Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 18 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/18-04-2012.htm

 

 

 

 

O aborto na visão Espírita

 

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec. Resposta à pergunta No. 358

 

Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?

 

“Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se  estava formando.”

 

 

Allan Kardec e a capa de O Livro dos Espíritos

 

 

 

Doutrina Espírita: há 155 anos...

Texto

Publicado no Jornal Folha da Região,

Araçatuba, SP, 18/4/2012, página A2

 

Hoje, 18 de abril, são comemorados os 155 anos de surgimento da Doutrina Espírita, a partir do lançamento de O Livro dos Espíritos, no ano de 1857, na cidade de Paris, por Allan Kardec. É a data mais comemorada no meio espírita. Várias cidades e estados aprovaram leis criando o Dia do Espírita nessa data, inclusive Araçatuba e o Estado de São Paulo.

O Livro dos Espíritos, que é dividido em quatro partes, ensejou a Allan Kardec desdobrá-las em mais quatro livros: O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865), e A Gênese (1868).

Essas cinco obras principais são chamadas de Pentateuco Kardequiano ou as obras básicas da Doutrina Espírita, sempre recomendadas para quem deseja conhecer de forma adequada o Espiritismo.

Relembrando alguns fatos históricos, é preciso citar os chamados fenômenos de Hydesville (1848), recentemente lembrados nesta Folha, na edição de 28 de março, em artigo assinado por Yeda Hungria, e os chamados fenômenos das mesas girantes, que embora sempre tenham existido ocorreram de forma mais frequente, e em vários países, naquela época.

A repercussão de tais fenômenos foi tão grande que acabou atraindo a atenção de curiosos e também de pessoas sérias, que viam naquelas manifestações físicas inteligências que queriam se comunicar com os encarnados, no início de forma rudimentar, através de pancadas, e logo depois por meios que foram se aprimorando ao longo do tempo, como a psicografia, a psicofonia, a pintura, dentre outros.

Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), o futuro Allan Kardec, que era católico e nunca tinha visto ou participado das reuniões, logo foi chamado por pessoas que frequentavam tais experiências para opinar sobre os fenômenos e sobre as inúmeras mensagens produzidas naqueles colóquios com a espiritualidade.

Foi lendo o conteúdo de tais textos que Rivail percebeu que se tratava de uma doutrina. E começou a desenvolver um processo de codificação, através de perguntas e respostas que ensejariam o surgimento de O Livro dos Espíritos, inicialmente com apenas 501 perguntas e respostas, ampliadas nas edições seguintes até chegar à versão definitiva e atual, que contém 1019.

Importante destacar como o Espiritismo cresceu e vem crescendo ao longo do tempo. “O Espiritismo apresenta um fenômeno inédito na história das filosofias: é a rapidez de sua marcha. Nenhuma outra doutrina oferece exemplo semelhante. Quando se considera o progresso que tem feito de ano para ano, pode-se, sem muita presunção, prever a época em que ele será a crença universal”, ressalta o próprio Allan Kardec, pseudônimo adotado por Rivail para assinar a Codificação Espírita.

O Espiritismo ganhou o mundo, sobretudo com a atuação do Conselho Espírita Internacional. As obras básicas estão traduzidas para quase todos os idiomas, e diversas formas de divulgação são utilizadas por veículos espíritas e também não espíritas, como a TV e o cinema, que vem produzindo filmes e novelas com nossas temáticas, convertendo-se num poderoso meio de divulgação dos assuntos de que trata a Doutrina.

O Brasil, maior país espírita do mundo, também tem dado sua contribuição no sentido de levar o Espiritismo para dezenas de países, através de trabalhadores que aqui viveram e, por motivos profissionais, principalmente, se deslocaram para outras pátrias. Lá estão fundando núcleos doutrinários, traduzindo obras e promovendo eventos importantes.

Aliam-se a tudo isto as ações de personagens como Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, reconhecidamente os grandes vultos espíritas da nossa geração, que se converteram em expoentes no grandioso trabalho de expansão do Espiritismo codificado pelo insigne mestre lionês Allan Kardec.

 

Ismael Gobbo é auditor fiscal aposentado, trabalhador na Aliança Espírita Varas da Videira e USE (União das Sociedades Espíritas) Araçatuba. Descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha da Região.

 

Allan Kardec

A partir da direita, Divaldo Pereira Franco e Chico Xavier em atividade de Peregrinação em Uberaba, MG

Foto do acervo particular de César Perri

Jardim das Tulherias, o obelisco egípcio na  Praça da Concórdia  e o Arco do Triunfo ao fundo.

Paris, França. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Dezoito de Abril, uma Primavera Universal

 

Texto

publicado no Jornal CINFORM

Edição 1514 - Aracaju-SE –

16 a 22 de abril de 2012

Caderno nº 1 - Página nº 2.-

Coluna Opinião.

Emmanuel Correia*

Colaborador

 

      Para os que não sabem, esta data ganhou destaque no Congresso Nacional em 2007, ao passar a ser considerada o “Dia Nacional do Espiritismo“. O projeto, para conhecimento de todos, foi assim anunciado:

“A Câmara aprovou, no dia 6 de outubro último, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 291/07, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), que institui 18 de abril como o “Dia Nacional do Espiritismo”. A proposta foi aprovada com parecer favorável do relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania, deputado Wladimir Costa (PMDB-PA). A data escolhida é uma homenagem ao dia em que Allan Kardec lançou, em 1857, na França, “O Livro dos Espíritos”, marco inicial da Doutrina Espírita”.

      Existem datas singulares que ficam marcadas para sempre no consciente coletivo e no calendário de todos os povos que as reverenciam e festejam com muito júbilo, fatos que marcaram época e ficaram gravados para sempre na memória. Convencionou-se tomar da natureza, representada numa das suas mais belas estações do ano, a primavera,  que simboliza luz, vida, libertação, emprestado para batizar as aspirações e acontecimentos memoráveis vividos por  vários povos.

      Assim foi a libertação do povo hebreu escravizado no Egito; a chegada de Jesus de Nazaré à Terra; a descida do homem na Lua. Afora outros de menores proporções que acontecem e continuarão a acontecer, porque a segregação vem paulatinamente perdendo espaço. Só para lembrar de alguns mais próximos: “a primavera de Praga”, “a dos cravos”, “a de Berlim” e a dos Povos Árabes” - a mais recente.

           A data de 18 de abril trouxe novas luzes para a humanidade, trilhando o mesmo caminho do Profeta Nazareno. O bruxuleio de suas claridades começaram a despertar consciências desde 1857. Portanto há 155 anos vem espargindo luzes,  não obstante densas trevas terem freado por um bom tempo o progresso moral-espiritual da humanidade. As suas réstias tem dissipado as trevas que tomou conta de todos.

     Essa data, a exemplo daquelas outras, em futuro próximo terá destaque nas páginas imorredouras da História. O foco de luz que a envolveu trouxe em seu bojo uma obra ímpar. Ou melhor, um Livro (com L maiúsculo, mesmo): “O Livro dos Espíritos” que, a exemplo de outros considerados sagrados: ( “Bíblia”, “Alcorão”, “Torah”, “dos Vedas”), é mensageiro dos céus para a humanidade,  vai mostrando para todas as raças e credos em que porto seguro ancorar.

     Essa obra em pouco tempo será incorporada ao estudo, pesquisas e análises de todas as camadas sociais. Aliás, algumas universidades no País e no Exterior vêm fazendo pesquisas em torno de seus conceitos. Já despertou a atenção de famosos nas ciências, na literatura e nas artes. Muitos a rejeitam a priori, temerosos de terem os seus castelos, dogmas, leis, normas, conceitos e preconceitos desmoronados.

        Mas é interessante notar que esse Livro não aprisiona. Pelo contrário, liberta consciências. Nada impõe, apenas propõe. As suas propostas são de fácil entendimento. Não estigmatiza ninguém, tratam a todos igualitariamente. Traz para a humanidade mudanças de comportamento em todas as suas atividades. Pacientemente examinado, as pessoas não mais se verão como inimigas,  adversárias, sejam elas de qualquer estrato social, de cor e credo religioso. Conclama apenas que sejamos cidadãos solidários e nos integremos definitivamente à Família Universal.

 

*Editor e apresentador do programa de rádio “Momentos de Luz”- FEES – Contato: [email protected] – Enviar comentário: [email protected]

(Texto recebido em email de Emmanuel Correia da Silva [[email protected]])

 

Paris, França, a cidade berço do Espiritismo, onde foi lançado “O Livro dos Espíritos” em 18/4/1857. Foto Ismael Gobbo.

A trajetória do Rio Sena desde a região de Bercy, no alto, até a Ponte das Almas, abaixo,  á esquerda

 

 

 

Médium Divaldo Pereira Franco recebe título de cidadão de MG

 

16-04-2012

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais concedeu título de cidadão honorário do Estado ao médium e educador Divaldo Pereira Franco, em Reunião Especial de Plenário na noite desta segunda-feira (16/4/12).O comprometimento social com as parcelas mais carentes da sociedade foi um dos aspectos da trajetória do homenageado que foram ressaltados pelos presentes na reunião.

O deputado Luiz Carlos Miranda (PDT), que solicitou a entrega do título, lembrou que Divaldo Pereira Franco dedicou 65 anos de sua vida à causa cristã e às crianças excluídas da periferia de Salvador (BA). Ao falar sobre o trabalho do homenageado, Miranda ainda lembrou que o médium tem mais de 600 filhos adotivos e atende diariamente a mais de três mil crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Além disso, segundo o parlamentar, mais de 35 mil jovens já passaram pela sua orientação, por meio de cursos e oficinas em sua obra social, Mansão do Caminho. O deputado ainda afirmou que a homenagem é também uma maneira de reconhecer o trabalho de outros espíritas mineiros, que atuam no anonimato, “educando os corações e as mentes de milhões de pessoas”.

Após receber o documento com o título de cidadão honorários mineiro das mãos dos deputados Luiz Carlos Miranda e Dilzon Melo (PTB), que representou o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), Divaldo Pereira Franco agradeceu a homenagem, que, segundo ele, deve ser projetada principalmente à doutrina espírita e a seus propagadores. “Tentarei corresponder à expectativa, abraçado à doutrina espírita, que me tirou da ignorância e me apontou o outro lado da vida”, afirmou o médium.

Exemplo - Para o deputado Dilzon Melo, a atuação social de Divaldo, que se baseia na preocupação com os cidadãos mais desfavorecidos, serve de inspiração para a Assembleia, no seu propósito de efetivar políticas públicas que visam à erradicação da pobreza. Para o parlamentar, além de Divaldo ser um profundo conhecedor da doutrina espírita, é também uma pessoa que, por suas atitudes, “vem mostrando ao mundo a necessidade de se construírem relações mais justas, fraternas, dentro da perspectiva da paz”.

Durante a reunião, o público, que lotou o Plenário da Assembleia, assistiu a um vídeo sobre a trajetória da vida e do trabalho do educador e médium, e acompanhou a apresentação do Coral da Assembleia. Além de Luiz Carlos Miranda e Dilzon Melo, também participou da reunião o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

Divaldo Pereira Franco nasceu em Feira de Santana (BA), em 5 de maio de 1927. Sua capacidade mediúnica se manifestou ainda na infância e, aos 20 anos, passou a proferir conferências no Brasil e no exterior. Somente em Minas Gerais, estima-se que ele já tenha feito 800 palestras.
Em 1952, Franco iniciou a obra social Mansão do Caminho, em Salvador (BA). Ao longo de sua vida, ele psicografou mais de 250 obras, vendendo mais de 8 milhões de livros.

(Fonte: http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2012/04/16_especial_divaldo.html)

 

 

Divaldo Pereira Franco, em Belo Horizonte, recebendo o titulo de Cidadão Honorário Mineiro

Foto Lucas Milagre

Divaldo Pereira Franco,  na tribuna,  recebeu o  titulo de Cidadão Mineiro

Foto Lucas Milagre

 

Veja o vídeo acessando:

http://www.youtube.com/watch?v=os5A8r2QUKg

 

 

 

 

 

 

25ª. Feira Internacional do Livro de

Bogotá, Colômbia

 

 

(Informação recebida em email de Jorge Berrio B. [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra espírita no Núcleo Espírita Chico Xavier

Niterói, RJ

 

 

(Informação recebida em email de Marcio Hungria)

 

 

 

 

Palestra com Orson Peter Carrara no Antonio de Pádua

Bauru, SP

 

(Informação em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

XXXI Feira do Livro Espírita de

Jundiaí, SP

 

 

(Informações recebidas em email de U.S.E. JUNDIAÍ - SECRETARIA [[email protected]])

 

 

 

Palestra espírita com Fernando Fratane

Saquarema, RJ

 

AMIGOS,

NESTA SEXTA FEIRA- 20/04/12, O COMPANHEIRO FERNANDO FRATANE  ESTARÁ NO CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS, -SAQUAREMA, ÀS 20:00 HORAS, APRESENTANDO UM TRABALHO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E ESPIRITISMO.

SE PUDEREM VENHAM ASSISTIR. É MUITO INTERESSANTE.

