Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira, 16 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/16-04-2012.htm

 

 

 

 

A decisão do STF sobre os fetos anencéfalos

 

                                                                           Wellington Balbo – Bauru SP

 

A vida na Terra é feita das mais diversas provações. São testes que como alunos da vida temos de passar para, enfim, obtermos o diploma e o conhecimento necessários para irmos adiante, avançando na hierarquia dos mundos e podendo, então, crescer como espíritos imortais. A Terra é apenas uma escola, um estágio evolutivo e não ficaremos nela para sempre.

Portanto, as provas podem ser vistas como desafios que são necessários ao nosso aprimoramento. Temos de passar por elas, não adianta adiar.

Esta introdução é para mostrar que por mais complicados sejam nossas provas podemos vencê-las realizando esforços. E que esforço deve realizar uma mãe e toda família ao decidir levar adiante a gravidez de um feto anencéfalo. Não queremos aqui minimizar o sofrimento de quem quer que seja, tampouco sermos juízes julgando implacavelmente o comportamento alheio. Sabemos das dores, ou melhor, imaginamos que sejam dores pungentes.

No entanto, o que queremos aqui é mostrar um outro ponto da questão, o lado espiritual. Alunos em trânsito por esta escola temporária é de suma importância que nos atentemos para o fato de que nossa história não começa aqui, ao nascermos. Somos espíritos milenares carregando bagagens e necessidades evolutivas das mais diversas. Somos seres bem antigos, temos biografia espiritual, temos história...

O filho que trazemos no ventre, seja com ou sem cérebro é, acima de qualquer coisa um espírito que necessita passar por esta prova. Em face de tão grave realidade fica o questionamento:

Será útil para aquela criatura que abrigamos no ventre interromper a gravidez? E a sua realidade, suas necessidades evolutivas? Será justo pensarmos apenas em nosso sofrimento e esquecermos de que ali está um espírito imortal que precisa de nosso amor e carinho? Lembro da querida educadora Maria Montessori que afirmava que a educação começa no ventre. Será que poderíamos praticar esta educação da alma com relação ao filho que temos em nosso seio? Será que poderíamos dizer: Eu te amo, você é amado e poderá nesta encarnação viver poucas horas, mas ainda assim será amado e retornará, quem sabe, à nossa família para darmos prosseguimento a nossa história.

Ah, a reencarnação! Só mesmo a reencarnação para abrir as chaves do intrincado labirinto dos sentimentos humanos, explicando o que é para muitos inexplicável e pode ser resolvido com uma simplista votação sem os aprofundamentos adequados nas questões do espírito imortal.

Sem o conhecimento da reencarnação qualquer tipo de julgamento acerca de temas como, por exemplo, a interrupção da gravidez em caso de fetos anencéfalos é capenga. Os ministros do STF, sem o conhecimento das necessidades evolutivas dos espíritos que habitam a Terra, optaram por permitir que a gravidez seja interrompida. Como espírita discordo da decisão dos magistrados. Repetimos que não desprezamos a dor e a dificuldade da mãe que se depara com tão complicada provação, todavia vale lembrar que, como dissemos acima, este é um planeta de provas e, indubitavelmente, interromper a gravidez equivale a entregar a prova ao professor sem responder as questões mais importantes.

Pensemos nisso!

Veja abaixo vídeos sobre o tema Anencéfalos:

 

 

O Anencéfalo na Visão do Espiritismo (Dra Marlene Nobre)

 

http://www.youtube.com/watch?v=1RBQxakeW2o

 

(Colaboração Giovana Campos)

 

Pais Testemunham a Fé

 

http://www.youtube.com/watch?v=q98oHkzSa6U

 

 

(Colaboração de Ademir Mendes)

 

 

 

Parabéns Educador Divaldo Pereira Franco

 

 

Marco Antonio Milani

São Paulo

 

Reconhecidamente, as suas obras em prol da divulgação espírita e do desenvolvimento humano, de forma geral, exemplificam o ideal da caridade e servem de inspiração para milhões de pessoas que buscam o aprimoramento moral e intelectual.

Por seu intermédio temos a oportunidade de conhecer os esclarecedores e elevados pensamentos de Espíritos como Joanna de Ângelis, Vianna de Carvalho e Manoel Philomeno de Miranda, dentre outros, publicados em mais de duzentos e cinquenta livros que auxiliam a desvendar a realidade espiritual já apresentada por Allan Kardec.

As palavras semeadas em suas milhares de palestras e entrevistas no Brasil e no exterior certamente contribuíram para a compreensão da moral de Jesus interpretada objetivamente pelo Espiritismo e permanecem motivando a todos aqueles interessados no autoconhecimento.

A sua colaboração direta para a estruturação de centros espíritas também tem sido uma marca em sua jornada terrena, favorecendo a organização de pólos irradiadores do conhecimento teórico e prático do Espiritismo.

Atualmente, o movimento espírita nacional é o mais desenvolvido do planeta e, nesse sentido, é natural que alguns de seus expoentes sejam convidados a participar de conferências e proferir palestras sobre temas variados em diferentes países. Trata-se de situação interessante, que expressa o dinamismo da cultura espírita no mundo. Esse fato, também, estimula-nos a refletir sobre as responsabilidades assumidas perante a divulgação doutrinária. Se, por um lado, hoje existem em todos os continentes representantes brasileiros espíritas que procuram disseminar o conhecimento e as práticas experimentadas no Brasil, por outro lado, o modelo brasileiro de centro espírita e de eventos para a divulgação do Espiritismo deve ser repensado e adaptado diante de contextos culturais diferentes.

Ao surgir em um ambiente intelectualizado e que testemunhava a eclosão de movimentos e ideias que rompiam com tradições políticas, sociais e religiosas da época, como era a França no século XIX, o Espiritismo caracterizou-se pela fé raciocinada e destacou a necessidade da prática da caridade para a evolução dos indivíduos e, consequentemente, da própria sociedade. Ainda no século XIX, ao tomar contato com essas novas ideias, por intermédio de brasileiros que se interessaram pela proposta espírita que desvendava o mundo invisível e libertava consciências dos grilhões da ignorância sobre a realidade do ser, o Brasil presenciou o desenvolvimento do Espiritismo, particularmente concentrado nas maiores cidades.

Nessa primeira metade do século XXI, deparamo-nos com uma situação peculiar. O Brasil é o país que reúne a maior quantidade de espíritas, ainda que esses representem apenas 2% da população nacional, segundo o último censo oficial. Porém, não é a quantidade mas a influência qualitativa que esses espíritas podem promover que se torna a força do movimento. Não é o rótulo religioso que transforma alguém ou uma sociedade, mas as obras que são realizadas em prol da evolução espiritual de cada um. Por isso não é o proselitismo sectário que demonstrará a força de uma idéia, mas o quanto essa idéia pode educar pessoas.

Assim, mais uma vez congratulo Divaldo por seu valoroso trabalho educativo.

Marco Milani

Abril/2012

 

Divaldo Pereira Franco durante a XI Comesp em Ponta Grossa, PR, em abril de 1969

Foto gentilmente cedida pela Federação Espírita do Paraná

 

 

 

Novela da Globo: Amor, Eterno Amor

 

 

Como espírita, gostaria de comentar o excelente trabalho que a Rede Globo vem fazendo com a nova novela das 18 horas, AMOR, ETERNO AMOR, da autoria de Elizabeth Jhin.

Realmente, é um trabalho de primeira linha! O enredo, as imagens espirituais, os fenômenos que acontecem na trama, fazem com que a novela seja de cunho eminentemente espírita.

Apesar de tudo isso, percebe-se que os espíritas não estão dando a devida atenção ao esforço da Rede Globo de colocar uma novela espírita no ar. Tanto é que, foi publicado ontem, sexta-feira, dia 30/03, na Folha de São Paulo, que se não melhorar a audiência, a emissora irá encurtá-la. Não posso acreditar que vamos perder essa oportunidade de divulgação da nossa Doutrina. E de graça!

Assim, peço aos amigos que assistam à novela. É linda, comovente e muito bem feita.

Assistam e não se arrependerão. Vale à pena!

Mandem e-mails para a Rede Globo falando da satisfação que sentem ao ver Amor, Eterno Amor no ar. Vamos mostrar que podemos reverter esse quadro.

Reenviem este e-mail a todos os seus contatos.

http://f5.folha.uol.com.br/televisao/1069151-baixa-audiencia-pode-encurtar-a-novela-amor-eterno-amor.shtml

Um grande abraço,

Célia Xavier de Camargo

 

(Informação repassada em email pela URE- Nova Andradina)

 

 

 

 

Divaldo Pereira Franco. Conferências públicas programadas para o

Rio de Janeiro, RJ

 

 

DIVALDO FRANCO

 

CONFERÊNCIAS PÚBLICAS – Rio de Janeiro

65 ANOS DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA          2012      julho/agosto

 

28/07

 SÁBADO

19 h

 PETRÓPOLIS                   local a ser divulgado

 RJ

29/07

DOMINGO

13 às 19 h

III CONGRESSO DO CENTRO ESPIRITA JOANNA DE ÂNGELIS DA BARRA   "ENCONTRO COM DIVALDO FRANCO"

RIBALTA     AV. DAS AMÉRICAS, 9650         BARRA

 RIO

30/07

 SEGUNDA

20 h

SOCIEDADE HEBRAICA

RUA  DAS LARANJEIRAS, 346  LARANJEIRAS

 RIO

31/07

 TERÇA

 19 h

MUSEU DE ARTE MODERNA        ATERRO DO FLAMENGO

APOIO: GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

 RIO

02/08

 QUINTA

20 h

GRUPO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ

RUA JIQUIBÁ, 139 – MARACANÃ

 RIO

03/08

 SEXTA

20 h

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO  UERJ  CONCHA ACÚSTICA  RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 524

APOIO: GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

 RIO

04/08

 SÁBADO

17 h

CEOE JESUS GONÇALVES

RUA MAPENDI 158 TAQUARA JACAREPAGUÁ

 RIO

05/08

DOMINGO

DAS 9h ÁS 17h

22o FEIRÃO PRÓ-MANSÃO DO CAMINHO

COLÉGIO MILITAR - RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 267

APOIO: GRUPO ESPÍRITA CAMINHO DA ESPERANÇA

 RIO

 

 

01/08/2012- Quarta-feira - 14 às 18 h - CASA DE ESPANHA

19º SEMINÁRIO BENEFICENTE PRÓ-MANSÃO DO CAMINHO (40 reais)

TEMA - MEDIUNIDADE : DESAFIOS E BÊNÇÃOS

RUA VITÓRIO DA COSTA, 254 - HUMAITÁ - RIO DE JANEIRO

Venda das credenciais:  na Livraria Espírita Joanna de Ângelis Tel. 2265- 2065 com Iracema;

na Livraria A Casa Rua Conde de Bonfim, 255/106 Tel. 3172- 3098;

no Abrigo Teresa de Jesus à Rua Ibituruna, 53 Tel. 2569 - 8215;

no Lar de Teresa em Copacabana Tels. 3208- 5264/2256 -2548;

e 2569- 8770 Glória Pitanga.

Coordenação:   [email protected]

 

(Informação recebida em email de Ana Maria Spränger e Silva Luiz [[email protected]])

 

 

 

 

VII Jornada Médico-Espírita da Serra Gaúcha- AME-SG

Caxias do Sul, RS

 

Informações: www.ameserragaucha.com.br

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Palestra: Vida e Obra de Allan Kardec

Curitiba, PR

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

 

 

 

 

Palestra com Manolo Quesada no GELC

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Oficinas do 15o Congresso Estadual de Espiritismo

Franca, SP

 

PRINCÍPIO DE SOLIDARIEDADE PRESENTE NAS OFICINAS DO CONGRESSO

 

No dia 30 de abril de 2012, no período da tarde, durante a programação do 15º Congresso Estadual de Espiritismo, na cidade de Franca-SP, os Departamentos da USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) e Instituições Espíritas Especializadas, apresentarão Oficinas de trabalho, voltadas para a temática do Congresso. Uma oportunidade de esclarecimento e contribuição efetiva para o momento que vivemos. Eis as Oficinas:

 

Departamentos da USE:

·         “Sabemos o que precisamos saber para a prática da Assistência Social Espírita?” Facilitadores: Aylton Guido Paiva e Maria Eny Rossetini Paiva. DEPTO. DO SAPSE – Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita.

·         “Objetivos, histórico e funcionamento do ESDE”. Facilitadores: Mario Gonçalves e Marlene Gonçalves. DEPTO. DO ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita).

·         “Inclusão: uma forma de solidariedade”. Facilitadores: Martha Rios Guimarães e equipe. DEPTO. DE INFÂNCIA.

·         “Como fazer campanhas publicitárias espíritas”. Facilitadores: Merhy Seba, Maria Clélia Mendonça Seba, Murillo Rodrigues Alves e Kenned Cardoso. DEPTO. DE COMUNICAÇÃO.

  • “Mediunidade no mundo em transição: o papel de cada um – acolher, consolar e esclarecer”. Paulo Ribeiro, Vicente Galceron e Hélio Alves Corrêa. DEPTO. DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE.

·         “Campanha do Evangelho no Lar e no Coração”. Facilitadores: Luiz Cláudio da Silva e Vera Milano. DEPTO. DE ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA.

·         “Solidariedade: é conversando que a gente se entende”. Facilitadores: Fernando Porto e Mauro Antonio Santos. DEPTO. DE ATENDIMENTO ESPIRITUAL NO CENTRO ESPÍRITA.

·         “Técnica de avaliação de dados ou textos”. Facilitadores: Rosana Amado Gaspar e José Silvio Spinola Gaspar. DEPTO. DO LIVRO.

  • “Trabalhemos juntos e unamos nossos esforços”. Facilitador: João Thiago de Oliveira Garcia. DEPTO. DE MOCIDADE.

·         “Aprendendo Evangelho”. Facilitadores: Adalgiza Campos Balieiro e Wagner Paixão. DEPTO DE EDUCAÇÃO.

 

 

Instituições Espíritas Especializadas:

  • “Conciliação: possibilidades e limites, como ajudar o próximo diante do conflito familiar”. Facilitadores: Tiago Cintra Essado e Rogério Barbosa de Castro. Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo (AJE-SP).

·         “Vida e Obra de Hernani Guimarães Andrade”. Facilitadores: Eng. Ney Prieto Peres e Dr. Mário F. P. Peres. Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP).

  • “Comunicação Social Espírita – de Kardec a Web com conteúdo, tecnologia e humanização”. Facilitadores: Spério Faccione Júnior, Éder Fávaro, Dermeval Carinhana Junior, Milton Filipeli e Ivan Franzolim. Associação de Divulgadores do Espiritismo do Estado de São Paulo (ADE-SP).

·         “Como melhorar as reuniões na casa espírita”. Facilitadores: Geraldo Ribeiro da Silva e Pedro Bauduin Nakano. Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM).

·         “Importância da Filosofia no Espiritismo”. Facilitadores: Astrid Sayegh, Elizabete da Silva e Ana Maria Cubas. Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (IEEF).

·         “Noções de Psicologia no atendimento fraterno – Integrando o Espiritismo e a Psicologia para servir melhor”. Facilitadora: Ercilia Zilli. ABRAPE – Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas.

  • “A construção da identidade religiosa espírita”. Facilitador: Adolfo de Mendonça Junior. (LIHPE).
  • “Conselho Federativo Nacional da FEB e Conselho Espírita Internacional”. Facilitador: Antonio Cesar Perri de Carvalho. (FEB e CEI).

 

O Congressista poderá participar apenas de uma Oficina. Para participar, ele deverá fazer sua inscrição no ato da Recepção, na Escola Pestalozzi, no sábado dia 28 de abril de 2012.

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; UseFranca [[email protected]])

 

 

 

 

 

62ª. Semana do Livro Espírita de

Franca, SP

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; USE Intermunicipal de Franca [[email protected]])

 

 

 

 

VII Fórum do Livre Pensar Espírita da Baixada Santista

Santos, SP

 

 

(Informação recebida em emails de salomão [[email protected]] e de [email protected]; em nome de; Cynthya Michelin [[email protected]])

 

 

 

 

Ana Jaicy Guimarães na Casa do Caminho Ave Cristo

Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em email de Fábio Ramos)

 

 

 

 

8º.aniversário da Livraria Espírita “3 de Outubro”

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Alvaro [[email protected]])

 

 

 

 

I Seminário CEECAL Transformação  pelo Conhecimento

São José, SC

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 

Encontro Mediunidade com Sandra Della Póla

Florianópolis, SC

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 

Programação comemorativa de 70 anos da

 S.E.Beneficente Mínimos. São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

 

 

 

 

Prossegue nesta segunda-feira o Mês Espírita de

Itapira, SP

 

 

DIA 16/04-SEGUNDA-FEIRA, ÀS 20 HS.
LOCAL: INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL CRISTÃ CESAR BIANCHI
PALESTRANTE: AUGUSTO CANTÚSIO NETO (CAMPINAS-SP)
TEMA: “LIBERTAÇÃO DO SOFRIMENTO” (baseado em livro de Joanna de Ângelis).
Augusto Cantúsio, reside na cidade de Campinas-SP.  Palestrante Espírita, Engenheiro Civil, ex- professor universitário, atualmente presidente da Seara Espírita Joanna de Ângelis em Campinas (S.P.)

 

(Informação em email de Otávio Cunha)

 

 

 

 

Informativo semanal do C.E.  Seara do Mestre

São Paulo, SP

 

Reuniões Públicas

 

DATA

PALESTRANTE

TEMA

 

13/04/12

20h

ARTHUR

NINGUEM PODE VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO

14/04/12

sáb

09h

EDILSON

O CRISTO CONSOLADOR

14/04/12

sáb

15h

AURELIO

BEM AVENTURADOS OS AFLITOS

17/04/12

20h

CILENE

BEM AVENTURADOS OS POBRES DE ESPIRITO

 

AVISOS

 

MOCIDADE - Reuniões todos os sábados as 17hs. Participe!!!!

TEATRO - GRUPO AMORART - Domingos às 16hs. Desperte o artista que existe em você!!!!

 

A Assistência Social continua a contar com sua colaboração. Doe alimentos não perecíveis e roupas de recém nascido!!!

--

 Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

 

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre [[email protected]])

 

 

 

 

 

Almoço em Homenagem ao Dia das Mães no SEEDE

Florianópolis, SC

 

 

(Informação recebida em email de [email protected]; em nome de; ABRADE [[email protected]])

 

 

 

 

Teatro Espírita: Tintino o espetáculo continua...

São José, SC

 

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC [[email protected]])

 

 

 

 

Boletim Informativo da Federação Espírita Portuguesa

Lisboa, Portugal

 

 

 

 

 

 

Visite o site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

 

 

 

 

 

Leia o boletim eletrônico semanal O Consolador

Londrina, PR

 

Acesse aqui:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

Visite o site da ABRARTE- Associação Brasileira de Artistas Espíritas

 

Acesse aqui:

http://www.abrarte.org.br/

 

 

 

 

 

Estudemos bem o Espiritismo e demos um adeus ao materialismo

 

Belo Horizonte, MG

 

            Kardec foi o primeiro sábio a estudar cientificamente os fenômenos espíritas, enfrentando grande reação dos materialistas e dos outros cristãos.

           Mas foi apoiado por renomados cientistas de todo o mundo, entre eles o russo Alexander Aksakof, conselheiro do Czar russo, pesquisador dos fenômenos de materializações e desmaterializações; o alemão Johann Karl Zöllner, físico, astrônomo e catedrático de Astrofísica da Universidade de Leipzig, ele pertenceu à Royal Society, à Real Sociedade Astronômica de Londres, à Imperial Academia de Ciências Físicas e Naturais de Moscou, à Sociedade Científica de Estudos Psíquicos de Paris, é membro honorário da Associação de Ciências Físicas de Frankfurt, criou a teoria da ilusão de ótica (“Ilusão de Zöllner”) e atribuiu à Quarta Dimensão os fenômenos mediúnicos; Alfred Russel Wallace, do País de Gales, naturalista, geógrafo, antropólogo e biólogo, escreveu um ensaio sobre a teoria da evolução e o enviou a Charles Darwin, que, surpreso, declarou ao seu amigo cientista Charles Lyell, que todo o seu trabalho estava esmagado pelo de Wallace, é chamado de o “Pai da Biogeografia”, e escreveu o “O Aspecto Científico do Sobrenatural – Biblioteca de Ciência e Espiritismo”, Editora Publicações Lachâtre, Niterói (RJ), 2003; Gustave Geley, médico francês elogiado por Carl Jung, destacou-se como renomado pesquisador dos fenômenos de materializações, Laureado da Faculdade de Medicina de Lyon, e é autor da famosa obra “O Ser Subconsciente”, Ed. Federação Espírita Brasileira (FEB), Brasília (DF), 1998; o inglês Oliver Joseph Lodge, Doutor em Ciências, catedrático de Física e Matemática da Universidade de Liverpool, obteve a patente de “Sintonização”, cunhou o termo “Coesor”, inventou a vela de ignição para o motor de combustão interna, o tubo de vácuo (válvula eletrônica) e o sintonizador variável, é autor de mais de quarenta obras sobre o éter, a relatividade, os relâmpagos, a telepatia, a teoria eletromagnética, a avida após a morte e pesquisas psíquicas; o Nicolas Camille Flamarion, fundador da Sociedade Astronômica da França, e autor de vários trabalhos científicos e espíritas e do best-seller “Deus na Natureza”; Sir William Crookes, químico e físico inglês, descobridor do tálio (elemento químico de número atômico 81), inventor do radiômetro de Crookes, do espintariscópio (medidor da radioatividade neclear), desenvolveu os tubos de Crookes, os tubos de vácuo e o estudo de plasmas, ganhou o Prêmio Nobel em sua área em 1919, e adquiriu grande fama de pesquisador dos fenômenos espíritas de materializações, em que laborou durante grande parte de sua vida. Não posso citar aqui todos os grandes cientistas espíritas, mas ainda quero mencionar os brasileiros Hernani Guimarães Andrade, engenheiro, físico, psicobiofísico e parapsicólogo; a transcomunicóloga Sônia Rinaldi, Marlene Nobre, Jorge Andreas, Núbor O. Facure, catedrático de Neurologia da UNICAMP, Sérgio Felipe, catedrático de Medicina da USP. Para saber mais, recomendo o livro “Espiritismo – Princípios, Práticas e Provas”, de Paulo Neto, Ed. GEEC, Divinópolis  (MG)].

          O espiritismo é a única religião que tem suas teses acobertadas pela ciência, pelo que está em mais condições de minar os alicerces do materialismo!

        PS:

        Parabéns ao SUPER NOTÍCIAS, filho de O TEMPO, por continuar sendo o jornal mais vendido do Brasil, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC).

 

 

         Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar o item “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.       

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP