Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quarta-feira, 25 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/25-04-2012.htm

 

 

 

 

Relembrando um pouco da vida e da obra de

Dr. Hernani Guimarães Andrade.

 

Por Suzuko Hashizume

 

Araguari, MG 31-05-1913/ Bauru, SP25-04-2003

           

Neste 25 de abril de 2012 completam-se  9 anos da partida para o Plano Espiritual, do nosso saudoso amigo, mestre e companheiro Hernani Guimarães Andrade, reconhecido cientista espírita brasileiro no campo da pesquisa dos fenômenos paranormais, assim considerados pela Parapsicologia, Psicobiofísica e Psicotrônica.

 

         Tornou-se espírita aos 16 anos de idade, atraído pela racionalidade e pela coerência dos postulados kardecistas. Após estudar exaustivamente as obras clássicas da Doutrina (Delanne, Denis, Bozzano, Flammarion, Crookes, Aksakoff, Richet, Crawford, Lombroso, de Rochas e tantos outros) examinou os experimentos e teorias dos metapsiquistas e dos parapsicólogos na busca da realidade e da essencialidade do espírito.

 

         Sua modéstia, integridade moral, austeridade intelectual, prudência e sabedoria e, principalmente, sua generosidade era incomparável.

        

         Com o objetivo de evitar o preconceito existente nos meios da ciência acadêmica em relação ao Espiritismo, deu o nome de “Psicobiofísica à disciplina científica cujo objeto é o estudo dos fenômenos psíquicos, biológicos e físicos em todas as suas manifestações, com ênfase nas de caráter paranormal.”.

 

         Segundo Hernani, “a Psicobiofísica parte dos seguintes princípios, cuja realidade é sobejamente apoiada pelas evidências observacionais e experimentais”:

                       1)A existência do Espírito como realidade positiva e demonstrável... ainda que não aceita pelo “establishment” científico oficial;

                       2) A existência dos fenômenos paranormais;

                          3) A classificação desses fenômenos segundo as categorias psíquica, biológica e física e a tentativa de explicá-los e a descoberta de suas leis;

                       4) Ao contrário da moderna Parapsicologia, aceita, a priori, a existência, a sobrevivência do Espírito e a reencarnação,... e admite a interação entre as matérias física e espiritual.

        

         Fundou, em 13 de dezembro de 1963, juntamente com outros estudiosos do aspecto científico da Doutrina, o IBPP – Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, com sede em São Paulo. Durante muitos anos efetuou investigações sobre o fenômeno “psi”, segundo os cânones adotados pelo norte-americano J. B. Rhine; sobre reencarnação pelo método criado por Hemendra Nath Banerjee e Ian Stevenson, sobre Poltergeist pelo processo por ele criado, sobre Transcomunicação Instrumental (TCI) segundo os paradigmas adotados pelos estudiosos europeus. Foi o primeiro brasileiro a projetar e construir uma câmara de Kirlian para estudos da aura humana.

        

         Há cerca de quarenta anos, Hernani Guimarães Andrade encetou a pesquisa do hipotético campo de forças que, supostamente, estaria implicado na ligação entre o Espírito (como substância) e a matéria, no fenômeno da vida.  A abordagem desse enigmático tema iniciou-se de forma teórica com a publicação de dois livros: A Teoria Corpuscular do Espírito (1958) e Novos Rumos à Experimentação Espirítica (1960). Ambos os livros estão reeditados pela Casa Editora Espírita “Pierre-Paul Didier” de Votuporanga, SP.

 

         A seguir, em outubro de 1961, Andrade encetou a construção do primeiro aparelho destinado a verificar o acerto ou a falácia de sua teoria, teoria esta que possuía os seus próprios recursos para contradizê-la ou aprová-la por meios experimentais.

 

O CAMPO BIOMAGNÉTICO – (CBM) e os T.E.E.M. e T.E.M.

 

                    Para a concepção de um aparelho capaz de produzir o campo biomagnético – CBM, Andrade partiu de duas hipóteses de trabalho:

 

1) Supondo-se que o CBM seja o campo que liga o Espírito à matéria orgânica a fim de vivificá-la, deverá existir também um CBM na própria matéria física. A pesquisa teórica acerca desta hipótese acha-se relatada na obra de Andrade intitulada Psi Quântico (Uma Extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à Idéia do Espírito). (Andrade, 1986, capítulos VI e VII). A esse respeito ele postulou que o CBM, na matéria, é gerado pelo movimento dos elétrons nas camadas orbitais dos átomos (opus cit. pp. 122 e 123). Neste caso o CBM não seria registrável em nosso espaço físico. Por outro lado, ele se propagaria para fora do nosso espaço, em direção ao hiperespaço.

Explicando tal hipótese com um pouco mais de precisão diremos que, em um modelo geométrico, teríamos de referir-nos a um sistema de quatro eixos referenciais (x, y, z, h)) todos perpendiculares entre si, definindo um espaço de quatro dimensões (4D). Três desses eixos (x, y, z) correspondentes ao nosso espaço físico (3D). O quarto eixo (h) indicaria a direção seguida pelo campo biomagnético – CBM – gerado pelos elétrons em suas camadas orbitais nos átomos físicos.

Andrade chegou à conclusão de que, nas condições de movimento dos elétrons, raciocinando-se com o auxílio de um modelo de Bohr para o átomo, as órbitas eletrônicas funcionariam como “solenóides”. O movimento dos elétrons nesses “solenóides” equivaleria a correntes elétricas. Logo, as órbitas eletrônicas seriam sedes de intenso campo magnético. Assim, por exemplo, o campo magnético gerado pelo único elétron na órbita fundamental (primeira órbita) de um átomo de hidrogênio não excitado seria, aproximadamente, da ordem de cento e vinte e cinco mil Oersted! Como este campo magnético não aparece nos átomos, pois o ferro magnetismo é devido ao “spin” dos elétrons, Andrade concluiu que ele está “compensado”. Esta compensação teria como resultado uma espécie de tensão mecânica do espaço vazio do mesmo tipo que se obteria contrapondo-se os dois pólos de mesmo nome de dois ímãs. Uma bobina esférica poderia imitar as condições dos átomos em seu interior, quando se fizesse circular uma corrente elétrica contínua pela bobina esférica.

Portanto, se criarmos, em uma dada região do nosso espaço, um tensionamento por meio de dois ou mais ímãs ou eletroímãs contraposto por seus pólos de mesmo nome, poderemos produzir um campo semelhante ao campo biomagnético.

 

2) A segunda hipótese seria criarem-se, também, condições idênticas à do tensionamento do espaço vazio (repulsão) contrapondo-se, da mesma forma, pólos idênticos de ímãs ou eletroímãs. Neste caso, procura-se simplesmente criar um efeito contrário ao de ímãs dispostos com os pólos de nomes contrários frente a frente (atração).

Ambos os raciocínios (1) e (2) anteriores se equivalem. O segundo é mais simples e inteligível. Com efeito, se a região entre os pólos de nomes contrários dos ímãs ou eletroímãs, em atração, é capaz de inibir o desenvolvimento de alguns processos biológicos, a região onde ocorre a repulsão entre pólos de mesmo nome poderia favorecer o desenvolvimento daqueles mesmos processos biológicos.

Andrade postulou que, na região onde se dá a repulsão entre os pólos magnéticos de mesmo nome, deveria criar-se um outro campo com propriedades biológicas, resultante da alteração das condições físicas do espaço-tempo. Ao provocar a repulsão magnética entre pólos iguais, tem-se uma reação semelhante à de um fluido elástico ao ser tensionado por compressão. Daí o nome adotado para designar o aparelho destinado a produzir o referido efeito no espaço entre pólos semelhantes: Tensionador Espacial Eletromagnético – T.E.E.M., quando se usam magnetos ativados por corrente elétrica contínua.

 

Quando são empregados imãs de alto poder coercitivo usa-se a designação Tensionador Espacial Magnético – TEM. Este sistema é mais funcional e prático. Por esta razão, Hernani abandonou o sistema T.E.E.M. e passou a empregar o T.E.M. que foi desenvolvido pelo Engenheiro Ricardo de G. Andrade.

 

Fizemos um rápido retrospecto da vida deste cientista que completará 9 anos de sua volta à Pátria Espiritual e que teve a genialidade de sugerir esta teoria revolucionária para investigar o problema da natureza espiritual do Homem.

 

Esperamos que novos estudiosos do espírito possam analisar e investigar sua teoria através da pesquisa em laboratório e dar prosseguimento aos seus trabalhos. Para isso, sugerimos inicialmente a leitura de seus livros:

1) A Teoria Corpuscular do Espírito;

2) Novos Rumos a Experimentação Espirítica.

3) Psi Quântico.

 

Dra. Marlene Nobre e Dr. Hernani Guimarães Andrade

no IBPP em Bauru, SP

Dr. Banerjee e esposa (E) visitam o IBPP recebidos por

Suzuko Hashizume e Dr. Hernani Guimarães Andrade

 

 

Da esq/direita: Prof. e Dr. Carlos Appoloni (Londrina) Prof. Luiz Otávio e esposa, Hernani e Suzuko, em Bauru.

Da esquerda p/direita: Dr. Valdir Rodrigues (Prof. de física da UNICAMP), físico americano Jack Sarfatti, físico americano, a tradutora,  Fred Allan Wolf, Hernani, Ney P. Peres, Dra. Maria Júlia (médica) e Suzuko.

 

 

 

Dr. Hernani Guimarães Andrade (C) participando do I Congresso de Terapia de Vida Passada, nos dias  

8 a 11 de julho de 1998 no Hotel Vila Rica, em Campinas, SP

Da esquerda para a direita: Andrée Samuel (psicóloga), Tyrraine Grawford (pedagoga dos E.U.A.), Carmen Marinho (médium), Dr. Glaucius Oliva (atual presidente do CNPQ), Hernani G. Andrade, Dra. Julika Kiskos (psicóloga) e Eng. Jarbas Marinho.

 

Dr. Hernani Guimarães Andrade (E) recebe o

 escritor Wallace Leal V. Rodrigues (C)  no IBPP

 

 

 

 

Seminário Inovador do CFN na Região Sul

Florianópolis, SC

 

Um fato inovador - o desenvolvimento do Seminário Integrado “Ações de Acolhimento, Consolo e Esclarecimento no Centro Espírita” -, ocorreu na programação da Reunião da Comissão Regional Sul do Conselho Federativo Nacional da FEB, em Florianópolis (Santa Catarina), nos dias 20, 21 e 22 de abril, nas dependências do Hotel ASSEFAZ, e com a participação dos representantes de seis Estados. Atuaram como expositores Antonio Cesar Perri de Carvalho, Roberto Fuina Versiani e Maria Euny Herrera Masotti, com a  coordenação pelo primeiro. Em seguida houve realização de estudo em grupos com estudo de casos. Ao final, ocorreram as apresentações das conclusões pelos relatores dos grupos e comentários pelos Coordenadores de Áreas das Comissões Regionais do CFN. Este seminário já foi desenvolvido no Nordeste e está programado para as Reuniões das Comissões Regionais Centro e Norte. Informações: [email protected]; www.febnet.org.br

 

Seminário Integrado, Florianópolis, SC. Apresentação César Perri

Seminário Integrado, Florianópolis, SC. Apresentação Roberto Versiani

Seminário Integrado, Florianópolis, SC. Apresentação Maria Euny

Seminário Integrado, Florianópolis, SC. Estudo em grupo.

 

 

 

Palestra Públicas na Casa da Caridade

Araçatuba, SP

 

CASA DA CARIDADE

DEPARTAMENTO DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

RUA PÉRICLES PIMENTEL SALGADO, 1010, JARDIM UMUARAMA,   ARAÇATUBA, SP

Casa da Caridade. Fundada em 3/11/1990

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS:  MAIO, DE  2012

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

 TEMA

FONTE

ORADOR

 

01

 

NÃO SEPAREIS O QUE DEUS JUNTOU

 

ESE 

CAP. XXII

 

JOÃO ELIAS DO REGO E SILVA

 

08

 

PALESTRA:  “DIA DAS MÃES”

 

LIVRE

 

LUCILE BATAGELLO

 

15

 

ESTRANHA MORAL

 

ESE 

CAP. XXIII

 

 

OFÉLIA CANDIL

 

22

 

NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

 

ESE

CAP. XXIV

 

IVANA NOBRE MÓDENA

 

29

 

BUSCAI E ACHAREIS

 

ESE.

CAP.  XXV

 

MARIA DA GRAÇA GALETTI

 

ANTECEDENDO O ESE, COMENTÁRIOS EM SEQUÊNCIA DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”

* ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

No dia 1º. de Maio de 1880 nasce na cidade de Sacramento, MG, Eurípedes Barsanulfo.

Desencarnou naquela cidade em 1º de novembro de 1918.

 

Busto de Eurípedes Barsanulfo

Colégio Allan Kardec, Sacramento, MG.

Foto Ismael Gobbo

 

 

 

 

Palestra Espírita no Centro Espírita Nova Era com Francisco Coelho

Guaxupé, MG

 

PALESTRANTE - FRANCISCO COELHO (MATÃO – SP)

 

TEMA

MEMÓRIAS DO PADRE GERMANO

MENSAGEM ESTRUTURADA NO LIVRO DO MESMO TÍTULO, CONSIDERADO UM CLÁSSICO DA LITERATURA ESPÍRITA

 

HORÁRIO - 10H30  DA MANHA

 

RUA TIRADENTES - 620 - CENTRO

FONE 35 3551 6688

 

VENHA SE EMOCIONAR - REFLETIR E CONHECER A VIDA E OBRA DE UM GRANDE ESPIRITO QUE, MESMO CATÓLICO, PRATICAVA O QUE HOJE APRENDEMOS COM A DOUTRINA ESPÍRITA.

 

(Informação em email de Ismael Batista da Silva)

 

 

 

Palestra mensal no Lar Espírita Luz e Amor

Diadema, SP

 

PALESTRA MENSAL

28/04/2012 - SÁBADO AGORA - HORÁRIO: 18 HORAS

(SALÃO JOÃO DE DEUS)

TEMA: "BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO"!

PALESTRANTE: ROSELI MARTINS

APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA: GRUPO LAR DAS BENÇÃOS

PEDIMOS, SE POSSÍVEL, A DOAÇÃO

1KG DE ALIMENTO EM PROL DA TCC

Divulgação LELA/TCC

Lar Espírita Luz e Amor

Rua Castro Alves, 165, Diadema, SP - Telefone: (011)4056-2003

Informamos que esta notícia e outras relativas ao LELA e à TCC já estão disponíveis no Blog do "Em Foco" e no Perfil do LELA no Facebook:

http://lelaetcc.wordpress.com/

http://www.facebook.com/event.php?eid=158536204211388 

 

(Informações recebidas em email de Divulgação Luz e Amor [[email protected]])

 

 

 

 

Programação Pública do 15º. Congresso Estadual de Espiritismo

Franca, SP

 

 

(Informações recebidas em email de [email protected]; em nome de; UseFranca [[email protected]])

 

 

 

Seminário com Dr. Andrei Moreira vai abordar Cura e Auto-cura

Lecco, Itália

 

 

Dia 6 de Maio teremos em Lecco, das 13:30 hs as 18:00hs  Seminário “Cura e auto-cura”  com Dr.Andrei Moreira - Presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais e o lançamento do seu livro em Italiano"Guarigione e autoguarigione" - Ed."Casas Fraternais o Nazareno"

[email protected]  - cel: 3802903756 – Regina Piccoli

 

Grande e fraterno Abraço,

Regina Piccoli

 

 

(Informações recebidas em emails de Regina Piccoli e de Claudia Werdine)

 

 

 

Saulo Gomes visitou a Fundação Espírita Américo Bairral 12, em

Itapira-SP

 

Em 20 de abril de 2012

O conhecido repórter foi recebido pela diretoria da Fundação Espírita Américo Bairral, em Itapira-SP, visitando todas as dependências da instituição, relembrando com diretores a época em que tudo começou, ou seja, o da divulgação do espiritismo pela  obra de  Francisco Candido Xavier, com destaque para os Pinga Fogo, no inicio da década de 1970.  Muito feliz  por mais essa visita, também lembrou da vez anterior em que esteve na fundação, em 1997, quando fez parte de um documentário gravado em vídeo naquela oportunidade. Saulo Gomes e sua esposa Edna, fizeram questão de ofertar dois livros autografados especialmente para o acervo da instituição, "As Mães de Chico" e o "Pinga-fogo", deixando a todos o diretores agradecidos pela honra da visita, prometendo voltar outras vezes.

 

Veja biografia de Saulo Gomes acessando:

http://www.saulogomes.com.br/biografia.php

 

Ironildo (E) apresenta o acabamento do auditório a Saulo Gomes

 

Saulo Gomes sendo recebido por Otavio Cunha e Ironildo Boselli

em sua chegada

Izabel Machado, orientadora espiritual,

conversa com Saulo Gomes (D)

Otávio Cunha, Saulo Gomes e Ironildo Boselli em visita às alas externas da Fundação Espírita Américo Bairral

 

 

 

Palestra com Clayton Levy na S.E.E. “João Batista”

São João da Boa Vista, SP

 

Clayton Levy

05 DE MAIO DE 2011 - SÁBADO

ÀS 20:00 HORAS

LOCAL: SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITA “JOÃO BATISTA”

Rua Oscar Janson, 34  - Centro

São João da Boa Vista – SP

 

                       TEMA:

“A experiência do Afeto”

Cleyton Levi – Campinas - SP

 

Contato: Antonio Romão – email: [email protected]

 

 
 


(Informação recebida em email de Elaine Menato)

 

 

 

IDE- Instituto de Difusão Espírita comemora 17 anos

Juiz de Fora, MG

 

 

(Informação em email de Geraldo Lemos Neto)

 

 

 

Seminário.Aspectos Jurídicos de Contábeis na Casa Espírita

Recife, PE

 

(Informações recebidas em email de seminário.Aspectos Jurídicos de Contábeis na Casa Espírita)

 

 

 

Café da manhã com conferência

Cidade da Guatemala

 

DESAYUNO-CONFERENCIA:

"CONSECUENCIAS ESPIRITUALES DEL SUICIDIO”

Domingo 6 de MAYO 2012

8:30 a.m.

Invitación Cordial a compartir un delicioso desayuno junto a tu familia y/o para celebrar un cumpleaños de nuestros seres queridos, celebrar el día de Madre y que mejor que escuchando una conferencia que nos ayudara a ser mejores cada día.

Los Esperamos en el Restaurante La Estancia Calzada Roosevelth   22-50 zona 7  Ciudad, Guatemala.

    Valor del desayuno : Q60.00

 

EL 1 DE ABRIL INICIO ESTE SEMINARIO TAN INTERESANTE Y ESCLARECEDOR SOBRE EL TEMA "EL SUICIDIO" ESTE MES DE MAYO ES EL SEGUNDO TEMA, TEMA QUE TERMINARÁ EN EL MES DE JUNIO.

 

Eres siempre bienvenido porque tu eres importante para nosotros.

Si puedes te agradeceríamos divulgar la información y/o invitar a tus amigos, compañeros de trabajo y familiares, Gracias!

EL AMOR DE UNA MADRE ES INCOPARABLE

DESEAMOS ANTICIPADAMENTE UN FELIZ DÍA A CADA MAMÁ QUE CON SU DEDICIACIÓN Y AMOR BRINDA TERNURA Y LUZ A SUS HIJOS.

Abrazos con amor fraterno!!

 

--

 

Saludos Fraternales,
Grupo de Damas Heliosophicas-Rogelia Marroquin de Bravo- Ciudad de Guatemala
Escuela Heliosophica Luz y Caridad
http://www.facebook.com/damas.rogeliadebravo

 

(Informações recebidas em email de Damas Heliosophicas Guatemala Rogelia de Bravo [[email protected]])

 

 

 

Informes do C.E. Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Clicar aqui:

http://www.spiritist.com/bezerranrews%20172012

 

 

 

 

 

 

Programação comemorativa dos 27 anos do

CEO- Casa Espírita da Oração. Sumidouro, RJ

 

Ceo 27 Anos Terra :

A Hora da Regeneração

 

            Convidamos a todos para compartilharem conosco a alegria de comemorarmos os  27 anos de existência da Casa Espírita de Oração, com a programação a seguir:

 

28 de abril de 2012 – Sábado as 18 horas =>   Prof. Cesar Soares dos Reis (ICEB)

 TERRA : A HORA DA REGENERAÇÃO

 

29 de abril de 2012 – Domingo as 18 horas => Adenauer Goulart – AME/ALP

TEMA: PARA EDUCAÇÃO DOS TEUS FILHOS

 

30 de abril de 2012 – Segunda-feira as 18 horas => Marilis  Campanat 8º CEU/ CANTAGALO

TEMA : O TRABALHADOR DA ULTIMA HORA

 

01 de maio de 2012 -  Terça-feira as 14 horas  JORNADA ESTUDO DO EVANGELHO

UM MOMENTO COM JESUS

A MULHER SAMARITANA  -

Ricardo Rios e Darci Neves Moreira ( CEERJ)

 

LOCAL: CASA ESPIRITA DE ORAÇÃO

Rua Dr. Adolfo Bezerra de Menezes , nº 64

Bairro Nossa Senhora de Fátima

Sumidouro – Rio de Janeiro .

 

(Informações recebidas em email de Casa Espirita De Oracao [[email protected]])

 

 

 

 

Palestras com Jamiro dos Santos Filho

São Paulo, capital e região

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Marilusa Moreira Vasconcellos

São Paulo, SP

 

 

Dia 26/04/2012, a médium Marilusa Moreira Vasconcellos
proferirá palestra no Centro Espírita Estrela da Manhã,
R.Vapabuçu- n° 637,Jardim Aeroporto, S.Paulo, às 20
hors.
O tema abordado será As emoções nos comandam.
Compareçam.
Marla Costa Pereira.

 

(Informações recebidas em email de [email protected])

 

 

 

 

Palestras programadas para o NEOVE

Carapicuíba, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Comemoração de 60 anos do Centro Espírita “Francisco de Assis”

Saquarema, RJ

 

QUERIDOS AMIGOS.

NO  DIA 25 DE MAIO DE 2012, O CENTRO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS-SAQUAREMA, ESTARÁ COMPLETANDO 60 ANOS. PARA  MOMENTO TÃO ESPECIAL  ESTAMOS ELABORANDO UM ENCONTRO FESTIVO, ONDE PRETENDEMOS REUNIR, NO DIA 27/05/12, PELA PRIMEIRA VEZ, COMPANHEIROS QUERIDOS PARA UMA TARDE ALEGRE E DESCONTRAÍDA.

ESTAMOS ENVIANDO ESTE CONVITE VIRTUAL COM 1 (UM) MES DE ANTECEDENCIA PARA QUE VOCES POSSAM SE  PROGRAMAR E VIR SE JUNTAR A NÓS, QUE ESTAREMOS ESPERANDO,  DE BRAÇOS ABERTOS E COM MUITA ALEGRIA.

TODOS OS DETALHES ESTÃO NO CARTAZ EM ANEXO. PARA QUALQUR INFORMAÇÃO ADICIONAL, FAVOR LIGAR PARA MIM (22) 26554864, OU POR E-MAIL [email protected] .

 

OBS,  A RUA  SÃO SEBASTIÃO ESTÁ LOCALIZADA  NA 3ª RUA À ESQUERDA DA RUA ANTONIO RAPOSO, (QUE COMEÇA NO Nº 500 DA AVENIDA NOSSA SENHORA DE NAZARETH E  PRÓXIMO AO SUPERMERCADO JEGUE)

OS CONVITES ESTARÃO DISPONÍVEIS À PARTIR DE 04/05/12/ NO CEFA

 

ABRAÇO FRATERNO

NEYDE-CEFA

 

(Informações recebidas em email de Neyde Cardoso Costa [[email protected]])

 

 

 

Grupo “Vozes do Amanhã” vai lançar novo CD com show no

C.E. Allan Kardec. Campinas, SP

 

 

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

“O Semeador de Estrelas” no Teatro Alberto Maranhão”

Natal, RN

 

 

(Informação recebida em email de Semiramis Alencar)

 

 

 

Chá Bingo Beneficente no Mamãe Clory

São Bernardo do Campo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Ademir Mendes)

 

 

 

 

A balsa

 

Na História da Humanidade encontramos acontecimentos que nos levam a profundas reflexões.

Em 1816, uma fragata francesa encalhou próxima à costa do Marrocos. Não havia número suficiente de botes salva-vidas. Os restos do navio foram a única balsa que manteve vivas cento e quarenta e nove pessoas.

A tempestade as arrastou ao mar aberto por mais de vinte e sete dias sem rumo.

A dramática experiência dos sobreviventes impressionou a um artista. Theodoro Gericault realizou um estudo substancial dos detalhes para produzir a pintura.

Ele entrevistou os sobreviventes, os enfermos e, inclusive, viu os mortos. Horrorizado, reproduziu a íntima realidade humana nessa situação.

Seu quadro, intitulado A balsa de Medusa, retrata não somente o naufrágio do navio A Medusa, ocorrido no dia dois de julho de 1816, mas um acontecimento que comoveu a França e trouxe repercussões que tocaram o mais profundo da alma humana.

Na pintura, pode-se ver as diferentes atitudes humanas que se manifestam nos momentos cruciais da vida.

Alguns dos sobreviventes se apresentam deitados, em total abandono, sem reação alguma. Parecem simplesmente aguardar a morte inevitável.

Outros se mostram desesperançados, alheios aos demais. O olhar distante, perdido no vazio, demonstra que perderam a vontade de viver e de lutar.

Um punhado deles, no entanto, mantém a esperança acima de tudo. Tiram do corpo as próprias camisas e as agitam com força, fixando um ponto no horizonte, como se desejassem ser vistos por alguma embarcação, por alguém.

O curioso, entretanto, é que embora eles estejam balançando as vestes brancas, não há nenhum navio à vista. Nada que indique que eles serão resgatados.

*   *   *

A balsa é como o planeta Terra. Os tripulantes são a Humanidade e as atitudes que cada um toma diante da vida.

Podemos ser como os desesperançados, quando atravessamos situações difíceis e nos decidimos a simplesmente nos entregar sem luta alguma.

Podemos estar enquadrados entre aqueles que acreditam que não há solução e, assim, também não há porque se esforçar para melhorar o estado de coisas.

Podemos também ser os que duvidamos de tudo e de todos. Ou, finalmente, ser aqueles que mantemos a esperança acima de tudo, esforçando-nos para chegar à vitória, embora ela pareça estar muito, muito distante.

Afinal, decidir pela vitória em toda circunstância que a vida nos coloca é atitude de esperança.

*   *   *

Quando os problemas se multiplicam no norte da vida e os desafios ameaçam pelo sul, as dificuldades surgem pelo leste e os perigos se multiplicam no oeste, a esperança surge e resolve a situação.

Mensageira de Deus, torna-se companheira predileta da criatura humana, a serviço do bem.

É a esperança que, ante os quadros da guerra, conclama ao trabalho e à paz.

Em meio ao inverno rigoroso, inspira coragem e aponta a estação primaveril que, logo mais explodirá em cor, perfume e beleza.

Nunca se afaste da esperança!

 

Redação do Momento Espírita, a partir do texto A balsa, de autoria
desconhecida e pensamentos do cap. 19 do livro
Perfis
da vida, pelo Espírito Guaracy Paraná Vieira, psicografia de
Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 24.04.2012.

 

 

 A  Federação Espírita do Paraná é detentora dos direitos patrimoniais de uso e gozo da marca nominativa MOMENTO ESPÍRITA, conforme  a Lei de Propriedade Industrial nº 9279/96). As mensagens do Momento Espírita também estão disponíveis em cd's e livros, em www.livrariamundoespirita.com.br.

 

O túmulo de Géricault,  no Cemitério Pére Lachaise, Paris,

França,  tem esculpida  uma réplica de sua pintura

“A Balsa de Medusa”. Foto Ismael Gobbo.

 

Ficheiro:Théodore Géricault, Le Radeau de la Méduse.jpg

Pintura “A Balsa da Medusa” (1818-1819), de Théodore Géricault (1791 – 1824)

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Th%C3%A9odore_G%C3%A9ricault,_Le_Radeau_de_la_M%C3%A9duse.jpg

 

 

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP