em Deus, dispostos ao esforço do Bem, sem reclamações e sorrindo sempre, liberando as mágicas endorfinas, para jamais perdermos a capacidade de ser felizes, mesmo na adversidade.

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP