Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/16-08-2012.htm

 

 

 

 

 

Nota de Desencarnação

Maria Isabel Berlanga Mugnai (Pacaembú, SP)

Maria Isabel B. Mugnai

 

Gostaria de agradecer em nome do CEAV - Centro Espírita Amor e Verdade a todos os amigos, frequentadores e trabalhadores da causa espírita e da nossa casa de oração, pelo comparecimento e carinho prestado a família e a todos seus amores nesse momento de imenso choque e tristeza para todos, onde nossa amiga e irmã Maria Isabel Berlanga  Mugnai nos deixou em carne, para seguir conforme a vontade do Pai nossa caminhada de evolução em planos superiores.
A dor é imensa e sua presença entre nós, insubstituível.
Gostaria de pedir a todos que enviassem a nossa irmã as melhores vibrações e orações nesse momento de transição pelo qual passa nesse momento.
Tomei a frente para escrever essa pequena mensagem pelo sentimento de gratidão que sinto por ela e acredito que todos que conviveram com está imensa mulher sabem do quanto esta irmã fez por nós e por muitos que não temos total conhecimento.
E por ter me colocado a disposição a algum tempo atrás por servir como canal de comunicação do CEAV via e-mail/internet.
Att.
André Luiz Zanoli

 

NOTA:

MARIA ISABEL BERLANGA MUGNAI, ERA ORADORA E A  PRESIDENTE DO CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE, EM  PACAEMBU, SP.  DESENCARNOU VITIMA DE INFARTO NO DIA 12 DE AGOSTO DE 2012.

(Com informações em emails de CEAV - CENTRO ESPÍRITA AMOR E VERDADE [[email protected]])

 

 

Endereçamos à querida Maria Isabel Berlanga Mugnai, aos seus familiares e amigos,  os nossos mais profundos sentimentos de solidariedade neste momento em que Maria Isabel deixa o convívio dos encarnados e retorna á pátria espiritual. Que os amigos espirituais a acolham em clima de muita paz. Ismael Gobbo.

 

 

 

 

 

Nota de desencarnação

Otávio Franklin da Cunha Neto (Itapira, SP)

 

Otávio Cunha

Ola, Ismael Gobbo
Nós da Casa Espirita Nhá Chica perdemos um grande amigo e um grande trabalhador e divulgador da doutrina.
Pedimos orações para esposa, filhos e parentes para fortalecer seus corações na saudade deste nosso irmão.
Que Jesus proteja a todos.
José Roberto

 

(Informação recebida em email de José Roberto [[email protected]])

 

Cunha,  querido amigo,

 

Que saudades dos seus emails, das suas informações, do seu entusiasmo...

Quantos já devem ter sentido a sua ausência nos últimos dias....

Estaremos sempre com você pelos laços do coração.

Pode ficar tranqüilo que o atenderei no que me solicitou no email do dia

21 de julho que abaixo reproduzo.

Estou organizando a listagem que você me passou para continuar enviando o

Noticias do Movimento Espírita para os seus queridos contatos.

Um abração, amigo. Continuemos juntos inspirados por Jesus. Ismael Gobbo

 

 

 

 

 

 

Cunha, amigo de todos!

Orson Peter Carrara

 

            Retornou à Pátria Espiritual na manhã desta quarta-feira, 15 de agosto de 2012, no mesmo dia em que se comemoram os 60 anos de fundação da Mansão do Caminho, em Salvador-BA, e também os 107 anos de fundação do jornal O Clarim, em Matão-SP. Numa data histórica e espírita, pois, para também homenagear um grande amigo igualmente dedicado à causa espírita.

            Moço bom nosso amigo Cunha, como era conhecido. Aos 48 anos, seu nome completo é Otavio Franklin Cunha Neto, mas todos o chamavam de Cunha e alguns poucos de Otávio. Aprendemos a admirar e respeitar esse dedicado trabalhador espírita. Três filhos, uma família linda, um amigo de todos.

            Gradativamente tornou-se muito conhecido. Dedicava-se com afinco na retransmissão do boletim diário emitido em Araçatuba-SP pelos esforços de Ismael Gobbo, outro dedicado companheiro das lides da divulgação. Mas não foi só. Organizava jornada de palestrantes pela região de Itapira, cidade onde morava, mantinha o clube do livro, esforçava-se pela presença constante de palestrantes em sua cidade e cidades vizinhas. Chegou também a criar um boletim próprio de divulgação. Mantinha extensa lista de relacionamentos pela Internet que sempre usava para divulgar eventos e notícias relacionadas com o movimento espírita. E ultimamente estava intensamente envolvido com o conhecido e respeitado Instituto Bairral, na conhecida Itapira.

            Quem não o conheceu? Era comum ele ir às palestras em outras cidades, ia com a família, motivava outros companheiros e tinha grande facilidade de fazer amigos, comunicar-se. Guaxupé, Poços de Caldas, Socorro, Lindóia e tantas outras. Lá estava ele, sempre presente! Sorridente, disposto, amigo!

            Mas partiu cedo, deixando a marca de sua personalidade simples e dedicada.

            Todos que fomos a Itapira guardamos imensa gratidão ao amigo. E mesmo em outras cidade, como já citei, lá o encontrávamos com frequencia. Mas a vida tem suas razões. Uns partem cedo, outros mais tarde. A enfermidade rápida cumpriu possivelmente o planejamento que trouxe consigo.

            É difícil para a família, esposa, filhos e genro. Mas as luzes da Doutrina Espírita confortam o coração na hora difícil. Apesar da dor natural, a alma é imortal, os laços de afeto e gratidão nunca se perdem. A notícia tocou nossos corações na manhã desta quarta-feira, convidando-nos a refletir sobre a vida e seus desdobramentos.

            Cunha, meu amigo! Receba o abraço de todos aqueles que foram conquistados pela bondade de seu coração. Fique bem, amigo! Nossas vibrações de carinho e especialmente de gratidão são dirigidas a você e sua família. Aprendemos todos a amar vocês todos! Ao lado da dor inevitável, embora temporária, o que fica mesmo é a grandeza da imortalidade da alma. Agora você está liberto do sofrimento físico e gradativamente constata a realidade que sempre amamos e por ela lutamos na divulgação – como você fez tão bem – : somos imortais e imensamente amados pela bondade de Deus!

            Paz ao teu coração, amigo, com nossa gratidão!

 

Otávio Cunha. Itapira, SP

 

 

 

 

VII Jornadas de Medicina e Espiritualidade

Lisboa, Portugal

 

 

(Informações recebidas em emails de Dra. Marlene Nobre e de Giovana Campos)

 

 

 

 

Registro. XIII Jornada

GEME- Grupo de Estudos de Medicina e Espiritismo. Santos, SP

 

Cerca de 150 pessoas estiveram na XIII Jornada do Grupo de Estudos de Medicina e Espiritismo, realizada na Universidade Santa Cecília, na noite de 14 de agosto. Na ocasião a dra Marlene Nobre, presidente da AME-Brasile e Internacional,  proferiu a palestra “Vida: Um bem indisponível”, retratando a realidade brasileira do atual Código Penal na questão do aborto e apontou as diversas razões científicas para a não realização do aborto. Falou também sobre a psiquê do feto, citando casos já expostos em diversos livros, que narram histórias em diferentes localidades. Na sequência, a dra Irvênia Prada, veterinária e doutora em anatomia, explicou ao público presente o que realmente é a anencefalia e apontou algumas ideias errôneas que as pessoas têm quanto ao assunto. Ambas citaram a importância de se reconhecer a realidade espiritual para a evolução não apenas do ser em formação, mas também da mãe. Ao final, os acadêmicos de medicina e psicologia que fazem parte do GEME homenagearam as duas palestrantes e também o dr. Fernando Guimarães, idealizador do Grupo.

 

(Informações e fotos recebidas em email de Giovana Campos)

Doutoras: Irvênia Prada e Marlene Nobre

Dra Marlena Nobre;  Dra Irvênia Prada; oradores, organizadores e equipe de apoio; equipe do livro.

 

 

 

 

Seminário no C.E. Caminho da Damasco

“Desobsessão: olhando para dentro de casa. São Paulo, SP

 

Data 25 de Agosto de 2012 – sábado - 14:30 às 17 horas

Local:Centro Espírita Caminho de Damasco

Rua Moxei,113-Lapa de Baixo

Inspiração                             

...o evangelho acrescenta que o obsidiado assim procedia “ porque tinham entrado nele vários demônios”  e...que esses demônios mais não são do que as almas dos homens perversos que ainda não se despojaram dos instintos materiais ...a desobsessão não é caça ao fenômeno e sim trabalho paciente  do amor conjugado ao conhecimento e do raciocínio associado à fé “ 

(citações de EMMANUEL ,prefácio de Desobsessão/André Luiz)

Proposta

Discussão e reflexão em torno da obra Desobsessão de André Luiz , publicada em janeiro de 1.964 ,com um viés de análise crítica das práticas de fato utilizadas pelas casas,com a oportunidade de se dialogar sobre as causas dos possíveis desvios  ou dificuldades em relação às recomendações originais do livro.

 

Conteúdo a ser abordado

Apresentação de síntese do livro  acima citado seguida de fórum aberto de discussão entre as casas presentes.

 

Facilitadores

Ronaldo Lopes ,vice-presidente da USE LAPA e Presidente do Grupo Espírita Batuíra

Geraldo Ribeiro,1ºvice-presidente  e Diretor de Doutrina do Grupo Espírita Batuíra,Diretor Administrativo do  Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro,

Informações e inscrições:  [email protected]

Realização: USE Distrital Lapa – www.uselapa.org.br

 --

Alvaro Antonio e Terezinha Vendramini

Tel (11) 3872-4314 / 2509-5019 / 9287-0271

[email protected]

skype terezinha.vendramini2

 

(Informação em email de Alvaro Antonio repassado por  Regina Bachega)

 

 

 

 

Palestra: “As Grandes Entrevistas de Chico Xavier” com Saulo Gomes

São Paulo, SP

 

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

 

 

 

Programação de palestras com Jamiro dos Santos Filho

Avanhandava, Bilac, Promissão, Penápolis, Birigui, SP

 

 

(Informação recebida em email de Maria José de Almeida)

 

 

 

Seminário com Ismael Batista da Silva: “Atendimento Fraterno”

Serra Negra, SP

 

02 de setembro de 2012, domingo

das 8h30 às 12h00 horas

 

Centro Espírita Joana D'arc.

Rua Allan Kardec, 53

Centro - Serra Negra SP

 

Programação


8h30 às 9h00 - Recepção

9h00 às 12h00 - seminário
12h00 – almoço (no próprio centro)
  

Entrada franca

Obs: para os que forem ficar para o almoço será cobrada uma taxa de R$ 10,00

 

Inscrições pelo e-mail [email protected]

Ou pelo telefone (19) 3892-1333 com Bragatto ou Villma

(favor informar se irão ficar para o almoço).

OBS: AJUDE-NOS A DIVULGAR REPASSANDO PARA SEUS CONTATOS

 

(Informação recebida em email de Luiz Roberto Invernizzi [[email protected]])

 

 

 

 

5º. Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra

Votuporanga, SP

 

 

(Informação em emails de V ENCONTRO DOS AMIGOS DE CHICO XAVIER E SUA OBRA [[email protected]]; Geraldo Lemos Neto; Jhon Harley M. Marques; Nuno Emanuel e Vera Filgueira)

 

 

 

 

5º. SEFRATE- Seminário Fraterno de Estudos Espíritas

Igaraçú do Tietê, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Rossevelt A. Tiago)

 

 

 

 

Programação de palestras com o orador André Ariovaldo

Alta Paulista e Alta Sorocabana

 

André Ariovaldo. Imagem Internet

 

 

Orador Andre Ariovaldo da Cidade de Sorocaba-SP

Programação do dia 4 a 8 de setembro de 2012

 

Dia 04, às 20:00hs, Terça feira.

Centro Espirita Caminho da Luz - Regente Feijó-SP

Rua Floriano Peixoto, 377 Centro

Contato: Gilson  Email: [email protected]

Fone: 18 32794428  97959744

Tema: Nem toda culpa e ma.

 

Dia 05, às 20:00hs, Quarta feira.

União Espirita Allan Kardec - Tupã-SP

Rua Pitágoras, 600  - Centro

Tema: Consciente, inconsciente e auto conhecimento

Contato: Valci Email: [email protected]

Fone: 14 97847828 14 81758114

 

Dia 06, às 20:00 hs Quinta feira

Centro Espirita Casa de Jesus - Santo Anastácio-SP

Rua Manoel Batista Mendes, 537

Tema: Os 4 Princípios da Alma

Contato: Dario Email: [email protected]

Fone: 18 97730428

 

Dia 07, as 20:00 hs Sexta feira

Casa Espirita Allan Karde- Teodoro Sampaio-SP

Rua Caetano Fausto de Castro Aguiar, 1771

Tema: Os 4 Princípios da Alma

Contato: Francisca. Fone : 18 32821807 18 97264490 

Email: [email protected].

 

Dia 08, as 20:00 hs - sábado.

Centro Espirita Poder da Fé - Presidente Prudente-SP

Av Brasil 1233 - Vila Nova

Tema: Consciente, inconsciente e auto conhecimento.

Contato: Roberto Fone 18 97418304.

 

Abraços querido amigo.

Aguardamos confirmação.

Gilson.

 

(Informação recebida em email de José Gilson Joaquim)

 

 

 

 

Seminário Espírita com Sebastião Camargo

Ilha Solteira, SP

 

 

(Informação recebida em email de Edgar Salina [[email protected]])

 

 

 

Registro. Fotografias do Teatro Municipal em Santos

 com apresentação da peça: Há Dois Mil Anos

 

Para quem não teve a oportunidade de assistir esta peça no Teatro Municipal, aqui estão algumas imagens feitas neste sábado dia 11/08/2012

 

Quem tiver Facebook, minha página é MRibeiro Fotografia

 

 

M.Ribeiro

Criações e Fotografia

Tel.(13) 8141-2804

 

Acesse o álbum aqui:

 

https://skydrive.live.com/?cid=92d26e43f4000cb0&id=92D26E43F4000CB0%21291&Bsrc=SkyMail&Bpub=SDX.SkyDrive&sc=Photos

 

https://skydrive.live.com/?cid=92d26e43f4000cb0&id=92D26E43F4000CB0%21291&Bsrc=SkyMail&Bpub=SDX.SkyDrive&action=Download

 

 

 

(Informações em email de marco ribeiro [[email protected]])

 

 

 

II Seminário Internacional Sobre Psicose e Drogas

São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

 

Leia o Boletim informativo da Federação Espírita do Estado de Goiás

Goiânia, GO

 

Acesse aqui:

http://teclamkt.com.br/mail/131598103/4144461224

 

 

 

 

 

Visite a home Page do CEAV- Centro Espírita Amor e Verdade

Pacaembu, SP

 

Acesse :

http://ceavpacaembu.blogspot.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

Leia o boletim Caminheiros da Luz

Osvaldo Cruz, SP

 

Acesse aqui a página e veja o link

do boletim de agosto de 2012:

http://caminheirosdaluz.wordpress.com/

 

 

 

 

Veja a noticia abaixo no blog do

SEI – Serviço Espírita de Informações

 

Acesse aqui:

http://boletimsei.blogspot.com.br/2012/08/contra-o-aborto-as-drogas-eutanasia-e.html

 

 

 

 

Informações diversas do Centro Espírita Bezerra de Menezes

Miami, Flórida, EUA

 

Bezerra News Week 33/2012

 

 

   

   

Kardecian Spiritist Center

6450 NW 77th CT Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email:  [email protected]

Web site:  www.spiritist.com

a nonprofit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)

 

Aug, 14, 2012

 BezerraNews Weekly, preparado por el Departamento de Comunicacion, Divulgacion y Desarrollo del BM.

Joselito Costa Jr. - Director


"La humildad es la clave para nuestra liberación."

(Emmanuel - Chico Xavier, do livro: LUZ NO LAR)


 

 

       

 

- Viernes 6 PM conferencias sobre Terapia del amor, seguida de la distribución semanal de alimentos.


Miercoles 9:00pm - 08/15/2012

 

Bezerra Online at the BM Radio

http://www.spiritist.com/bwebradio

Rose Tapigliani

   

Bienaventurados los Misericordiosos


** Palestra em Portugues **

 

Sexta, 8:30pm 08/17/2012

 

Nazareno Feitosa

 

 

Jesus, a Felicidade Real e a Alegria de Viver


  

 

DOMINGO,  August 19, 2012

9:30AM - 11:30AM

 

PALMETTO

Palmetto Subacute Care Center - 7600 SW 8th Street, Miami, FL, 33144 


 

Domingos 10:00 am - 1:00 pm

 



Hair cuts by Irene Gomes

Please sign and get your # before, only 4 to 6 a day

 

Donation U$ 10.00

All donation will be to Kardecian Spiritist Center (Bezerra de Menezes center)


REUNION DOMINGO,  August 19, 2012

 

Conferencias Publicas

 

 

10:00 AM  (English) Abrahan Turul

 

 

Chapter 13

"DO NOT LET YOUR LEFT HAND KNOW WHAT YOUR RIGHT HAND IS DOING."

---------------------------------------------------

11:30 AM (Spanish) Carlos Tapigliani

 

Capitulo 12

" AMAD A VUESTROS ENEMIGOS " 


 

 


  

 


 

   


  





 


 

BezerraOnline Web Radio, webcasting 24 hours-7 days a week,

spiritual-spiritist programming, offering programs in collaboration with Spiritists from around the world.

Disseminating Spiritism in three languages, reaching everywhere through the world wide web.

 INFORMA - EDUCA - CONSUELA -  MOTIVA

Escuche BezerraOnline Web Radio 24 horas/7 dias por semana en

www.spiritist.com    or

http://www.spiritist.com/bwebradio




PLEASE HELP THE BEZERRA DE MENEZES CENTER STAY OPEN - MAKE YOUR DONATION  CLICK HERE

POR FAVOR AJUDE A MANTER O CENTRO BEZERRA DE MENEZES FUNCIONANDO - FAÇA SUA DOAÇÃO  CLIQUE AQUI

POR FAVOR AYUDE A MANTENER EL CENTRO BEZERRA DE MENEZES ABIERTO - HAGA UNA DONACIÓN CLICK AQUI


 

 

 

 

A Verdadeira Pureza

 

Richard Simonetti

[email protected]

 

 

Mateus, 15:1-11

Marcos, 7:1-23

 

Qual a finalidade da existência? De onde viemos?  Que fazemos na Terra? Para onde vamos?

            Estas dúvidas inspiram, desde sempre, especulações teológicas e filosóficas.

            O mérito da Doutrina Espírita, neste particular, é o contato com a espiritualidade, oferecendo-nos uma visão objetiva dos destinos humanos, sem fantasias. Aprendemos que a principal finalidade da jornada terrestre é nossa evolução, com a conquista de valores de cultura e virtude, a caminho de uma comunhão autêntica com Deus, a meta suprema de nossas almas. Dores, atribulações, dificuldades, problemas que aqui enfrentamos, fazem parte do aprendizado.

            Quando desbastarmos as imperfeições mais grosseiras poderemos dispensar essas “lixas grossas”.

Iremos habitar planos mais altos do Infinito.

            A religião representa um atalho nessa jornada, na medida em que nos conscientiza da presença de Deus, estimulando-nos à virtude e ao Bem.

            Há um problema: tendemos a corromper a atividade religiosa com o formalismo, as práticas exteriores, os ritos e as rezas…

            Mais fácil aparentar virtude; menos convidativo exercitá-la.

            Isso era comum ao tempo de Jesus, principalmente entre os fariseus. Julgavam que comparecer à sinagoga, efetuar sacrifícios de animais e aves, oferecer o dízimo, cumprir as disciplinas do culto, respeitar o sábado, jejuar e observar outras práticas formais era suficiente para ter a consciência tranquila e merecer as graças de Jeová.

            Se problemas surgiam no seio da comunidade, em virtude de comportamento pecaminoso ou inobservância dos textos sagrados, realizava-se um culto especial, onde, por força de sortilégios, os pecados dos fiéis eram transferidos para um bode que seria imolado. Morria a besta, sacrificada pela bestialidade humana.

Daí a expressão bode expiatório, quando se pretende arranjar um inocente para pagar por alheias culpas.

           

                                                           ***

            Havia o ritual de lavar as mãos antes das refeições.

            Dirá o leitor que se trata de algo salutar. As mãos são repositórios de bactérias, mas não era essa a intenção, mesmo porque não havia mínima noção sobre a existência dos microrganismos. Tratava-se de mera prática ritualística.

Por isso mesmo, nas regiões onde havia escassez de água, fazia-se a ablução areenta. Usava-se areia para substituir o precioso líquido. No aspecto higiene, seria preferível não fazer nada.

            Ritual enjoado. Devia-se banhar as mãos duas vezes, até os pulsos. Na primeira eram retiradas as impurezas. Na segunda, as gotículas residuais contaminadas. Depois, ficavam erguidas, até secarem. Mera tradição dos antigos, tornara-se prática formal que se devia observar com rigor.

            A maior divergência de Jesus com o judaísmo dominante era essa intransigência. O Mestre reiterava que os aspectos exteriores da religião são secundários. Importa o empenho de renovação, o esforço por cumprir a vontade de Deus, amando e servindo o semelhante.

 

                                                           ***

            Frequentemente aproximavam-se escribas e fariseus, enviados pelas autoridades religiosas de Jerusalém, a fim de vigiar suas ações. Jesus operava prodígios e transmitia ensinamentos que contrariavam a orientação mosaica.  Era preciso cuidado. Aquele galileu, que muitos julgavam o Messias, poderia subverter a ordem religiosa.        

Acompanhando seus passos, durante o ministério da Galileia, constataram, de pronto, falta gravíssima: os discípulos do nazareno não se submetiam ao ritual das mãos. Talvez até as lavassem, mas superficialmente, sem cumprir os preceitos.

            Tantos assuntos importantes, tantas lições a aprender com o mensageiro divino, e eis um bando de fanáticos preocupados com formalidades, envolvidos em ridículas querelas!

            E questionaram: – Por que transgridem teus discípulos a tradição dos mais velhos? Pois não lavam as mãos quando comem.

            Respondeu Jesus: – E por que vós transgredis o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? Moisés ensinou:“Honra a teu pai e a tua mãe e quem amaldiçoar o pai ou a mãe seja punido com a morte.” Vós, porém, proclamais: “Quem disser ao pai ou à sua mãe: – é oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe.” Assim, invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

            Hipócritas! Bem profetizou de vós Isaías, quando disse: “Este povo honra-me com os lábios, enquanto o seu coração está bem longe de mim. Em vão me prestam culto, ensinando doutrinas que são preceitos humanos”.

            Honrar pai e mãe implicava não apenas em respeitá-los, mas, também, em dar-lhes amparo e assistência na velhice. No entanto, para livrarem-se desses encargos, certamente vários daqueles questionadores situavam seus bens como corbã, isto é, constituíam ofertas ao templo. Poderiam ser utilizados para o que desejassem, menos para dá-los aos genitores.

            Assim, sentiam-se desobrigados de ampará-los na velhice, não obstante o preceito divino.  Mais interessante e econômico cumprir o corbã. Com invejável conhecimento das escrituras, Jesus expunha as mazelas dos escribas e fariseus.

            Como sempre, buscaram lã e saíram tosquiados.

 

                                                           ***

            Voltando-se para a multidão, Jesus enunciou um de seus ensinamentos mais importantes: – Ouvi-me todos e entendei: Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai da boca, é isso que o contamina.

            Mais tarde, conversando com os discípulos, explicou: – Tudo o que entra no homem não pode contaminá-lo, porque não entra no coração, mas no ventre, e é lançado em lugar escuso. O que sai do homem, isso é o que o contamina, pois do interior, do coração dos homens, é que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, a malícia, a mentira, a intemperança, a inveja, a calúnia, o orgulho e a loucura; todas essas más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.

            A pior contaminação não está no que comemos, que atende às necessidades do organismo, com eliminação dos resíduos.

Vem do coração! Extravasa o que está dentro de nós.

            Opera-se em três estágios:

Sentir – a reação aos estímulos exteriores.

Pensar – a consciência do que sentimos.

Falar – a verbalização do que pensamos.

Exemplo típico: nosso comportamento diante das injúrias, a partir de sentimentos negativos que moram em nós.

Primeiro estágio: grande raiva.

Segundo estágio: pensamentos inamistosos.

Terceiro estágio: descontrole emocional, palavrões, ofensas, agressividade.­

            Veio tudo do coração!

            Uma reação dessa natureza não está subordinada ao mal que nos façam. Nasce dos sentimentos que mobilizamos, da maneira como reagimos.

            Há pessoas que exacerbam tanto a mágoa, na loucura instantânea de quem não tem o mínimo controle sobre as emoções, que podem sofrer colapso fulminante.

            Outras experimentam contaminação cumulativa. As pequenas irritações, as ofensas não esquecidas, os pensamentos negativos, o palavreado chulo, envenenam lentamente nossa alma, com reflexos na economia física e psíquica, dando origem a males variados.

           

                                                           ***

            A partir da observação de Jesus, podemos definir como andamos espiritualmente, analisando nossos pensamentos. Eles informam com precisão quais são os inquilinos de nosso coração.

            Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec faz interessante colocação no capítulo VIII, enunciando três atitudes reveladoras:

Não pensamos no mal. Grande progresso. Estágio superior. Encontramos uma pasta cheia de dinheiro, pequena fortuna. Imediatamente decidimos: – Preciso encontrar o dono.

Pensamos no mal, mas o repelimos. Relativo progresso. Estamos a caminho. Diante da pasta, divagamos: – Que beleza! É suficiente para a viagem de meus sonhosSentimo-nos tentados a ficar com ela, mas a consciência vence: – Procurarei o dono.

Pensamos no mal e nos comprazemos. Senso moral insipiente. Apropriamo-nos da bolsa, justificando: – Dinheiro perdido é de quem o encontra! 

            Raros situam-se na primeira categoria.  Se somente cogitássemos do Bem, se puro fosse nosso coração, não estaríamos na Terra.

            Resta saber se o mal que asilamos nos incomoda; se estamos preocupados em identificá-lo; se empregamos nosso melhor esforço por eliminá-lo. Ou não pensamos nisso?

Se alimentamos ideias invejosas, maliciosas, viciosas, agressivas e tudo o mais que nos torna impuros, temos longa jornada pela frente.

Testes assim ensejam uma avaliação importante, que devemos efetuar com frequência: estamos assimilando os valores da religião, buscando a verdadeira pureza ou a encaramos como mera formalidade, no propósito de atender nossas conveniências, como faziam os fariseus?

 

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP