Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/17-08-2012.htm

 

 

 

 

 

Valor de um artista

 

Qual o valor de um artista? Naturalmente, os músicos são muito apreciados porque, graças às suas composições e execuções primorosas, deliciamo-nos, enlevando a alma.

Os bailarinos nos encantam os olhos e a emoção. Os poetas arranjam fórmulas especiais para expressar aquilo que pode nos parecer simplesmente comum.

Sim, existe uma variedade enorme de artistas. Há os que fazem acrobacias, os que fazem rir, os que se equilibram em cordas bambas, os que se lançam no espaço, de um trapézio a outro.

Artistas e artistas. Mas, qual será o valor de um artista plástico, além de produzir uma obra de arte que conferirá beleza ou encanto a um local, exatamente como desejamos?

Pensando nisso, encontramos os dados de um brasileiro, Vik Muniz, residente nos Estados Unidos.

Ele usou a sua criatividade e de produtos descartados fez arte, ganhou prêmios, transformou vidas, modificou conceitos.

Tudo começou quando ele veio ao Brasil e conheceu, in loco, o aterro sanitário do Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Ele fotografou alguns dos que ali moravam e trabalhavam, na reciclagem do lixo. E, com o próprio lixo, criou imagens surpreendentes.

Um dos resultados foi ter um desses quadros vendido em leilão, em Londres.

Sebastião Santos, o Presidente da Associação, foi a Londres com o artista plástico. Chegou às lágrimas, quando a tela que o apresenta foi arrebatada por quase cem mil reais. Parte da renda reverteu em benefício da comunidade.

A parceria do artista com os trabalhadores do lixão, os depoimentos dos que ali residem, sem saneamento básico, em bolsões de miséria, resultaram em um documentário, intitulado Lixo extraordinário.

O filme ganhou dezoito prêmios internacionais. Em 2010, ganhou prêmios nos festivais de Sundance e Berlim. Em 2011, concorreu ao prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica de Hollywood, figurando entre os quinze documentários candidatos ao Oscar.

Acabou não ganhando a cobiçada estatueta, mas mudou a visão de mundo daqueles que se tornaram personagens dos quadros e do filme.

A câmera revela as montanhas de lixo, o ambiente desolador, em que seres humanos dividem a cena com urubus.

Quase cinco mil catadores vivem da reciclagem do lixo.

Mas, depois de sua experiência com a fotografia e as filmagens, sete desses catadores decidiram que não voltariam para o lixão.

Refizeram suas vidas, com outros propósitos.

E o filme, nessa coprodução Brasil e Reino Unido, serviu para que as autoridades voltassem os olhos para um local esquecido.

Em face disso, existem planos de desativação do lixão, com amparo aos atuais recicladores, em um grande projeto que deverá se estender até 2015.

Novos empregos, capacitação, amparo. Um novo panorama.

Nova visão de mundo. Tudo isso graças ao trabalho de um artista plástico. A arte servindo ao próximo.

Bendita criatividade! Bendita disposição de realizar o bem através da arte.

 

Redação do Momento Espírita, com base no
documentário
Lixo extraordinário.
Em 16.8.2012.

(Do site www.feparana.com.br)

 

 

 

 

Nota sobre Chico

 

Em recente livro de Nena Galves, amiga, apoiadora e detentora de informações e documentos de Chico Xavier, há um capítulo muito oportuno: “Preservemos o Centro Espírita”. A autora reproduz e transcreve correspondência de Chico Xavier endereçada ao casal Galves, no dia 6/4/1992, onde o missivista tece comentários elogiosos a Editorial da revista Reformador, da FEB, edição de março de 1992 (p.66). Fonte: GALVES, Nena. Chico Xavier. Luz em nossas vidas. São Paulo: Ed. CEU. 2012, cap.Preservemos o centro espírita, p. 21-27.

Informações: www.100anoschicoxavier.com.br

 

 

 

 

Registro. Se inicio la celebracion del 7º. aniversário del

C.E. Joanna de Angelis. Lima, Perú

 

15 de agosto de 2012

 

Con la numerosa asistencia de cofrades y simpatizantes, el Centro Espírita Joanna de Angelis dio inicio el miércoles 15 de agosto al programa de actividades de celebración del 7º aniversario de su fundación institucional. La  apertura del encuentro, estuvo a cargo de la Presidenta del CEJA, Isabel Loo Fernández, quien hizo un recuento de las actividades realizadas por esta Casa Espírita y su proyección social a través del “Hogar de Esperanza”.  Especial mención tuvieron los logros del último año, en los que se conquistó un espacio para la Codificación Kardeciana en la Biblioteca del Congreso de la República del Perú, y el inicio del programa radial “Voces Espíritas”. Han sido siete años de labor fructífera, que paso a paso ha ido creciendo con profunda convicción de que la siembra del Espiritismo en el Perú es posible, y se va haciendo realidad.

 

El acto central de la celebración estuvo a cargo del médium y orador espírita colombiano, Jorge Berrío-Bustillo quien ofreció la conferencia “La gratitud”. En su interesante disertación, el Hno. Berrío invitó a reflexionar sobre este estado del alma, que nace de la comprensión de las leyes de la vida. Nos recordó el pasaje del Evangelio de Lucas cap. 17, 11-19, que nos presenta el caso de los diez leprosos que fueron limpiados, sanados por el Maestro Jesús, y sólo uno de ellos regresó para agradecerle. Como los restantes nueve, muchos sólo nos acordamos de Dios en los momentos de dolor, le pedimos ayuda, y cuando somos escuchados, olvidamos darle gracias. Resaltó también la importancia de reconocer las dádivas de la vida y agradecer, por ejemplo, a nuestros padres a quienes debemos la posibilidad de reencarnar, de tener un hogar, de sus cuidados, su esfuerzo, sus sacrificios por nuestro bien. En este caso, la ingratitud hacia los padres es abominable ante las leyes divinas, y acarrea cargas morales muy fuertes para los desagradecidos. Es grande la importancia de agradecer a Dios por cada día de vida, con todas las experiencias que atravesamos, porque ellas nos permiten aprender para evolucionar. En emotivas palabras de cierre, Berrío concluyó: “Reconstruyamos nuestros pensamientos. Cuando hay una comprensión de las leyes divinas, hay un despertar de conciencia, y empieza el proceso de educación, de cambiar viejos hábitos para alcanzar el equilibrio, abriéndonos al amor, para transformarnos y conquistar la armonía y la felicidad. Merecemos ser felices.”

 

El programa de conferencias continuará el viernes 17 y el domingo 19 de Agosto.

Lima, 15 de Agosto de 2012

 

(Texto e fotos recebidos em email de Maria Reyna)

Jorge Berrío-Bustillo no C.E. Joanna de Angelis, Lima, Peru.

 Isabel Loo Fernández; Jorge Berrío-Bustillo e público no C.E. Joanna de Angelis. Lima, Peru.

 

 

Isabel Loo Fernández; Jorge Berrío-Bustillo

 

 

 

 

Coquetel de reinauguração da Livraria Espírita “Rolando Perri Cefaly”.  Araçatuba, SP

 

(Informação recebida em email de Nelson Custódio da Silva)

 

 

 

 

20ª. Semana Espírita de

Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, SP

 

 

(Informação recebida em email de Grupo Espírita de Estudos "A Caminho da Luz" [[email protected]])

 

 

 

4º. Seminário de Prevenção do Suicídio da UERJ

Rio de Janeiro, RJ

 

Veja as informações completas aqui:

http://www.juli.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3832864

 

 

 

(Informações recebidas em email de LUIZ CARLOS FORMIGA [[email protected]] e site acima)

 

 

 

Seminário com Paulo Henrique de Figueiredo na S.E.E. Paulo e Estevão

Monte Sião, MG

 

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS
PAULO E ESTEVÃO

 

C O N V I T E

 

SEMINÁRIO :  MAGNETISMO E ESPIRITISMO

 

Dia 15/09/2012  - SABADO
DAS 09:00  AS 16:00  HRS

 

com:

 

PAULO HENRIQUE DE FIGUEIREDO

Pesquisador,historiador,escritor,estudioso

do espiritismo, magnetismo e palestrante.

.

Quando compreendemos mais detalhadamente a vida futura, o medo da morte perde o sentido. A tristeza e a saudade diante da separação é um sentimento natural e sadio. No entanto, revolta, desespero e depressão - quando se ampliam e aprofundam - podem desencadear doenças e sofrimento ainda maiores. O mundo espiritual não é uma fantasia, mas uma realidade científica. Os Espíritos participam de nosso convívio e acompanham nossos sentimentos. A relação entre os dois mundos faz parte de nosso cotidiano. Há milhares de anos, os antigos egípcios não viam a morte como uma fronteira intransponível. Era comum entrar em contato com os entes queridos por meio dos sonhos, pelo poder dos sacerdotes. O Espiritismo, porém, explica que esse fenômeno é natural e pode estar ao alcance de todos. Podemos, por meio da prece, realizar esse reencontro. Quando sonhamos com os entes queridos, uma emoção inequívoca irá confirmar a realidade do fato, trazendo esperança, alegria e fé no futuro.
Não há medo da morte para quem reconhece a vida eterna. 

O trabalho de pesquisa deste nosso irmão recebeu o reconhecimento de um dos mais respeitados autores espíritas de nosso tempo, e foi citado no livro MEMÓRIA CÓSMICA,de HERMINIO C. MIRANDA.

 

RUA JUSCELINO K.OLIVEIRA N° 1175

MONTE SIAO MG.

informações:

(35) 3465.1409 (35) 3465.5800 ( 35 ) 8855.1409 José Luiz  -  ou pelo  email: [email protected]

grande abraço a todos  !!

A Diretoria

 

(Informação em email de José Luís/Miami Malhas <[email protected]> repassado por Regina Bachega)

 

 

 

XVI Encontro da Família Espírita de

Tremembé, SP

 

Convite: C E Jesus de Nazaré promove o "XVI ENCONTRO DA FAMÍLIA ESPÍRITA DE TREMEMBÉ". Participem!!!

 

CONVITE

 Convite

 

 XVI ENCONTRO DA FAMÍLIA ESPÍRITA DE TREMEMBÉ

 

Centro Espírita Jesus de Nazaré

 

 Seminário com MARCO AURÉLIO A. MONTEIRO (de Guaratinguetá)

 

 

DOMINGO – 19 DE AGOSTO – Das 9 às 12 horas

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS

  

Obs.:  Será servido um lanche aos participantes, por isso pede-se a confirmação de presença, até o dia 16 de agosto, pelos telefones: 3672.2230 (Geni) ou 3672.4427 (Luzinetti)

 

(Informação em email de Comunicação Espírita Taubaté [[email protected]])

 

 

 

 

 

Seminário Espírita “A Alegria na Família”

Barbacena, MG

 

SEMINÁRIO ESPÍRITA " A ALEGRIA NA FAMÍLIA "
Expositor: Wilson Carazza
Data: 26/08/12, domingo
Horário: de 14:00 às 18:00 horas
Local: Distrito de Dr. Sá Fortes (Após o aeroporto e antes de Antônio Carlos) na E. E. Senador Antônio Carlos.

Barbacena, MG. Foto por  José Otávio Falzoni

 

(Informação recebida em email de Adriano dos Reis Barroso [[email protected]])

 

 

 

Palestra Musical com Vansan “Terapia do Amor”

Atibaia, SP

 

 

(Informação recebida em email de Vansan)

 

 

Atibaia, SP, vista da Pedra Grande. Foto Ismael Gobbo

 

 

A

 

 

 

Palestra com Rodrigo Miranda no C.E. Casa de Emmanuel

Itatiba, SP

 

(Informação recebida em email de João Batista Moreira [[email protected]])

 

 

 

 

Registro. Palestra com Agnaldo Paviani no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

 

Na noite de segunda-feira, 13/8/2012, dando prosseguimento às comemorações alusivas aos 50 anos de fundação do Centro Espírita Allan Kardec de Penapolis, recebemos o companheiro de Ideal Espirita, Agnaldo Pavini, da cidade de Votuporanga - SP, o qual sob o tema "Conversa Franca" trouxe grandes ensinamentos doutrinários destacando dois pontos essenciais:- a necessidade de uma conversa franca conosco mesmo verificando em que esses ensinamentos tem nos auxiliado em nossa transformação moral  para que possamos, realizando uma viagem para nosso interior, encontrar o Reino de Deus que existe dentro de cada um de nós, e, a necessidade de estudarmos mais as obras do Espírito André Luiz através da mediunidade de Francisco Candido Xavier.

Em nome da comissão organizadora, da diretoria executiva e trabalhadores do Grupo Deus é Amor das noites de segunda-feira, o nosso muito obrigado a todos que colaboraram para a realização e sucesso do evento, seja ajudando a divulgar, seja participando pessoalmente ou enviando suas vibrações de amor.

A todos votos de muita felicidade e recebam o nosso abraço fraterno.

pelo grupo Deus é Amor,

Joao.

 

(Informação e fotos recebidas em email de João Marchesi Neto)

 

 

 

Pintura Mediúnica com Maria Gertrudes

Estado do Rio de Janeiro, RJ

 

 

PINTURA MEDIÚNICA Venha assistir; É Grátis!!!

Médium: Maria Gertrudes – Ituiutaba MG.

Fundação Espírita Jerônimo Mendonça

24 de Agosto (sexta-feira) – 19:00 h.

ABRIGO NAZARENO

Rua: Sólon Botelho,480 – Campo Grande – RJ

Tel. 33945607

25 de Agosto (sábado) – 16:00 h.

GRUPO ESPÍRITA CRISTÃO LUZ E AMOR (GECLA)

Rua Professor Olinto de Oliveira, 320 – Laranjeiras

26 de Agosto (domingo) – 16:00 h.

Fraternidade Paulo e Estevão

Rua Juvêncio de Menezes, 578- Cordovil- Rio de Janeiro

27 de Agosto ( segunda-feira) – 19:00 h.

CENTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS ALLAN KARDEC

Rua Pontes Lemos, 230 – Campo Grande - RJ

28 de Agosto (terça-feira) – 19:30 h.

FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃ SCHEILA

Rua Quiririm, 1.320 – Vila Valqueire – Tel. 3833 8669

29 de Agosto (quarta-feira) – 19:30 h.

Lar Espírita Grupo Aprendizes do Amor – LEGADA

Estrada do Catruz, 1.979 – Pedra de Guaratiba

 

            OBS:    As telas pintadas poderão ser adquiridas

(Informações recebidas em emails de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Prossegue o XXIV Mês Espírita de

Barra Mansa, RJ

(Informação recebida em emails de Nelio Luzze e de Elizabeth da Silva Mansour [[email protected]])

 

 

 

Programação do Centro Espírita Ismael

São Paulo, SP

 

 

Prancha centro

 

Companheiros (as) e amigos (as) do Centro Espírita Ismael – São Paulo:

 

Encaminhamos a seguir a íntegra da palestra de sábado passado (11/08/2012) com o expositor MÁRIO MÁS, psicólogo e apresentador do programa “Desafios e Soluções”, da Rádio Boa Nova. Dentro do tema central do mês, “ A Busca da Cura – a nível espiritual e físico”, o palestrante abordou “A Medicina da Alma: psicologia transpessoal”, com o objetivo de mostrar que o tratamento dos distúrbios do corpo e do psique humano passam pelo tratamento do espírito, que é realmente quem adoece.

 

Com uma 01 hora e 24 minutos, sem interrupção e quebras em takes, o video pode ser visto no You Tube – segue a tecla CTRL e clique na linha:

 

http://www.youtube.com/watch?v=DJ6o9nDS36w&feature=em-uploademail

 

No próximo sábado, 18 de agosto, excepcionalmente não teremos a Palestra Pública e Gratuita. Deixaremos de apresentá-la por causa dos preparativos da Festa de 50 Anos do Centro Espírita Ismael, que será realizada no domingo, dia 19, a partir das 13h30, no Salão Nobre do Clube Guapira, no Jaçanã-SP, com capacidade para 3 mil pessoas. Neste evento, teremos a presença especial e exclusiva do médium baiano JOSÉ MEDRADO – que virá e retornará a Salvador no mesmo dia – e da apresentação musical de PAULA ZAMP. E outras atrações, além da posse da nova Diretoria de nossa Casa e do lançamento oficial do livro comemorativo dos 50 anos.

 

Todos estão convidados. Traga a família e amigos. Há necessidade de inscrição antecipada em nossa Secretaria (Av. Henri Janor, 141 – Jaçanã) ou através do telefone exclusivo do evento: 2574.6101 – ou ainda  no e-mail [email protected] . Mais detalhes e aba de inscrição no Facebook: http://www.facebook.com/centroespiritaismael .

 

logo centro efeitos mescladoCentro Espirita Ismael-São Paulo        

Av.Henri Janor, 141 - Jaçanã - São Paulo – SP
(11) 2242.6747 - http://www.ceismael.com.br                             

 

Depto.Divulgação/Imprensa - [email protected]                           Siga o C.E.Ismael nas redes sociais:

                                                                                                                                     (Clique na imagem para ser redirecionado)    (Clique na imagem para ser redirecionado)    (Clique na imagem para ser redirecionado)
Att. Caso não queira receber mais comunicação via e-mail, favor DEVOLVER a mensagem com o aviso "CANCELAR" no "Assunto", que está no cabeçalho.

 

(Informação recebida em emails de Centro Espírita Ismael/São Paulo - Divulgação [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

 

Lima Duarte, o Benfeitor Dimas no filme "E A Vida Continua" fala sobre o Espiritismo em sua vida

 

Acesse Rede Amigo Espírita:

http://www.redeamigoespirita.com.br/video/video/show?id=2920723%3AVideo%3A773534&xgs=1&xg_source=msg_share_video

 

 

 

 

Palestra na Reunião Lítero Musical Doutrinária- UMEU

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em emails de  Jornal Espírita  de Uberaba [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

XI Femeu – Festival de Música Espírita de

Uberaba, MG

 

 

(Informação recebida em emails de Jornal Espírita  de Uberaba [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra com Dr. Alirio de Cerqueira Filho no C.E. União e Caridade

Taubaté, SP

 

 

(Informação em email da Use Taubaté repassado por Regina Bachega)

 

 

 

IV Seminário de Saúde Mental e Espiritismo

São Paulo, SP

 

IV Seminário de Saúde Mental e Espiritismo

Núcleo de Saúde Mental da AME-SP “Dr. Inácio Ferreira”

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Aspectos biopsicossociais e espirituais

 

Data: 26 de agosto de 2012

Local: Instituto de Educação Espírita

www.institutoespirita.org.br

Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 669

Estacionamento no local: valor único de R$ 10,00

 

Investimento:

www.amesaopaulo.com

até dia 24 de agosto

 R$ 40,00·

 R$ 25,00 (valor para· associados AME-SP e IEE)

No local do evento (se houver vagas)

 R$ 50,00·

 R$ 35,00 (valor para· associados AME-SP e IEE)

 

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Aspectos biopsicossociais e espirituais

8h - Novas inscrições (se houver vagas)

9h - “Uso, abuso e dependência química e psíquica”

Alejandro Vera

9h40m - “Aspectos Biológicos e Espirituais da Dependência”

Davi Scorzato

10h20m - Intervalo

10h40m - “Aspectos Psicológicos da Dependência”

Lúcia Zanetta

11h20m - “Aspectos Sociais da Dependência”

Ana Santiago

12h - Almoço

13h - “Espiritualidade e Dependência Química”

Mauro Lima

13h40m - “Obsessão e Dependência Química”

Marieuza Assis

14h20m - Intervalo

14h40m - “Amor e Família: meios de transformação”

Rafael Latorraca

 

15h20m - “Mesa Redonda”

NUSAME

 

Clique neste link para ver o III Seminário de Saúde Mental e Espiritismo 2011:

 http://www.youtube.com/watch?v=uyrZ9-Kutzw&feature=plcp

 

(Informação recebida em em email de Giovana Campos)

 

 

 

Palestra com Dr. José Henrique Rubim de Carvalho no ICEB

Rio de Janeiro, RJ

 

(Informações recebidas em email de Giovana Campos)

 

 

 

Jantar Iluminado 2012. Beneficente em prol das Casas André Luiz

São Paulo, SP

 

: Link video Jantar Iluminado

 

Prezados amigos,

 

Segue o link para o vídeo do Jantar Iluminado postado na Rede Mundo Maior e exibido durante a nossa programação.

http://www.youtube.com/watch?v=ytXUg8PUI3o&feature=youtu.be


Segue o site com informações do local, mesa , convites disponíveis e telefones para compra ou reservas.

http://www.casasandreluiz.org.br/jantariluminado2012/

 

Programação:

 

• Coquetel com Leilão Silencioso
• Apresentação Cia de Dança Casas André Luiz
• Certificação Empresa Iluminada
• Jantar dançante com show da banda Beatles Forever

 

 

**A Banda Beatles 4ever, estão sendo cotados para entrar para o Guinnes Book por ter executado todas as músicas dos Beatles num só evento e ser a banda cover que tocou mais músicas da banda até hoje. 

 

 

Participe do concurso cultural no site e concorra a um ingresso!

 

* A renda do evento será destinada para a construção do novo ambulatório em Santana. Conheça esse novo Projeto no site:

http://www.andreluiz.org.br/site_ambulatorio/santana_ambulatorio_casas_andre_luiz.php

 

Abç

 

--

Magali Bischoff

Marketing & Comunicação

Fone: (11)  2304-9022/2283-0360 - R: 108

Site / Facebook / Twitter / Blog

 

(Informações recebidas em email de Magali Bischoff)

 

 

 

 

Leia o jornal Espírita de

Uberaba, MG

 

Acesse todos os jornais aqui:

http://www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba

 

 

 

 

Um pouco da história do Anuário Espírita

 

Espiritismo na Televisão

 

Publicado no Anuário Espírita,

IDE,  Araras, SP, ano 1966,

páginas 191 a 193.

 

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP