Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, segunda-feira,  13 de agosto de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/13-08-2012.htm

 

 

 

 

O Antigo Egito (Ismael Gobbo)

VI–  Pré-história e Antigo Império

 

 

     A história do Egito, seguindo a trilha dos principais acontecimentos, é apresentada em períodos.

     As datas que demarcam essas idades são às vezes imprecisas e em alguns casos conjecturais, razão pela qual as classificações, segundo suas fontes, podem apresentar algumas divergências.

     O fato se explica por dois motivos: a falta de dados, circunstância que, infelizmente, deixa muitos lapsos obscurecidos e a forma de calcular que, às vezes contando exclusivamente com a astronomia, não tem levado os egiptologistas à unanimidade.

     Essas tabelas, de cunho didático, não podem ser consideradas exaustivas ou imutáveis, podendo com as rotineiras descobertas arqueológicas do Egito, serem aclaradas em pontos desconhecidos ou revisadas naqueles em que hajam dúvidas pairantes.

     Isso enseja, como vem ocorrendo há séculos, o inigualável interesse pelo estudo da bela, atraente e rica história do Egito.

 

As Dinastias

 

     A cronologia da história egípcia costuma ser esboçada nas seguintes épocas: período pré-histórico, a época faraônica, o período grego ou ptolomaico, o período romano, o período bizantino, a época copta e a época árabe.

     As várias etapas do período faraônico, que sempre gerou maior interesse, ficaram conhecidas como dinastias, termo que, no caso do Egito, significou alguma mudança no terreno religioso ou político.

    As dinastias são apresentadas em número de trinta e a base para essa distribuição se deve às informações de vários sábios da antiguidade.

     Destacam-se, entre as principais, os estudos do sacerdote e historiados egípcio Máneton, do século III aC., através da obra “Aigtptiaka”, cujos fragmentos, chegando até nossos dias, apresentam uma longa listagem de governantes que foram distribuídos ao longo das dinastias.

     Também contribuíram os historiados e geógrafos gregos e romanos, como Heródoto, Estrabão, Plutarco e Plínio; alguns relatos da bíblia e memórias dos hititas, assírios e babilônios.

     O corolário de tudo, com justiça, foi a descoberta dos hieróglifos por Champollion, que possibilitou, com mais exatidão, dizer o que era de quem, de onde e se possível de quando, esclarecimentos tão preciosos que, provavelmente, nem os cidadãos e estudiosos antigos conheciam integralmente.

 

Os faraós

 

     Ao longo das dinastias, muitos foram os que governaram o Egito.     

     De alguns só se sabe o nome e muitos não são conhecidos.

     Foram chamados de faraós, designação tida como significando “Casa Grande” e que denominou tanto os governantes nacionais como vários estrangeiros que ascenderam ao poder, entre os quais se inserem líbios, núbios, hicsos, assírios, babilônios, persas, gregos e macedônios.

     As dinastias do período faraônico foram agrupadas pelos estudiosos nos chamados Impérios: Antigo, Médio e Novo.

     Entremeando-os, aparecem os chamados Períodos Intermediários, quase sempre obscuros, aqueles nos quais ocorreram distúrbios políticos mais sérios com o tendente enfraquecimento do governo central, e os posteriores esforços objetivando a reunificação e o restabelecimento da autoridade do faraó.

 

O período pré-histórico

 

     Os achados arqueológicos comprovam que o Vale do Nilo já era habitado desde o V milênio aC.

     Desde 3.600 aC., os egípcios desenvolviam uma agricultura organizada de uma forma muito parecida com a de algumas tribos atuais, armazenavam os grãos em celeiros e já fiavam o linho.

     Os primeiros instrumentos e objetos eram confeccionados em sílex, material que os egípcios trabalharam de forma esplendorosa, posteriormente, em ossos, marfins, conchas e pedras preciosas.

     Elaboravam a tinta para pálpebras, cosméticos, haviam inventado engenhos de arremesso, trabalhavam as vasilhas em barro para cozimento, desenvolveram a cerâmica, a principio, as de bordas negras, posteriormente, a vermelha com traços brancos e, por último, a decorada.

     As choças primitivas encontradas ao longo do Nilo permitiram aos estudiosos asseverarem que viviam em pequenas comunidades, já apresentando diferenças as que viviam ao Norte em relação às do Sul.

     A principio, esses pequenos agrupamentos independentes, denominados “nomos”, eram governados pelos “nomarcas”.

     Cada um deles tinha a proteção de um “totem”, que era representado por um animal, uma planta ou um objeto.

     Posteriormente, foram surgindo as cidades, que eram o centro de várias comunidades, locais de edificação dos templos e incorporadas a duas grandes divisões administrativas: o Alto Egito e o Baixo Egito.

 

A unificação

 

     Em determinado momento, situado por volta de 3.100 aC., ocorreu um dos mais expressivos acontecimentos da história egípcia, ou seja, a unificação do Alto e  Baixo Egito, através do lendário “rei Menés”, identificado como Narmer, rei do Alto Egito, que é representado em um relevo de Hieracômpolis usando as duas coroas dos reinos unificados.

     Teria sido o fundador da cidade de Mênfis, próxima ao Cairo. Narmer passou a ser considerado o primeiro faraó, inaugurador de um dos mais antigos regimes administrativos de governo em todo o mundo e fundador da primeira dinastia histórica do Egito.

 

O Império Antigo 

 

     Já á época de Narmer, depois da fusão dos dois reinos, o Egito tinha as fronteiras estabelecidas numa configuração próxima à dos nossos dias.

     O país estendia-se da Núbia até o Mediterrâneo e do Mar Vermelho até aproximadamente sua fronteira atual com a Líbia, incluindo toda a Península do Sinai.

     A fronteira ocidental muda algo através da história do Egito durante longos períodos, a Cirenaica (atualmente a região de Barka, na Líbia)  pertenceu ao Egito.

     As duas primeiras dinastias, também denominadas “arcaicas”, estabeleceram-se em Tinis, cidade do Alto Egito e, por isso, tal período foi batizado como Tinita.

     Nessa época, foram promovidas incursões visando o controle das minas de cobre da região, o estabelecimento de relações comerciais com países estrangeiros, como o Líbano, de onde o Egito importava as madeiras.

     Da II dinastia, não são muitas as informações existentes.

     De mais relevante, sabe-se que, por volta de 2700 aC., Djoser, um dos últimos daquela dinastia, transfere a capital do Egito para Mênfis, funda a III dinastia, inaugurando o chamado período menfita.

     Nessa época solidifica-se o culto ao faraó, considerado como uma entidade divina, surgem os grandes monumentos funerários em forma de pirâmides e os processos de mumificação.

     Destacou-se nesse período o sábio Imhotepe, astrônomo, arquiteto e médico, a quem se atribui a construção da famosa pirâmide dos degraus de Sacará, que serviu de túmulo a Djoser.

     A IV dinastia, que, paradoxalmente não deixou muitos registros de acontecimentos, lega-nos os mais belos monumentos egípcios até hoje preservados: as três pirâmides,  de Quéops, Quéfren e Miquerinos, e a chamada esfinge de Gizé, localizadas nas proximidades do Cairo.

     Esse período, marcado pelas obras de grande vulto, exigiu muita mão-de-obra e materiais de construção. Nele ocorreram conquistas dos territórios vizinhos e, segundo informações colhidas e transmitidas por Heródoto, foi um período marcado por muito despotismo e crueldade, sobretudo nos governos de Quéops e Quéfren. No decurso da V dinastia, em Abussir e Sacará, as pirâmides aparecem menores e mais decoradas.

     Aumenta a importância de Heliópolis, as esculturas em madeira e pedra atingem expressivo desenvolvimento e são promovidas expedições ao chamado país do Punte (na atual Somália).

     Ao final da VI dinastia o Egito conhece um período de grande decadência e, agonizante, entre na fase que os historiadores denominaram como Primeiro Período Intermediário.       

 

     Próximo artigo, na próxima semana: VII–  Primeiro período intermediário e médio império

 

Ficheiro:Egypte louvre 316.jpg

Um típico jarro Naqada II decorado com gazelas (Período pré-dinástico)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Egypte_louvre_316.jpg

 

Frente e Verso da Paleta de Narmer, em exibição no Museu Real de Ontário, em Toronto, Canadá.

  Narmer, na tradicional pose onde golpeia os inimigos do Egito,

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:NarmerPalette_ROM.jpg

Ficheiro:BaboonDivityBearingNameOfPharaohNarmerOnBase.png

Estátua em alabastro de divindade em forma de babuino que contêm gravado em hieróglifo o nome do faraó Narmer. Museu Egipcio de Berlim. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:BaboonDivityBearingNameOfPharaohNarmerOnBase.png

Pirâmide dos Degraus em Sacará, nas proximidades do Cairo. Primeiro complexo funerário em

forma de pirâmide e a obra mais antiga a usar alvenaria de pedra em larga escala.

Foto Ismael Gobbo

Djoser

Museu do Cairo, Egito. Foto Ismael Gobbo

Miquerinos, penúltimo rei da IV dinastia e construtor da terceira pirâmide em Gizé.

Aqui aparece entre a deusa Hathor e uma deusa regional. Museu do Cairo, Egito.

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a2/GD-EG-Caire-Mus%C3%A9e017.JPG

Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Gizé, Egito. Foto Ismael Gobbo

Sarcófago de Teti, no complexo funerário em Sacará, escavado pelo egiptólogo britânico  James Quibell entre

1907/1908. Teti foi o primeiro rei da VI dinastia (2345 – 2181 a.C). Foto Ismael Gobbo

Texto das Pirâmides

Os Livros dos Mortos, escritos em papiro, originam-se desses antigos textos.

Pirâmide de Teti, Sacará. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Ser Pai

 

 

Muito tem cantado o poeta em louvor às mães, pela sagrada missão que Deus lhes confiou. Ser pai também não deixa de ser missão, quando a paternidade esteja aliada à responsabilidade.

Ser pai é saber enxergar nos filhos uma extensão de si mesmo e dedicar-lhes tanto amor, como se os tivesse gerado dentro de si.

Ser pai é encontrar tempo para acompanhar-lhes os primeiros passos, as primeiras palavras, o primeiro sorriso e abraçá-los pelas primeiras vitórias alcançadas.

É continuar a ampará-los e orientá-los nos novos aprendizados que se iniciam e acompanhar as primeiras brincadeiras, como se criança ainda fosse.

            Ser pai é dar-lhes a mão quando necessário, para que possam sentir-se seguros. É redobrar-se em cuidados quando adoecem ou para evitar que adoeçam. É ajudá-los a reconhecer o perigo, quando se aventuram a ir além do que lhes seja permitido fazer.

            Ser pai é padecer no trabalho para que nada lhes falte, nem mesmo uma boa educação seja moral ou cultural. 

Ser pai é saber fazer do diálogo com os filhos, um hábito diário e ser para eles, um exemplo de honradez a ser seguido. É estar sempre vigilante e ser enérgico quando necessário, para evitar que enveredem por maus caminhos, mas sabendo dosar a energia com o amor.

            Sejam nos primeiros anos escolares, na adolescência ou na idade adulta, ser pai é criar oportunidades, para que seus filhos sempre encontrem nele um verdadeiro amigo, com o qual possam desabafar.

Ser pai é saber orientar seus filhos nos ensinamentos cristãos, para que se tornem adultos responsáveis e bondosos, que saibam fazer do amor ao próximo uma norma de vida a ser seguida, e consigam evoluir um pouco mais.

 

Lucia Cominatto

 

Chico Xavier acolitando uma criança

Imagem do arquivo de Geraldo Lemos Neto

 

 

 

Registro.3ª Semana de Cultura Espírita do Amapá

Macapá, AP

 

A Federação Espírita do Amapá, com o apoio institucional da FEB – Federação Espírita Brasileira e do Movimento Espírita do Amapá, realizou no período de 4 a 9 de agosto de 2012 a terceira edição da Semana de Cultura Espírita do Amapá, em Macapá. O evento ocorre a cada

dois anos e o tema deste ano foi "Terra - Planeta em Transição" com palestras públicas no Teatro Bacabeiras, por Alberto Almeida (Pa), Jorge Elarrat (Ro), Antonio Cesar Perri de Carvalho (FEB) e Alírio de Cerqueira (MT). O evento foi transmitido ao vivo pela internet através da TVCEI, Também houve uma programação de seminários na sede da FEAP e apresentação de Trailers dos filmes ‘As mães de Chico Xavier’ e o ‘Filme dos Espíritos’. Informações: www.feamapa.com.br;

www.febnet.org.br 

 

 

 

 

 

3º. Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade

Amsterdam, Holanda

 

 

 

logo_Congres2012

Brug tussen Geneeskunde en Spiritualiteit

 

 

 

Estimado(a)s amigo(a)s,

 

É com grande prazer que convidamos você para o 3º Congresso de Medicina e Espiritualidade organizado pelo Conselho Espirita Holandês em parceria com a AME-Internacional.

Venha participar conosco deste congresso onde vários temas serão abordados à luz da medicina e espiritualidade por oradores do Brasil e da Holanda. Os oradores irão apresentar a visão espiritual no tratamento não só do corpo, mas das doenças da alma.

 

Temas & Oradores

 

CHRISTOPHOR COPPES

1. Em harmonia com a Luz

 

JOAO ASCENSO

1. Eutanásia e Suicídio perante as Evidências Cientificas da Experiência de quase morte

 

JORGE CECILIO DAHER JR.

1. Pensamento - força motriz para a saúde

2. A Contribuição da Espiritualidade no Tratamento da Dependência Química

 

MARCIA REGINA COLASANTE SALGADO

1. Como abordar a Espiritualidade na Prática Clínica

2. O papel da Espiritualidade nos Cuidados Paliativos

 

Data                : Sábado, 3 de novembro de 2012

Horário           : Recepção: a partir das 8h30Congresso das 9h15 às 17h15

Local               : Salão de conferencia do Hotel Casa400

Endereço        : Eerste Ringdijkstraat 4 - 1097 BC Amsterdam

 

Inscrições

Faça sua inscrição on-line via www.psyche-geneeskunde.org ou envie o formulário em anexo via e-mail para: [email protected] ou eventualmente para: NRSP, Klokketuin 15, 1689 KN Hoorn.

 

Quem se inscrever e pagar ate o dia 30 de agosto paga apenas €60,00 com direito a lanche e bebidas ou €45,00 sem lanche.

 

As palestras serão em Português e Holandês  com tradução simultânea  (com fone de ouvido).

 

Mais informações através do site www.psyche-geneeskunde.org ou por e-mail: [email protected]


Contato por telefone:

06 - 45 26 79 02 com Maria Moraes (Português / holandês)

Syne G. Fonk 06-18 68 52 48 (Holandês/inglês)

Dalva Marçal da Cruz 06- 15 09 16 59 (Português / holandês)

Nilson Nascimento 06 – 44 35 75 38 (Português / holandês).

 

Contamos com sua presença!

 

Em nome da equipe organizadora,

 

fraternalmente,

Maria Moraes

 

(Informações recebidas em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

 

 

 

 

Seminário com Dr. Alberto Almeida

Alumínio, SP

 

 

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

Ficheiro:Alumínio (SP).jpg

Alumínio, SP

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Alum%C3%ADnio_(SP).jpg

 

 

 

Palestra com Alamar Régis

na Associação Beneficente “Vinha de Luz”. Suzano, SP

 

(Informação recebida em email de José de Jesus Conceição [[email protected]])

Suzano, SP

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/da/Suzano_tiete.jpg

 

 

 

 

Conferências e Seminário com João Cabral

Santiago, Chile.

 


Olá Amigos. Deus conosco,

 

Estou, agora, lhe escrevendo do Hotel IBIS de Santiago de Chile onde estou desde o dia 06 de agosto até o dia 15 do corrente.

 

A convite de 4 Grupos Espíritas desta Cidade foram programadas 5 Conferencias 1 Seminário com os seguintes Temas:

 

1, A Educação dos Sentimentos. A Vida no Mundo Espiritual. A Terapia da Caridade. A Reencarnação e a Evolução. A Terapia do Perdão. Chico Xavier Mediunidade e Luz.

 

Gostaria, sendo possível, ser divulgado esta nota nas listas de Internet

 

Uno abrazo fraternal del amigo de siempre.

 

João Cabral

 

(Informações em email de João Cabral)

 

 

 

 

VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais

Belo Horizonte, MG

 

VI Congresso de Saúde e Espiritismo de Minas Gerais

 



 

Pelo site: www.amemg.com.br

Na Amemg: Rua Conselheiro Joaquim Caetano, 1160 2ºandar

B. Nova Granada - BH/MG

Por deposito identificado em favor de: Associação Médico

Espírita de Minas Gerais:Itau Agência: 3176 Conta: 28642-9

 

Informações: (31) 3332.5293

50,00 para não participantes do congresso

30,00 para inscritos no congresso

25,00 para estudantes e idosos

(Informação recebida em email de Associação Médico Espírita de Minas Gerais [[email protected]])

 

 

 

 

Programação das reuniões públicas do

Centro Espírita Discípulos de Jesus. Penápolis, SP

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

 

Reuniões do Núcleo Espírita Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEU-UERJ). Rio de Janeiro, RJ

 

Venha mesmo que esteja em greve. 17 de agosto

 

Reuniões : Sextas feiras - 12 horas - Pavilhão João Lyra Filho - Bloco F - sala 9090 - 9º andar

Campus Maracanâ - Rua São Francisco Xavier nº 524

Atualmente nos dedicamos ao Livro " O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec.

A entrada é franca.

Venha mesmo que você não pertença a comunidade da UERJ.

 

'A mente que se abre a uma nova

 

idéia jamais volta ao seu tamanho original.'

 

  (Albert Einstein)

 
"Permita que eu jamais me esqueça de que Deus me ama infinitamente, de que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor"       
(Francisco Cândido Xavier)

 

Próxima reunião 17 de agosto
Estudo: Livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kadec
Cap. XIX - A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS
itens 1,2,3 e 4 - Poder da Fé.

Leia mais, nos livros indicados abaixo, os comentários sobre os itens:

Lamparário Espírita- lição 3 - Joanna de Ângelis comenta os itens 1 a 5.
O Espírito da Verdade - página 215 - Emmanuel comenta o item 1
Jesus e o Evangelho - página 165 - Joanna de Ângelis comenta o item 2 e
na página 25 comenta Mateus XVII ver. 20
Convites da Vida - lição 22 - Joanna de Ângelis comenta Mateus XVII ver. 20

 
**************
 

(Informação recebida em emails de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]] e de Claudia Werdine)

 

 

 

Registro. Seminário com Sebastião Camargo

Araçatuba, SP

 

O evento aconteceu na tarde deste sábado, 11 de agosto de 2012, no Centro Espírita “Francisco de Assis”, em Araçatuba, SP. O tema do seminário: Evangelho e Vivência.  (Texto e fotos recebidos de Nelson Custódio)

Sebastião Camargo em sua fala.

Joyce, presidente do C.E. Francisco de Assis, na abertura; participação musical de

 Douglas Alexandre da Silva; público; Música intitulada  “Evangelho” por Vilma Camargo

 

 

 

 

Informações da Use Intermunicipal de

São José dos Campos, SP

 

 

Imagem inline 1

 

Compareça, dia 11/08, este sábado, no MUTIRÃO do LIVRO, 9h, na Obra Social Célio Lemos e no TREINAMENTO de voluntários dia 18/08: 41a FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA de SJCampos e Região e 18a Feira do Livro Espírita Infantil

 

ESPAÇO CULTURAL ESPÍRITA também precisa de voluntários!

 

PARTICIPE:

PALESTRA MUSICAL com CELIA TOMBOLY na AME - dia 11 de agosto às 19:30' considerada a melhor musicista espírita do país!

 

FEIJOADA BENEFICENTE dia 19 de AGOSTO, domingo, às 12:00'.

 

Veja também:

Clube do Livro Espírita: Confira os livros do mês aqui!!!

 

Vivência Espírita agora na FM 90.3, todos os domingos, das 8h às 10h

 

O que é Ser Espírita ...

 

Audiolivros, Radionovelas e Cultura Espírita

 

PARTICIPE do Programa de Rádio Vivência Espírita, aos DOMINGOS, das 8h às 10h: FM 90.3 MHz

 

Ocorreu na última 5a feira , dia 09/08/12, o Aniversário do Centro Espírita Amor e Caridade Jacob - 86 anos - o mais antigo de São José dos Campos - palestra com Marina Ferri

 

O Aborto na Visão Espírita

 

-- 

Que Deus nos abençoe e ilumine a caminhada!


UNIÃO das Sociedades Espíritas - USE

Intermunicipal de São José dos Campos

 

Se não deseja receber estes informativos, responda este e-mail com o assunto REMOVER.

 

(Informações recebidas em email de USE Sjcampos [[email protected]])

 

 

 

 

Palestra com Agnaldo Paviani no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

PALESTRA.

 

CENTRO ESPIRITA ALLAN KARDEC.

AV. LUIZ OSORIO 1262-PENAPOLIS.

 

SEGUNDA FEIRA - DIA 13/08/12 – 20:00 HORAS.

 

 AGNALDO PAVIANI (VOTUPORANGA).

            (haverá venda de livros)

 

TEMA:-

 

“CONVERSA FRANCA”.

 

OBS:- A TRANSMISSÃO DE PASSES COMEÇA ÀS 19:30 HORAS.

 

(Informação recebida em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Registro. 1ª. Feira do Livro Espírita da USE foi sucesso

Araçatuba, SP

 

O evento patrocinado pela USE – União das Sociedades Espíritas Intermunicipal de Araçatuba,  foi realizado no período de 03 à 11 de agosto de 2011,  no Calçadão da Rua Marechal Deodoro.  

 

Ariovaldo Vassoler e o presidente da Use Intermunicipal Ricardo dos  Anjos

 

(Informação recebida em email de Nelson Custódio da Silva)

 

 

 

Palestra com Rosangela Pires no C.E. A Caminho da Luz

Guarulhos, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Teatro: “Allan Kardec -  Um olhar para a Eternidade”

Rio de Janeiro, RJ

 

Caríssimos irmãos,
Encaminhamos divulgação da peça "Allan Kardec - Um olhar para a Eternidade", dirigida por nossa querida Ana Rosa e cujo protagonista é o experiente Roberto Pirillo.
Eles estiveram conosco no CEERJ gravando uma entrevista para nossa Web TV.
Vamos divulgar e comparecer a este espetáculo que também é uma homenagem ao nosso codificador.
Abraço fraterno.
guto

Clique aqui pra assistir à entrevista:
http://www.youtube.com/watch?v=Gj_6Asf3f2s&feature=youtu.be

 

 

(Informação recebida em email de Gutemberg Paschoal)

 

 

 

Campanha do Filme A Beira do Caminho / Estréia dia 10 de Agosto

 

Meus amigos,

 

Já algum tempo, estou divulgando filmes com a temática espírita. Quando se tem " olhos de ver" percebemos que os princípios e valores da Doutrina estão por toda parte

 

Gostaria de compartilhar o lançamento de um filme que assisti e indico para todos vocês : O filme traz uma mensagem muito linda e com a bagagem de Breno Silveira que fez 2 filhos de Francisco !   Narra a vida de um homem que ajuda uma criança sozinha no mundo como ele e muda a sua história. Fala de arrependimento , solidão, abandono, adoção, amor, perdas, perdão, paternidade responsável, renovação,transformação e de um novo caminho. Um filme extremamente reflexivo e com canções do Roberto , autorizadas por ele com  a voz dele, que encantam e constroem a história. 

 

Estréia nos cinemas hoje dia 10 de Agosto, vamos prestigiar esse belo trabalho!  

Fica a minha dica para o Dia dos Pais, compareça na estréia, leve a sua família na primeira semana, emocione-se com essa história.Veja o trailler e as músicas no site e Facebook do filme, você vai gostar!


Segue o resumo da imprensa:

..Uma história comovente de um homem ( João Miguel)  que tenta esquecer uma tragédia amorosa e por acaso ou sorte, encontra um menino (Vinícius Nascimento) que está em busca do pai que nunca conheceu. Um drama envolvido em romance, uma história sobre de esperança e transformação . "À Beira do Caminho" é, sobretudo , conta a história de um homem reaprendendo a amar”, diz Breno Silveira.


Grandes atores, canções de Roberto, lindas locações e uma história que mistura romance, drama e relacionamentos. Uma produção da Conspiração Filmes em coprodução com Fox International Productions e Teleimage e distribuição Fox Film do Brasil.

A trilha sonora embala o filme, grandes clássicos de Roberto Carlos interpretados pelo próprio e o sucesso “Nossa Canção” na voz de Vanessa da Mata. Inclui ainda uma gravação inédita de “Esqueça”, interpretada por Nina Becker com exclusividade para o filme. 


https://www.facebook.com/abeiradocaminho Novidades e promoções
http://www.abeiradocaminho.com.br/

    

Grande abraço,

Magali Bischoff

 

 

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff)

 

 

 

Reynaldo Gianecchini apóia a Ave Cristo

Birigui, SP

 

O ator Reynaldo Gianecchini, apesar de intenso trabalho, entre as gravações preocupa-se em apoiar projetos de proteção à infância, como o programa Criança Feliz, da ONG Ave Cristo, em Birigui-SP; recomendando o livro Filhos da Dor, do autor Vilson Disposti, diretor-fundador da entidade, que estará na 22ª Bienal de São Paulo, no dia 19/08, autografando a referida obra. A entidade recebeu a visita da educadora Heloísa Gianecchini, mãe do ator, a qual segue vinculada à missão educacional, pois atuou como professora e Secretária Municipal de Educação, naquele município.

Junte-se você também à este apoio:  www.avecristo.com.br

Fábio Ramos

Depto. de divulgação Ave Cristo

 

VISITE O SITE E CONHEÇA A CASA DO CAMINHO AVE CRISTO

 

www.avecristo.com.br

 

 

 

 

 

Descriminalização das drogas, do aborto, da eutanásia, dos prostíbulos...

 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012


Prezados irmãos de ideal, o Brasil está vivendo um momento muito delicado. Segue em análise no Senado, agora em agosto, as propostas para o novo Código Penal. Entre outras medidas polêmicas, contrárias ao sabido posicionamento popular, pleiteiam a liberação (na prática) do aborto e da eutanásia, a descriminalização das drogas e a legalização de prostíbulos em solo brasileiro.


Já tratamos nas páginas do SEI da questão do aborto (www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=355) e falaremos da eutanásia e da prostituição na edição de agosto, a ser distribuída em breve; contudo, ainda não havíamos abordado a descriminalização do uso de drogas, pela qual vem se fazendo forte campanha na mídia.

Por conta disso, o SEI elaborou um documento com ponderações que evidenciam que o que vem sendo dito sobre os benefícios da descriminalização de entorpecentes pode não traduzir a realidade dos fatos, além de expor a maior perigo nossa população, sobretudo jovens.

Pedimos que, por gentileza, leiam com atenção o documento e não se omitam do debate, dados os riscos que a implementação de tais propostas trazem para o nosso Brasil, "coração do mundo, pátria do Evangelho".

 

O documento "Descriminalização das drogas: ponderações" pode ser acessado em www.boletimsei.org.br/?wpfb_dl=377.

 

Os amigos do

Serviço Espírita de Informações

(Copiado do site http://boletimsei.blogspot.com/2012/08/descriminalizacao-das-drogas-do-aborto.html)

 

 

 

Almoço Beneficente da Instituição Nosso Lar

Araçatuba, SP

 

"Instituição Nosso Lar"
Dia:19 de agosto de 2012
Local: Rua São Vicente, 290 - Araçatuba.
Horário: 13 horas.

Cardápio:

.Salada Russa. Arroz trivial. Crepe a bolonheza. Maminha recheada ao molho de laranja. frango ao creme de legumes.

Sobremesa.

 

O refrigerante será cobrado á parte,

O almoço será servido somente no local.

Crianças até 5 anos não pagam.

         "O seu desânimo não edificará ninguém!" Chico Xavier

 

(Informação recebida em email de Maria Luzia de Almeida Rosa)

Equipe de voluntários da Instituição Nosso Lar

 

 

 

Jantar Beneficente no G.E.B. Maria Dolores

Jales, SP

 

 

BOA NOTÍCIA

Caros amigos e irmãos, estaremos realizando mais um JANTAR BENEFICENTE

Será no dia 25 de Agosto de 2012

das 20 as 22 h

Local: Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores

Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro S. Judas Tadeu, Jales-SP

Pratos: Alcatra ao molho de champignon, Arroz branco, purê de batata gratinada, creme de milho, farofa fria e salada crocante.

VENHA CONFRATERNIZAR CONOSCO

Ingressos à venda com os trabalhadores - ou pelo fone 17-3632.9983 - ou reserve pelo e-mail: [email protected] com o David e retire no momento do jantar no mesmo local.

 

 

 

(Informação recebida em email de Adelvair David)

 

 

 

Notícias ADE – Associação de Divulgadores de Espiritismo de   Portugal

 

Central de Informação

Comunicado N.º 791 | Edição de 10.08.2012

Torne-se fã no Facebook

 

 

 

 

Sumário:

1 - FACTOS ESPÍRITAS EM PORTUGAL
2 - CENTRO DE CULTURA ESPIRITA MAR DE PESPERANÇA - ILHAVO DOUTRINA ESPIRITA
3 - 4º CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO - BARCELOS – 2012/2013
4 - AGENDA E COMUNICADOS NOTICIOSOS ANTERIORES

 

 

1 -   FACTOS ESPÍRITAS EM PORTUGAL

Na sexta-feira, dia 10 de Agosto de 2012 às 21H00, irá decorrer uma conferência espírita subordinada ao tema FACTOS ESPÍRITAS EM PORTUGAL.

Será apresentada a visão espírita sobre o tema, com vários casos ocorridos entre nós e pesquisados por nós portugueses, que atestam a imortalidade do espírito.

Esta palestra terá lugar na sede do Centro de Cultura Espírita, no Bairro das Morenas, em Caldas da Rainha, na Rua Francisco Ramos, nº 34, r/c.

As entradas são livres e gratuitas.

Este centro tem página na Internet em www.ccespirita.org e e-mail [email protected]

Fonte: CCE (C. Rainha)
 

2 -  CENTRO DE CULTURA ESPIRITA MAR DE PESPERANÇA - ILHAVO DOUTRINA ESPIRITA


PALESTRAS/SETEMBRO
ÀS QUINTAS-FEIRAS PELAS 21 HORAS

LOCAL: Rua joão de Deus, 17 - Ilhavo (junto à sede do CASCI) GPS:
40.600171,-8.670187

Dia 06 - TEMA LIVRE
LUIS CARLOS
CENTRO DE CULTURA ESPIRITA MAR DE ESPERANÇA - ILHAVO

Dia 13 - TEMA: JUSTIÇA DA REENCARNAÇÃO (Repetição a pedido)
NELSON A . SILVA
CENTRO DE CULTURA ESPIRITA MAR DE ESPERANÇA - ILHAVO

Dia 20 - TEMA: O SOCORRO DOS CÉUS
FERNANDO LOBO E LEONOR SANTOS
GRUPO DE ESTUDOS ESPIRITAS ALLAN KARDEC - COIMBRA

Dia 27 - TEMA: AUTO OBSESSÃO
LUTÉNIO DE FARIA
ASSOCIAÇÃO ESPIRITA CONSOLAÇÃO E VIDA - AGUEDA

Nas palestras haverá 15 minutos para perguntas e respostas.
Site: http://mardeesperanca.do. sapo.pt
Email: [email protected]
Entrada gratuita. Associação sem fins lucrativos.
 

3 - 4º CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO - BARCELOS – 2012/2013

Organização: MOMENTOS DE SABEDORIA – Núcleo de Estudos Espíritas de Barcelos
Local: Sede – Rua Fernando de Magalhães, N.º 53, R/C – Barcelos
Duração: 1 Ano Lectivo, de 25/Setembro/12 a 16/Julho/13
Horário: Terças-feiras, entre as 21:00h e as 22:00h
Destinatários: Todos os que tenham interesse em compreender o que somos, porque existimos, de onde viemos, para onde vamos, com base na Filosofia de bases Científicas e consequências Ético/Morais que é o Espiritismo, estruturada por Allan Kardec, pseudónimo do Pedagogo Francês, Hipollyte Léon Denizard Rivail (1804/1869).
Pré-requisitos: Mente aberta e inquiridora a novos conhecimentos.
Condições: Como toda e qualquer actividade Espírita, a frequência é gratuita, mas requer inscrição para a organização do grupo. Pontualidade e Assiduidade são fundamentais.
Informações e inscrições: [email protected] ou 96 121 84 94

Rua Fernando de Magalhães, n.º 53 | 4750-290 BARCELOS | [email protected] | 96 121 84 94 (P.F.)
 

 

4 - AGENDA E COMUNICADOS NOTICIOSOS ANTERIORES

Agora pode consultar os eventos organizados temporalmente numa agenda no facebook: https://www.facebook.com/adeportugal.org/app_208195102528120  e também nosite da ADEP aqui: http://www.adeportugal.org/adep/index.php/noticias  ou do lado direito do site em formato de lista.

Publicamos, gratos, as notícias que nos enviam e oferecemo-las para divulgação a todos os destinatários. Não fazemos censura de qualquer tipo: por isso, a responsabilidade das notícias deriva das fontes e autores. Os comunicados noticiosos enviados (oferecidos), aos periódicos de imprensa catalogados na listagem de e-mails da ADEP podem ser consultados na Internet: http://www.adeportugal.org/, na secção Notícias, se possível com algumas fotografias.

 

 

 

 

 

 

 

Bienal Internacional do Livro de

São Paulo

Caros amigos, eis o convite para o lançamento do  livro de uma escritora de Jacareí, na Bienal é um momento de poder prestigiar os amigos e curtir a Bienal.

Abs.

Carlos Monteoliva

 

(Informação recebida em email de Carlos Monteoliva)

 

 

 

 

Visite o site A Voz do Espiritismo

Araçatuba, SP

 

Olá, que você tenha muita paz. Nosso site www.avozdoespiritismo.com.br está mostrando um Pinga Fogo realizado no programa radiofônico A voz do Espiritismo,  da Rádio Bandeirantes AM,  de Araçatuba, SP, onde doutora Marlene Nobre respondeu perguntas interessantes feitas pelos nossos ouvintes. Confira e repasse para seus contatos por favor.
Vamos divulgar cada vez mais essa doutrina maravilhosa.

Abraço fraterno, Nelson.                                                                                 

 

 

 

Visite o site da revista eletrônica semanal O Consolador

Londrina, SP

 

Acesse:

www.oconsolador.com.br

 

 

 

 

 

 

Quantos somos?

 

 

Dados do censo revelam o crescimento do número de espíritas e a diferença entre outros grupos religiosos

Ivan Franzolim *

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou no início de julho os dados do último censo demográfico, realizado em 2010. Dentre os grupos religiosos, o espírita foi o que revelou o maior crescimento entre os censos de 2000 a 2010.

Os espíritas representavam 1,38% da população (2,3 milhões) em 2000, passando para 2,0% em 2010 (3,8 milhões), equivalendo a um crescimento de 45%, o maior de todas as religiões.

 

Censos

1991

2000

Cresc.

2010

Cresc.

Espírita

1,12%

1,38%

23,21%

2,00%

44,9%

 

Os evangélicos tiveram o segundo maior índice de crescimento, passando de 15,4% no censo 2000, para 22,2% no de 2010. O crescimento em percentuais de um censo para o outro foi de 44,2%. Em quantidade de pessoas os evangélicos passaram de 26,2 milhões para 42,3 milhões de pessoas. No censo 1991, o percentual dos evangélicos era de 9,0% e em 1980, 6,6%.

Os católicos continuaram a tendência de queda. Eram 83% em 1991, caíram para 73,8% em 2000 e reduziram para 64,6% em 2010. Perderam 9,2 pontos percentuais que deve ter contribuído para o aumento dos evangélicos que ganharam 6,8 pontos percentuais.

Os adeptos da umbanda e do candomblé mantiveram-se em 0,3% em 2010.

 

Mais pessoas sem religião

Eram 4,7% em 1991, passaram para 7,3% em 2000, e alcançaram 8% em 2010 ultrapassando 15 milhões de pessoas. O crescimento dos espíritas se deve mais a partir da redução dos católicos.

 

Maior instrução e rendimento

O nível de instrução dos espíritas continua sendo o maior. Possuem mais pessoas com nível superior completo (31,5%) e o menor percentual de indivíduos sem instrução (1,8%).

Apresentam maior renda acima de 5 salários mínimos, com a maior participação entre as religiões: 19,7%.

 

Idade média dos espíritas é a mais alta com 37 anos

O Movimento Espírita precisa se mobilizar para aumentar a participação dos jovens. Em 1991 a faixa de idade entre 15 e 29 anos alcançava 23,9% dos espíritas e, em 2000 baixou para 21,8%. A faixa entre 30 e 39 anos baixou de 19,1% para 18%. Entre 10 a 14 anos era 7,8% e caiu para 5,4%.

Isso pode significar que os esforços de trabalho e de comunicação espírita não estejam conseguindo estimular os jovens.

 

Maior participação feminina com 58,9%

A maior participação das mulheres está nas faixas de idade de 30 a 39 com 11% contra 7% dos homens; de 40 a 49 com 10,9% contra 6,8% e dos 50 a 59 anos com 9,2% contra 5,5%.

 

Religião - Censo 2010

Total

Homens

Mulheres

Part.

Católica Apostólica Romana

 123.280.172

 61.180.316

 62.099.856

50,4%

Evangélicas

  42.275.440

 18.782.831

 23.492.609

55,6%

Espírita

   3.848.876

  1.581.701

  2.267.176

58,9%

Umbanda

    407.331

   182.119

   225.213

55,3%

Candomblé

    167.363

    80.733

    86.630

51,8%

Sem religião

  15.335.510

  9.082.507

  6.253.004

40,8%

 

 

Distribuição dos espíritas nos estados

Rio de Janeiro é o estado com maior participação de espíritas (4%), seguido pelo Distrito Federal (3,5%), São Paulo (3,3%) e Rio Grande do Sul (3,2%).

Os sete estados que haviam reduzido a participação de espíritas entre 1991 e 2000, voltaram a crescer, a princípio, de forma independente de ações estratégicas que o Movimento Espírita poderia ter empreendido.

Quatro estados apresentaram redução de espíritas entre 2000 e 2010: Goiás (-12,4%), Mato Grosso (-5,8%), Pará (-17,1%) e Amazonas (-7,7%).

 

Estados

1991

2000

Cresc.

2010

Cresc.

Rio de Janeiro

1,99%

2,76%

38,70%

4,05%

46,7%

Distrito Federal

2,81%

2,80%

-0,4%

3,50%

24,8%

São Paulo

1,78%

2,05%

15,20%

3,29%

60,3%

Rio Grande do Sul

1,48%

2,14%

44,6%

3,21%

50,2%

Goiás

2,53%

2,81%

11,10%

2,46%

-12,4%

Minas Gerais

1,38%

1,35%

-2,2%

2,14%

58,4%

Mato Grosso do Sul

1,36%

1,20%

-11,8%

1,90%

58,6%

Santa Catarina

0,53%

0,85%

60,40%

1,58%

86,3%

Pernambuco

0,88%

1,16%

31,80%

1,41%

21,3%

Mato Grosso

0,77%

1,33%

72,70%

1,25%

-5,8%

Bahia

0,54%

0,74%

37,0%

1,13%

52,1%

Sergipe

0,50%

0,87%

74,0%

1,08%

23,8%

Paraná

0,55%

0,66%

20,00%

1,04%

57,8%

Espírito Santo

0,65%

0,56%

-13,8%

1,04%

85,9%

Roraima

0,38%

0,31%

-18,4%

0,91%

192,5%

Rio Grande do Norte

0,33%

0,28%

-15,20%

0,78%

179,9%

Tocantins

0,42%

0,45%

7,1%

0,65%

43,6%

Paraíba

0,24%

0,37%

54,20%

0,62%

66,3%

Acre

0,35%

0,19%

-45,7%

0,57%

200,6%

Rondônia

0,29%

0,53%

82,8%

0,57%

7,5%

Ceará

0,21%

0,44%

109,50%

0,55%

25,7%

Alagoas

0,23%

0,40%

73,9%

0,55%

36,7%

Pará

0,31%

0,54%

74,20%

0,45%

-17,1%

Amazonas

0,17%

0,46%

170,60%

0,42%

-7,7%

Amapá

0,18%

0,08%

-55,60%

0,42%

419,3%

Piauí

0,09%

0,11%

22,20%

0,32%

186,9%

Maranhão

0,07%

0,08%

14,3%

0,19%

137,7%

 

 

A polêmica sobre o número dos espíritas no Brasil

Segundo o censo 2010, os espíritas representam 2% da população brasileira ou 3.848.876 pessoas. Contudo, a percepção geral sugere um número maior. Isso ocorre em razão das casas espíritas receberem habitualmente um contingente expressivo de pessoas não espíritas que buscam lenitivo para suas aflições.

Existem pelo menos 13.000 instituições espíritas no Brasil, segundo o cadastro da ADE-SP. Dividindo a quantidade de espíritas pela quantidade de instituições, temos a média de 296 espíritas por instituição, trabalhando ou frequentando. É uma boa média que parece representar a realidade.

Outro aspecto que nos faz pensar que somos mais espíritas no Brasil é o fato de muitas ideias que o espiritismo adota sejam aceitas pela maioria da população e bastante utilizadas por novelas, filmes e livros.

Os títulos de livros espíritas já superam 5 mil títulos. A Zíbia Gasparetto é o maior exemplo de penetração das ideias espíritas. Vendeu ao longo de sua carreira psicográfica cerca de 16 milhões de livros, com 40 títulos, superando 4 vezes mais leitores do que o número de Espíritas no censo 2010, conforme Revista Veja de 29 de fevereiro 2012.

As análises indicam que o trabalho do IBGE utiliza uma metodologia reconhecida para levantamentos estatísticos que são oficialmente aceitos pelas instituições e governo no Brasil.

Somos poucos em relação aos nossos desejos, mas podemos fazer a diferença no estudo, na pesquisa, na produção de novos conhecimentos úteis à sociedade e no exemplo de cidadania e de verdadeiras pessoas de bem.

 

 

Os dados sobre religião do censo 2010 foram divulgados pelo IBGE no final de junho de 2012 (http://www.ibge.gov.br).

 

 

* Articulista e escritor espírita, conselheiro da ADE-SP – Associação de Divulgadores do Espiritismo.

 

Publicado na edição 446 (jul /ago de 2012) do jornal Correio Fraterno

 

www.correiofraterno.com.br

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP