Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira 12 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/12-04-2012.htm

 

 

 

 

“Não pude segurá-lo, apenas o vi de longe”

 

Leia o comovente e exemplar depoimento de uma jovem mãe que teve um bebê com anencefalia

Acesse aqui: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,nao-pude-segura-lo-apenas-o-vi-de-longe,859497,0.htm

 

 

 

 

 

Com sessão suspensa, decisão sobre aborto de anencéfalos fica para 5ª

 

Com cinco votos a favor e um contra, o julgamento que vai decidir sobre a interrupção da gravidez em casos de anencefalia foi suspenso até esta quinta-feira, 12.

 

Leia a matéria aqui: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,com-sessao-suspensa-decisao-sobre-aborto-de-anencefalos-fica-para-5,859778,0.htm

 

STF, Brasilia, DF.  Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Prece para o STF

 

A DECISÃO FICOU PARA ESTA QUINTA FEIRA 12/4/2012

CONTINUEMOS ORANDO.

 

(Recebido em email de [email protected]; em nome de; Cleber Pinheiro Costa [[email protected]])

 

 

 

Comissão FEB, AJE-Brasil e AME-Brasil visitaram os gabinetes dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Brasília, DF

 

Nos dias 9 e 10 de abril, uma comissão integrada pela FEB (vice-presidente Antonio Cesar Perri de Carvalho), AJE-Brasil (Luciano Alencar da Cunha) e AME-Brasil (Antonia Marilene da Silva), visitaram os gabinetes de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal  (STF)  e tiveram audiências com alguns deles ou com   seus assessores diretos, com o objetivo de levar Memorial em  Defesa da  Vida e com argumentos contrários à  liberação do aborto de anencéfalos, assinado pelos representantes das três Instituições, artigo do ex-ministro Eros Grau (publicado em Reformador, setembro de 2011) e livros sobre o aborto  publicados pela FEB e pela Folha Espírita  Editora. Na noite do dia 10, estiveram presentes no ato público - vigília  - , na Praça dos Três Poderes, defronte ao edifício do STF, oportunidade em  que  usaram da palavra. No dia 11, acompanha ra m a sessão plenária no STF, onde ocorre o julgamento da ADPF no. 54, que propõe a liberação do aborto de anencéfalos.

 


Comissão FEB, AJE, AME visitam ministros STF


Vigília frente STF-Elba Ramalho, AJE, AME

 

(Informação recebida em email de Dra Marlene Nobre)

 

 

Entrevista com Richard Simonetti que fará palestra na Casa dos Espíritas deLins, SP

 

 

ABRIL DE 2012

 

1 – Sobre sua vida espiritual, o que o Espiritismo representou para você  e a partir de quando?

    Sou espírita "do berço", família espírita, evangelização infantil, algo da mocidade, muitas leituras, mas meio "sem vergonha", desligado. Somente aos 21 anos integrei-me para valer, a partir de grave enfermidade num dos olhos. Literalmente, "vim pela dor", já que me faltava, em princípio, um mínimo de amor.

 

2 – Poderia nos dizer duas questões doutrinárias sobre as quais mudou seu pensamento inicial e por quê?

    A primeira diz respeito ao transplante de órgãos, a partir de pacientes terminais. Entendia que seria uma espécie de eutanásia, já que o órgão – coração, fígado, pulmão, rim – deve ser retirado vivo. Hoje admito o conceito médico de morte cerebral em que tecnicamente o paciente está morto, sustentado o corpo por sofisticada aparelhagem, a fim de viabilizar o transplante.

    A segunda diz respeito ao sofrimento. Jovem, ainda, imaginava, como ocorre com muita gente, que todas as dores representam o pagamento de nossos débitos, considerando que a Terra é um mundo de provas e expiações. Hoje entendo que a maior parte de nossas dores são decorrentes não do que fizemos no passado, mas do que estamos fazendo com o nosso corpo, com a nossa alma, com a nossa vida, no presente;

 

3 – Os leitores querem saber, quantos países visitou em seu trabalho de palestra e quantos livros escreveu. Além disso, poderia nos dizer, um fato que chamou sua atenção nos países que visitou e qual o livro que escreveu, que gostaria de alterar?

            Estive no Uruguai, Estados Unidos, Itália, França, Suíça, Austrália e Portugal. O fato marcante é que fora do Brasil o Espiritismo está engatinhando, sustentado pelo idealismo de brasileiros no exterior. Apenas em Portugal existe um movimento espírita com gente da terra, e modesto. Quanto aos 52 livros publicados, se possível os modificaria todos, não quanto ao conteúdo, calcado sempre nos princípios espíritas, mas quanto à forma, sempre passível de retoques. Considerando que gênio é a paciência que não acaba, diria que meus livros estão longe de serem geniais porque acabou a paciência. 

 

4 – Diante de tantas polêmicas resultante das pesquisas históricas sobre os textos evangélicos, o que gostaria de ressaltar?

            Renan dizia que de autêntico mesmo, no Novo Testamento, só O Sermão da Montanha. É o suficiente. Nele está resumido o pensamento de Jesus. É nele, ainda, que está a recomendação basilar: que façamos ao semelhante todo o bem que desejamos nos faça.

 

5 – Onde acha que o Espiritismo pode contribuir para auxiliar a renovação social e as mudanças que o Brasil vem sofrendo?

            Mostrando-nos de forma clara e objetiva quanto ao que nos espera quando "batermos as botas", se não "criarmos vergonha" ajustando-nos aos padrões éticos do Evangelho.

 

6 – Sabemos que tem um pensamento muito lógico sobre questões relacionadas com desastres aéreos, massacres em escolas e em grupos discriminados política ou religiosamente. Gostaríamos que colocasse suas conclusões nesse espaço.

            Não gosto da expressão resgates coletivos quando envolva aviões que se precipitam no solo, navios que afundam, tsunamis que devastam populações, seriais killer. Imagino qual a conveniência ou necessidade de reunir piratas que saquearam e mataram num navio que soçobra, a fim de pagarem juntos por crimes cometidos há séculos. Imagino também a complicada logística para reunir tanta gente num mesmo lugar, tanto tempo depois, além de providenciar o "acidente" ou a "matança" por inusitada iniciativa divina. Considere-se, ainda, que os comprometimentos espirituais variam de Espírito para Espírito, segundo seu estágio evolutivo. Um selvagem que matasse e comesse um adversário, num ato de antropofagia, pouca responsabilidade assumiria, em face de seu limitado horizonte evolutivo, o que não aconteceria com um homem civilizado, com perfeita noção do bem e do mal, que fizesse o mesmo.  Por outro lado, a dívida não fica arquivada para oportuno resgate quando se reunirem todos os piratas. Haverá os que farão os acerto de contas mais rapidamente, consciência desperta. Outros demandarão mais tempo, em resgate individual.

 

7 – Sua palavra especial aos linenses nesse 2012.

            Sugiro aos irmãos linenses que façam como a Maria Eny e o Ailton: aproveitem a oportunidade de exercitar a caridade da paciência, comparecendo à Casa dos Espíritas no próximo dia 15, domingo, às 20 horas, para ouvir um obstinado candidato a expositor espírita.

 

 

Palestra com Richard Simonetti na Casa dos Espíritas (Lins, SP)

Domingo, dia 15/4/2012, às 20 horas

 

 

 

Espiritismo na TV

Programa “Sagrado”

 

Fonte: http://febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=1580

 

 

 

 

 

Palestra com Ana Jaicy Guimarães na

Casa do Caminho “Ave Cristo”. Birigui, SP

 

(Informações recebidas em emails de Adriana [[email protected]] e de Cleide Bucalon) 

 

 

 

 

Palestras com Luiz Augusto Macedo

 

 

 

LUIZ AUGUSTO MACEDO, ADVOGADO, PALESTRANTE ESPÍRITA, TAMBÉM REQUISITADO COM TEMAS PARA INSTITUIÇÕES BENEFICENTES, ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADA. ([email protected])      

 

 

DIA: 10 DE ABRIL DE 2.012 – TERÇA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “DR. BEZERRA DE MENEZES”

ENDEREÇO: RUA SEIS DE JUNHO, 286, GUARARAPES, SP

TEMA: “FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS”

CONTATO: MARLY (18) 3606 – 1082     VILMA CORREA   (18) 3606 – 1515    [email protected] 

 

DIA: 11 DE ABRIL DE 2.012 – QUARTA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA “CIRINÉIA”

ENDEREÇO: RUA NABOR NEUDES, 448, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, SP

TEMA: “SAMARITANOS”

CONTATO: ANTONIO BALISTA    [email protected]    SILVANA  [email protected]

 

DIA: 12 DE ABRIL DE 2.012 – QUINTA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “DISCIPULOS DE JESUS”

ENDEREÇO: R. JAIR PRUDENTE CORREIA, 220, RUBIÁCEA, SP

TEMA: “O ANTICRISTO”

CONTATO: NELI RODRIGUES [email protected] VILMA CORREA (18) 3606 – 1515  [email protected] 

 

DIA: 14 DE ABRIL DE 2.012 – SÁBADO ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “AMOR E CARIDADE”

ENDEREÇO: AV. BARÃO DO RIO BRANCO, 952, BIRIGUI, SP

TEMA: “FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS”

CONTATO: NANCY  (18) 3642 – 2388     (18) 3643 – 1190

 

DIA: 15 DE ABRIL DE 2.012 – DOMINGO ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “CAMINHEIROS DO BEM”

ENDEREÇO: RUA JOSÉ BARBOSA, S/N, AURIFLAMA, SP

TEMA: “CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES, CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES – MOTIVOS DE RESIGNAÇÃO”

CONTATO: JOSÉ APARECIDO DOS SANTOS        [email protected]

 

DIA: 16 DE ABRIL DE 2.012 – SEGUNDA-FEIRA  ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS “ALLAN KARDEC” – BIRIGUI, SP.

ENDEREÇO: AV. EUCLIDES MIRAGAIA, 178 (PRAÇA ALLAN KARDEC)

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: RICARDO   (18) 9714 – 2589          [email protected]

 

DIA: 22 DE ABRIL DE 2.012 – DOMINGO  ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS “ALLAN KARDEC” – BIRIGUI, SP.

ENDEREÇO: AV. EUCLIDES MIRAGAIA, 178 (PRAÇA ALLAN KARDEC)

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: RICARDO   (18) 9714 – 2589          [email protected]

 

DIA: 25 DE ABRIL DE 2.012 – QUARTA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “DR. BEZERRA DE MENEZES”

ENDEREÇO: RUA OSCAR RODRIGUES ALVES, 152, ARAÇATUBA, SP

TEMA: “CAUSAS ATUAIS DAS AFLIÇÕES, CAUSAS ANTERIORES DAS AFLIÇÕES – MOTIVOS DE RESIGNAÇÃO”

CONTATO: ELIANA    [email protected]  

 

DIA: 06 DE MAIO DE 2.012 – DOMINGO ÀS 09:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CAMINHO DE LUZ

ENDEREÇO: RUA COROADOS, 255, CENTRO,  BREJO ALEGRE, SP

TEMA: “SAMARITANOS”

CONTATO: FABIANA MISAKA    (18) 9600 – 1767        [email protected] 

 

DIA: 16 DE MAIO DE 2.012 – SEGUNDA - FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS

ENDEREÇO: RUA TIBIRIÇA, 522,  AVANHANDAVA, SP

TEMA: LIVRE

CONTATO: LUIZ ANTONIO SILVA   [email protected]  

 

DIA: 04 DE JUNHO DE 2.012 – SEGUNDA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “JEREMIAS”

ENDEREÇO: RUA BRASIL, 1035,  GUARARAPES, SP

TEMA: LIVRE

CONTATO: ANDRÉIA RUIZ   [email protected] 

 

DIA: 15 DE AGOSTO DE 2.012 – QUARTA-FEIRA ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA “CAMINHO DA LUZ”

ENDEREÇO: RUA 04, 390, FLÓRIDA PAULISTA, SP

TEMA: “AMAI OS VOSSOS INIMIGOS”

CONTATO: MARIA ISABEL  (18)  9701 – 4919   [email protected]

 

DIA: 25 DE AGOSTO DE 2.012 – SÁBADO ÀS 18:00 HORAS

LOCAL: NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CONDUTA ESPÍRITA RIVAIL - N.A.S.C.E.R.

ENDEREÇO: RUA PEDRO LUIS DE SOUZA, N.º 35 - JARDIM BRASÍLIA, SÃO PAULO, SP

TEMA: “SAMARITANOS”

CONTATO: ÂNGELA   (11)  2958 – 0550     [email protected]

 

DIA: 26 DE AGOSTO DE 2.012 – DOMINGO ÀS 10:00 HORAS

LOCAL: CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO SANTANA

ENDEREÇO: RUA DR. OLAVO EGÍDIO, 919 – SANTANA,  SÃO PAULO, SP

TEMA: “LIVRE”

CONTATO: WAGNER ALGOZINO (11) 9433-3183 – (11) 3931-9881 – [email protected] 

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

 

 

Palestra: Enfermidades Mentais- numa visão físico-espiritual no CEHC

São Luis, MA

 

 

(Informação recebida em email de CEHC.Centro Espírita Humberto de Campos [[email protected]])

 

 

 

 

Entrevista no Programa Muitas Vidas da TV Santa Cecilia

Santos, SP

 

Nesta 5a.feira dia 12, às 14:30 horas, no Programa Muitas Vidas NA TV Santa Cecília,

O entrevistado será Rodolfo Calcabrini, falará sobre:
O que é ser uma pessoa alegre;
Tem a ver com estado de alma;
Ser bom ou mau, tem algo a ver;
Viver sorrindo é estar alegre

Tudo isso 5a.feira às 14:30hs. pela Santa Cecília TV
canal 13 da NET e canal 52 em UHF (antena)

Você assiste o Programa Muitas Vidas pela Intenet

Acesse: www.santaceciliatv.com.br

Clique em assista ao vivo (a sua direita na tela) /digite seu email e cidade e pronto ... assista a programação ao vivo

Não Perca. Divulgue!

"(...) Lembra-te deles, os quase loucos de sofrimento, e trabalha para que a Doutrina Espírita lhes estenda socorro oportuno. Para isso, estudemos Allan Kardec, ao clarão da mensagem de Jesus Cristo, e, seja no exemplo ou na atitude, na ação ou na palavra, recordemos que o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade - a caridade da sua própria divulgação".

(Do livro "Estude e Viva", Ditado pelos Espíritos: Emmanuel e André Luiz; Psicografado por Chico Xavier e Waldo Vieira - Cap. 40 Socorro oportuno

 

(Informação recebida em email de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

 

Registro da pré-estréia do longa-metragem “AREA Q”

São Paulo, SP

 

 

Na noite da última segunda-feira, parte do elenco do longa-metragem “AREA Q” se reuniu no Cine Livraria Cultura, em São Paulo, para assistir a pré-estreia do filme.

Tânia Khalill, Isaiah Washington, Murilo Rosa além do diretor do longa Gerson Sanginitto foram alguns dos nomes que marcaram presença.

“Area Q” é uma parceria entre o Brasil e os Estados Unidos, apesar de não ser classificado como espírita, o filme envolve elementos da espiritualidade e de ficção científica.

O longa-metragem é co-produzido pela Estação da Luz, também na co-produção do novo longa, está a Mundo Maior Filmes, da Fundação Espírita André Luiz.

A estreia do filme acontece na próxima sexta-feira, dia 13 de abril.

---------------
Claudio Roberto Palermo - Locutor/Produtor

 


(Informação recebida em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

 

Participe da Banca de Troca de Livros na "20ª Semana do Livro Espírita de Taubaté, SP

 

Você tem um livro espírita, em bom estado de conservação, que gostaria de trocar por outro?

 

Então participe da “Banca de Troca de Livros Espíritas” que será realizada durante as comemorações da “20ª Semana do Livro Espírita”, promovida pelos amigos do C. E. "União e Caridade", na cidade de Taubaté.

 

Imagem inline 1

 

(Informação recebida em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]])

 

 

 

 

 

Registro. Realizada a 48ª. Comenoesp

Marilia, SP

 

REDE MARÍLIA ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES-211

 


rede logo.jpg

 

 

Olá, amigos.

 

No período de 5 a 8 de abril (conhecida semana santa), nas dependências do Colégio Bezerra

de Menezes, em Marília, foi realizada a 48º COMENOESP (Confraternização de Mocidades 

Espíritas do Estado de São Paulo, com abordagem do tema principal JUVENTUDE EM CONFLITO.

 

Estiveram presentes 130 jovens, representando mocidades espíritas de 30 cidades.

 

O evento contou com apoio de participantes de casas espíritas de Marília, especialmente na

feitura das refeições.

 

Seguem abaixo algumas fotos. 

 

Outras poderão ser vistas acessando o seguinte link:

 

https://plus.google.com/photos/109373631302117635287/albums/5729924929664540113?authkey=COPsyYLF6pTUZg

 

Abraços fraternais,

 

Donizete

 

 

Imagem inline 1

 

Imagem inline 2

 

Imagem inline 3

 

Imagem inline 4

 

Imagem inline 5

 

Imagem inline 6

 

(Informação em email de Donizete Pinheiro)

 

 

 

 

1º. Congresso Espírita de Suzano

Suzano, SP

 

 

(Informação em email de locutor - FEAL [[email protected]])

 

 

 

 

VII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha

Caxias do Sul, RS

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Lançamento com autógrafos por Marlene Saes

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em emails de Marlene Saes [[email protected]] e de Vansan)

 

 

 

 

Entremédiuns Noroeste Paulista 2012

Votuporanga, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestras programadas com o orador José Maria de Medeiros Souza

Assis, Presidente Venceslau, Paraguaçu Paulista e Rancharia, SP

 

13.04 - Assis-SP - às 20:00 horas-Centro Esp. Joana Darc 

14.04 - Presidente Venceslau-SP - às 20:00 horas-C.E.Amor e Caridade 

15.04 - Presidente Venceslau-SP - às 10:00 horas-U.S.E 

15.04 - Paraguaçu Paulista-SP - às 20:00 horas-Centro Esp. Paz 

16.04 - Rancharia-SP - às 20:00 horas-Centro Esp. Joana Darc 

 

(Informação em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Curso Passes e Visitação a Lares

Poços de Caldas, MG

 

 

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

Seminário com Dr. Wlademir Lisso

Santo André, SP

 

 

(Informação em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

I Encontro Sem Fronteiras do Jovem Espírita

Poços de Caldas, MG

 

PARA DIVULGAÇÃO....

OI PESSOAL,
 
 ESSE CONVITE É PARA TDS OS DIRIGENTES E JOVENS QUE QUEIRAM PARTICIPAR DESSE ENCONTRO EM POÇOS DE CALDAS.
 
A INSCRIÇÃO VAI ATE O DIA 13/04...
 
AVISEM NAS CASAS ESPÍRITAS, CONVIDEM OS JOVENS, VAMOS PARTICIPAR!!!!
 
CASA ESPÍRITA É LOCAL DE JOVEM...VAMOS PREPARA-LOS PARA SEREM OS TRABALHADORES DE AMANHÃ;
 
ABRAÇOS,
 
ELAINE

 

 

(Informação recebida em email de [email protected] repassado por  Otavio Cunha)

 

 

 

Palestra no Seara de Luz com Antonio Carlos Rodrigues

Bilac, SP

 

 

(Informação recebida em email de VANDERLEI SILVA [[email protected]])

 

 

 

 

Visite o Blog do Astolfo Olegário de Oliveira Filho

Londrina, PR

 

Bom dia.

 

 

Eis os assuntos postados no Blog Espiritismo Século XXIII -  http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ - até o presente momento:

 

 

§                                                                                                                             Pílulas gramaticais (2)

§                                                                           Como estudar as obras de André Luiz

§                                                                           A vida é curta; podemos estar mortos daqui a cinco...

§                                                                           A revista O Consolador está comemorando 5 anos

§                                                                           A Páscoa da ressurreição

§                                                                           Explicação inicial

§                                                                           A frase “assim seja” é um dos sinônimos da palavra...

§                                                                           Pílulas gramaticais

§                                                                           Princípios básicos do Espiritismo

 

 

Quando puder, acesse o Blog e diga-nos o que achou. 

Sua opinião é para nós muito importante.

Você pode acessá-lo clicando no endereço do Blog -  http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/  -  ou num dos títulos acima listados.

Forte abraço. (Astolfo O. de Oliveira Filho)

 

 

 

 

 

 

 

26 anos da Amemg - aprendizado em serviço, em nome do bem

 

 

 

Associação Médico Espírita de Minas Gerais

 

 

 

 

 

 

 

Associação Médico Espírita de Minas Gerais
R.Cons.Joaquim Caetano, 1160
Belo Horizonte, MG 30431-320

 

 

 

 

 

 

Revista: “Spiritist Magazine”

 

Having trouble viewing this email? Click here

 

 

 

It's the Spiritist Renaissance!

 

Dear Ismael,

 

TSM MozartThe latest issue of The Spiritist Magazine is here to bring you new nourishment and great inspiration!

 

 

 Gray

TSM MozartGreat articles, Wonderful News!

 

- Spiritist View on Euthanasia
- The Cocoon of Guilt
- St. Louis on Money
- Miscarriage
- Spiritism in Art
- And much more...

 

Learn More...

 

 

 

______________________________________________________

TSM GLOBAL COMMUNITY

 

Become part of the TSM Global Community, sharing news about Spiritist activities and events in English happening in your local community.  We want to hear about you and your Spiritist Group/Center.  Share the good news with the TSM Global Community.   

Send us an email to [email protected]. Don't forget the pictures!  Certain conditions apply.

 

 

 

 

 

 

Corpo presente, pensamento ausente...

                                      Wellington Balbo

                                          Bauru, SP

 

Gustavo estava no centro espírita, porém seu pensamento caminhava pelo escritório, o que fez com que perdesse as partes mais interessantes abordadas pelo orador na palestra da noite. Mariana fazia o almoço em sua casa, mas sua cabeça andava muito longe dali, mais precisamente no trabalho que executaria na faculdade horas mais tarde, por isso não percebeu quando o arroz queimou. Jonas reunira-se com os amigos, mas não prestara atenção em nada do que fora conversado aquela noite, isso ocorreu porque a tela mental de Jonas viajava por uma outra roda de amigos, totalmente diferente daquela em que ele se encontrava.

Três pessoas diferentes, três situações semelhantes: corpo presente, pensamento ausente.

Quantas vezes isto ocorre conosco? Quantas vezes estamos num local mas nosso pensamento está em outro a milhares de quilômetros dali?

São questões que muitas vezes nos passam despercebidas e não paramos para refletir na importância de estarmos de corpo e alma onde quer que estejamos. Para efeito de estudo ampliemos um pouco mais o tema. Não estaremos mais sozinhos, mas integrados num ambiente onde várias pessoas se reúnem para objetivos comuns. Vejamos: imaginemos que numa reunião mediúnica, por exemplo, não apenas um indivíduo, mas a metade deles está ali só de corpo presente, com o pensamento em descompasso dos objetivos da reunião. Será que a reunião obterá o mesmo êxito do que se todos estiverem conectados e vibrando no mesmo diapasão? A resposta está fácil: Não! A reunião não terá o mesmo sucesso porque parte de seus integrantes está ali apenas de corpo presente, mas o pensamento ausente.

A força do pensamento é ampliada sempre pelo número de pessoas que o alimentem e sustentem. Logo, quanto mais pessoas estiverem comungando os mesmos propósitos, mais força ele terá.

Observemos que este comentário foi feito em relação à reunião mediúnica, todavia podemos aplicá-lo dentro de qualquer campo de atuação em que uma assembléia de pessoas se reúne para tratar de determinado tema.

Kardec, na Revista Espírita de dezembro de 1868 tece valiosos comentários sobre a importância da comunhão de pensamentos, ou seja, sobre a relevância de estarmos sintonizados com os propósitos a que se propõe o grupo que nos ligamos.

E, como sempre, o Codificador constrói uma interessante analogia ao comparar uma assembléia de pessoas a uma orquestra em que cada integrante é responsável por uma nota, de modo que se os integrantes da orquestra produzirem um som harmônico a impressão será agradável, todavia se os sons forem discordantes a impressão será penosa. O mesmo, pois, ocorre com o pensamento. Se o pensamento do grupo está afinado os objetivos serão atingidos, porém se os pensamentos estiverem viajando por terras estranhas o sucesso não virá.

Compreendemos, então, a importância de estarmos de corpo e alma num local para que a harmonia reine e obtenhamos resultados melhores não apenas em termos individuais, mas também sob o aspecto coletivo.

Seja na reunião mediúnica, no escritório, em casa ou qualquer outro local é fundamental mantermos nosso pensamento junto ao corpo, a fim de que sozinhos ou em grupo consigamos atingir os objetivos que foram traçados.

Pensemos nisso.

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP