Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 26 de abril de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

em suas listas de contatos

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

 

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

   

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/ABRIL/26-04-2012.htm

 

 

 

 

 

Nota: Desencarnou Carlos Vital Olson

 

21-04-2012

Carlos Vital Olson em foto de 2008

 

Desencarnou às 0h45min do último sábado, dia 21 de abril, em Ribeirão Preto-SP, o Sr. Carlos Vital Olson, aos 95 anos. Ele apresentava um quadro forte de pneumonia. O sepultamento ocorreu no mesmo dia às 16h, no Cemitério Municipal de Matão.

Natural de Pirassununga-SP, Olson nasceu em 28 de abril de 1916. Neto de suecos e filho de Carlos Alberto Olsson e Rosa Cicala Olsson, teve oito irmãos (Marta, Raquel, Maria, Madalena, Benedito, Alberto, Miguel e Terezinha). Casou-se em 27 de junho de 1935 com Letícia Morcieli Olson, com quem teve os filhos Elza, Carlos e Gildo; tinha oito netos e dois bisnetos.

Espírita desde a infância iniciou efetivamente suas atividades religiosas com a mudança de Pirassununga para Matão em 1936, quando começou a frequentar o Centro Espírita “Amantes da Pobreza” (atual Centro Espírita “O Clarim”), convivendo com Cairbar Schutel até 1938, ano de falecimento deste. Integrante da diretoria da Casa Editora O Clarim (propriedade do Centro Espírita “Amantes da Pobreza”) por aproximadamente 30 anos, assumiu a presidência em 27 de agosto de 1979, cargo que exerceu por mais 30 anos, até o dia 15 de julho de 2010, sendo sucedido por José Luiz Alberto Marchesan em Assembleia realizada na sede do Centro Espírita O Clarim, no dia 15 de agosto de 2010.

Durante sua gestão, a editora ampliou e modernizou seu parque gráfico, o que possibilitou o lançamento de aproximadamente 100 novos livros (até então, a editora possuía 50 títulos). Em fevereiro de 1998, a Revista Internacional de Espiritismo (lançada em 1925) e o Jornal O Clarim (lançado em 1905), periódicos mensais da Casa Editora O Clarim, passaram a ser impressos em cores.

Carlos Vital Olson deixa aos espíritas e à sociedade matonense um legado de trabalho e dedicação à causa espírita.

 

Carlos Olson em  Foto de 2008–

Aniversário de 103 anos da Casa Editora O Clarim

 

logo

Cássio Leonardo Carrara

Assessor de imprensa

[email protected]

 

(Informações recebida em email no dia 25/4/2012)

 

Aos queridos companheiros de O Clarim, familiares e amigos do Sr. Carlos Olson, os nossos sentimentos de solidariedade. A ele, Carlos Olson,  o nosso reconhecimento e as preces do fundo do coração, agradecidos por tudo o que ele fez e continua fazendo na condição de leal  servidor do nosso querido Mestre Jesus. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

O dinheiro na Casa Espírita

 

                                                                 Wellington Balbo (Bauru SP)

 

Se há um assunto ainda melindroso, um autêntico espinho para nós espíritas é o tema dinheiro. Temos sérias dificuldades em lidar com questões pecuniárias. Parece-nos que o dinheiro é algo sujo, pecaminoso e que macula a figura de quem dele se serve. No entanto, a bem da verdade é que o dinheiro é neutro, ou, melhor dizendo, uma ferramenta para fazer com que as coisas aconteçam. Logo está subordinado ao destino que lhe empregam. Se o utilizam para o mal ou para o bem a culpa não é dele – do dinheiro – mas, sim, de quem fez seu uso. É a mão do homem que suja ou limpa e não o objeto em si. Mas qual a razão de ainda termos dificuldades em lidar com o dinheiro? Será que já paramos para promover esta reflexão íntima? Pode ser, quem sabe, que nosso modelo mental esteja obsoleto, ultrapassado e ainda vejamos no papel moeda uma autêntica tentação à moral e ética. Porém, reflitamos:

Quem paga as contas de luz e água da Casa Espírita? Os funcionários, quando esta os tem? Quem paga as despesas com limpeza e tantas outras que bem o sabemos existem? Dirão alguns: Daí de graça o que de graça recebestes. Excelente! Jamais o centro espírita irá cobrar por reunião mediúnica, passe, atendimento fraterno e etc. Todavia, sejamos sensatos: É necessário dinheiro para pagar as despesas acima! Seria justo apenas alguns colaboradores doarem? Seria justo usufruirmos de todos os benefícios que recebemos sem ao menos cogitarmos de colaborar financeiramente com qualquer quantia? Por favor, não digam que estou querendo manchar a Casa Espírita ou impor valores instituindo o dízimo. Não me refiro a dízimo. Nada disso! Falo de bom senso. O bom senso de sabermos que é de bom tom colaborar para que as coisas aconteçam, porquanto, quer queiramos ou não, o dinheiro é necessário para a manutenção e ampliação das atividades de qualquer Casa Espírita.

Obviamente que não me refiro àqueles que passam por dificuldades financeiras. Falo de bom senso, apenas isso!

Questionarão alguns: Mas já dou minha colaboração na Casa Espírita e ainda preciso colaborar financeiramente? Não se trata disso, caro leitor. Você não precisa nada, se não quiser ninguém lhe obrigará a dar um centavo na Casa Espírita. Falo, repito, de bom senso, apenas isso! Ademais não é a Casa Espírita que precisa de nós, ao contrário, somos nós quem precisamos da Casa Espírita e dos trabalhos que ela desenvolve para que mantenhamo-nos sempre trabalhando e dispostos a evoluir.

No entanto, para não me alongar demais neste texto, convido todos nós a reflexões:

Como enxergamos o dinheiro? Algo sujo, pecaminoso e que não pode se envolver em assuntos “espirituais”, leia-se aqui Casa Espírita? Ou o vemos como uma ferramenta para promover o progresso humano na Terra? Como estamos lidando com esta questão? Que tal chacoalharmos os neurônios e indagarmos nossos próprios modelos mentais?

Pensemos nisso.

 

 

 

Suely Caldas Schubert – palestras programadas para

Belo Horizonte, MG

 

Realização: União Espírita Mineira e Hospital Espírita André Luiz.

Palestras

Tema: Fenômenos Mediúnicos no livro "Paulo e Estevão".  Dia: 27/04/2012 (Sexta-Feira).  Horário: 19h30 às 21h.  Local: Sede Federativa da União Espírita Mineira Av. Olegário Maciel, 1627 - Lourdes (em frente ao Shopping Diamond Mall)

Seminário sobre "Atendimento Fraterno".  Dia: 29/04/2012 (Domingo).  Horário: 9h às 12h.  Local: Hospital Espírita André Luiz Rua Úrsula Paulino, 7 - Salgado Filho

Entrada franca e não haverá inscrições

 


 

Lucas Milagre
(37)8410-1025

 

(Informações recebidas em email de Lucas Milagre)

 

 

 

Palestra Espírita com Dr. Sérgio Thiesen

Copenhagem, Dinamarca

 

 

(Informações em emails de GEEAK - Grupo de Estudos Espírita Allan Danmark [[email protected]] e de Claudia Werdine)

 

 

 

Palestra com Dr. Francisco Cajazeiras no Instituto de Cultura Espírita

Fortaleza, CE

 

Francisco Cajazeiras

Imagem Internet

 

Estou enviando este e-mail com objetivo de lembrá-los de nossa palestra bimestral ABERTA AO PÚBLICO, na próxima quarta-feira, dia 25.04.2012, às 19h30min no INSTITUTO DE CULTURA ESPIRITA (Av. Benjamin Barroso, 795 - Monte Castelo, próximo ao BANCO HSBC/Instituto dos Cegos da Av Bezerra de Menezes).

Tema:

- "ANENCEFALIA: ABORTAMENTO DE ANENCÉFALOS"

Responsável pela apresentação:

- FRANCISCO CAJAZEIRAS.


(Informações em email de Giovana Campos)

 

 

 

2º. Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo

Campinas, SP

release

A AJE-SP (Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo) promove o 2° CONJURESP (Congresso Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo), desta vez sob o tema Direitos Constitucionais e Espiritismo. O evento ocorrerá em Campinas, no Hotel Nacional Inn, durante os dias 07 a 09 de junho. Estarão presentes, como expositores, Alysson Leandro Mascaro, jurista e professor da Faculdade de Direito da USP, Maria Odete Duque Bertasi, advogada e ex-presidente do IASP, Dora Incontri, jornalista e educadora, Décio Iandolli Jr, médico e membro da AME (Associação Médico-Espírita), além de outros. Maiores informações: www.ajesaopaulo.com.br/conjuresp

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Acesse o Blog Espiritismo Século XXI

 

Acesse:

http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

Palestras na Casa Espírita “Nhá Chica”

Itapira, SP

 

28 DE ABRIL– SÁBADO - ÀS 20:00 HORAS (ENCERRAMENTO DO MÊS ESPÍRITA ABRIL/2012)

WELLINGTON BALBO (BAURU-SP), TEMA: “DE SHAKESPEARE A CHICO”.

01 DE MAIO – TERÇA-FEIRA- ÀS 19:00 HORAS

DANIEL LÚCIO (MOGI GUAÇU-SP), PALESTRA MUSICADA, TEMA: “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO” .

05 DE MAIO – SÁBADO - ÀS 19:30 HORAS (INTERCÂMBIO REGIONAL)

MARCO ANTONIO (Jacutinga-MG) - Grupo de Estudos Espírita Semente de Luz), TEMA: “EXPECTATIVAS” .

 

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

 

 

Programa “Muitas Vidas” com Dr. Fávio Braun

TV Santa Cecilia. Santos, SP

 

Zezinho e Dr. Fávio Braun

 

 

Nesta 5a.feira dia 26, às 14:30 horas, no Programa Muitas Vidas NA TV Santa Cecília,

O entrevistado será o Dr. Flávio Braun falará sobre:
- o que é droga (química/sintética/natural)

-o que leva uma pessoa a buscar auxílio nas drogas

-cigarro, fumo e alcool é droga?

-pode haver uma influencia espiritual?

- e o corpo físico

Visualizar foto na mensagem

Tudo isso nesta 5a.feira dia 26 às 14:30hs. pela Santa Cecília TV 
canal 13 da NET e canal 52 em UHF (antena)

Você assiste o Programa Muitas Vidas pela Intenet

Acesse: www.santaceciliatv.com.br

Clique em assista ao vivo (a sua direita na tela) /digite seu email e cidade e pronto ... assista a programação ao vivo

Não Perca. Divulgue!

(Informação em email de jose daconceiçao deabreu [[email protected]])

 

 

 

Palestra com André Ariovaldo no “Amor e Luz”

Lindóia, SP

 

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

 

 

 

Palestras no Centro Espírita “Caminho de Damasco”

 Nova Odessa, SP

 

(Informações em email de Otavio Cunha)

 

 

 

Palestra programada para a Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida

São Carlos, SP

 

Endereço: Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp 

Palestra neste sábado 28/04/12 ás 18h30min.

Palestrante: Serginho Grande  (de Araraquara)

Tema: ESPIRITISMO E DECISÕES

Venha estudar Espiritismo conosco.  Comece agora...

Segundas... 19h30min Estudos: Livro Nosso Lar

Quartas...... 19h30min Estudos: Evangelho Segundo o Espiritismo

Sexta.......... 19h30min Estamos no inicio dos estudos do livro: VOLTEI

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

VENHA ESTUDAR CONOSCO.

(Informações recebidas em email de Otavio Cunha)

 

 

 

Palestra Musicada com Margarete Áquila na

A.E. Allan Kardec de São Mateus. São Paulo, SP

 

MARGARETE ÁQUILA

images[1].jpg

 

CANTA NA ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

SÁBADO 28 DE ABRIL DE 2012 – 20horas.

RUA ANGELO DE CANDIA, 150 – SÃO MATEUS – SÃO PAULO, SP

 

(Informações recebidas em email de jose rubens de caires [[email protected]])

 

 

 

 

Lançamento do DVD de “O Filme dos Espíritos”

 

Amigos,

Segue  o video sobre a venda do DVD de O Filme dos Espíritos. Parte da renda é destinada as Casas Andre Luiz.
Nos ajudem , esse momento é muito importante para a continuidade desse trabalho.

Muita Paz!!
Magali

Dia das Mães chegando..
Leve emoção para ela e aproveite para ajudar as Casas André Luiz, compre o DVD do Filme dos Espíritos, já está à venda na editora Mundo Maior -
Compartilhe nas redes sociais e na página dos seus amigos:)

http://mundomaior.lojavirtualfc.com.br/sistema/listaprodutos.asp?IDLoja=12389&IDProduto=3367545&q=dvd---filme-dos-espiritos
--

Fraternalmente,


Magali Bischoff

Mundo Maior Filmes
Marketing & Comunicação

Fone (11) 2283-0360 - R: 108

www.redemundomaior.com.br
www.ofilmedosespiritos.com.br

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

A Ciência, se for materialista, tende para o preconceito racista

 

José Reis Chaves

Belo Horizonte, MG

 

 

        Se virmos um ser humano só como matéria, automaticamente, vamos também avaliá-lo também apenas pelas suas características materiais: estatura, fisionomia, cor, aparência, que nada têm a ver com suas qualidades morais, imorais, intelectuais, de benevolência, de bondade, de maldade, ignorância, de QI baixo ou elevado, qualidades essas que existem nas pessoas, independentemente, da sua raça. Embora esteja na internet que a Raça Amarela, geralmente, é a de maior QI.

      Vivendo numa época mergulhada no materialismo e racismo, Kardec recebeu influência desse meio, mesmo porque era um cientista. Mas essa influência não foi o bastante para torná-lo racista, pois ele via as pessoas não só como sendo um corpo material, mas também como um espírito em evolução, vivendo uma das fases de sua existência imortal, pelas quais todos nós passamos. Talvez, ele pudesse ser mais rigoroso contra o racismo, como o é a doutrina espírita. (“O Livro dos Espíritos”, questões 54, 831 e 918; “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo 17, item 3; e a Revista Espírita, de abril de 1862). Mas poderíamos dizer que Kardec não foi mais enérgico contra o racismo, porque ele era muito reservado e prudente em suas ideias, envidando todo o esforço possível para que elas não entrassem em conflito com a ciência, a Igreja e as igrejas protestantes. Se elas eram tolerantes com o racismo e a escravidão, se ele fosse muito radical contra esses erros da época, ele iria ter sérios problemas com elas. Mas como sempre falamos, ele deixou escrito que, se a doutrina espirita tivesse alguma questão conflitando com a ciência do futuro, que os espíritas seguissem a ciência. (Recomendamos para quem quiser saber mais desse assunto o livro “Kardec & Racismo”, de Marcelo Prizmic, Ed. Lake, SP, 2009).

        Comentando os assuntos raciais, Kardec faz explanações da  Frenologia (ciência materialista e racista que estuda as funções intelectuais e o caráter das pessoas de acordo com a conformação do crânio e não do espírito). Exemplos: citando os cientistas dessa ciência materialista, ele escreve: “Diz-se que o negro é pouco inteligente...” ou “Dizem que o negro é isso e aquilo.” Qualquer indivíduo com um mínimo de escolaridade percebe que não é Kardec que está afirmando isso, mas que ele está simplesmente citando cientistas racistas da época. E ele e a tese da Frenologia espiritualista e espírita são radicalmente contrários à Frenologia materialista e imoral, pois, para ele e como hoje é provado pela ciência espiritualista, as funções intelectuais, morais e o caráter humanos não estão relacionados com o cérebro, mas com o espírito do indivíduo, qualidades essas do espírito que já existiam em vidas anteriores, das quais ele traz as suas experiências e habilidades acumuladas, como também as da benevolência e da maldade. Se essas qualidades viessem do cérebro e do crânio, poderíamos dizer que um indivíduo pode escrever uma grande obra literária, se dermos para ele uma caneta de ouro! E um indivíduo é um poeta não é porque tem um órgão de poeta, mas tem um órgão de poeta, porque é um poeta! O racismo combina muito bem é com o materialismo, mas jamais com a reencarnação, a evolução, o espiritismo e Kardec, o papa do espiritualismo científico.

       Tachar Kardec de racista é, pois, um absurdo, é como nem dizer que católicos, espíritas e evangélicos são contrários à Bíblia!

      PS:

      Parabéns à antropóloga Gilda de Castro pelo seu magnífico novo livro: “Seis Marias”.

 

      Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar “TODAS AS COLUNAS”.       Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  e meu e-mail: [email protected] Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  [email protected]    e o telefone: 0800-283-7147.

      

(Texto recebido em email de José Reis Chaves, BH)

Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec)

Lyon, França, 3/10/1804 -  Paris, França,  31/3/1869

 

 

 

 Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP