Notícias do Movimento Espírita

Araçatuba, SP, terça-feira,  21 de agosto de 2012

Compiladas por Ismael Gobbo

Agradecemos àqueles que gentilmente repassam este email

 

 

 

Nota 1

Recomendamos confirmar junto aos organizadores os eventos aqui divulgados. Podem ocorrer cancelamentos ou mudanças que nem sempre chegam ao nosso conhecimento.

 

 

 

Nota 2

Este email é uma forma alternativa de divulgação de noticias, eventos, entrevistas e artigos espíritas. Recebemos as informações de fontes  diversas e fazemos o repasse aos destinatários de nossa lista de contatos. Trabalhamos com a expectativa de que as informações que nos chegam sejam absolutamente espíritas na forma como preconiza o codificador do Espiritismo, Allan Kardec.  Pedimos aos nossos diletos colaboradores que façam uma análise criteriosa e só nos remetam para divulgação matérias genuinamente espíritas. (Ismael Gobbo)

 

 

 

 

Atenção

 

Se você tiver dificuldades em abrir o arquivo, recebê-lo incompleto ou cortado e fotos que não abrem, clique aqui: http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/21-08-2012.htm

 

 

 

 

 

A melhor religião

 

Roosevelt A. Tiago

www.roosevelt.net.br

 

            .

Estabelecer critérios competitivos, faz parte da natureza humana em todos os aspectos da vida, sempre comparamos nossa vida e as situações que ela envolve com as das demais pessoas. Acostuma-se dizer que política e religião não são passíveis de discussão, entretanto deixar de apresentar nossa opinião sobre os assuntos a nossa volta é tarefa quase impossível.

            No processo de estruturação de “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec perguntou aos espíritos na questão de número 842, qual seria a melhor religião. Na íntegra a questão foi formulada da seguinte maneira: - “Por que indícios se poderá reconhecer, entre todas as doutrinas que alimentam a pretensão de ser a expressão única da verdade, a que tem o direito de se apresentar como tal?”

 

            A resposta é inundada de profundo bom senso:

            - “Será aquela que mais homens de bem e menos hipócritas fizer, isto é, pela prática da lei de amor na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicação. Esse é o sinal por que reconhecereis que uma doutrina é boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunião e estabelecer uma linha de separação entre os filhos de Deus, não pode deixar de ser falsa e perniciosa.”

           

            Analisar a questão acima nos evidencia uma fonte inesgotável de reflexões a serem feitas, afinal, seria natural que cada segmento religioso defendesse o caminho por ele proposto como sendo “o melhor”, mas a natureza elevada e universalista oferecida pelos espíritos à Allan Kardec, apresenta uma visão dilatada, sem defender esta ou aquela filosofia religiosa. Simplesmente esclarece que a melhor religião, a mais verdadeira, é a que fizer “mais homens de bem”.

            Desta forma, pouco importa a que religião pertencemos, o mais importante é possuir um comportamento de religiosidade, norteado por um caráter sólido e bases éticas depositadas nas próprias ações.

            Nossas atitudes, nossos comportamentos mostram quem verdadeiramente somos, todo o resto forma apenas o cenário onde a vida se desenrola, visando o crescimento moral e espiritual da criatura humana.

            Em boa definição é indiferente o rótulo utilizado para nossa apresentação na vida social, apenas o bem que fazemos e a nobreza que imprimimos em nossos atos, são capazes de dizer se a religião que abraçamos é a melhor, pois isso só pode ser medido quando ela nos faz melhor.

            Por meio desse bom senso universal, é que o Espiritismo contribui para o desenvolvimento da consciência do homem e como consequência, auxilia a construção de um mundo melhor

 

 

 

Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional em

Brasília, DF

 

Nos dias 16 a 18 de agosto, reuniu-se na sede do Conselho Espírita Internacional, em Brasilia, a Comissão Executiva do CEI. Nos dias de reunião houve visita às áreas da EDICEI, TVCEI e Sede Administrativa do CEI, à sede da Federação Espírita Brasileira, onde também ocorreu uma parte da Reunião. Houve relato das atividades do CEI; análise e definição de Plano de Ação e Dinamização das Atividades do CEI; informações sobre o 7º Congresso Espírita Mundial; definição de reestruturação da Sede Administrativa do CEI, com constituição de uma

comissão responsável pela gestão da mesma, e, assuntos gerais. A reunião foi presidida pelo secretário geral interino Charles Kempf (França), pois o titular se encontra afastado por tempo indeterminado para tratamento de saúde, e, contou com a presença dos membros da

Comissão Executiva do CEI: Antonio Cesar Perri de Carvalho (Brasil), Eduardo dos Santos (Uruguai), Edwin Genaro Bravo Marroquin (Guatemala), Elsa Rossi (Reino Unido), Fabio R. Villarraga Benavides (Colômbia), Jean Paul Evrard (Bélgica), Jussara Korngold (EUA), Ricardo Lequerica (Colômbia), Vitor Mora Feria (Portugal). Informações: www.intercei. com, www.febnet.org.br, www.7cem.org, www.congressoespirita.com.br

 

Reunião da Comissão Executiva do CEI. Brasília, DF, 16 a 18/8/2012

Comissão Executiva do CEI na FEB. Brasília, agosto,  2012.

 

 

 

Divaldo Pereira Franco

em Tramandaí, RS

 

Você e a Paz - 19 de agosto de 2012

 Texto: Paulo Salerno, fotos: Jorge Moehlecke

Você e a Paz – Tramandaí – 19 de agosto de 2012

O Movimento Comunitário Você e a Paz, evento ecumênico iniciado em 1998 e difundido sistematicamente por Divaldo Pereira Franco, é desenvolvido em várias cidades do Brasil e do Exterior. Esse Movimento cresce e se intensifica. A cada ano mais cidades realizam o evento Você e a Paz, semeando a cultura da não-violência, estimulando o ser humano a desenvolver a paz íntima.

Tramandaí, a Capital das Praias, no Estado do Rio Grande do Sul, realizou na tarde-noite do dia 19 de agosto de 2012 a sua primeira edição. Dorotéo Fagundes, do Programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, fez a apresentação cultural, executando várias canções regionalistas. Os organizadores foram as instituições representativas do movimento espírita do litoral norte do Rio Grande do Sul.

O Prefeito de Tramandaí, Anderson José Tomiello Hoffmeister fez a saudação inicial destacando a presença de vereadores do Município e o Prefeito de Palmares do Sul/RS. Luiz Genaro Ladereche Figoli, representante da Loja Maçom 213 de Palmares do Sul/RS, apresentou a proposta de paz que é construída pela maçonaria. O representante no Núcleo da Cruzada Militar Espírita de Porto Alegre, Uchoa Collares de destaque as propostas de paz apresentadas por Jesus.

A Dra. Amália Viviane Faria da Silva, Presidente da Comissão de Direitos Humanos de Tramandaí, fez referência a participação de várias cidades litorâneas próximas, ressaltando o cumprimento dos ditames legais que organizam a sociedade humana, afirmando que só se constrói a paz erradicando a violência. O Instituto Waldomiro Lorenz de Porto Alegre, Dr. Fernando Lorenz disse que a paz, mais do que um sonho é uma disciplina e que se deve manter o otimismo mesmo em situações desfavoráveis.

Divaldo Franco, o Embaixador da Paz no Mundo, apresentou o entendimento de Buda, Sócrates e Jesus sobre a não-violência, desenvolvendo a paz íntima, aquela que não pode ser quebrada, violentada, pois que tem por base o amor incondicional a si mesmo, ao próximo e a Deus. No ano 2000, informou o nobre conferencista, a UNESCO estabeleceu seis itens para se alcançar a paz. 1º- Preservar a paz; 2º- Rejeitar a violência; 3º- Ser generoso; 4º- Respeitar o Planeta; 5º Ouvir para compreender; e 6º- Redescobrir a solidariedade.

A ONU identificou as vertentes da violência no mundo durante um encontro internacional de todas as religiões do Planeta. Essas vertentes são constituídas de 4 itens, a ignorância, o analfabetismo, a miséria econômica, e a miséria sociomoral. Divaldo enfatizou que a criatura humana assimila o bem, a ternura, a paz e que o ódio se dissemina até encontrar o algodão do amor.

Ideias-força destacadas por Divaldo: É necessário trazer a paz para dentro dos lares; É fundamental que a família assuma seu papel inalienável de educadora no lares; Educação é o trabalho de construção, de edificação do indivíduo; É necessário desarmar o indivíduo de seus ímpetos violentos; Não se erradica os maus hábitos em pouco tempo, mas em décadas; Há uma violência muito cruel, a indiferença; Agir, não reagir; Tornar-se pacífico é se tornar melhor; A solidariedade e a gentileza devem ser redescobertas; Há necessidade de o indivíduo identificar o objetivo da vida, o seu sentido psicológico.

Finalizado a sua participação, Divaldo foi amplamente aplaudido de pé por mais de 1400 pessoas entusiasmadas em se tornarem pacíficos e pacificadores e num gesto de solidariedade, de carinho, todos se abraçaram, cantando a seguir, como muito entusiasmo a canção Paz pela Paz, de Nando Cordel.

Após o encerramento da solenidade Dorotéo Fagundes presenteou Divaldo Franco com o Livro-Agenda Gaúcha 2013. É uma agenda que insere cerca de 40 páginas com diversas informações sobre o regionalismo, a cultura gaúcha, um pequeno dicionário de termos gaúchos e diversas outras informações úteis. O Livro-Agenda é um projeto anual de disseminação da cultura regional do Brasil, lançado em 2004, da autoria de Dorotéo Fagundes de Abreu.

Um fraterno abraço
Paulo Salerno
(51) 3248-5084 / 9973-2224

 

 

 

IX Jornada da Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo

Vitória, ES

 

 

Vitória vista da Prainha de Vila Velha, ES. Foto Ismael Gobbo

 

 

 

Palestra de lançamento com Aloisio Silva “Por Entre as Dores”

São Joaquim, SC

 

(Informações recebidas em email de Roosevelt Andolphato Tiago)

 

 

 

 

Palestra com Jamiro dos Santos Filho no C.E. Allan Kardec

Penápolis, SP

       

 

Em continuidade às comemorações ao Cinquentenário do Centro Espírita "Allan Kardec", em Penápolis, teremos como palestrante o companheiro de Minas Gerais: Jamiro dos Santos Filho, dia 25/08/12, às 20:00 horas, cujo tema será escolhido na hora pelo palestrante. Para tanto expedimos o presente convite para esse importante evento. Solicitamos, se possível e por favor, divulgar. Obrigado e que Jesus abençoe a todos. Adhemar Modena

 

 

(Informação recebida em emails de Adhemar Módena e de  João Marchesi Neto

 

 

 

Palestra no C.E. Chico Xavier com Bruno Rodrigues

Guarulhos, SP

 

 

 

Rua Geraldo Marques, 62 Altos – Gopoúva – Guarulhos – CEP 07092-120 – Fone 98858 0314

 

É sempre uma alegria receber os amigos e Bruno Rodrigues é um grande amigo. Venha ouvi-lo e participar conosco. Bruno nos apresentará a palestra "O Ser Conciente" terça-feira dia 21 de agosto as 19h30. Agende-se e Venha!!!


(Informação recebida em email de Rosana Miranda)

 

 

 

Oficina de integração de grupo e formação de elencos para montar e apresentar Peças Espíritas. São Paulo, SP

 

Conteúdo: Técnicas e dinâmicas em geral para integração de grupos e formação de elenco.

Local:  Grupo Espírita Manoel Bento-Sala Irmã Cândida-R. Alfredo Pujjol, 77-Santana - São Paulo - Próximo á Estação Santana do Metrô.

Data:  01 de setembro de 2012-sábado-19h00 ás 22h00.

Duração:  3 horas.

Custo: R$ 20,00 (vinte reais) a serem revertidos para obras sociais do Grupo Espírita Manoel Bento e para obras sociais do escritor  Salviano de Campos.

Público alvo: Todos os interessados com mais de 09 anos de idade.

Efetivação: Autor Manoel Avelino e Escritor  Salviano de Campos.

Adesão garantida: 93% das pessoas que participarem da oficina, a se comprovar por escrito.

Grupo: 20 a 30 pessoas, mas só restam 15 ingressos que podem ser adquiridos na Secretaria do Grupo Manoel Bento – endereço acima -  2ª feira a 6ª feira-9h00 ás 21h00. Fone: (11) 2976-3314.

Nota: A oficina fornece certificado para complemento de carga curricular dos universitários, um livro gratuito para cada participante e um lanche simples para todos.

 

(Informação recebida em email de Salviano de Campos [[email protected]])

 

 

 

Seminário: “Desobsessão: olhando para dentro de casa

São Paulo, SP

 

 

Data 25 de Agosto de 2012 – sábado - 14:30 às 17 horas

Local:Centro Espírita Caminho de Damasco

Rua Moxei,113-Lapa de Baixo

Inspiração                             

...o evangelho acrescenta que o obsidiado assim procedia “ porque tinham entrado nele vários demônios”  e...que esses demônios mais não são do que as almas dos homens perversos que ainda não se despojaram dos instintos materiais ...a desobsessão não é caça ao fenômeno e sim trabalho paciente  do amor conjugado ao conhecimento e do raciocínio associado à fé “ 

(citações de EMMANUEL ,prefácio de Desobsessão/André Luiz)

Proposta

Discussão e reflexão em torno da obra Desobsessão de André Luiz , publicada em janeiro de 1.964 ,com um viés de análise crítica das práticas de fato utilizadas pelas casas,com a oportunidade de se dialogar sobre as causas dos possíveis desvios  ou dificuldades em relação às recomendações originais do livro.

 

Conteúdo a ser abordado

Apresentação de síntese do livro  acima citado seguida de fórum aberto de discussão entre as casas presentes.

 

Facilitadores

Ronaldo Lopes ,vice-presidente da USE LAPA e Presidente do Grupo Espírita Batuíra

Geraldo Ribeiro,1ºvice-presidente  e Diretor de Doutrina do Grupo Espírita Batuíra,Diretor Administrativo do  Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro,

Informações e inscrições:  [email protected]

Realização: USE Distrital Lapa – www.uselapa.org.br

 

 

 

 

 (Informação recebida em emails de Reginaldo Malfati [[email protected]] e de Regina Bachega)

 

Programação 10ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Fortaleza, CE

 

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico/cultural - com fins solidários - realizado anualmente no Estado do Ceará. Destina todo resultado do evento a instituições beneficentes. O objetivo é estabelecer uma cultura de paz, de valorização da vida, de respeito ao meio-ambiente e aos animais, promovendo, com dignidade e plenitude, a sobrevivência da vida em nosso planeta para as gerações futuras. Esse ano já chega à sua 10ª edição.

A 10ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental,  acontece nos dias 23 a 26 de agosto/2012 no Theatro José de Alencar e 31 de agosto, 01 e 02 de setembro no Teatro Via Sul.

Com apenas 2kg de alimentos e um livro pode ser realizada a troca pelo ingresso.

Adquira já o seu nos stands dos Shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica e North Shopping. 

 

Uma ótima semana,

Associação Estação da Luz.

(Teatro Transcendental [[email protected]])

 

 

 

 

XXI Congresso Espírita Panamericano – 2012

Santos, SP

 

(Informação recebida em email de Eneida Barreto [[email protected]])

 

 

 

Palestras com Agnaldo Paviani

São Bernardo do Campo e Guarulhos, SP

 

AGOSTO 2012

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

Palestra espírita com Plínio B. Penteado Jr. no

 Centro Espírita Jesus. São Paulo, SP

 

 

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

 

 

 

48ª. Semana Espírita de

São Caetano do Sul, SP

 

 

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

 

 

Palestra Espírita com André Ariovaldo no G.E. da Fraternidade

Araçatuba, SP

 

 

(Informações recebidas em email e Robson Frederico Cunha)

 

 

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

São Paulo, SP

 

Acesse aqui:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/missaodocristo.html

 

 

 

 

 

Um pouco da história do Anuário Espírita

 

João Huss na história do espiritismo

 

Publicação do Anuário Espírita,

IDE, Araras, SP,

Ano 1973,  págs. 75 á 85.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota: Todas as notícias deste e de emails anteriores estão postadas no blog: http://ismaelgobbo.blogspot.com e no

site www.noticiasespiritas.com.br. O trabalho é totalmente gratuito e desenvolvido com o concurso de colaboradores voluntários. 

 

 

 

 

Em absoluto respeito à sua privacidade, caso não mais queira receber este boletim de notícias do movimento espírita, envie-nos um email solicitando a exclusão do seu endereço eletrônico de nossa lista. Nosso endereço: [email protected]

 

 

 

Editoração e envio:

Ismael Gobbo, Araçatuba, SP

Gislaine Pascoal Yokomizo e Leonardo Yokomizo, Jacareí, SP