FORTE ABRAÇO

NEYDE-CEFA

 

(Informação recebida em email de Neyde Cardoso Costa [[email protected]])

 

 

 

 

Comemoração dos 54 anos do C.E. Ignácio Pereira Ramos

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Elizeth Corona)

 

 

 

 

Palestra com Rosangela Pires no C.E.Nosso Lar Casas André Luiz

Guarulhos, SP

 

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra Musical com Margarete Áquila

São Paulo, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes e Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra com Vilson Disposti no C.E. Raimundo Mariano Dias

Birigui, SP

 

(Informação em emails de Fabio Ramos e de Ludmila Babeto)

 

 

 

 

Camerata Cantareira no CCDPE-ECM

São Paulo, SP

 

APRESENTAÇÃO MUSICAL NO CCDPE-ECM

CONVITE

 

A Camerata Cantareira se apresentará dia 08/05/2012, terça-feira, às 20 horas, na sede do CCDPE-ECM, à Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo-SP (altura do n° 1435 da Av. Indianópolis - Estação de metrô Praça da Árvore) quando terá início o Curso de Música e Espiritualidade que será ministrado pelo Prof. Mário Ficarelli.

 

A regência do Camerata Cantareira será do Maestro Andi Pereira

 

 

Informações pelo e-mail: [email protected] e [email protected] Fone: 5072.2211 Site: www.ccdpe.org.br

 

ENTRADA FRANCA

Camerata Cantareira

camerata_web

 

 

Grupo formado por instrumentistas de cordas do Curso Superior de Música da Faculdade Cantareira com o intuito de desenvolver um trabalho de importância fundamental na formação musical destes estudantes. O projeto envolve a execução do repertório consagrado da música de concerto, a divulgação da música brasileira e obras especialmente escritas para o grupo, estimulando a composição contemporânea para esta formação.

 

A Camerata Cantareira, sob a direção de seu primeiro regente, Maestro Sérgio Chnee, se apresentou no Auditório da Secretaria de Estado da Cultura, na temporada USP de concertos, no Teatro do jardim São Paulo, no III Festival Música das Esferas (Festival Internacional de Música de Bragança Paulista) e gravou no programa RedeVida Musical da TV Rede Vida.

 

Hoje, em sua nova fase e em pleno desenvolvimento com a direção do Maestro Andi Pereira, confirmamos que um grupo desta natureza não somente agrega diferenciais artístico-pedagógicos ao Curso de Música, mas, sobretudo, cumpre seu objetivo em oferecer à comunidade um patrimônio cultural: a boa música.



maestro_andi_nova

Maestro Andi Pereira


 Regente titular da Camerata Cantareira, iniciou seus estudos musicais em 1979 com os maestros Manuel Luís Mota Dias e João Neto Santana. Em 1982 ingressou como aluno da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA. Em 1986 ganhou uma bolsa de estudos do governo russo para o curso de graduação em regência de orquestra e ópera no Conservatório Estatal Rimsky-Korsakov de São Petersburgo - Rússia. Em 1993 recebeu o título de Mestre pelo mesmo Conservatório. Neste mesmo ano foi aceito para um estágio junto a Orquestra Filarmônica de Novosibirsk sob a orientação do reconhecido maestro russo Arnold Katz.

 

Em seu retorno ao Brasil foi convidado pelo governo do Estado do Pará a radicar-se em Belém assumindo a regência da Amazônia Jazz Ensamble - Fundação Carlos Gomes, transformando-o em um dos mais reconhecidos grupos de música contemporânea do país no período. Com o grupo esteve presente em vários festivais internacionais no Brasil, Venezuela, Colômbia e Equador, acompanhando solistas nacionais e internacionais. Com a mesma orquestra desenvolveu um trabalho de execução de obras escritas especialmente para o conjunto pelos mais significativos compositores brasileiros da atualidade como Almeida Prado, Marlos Nobre, Gilberto Mendes entre outros.

 

Em 1996 tornou-se o primeiro regente de Orquestra Sinfônica do Pará, denominada em seguida Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz - Belém. Em fevereiro de 2000 transferiu-se para São Paulo tornando-se regente e professor no Conservatório Estadual Dr. Carlos de Campos - Tatuí e professor substituto no Departamento de música da Universidade de São paulo - USP, 2003-2004. Em 2005 retorna a Porto Alegre tornando-se regente do Coro do Seminário Arquidiocesano de Porto Alegre, atividade que realiza até 2007, período em que se dedicou à música coral sacra.

 

(Informação recebida em email de Julia Nezu)

 

 

 

 

 

Palestra espírita com Roseli Martins no LELA/TCC

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

28/04/2012 - SÁBADO - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO"!

PALESTRANTE: ROSELI MARTINS

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: GRUPO LAR DAS BENÇÃOS

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1KG DE ALIMENTO EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão disponíveis no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://lelaetcc.wordpress.com/

http://www.facebook.com/event.php?eid=158536204211388

 

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

 

Os milagres da maternidade

 

Artigo publicado na RIE- Revista Internacional

de Espiritismo, maio  de  2012, pags. 183  a  185.

Casa Editora O Clarim

www.oclarim.com.br

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP